O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LobOS of Wallter Space - Discussão sobre investimentos [Principalmente Bolsa de Valor]

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.960
Reações
30.904
Pontos
1.654
parece que vai tomar uma tunga de 31 bilhões, num processo rolando desde 2007.
mas não entendi direito se é multa ou contigência.

contingência pelo que li.

Setor jurídico deles comunicou que a perda passou de "remota" para "possível".

não tem como o mercado não precificar isso hahaha
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.907
Reações
39.340
Pontos
2.044
Pesquisei alguns processos em que a B3 tá envolvida. Não consegui achar aquele no qual ela pode ter de pagar 32 bilhões, mas achei um que pode ser o motivo. Em 2014, um acionista da CSN, que tinha comprado mais de 250 mil ações da CSN nos anos 1990 descobriu que a B3 perdeu todas as suas informações. O cara, obviamente, ingressou na justiça pedindo a grana de volta. Pelo valor de hoje, essas 250 mil ações da CSN são mais de 11 milhões, mas nisso não está calculado o o rendimento que o cara deveria ganhar nesses anos todos, juros e eventual multa que a B3 terá de pagar. O Juiz de 1º Grau reconheceu a prescrição, favorecendo a B3, mas no 2º Grau, o Tribunal deu ganho de causa pro cidadão e o STJ manteve a decisão em favor do cidadão. No entanto, na matéria do InfoMoney, fala de um processo de São Paulo e esse processo que encontrei é proveniente do RJ.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.220
Reações
35.428
Pontos
1.053
Pesquisei alguns processos em que a B3 tá envolvida. Não consegui achar aquele no qual ela pode ter de pagar 32 bilhões, mas achei um que pode ser o motivo. Em 2014, um acionista da CSN, que tinha comprado mais de 250 mil ações da CSN nos anos 1990 descobriu que a B3 perdeu todas as suas informações. O cara, obviamente, ingressou na justiça pedindo a grana de volta. Pelo valor de hoje, essas 250 mil ações da CSN são mais de 11 milhões, mas nisso não está calculado o o rendimento que o cara deveria ganhar nesses anos todos, juros e eventual multa que a B3 terá de pagar. O Juiz de 1º Grau reconheceu a prescrição, favorecendo a B3, mas no 2º Grau, o Tribunal deu ganho de causa pro cidadão e o STJ manteve a decisão em favor do cidadão. No entanto, na matéria do InfoMoney, fala de um processo de São Paulo e esse processo que encontrei é proveniente do RJ.

A B3 revisou a classificação de risco de uma contingência legal de “remota” para “possível”. Esta contingência está relacionada a uma ação na qual B3 é acusada de supostamente causar prejuízos em operações de mercado futuro de dólar conduzidas pelo Banco Central em janeiro de 1999.

Desde então, a empresa recebeu uma decisão desfavorável em 2012 e uma decisão favorável em 2017, e agora aguarda o julgamento do processo pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) apresentou parecer adverso a ser considerado na decisão do STJ, o que levou a empresa a alterar sua classificação de risco para possível. Atualmente, o valor atualizado da contingência é de R$ 31,2 bilhões (incluindo juros e multas).
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.960
Reações
30.904
Pontos
1.654
IBOV -6% no mês. Só Bonoro isso?

Acho que várias coisas
reforma tributária péssima, com taxação de dividendos
Reforma do imposto de renda é ridícula de ruim
Ameaça de pedalada pra criar bolsa família turbinado
aumento dos juros tornando a renda fixa mais atraente (tem título de 2031 pagando 10% hoje)

Não vejo motivo para cair muito mais ainda. Mas renda variável gonna variar né:klol
 


Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
reforma tributária péssima, com taxação de dividendos
Por que os dividendos não deveriam ser taxados?

Pra mim só deveriam ser taxados os dividendos milionários, dos grandes investidores. Os dividendos da gente que investe pouco não fazem nem cócegas.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.884
Reações
7.182
Pontos
814
IBOV -6% no mês; Só Bonoro isso?
Acho que várias coisas
reforma tributária péssima, com taxação de dividendos
Reforma do imposto de renda é ridícula de ruim
Ameaça de pedalada pra criar bolsa família turbinado
aumento dos juros tornando a renda fixa mais atraente (tem título de 2031 pagando 10% hoje)

Não vejo motivo para cair muito mais ainda. Mas renda variável gonna variar né:klol

Claro, o risco fiscal com a história do bolsa família.. Bem lembrado.
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.800
Reações
22.806
Pontos
1.464
O que deve ter de gente shorteando o Alicate's Club... Se bobear, até mesmo internamente.

 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.220
Reações
35.428
Pontos
1.053
um pouco off-topic mas dentro do universo de imóveis e valorizaçãp.

alargamento da praia de Camboriú ... projeto sendo executado pela mesma empresa que fez as ilhas Palm em Dubai.
está rolando tem alguns meses, só fiquei sabendo agora.

205998

 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.884
Reações
7.182
Pontos
814
Perspectivas ruins para o curto (médio?) prazo:

Caindo na real

Affonso Celso Pastore - O Estado de S.Paulo


Para quem ainda não se deu conta do significado da expressão “taxa de juros acima da neutra”, usada pelo Banco Central a partir de quando começou a reconhecer o descontrole da inflação, aqui vai a definição: é uma política monetária restritiva, que faz com que o crescimento do PIB atual se mantenha abaixo do seu potencial, alargando um hiato que já é negativo. Ou seja, para iniciar uma lenta e penosa convergência da inflação para a meta, o Banco Central terá de manter a taxa real de juros suficientemente elevada para provocar uma contração da demanda agregada, produzindo sensível redução do crescimento econômico.

Como as defasagens da política monetária são longas, nos próximos meses ainda não deverá ocorrer um encolhimento do PIB, mantendo-se a ilusão de um crescimento forte em 2022. Porém, já no início do próximo ano ficará claro que o crescimento será bem menor do que 2%, que era a estimativa de crescimento do PIB potencial antes da pandemia. Em 2022, teremos inflações e taxas reais de juros altas, com um crescimento medíocre do PIB, sem que se possa descartar uma queda em um ou outro trimestre.

Para minha surpresa, quando eu esboço esse quadro, a reação frequente do interlocutor é um par de olhos arregalados. Talvez isso se deva à ilusão de que a inflação seria apenas a consequência de uma sucessão de choques de oferta, independentes entre si, que se dissipariam sozinhos, sem contaminar as expectativas. Não é o que está escrito no primeiro capítulo do Manual do Regime de Metas de Inflação, que recomenda que, embora o Banco Central deva acomodar o efeito primário de um choque de oferta, tem de elevar a taxa de juros para dissipar seus efeitos secundários, o que não vinha sendo feito nos últimos 18 meses.

A segunda surpresa foi o otimismo do mercado quando o aumento da inflação gerou a ilusão de queda do risco fiscal. Reconheço que desta vez a ajuda não se deu através do imposto inflacionário, e sim por seu efeito sobre o crescimento da receita, que reduziu o déficit primário abaixo de 1,5% do PIB. Se a inflação não fosse tão alta, não teria ocorrido um crescimento do PIB nominal bem acima da dívida nominal, provocando em 2021 uma queda significativa da relação dívida/PIB. Contudo, ainda que isto não revelasse a melhora da política fiscal, provocou um rally nos preços dos ativos, com uma valorização temporária do real e do Ibovespa.

A ilusão de que tudo estaria bem impediu que se prestasse atenção aos efeitos de um aumento da taxa real de juros sobre o crescimento. Talvez isso se deva à expectativa de que a queda do risco fiscal, associada à taxa de juros mais alta, atrairia capitais que valorizariam o real, que poderia chegar a R$ 4,70/US$ ao final de 2021, contribuindo para a queda da inflação. Com isso, a perspectiva era de um retorno mais rápido da inflação à meta, com um sacrifício pequeno em termos de perda de produto.

Antes do alerta de que os gastos sociais também são reajustados pela inflação, acreditava-se que o IPCA de 8,3% em junho de 2021 teria gerado, em 2022, um aumento de R$ 120 bilhões dos gastos primários dentro do teto. A ilusão de que haveria uma gordura que permitiria aumentar os gastos desapareceu com a lembrança de que os gastos sociais têm de ser corrigidos pelo INPC de dezembro, o que come ¾ da suposta folga no teto, e a surpresa dos precatórios acentuou as preocupações. Ainda que a PEC dos precatórios aumente um espaço residual para acomodar o projeto do novo Bolsa Família, a incerteza já provocou efeitos, levando o real de volta aos R$ 5,20/US$.

Entraremos em 2022 com um crescimento econômico abaixo do potencial, com a taxa de desemprego alta e uma piora na distribuição de rendas. Com os EUA, Europa e China voltando a crescer perto dos respectivos potenciais, não teremos mais o impulso do comércio exterior e dos preços de commodities, que se soma ao desestímulo da taxa real de juros no campo restritivo da atividade econômica.

Crescimento econômico baixo reduz a popularidade do presidente, o que pode forçá-lo a optar pelo aumento nos gastos, excedendo o teto, com sua vida sendo facilitada pela aliança com o Centrão, que não tem a mínima preocupação com a responsabilidade fiscal. A piora da situação fiscal acentua a depreciação cambial, que aumenta a inflação, restando ao Banco Central a opção entre aumentar ainda mais a taxa de juros, reduzindo o crescimento, ou acomodar a política monetária, elevando a inflação. Tudo isso em um ano de eleição...

 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.891
Reações
11.976
Pontos
753
Eu acho que assumiram um risco desproporcional mantendo essa taxa de juros.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.590
Reações
38.844
Pontos
2.069
206315


Coisa do capeta mesmo... Malditos talebãs, não consegui prever seus movimentos.
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.423
Reações
18.678
Pontos
503
Meu Deus, eu não paro de perder dinheiro.


Screenshot_3639.png
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Meu Deus, eu não paro de perder dinheiro.

Melhor hora de comprar é na baixa.

Tem empresas com bons resultados e mercado caindo, tem FII de qualidade com preço mais compatível, coisas que alguns meses atrás estavam sobreprecificado.

Essa é a hora que os fundamentos brilham. Se a empresa continua crescendo e com lucros consistentes enquanto o mercado derrete, basta ir acumulando. Uma hora a cotação vai seguir o lucro.

O Brasil tá muito feio na foto, os juros subindo, tem toda cara de sangria prolongada. Faz parte do jogo.
 

Lor’themar Pomposo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.978
Reações
7.446
Pontos
694
Mais um na queda hhahahah

Absurdo o tanto de empresa com resultado bom que acabaram de soltar caindo 3-5% há 2 dias kkkkkkk

Alías, uma dúvida: vocês tem investimentos sólidos em ouro, principalmente, prata etc?? No caso seria em representativos de minérios né, ao invés de ouro ouro mesmo.

Pergunto pois comecei a ver mais sobre essa questão da impressão gigantesca de dinheiro pelos governos etc, e as possíveis consequências disso, a parece que a resposta de várias pessoas que andei vendo é investimento em moedas como uma precaução maior nesse cenário.
 
Ultima Edição:

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Não quero ser chato, mas antes de voltar a subir pra mim bate no 100k...e nao to palpitando a esmo, ta tudo indicando que vai bater na media de 30, que esta na casa 103 por enquanto.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.220
Reações
35.428
Pontos
1.053
será que vai chegar a conta do crescimento de 2020 ?
ano passado tive uma média de +2,99% por mês.
esse ano mal chega nos 1%.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
será que vai chegar a conta do crescimento de 2020 ?
ano passado tive uma média de +2,99% por mês.
esse ano mal chega nos 1%.

Minha opinião sincera??
De tudo que vi na bolsa nos últimos anos, e acompanho desde 2011, a recuperação rapida de 2020 nunca fez o menor sentido...por isso muita gente tava acreditando num novo crash, eu particularmente nao acredito, apenas acho que vamos devolver ao menos metade da recuperação.

Ta vendo a linha vermelha ali, pra mim, na melhor das hipoteses a gente toca e volta...na pior..bem, ja sabemos né.

206499
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.220
Reações
35.428
Pontos
1.053
Minha opinião sincera??
De tudo que vi na bolsa nos últimos anos, e acompanho desde 2011, a recuperação rapida de 2020 nunca fez o menor sentido...por isso muita gente tava acreditando num novo crash, eu particularmente nao acredito, apenas acho que vamos devolver ao menos metade da recuperação.

Ta vendo a linha vermelha ali, pra mim, na melhor das hipoteses a gente toca e volta...na pior..bem, ja sabemos né.

Visualizar anexo 206499

realmente ano passado não fez sentido nenhum a alta.
tb não acredito em crash, mas deve dar uma caída e ficar oscilando com fortes altas e baixas até passar as eleições ano que vem.
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.423
Reações
18.678
Pontos
503
Eu tenho uma opinião contrária, apesar da Vale e commodities terem carregado a alta, muitas empresas estão reportando excelentes resultados e deixaram a pandemia para trás. O P/L do IBOV tá bem descontado em relação à media histórica. Então por fundamentos a bolsa deveria tá testando os 140/150k.

Mas aí tem influência do vírus né, vírus Brasília.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Eu tenho uma opinião contrária, apesar da Vale e commodities terem carregado a alta, muitas empresas estão reportando excelentes resultados e deixaram a pandemia para trás. O P/L do IBOV tá bem descontado em relação à media histórica. Então por fundamentos a bolsa deveria tá testando os 140/150k.

Mas aí tem influência do vírus né, vírus Brasília.

Isso no longo prazo, estamos fando do curto prazo onde a gente sabe que o humor é o que conta....claro que no longo prazo a bolsa e sempre vai pra cima, mas 150k esse ano? Duvido muito, se fechar acima dos 100K ja acho que vai ser vitoria.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Se é pra chutar...chutemos. Eu não conto com a bolsa fechando esse ano no azul. Estou achando que tende a ter queda nesse ano e no próximo. Acho que todos os resultados viáveis da eleição são ruins pro mercado, só alguma surpresa, uma verdadeira zebra poderia ser realmente positiva, senão vai ser mais um ano de mercado pendendo pro "menos pior" mas sem o mesmo ânimo de antes, pois não consigo imaginar nenhum futuro Ministro mais bem visto do que o Guedes (mesmo depois das "traições" dele).

Acho que o ano que vem vai ser bem agitado politicamente e não será bonito, e a eleição, que hoje eu considero Lula favorito, se for o mesmo jogo de comadre de sempre, ainda pode seguir derretendo por mais 4, 5 anos, quem sabe.

Se esse cenário pessimista ocorrer, vai ser uma baita e longa janela de entrada...vai ser sofrivel e parecer apocalíptico, vão chamar de década perdida e etc...mas seria exatamente um repeteco de 2010 até 2016, onde ficou 6 anos de baixa pra depois 3 anos de alta forte.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Se é pra chutar...chutemos. Eu não conto com a bolsa fechando esse ano no azul. Estou achando que tende a ter queda nesse ano e no próximo. Acho que todos os resultados viáveis da eleição são ruins pro mercado, só alguma surpresa, uma verdadeira zebra poderia ser realmente positiva, senão vai ser mais um ano de mercado pendendo pro "menos pior" mas sem o mesmo ânimo de antes, pois não consigo imaginar nenhum futuro Ministro mais bem visto do que o Guedes (mesmo depois das "traições" dele).

Acho que o ano que vem vai ser bem agitado politicamente e não será bonito, e a eleição, que hoje eu considero Lula favorito, se for o mesmo jogo de comadre de sempre, ainda pode seguir derretendo por mais 4, 5 anos, quem sabe.

Se esse cenário pessimista ocorrer, vai ser uma baita e longa janela de entrada...vai ser sofrivel e parecer apocalíptico, vão chamar de década perdida e etc...mas seria exatamente um repeteco de 2010 até 2016, onde ficou 6 anos de baixa pra depois 3 anos de alta forte.

Por isso que nao acho que seja chute, temos "backtesting" para dizer que sim, eleições de esquerdopatas e malucos historicamente ferram a bovespa...kkk
 
Topo Fundo