O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LobOS of Wallter Space - Discussão sobre investimentos [Principalmente Bolsa de Valor]

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Mah jove...veja só: você sabe tanto quanto eu que mercado de ações é replicação financeira de geografia política.

As ações brasileiras despencaram em março pois (1) quarentena imposta por uma doença inédita (quando que nos meus 38 anos de idade fiquei recluso em casa? Nunca! A última grande doença do tipo ocorreu há um século!) e (2) briga entre países produtores de petróleo (uma tensãozinha aqui ou ali sempre existiu e sempre existirá. Mas nas proporções ocorridas...equiparáveis aos choques do petróleo dos anos 70, não?).

Março de 2020 foi tempestade perfeita! E, para quem tinha grana para investir, foi OPORTUNIDADE DE OURO! Desfiz de 2 tesouros diretos e comprei ações da Petrobrás no mesmo instante! Cenário lindo desses só na época do impedimento da Dilma (2016) e no "ESLEY DAY" (com Temer, em 2017).

Agora me diga: quais as chances REAIS de uma nova pandemia nos moldes do Corona Vírus dentro dos próximos 6 meses? 1 ano? 2? 5? E de um novo corte da produção de petróleo? E desses dois eventos caírem NO MESMO SANTO DIA?

Mantenho recomendação ao @AloDelegado : tenha algum dinheiro investido em bolsa de valores. Não compre 100% (ninguém em sã consciência empata todo dinheiro que ganha ali). Mas tenha ações!

Sim mas tu fala como se fosse 100% certeza absoluta que apartir de agora só vai subir e é lucro garantido, que agora a bolsa é mil maravilhas e não desce mais, não tem como ninguem ficar afirmando isso e até acho errado falar algo assim, dai usa oq ja passou pra falar que era obvio oq ia acontecer.

Nao sei se foi sua intencao, talvez se expressou errado mas é isso oq pareceu pra mim pelo menos.

O cara falou que estava procurando um investimento seguro, se ele quer isso é pq provavelmente vai precisar do dinheiro em pouco tempo, não acho muito certo vender o sonho da bolsa milagrosa pro cara dai.

Mas sim deveria ter um dinheiro investido na bolsa, so que talvez nao seja oq ele precisa no momento.

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Acho que sardinha todos somos

Só não é sardinha quem tem uns 10kk investidos ou mais, tendo ganhado ao menos 50 porcento disso com seus investimentos (pode ter algum médico ou outro profissional liberal que ganhe bem sardinha por aí)
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.869
Reações
8.606
Pontos
1.209
Sim mas tu fala como se fosse 100% certeza absoluta que apartir de agora só vai subir e é lucro garantido, que agora a bolsa é mil maravilhas e não desce mais, não tem como ninguem ficar afirmando isso e até acho errado falar algo assim, dai usa oq ja passou pra falar que era obvio oq ia acontecer.

Não falo com 100% de certeza de futuras subidas. Falo com 1000% de certezas que o cenário catastrófico de março não se repetirá tão facilmente. Dólar costuma "subir de elevador e descer de escada", né? Vejo que a bolsa fez uma queda livre do 100º andar e está subindo de escadinha. Vai cair mais? Claro que vai! Mas vai cair do mesmo tanto que caiu em março? NÃO! Mas quando vier a cair um tiquinho vou comprar MAIS quando isso acontecer. Por que eu deveria ficar de fora e com dinheiro guardado no colchão?

O cara falou que estava procurando um investimento seguro, se ele quer isso é pq provavelmente vai precisar do dinheiro em pouco tempo, não acho muito certo vender o sonho da bolsa milagrosa pro cara dai.

Mas sim deveria ter um dinheiro investido na bolsa, so que talvez nao seja oq ele precisa no momento.

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk

Num aspecto nós 2 concordamos: investir na Bolsa é bem vindo e fará um bem danado à carteira do @AloDelegado . A questão está NO PESO A SER DADO nesse investimento em Bolsa.

Vamos lá: Bradesco (BBDC4) batia 31 reais antes da pandemia. Chegou a 16-18 reais (quando comprei). Está por 22 reais agora. Você enxerga possibilidade desse preço baixar mais? Talvez SE o projeto de lei do Álvaro Dias sobre restrição de cobrança de juros durante a pandemia seja aprovado. Aí, meu caro, será OPORTUNIDADE para comprar mais! O meu eu de 15-20-30 anos no futuro me dará um beijão na testa por essas compras!

E é bacana guardar 50 reais diários em ações boas! É saudável! Desde que haja conhecimento e paciência. Se eu desatinasse em março teria amargado um prejuízo de 10 conto. Agora estou comemorando a recuperação do prejuízo E lucro de 4 conto (EDIT: fui ver agora app real valor: 8.033,47). Vou vender minhas ações agora? Não!
 
Ultima Edição:


Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303

Claro que não, relaxa.

Sardinha, eu? Posso até ser. Mas invisto para longo prazo (aposentadoria), e não para sacar dinheiro daqui 2 meses.

Não é o que seus posts mostram.

Está estasiado, dando CERTEZAS com letras maiúsculas do que vai e do que NÃO VAI acontecer.

Está postando print de rentabilidade da carteira e falando de preços antes e "depois" da crise (eu nem sabia que a crise já tinha acabado), em períodos curtíssimos de tempo, teve até que sair correndo dar F5 na carteira pra ver o valor nesse exato momento.

Você mistura fala de longo prazo com ações de curto prazo, está postando eufórico. É visível a quilômetros de distância que você é novo na bolsa e está deslumbrado.

Então, sim, é sardinha.

Mas não se sinta ofendido, não é essa a intenção. Seja bem-vindo, aqui somos todos amigos. Toma um chá de camomila, se acalma e cola com quem tem mais tempo no rodeio brother. A gente é sardinha, mas é sardinha sênior. A gente já nadou com os tubarões e sobreviveu.

Acho que sardinha todos somos

Só não é sardinha quem tem uns 10kk investidos ou mais, tendo ganhado ao menos 50 porcento disso com seus investimentos (pode ter algum médico ou outro profissional liberal que ganhe bem sardinha por aí)

Basicamente qualquer invetidor pessoa física é um sardinha. Mas sardinha velho é esperto, em mar de tubarão fica quietinho e esconde o cheiro.

Já sardinha virada no Redbull é o buffet open bar.

Sim. Trabalho no comercio, na área de segurança particular, pagamento por dia,
recebo um pouco mais, os 50 é o que eu poderia investir por fora. ;)

Bacana. Se você tem esse prazo pra sacar e usar esse dinheiro coloque tudo na poupança mesmo.

Mas eu acho que faz muito sentido se puder separar uma parte, digames uns 50 por semana (200 por mes) e colocar na bolsa, pra ir aprendendo a investir. Pega uma parte do dinheiro que não tenha a intenção de sacar logo. Pode começar comprando um fundo imobiliário, que paga dividendos mensalmente, e assim você aprende a investir, aumenta seu retorno e tem uma comparação com a renda fixa.
Fundo imobiliário tem menos volatilidade que ações e pode ser um bom primeiro passo pra quem tem receio de ir pra renda variável.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.016
Reações
49.431
Pontos
1.304
Não falo com 100% de certeza de futuras subidas. Falo com 1000% de certezas que o cenário catastrófico de março não se repetirá tão facilmente. Dólar costuma "subir de elevador e descer de escada", né? Vejo que a bolsa fez uma queda livre do 100º andar e está subindo de escadinha. Vai cair mais? Claro que vai! Mas vai cair do mesmo tanto que caiu em março? NÃO! Mas quando vier a cair um tiquinho vou comprar MAIS quando isso acontecer. Por que eu deveria ficar de fora e com dinheiro guardado no colchão?



Num aspecto nós 2 concordamos: investir na Bolsa é bem vindo e fará um bem danado à carteira do @AloDelegado . A questão está NO PESO A SER DADO nesse investimento em Bolsa.

Vamos lá: Bradesco (BBDC4) batia 31 reais antes da pandemia. Chegou a 16-18 reais (quando comprei). Está por 22 reais agora. Você enxerga possibilidade desse preço baixar mais? Talvez SE o projeto de lei do Álvaro Dias sobre restrição de cobrança de juros durante a pandemia seja aprovado. Aí, meu caro, será OPORTUNIDADE para comprar mais! O meu eu de 15-20-30 anos no futuro me dará um beijão na testa por essas compras!

E é bacana guardar 50 reais diários em ações boas! É saudável! Desde que haja conhecimento e paciência. Se eu desatinasse em março teria amargado um prejuízo de 10 conto. Agora estou comemorando a recuperação do prejuízo E lucro de 4 conto (EDIT: fui ver agora app real valor: 8.033,47). Vou vender minhas ações agora? Não!

Cheguei de para-quedas, mas :

Apesar de não manjar nada eu concordo com seu ponto de vista porque:

1 - Você está usando como aposentadoria, ou seja, só vai querer resgatar daqui algumas décadas.
2 - Ações de bancos tendem a subir apenas, o dinheiro vai desvalorizar e as ações vão ganhar valor para se manter estáveis no mercado, logo vão no mínimo acompanhar a inflação.

Mas é só o que o meu olhar leigo vê, nesse iceberg eu nem senti o frio ainda.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Cheguei de para-quedas, mas :

Apesar de não manjar nada eu concordo com seu ponto de vista porque:

1 - Você está usando como aposentadoria, ou seja, só vai querer resgatar daqui algumas décadas.
2 - Ações de bancos tendem a subir apenas, o dinheiro vai desvalorizar e as ações vão ganhar valor para se manter estáveis no mercado, logo vão no mínimo acompanhar a inflação.

Mas é só o que o meu olhar leigo vê, nesse iceberg eu nem senti o frio ainda.

1 - Por que precisa "resgatar"?

2 - Banco nunca quebra? Ação de banco vai subir pra sempre? Poderia explicar melhor?
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.016
Reações
49.431
Pontos
1.304
1 - Por que precisa "resgatar"?

2 - Banco nunca quebra? Ação de banco vai subir pra sempre? Poderia explicar melhor?

1 - Uai, uma hora você vai querer/precisar gastar, não ?
2 - Sim, banco quebra... Mas qual a probabilidade ? Não que eu tenha muita idade mas desde que nasci nenhum banco grande faliu mas sim foram comprados (Banespa, Bamerindus, Real e Unibanco são os que eu lembro), então um Itaú e um Bradesco da vida é uma ação que tem um risco baixíssimo além de que se o país tá na m**** os bancos lucram e se o país está bem lucram também, porém não é uma ação que vai dos R$ 10 aos R$ 50 em um mês/ano, certo ?
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
1 - Uai, uma hora você vai querer/precisar gastar, não ?
2 - Sim, banco quebra... Mas qual a probabilidade ? Não que eu tenha muita idade mas desde que nasci nenhum banco grande faliu mas sim foram comprados (Banespa, Bamerindus, Real e Unibanco são os que eu lembro), então um Itaú e um Bradesco da vida é uma ação que tem um risco baixíssimo além de que se o país tá na m**** os bancos lucram e se o país está bem lucram também, porém não é uma ação que vai dos R$ 10 aos R$ 50 em um mês/ano, certo ?

1 - Então a sua ideia é juntar um montão de grana, e depois ir consumindo tudo? E se acaba tudo antes de você morrer de velhice? Esse é um erro comum de quem está começando a aprender sobre riquezas e investimentos. O que acontece é que quando você acumula uma quantia grande, você pode viver dos rendimentos, e gerenciar sua fortuna de modo que você sempre consome menos do que o crescimento dela. Assim você assegura o seu futuro, assim como dos seus herdeiros (mesmo que decida doar tudo para a caridade por exemplo). Se não conseguiu entender, não se preocupe. Aos poucos esse conceito vai ficando mais claro.

2 - Qualquer empresa pode quebrar. Ainda mais no Brasil. Muitos bancos e instituições financeiras já quebraram, inclusive grandes em sua época. O próprio Bamerindos é um exemplo. E bancos que foram comprados falidos, ainda assim estavam falidos. Estou dizendo que o Itau e o Bradesco vão quebrar? Não. Mas podem. Sempre se lembre disso, pois existe um grande perigo em confiar cegamente na perpetuidade de qualquer empresa. Isso te leva a confiar demais, se expor demais e correr riscos demais. Você pode se sentir confortável investindo nos bancos grandes, como eu por exemplo me sinto, mas ainda assim acompanho a evolução ano a ano. Não descarto a possibilidade de se degradarem e quando isso acontecer estarei pronto para seguir adiante.

Um exemplo prático e atual é a Ambev, foi a menina dos olhos da nossa bolsa por muitos anos, mas hoje está virando o patinho feio da minha carteira. Está perdendo market share a passos largos, apresenta constantes pioras nos resultados e tem sempre desculpas externas para apontar, ao mesmo tempo em que faz pouco ou nada para reverter esse quadro. Continua sendo uma grande empresa, mas está aos poucos piorando. Eu já não aporto mais nela, e se continuar nessa trajetória posso me desfazer dela. Nada dura para sempre. É bom não se esquecer.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.721
Reações
14.817
Pontos
503
1 - Então a sua ideia é juntar um montão de grana, e depois ir consumindo tudo? E se acaba tudo antes de você morrer de velhice? Esse é um erro comum de quem está começando a aprender sobre riquezas e investimentos. O que acontece é que quando você acumula uma quantia grande, você pode viver dos rendimentos, e gerenciar sua fortuna de modo que você sempre consome menos do que o crescimento dela. Assim você assegura o seu futuro, assim como dos seus herdeiros (mesmo que decida doar tudo para a caridade por exemplo). Se não conseguiu entender, não se preocupe. Aos poucos esse conceito vai ficando mais claro.

2 - Qualquer empresa pode quebrar. Ainda mais no Brasil. Muitos bancos e instituições financeiras já quebraram, inclusive grandes em sua época. O próprio Bamerindos é um exemplo. E bancos que foram comprados falidos, ainda assim estavam falidos. Estou dizendo que o Itau e o Bradesco vão quebrar? Não. Mas podem. Sempre se lembre disso, pois existe um grande perigo em confiar cegamente na perpetuidade de qualquer empresa. Isso te leva a confiar demais, se expor demais e correr riscos demais. Você pode se sentir confortável investindo nos bancos grandes, como eu por exemplo me sinto, mas ainda assim acompanho a evolução ano a ano. Não descarto a possibilidade de se degradarem e quando isso acontecer estarei pronto para seguir adiante.

Um exemplo prático e atual é a Ambev, foi a menina dos olhos da nossa bolsa por muitos anos, mas hoje está virando o patinho feio da minha carteira. Está perdendo market share a passos largos, apresenta constantes pioras nos resultados e tem sempre desculpas externas para apontar, ao mesmo tempo em que faz pouco ou nada para reverter esse quadro. Continua sendo uma grande empresa, mas está aos poucos piorando. Eu já não aporto mais nela, e se continuar nessa trajetória posso me desfazer dela. Nada dura para sempre. É bom não se esquecer.
A AMBEV está perdendo Market Share pq o grupo petrópolis está forte agora.

Quero ver quando a Coca-Cola voltar a distruibir cerveja.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.016
Reações
49.431
Pontos
1.304
1 - Então a sua ideia é juntar um montão de grana, e depois ir consumindo tudo? E se acaba tudo antes de você morrer de velhice? Esse é um erro comum de quem está começando a aprender sobre riquezas e investimentos. O que acontece é que quando você acumula uma quantia grande, você pode viver dos rendimentos, e gerenciar sua fortuna de modo que você sempre consome menos do que o crescimento dela. Assim você assegura o seu futuro, assim como dos seus herdeiros (mesmo que decida doar tudo para a caridade por exemplo). Se não conseguiu entender, não se preocupe. Aos poucos esse conceito vai ficando mais claro.

2 - Qualquer empresa pode quebrar. Ainda mais no Brasil. Muitos bancos e instituições financeiras já quebraram, inclusive grandes em sua época. O próprio Bamerindos é um exemplo. E bancos que foram comprados falidos, ainda assim estavam falidos. Estou dizendo que o Itau e o Bradesco vão quebrar? Não. Mas podem. Sempre se lembre disso, pois existe um grande perigo em confiar cegamente na perpetuidade de qualquer empresa. Isso te leva a confiar demais, se expor demais e correr riscos demais. Você pode se sentir confortável investindo nos bancos grandes, como eu por exemplo me sinto, mas ainda assim acompanho a evolução ano a ano. Não descarto a possibilidade de se degradarem e quando isso acontecer estarei pronto para seguir adiante.

Um exemplo prático e atual é a Ambev, foi a menina dos olhos da nossa bolsa por muitos anos, mas hoje está virando o patinho feio da minha carteira. Está perdendo market share a passos largos, apresenta constantes pioras nos resultados e tem sempre desculpas externas para apontar, ao mesmo tempo em que faz pouco ou nada para reverter esse quadro. Continua sendo uma grande empresa, mas está aos poucos piorando. Eu já não aporto mais nela, e se continuar nessa trajetória posso me desfazer dela. Nada dura para sempre. É bom não se esquecer.


1 - Não mano, justamente na APOSENTADORIA que você vai tirar a grana ou parte dela... Não disse amanhã, o cara lá disse que a intenção dele é fazer grana para se aposentar bem.

2 - Não seja tão literal, não estou falando em colocar o dinheiro lá e esquecer que ele existe, ainda mais se você pretende ficar investindo por anos... E se tiver experiência você vai ter um mínimo de faro para saber que o barco está afundando.

Um toque (se quiser) : Você gosta de escrever/falar bastante mas ouvir/ler pouco.

Presta mais atenção no contexto, teu primeiro paragrafo mostra que não pegou o contexto de onde entrei na conversa :
O cara lá disse que está investindo para aposentadoria e eu disse que pelo pouco conhecimento que tenho e pelo que ele explicou não é de todo errado uma vez que pretende usar essa grana daqui uns 20~30 anos, se até lá Itaú e Bradesco existirem a tendência é que as ações acompanhem o mercado (investimento em ações de baixo risco e baixo retorno)
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.869
Reações
8.606
Pontos
1.209
Não é o que seus posts mostram.

Eu mostro uma coisa e você lê e interpreta como quer, pelo visto.

Está estasiado, dando CERTEZAS com letras maiúsculas do que vai e do que NÃO VAI acontecer.

Pode ser, mas então vamos lá: me dê provas, indícios, notícias, qualquer coisa que aponte CLARAMENTE para a repetição do cenário vivido em março de 2020: pandemia E cabeçadas trocadas entre os produtores mundiais do petróleo AO MESMO TEMPO. Mas ó, como eu lido com "certezas", então quero que você diga data e hora que esses 2 tiros de canhões serão ouvidos novamente e ao mesmo tempo, tá? :kkk

Não precisa ser gênio. Quais são as chances de uma nova pandemia chegar aqui DE NOVO, ainda mais com todo o mundo trancafiado em casa e sem vôos circulando? A gripe suína lá da Mongólia virá de que modo ao Brasil? À cavalo?

Está postando print de rentabilidade da carteira e falando de preços antes e "depois" da crise (eu nem sabia que a crise já tinha acabado), em períodos curtíssimos de tempo, teve até que sair correndo dar F5 na carteira pra ver o valor nesse exato momento.

Ué, eu não posso ser feliz com a rentabilidade que minha carteira me proporcionou nos primeiros 15 dias desse mês? Por que não? Por que eu deveria me contentar a apostar minhas fichas numa aplicação atrelada ao CDI? Por que ganhar 7 centavos a cada 100 reais investidos se existem caminhos que podem levar a ganhar 7 reais - e sem grandes riscos?

E antes de tirar as pedras de dentro da manga, meu caro, leia minhas mensagens de acordo com o CONTEXTO. CONTEXXXXXXXXXXTOOOOOOO. No auge da crise sanitária, da cegueira do mercado, Bradesco chegou a 16 reais. Qual a lógica dum put* BANCO como Bradesco ficar descontado em 50%? Foi o sistema bancário mundial que quebrou? Não.

Em qual momento falei que a cotação de hoje é "pós-pandemia"? Falei hoje. A gripe suína virá à cavalo para derrubar a cotação das ações de bancos no Brasil? Eu creio que não - mas talvez você tenha evidências contrárias. Mostre-as. :kcreu

A meu ver (e leia o disclaimer na assinatura do meu perfil), o que escrevo aqui é opinião minha, baseada no que leio, no que vejo, no que pesquiso. Se você tem CERTEZAS de que a bolsa brasileira vai despencar, que ótimo! Exponha sua tese aqui. Adoraremos lê-la.

Você mistura fala de longo prazo com ações de curto prazo, está postando eufórico. É visível a quilômetros de distância que você é novo na bolsa e está deslumbrado.

Novato? Pode ser, apenas 3 ou 4 anos de bolsa, um "ESLEY DAY" com uma bela flutuação negativa do meu patrimônio e várias tentativas e erros, estudos, reavaliações. Deslumbrado? Sim, adoro ver minha carteira flutuar para cima e para baixo. É empolgante, é emocionante. Eu gosto, e é um direito meu.

Então, sim, é sardinha.

Com todo prazer! Não nasci herdeiro de banco. E nem você. Portanto, menas.

Basicamente qualquer invetidor pessoa física é um sardinha. Mas sardinha velho é esperto, em mar de tubarão fica quietinho e esconde o cheiro.

Já sardinha virada no Redbull é o buffet open bar.

Risos...estive observando a movimentação do tópico por anos. Poderá ver que volta e meia eu fazia uma pergunta aqui ou ali. Estive quieto um bocado de tempo. Apenas botei a cabecinha pro lado de fora.

Mas eu acho que faz muito sentido se puder separar uma parte, digames uns 50 por semana (200 por mes) e colocar na bolsa, pra ir aprendendo a investir.

Mas jogou pedra ao longo de 1 página ou 2 de tópico para recomendar o outro a fazer exatamente o que recomendei? :lolwtf

Cheguei de para-quedas, mas :

Apesar de não manjar nada eu concordo com seu ponto de vista porque:

1 - Você está usando como aposentadoria, ou seja, só vai querer resgatar daqui algumas décadas.

A idéia é mais ou menos essa. Terei minha aposentadoria (fixa) e, os dividendos que hoje uso para comprar novas ações ou fundos imobiliários serão usados para complementar minha renda.

2 - Ações de bancos tendem a subir apenas, o dinheiro vai desvalorizar e as ações vão ganhar valor para se manter estáveis no mercado, logo vão no mínimo acompanhar a inflação.

Bradesco, 32 reais, dólar por 3,50.
Bradesco, 22 reais, dólar por 5,50.
Eu não vejo lógica nesse movimento histérico do mercado. E sinceramente? Enquanto a lógica não vêm, vou comprando aqui e ali.


1 - Então a sua ideia é juntar um montão de grana, e depois ir consumindo tudo? E se acaba tudo antes de você morrer de velhice?

Ih...lá vai ele enxergando só preto no branco...deixa prá lá...

Esse é um erro comum de quem está começando a aprender sobre riquezas e investimentos.

Tá, mas você aposentou? Como tem sido sua experiência? Compartilhe!

2 - Qualquer empresa pode quebrar. Ainda mais no Brasil. Muitos bancos e instituições financeiras já quebraram, inclusive grandes em sua época. O próprio Bamerindos é um exemplo. E bancos que foram comprados falidos, ainda assim estavam falidos. Estou dizendo que o Itau e o Bradesco vão quebrar? Não. Mas podem.

Bamerindus e Banco Nacional estão listados na B3? :keehk Nossa, vou lá comprar 10 lotes de ações de cada! :kkk

Risco existe em tudo quanto é canto. Eu também corro o risco de ser atropelado ao sair de casa. Mas nem por isso vou deixar de fazer as coisas na rua, né? E é por isso mesmo que a gente olha as situações caso a caso, estuda, pensa "hum, será que aquele carro parado ali vai me atropelar?" antes de atravessar a rua.

1 - Não mano, justamente na APOSENTADORIA que você vai tirar a grana ou parte dela... Não disse amanhã, o cara lá disse que a intenção dele é fazer grana para se aposentar bem.

Dinheiro na bolsa, no meu caso, é para ter um conforto na velhice. É uma alternativa à previdência complementar (que não vou encarar por entender que é uma roubada).

Um toque (se quiser) : Você gosta de escrever/falar bastante mas ouvir/ler pouco.

:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk

E todo mundo sabe (ou deveria saber): para ser bom investidor é preciso...ler! Observar contexto (CONTEXXXXXXXXTOOOOO). E não sair pulando no pescoço dos outros com 10 pedras nas mãos. Mas sou sardinha, né? Melhor eu ficar quietinho no meu cantinho e "isperimentá a liguiça".

Presta mais atenção no contexto, teu primeiro paragrafo mostra que não pegou o contexto de onde entrei na conversa
Se ele pegou minhas falas e interpretou do jeito que quis e resolveu dar lacrada...não seria diferente com outro usuário.

E no final das contas ainda concordou comigo e deu os mesmíssimos conselhos que dei ao @AloDelegado :khuebr

O cara lá disse que está investindo para aposentadoria e eu disse que pelo pouco conhecimento que tenho e pelo que ele explicou não é de todo errado uma vez que pretende usar essa grana daqui uns 20~30 anos, se até lá Itaú e Bradesco existirem a tendência é que as ações acompanhem o mercado (investimento em ações de baixo risco e baixo retorno)

Sim: ações são para serem estudadas antes de entrar, revistas periodicamente (por coincidência hoje eu vi meus resultados - e foi quando eu postei o print do rendimento da minha carteira). Não é relíquia de família a ser adquirida hoje, enterrada, e relembrada daqui 30 anos. As empresas mudam, a realidade do país muda, e por aí vai.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Easyinvest cobra 5 reais pra comprar a ação. Ela cobra tambem pra vender, corretagem?


Eu uso clear, mas te falar, to achando que e5melhor pagar um cadinho, do que usar aquele sistema pessimo deles.
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.869
Reações
8.606
Pontos
1.209
Easyinvest cobra 5 reais pra comprar a ação. Ela cobra tambem pra vender, corretagem?


Eu uso clear, mas te falar, to achando que e5melhor pagar um cadinho, do que usar aquele sistema pessimo deles.
https://www.infomoney.com.br/patroc...a corretora Rico,em relação ao valor anterior.

Rico reduz a taxa de corretagem para o mercado fracionário
Taxa passa de R$ 7,50 para R$ 1,90, o que representa uma redução de 75% em relação ao valor anterior

Por Parceiros InfoMoney30 jun 2020 11h30 - Atualizado 2 semanas atrás

É oficial: a corretora Rico Investimentos anunciou uma redução na sua taxa de corretagem para o mercado fracionário. Com isso, investidores que operarem quantidades menores que o lote padrão de 100 ações pagarão apenas R$ 1,90 na corretagem, o que representa uma redução de 75% em relação ao valor anterior. É importante ressaltar que essa taxa coloca a Rico como uma das corretoras mais acessíveis do mercado.

Democratização

Laio Santos, CEO da Rico, enxergava o valor da corretagem como um empecilho para que investidores com menor poder aquisitivo pudessem investir na bolsa. Por este motivo, Laio não mediu esforços para implementar este novo valor. Ele nos contou que “existem vários desafios para uma empresa como a nossa quando decidimos reduzir a corretagem, mas no final do dia o que a gente está buscando é democratizar o mundo das ações para as pessoas.”
A taxa anterior, de R$ 7,50, era um dos principais questionamentos que a Rico recebia de seus clientes, como conta o Head de Experiência do Cliente da corretora, França Neto: “há um tempo nossos clientes vinham comentando na pesquisa de NPS (metodologia utilizada para medir a satisfação do cliente dentro de uma empresa) sobre o preço da corretagem, porque como muitas vezes são compras menores em termos financeiros, R$ 7,50 comia boa parte do patrimônio deles”.

Aumento de investidores



De fato, a bolsa tem se tornado um investimento cada vez mais democrático, acessível e buscado pelos brasileiros. A quantidade de CPFs que investiam na bolsa no final de 2019 era de pouco mais de 1,6 milhão. Número que cresceu consideravelmente em 2020, sendo que até maio foram registrados quase 1 milhão de novos investidores. Outro dado relevante é que também tem crescido o número de jovens investindo na bolsa: entre 16 e 25 anos a cifra já é de quase 12% do total, e entre 26 e 35 é de 33%.
Sobre esse movimento, França diz: “há algum tempo eu e o Laio estamos provocando o nosso time dizendo que se o nosso propósito é democratizar o mercado financeiro, a gente precisa de fato trazer essa inclusão, e quando a gente pensa nisso não tem como não passar pelo preço da corretagem”. Com um discurso alinhado ao de França, Laio contou que “como o mercado fracionário é muito acessado por novos investidores, que muitas vezes não tem muito capital e estão começando a fazer seus investimentos na bolsa, a gente entende que tem que ser super ousado pra que esse preço esteja mais atraente”.
É verdade que existem empresas no mercado que oferecem corretagem zero para investimentos em ações, mas quando pensamos na Rico e no valor de R$ 1,90 para o mercado fracionário, temos que analisar o custo-benefício, uma vez que a corretora se destaca no mercado por apresentar uma plataforma simples (para se ter uma ideia, na Rico é possível investir em ações direto pelo App); por oferecer diversos conteúdos gratuitos, alguns deles inclusive para não clientes, como os que estão na plataforma Riconnect ; por ter um atendimento personalizado de acordo com o perfil e objetivos de seus clientes, entre uma série de outras propostas bastante interessantes.

Atendimento por perfil

França também comentou sobre este último ponto: “a grande maioria das empresas do setor financeiro divide seu atendimento de acordo com o patrimônio de cada cliente, em que os clientes com maior patrimônio têm um atendimento diferenciado dos clientes que têm menos dinheiro para investir. Aqui na Rico a gente fez uma movimentação recente no nosso atendimento, quando passamos a dividir nosso time de acordo com o perfil de cada cliente, e o time que atende esses clientes se identifica com este perfil.”
Na prática, clientes que são traders são atendidos por um time especialista em renda variável, com um perfil mais rápido e direto nas demandas. Já os clientes que estão iniciando nesse mundo serão atendidos por um time focado em apresentar cada produto, ajudar a montar uma carteira diversificada e explicar tudo o que o cliente precisa para dar os seus primeiros passos. E essa divisão não tem relação com quanto o cliente tem para investir, mas sim com o momento de vida de cada um deles e seus perfis e objetivos como investidor”.
Lembrando que investimentos em ações são indicados para investidores com perfil moderado ou agressivo, por conta da sua volatilidade.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
1 - Não mano, justamente na APOSENTADORIA que você vai tirar a grana ou parte dela... Não disse amanhã, o cara lá disse que a intenção dele é fazer grana para se aposentar bem.

2 - Não seja tão literal, não estou falando em colocar o dinheiro lá e esquecer que ele existe, ainda mais se você pretende ficar investindo por anos... E se tiver experiência você vai ter um mínimo de faro para saber que o barco está afundando.

Um toque (se quiser) : Você gosta de escrever/falar bastante mas ouvir/ler pouco.

Presta mais atenção no contexto, teu primeiro paragrafo mostra que não pegou o contexto de onde entrei na conversa :
O cara lá disse que está investindo para aposentadoria e eu disse que pelo pouco conhecimento que tenho e pelo que ele explicou não é de todo errado uma vez que pretende usar essa grana daqui uns 20~30 anos, se até lá Itaú e Bradesco existirem a tendência é que as ações acompanhem o mercado (investimento em ações de baixo risco e baixo retorno)

Bom, você escreveu "na minha visão de leigo". Eu puxei a linha que você deixou, quotei exatamente as suas palavras e segui o raciocínio lógico a partir delas. Não há nenhum desvirtuamento de contexto pois usei seus exemplos literalmente. Afirmar que a ação do banco nunca irá cair é uma falácia, e eu quis expor isso. Você pode ter claro na sua cabeça que não é bem assim, mas outros estão lendo e nem todos vão entender assim.

E o ponto da aposentadoria, você ainda não entendeu o conceito que eu expliquei, o que é natural. Por isso eu disse: vai ficando mais claro com o tempo.

Se isso te incomodou sinto muito.

E o sardinha atômica aí, eu só rio. Veio direto do ADVFN.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.642
Pontos
2.069
Easyinvest cobra 5 reais pra comprar a ação. Ela cobra tambem pra vender, corretagem?


Eu uso clear, mas te falar, to achando que e5melhor pagar um cadinho, do que usar aquele sistema pessimo deles.
Sim, 4,99 pra compra e/ou venda. E 2,49 pra compra e/ou venda no mercado fracionário.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.842
Reações
21.100
Pontos
1.434
Easyinvest cobra 5 reais pra comprar a ação. Ela cobra tambem pra vender, corretagem?


Eu uso clear, mas te falar, to achando que e5melhor pagar um cadinho, do que usar aquele sistema pessimo deles.
Sim, cobra por operação - seja ela compra ou venda.

Esse é um dos motivos pros 'consultores de investimento' falarem pra você comprar um ativo e colocar um ponto de saída na alta (pra vc realizar lucro) e um na baixa (pra você evitar prejuízos grandes demais)... Assim você paga pelo menos 2 corretagens (um na compra e outro na venda) e possivelmente vai pagar mais uma pra comprar alguma coisa com o dinheiro da venda.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.642
Pontos
2.069
Live do Canal do Holder hoje sendo sensacional até aqui...

Recomendo fortemente para os novatos....

Não sou muito de acompanhar youtuber, mas gosto dos vídeos dele. Consegue ser razoavelmente objetivo e tem uma filosofia que alinha com a minha, no caso da renda variável.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.016
Reações
49.431
Pontos
1.304
Bom, você escreveu "na minha visão de leigo". Eu puxei a linha que você deixou, quotei exatamente as suas palavras e segui o raciocínio lógico a partir delas. Não há nenhum desvirtuamento de contexto pois usei seus exemplos literalmente. Afirmar que a ação do banco nunca irá cair é uma falácia, e eu quis expor isso. Você pode ter claro na sua cabeça que não é bem assim, mas outros estão lendo e nem todos vão entender assim.

E o ponto da aposentadoria, você ainda não entendeu o conceito que eu expliquei, o que é natural. Por isso eu disse: vai ficando mais claro com o tempo.

Se isso te incomodou sinto muito.

E o sardinha atômica aí, eu só rio. Veio direto do ADVFN.

O contexto era o seguinte: O City Hunter estava falando da visão dele para a APOSENTADORIA dele, eu comentei em cima disso porque entendi a visão dele de investir em ações mais "seguras" para poder ter uma renda extra lá no fim da vida dele, SIMPLES ASSIM.

Eu sou leigo no mercado, porém não na vida então eu entendi a visão dele que não está errada, ele não quer ficar milionário da noite pro dia, ele quer aportar uma grana agora e lá no futuro ter um extra para curtir, daí você puxou a linha que você ACHA que eu deixei para querer dar um discurso de sabichão, você simplesmente escolheu o que queria ler.

Seu raciocínio "lógico" partiu de eu ter falado que tenho baixo conhecimento de mercado, aí veio com perguntinhas ridículas "por quê você vai resgatar?" simplesmente porque não quis ler ou não quis entender todo o contexto maior que era APOSENTADORIA.

Daí vem com essa respostinha só para não admitir que errou e entendeu errado as coisas, atitude típica de quem não assume erro.

Você demonstra muita maturidade chamando o cara de sardinha e etc. Muito sábio, centrado e cheio de argumentos, no mais, passar bem, nem adianta responder porque já está na ignore.
 

Guy_

Bam-bam-bam
Mensagens
83
Reações
108
Pontos
203
Estou caindo de paraquedas aqui para ver se alguém tira uma dúvida de iniciante. É sobre a DARF que vc tem que pagar quando tem lucro e vendeu mais de R$ 20k em ações no mês.

1ª dúvida: Tenho notas de corretagem com "compra de ações X" e "venda de ações Y", sendo que não há separação das taxas de corretagem, emolumentos, etc., para uma ou outra operação. Se devido à venda dessas ações Y eu ultrapassar os R$ 20.000, como eu sei quais valores deduzir para o pagamento da DARF? Eu devo deduzir os valores totais de taxas, emolumentos, etc., mesmo que a compra de ações X nada tenham a ver com essa DARF?

2ª dúvida: O ISS deve ser deduzido para o cálculo da DARF?
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Estou caindo de paraquedas aqui para ver se alguém tira uma dúvida de iniciante. É sobre a DARF que vc tem que pagar quando tem lucro e vendeu mais de R$ 20k em ações no mês.

1ª dúvida: Tenho notas de corretagem com "compra de ações X" e "venda de ações Y", sendo que não há separação das taxas de corretagem, emolumentos, etc., para uma ou outra operação. Se devido à venda dessas ações Y eu ultrapassar os R$ 20.000, como eu sei quais valores deduzir para o pagamento da DARF? Eu devo deduzir os valores totais de taxas, emolumentos, etc., mesmo que a compra de ações X nada tenham a ver com essa DARF?

2ª dúvida: O ISS deve ser deduzido para o cálculo da DARF?

1 - Você só paga imposto sobre os ativos que vendeu, caso tenha lucro na venda. Se você vendeu duas ações, uma com lucro e outra com prejuizo, calcule o montante das duas operações. As unicas taxas que você pode deduzir são as que foram aplicadas diretamente nas transações destes ativos.

2 - O imposto sobre serviço deve ser embutido no valor líquido de corretagem. Veja se na nota da sua corretora esse valor já não está acrescido à taxa.
 
Ultima Edição:

Guy_

Bam-bam-bam
Mensagens
83
Reações
108
Pontos
203
1 - Você só paga imposto sobre os ativos que vendeu, caso tenha lucro na venda. Se você vendeu duas ações, uma com lucro e outra com prejuízo, calcule o montante das duas operações. As unicas taxas que você pode deduzir são as que foram aplicadas diretamente nas transações destes ativos.

2 - O imposto sobre serviço deve ser embutido no valor líquido de corretagem. Veja se na nota da sua corretora esse valor já não está acrescido à taxa.

Entendi. Terei que descobrir como achar essas taxas individualmente então...

Obrigado pelo esclarecimento!
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.642
Pontos
2.069
Entendi. Terei que descobrir como achar essas taxas individualmente então...

Obrigado pelo esclarecimento!

As taxas da B3 são uma porcentagem do valor da operação (preço de compra x cotas). Então é só fazer o cálculo.

Já as taxas de corretagem geralmente são fixas, por operação (cada compra e cada venda), variando de acordo com a corretora.

Também preciso calcular isso quando vou inserir a compra numa planilha de controle e fiz mais de uma operação por dia. Pra te ajudar, as taxas B3 correspondem a 0,0308% do valor da operação, sem contar a taxa de corretagem, que aí você soma separado.
 

Guy_

Bam-bam-bam
Mensagens
83
Reações
108
Pontos
203
As taxas da B3 são uma porcentagem do valor da operação (preço de compra x cotas). Então é só fazer o cálculo.

Já as taxas de corretagem geralmente são fixas, por operação (cada compra e cada venda), variando de acordo com a corretora.

Também preciso calcular isso quando vou inserir a compra numa planilha de controle e fiz mais de uma operação por dia. Pra te ajudar, as taxas B3 correspondem a 0,0308% do valor da operação, sem contar a taxa de corretagem, que aí você soma separado.

Valeu, cara!

As dicas me ajudarão bastante.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Pessoal, tenho dois direitos de subscrição para exercer (IRB e CVC). Já li a respeito de como funciona mais ou menos o direito de subscrição, e decidi que, a princípio, quero exercer.


Eu tenho Clear. Aí lá eles direcionam para uma página, eu fui lá, fiz o cadastro, coloquei o número de ações que quero subscrever (no caso o máximo, 35, sendo que tenho 100 e o direito é de 35% da IRB - da CVC ainda nao abriu).

Aí, se tudo ocorrer bem, eu recebo esses direitos de subscrição, que seriam um pouco parecido com opções, e, se eu não vendê-las, e tiver dinheiro no saldo, elas viram automaticamente ações? É isso? Ou preciso confirmar, já estando com esses direitos, que quero exercê-los? E se eu quiser desistir (por exemplo, o preço de mercado estiver menor do que o direito), como que eu faço para cancelar essa subscrição?
 
Ultima Edição:

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.301
Pontos
1.053
Pessoal, tenho dois direitos de subscrição para exercer (IRB e CVC). Já li a respeito de como funciona mais ou menos o direito de subscrição, e decidi que, a princípio, quero exercer.


Eu tenho Clear. Aí lá eles direcionam para uma página, eu fui lá, fiz o cadastro, coloquei o número de ações que quero subscrever (no caso o máximo, 35, sendo que tenho 100 e o direito é de 35% da IRB - da CVC ainda nao abriu).

Aí, se tudo ocorrer bem, eu recebo esses direitos de subscrição, que seriam um pouco parecido com opções, e, se eu não vendê-las, e tiver dinheiro no saldo, elas viram automaticamente ações? É isso? Ou preciso confirmar, já estando com esses direitos, que quero exercê-los? E se eu quiser desistir (por exemplo, o preço de mercado estiver menor do que o direito), como que eu faço para cancelar essa subscrição?

nessa página que vc colocou a quantidade de ações que quer, já é a confirmação da reserva.
pra cancelar, só entrando em contato com a corretora ou não tendo saldo disponível no dia que for exercido (vc só perde a reserva, não tem multa nada).
as vezes pode acontecer da oferta ser cancelada pelo emitente.
não sei como é na Clear, mas na Rico as vezes demora uns dias pra aparecer as ações na carteira.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.642
Pontos
2.069
Aproveitando a discussão, também tenho dúvidas, pois sou noob nessa questão de subscrição.

Isso ocorre quando a empresa vai jogar mais cotas pro free float? Ou criar cotas novas?

Geralmente é vantajoso exercer o direito (sendo empresa boa), ou depende de vários fatores? Desconheço os impactos mais óbvios disso.
 

homem do bigode cheiroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.019
Reações
1.135
Pontos
624
Aproveitando a discussão, também tenho dúvidas, pois sou noob nessa questão de subscrição.

Isso ocorre quando a empresa vai jogar mais cotas pro free float? Ou criar cotas novas?

Geralmente é vantajoso exercer o direito (sendo empresa boa), ou depende de vários fatores? Desconheço os impactos mais óbvios disso.



Recomendo esse vídeo e o canal do cara, mas ele fala meio devagar, assisto sempre com a velocidade 2x
 
Topo Fundo