O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LobOS of Wallter Space - Discussão sobre investimentos [Principalmente Bolsa de Valor]

Lor’themar Pomposo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.982
Reações
7.456
Pontos
694
CDB pra 2028 com eleição no meio é realmente arriscado.
eu fujo desses CDBs de banco pequeno.



díficil dizer porque exige um acompanhamento de notícias diário, o que foge muito do perfil da maioria das pessoas.
fim de ano sempre traz uma expectativa de vendas boas no varejo, mas não sei como vai ser esse ano, talvez tenha alguma oportunidade aí.
Voce acha zuado CDB de banco pequeno, mesmo com o FGC? Eu tava querendo fazer um aporte em uma LCA/LCI ou CDB (ai teria que ver as rentabilidades de cada), mas seria em algo de 4-5 anos pelo menos...

Finalizei minha reserva de emergência recentemente e to procurando primeiro uma renda fixa pra fazer um aporte como primeiro investimento, enquanto vou estudando sobre varíaveis...

Aliás, de tudo que eu já li até agora ainda me resta uma dúvida: Vamos supor que tá, escolhi um LCi/LCA de 6,8% a.a com vencimento em 5 anos. Em casos assim, é melhor pegar uma grana, sei lá, uns 5-10k e mandar de uma vez, ou fazer p.ex. 2k, próximo mês + 1.5k etc? Digo, levando em conta a porcentagem de juros que em cima, teoricamente parece que fazer um aporte maior e deixar rendendo seria melhor do que ir de pouco em pouco...

Não necessariamente sempre no mesmo fundo.
 
Ultima Edição:

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
No seu caso eu acho que ETF americano é uma boa sim. Pelo que acompanho, você já deixou comissão numa gestora e em dois bancos que administraram sua carteira. Se continuar assim, ETF sairia mais barato.

ETF do S&P500 é a melhor opção pra MAIORIA dos investidores, é isso que o Buffett afirma, tanto que ele não fez riqueza em ETF. Mas não deveria ser para os que estão aqui nesse tópico e estudam o assunto, já que não faz sentido perder tempo aqui discutindo, estudando pra no final ir lá e comprar ETF. Mas é sim pra quem fica dependendo de opinião de terceiro.

Sobre seu amigo, seu post é controverso. Se o mercado é eficiente, valuation não dá vantagem na análise das ações, já que todas as informações disponíveis são tempestivamente incorporadas ao preço atual da ação, e portanto não há oportunidade. Sendo assim, ou valuation é irrelevante, ou seu amigo está errado, já que se o valuation não é irrelevante o mercado utilizou ele pra chegar no preço atual e entende o preço atual como preço justo. No fim, o que seu amigo falou é irrelevante, seja pra quem é adepto da HIPÓTESE de mercado eficiente (e não teoria, até porque o mercado não é eficiente) ou pra quem não é. Lembre que o prêmio Nobel pela eficiência de mercado foi concedido juntamente a outro pesquisador que fala que o mercado não é eficiente, NO MESMO ANO. Ganharam dois caras que falam coisas totalmente opostas.

Vai de ETF e se um dia começar a estudar seriamente e parar de seguir recomendação de terceiros você pensa em montar sua própria carteira. Atenção: ETF brasileiro eu nem discuto, são porcaria. E não inventa de comprar IVVB11 também, porque só recomenda ele os influencer que querem falar que "investem no exterior" sem sequer abrir uma conta fora, fora as outras desvantagens que IVVB11 tem em relação a um ETF comprado nos EUA (imposto e ausência de dividendo). Pra aplicar nos ETFs do S&P tem que abrir conta fora e mandar o dinheiro.

Sobre hipótese do mercado eficiente, eu nunca vi alguém falar corretamente sobre ela, inclusive o Fábio. Ninguém estudou essa porra, então isso é uma coisa que você pode ignorar a não ser que você vá lá e leia a tese e os artigos do Fama.
Cara como sempre muito obrigado!
Basicamente o que estou imaginando em fazer é pegar o ETF da Vanguard S&P500 (abri uma conta no T.D. Ameritrade) e aqui no Brasil continuar escolhendo as ações, mas agora vou atrás de fazer eu mesmo a análise e não ficar dependendo de mas nenhum terceiro.

Muitíssimo obrigado mesmo!
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Povo, uma pergunta sobre as estratégias...

Está caindo a ficha para um monte de coisas que achava que sabia e estou um pouco perdido rsrsrsrsrs

Atualmente estou com uma carteira 100% ações que tinha sido montada pelo pessoal do Safra (que até acabei saíndo e voltando para o BTG, mas isso são outros quinhentos kkkk) mas é composta de PETR4, BBAS3, BBDC4, CYRE3, EZTC3, MOVI3, TGMA3, LREN3, AZUL4. Até que estou satisfeito com a diversificação das indústrias e até onde entendo são "boas" empresas e comprei todas com desconto da média de preço, porém estava em uma festa conversando com um colega que já trabalhou na B3 e ele fez um valuation de 2 empresas que tenho, Azul e Petrobrás e pelo o que ele mostrou, a espectativa do mercado para as empresas é bem negativa e comecei a duvidar se estava fazendo o "value investing" corretamente.

Estive conversando bastante com o pessoal do r/investing e basicamente todo mundo lá recomenda entrar em ETF's de baixíssimo custo e não comprar ações diretas e que value investing não funciona mais por causa da teoría dos mercados eficientes e etc etc etc e que comprar a S&P500 no longo prazo dificilmente seria pior que qualquer outra maneira de investir.

Aí agora fico na dúvida sobre o que fazer realmente, pq tem várias pessoas falando cada uma algo diferente da outra e estou com receio de seguir as recomendações das corretoras pois podem estar fazendo algo de má fé.

Tem como eu montar um investimento que está bem fundamentado em princípios reais? ou é melhor simplesmente ir para o ETF da S&P500/Bovespa e esquecer de ser mais ativo?

Beu Deus brtoher... na moral... a vida é sua mas poxa, você não tá sempre aqui lendo os relatos?

Esquece isso de delegar e começa a tomar as rédeas da sua vida....
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Cara como sempre muito obrigado!
Basicamente o que estou imaginando em fazer é pegar o ETF da Vanguard S&P500 (abri uma conta no T.D. Ameritrade) e aqui no Brasil continuar escolhendo as ações, mas agora vou atrás de fazer eu mesmo a análise e não ficar dependendo de mas nenhum terceiro.

Muitíssimo obrigado mesmo!
Ah sim!!!

Aí sim poxa!

Uma salva de palmas!

Na moral, fazer escolha de ações não é absolutamente nenhum bicho de 7 cabeças....

Tô com 27 ativos e vejo espaço pra mais aqui no Brasil.

Ano que vem devo começar nos EUA e vamos que vamos!
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Ah! rs

Perdi até o caminho depois dos posts acima! :klol

Vim aqui comentar que o Fabio Holder não vai mais fazer lives.

Vendeu tanto curso que já tá com a vida feita (aparentemente já estava antes tambem, mas agora...). :kcaro

Disse que o que era um canal de boa, virou uma empresa. Cresceu!

Tom de despedida mesmo! rs

Pra mim é uma pena porque acho que me ajudou muito (assim como o Bastter). De toda forma, sucesso pra ele.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.235
Reações
35.462
Pontos
1.053
Voce acha zuado CDB de banco pequeno, mesmo com o FGC? Eu tava querendo fazer um aporte em uma LCA/LCI ou CDB (ai teria que ver as rentabilidades de cada), mas seria em algo de 4-5 anos pelo menos...

Finalizei minha reserva de emergência recentemente e to procurando primeiro uma renda fixa pra fazer um aporte como primeiro investimento, enquanto vou estudando sobre varíaveis...

Aliás, de tudo que eu já li até agora ainda me resta uma dúvida: Vamos supor que tá, escolhi um LCi/LCA de 6,8% a.a com vencimento em 5 anos. Em casos assim, é melhor pegar uma grana, sei lá, uns 5-10k e mandar de uma vez, ou fazer p.ex. 2k, próximo mês + 1.5k etc? Digo, levando em conta a porcentagem de juros que em cima, teoricamente parece que fazer um aporte maior e deixar rendendo seria melhor do que ir de pouco em pouco...

Não necessariamente sempre no mesmo fundo.

o problema do banco pequeno é que vc nunca sabe como está a saúde da instituição até ser tarde demais.
considerando que o FGC foi utilizado 37 vezes desde 95, isso dá na, média, pelo menos uma instituição quebrando por ano.
e lembre que o FGC cobre somente o investimento principal sem correção.

quanto a segunda pergunta, especificamente para CDB/LCI/LCA, acho que o aporte regular, nesse caso, pode não ser a melhor opção.
talvez seja melhor aportar um valor total X num produto, juntar mais Y e depois aportar em outro CDB/LCI/LCA se tiver algo melhor no mês.
 


RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
o problema do banco pequeno é que vc nunca sabe como está a saúde da instituição até ser tarde demais.
considerando que o FGC foi utilizado 37 vezes desde 95, isso dá na, média, pelo menos uma instituição quebrando por ano.
e lembre que o FGC cobre somente o investimento principal sem correção.

quanto a segunda pergunta, especificamente para CDB/LCI/LCA, acho que o aporte regular, nesse caso, pode não ser a melhor opção.
talvez seja melhor aportar um valor total X num produto, juntar mais Y e depois aportar em outro CDB/LCI/LCA se tiver algo melhor no mês.
Só uma correção aí brother: o FGC cobre sim o investimento + juros. Questionei justamente isso e me responderam:


Sobre começar a investir, o quanto que a massa desconhe as informações de uma live dessas? O quanto isso pode ser transformador na vida das pessoas? Aí a live tem 200 pessoas. Um show qualquer bate 5 milhões. É triste o comportamento... Mas não tem o que fazer.

De toda forma, vale apena assistir:

 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Cara como sempre muito obrigado!
Basicamente o que estou imaginando em fazer é pegar o ETF da Vanguard S&P500 (abri uma conta no T.D. Ameritrade) e aqui no Brasil continuar escolhendo as ações, mas agora vou atrás de fazer eu mesmo a análise e não ficar dependendo de mas nenhum terceiro.

Muitíssimo obrigado mesmo!

Bastante gente defende a tese de escolher ações no Brasil, e investir em ETF nos EUA. Acho válido e estou começando no exterior assim.

SP500 é o básico, mas tem também ETF das dividend aristocrats, ETF de Reits e vários outros. E tem também os mutual funds, alguns que performam historicamente acima do SP500. O Dave Ramsey por exemplo recomenda investir nesse tipo.

No Brasil ETF vale menos a pena pois não temos índices tão fortes. IVVB11 é o mais interessante porque segue o SP500, sem tirar dinheiro do Brasil. Existem vários índices novos e com eles novos ETF's chegando, é um mercado em expansão, mas ainda não possuem histórico de performance, nem liquidez então não tem como recomendar.

O caso é que você deveria estudar um pouco mais ANTES de colocar seu dinheiro.

Aí até ontem você tá feliz da vida com sua carteira, daí numa festa, ao invés de curtir, beber e secar a bunda da mulherada, tu fica falando de bolsa com "um cara que trabalhou na B3" (...e? Por acaso isso deu a ele poderes de clarividência?) e agora tu não dorme mais pq aquela carteira maravilhosa que o expert indicou, virou um abacaxi estragado?

Pára com essa porra e leve mais a sério o seu próprio dinheiro. Vc tá brincando com ele.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Voce acha zuado CDB de banco pequeno, mesmo com o FGC? Eu tava querendo fazer um aporte em uma LCA/LCI ou CDB (ai teria que ver as rentabilidades de cada), mas seria em algo de 4-5 anos pelo menos...

Finalizei minha reserva de emergência recentemente e to procurando primeiro uma renda fixa pra fazer um aporte como primeiro investimento, enquanto vou estudando sobre varíaveis...

Aliás, de tudo que eu já li até agora ainda me resta uma dúvida: Vamos supor que tá, escolhi um LCi/LCA de 6,8% a.a com vencimento em 5 anos. Em casos assim, é melhor pegar uma grana, sei lá, uns 5-10k e mandar de uma vez, ou fazer p.ex. 2k, próximo mês + 1.5k etc? Digo, levando em conta a porcentagem de juros que em cima, teoricamente parece que fazer um aporte maior e deixar rendendo seria melhor do que ir de pouco em pouco...

Não necessariamente sempre no mesmo fundo.
Sua Reserva de emergência está aonde? Já não está na renda fixa?

Eu acho que o melhor é comprar logo umas açõezinhas e um fundo imobiliário logo de cara e tirar o bandaid da renda variável. É um medo irracional que as pessoas tem. Pega o dinheiro de um jantar em família e compra em ações, mais outro jantar e compra em fundo imobiliário. Daí você começa a estudar com calma. A maior parte do dinheiro põe na renda fixa enquanto isso, se isso te traz conforto.

Assim você já está no jogo, mas não perderá nada relevante. Não irá se desesperar ao ver cair, e depois vai se surpreender ao ver como sobe rápido quando pega no tranco.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.868
Reações
21.148
Pontos
1.434
NF não se interessaram em uma parceria comigo porque eu fui transparente e falei que não ia girar carteira dos clientes. Imagina a qualidade das recomendações.
Não faço ideia das qualidades das recomendações, mas SEMPRE, TODA SEGUNDA, o papo no almoço é a carteira recomendada da semana.

É melhor do que antigamente, que o papo era sobre futebol, mas ainda é um papo bem qualquer coisa.

Bom que no resto da semana a gente consegue falar de coisas nerds no geral e eu sempre sou o 'endividado' que não investe na bolsa, está perdendo tempo... mas já garantiu o PS5 nas Casas Bahia em 24x.
 

Lor’themar Pomposo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.982
Reações
7.456
Pontos
694
Sua Reserva de emergência está aonde? Já não está na renda fixa?

Eu acho que o melhor é comprar logo umas açõezinhas e um fundo imobiliário logo de cara e tirar o bandaid da renda variável. É um medo irracional que as pessoas tem. Pega o dinheiro de um jantar em família e compra em ações, mais outro jantar e compra em fundo imobiliário. Daí você começa a estudar com calma. A maior parte do dinheiro põe na renda fixa enquanto isso, se isso te traz conforto.

Assim você já está no jogo, mas não perderá nada relevante. Não irá se desesperar ao ver cair, e depois vai se surpreender ao ver como sobe rápido quando pega no tranco.
A reserva ta no tesouro no momento.

Eu digo algo que não vai ter liquidez diária saca, consequentemente rendendo mais por ficar lá "preso" uns anos...

Tipo, eu tava lendo sobre imobiliários, mas nao sei. Digo, o retorno de dividendos me parece ser tão pouco com relação ao montante investido, do tipo 8-12% a.a, principalmente se não for um aporte muuuuuito grande. Coisa que renderia pra mim centavos no momento. Acho que seria muito mais jogo as ações.

Única coisa que me da um block da renda variável é a parte técnica de como analisar os valores e relatórios das empresas que tenho interesse, e como diversificar uma carteira com boas ações... eu tenho medo de virar um especulador apenas kkkkk

E alias, aproveitando ao ensejo, ao buscar material sobre a questão de como fazer analise de boas ações/empresas etc, deveria buscar pelo tópico "analise fundamentalista (ou técnica)"?
 
Ultima Edição:

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
A reserva ta no tesouro no momento.

Eu digo algo que não vai ter liquidez diária saca, consequentemente rendendo mais por ficar lá "preso" uns anos...

Tipo, eu tava lendo sobre imobiliários, mas nao sei. Digo, o retorno de dividendos me parece ser tão pouco com relação ao montante investido, do tipo 8-12% a.a, principalmente se não for um aporte muuuuuito grande. Coisa que renderia pra mim centavos no momento. Acho que seria muito mais jogo as ações.

Única coisa que me da um block da renda variável é a parte técnica de como analisar os valores e relatórios das empresas que tenho interesse, e como diversificar uma carteira com boas ações... eu tenho medo de virar um especulador apenas kkkkk

E alias, aproveitando ao ensejo, ao buscar material sobre a questão de como fazer analise de boas ações/empresas etc, deveria buscar pelo tópico "analise fundamentalista (ou técnica)"?

Bro, você tem que mudar a mentalidade. Isso que está errado. Se você tem um retorno de 8-12% a.a., fique muito feliz por isso. Agradeça a Deus.

Você quer retorno de 20-25% a.a.? Isso não existe.

Uma carteira boa TEORICAMENTE vai trazer algo proximo a 1,2% por mês. Isso já é um resultado fenomenal.

O foco é: quitar dívidas, reserva emergencia (mínimo 6 meses), e aí sim se parte para investimentos pro longo prazo (10 anos +).
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Deixar essa planilha do Ricardo Natali para quem quiser usar como referencia de simulação.

Ex:

145973


O pensamento tem que ser a longo prazo....
 

Anexos

  • cms_files_117571_1602957375Lucro_-_Clube_dos_7.zip
    107,3 KB · Visualizações: 4

Lor’themar Pomposo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.982
Reações
7.456
Pontos
694
Bro, você tem que mudar a mentalidade. Isso que está errado. Se você tem um retorno de 8-12% a.a., fique muito feliz por isso. Agradeça a Deus.

Você quer retorno de 20-25% a.a.? Isso não existe.

Uma carteira boa TEORICAMENTE vai trazer algo proximo a 1,2% por mês. Isso já é um resultado fenomenal.

O foco é: quitar dívidas, reserva emergencia (mínimo 6 meses), e aí sim se parte para investimentos pro longo prazo (10 anos +).
Entendi. Assim, não é menosprezando a renda, mas sim o retorno que daria pelo o que eu invistiria nela (no caso FII) agora, sabe?

E quanto aos passos: dívidas quitadas, reserva feita! Agora ir pro último passo :kzonzo:kfeliz

Ja quero começar fazer aportes antes de acabar a faculdade kk
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.235
Reações
35.462
Pontos
1.053
A reserva ta no tesouro no momento.

Eu digo algo que não vai ter liquidez diária saca, consequentemente rendendo mais por ficar lá "preso" uns anos...

Tipo, eu tava lendo sobre imobiliários, mas nao sei. Digo, o retorno de dividendos me parece ser tão pouco com relação ao montante investido, do tipo 8-12% a.a, principalmente se não for um aporte muuuuuito grande. Coisa que renderia pra mim centavos no momento. Acho que seria muito mais jogo as ações.

Única coisa que me da um block da renda variável é a parte técnica de como analisar os valores e relatórios das empresas que tenho interesse, e como diversificar uma carteira com boas ações... eu tenho medo de virar um especulador apenas kkkkk

E alias, aproveitando ao ensejo, ao buscar material sobre a questão de como fazer analise de boas ações/empresas etc, deveria buscar pelo tópico "analise fundamentalista (ou técnica)"?

depende do seu foco, valorização (pra vender depois) ou dividendos.
minha carteira FII com 1/3 do montante que tenho na carteira de ações, rendeu mais em dividendos no acumulado do ano, em 2019 a mesma coisa.

e colega, a dura verdade é que somos todos especuladores.
ninguém vai admitir isso porque gostam de arrotar caviar e de se acharem sócios de empresa.
mas quando vc compra um lote de ações, vc não está investindo um centavo na empresa, a empresa nem vê a cor do seu dinheiro (exceto se for IPO).
vc investe com base em alguma análise (ou no chutômetro), acreditando que no futuro irá ter valorização (como ninguém é adivinho, não deixa de ser uma aposta, com mais ou com menos embasamento).
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Entendi. Assim, não é menosprezando a renda, mas sim o retorno que daria pelo o que eu invistiria nela (no caso FII) agora, sabe?

E quanto aos passos: dívidas quitadas, reserva feita! Agora ir pro último passo :kzonzo:kfeliz

Ja quero começar fazer aportes antes de acabar a faculdade kk

É porque - novamente - você está com cabeça de imediatismo. E não é assim que funciona.

Sua própria faculdade é um exemplo: Você não colheu os frutos dela no primeiro semestre. Você vai colher depois do 6º pra frente (com estagio e depois um emprego fixo).

Mesma coisa nos investimentos: começa de baixo e vai crescendo com o tempo.

A mentalidade é de investir em negocios que trarão lucro (ter a mentalidade de ser sócio de boas empresas, seja FII ou ações). O resultado vem com o tempo.

Ah, diversificação de ativos é fundamental.
 
Ultima Edição:

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.868
Reações
21.148
Pontos
1.434
mas quando vc compra um lote de ações, vc não está investindo um centavo na empresa, a empresa nem vê a cor do seu dinheiro (exceto se for IPO).
vc investe com base em alguma análise (ou no chutômetro), acreditando que no futuro irá ter valorização (como ninguém é adivinho, não deixa de ser uma aposta, com mais ou com menos embasamento).
This.

Por exemplo, eu sempre digo que BANCÕES são investimentos bons, pq entra ano, passa ano, independente do que acontece no cenário nacional, eles estão lá, batendo recorde de faturamento/lucro.

Mas como nada é pra sempre, esse ano está esquisito e parece que os bancos estão 'em promoção'. O que isso quer dizer?

Não faço a menor ideia.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.235
Reações
35.462
Pontos
1.053
This.

Por exemplo, eu sempre digo que BANCÕES são investimentos bons, pq entra ano, passa ano, independente do que acontece no cenário nacional, eles estão lá, batendo recorde de faturamento/lucro.

Mas como nada é pra sempre, esse ano está esquisito e parece que os bancos estão 'em promoção'. O que isso quer dizer?

Não faço a menor ideia.

especificamente sobre bancos, realmente parece não ser um bom ano.

mas, na minha percepção, tem duas coisas que pesam a favor de bancos (os grandes).
bilhões (quando não trilhões) de dólares em fundos, coisa que uma fintech, provavelmente não vai ter.

e privacidade. Bancos também são usados por grandes famílias bilionárias, políticos e criminosos (as vezes até com conivência), e nenhum banco vai manter cookie rastreando suas atividades na internet, diferente de uma fintech.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
especificamente sobre bancos, realmente parece não ser um bom ano.

mas, na minha percepção, tem duas coisas que pesam a favor de bancos (os grandes).
bilhões (quando não trilhões) de dólares em fundos, coisa que uma fintech, provavelmente não vai ter.

e privacidade. Bancos também são usados por grandes famílias bilionárias, políticos e criminosos (as vezes até com conivência), e nenhum banco vai manter cookie rastreando suas atividades na internet, diferente de uma fintech.
fintechs estão se apresentando como uma força disruptora na prestação de serviço bancário para pessoa física. Nenhum jovem quer abrir conta no Itau e no Bradesco. Com 15 anos já estão abrindo no nubank.

Os bancões vão sentir esse impacto aos poucos, conforme os velhos clientes vão literalmente morrendo e não tem fluxo de novos pra compensar. A renda de correntistas está tendendo a zero.

Mas os bancões continuam fortíssimos na pessoa jurídica e não há concorrência real nesse segmento. E eles investem em muita coisa, tem receita diversificada. Os bancões podem diminuir mas não vão sumir, o modelo de negócio deles aguenta MUITA pancada ainda pela frente.
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.960
Reações
30.905
Pontos
1.654
fintechs estão se apresentando como uma força disruptora na prestação de serviço bancário para pessoa física. Nenhum jovem quer abrir conta no Itau e no Bradesco. Com 15 anos já estão abrindo no nubank.

Os bancões vão sentir esse impacto aos poucos, conforme os velhos clientes vão literalmente morrendo e não tem fluxo de novos pra compensar. A renda de correntistas está tendendo a zero.

Mas os bancões continuam fortíssimos na pessoa jurídica e não há concorrência real nesse segmento. Os bancões podem diminuir mas não vão sumir, o modelo de negócio deles aguenta MUITA pancada ainda pela frente.

Sem contar que não vão ficar parados. Tem muita margem pra operar.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
A reserva ta no tesouro no momento.

Eu digo algo que não vai ter liquidez diária saca, consequentemente rendendo mais por ficar lá "preso" uns anos...

Tipo, eu tava lendo sobre imobiliários, mas nao sei. Digo, o retorno de dividendos me parece ser tão pouco com relação ao montante investido, do tipo 8-12% a.a, principalmente se não for um aporte muuuuuito grande. Coisa que renderia pra mim centavos no momento. Acho que seria muito mais jogo as ações.

Única coisa que me da um block da renda variável é a parte técnica de como analisar os valores e relatórios das empresas que tenho interesse, e como diversificar uma carteira com boas ações... eu tenho medo de virar um especulador apenas kkkkk

E alias, aproveitando ao ensejo, ao buscar material sobre a questão de como fazer analise de boas ações/empresas etc, deveria buscar pelo tópico "analise fundamentalista (ou técnica)"?

8 a 12% ao ano é pouco? Já fez as contas antes de falar isso?

Vejamos, vamos ficar no meio termo e considerar que investiu em um FII que pagou em média 10% ao ano.

Vamos dizer que todo mes você aporta mil reais comprando mais cotas desse fundo.

em 1 ano você terá acumulado R$12.565,34 e terá uma renda passiva de R$104,67 por mês.
com 5 anos, acúmulo de R$77.428,89 com renda passiva de R$644,98 ao mês.
A partir do 7o ano já acumulou mais de 120 mil e a renda passiva será de R$1.007,36, os dividendos já superam seu aporte mensal.
Com 15 anos já acumula mais de 400 mil com renda de 3.500 a.m.

Ah....escqueci de dizer...isso tudo SÓ com a renda dos dividendos. Nem coloquei na conta a valorização das cotas, que num período de 15 anos, terá potencialmente mais que dobrado, elevando seu patrimônio para perto de um milhão.

Ainda acha pouco?
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.705
Reações
10.857
Pontos
1.479
A reserva ta no tesouro no momento.

Eu digo algo que não vai ter liquidez diária saca, consequentemente rendendo mais por ficar lá "preso" uns anos...

Tipo, eu tava lendo sobre imobiliários, mas nao sei. Digo, o retorno de dividendos me parece ser tão pouco com relação ao montante investido, do tipo 8-12% a.a, principalmente se não for um aporte muuuuuito grande. Coisa que renderia pra mim centavos no momento. Acho que seria muito mais jogo as ações.

Única coisa que me da um block da renda variável é a parte técnica de como analisar os valores e relatórios das empresas que tenho interesse, e como diversificar uma carteira com boas ações... eu tenho medo de virar um especulador apenas kkkkk

E alias, aproveitando ao ensejo, ao buscar material sobre a questão de como fazer analise de boas ações/empresas etc, deveria buscar pelo tópico "analise fundamentalista (ou técnica)"?

Você precisa focar em ter mais dinheiro investido e fazer aportes maiores então. A taxa você não controla. Se 12% te rende centavos, logo você precisa ter um valor maior investido. Qualquer coisa vai render centavos em cima de nada ou no começo. Isso não é um problema do tipo de ativo. E nem você vai resolver procurando outros ativos.

Sobre a busca por material, vai ler os livros do Peter Lynch. A maioria das pessoas fica repetindo o que algum conhecido ou influencer falou e nunca vai na fonte estudar o assunto. Corre de análise técnica que isso é piada entre quem entende de ações.
 

Claude Speed

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.588
Pontos
453
O que vocês recomendam pra quem quer começar a investir de 500 à 800 reais ao mês?

Ideal é que seja no longo prazo pensando em aposentadoria, mas que dê pra tirar o dinheiro em qualquer emergência. Sei que a bolsa não é pra qualquer um, então só me sobra os fundos imobiliários, certo?
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.604
Reações
38.868
Pontos
2.069
O que vocês recomendam pra quem quer começar a investir de 500 à 800 reais ao mês?

Ideal é que seja no longo prazo pensando em aposentadoria, mas que dê pra tirar o dinheiro em qualquer emergência. Sei que a bolsa não é pra qualquer um, então só me sobra os fundos imobiliários, certo?

Fundo imobiliário é bolsa também... Só tende a ter menos volatilidade que ações. Porém, ainda é renda variável, e pode cair ou subir a qualquer dia. Ou seja, não é algo com liquidez a ponto de "poder tirar o dinheiro em qualquer emergência".

Acho que investimento de longo prazo não pode andar junto com sua reserva de emergência. Faça uma reserva primeiro, que lhe sustente por alguns meses de vida caso fique desempregado ou precise pagar algum procedimento de saúde ou qualquer outra coisa... E a partir daí, comece a investir mensalmente um valor que não irá fazer falta no seu dia-a-dia.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.705
Reações
10.857
Pontos
1.479
O que vocês recomendam pra quem quer começar a investir de 500 à 800 reais ao mês?

Ideal é que seja no longo prazo pensando em aposentadoria, mas que dê pra tirar o dinheiro em qualquer emergência. Sei que a bolsa não é pra qualquer um, então só me sobra os fundos imobiliários, certo?

A parcela que precisaria numa emergência você deixa em investimentos líquidos e com baixa variação, idealmente poupança. Depois de constituir essa parcela você pensa em efetivamente investir. Antes disso não é investimento, é reserva de emergência.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Hoje peguei os caras da Suno falando m****. Gosto de acompanhar as noticias do dia as 7 horas, e estavam falando da WEG. A WEG divulgou um resultado extraordinário hoje e a ação caiu 6% no fim do pregão. Aí eles começaram a dizer que provavelmente "perceberam que estava muito cara". Rapaz...como uma empresa reporta crescimento acima da expectativa e o mercado "se toca" que está caro? :kkk

Na última semana houve um movimento irracional das ações da WEG, subindo muito e desgarrado do restante do mercado. Obviamente esse movimento foi:
  1. Gerado por investidores grandes
  2. Motivado pela iminente divulgação do resultado.
Os caras já sabiam que o resultado ia vir gordo, pode até ter havido vazamento de informação privilegiada, mas no caso da WEG nem precisa, estava muito óbvio que o resultado seria muito bom. Eles impulsionaram o papel comprando, comprando, e hoje, após a divulgação, já abriu com gap de alta, arapuca feita, venderam tudo em massa realizando todo esse lucro. Olha o tamanho da barra que fez. Movimento clássico de bait and switch.

Esses mesmos caras vão voltar a comprar logo mais, a empresa está voando e o mercado dela está aquecido.

Tem gente que é muito bitolada no valuation e fica cego para coisas comuns no mercado. Exemplo clássico de analista pego no pulo. Os caras ficam obscecados pelo método e se recusam a reconhecer os pontos fora da curva.

Enfim, o tópico não é para recomendações mas taí, quem queria queda na WEG pra comprar, acabou de abrir a oportunidade.

PS: Ansioso pelos resultados da B3. Toda essa volatilidade e IPO's é dinheiro voando para conta dela. Prevejo lucros imensos. E a B3 vem corrigindo pra baixo desde do foguetão que fez justamente no útlimo trimestral. Mais uma ação pra olhar com carinho enquanto é tempo.
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.430
Reações
18.688
Pontos
503
Hoje peguei os caras da Suno falando m****. Gosto de acompanhar as noticias do dia as 7 horas, e estavam falando da WEG. A WEG divulgou um resultado extraordinário hoje e a ação caiu 6% no fim do pregão. Aí eles começaram a dizer que provavelmente "perceberam que estava muito cara". Rapaz...como uma empresa reporta crescimento acima da expectativa e o mercado "se toca" que está caro? :kkk

Na última semana houve um movimento irracional das ações da WEG, subindo muito e desgarrado do restante do mercado. Obviamente esse movimento foi:
  1. Gerado por investidores grandes
  2. Motivado pela iminente divulgação do resultado.
Os caras já sabiam que o resultado ia vir gordo, pode até ter havido vazamento de informação privilegiada, mas no caso da WEG nem precisa, estava muito óbvio que o resultado seria muito bom. Eles impulsionaram o papel comprando, comprando, e hoje, após a divulgação, já abriu com gap de alta, arapuca feita, venderam tudo em massa realizando todo esse lucro. Olha o tamanho da barra que fez. Movimento clássico de bait and switch.

Esses mesmos caras vão voltar a comprar logo mais, a empresa está voando e o mercado dela está aquecido.

Tem gente que é muito bitolada no valuation e fica cego para coisas comuns no mercado. Exemplo clássico de analista pego no pulo. Os caras ficam obscecados pelo método e se recusam a reconhecer os pontos fora da curva.

Enfim, o tópico não é para recomendações mas taí, quem queria queda na WEG pra comprar, acabou de abrir a oportunidade.

PS: Ansioso pelos resultados da B3. Toda essa volatilidade e IPO's é dinheiro voando para conta dela. Prevejo lucros imensos. E a B3 vem corrigindo pra baixo desde do foguetão que fez justamente no útlimo trimestral. Mais uma ação pra olhar com carinho enquanto é tempo.


O famoso sobe no boato, cai no fato.
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.960
Reações
30.905
Pontos
1.654
Hoje peguei os caras da Suno falando m****. Gosto de acompanhar as noticias do dia as 7 horas, e estavam falando da WEG. A WEG divulgou um resultado extraordinário hoje e a ação caiu 6% no fim do pregão. Aí eles começaram a dizer que provavelmente "perceberam que estava muito cara". Rapaz...como uma empresa reporta crescimento acima da expectativa e o mercado "se toca" que está caro? :kkk

Na última semana houve um movimento irracional das ações da WEG, subindo muito e desgarrado do restante do mercado. Obviamente esse movimento foi:
  1. Gerado por investidores grandes
  2. Motivado pela iminente divulgação do resultado.
Os caras já sabiam que o resultado ia vir gordo, pode até ter havido vazamento de informação privilegiada, mas no caso da WEG nem precisa, estava muito óbvio que o resultado seria muito bom. Eles impulsionaram o papel comprando, comprando, e hoje, após a divulgação, já abriu com gap de alta, arapuca feita, venderam tudo em massa realizando todo esse lucro. Olha o tamanho da barra que fez. Movimento clássico de bait and switch.

Esses mesmos caras vão voltar a comprar logo mais, a empresa está voando e o mercado dela está aquecido.

Tem gente que é muito bitolada no valuation e fica cego para coisas comuns no mercado. Exemplo clássico de analista pego no pulo. Os caras ficam obscecados pelo método e se recusam a reconhecer os pontos fora da curva.

Enfim, o tópico não é para recomendações mas taí, quem queria queda na WEG pra comprar, acabou de abrir a oportunidade.

PS: Ansioso pelos resultados da B3. Toda essa volatilidade e IPO's é dinheiro voando para conta dela. Prevejo lucros imensos. E a B3 vem corrigindo pra baixo desde do foguetão que fez justamente no útlimo trimestral. Mais uma ação pra olhar com carinho enquanto é tempo.

É MINTIRA
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
fintechs estão se apresentando como uma força disruptora na prestação de serviço bancário para pessoa física. Nenhum jovem quer abrir conta no Itau e no Bradesco. Com 15 anos já estão abrindo no nubank.

Os bancões vão sentir esse impacto aos poucos, conforme os velhos clientes vão literalmente morrendo e não tem fluxo de novos pra compensar. A renda de correntistas está tendendo a zero.

Mas os bancões continuam fortíssimos na pessoa jurídica e não há concorrência real nesse segmento. E eles investem em muita coisa, tem receita diversificada. Os bancões podem diminuir mas não vão sumir, o modelo de negócio deles aguenta MUITA pancada ainda pela frente.

Bancôes tem outras formas de manter rentabilidade (não só tarifa).

Itaú é dono de metade da XP, tem participação na Porto Seguro, REDE e várias outras empresas. Assim como BB é dono de 32% da Visanet, sócio da Mapfre, etc etc. Bradesco tem sua participação em várias empresas (o banco digital Next se não me engano é dele) além da tesouraria dominar contratos de índice futuro e dólar.

E pra ser sincero não conheço ninguém com muita grana que só tenha conta em banco digital, quanto mais dinheiro mais a pessoa quer segurança.
 
Topo Fundo