O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LobOS of Wallter Space - Discussão sobre investimentos [Principalmente Bolsa de Valor]

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.590
Reações
38.844
Pontos
2.069
Presidente do BB renunciou, então amanhã é dia de feira pra quem tem a ação na carteira.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
why-build-the-lightning-network_PT-medium.png



Site bem interessante sobre o Bitcoin:

 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.570
Pontos
1.389
Presidente do BB renunciou, então amanhã é dia de feira pra quem tem a ação na carteira.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Vi agora pouco! Amanhã é madeiraaaaa !
Mas é uma boa pra quem faz buy e hold, vai ser um prato cheio pra quem quer fazer o aporte do mês.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.220
Reações
35.428
Pontos
1.053
@EgonRunner vejo que você está muito apegado a ideia de "comprar pão na padaria com bitcoin" e com o uso do bitcoin como uma moeda corrente sobre a qual produtos em larga escala serão precificados, ou que ao menos está usando isso como exemplo de uso real da moeda rotineiramente, estabelecendo valor intrínseco e configurando real usabilidade e até o merecimento do próprio termo "moeda". Estou correto?

Esse argumento é uma grande barreira para muitas pessoas, inclusive economistas, não somente para a adoção, mas também para a compreensão e fonte de certo preconceito com o bitcoin e criptomoedas em geral.

Para compreender essa situação é preciso avaliar o timing do bitcoin, a posição dele em relação a macroeconomia mundial, qual a posição dos grandes players sobre ele, qual o comportamente do próprio ativo e das pessoas que o possuem e movimentam, e comparar tudo isso com o objetivo original dele.

O objetivo do Satoshi Nakamoto era declaradamente que o bitcoin fosse usado como uma verdadeira moeda de troca, uma moeda deflacionária que poderia ser usada para um grande número de transações. A realidade atual, no entanto, é bem diferente. A adoção do bitcoin como moeda de troca por bens e serviços não aconteceu, e é inviável nos níveis de volatilidade que ele ainda opera. O bitcoin ainda é um ativo altamente especulativo. Embora ele possua, ou pelo menos tente possuir fundamentos sólidos que lhe concedam um status de segurança e solidez comparável as mais fortes moedas fiduciárias, a adoção ainda é reduzida a uma parcela pequena de pessoas, a sua cotação ainda é extremamente concentrada e influenciada por poucos indivíduos (e agora tambem instituições) que manipulam o preço com facilidade.

Além disso ele ainda tem questões de limites de quantidade de transações e taxas envolvidas que ainda não foram solucionados e de grande complexidade. Mas isso pode ser mitigado pelo uso de intermediários ou em conjunto com outras criptomoedas.

Hoje em dia o uso como meio de pagamento é irrelevante, o bitcoin não precisa disso no curto prazo. Mas ele está se fortalecendo nesse espaço com a entrada de grandes bancos como custodiantes e de players como Visa e Mastercard. São passos importantes nessa direção. Mas enfim, o fato de não se poder "comprar pão com bitcoin" não significa muita coisa. Ainda é um método extremamente eficaz e com liquidez de transferir dinheiro, inclusive grandes quantias entre pessoas e até entre fronteiras. Essa é uma de suas principais forças. Possui tambem um grau de independência quanto a intervenções estatais e até um viés positivo frente ao cenário econômico das grandes potências hoje em dia.

O fato é que ele ainda é novo, ainda está em periodo de expansão, e precisa que ocorra uma adoção em massa e um consenso mais claro e menos especulativo de preço, para que ele de fato se torne tão sólido e seguro como as pessoas desejam. Hoje eu vejo o bitcoin como ativo especulativo. Ele tem características que podem fazer dele a nova reserva de falor de fato? Talvez sim, mas ele ainda não tem tempo de casa para provar isso. Na minha opinião o grande problema é que não existe um consenso sobre o preço. Qual sera o valor "justo" de 1 bitcoin? Ninguem sabe. Esses movimentos explosivos inviabilizam ele como uma reserva de valor segura HOJE. Mas isso faz parte do crecimento.

Eu entrei no bitcoin com mente de especulador, é um ativo quente, está em um momento crítico e que ainda pode durar um bom tempo. Mas não teria coragem de ir all-in de jeito nenhum. Estou com uma exposição grande agora, mas de olho nos ciclos dele, estudando e operando ativamente para atingir resultados e realizar lucros rápidos.

Quando eu ver indícios do fim do ciclo atual de alta, devo me desfazer da maior parte das criptos e deixar somente uma quantia menor, mais conservdora, para colcar a prova essa tese da reserva de valor, e ir acumulando aos poucos juntos dos meus outros investientos.

Em resumo, eu entendo que o bitcoin é uma grande oportunidade, mas também tenho plena consciência de que estamos no meio da euforia e do hype desenfreado, e é precso ter discernimento e cautelo. Considero altamente especulativo. E acho loucura hoje uma pessoa que entende de economia não ter pelo menos um pezinho em bitcoin. Assim como é loucura ter tudo e bitcoins.

Desculpa o textão.

na verdade é muito mais simples.

Bitocoin e criptos são produtos financeiros passíveis de valorização e especulação, como qualquer outro produto financeiro.
qualquer ideologia que o Satoshi tinha quando criou é irrelevante.
dinheiro não conhece ideologia.

imagine um videogame custar 5 mil reais e no ano seguinte custar 300 mil reais.
não importa se o seu salário aumentou na mesma proporção, uma moeda não pode ter esse ciclo inflacionário.

eu entrei no bitcoin com a consciência especulativa, porque é um produto financeiro especulativo.
não por acreditar em ideologia.

e lighning network já existe .. é o PIX kkk
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Galeres, eu tenho um colega no serviço aqui que fez uma loucura no ano passado. O cara pegou empréstimo de quase meio milhão de reais em 96x com prestação de mais de 6 mil reais por mês. Juro de menos de 1% ao mês (mais ou menos isso).

Ele na loucura no início da pandemia no ano passado gastou TODO o empréstimo em ações da GOL que haviam despencado. Acho que até comentei aqui no fórum.

Resultado: ele vendeu tudo no final do ano passado depois das ações subirem mais de 5 vezes o valor inicial. O cara virou milionário, com quase 2,5 milhões de reais.

Pagou todo o empréstimo à vista (acho que pagou só umas nove prestações de quase 6 mil reais), e ainda tem quase dois milhões de reais na poupança.

Agora ele tava procurando um contador porque ele quer declarar certinho o imposto de renda pro leão não pegar ele. Acho que ele perde ainda uns 25% do lucro, mas mesmo assim ele continua milionário e sem dívidas.

Achava ele um retardado por fazer isso há um ano atrás e agora me sinto o cara mais imbecil do mundo. O cara criou quase 2 milhões de reais de lucro sem ter nenhum tipo de poupança ou investimento antes. :facepalm
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.062
Pontos
1.503
Galeres, eu tenho um colega no serviço aqui que fez uma loucura no ano passado. O cara pegou empréstimo de quase meio milhão de reais em 96x com prestação de mais de 6 mil reais por mês. Juro de menos de 1% ao mês (mais ou menos isso).

Ele na loucura no início da pandemia no ano passado gastou TODO o empréstimo em ações da GOL que haviam despencado. Acho que até comentei aqui no fórum.

Resultado: ele vendeu tudo no final do ano passado depois das ações subirem mais de 5 vezes o valor inicial. O cara virou milionário, com quase 2,5 milhões de reais.

Pagou todo o empréstimo à vista (acho que pagou só umas nove prestações de quase 6 mil reais), e ainda tem quase dois milhões de reais na poupança.

Agora ele tava procurando um contador porque ele quer declarar certinho o imposto de renda pro leão não pegar ele. Acho que ele perde ainda uns 25% do lucro, mas mesmo assim ele continua milionário e sem dívidas.

Achava ele um retardado por fazer isso há um ano atrás e agora me sinto o cara mais imbecil do mundo. O cara criou quase 2 milhões de reais de lucro sem ter nenhum tipo de poupança ou investimento antes. :facepalm

Com o tiro certo ele passou na frente de pessoas que ficam a vida toda capengando com trocados para a tal independência financeira. Às vezes deixando até de viver para tal sonho futuro...
Deixando claro que nenhum dos dois estão "errados". É mera questão de risco (muita coragem) e oportunidade.

Com juros tão baixos imagina o tanto de calejados de mercado não fizeram a farra. Enquanto o mundo chora uma das maiores crises, tem gente ganhando dinheiro para gerações.
 


EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.220
Reações
35.428
Pontos
1.053
Galeres, eu tenho um colega no serviço aqui que fez uma loucura no ano passado. O cara pegou empréstimo de quase meio milhão de reais em 96x com prestação de mais de 6 mil reais por mês. Juro de menos de 1% ao mês (mais ou menos isso).

Ele na loucura no início da pandemia no ano passado gastou TODO o empréstimo em ações da GOL que haviam despencado. Acho que até comentei aqui no fórum.

Resultado: ele vendeu tudo no final do ano passado depois das ações subirem mais de 5 vezes o valor inicial. O cara virou milionário, com quase 2,5 milhões de reais.

Pagou todo o empréstimo à vista (acho que pagou só umas nove prestações de quase 6 mil reais), e ainda tem quase dois milhões de reais na poupança.

Agora ele tava procurando um contador porque ele quer declarar certinho o imposto de renda pro leão não pegar ele. Acho que ele perde ainda uns 25% do lucro, mas mesmo assim ele continua milionário e sem dívidas.

Achava ele um retardado por fazer isso há um ano atrás e agora me sinto o cara mais imbecil do mundo. O cara criou quase 2 milhões de reais de lucro sem ter nenhum tipo de poupança ou investimento antes. :facepalm

a vida é dos ousados.
eu não teria essa coragem ... talvez por isso vou ficar 30 anos trabalhando e poupando ......

de grão em grão a galinha enche o papo (e só enche o papo).
enquanto isso o dono do galinheiro fica rico porque arriscou no negócio.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Com o tiro certo ele passou na frente de pessoas que ficam a vida toda capengando com trocados para a tal independência financeira. Às vezes deixando até de viver para tal sonho futuro...
Deixando claro que nenhum dos dois estão "errados". É mera questão de risco (muita coragem) e oportunidade.

Com juros tão baixos imagina o tanto de calejados de mercado não fizeram a farra. Enquanto o mundo chora uma das maiores crises, tem gente ganhando dinheiro para gerações.
a vida é dos ousados.
eu não teria essa coragem ... talvez por isso vou ficar 30 anos trabalhando e poupando ......

de grão em grão a galinha enche o papo (e só enche o papo).
enquanto isso o dono do galinheiro fica rico porque arriscou no negócio.
Pior que o cara não manja nada. NADA. O dinheiro dele tá na poupança agora. Tá procurando um contador por causa do IR.

Provavelmente vai comprar uma cobertura e um carrão.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.907
Reações
39.341
Pontos
2.044
Pior que o cara não manja nada. NADA. O dinheiro dele tá na poupança agora. Tá procurando um contador por causa do IR.

Provavelmente vai comprar uma cobertura e um carrão.
Sobrou 2 milhoes. Se fizer o IR certo, vai morrer em uns 27,5% ou mais, se não pagou a Darf quando vendeu as açoes. Sei la se vai dar pra uma cobertura...
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Sobrou 2 milhoes. Se fizer o IR certo, vai morrer em uns 27,5% ou mais, se não pagou a Darf quando vendeu as açoes. Sei la se vai dar pra uma cobertura...
Moramos no interior. 1 milhão de reais dá uma cobertura aqui. Claro, não é um Moinhos de Vento, mas o cara vai morar muito bem. Em tese.

Mas o cara não tinha nada, embora ganhe muito bem.

Mas esse lance das companhias aéreas era meio que óbvio que aconteceria isso. O único risco é se o Governo Federal não ajudasse alguma. E o Governo ajudou todo mundo.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.891
Reações
11.976
Pontos
753
Galeres, eu tenho um colega no serviço aqui que fez uma loucura no ano passado. O cara pegou empréstimo de quase meio milhão de reais em 96x com prestação de mais de 6 mil reais por mês. Juro de menos de 1% ao mês (mais ou menos isso).

Ele na loucura no início da pandemia no ano passado gastou TODO o empréstimo em ações da GOL que haviam despencado. Acho que até comentei aqui no fórum.

Resultado: ele vendeu tudo no final do ano passado depois das ações subirem mais de 5 vezes o valor inicial. O cara virou milionário, com quase 2,5 milhões de reais.

Pagou todo o empréstimo à vista (acho que pagou só umas nove prestações de quase 6 mil reais), e ainda tem quase dois milhões de reais na poupança.

Agora ele tava procurando um contador porque ele quer declarar certinho o imposto de renda pro leão não pegar ele. Acho que ele perde ainda uns 25% do lucro, mas mesmo assim ele continua milionário e sem dívidas.

Achava ele um retardado por fazer isso há um ano atrás e agora me sinto o cara mais imbecil do mundo. O cara criou quase 2 milhões de reais de lucro sem ter nenhum tipo de poupança ou investimento antes. :facepalm
Alavancagem é insano. Se um dia dobrar a aposta perde tudo.
 
Ultima Edição:

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.693
Reações
10.830
Pontos
1.479
Galeres, eu tenho um colega no serviço aqui que fez uma loucura no ano passado. O cara pegou empréstimo de quase meio milhão de reais em 96x com prestação de mais de 6 mil reais por mês. Juro de menos de 1% ao mês (mais ou menos isso).

Ele na loucura no início da pandemia no ano passado gastou TODO o empréstimo em ações da GOL que haviam despencado. Acho que até comentei aqui no fórum.

Resultado: ele vendeu tudo no final do ano passado depois das ações subirem mais de 5 vezes o valor inicial. O cara virou milionário, com quase 2,5 milhões de reais.

Pagou todo o empréstimo à vista (acho que pagou só umas nove prestações de quase 6 mil reais), e ainda tem quase dois milhões de reais na poupança.

Agora ele tava procurando um contador porque ele quer declarar certinho o imposto de renda pro leão não pegar ele. Acho que ele perde ainda uns 25% do lucro, mas mesmo assim ele continua milionário e sem dívidas.

Achava ele um retardado por fazer isso há um ano atrás e agora me sinto o cara mais imbecil do mundo. O cara criou quase 2 milhões de reais de lucro sem ter nenhum tipo de poupança ou investimento antes. :facepalm

Difícil conseguir R$ 500.000 a 1% ao mês sem lastro. Devia ter investimento no banco ou tem salário bem alto.

Sobre a operação dele, não se sinta imbecil, por tudo que você descreveu, ele deu sorte. Não aposte seu futuro. A bolsa tem uma parcela de sorte, e em qualquer coisa que tem parcela de sorte, as vezes fazemos a coisa errada e dá certo, e as vezes fazemos a coisa certa e dá errada. Mas apenas no curto prazo. No longo prazo a estratégia certa sempre vai dar o resultado certo, e vice versa. Se esse cara fizer isso mais algumas vezes ele quebra, porque não é sustentável. Foi assim com o Jesse Livermore. Acho que quebrou e ficou milionário 6 ou 8 vezes. Na última se matou.

Ps: Consegue confirmar o banco e o nome específico da linha de crédito com ele?
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.590
Reações
38.844
Pontos
2.069
Bacana essa história aí do bródi que ficou milionário com ações da Gol. Realmente, dependendo do papel, essas quedas absurdas são uma boa oportunidade. Eu não faria, porque se pegar empréstimo de 500 mil e a coisa der errado, vou me foder pro resto da vida. Mas, pra quem tem chance, são oportunidades...
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.867
Reações
21.146
Pontos
1.434
Galeres, eu tenho um colega no serviço aqui que fez uma loucura no ano passado. O cara pegou empréstimo de quase meio milhão de reais em 96x com prestação de mais de 6 mil reais por mês. Juro de menos de 1% ao mês (mais ou menos isso).

Ele na loucura no início da pandemia no ano passado gastou TODO o empréstimo em ações da GOL que haviam despencado. Acho que até comentei aqui no fórum.

Resultado: ele vendeu tudo no final do ano passado depois das ações subirem mais de 5 vezes o valor inicial. O cara virou milionário, com quase 2,5 milhões de reais.

Pagou todo o empréstimo à vista (acho que pagou só umas nove prestações de quase 6 mil reais), e ainda tem quase dois milhões de reais na poupança.

Agora ele tava procurando um contador porque ele quer declarar certinho o imposto de renda pro leão não pegar ele. Acho que ele perde ainda uns 25% do lucro, mas mesmo assim ele continua milionário e sem dívidas.

Achava ele um retardado por fazer isso há um ano atrás e agora me sinto o cara mais imbecil do mundo. O cara criou quase 2 milhões de reais de lucro sem ter nenhum tipo de poupança ou investimento antes. :facepalm
Eu não tenho essa coragem, mas ó, tá de parabéns.

Só digo pra ele não procurar um contador qualquer, e sim O contador. Ou até um escritório de contabilidade.

A pior coisa que ele pode fazer é 'economizar' agora e tomar aquela mordida do Leão.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Difícil conseguir R$ 500.000 a 1% ao mês sem lastro. Devia ter investimento no banco ou tem salário bem alto.

Sobre a operação dele, não se sinta imbecil, por tudo que você descreveu, ele deu sorte. Não aposte seu futuro. A bolsa tem uma parcela de sorte, e em qualquer coisa que tem parcela de sorte, as vezes fazemos a coisa errada e dá certo, e as vezes fazemos a coisa certa e dá errada. Mas apenas no curto prazo. No longo prazo a estratégia certa sempre vai dar o resultado certo, e vice versa. Se esse cara fizer isso mais algumas vezes ele quebra, porque não é sustentável. Foi assim com o Jesse Livermore. Acho que quebrou e ficou milionário 6 ou 8 vezes. Na última se matou.

Ps: Consegue confirmar o banco e o nome específico da linha de crédito com ele?
Banrisul e fez consignado.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Eu não tenho essa coragem, mas ó, tá de parabéns.

Só digo pra ele não procurar um contador qualquer, e sim O contador. Ou até um escritório de contabilidade.

A pior coisa que ele pode fazer é 'economizar' agora e tomar aquela mordida do Leão.
Ele tá bem de boa. Ele falou que ia fazer isso no ano passado mas a galera aqui não deu muita bola. Acho até que comentei aqui no fórum da OS.

Daí ontem o cara pedindo a indicação de contador pra fazer os cálculo, sendo que todo mundo aqui faz o IR sozinho há anos. Daí ele confirmou o que fez e mostrou a Poupança dele. Totalmente insana a coisa.

Outros aproveitaram a linha de crédito no ano passado e reformaram imóvel, compraram carro, etc. Ele foi muito esperto e, olhando agora (dando uma de engenheiro de obra pronta), o que ele fez foi até óbvio.

As pessoas iriam voltar a viajar de avião um dia. E ele tem salário suficiente pra pagar 6 mil reais por mês de prestação. Ele disse que iria aguentar nem que levasse os oito anos pagando, mas que ficaria com as ações da Gol. Se é verdade ou não daí já não sei. Mas era óbvio que se a Gol não falisse, qualquer um que comprasse suas ações quando despencassem iria ganhar dinheiro.

Já nem considero uma aposta, mas sim uma leitura razoável de mercado dele, mesmo sem experiência. Claro, isso analisando agora como "engenheiro de obra pronta".
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.590
Reações
38.844
Pontos
2.069
Ele tá bem de boa. Ele falou que ia fazer isso no ano passado mas a galera aqui não deu muita bola. Acho até que comentei aqui no fórum da OS.

Daí ontem o cara pedindo a indicação de contador pra fazer os cálculo, sendo que todo mundo aqui faz o IR sozinho há anos. Daí ele confirmou o que fez e mostrou a Poupança dele. Totalmente insana a coisa.

Outros aproveitaram a linha de crédito no ano passado e reformaram imóvel, compraram carro, etc. Ele foi muito esperto e, olhando agora (dando uma de engenheiro de obra pronta), o que ele fez foi até óbvio.

As pessoas iriam voltar a viajar de avião um dia. E ele tem salário suficiente pra pagar 6 mil reais por mês de prestação. Ele disse que iria aguentar nem que levasse os oito anos pagando, mas que ficaria com as ações da Gol. Se é verdade ou não daí já não sei. Mas era óbvio que se a Gol não falisse, qualquer um que comprasse suas ações quando despencassem iria ganhar dinheiro.

Já nem considero uma aposta, mas sim uma leitura razoável de mercado dele, mesmo sem experiência. Claro, isso analisando agora como "engenheiro de obra pronta".

Bom, havia ativos mais seguros pra ele tentar isso (mas talvez não com o mesmo potencial de valorização. Setor aéreo é sempre um setor bem complexo, onde as empresas trabalham bastante endividadas e as margens não são tão grandes. Tanto que grandes investidores evitam ações desse segmento. Mas talvez a falta de entendimento dele sobre a área ajudou a ele ficar mais tranquilo. Eu tinha uns 1500 investidos em Gol e Azul e tava agoniado pra caramba na metade do ano passado, pra me desfazer assim que subisse uns 50% :klolz
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.220
Reações
35.428
Pontos
1.053
Ele tá bem de boa. Ele falou que ia fazer isso no ano passado mas a galera aqui não deu muita bola. Acho até que comentei aqui no fórum da OS.

Daí ontem o cara pedindo a indicação de contador pra fazer os cálculo, sendo que todo mundo aqui faz o IR sozinho há anos. Daí ele confirmou o que fez e mostrou a Poupança dele. Totalmente insana a coisa.

Outros aproveitaram a linha de crédito no ano passado e reformaram imóvel, compraram carro, etc. Ele foi muito esperto e, olhando agora (dando uma de engenheiro de obra pronta), o que ele fez foi até óbvio.

As pessoas iriam voltar a viajar de avião um dia. E ele tem salário suficiente pra pagar 6 mil reais por mês de prestação. Ele disse que iria aguentar nem que levasse os oito anos pagando, mas que ficaria com as ações da Gol. Se é verdade ou não daí já não sei. Mas era óbvio que se a Gol não falisse, qualquer um que comprasse suas ações quando despencassem iria ganhar dinheiro.

Já nem considero uma aposta, mas sim uma leitura razoável de mercado dele, mesmo sem experiência. Claro, isso analisando agora como "engenheiro de obra pronta".

ainda assim, a Gol poderia quebrar e ser engolida pela Azul ou Latam.

no máximo eu poderia pensar em diversificar com várias empresas ... diminuiria o risco e ganharia menos tb.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.590
Reações
38.844
Pontos
2.069
Não quis acreditar em quem disse ontem que a saída do presidente já estava precificada... Mas BBAS3 abriu estável mesmo... Uma pena.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.693
Reações
10.830
Pontos
1.479
Ele tá bem de boa. Ele falou que ia fazer isso no ano passado mas a galera aqui não deu muita bola. Acho até que comentei aqui no fórum da OS.

Daí ontem o cara pedindo a indicação de contador pra fazer os cálculo, sendo que todo mundo aqui faz o IR sozinho há anos. Daí ele confirmou o que fez e mostrou a Poupança dele. Totalmente insana a coisa.

Outros aproveitaram a linha de crédito no ano passado e reformaram imóvel, compraram carro, etc. Ele foi muito esperto e, olhando agora (dando uma de engenheiro de obra pronta), o que ele fez foi até óbvio.

As pessoas iriam voltar a viajar de avião um dia. E ele tem salário suficiente pra pagar 6 mil reais por mês de prestação. Ele disse que iria aguentar nem que levasse os oito anos pagando, mas que ficaria com as ações da Gol. Se é verdade ou não daí já não sei. Mas era óbvio que se a Gol não falisse, qualquer um que comprasse suas ações quando despencassem iria ganhar dinheiro.

Já nem considero uma aposta, mas sim uma leitura razoável de mercado dele, mesmo sem experiência. Claro, isso analisando agora como "engenheiro de obra pronta".

É chute, Gol podia quebrar. Esse tipo de coisa dá certo até a hora que não dá e você fica sem nada. E pessoas voltarem a viajar não tornam Gol um bom investimento, tem diversas outras variáveis. A competência da gestão, a concorrência. Se o quando as pessoas voltariam a viajar seria o tempestivo suficiente pra empresa quebrar. Nada garante que alguém ia dar bailout nela também. É engenharia de obra pronta mesmo, se tivesse dado errado você ia arranjar uma racionalização pra falar que era óbvio que ia dar errado. Estatisticamente alguém tem que dar sorte.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.891
Reações
11.976
Pontos
753

Tanto faz, mercado está sedento por ativos de risco.

É chute, Gol podia quebrar. Esse tipo de coisa dá certo até a hora que não dá e você fica sem nada. E pessoas voltarem a viajar não tornam Gol um bom investimento, tem diversas outras variáveis. A competência da gestão, a concorrência. Se o quando as pessoas voltariam a viajar seria o tempestivo suficiente pra empresa quebrar. Nada garante que alguém ia dar bailout nela também. É engenharia de obra pronta mesmo, se tivesse dado errado você ia arranjar uma racionalização pra falar que era óbvio que ia dar errado.

Sem contar que ser FP não garante renda, as coisas poderiam ter virado a um ponto de precisarem parcelar o salário. Ai quero ver ele segurar até empatar ou dar lucro.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.693
Reações
10.830
Pontos
1.479
Sem contar que ser FP não garante renda, as coisas poderiam ter virado a um ponto de precisarem parcelar o salário. Ai quero ver ele segurar até empatar ou dar lucro.

Isso, bem lembrado, e no geral nada garante nada. Podia ser despedido, ter parcelamento ou suspensão de salário. Achar que tem estabilidade no país da instabilidade jurídica é inocência. Estabilidade acabou tem tempo.

Tem que tratar sorte como sorte, e não decisão embasada.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.062
Pontos
1.503
Pra boa leitura da bolsa o que é fundamental? Informação privilegiada? Boa leitura política? Pegar a séries de dados de X tempo pra cá e estudar as flutuações?
Não me parece uma "aposta" por parte de quem é macaco velho nisso. :kpensa
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.693
Reações
10.830
Pontos
1.479
Pra boa leitura da bolsa o que é fundamental? Informação privilegiada? Boa leitura política? Pegar a séries de dados de X tempo pra cá e estudar as flutuações?
Não me parece uma "aposta" por parte de quem é macaco velho nisso. :kpensa

Pra mim só precisa de uma coisa, e é entender contabilidade (e a relação de indicadores contábeis com sucesso da empresa e qualidade da gestão no longo prazo). O resto é chute ou crime financeiro. Sigo a linha do Peter Lynch.

A contabilidade vai te ajudar a formar uma opinião sobre a gestão da empresa através dos números, e no longo prazo essa é a única coisa associada com o retorno da empresa. No curto prazo a cotação segue um movimento random walk, não pode ser explicada e é influenciada por infinitos fatores. "Leitura política", macroeconomia (dólar, taxa de juros, inflação) é chute, tanto o que vai acontecer na política quanto como esses acontecimentos vão influenciar uma empresa específica. E se você acertar as empresas nada disso importará, porque a gestão será competente pra ter sucesso independente do cenário. Se você tivesse previsto o coronavírus, perderia dinheiro ficando de fora de Microsoft e Wege que foram empresas que cresceram na crise. Você tem que aprender a encontrar essas empresas, e não a prever o que vai acontecer, que de qualquer forma é humanamente impossível.

E pra mitigar a provável chance de erro, você diversifica em algumas empresas e além do Brasil.
 
Ultima Edição:

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.884
Reações
7.182
Pontos
814
Pra boa leitura da bolsa o que é fundamental? Informação privilegiada? Boa leitura política? Pegar a séries de dados de X tempo pra cá e estudar as flutuações?
Não me parece uma "aposta" por parte de quem é macaco velho nisso. :kpensa
Operar retração de vela usado estratégia de Fibonacci.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.062
Pontos
1.503
Mas houve tempo para se mexer quando a pandemia estava prestes a estourar... não houve? Lógico que não dava pra prever o tempo de duração, mas quando tudo parecia rumar para a quarentena mesmo, quem nos EUA comprou ação da Amazon, por exemplo, um ano depois quase dobrou de valor...
Não me entendam mal, não estou querendo dizer que é fácil e nem ser engenheiro de obra pronta. Até porque quando se lida com isso há uma carga emocional envolvida.

Quando as coisas estiverem prestes a normalizar (ou mesmo agora) não seria interessante investir em empresas que ganham com isso? Turismo, transporte, bebidas, etc?

Eu não invisto na bolsa. Só brinquei no Folhainvest durante minha graduação. Estou formando ainda minha reserva de emergência.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.693
Reações
10.830
Pontos
1.479
Mas houve tempo para se mexer quando a pandemia estava prestes a estourar... não houve? Lógico que não dava pra prever o tempo de duração, mas quando tudo parecia rumar para a quarentena mesmo, quem nos EUA comprou ação da Amazon, por exemplo, um ano depois quase dobrou de valor...
Não me entendam mal, não estou querendo dizer que é fácil e nem ser engenheiro de obra pronta. Até porque quando se lida com isso há uma carga emocional envolvida.

Quando as coisas estiverem prestes a normalizar (ou mesmo agora) não seria interessante investir em empresas que ganham com isso? Turismo, transporte, bebidas, etc?

Eu não invisto na bolsa. Só brinquei no Folhainvest durante minha graduação. Estou formando ainda minha reserva de emergência.

É que no discurso e na nossa cabeça é super fácil prever exatamente a hora de entrar e sair na bolsa, principalmente depois que já aconteceu. Agora tenta colocar dinheiro seu na reta e vai fazer isso na prática. Ninguém consegue.

Não tô entendendo sua pergunta, mas sim, matematicamente o que vai maximizar sua riqueza é acertar a hora de entrar e sair. O que você tá falando em outras palavras é o batido "comprar no fundo e vender no topo não é o ideal?". O ponto não é esse, o ponto é se o ser humano tem capacidade de fazer isso. A história e as evidências mostram que não. Existe uma extensa literatura acadêmica, uma sub área de finanças chamada de market timing, dedicada a analisar exatamente isso. Nem gestor profissional com exercício de analista acerta timing.
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.062
Pontos
1.503
É que no discurso e na nossa cabeça é super fácil prever exatamente a hora de entrar e sair na bolsa, principalmente depois que já aconteceu. Agora tenta colocar dinheiro seu na reta e vai fazer isso na prática. Ninguém consegue.

Não tô entendendo sua pergunta, mas sim, matematicamente o que vai maximizar sua riqueza é acertar a hora de entrar e sair. O que você tá falando em outras palavras é o batido "comprar no fundo e vender no topo não é o ideal?". O ponto não é esse, o ponto é se o ser humano tem capacidade de fazer isso. A história e as evidências mostram que não.

Tive uma pequena prova disso quando comprei, semanas atrás alguns bitcoin... Subiu pra caramba (330 e pouco mil), mas eu já não tinha aguentado a tentação e vendi quando tava 304 mil (comprei por 285 mil). Ganhei 40 reais e fiquei felizão. :klol
Mas depois bateu arrependimento, hoje está em 322 mil... :ktriste2

Quando é nosso que está na reta, a coisa muda, realmente...
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.220
Reações
35.428
Pontos
1.053
Pra boa leitura da bolsa o que é fundamental? Informação privilegiada? Boa leitura política? Pegar a séries de dados de X tempo pra cá e estudar as flutuações?
Não me parece uma "aposta" por parte de quem é macaco velho nisso. :kpensa

talvez uns 50% sorte de acertar o investimento certo e 50% de acertar o momento certo.

resultado passado não é garantia de resultado futuro .....
vc pode pegar o histórico do Bayern de Munich e dizer que ele tem chance de ser campeão de novo esse ano.
mas vc não consegue mensurar todas as variáveis e probabilidades, do Bayern, dos outros times e do próprio mundo.

até porque cotação não segue necessariamente o resultado da empresa.
 
Ultima Edição:

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.891
Reações
11.976
Pontos
753
Mas houve tempo para se mexer quando a pandemia estava prestes a estourar... não houve? Lógico que não dava pra prever o tempo de duração, mas quando tudo parecia rumar para a quarentena mesmo, quem nos EUA comprou ação da Amazon, por exemplo, um ano depois quase dobrou de valor...

Não me entendam mal, não estou querendo dizer que é fácil e nem ser engenheiro de obra pronta. Até porque quando se lida com isso há uma carga emocional envolvida.


Quando as coisas estiverem prestes a normalizar (ou mesmo agora) não seria interessante investir em empresas que ganham com isso? Turismo, transporte, bebidas, etc?


Eu não invisto na bolsa. Só brinquei no Folhainvest durante minha graduação. Estou formando ainda minha reserva de emergência.


São incertezas, tem formas de ganhar com isso sem comprometer seus investimentos. Talvez separar até uns 20% do seu patrimônio para especular, sem alavancagens. Imagina que usa 10% pra especular em momentos de incertezas, comprou um ativo no meio do furacão que hoje valorizou 10x, parece um bom negócio? Você dobrou seu patrimônio correndo o risco de perder no máximo 10%.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.570
Pontos
1.389
Tive uma pequena prova disso quando comprei, semanas atrás alguns bitcoin... Subiu pra caramba (330 e pouco mil), mas eu já não tinha aguentado a tentação e vendi quando tava 304 mil (comprei por 285 mil). Ganhei 40 reais e fiquei felizão. :klol
Mas depois bateu arrependimento, hoje está em 322 mil... :ktriste2

Quando é nosso que está na reta, a coisa muda, realmente...

Mão de alface :coolface


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
na verdade é muito mais simples.

Bitocoin e criptos são produtos financeiros passíveis de valorização e especulação, como qualquer outro produto financeiro.
qualquer ideologia que o Satoshi tinha quando criou é irrelevante.
dinheiro não conhece ideologia.

imagine um videogame custar 5 mil reais e no ano seguinte custar 300 mil reais.
não importa se o seu salário aumentou na mesma proporção, uma moeda não pode ter esse ciclo inflacionário.

eu entrei no bitcoin com a consciência especulativa, porque é um produto financeiro especulativo.
não por acreditar em ideologia.

e lighning network já existe .. é o PIX kkk
Correto.

Só não concordo em ignorar a ideologia por trás da criação do projeto. Ele foi criado para um propósito específico e esse objetivo ainda guia os caminhos do seu desenvolvimento. Ainda existe a possibilidade de o bitcoin se estabelecer como um ativo de real reserva de valor, de se estabilizar ao ponto de não ter tamanha volatilidade, mas pra isso sua capitalização ainda precisa crescer muito. O bitcoin não pode, na prática, ser comparado ao ouro enquanto não tive o mesmo tamanho de mercado que o ouro. Mas ele está em franco e rápido crescimento nessa direção, um dia pode alcançá-lo e ultrapassá-lo e aí sim se estabeleer como o ouro digital que muito se prega hoje em dia.

Se isso ocorrer ele passará a ser lastro ao invés de precisar ter lastro, e até sua forma de moeda passará a ser mais atrativa e viável.

Na minha opinião não se pode ignorar os fundamentos ao especular com bitcoin, não dá pra olhar só os gráficos. Esse desenvolvimento dos fundamentos, que começam pela origem dele, são essenciais para a estratégia na operação dele.
 
Topo Fundo