O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LobOS of Wallter Space - Discussão sobre investimentos [Principalmente Bolsa de Valor]

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.689
Reações
10.818
Pontos
1.479
Bizon;8805097 disse:
Não fica meio caro por operação não?

No Bradesco trabalham com taxa variável, até R$50.000 você paga 0,25% na compra e 0,25% na venda, então se você operar R$40.000 vai gastar R$200 com corretagem. Viu como o BB é barato?

Outra com bom custo x benefício é a Banif Invest, com corretagem de R$10,80 por ordem, mas como disse, no Banco do Brasil você tem a segurança da corretora, inerente ao banco.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Banif baixou o preço da corretagem?

Bom saber... :D

Eu semprei operei com eles mas tava pensando em mudar para a mycap por causa do preço da corretagem, mas as ferramentas de analise da banif sao bemmmmm melhores...
 

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
Excelente tópico, assinado para ir acompanhanho, já que eu tb tenho muito interesse no assunto. Só por curiosidade Solid Snake, qual o investimento que vc faria se tivesse 100 ou 200k livre na mão?
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Pergunta aos tetas, supunhetemos que vocês tivessem dois milhões livres p investir, investiriam onde?
Voces tem na mesma rua uma casa otima pra morar por 1.1 milhão e um lote de 380 mil, onde economizariam mais? Logico plnejando construir uma casa no mesmo padrão da que esta sendo vendida por 1.1kk




Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.972
Reações
8.152
Pontos
789
Mas é pra investir ou pra morar? Pra mim tem muita diferença.

Se for pra morar, eu compraria o lote, pq ai construiria a casa exatamente do meu jeito. Agora pra investir talvez a casa pronta fosse melhor, pq dai o aluguel ja da retorno mais imediato, o lote vc ainda ia gastar um tanto construindo e depois de um tempao quando ficasse pronto, ai sim ia começar a alugar e ver a cor do dinheiro.
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Ovelha_Quaker;8805430 disse:
Mas é pra investir ou pra morar? Pra mim tem muita diferença.

Se for pra morar, eu compraria o lote, pq ai construiria a casa exatamente do meu jeito. Agora pra investir talvez a casa pronta fosse melhor, pq dai o aluguel ja da retorno mais imediato, o lote vc ainda ia gastar um tanto construindo e depois de um tempao quando ficasse pronto, ai sim ia começar a alugar e ver a cor do dinheiro.

Nãofaz diferenca. O lance é maximizar a grana e isso vem da economia., nesse caso

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk
 


Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Oppenheimer;8805360 disse:
Pergunta aos tetas, supunhetemos que vocês tivessem dois milhões livres p investir, investiriam onde?
Voces tem na mesma rua uma casa otima pra morar por 1.1 milhão e um lote de 380 mil, onde economizariam mais? Logico plnejando construir uma casa no mesmo padrão da que esta sendo vendida por 1.1kk




Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk

500k na bolsa, 500k na renda fixa, 500k em LCI e 500k em tesouro direto

500k na bolsa a 1.5% ao mes = 7.500 reais
500k na renda fixa a 0,7% ao mes = 3.500 reais
500k em LCI a 0,8% ao mes = 4.000 reais
500k em tesouro direto a 1% ao mes = 5.000 reais

Rendimento de 20.000 reais por mês ou 1% ao mes, tah otimo... :D
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Eh nozes;8805496 disse:
500k na bolsa, 500k na renda fixa, 500k em LCI e 500k em tesouro direto

500k na bolsa a 1.5% ao mes = 7.500 reais
500k na renda fixa a 0,7% ao mes = 3.500 reais
500k em LCI a 0,8% ao mes = 4.000 reais
500k em tesouro direto a 1% ao mes = 5.000 reais

Rendimento de 20.000 reais por mês ou 1% ao mes, tah otimo... :D

E os impostos?

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Oppenheimer;8805464 disse:
Nãofaz diferenca. O lance é maximizar a grana e isso vem da economia., nesse caso

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk

So pra me explicar se voce sabe qual a taxa normalmente usada pra vender sabe o quanto custou pra construir.
Se voce constroi a casa em 6 meses gasta x.
Se compra a casa pronta gasta w.
Em 6 meses o valor do aluguel compensaria mais que a economia feita com o valor x?

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.972
Reações
8.152
Pontos
789
Oppenheimer;8805464 disse:
Nãofaz diferenca. O lance é maximizar a grana e isso vem da economia., nesse caso

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk

Claro que faz diferença, a casa que vc mora não é investimento, é passivo (despesa).

Anyway, com 2 milhoes eu nao imobilizaria tudo nao, podia ate comprar outro imovel mais barato pra investir, e o resto aplicava +- igual o Eh Nozes.
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.972
Reações
8.152
Pontos
789
Oppenheimer;8805535 disse:
So pra me explicar se voce sabe qual a taxa normalmente usada pra vender sabe o quanto custou pra construir.
Se voce constroi a casa em 6 meses gasta x.
Se compra a casa pronta gasta w.
Em 6 meses o valor do aluguel compensaria mais que a economia feita com o valor x?

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk

Nao tinha visto. Em Brasilia DIFICILMENTE o valor do aluguel compensaria, ja que a proporção do aluguel em relação ao valor de um imovel pra venda é infima.

Uma kitnet de 400k pra comprar vc aluga por 1000 reais, ou seja, 0,25% apenas do valor do imovel por mes. Ate poupança da mais que isso.
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Ovelha_Quaker;8805543 disse:
Claro que faz diferença, a casa que vc mora não é investimento, é passivo (despesa).

Anyway, com 2 milhoes eu nao imobilizaria tudo nao, podia ate comprar outro imovel mais barato pra investir, e o resto aplicava +- igual o Eh Nozes.

Investimento no caso aqui é a economia.
O que nao se gasta se economia e se reinveste

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Ovelha_Quaker;8805543 disse:
Claro que faz diferença, a casa que vc mora não é investimento, é passivo (despesa).

Anyway, com 2 milhoes eu nao imobilizaria tudo nao, podia ate comprar outro imovel mais barato pra investir, e o resto aplicava +- igual o Eh Nozes.

A casa que a gente mora nao eh passivo nao...

Vc pode muito bem alugar a casa que vc mora e ir morar de aluguel em um lugar com aluguel mais barato e lucrar a diferença...
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Ovelha_Quaker;8805562 disse:
Nao tinha visto. Em Brasilia DIFICILMENTE o valor do aluguel compensaria, ja que a proporção do aluguel em relação ao valor de um imovel pra venda é infima.

Uma kitnet de 400k pra comprar vc aluga por 1000 reais, ou seja, 0,25% apenas do valor do imovel por mes. Ate poupança da mais que isso.

Logo, lote é melhor que casa pronta :p

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.972
Reações
8.152
Pontos
789
Eh nozes;8805576 disse:
A casa que a gente mora nao eh passivo nao...

Vc pode muito bem alugar a casa que vc mora e ir morar de aluguel em um lugar com aluguel mais barato e lucrar a diferença...

Mas aí não é a casa que vc mora! :kongpositivo: Vc moraria de aluguel, e continuaria sendo despesa.
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Eh nozes;8805576 disse:
A casa que a gente mora nao eh passivo nao...

Vc pode muito bem alugar a casa que vc mora e ir morar de aluguel em um lugar com aluguel mais barato e lucrar a diferença...

Eu construi minha primeira casa assim.
Tinha um apart e aluguei. Com o aluguel akuguei um apartamento maior e mais barato e com o resto da grana ajudei pa finalizar a casa.

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.689
Reações
10.818
Pontos
1.479
Oppenheimer;8805464 disse:
Nãofaz diferenca. O lance é maximizar a grana e isso vem da economia., nesse caso

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk

Dentro do conceito da educação financeira faz sim. Ativo é o que gera receita, passivo é o que gera despesa.

Marculino;8805289 disse:
Excelente tópico, assinado para ir acompanhanho, já que eu tb tenho muito interesse no assunto. Só por curiosidade Solid Snake, qual o investimento que vc faria se tivesse 100 ou 200k livre na mão?

Isso depende de alguns fatores. Mas hoje, deixaria o equivalente a 6 meses de despesa depositado em renda fixa (tesouro direto ou poupança) pra eventuais emergências/oportunidades, o resto colocaria na bolsa. Mas isso é porque eu estudo e acompanho diariamente, ainda por cima gosto de trabalhar com ações, tudo isso somada a minha estratégia de investimentos diminui meu risco. Gosto de gestão financeira (pós-graduação) e administração de empresas (ensino superior), então me sinto muito a vontade mexendo com ações.

Repito, é o meu perfil, não é uma indicação.

Ovelha_Quaker;8805430 disse:
Mas é pra investir ou pra morar? Pra mim tem muita diferença.

Com certeza.

Eh nozes;8805576 disse:
A casa que a gente mora nao eh passivo nao...

Vc pode muito bem alugar a casa que vc mora e ir morar de aluguel em um lugar com aluguel mais barato e lucrar a diferença...

Sim, aí a casa de aluguel vai ser um passivo (despesa), a sua casa alugada vai ser um ativo (receita) e a diferença vai ser resultado. Isso tanto pra efeito de plano de contas quanto na ótica de Robert Kyiosaki.
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Solid Snake;8806150 disse:
Dentro do conceito da educação financeira faz sim. Ativo é o que gera receita, passivo é o que gera despesa.

Solid, o que eu me referia em nao fazer sentido na pergunta em questão, foi pelo que expliquei depois.
O objetivo e economia e/maximizar a grana

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.972
Reações
8.152
Pontos
789
Solid Snake;8806150 disse:
Sim, aí a casa de aluguel vai ser um passivo (despesa), a sua casa alugada vai ser um ativo (receita) e a diferença vai ser resultado. Isso tanto pra efeito de plano de contas quanto na ótica de Robert Kyiosaki.

Esse é meu ponto, a casa que você mora, seja própria ou seja aluguel, sempre vai ser passivo/despesa.
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Ovelha_Quaker;8805543 disse:
Claro que faz diferença, a casa que vc mora não é investimento, é passivo (despesa).

Anyway, com 2 milhoes eu nao imobilizaria tudo nao, podia ate comprar outro imovel mais barato pra investir, e o resto aplicava +- igual o Eh Nozes.

2kk fora olance da casa, claro.

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Solid Snake;8806150 disse:
Sim, aí a casa de aluguel vai ser um passivo (despesa), a sua casa alugada vai ser um ativo (receita) e a diferença vai ser resultado. Isso tanto pra efeito de plano de contas quanto na ótica de Robert Kyiosaki.

Eh isso mesmo... [khappy]

A transacao em si eh um ativo pq quando eu faço isso eu gero renda e quando eu nao faço eu nao gero renda... :lingua
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.689
Reações
10.818
Pontos
1.479
[SIZE="3"]Economizar melhor: os 8 erros financeiros mais comuns que dificultam a tarefa
[/SIZE]


Ao decidir começar a economizar e investir, muitos de nós precisamos superar certos erros primários que cometemos quase inconscientemente. São erros que, embora quando considerados isoladamente às vezes não levem a enormes prejuízos, são a causa inequívoca de uma vida financeira caótica. Por essa razão, é importante conhecer esses erros para corrigi-los o quanto antes e possibilitar uma otimização na sua capacidade de economizar!

Primeiro erro: Gastos inúteis demais dificultam a tentativa de economizar

Um cafezinho a menos por dia, um par de sapatos a menos por mês, a assinatura de uma revista que você quase não lê (ou poderia ler boa parte de seu conteúdo pela Internet)… enfim, são muitos os gastos que fazemos e poderiam ser evitados e que, ao final de um ano, quando somados, constituem pequenas fortunas. Um café que custe R$ 1,00 por dia útil da semana, por exemplo, equivaleria a aproximadamente R$ 240,00 a se economizar ao final de um ano. Não é muito, mas quantas pessoas não conseguem economizar nem isso ao longo de um ano, com o argumento de que não sobra dinheiro? Se você diminuir a ida ao cinema de uma vez por semana para apenas duas vezes por mês, poderia economizar algo em torno de R$ 480 a mais por ano (considerando um ingresso que custe R$ 20). Se você gosta de jantar fora e gasta R$ 100,00 em um restaurante no fim de semana, pode economizar R$ 5.200 por ano (uma quantia bem superior aos R$ 240 do cafézinho, não?). Não estou dizendo que você não deve ir ao cinema ou jantar fora de vez em quando – mas lembre-se dos custos desses pequenos prazeres ao longo do tempo e os acomode a sua situação financeira e a sua capacidade de economizar. Lembre-se sempre de que cada real investido faz a diferença no final!

Segundo erro: Parcelas demais também dificultam qualquer tentativa de economizar…

Grande negócio comprar uma televisão que custa R$ 1.500 em 24 parcelas de R$ 100,00, não é? Afinal, os R$ 100,00 cabem direitinho no seu orçamento doméstico e você vai ter em sua casa uma tevê de última geração! Pois é… mas a tevê saiu por R$ 2.400, e não R$ 1.500! Ou seja… você pagou 60% a mais pela televisão – no mínimo, já que poderia ter recebido um bom desconto se houvesse pago a televisão à vista. E ainda sobraria um dinheiro a mais para economizar. Ou seja, outro fator que pode atrapalhar seu objetivo de economizar mais e melhor é a mania que muitos brasileiros têm de parcelar suas compras a perder de vista.

Terceiro erro: Pagamentos mensais demais

Também é importante ter cuidado com os pagamentos mensais. Conta de água, energia, telefone, tevê a cabo, celular, assinaturas de revistas, sites e outros serviços que exijam pagamento mês a mês. Se o dinheiro estiver contado e você estiver incapacitado de economizar o montante planejado, considere a possibilidade de diminuir os valores das assinaturas, ou de cancelar as que forem consideradas supérfluas. Com isso, será possível economizar mais facilmente, pois sobrará um pouquinho a mais no orçamento doméstico.

Quarto erro: o abuso do cartão de crédito

Embora o cartão de crédito possa ser utilizado como importante instrumento de controle financeiro, ele pode ser um perigo se o seu portador abusar de seu uso e necessitar pagar menos do que o valor da fatura. Nesse caso, será necessário parcelar o valor – e é aí que mora o principal perigo para sua capacidade de economizar. Os juros do parcelamento são excessivos! Portanto, use o cartão de crédito com moderação.

Quinto erro: Comprar um novo carro

Antes de comprar um novo carro, reflita bastante a respeito de sua necessidade. E também reflita sobre o modelo de automóvel de que você necessita: você precisa mesmo daquele carrão importado que vem com todos os opcionais? Lembre-se de que não é apenas o preço do carro que é alto; com ele, vêm seguro, o consumo de combustível (em alguns casos, o consumo é bem maior, especialmente no caso das SUVs e carros esportivos) e o custo com a manutenção. Além disso, a depreciação desses modelos é bem superior à de um carro comum. Com tudo isso, se você não tem condições de arcar com tudo isso e ainda economizar, o melhor mesmo é ficar com o seu modelo mais antigo – ou, se você mesmo quer um desses modelos, talvez não valha a pena comprar o carro zero quilômetro: por que não comprar um modelo usado, com 2 ou 3 anos de uso? O carro continuará excelente, mas com um potencial de desvalorização maior, e um custo de aquisição muito menor. Mas o melhor mesmo é refletir se você realmente precisa e pode manter o seu sonho de consumo, e ainda economizar o suficiente para o futuro.

Sexto e sétimo erros: Comprar uma casa maior do que a que você precisa… e achar que ela é a fonte de sua segurança financeira

São dois os erros decorrentes da escolha de sua residência: comprar uma casa grande demais e achar que ela será a fonte de sua segurança financeira. Por que você precisa de uma casa ou de um apartamento enorme, se você mora sozinho ou com duas ou três pessoas? Imóvel grande demais significa mais impostos a pagar e mais custos de financiamento e manutenção.

Outro erro é tratar sua casa como se ela fosse o seu patrimônio. Se você se lembrar bem do artigo em que discuto o conceito de ativo e passivo, a residência normalmente se enquadra como passivo na maior parte do tempo, e não se lembrar disso é um obstáculo perigoso para a sua capacidade de economizar. Uma casa ou um apartamento tiram seu dinheiro do seu bolso – com impostos, dinheiro do financiamento e custos de manutenção. Ela só é um ativo a partir do momento que você a vende e ela te traz dinheiro de volta; mas boa parte das pessoas compra uma casa não para vendê-la, mas para mantê-la em seu patrimônio indefinidamente. Portanto, se você não tem condição de comprar uma casa e continuar com folga financeira para economizar e investir, considere seriamente a possibilidade de viver de aluguel – especialmente se o preço dos imóveis for superior a 16,67 vezes o valor anual do aluguel (o que equivale a um aluguel que represente algo em torno de 6% do valor do imóvel ao ano).

Oitavo erro: Não ter condição de viver um único mês sem o salário

Outro erro que os brasileiros cometem corriqueiramente é o de não ter condição de viver um único mês sem receber salário. O que acontece se o patrão deixar de pagar (ou pagar atrasado)? O que acontece se a empresa falir, ou por outro motivo o empregado for demitido? O que acontece se a economia brasileira entrar em recessão?

Esse é um dos motivos pelos quais é importante economizar e investir: ter um montante suficiente para sustentar seu padrão de vida enquanto se consegue um novo emprego. Ajuste seu padrão de vida para que seja possível economizar o suficiente a fim de ter a segurança financeira necessária para ter outra fonte de renda que não a do seu emprego. O ideal é ter o suficiente, em fonte de renda com baixa volatilidade (renda fixa, principalmente), para viver 6 meses sem emprego.


Por Fábio Portela em 24, nov 2011, em seu blog www.opequenoinvestidor.com.br
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.972
Reações
8.152
Pontos
789
Eh nozes;8806250 disse:
Eh isso mesmo... [khappy]

A transacao em si eh um ativo pq quando eu faço isso eu gero renda e quando eu nao faço eu nao gero renda... :lingua

Discordo. Não existe "transação ativo".

Vc tem um ativo: "casa propria alugada"
Uma receita: "aluguel da casa propria alugada"
e uma despesa: "aluguel pago na casa em que mora"

O resultado pode até ser positivo, mas o aluguel pago ainda vai ser despesa.

ou

Vc tem um ativo permanente: "casa própria em que mora"
e um passivo: "prestações da casa"

(tirando as despesas de manutenção que sao comuns aos dois casos)

Em ambos, a casa em que vc mora só gera despesa, NUNCA receita.


acho que ficou meio confuso, mas é assim que penso ;D
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Ovelha_Quaker;8806347 disse:
Discordo. Não existe "transação ativo".

Vc tem um ativo: "casa propria alugada"
Uma receita: "aluguel da casa propria alugada"
e uma despesa: "aluguel pago na casa em que mora"

O resultado pode até ser positivo, mas o aluguel pago ainda vai ser despesa.

ou

Vc tem um ativo permanente: "casa própria em que mora"
e um passivo: "prestações da casa"

(tirando as despesas de manutenção que sao comuns aos dois casos)

Em ambos, a casa em que vc mora só gera despesa, NUNCA receita.


acho que ficou meio confuso, mas é assim que penso ;D

Po mas isso é pura teoria no fim, na prática èo que eu tava perguntando e oceis preferiram ficar discutindo teoria, seus catedraticos viadinhows

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.972
Reações
8.152
Pontos
789
Oppenheimer;8806367 disse:
Po mas isso é pura teoria no fim, na prática èo que eu tava perguntando e oceis preferiram ficar discutindo teoria, seus catedraticos viadinhows

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk

É pq eu nao tenho dinheiro, dai só isso que me resta! :-(
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.972
Reações
8.152
Pontos
789
Eh nozes;8806407 disse:
Se a casa esta quitada eu gero receita sim...

Eu alugo para alguem por 1.000 reais e alugo outra casa para mim por 600 reais eu estou gerando receita de 400 reais... :D

Se eu continuasse morando no meu ape quitado eu nao estava gerando receita e nem despesa...

Deixa pra lá, a diferença que to falando é conceitual. No fim das contas, o importante são os 400 reais caindo no bolso! [khappy]
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Discordo. Não existe "transação ativo".

Vc tem um ativo: "casa propria alugada"
Uma receita: "aluguel da casa propria alugada"
e uma despesa: "aluguel pago na casa em que mora"

O resultado pode até ser positivo, mas o aluguel pago ainda vai ser despesa.

ou

Vc tem um ativo permanente: "casa própria em que mora"
e um passivo: "prestações da casa"

(tirando as despesas de manutenção que sao comuns aos dois casos)

Em ambos, a casa em que vc mora só gera despesa, NUNCA receita.


acho que ficou meio confuso, mas é assim que penso ;D

Se a casa esta quitada eu gero receita sim...

Eu alugo para alguem por 1.000 reais e alugo outra casa para mim por 600 reais eu estou gerando receita de 400 reais... :D

Se eu continuasse morando no meu ape quitado eu nao estava gerando receita e nem despesa...
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Deixa pra lá, a diferença que to falando é conceitual. No fim das contas, o importante são os 400 reais caindo no bolso! [khappy]

Pode crer... :rox:D

Quando eu quitar o meu ape atual eu vou fazer isso para comprar um segundo ape, vou comprar o segundo ape financiado, vou ir morar ele e alugar o primeiro ape e vou pagar a prestacao do segundo ape com o aluguel do primeiro...

Mas antes vou juntar uma entrada boa para a prestacao do segundo ape ficar mais barata que o aluguel que vou ganhar do primeiro, que nessa brincadeira alem de estar comprando um novo ape eu ainda lucro na diferença do aluguel do primeiro menos o que vou gastar com a prestacao do segundo...

Nao sei se deu para entender direito ehehehe
 

soukaigi

Bam-bam-bam
Mensagens
9.060
Reações
6.162
Pontos
444
Para uma família pequena, é mais vantajoso fazer "despesa" (compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza) em um atacadista ou varejista?
É melhor comprar para uma semana ou para o mês?

Se não me engano a inflação dos alimentos é bem volátil.
Atacadista tem preço melhor mas tem quantia mínima de compra.
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Solid se nao tiver problemas, queria ler sua opinião la na tal situação que sugeri.
Valeeeu

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.689
Reações
10.818
Pontos
1.479
Oppenheimer;8806584 disse:
Solid se nao tiver problemas, queria ler sua opinião la na tal situação que sugeri.
Valeeeu

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk

Oppen, achei o texto meio confuso. Tenta colocar de um jeito mais claro?

soukaigi;8806492 disse:
Para uma família pequena, é mais vantajoso fazer "despesa" (compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza) em um atacadista ou varejista?
É melhor comprar para uma semana ou para o mês?

Se não me engano a inflação dos alimentos é bem volátil.
Atacadista tem preço melhor mas tem quantia mínima de compra.

O varejista compra do distribuidor e inclui sua margem de lucro pra revender. Direto no atacadista você corta essa % do atravessador, então é mais interessante. Além disso, quando você trabalha no atacado você tem menos funcionários (tanto caixa quanto atendentes espalhados) e um maior aproveitamento do estoque (vertical), entre outras coisas, então o atacadista acaba tendo um custo menor pra manter a operação e acaba conseguindo vender seus com uma margem de lucro menor.

Nesse caso, se tem quantia mínima, melhor deixar pra ir no final do mês, não? Só tomar cuidado com os desperdícios.
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Solid Snake;8806689 disse:
Oppen, achei o texto meio confuso. Tenta colocar de um jeito mais claro?



O varejista compra do distribuidor e inclui sua margem de lucro pra revender. Direto no atacadista você corta essa % do atravessador, então é mais interessante. Além disso, quando você trabalha no atacado você tem menos funcionários (tanto caixa quanto atendentes espalhados) e um maior aproveitamento do estoque (vertical), entre outras coisas, então o atacadista acaba tendo um custo menor pra manter a operação e acaba conseguindo vender seus com uma margem de lucro menor.

Nesse caso, se tem quantia mínima, melhor deixar pra ir no final do mês, não? Só tomar cuidado com os desperdícios.

2 milhões livres o que você faria com isso?

Fora os 2kk... uma casa numa rua X custa um milhao e cem. Um lote nessa mesma rua 380 mil.
Onde ( comprando o lote, ou a casa?) pode economizar mais e melhor?, visando logico se pegar o lote construir uma casa do mesmo padrão da de um milhão e cem mil.

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.689
Reações
10.818
Pontos
1.479
Oppenheimer;8806722 disse:
2 milhões livres o que você faria com isso?

Fora os 2kk... uma casa numa rua X custa um milhao e cem. Um lote nessa mesma rua 380 mil.
Onde ( comprando o lote, ou a casa?) pode economizar mais e melhor?, visando logico se pegar o lote construir uma casa do mesmo padrão da de um milhão e cem mil.

Sent from my Transformer TF101 using Tapatalk

Olha, se o lote das duas casas custar R$380 mil, é mais barato comprar o lote e construir, porque com certeza o cara que construiu a casa imbutiu o lucro nela em razão do esforço para construir. Pensa, você teve todo o desgaste pra construir uma casa, dedicou tempo e esforço ali, não é justo você querer um retorno em cima disso?

Por outro lado, eu não gosto de construção nem de construir, então por conta do meu perfil, eu pegaria a casa pronta, mesmo tendo de pagar mais. Existem custos além do monetário, são eles: Psicológico, temporal e comportamental. E nesse caso, prefiro arcar com o custo monetário superior. Mas escolher é um luxo, dou importância para a educação financeira justamente para poder fazer escolhas.

Sobre os 2 milhões, tiraria uma parte para fundo de reserva, colocando em renda fixa e fracionaria o restante em 4 partes, 35% em uma ação x, 35% em uma ação y, 20% em uma ação z e 10% em uma ação w, sendo que três delas seria para rendimentos passivos e uma delas para um palpite de valorização. Isso é minha estratégia hoje, amanhã pode ser outra, mas hoje o meu pesar é de não ter mais capital disponível para aproveitar a promoção que eu estou vendo na bolsa.

Agora, o que seria melhor pra minha mãe, que não entende de mercado financeiro, aluguel, títulos do governo...? Provavelmente pegar esses 2 milhões e colocar na poupança e em CDB. É importante considerar seu custo de oportunidade e se ater ao seu círculo de competência, considerar sua idade, objetivos com os investimentos e o tempo em que eles vão durar, nenhum perfil é igual ao outro.

É o que penso.
 
Topo Fundo