O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LobOS of Wallter Space - Discussão sobre investimentos [Principalmente Bolsa de Valor]

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.666
Reações
10.652
Pontos
1.479
@Sic Parvis Magna, você poderia falar um pouco sobre quais ações você possui na carteira e por quais motivos? Gostaria de saber um pouco de suas estratégias, visto que você tem uma caminhada boa nesse mundo de ações.

Não, porque o intuito não é sugerir ações (nem chancelar dizendo "quais tenho"). Eu tenho 15 empresas, onde a que tenho mais representa 15% da carteira, e a menor 2%.

Posso comentar da estratégia geral. Meu critério de seleção é "qualidade" (quality investing). Eu procuro as que tem boa gestão, são eficientes operacionalmente e tenham boa governança (mecanismos de incentivo e controle que minimizam os conflitos entre minoritários, majoritários e gestores). Pra identificar isso olho as informações contábeis: dre, balanço e dfc. Essas informações você pode buscar na Bovespa de forma mais crua, ou de forma mais organizada e tratada na Bastter.com. Como sou pesquisador eu uso também Economática e CapitalIQ, mas a mensalidade dessas bases é acima de R$ 10.000. Bastter serve pra qualquer um que queira investir.

Se as empresas forem bem administradas e tiverem boa governança, você vai ganhar dinheiro no longo prazo. As variáveis mais correlacionadas (covariância na verdade) com o preço da ação no longo prazo são fluxo de caixa operacional, lucro líquido e patrimônio líquido. Se você conseguir encontrar empresas onde pelo menos dois desses indicadores possuam uma tendência ou um crescimento médio alto durante um grande período de tempo, você terá encontrado os melhores investimentos de longo prazo.

Pro mindset de mercado sigo o Peter Lynch e pra análise de empresas eu vejo o que os artigos científicos tem discutido sobre estratégia de investimento, direcionados de valores, maximização do valor da firma etc.
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
Das 7 ações, 6 estão entre dois setores. 3 financeiras e 3 elétricas. Consegue ver algum problema?

Eu entendo seu ponto de vista, 99% das pessoas falam de diversificação, mas em breve vou entrar em localiza, vou pegar uma de varejo tambem e duas de comodities
Comecei por setores mais defensivos e que valorizaram bastante desde que entrei, sem falar nos gordos dividendos que pagam.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.666
Reações
10.652
Pontos
1.479
Eu entendo seu ponto de vista, 99% das pessoas falam de diversificação, mas em breve vou entrar em localiza, vou pegar uma de varejo tambem e duas de comodities
Comecei por setores mais defensivos e que valorizaram bastante desde que entrei, sem falar nos gordos dividendos que pagam.

Valorização no curto prazo e se os dividendos são grandes ou não sozinhos são informações irrelevantes.

A empresa pode estar tomando dinheiro emprestado do banco e distribuindo o caixa via dividendos. Terá "gordos dividendos" e a empresa está indo pro buraco. Etc.

O único fato aí é a carteira concentrada em dois setores.

99% fala de "gordos dividendos" também. A indústria do mercado financeiro adora vender essa "estratégia". Igual "comprar na baixa e vender na alta" pra estimular corretagens.
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
A empresa pode estar tomando dinheiro emprestado do banco e distribuindo o caixa via dividendos. Terá "gordos dividendos" e a empresa está indo pro buraco. Etc.

Novamente entendo seu ponto de vista, mas se voce pegar o balanço e analisar detalhadamente as 7 empresas que citei, verá que elas estão bem sólidas, perenes e não estão alavancadas, sem dívida e investindo e expandindo.
Por exemplo a B3 e a Equatorial, pagam menos de 2% de DY e mesmo assim estão na carteira, a questão é que as empresas são boas, independente de pagarem ou não dividendos, passaram bem na minha análise de compor a carteira.
Sim, eu foquei em dois setores, mas consciente disso mesmo, mesmo sabendo de todo o papo da diversificação.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.666
Reações
10.652
Pontos
1.479
Novamente entendo seu ponto de vista, mas se voce pegar o balanço e analisar detalhadamente as 7 empresas que citei, verá que elas estão bem sólidas, perenes e não estão alavancadas, sem dívida e investindo e expandindo.
Por exemplo a B3 e a Equatorial, pagam menos de 2% de DY e mesmo assim estão na carteira, a questão é que as empresas são boas, independente de pagarem ou não dividendos, passaram bem na minha análise de compor a carteira.
Sim, eu foquei em dois setores, mas consciente disso mesmo, mesmo sabendo de todo o papo da diversificação.

Tranquilo. Se você analisou o balanço e chegou a conclusão de que são sólidas, ok. No seu post anterior você só falou de valorização e dividendos. Novamente, dividendos são totalmente irrelevantes, seja payout ou DY%.

Sobre diversificação, você mesmo já reconheceu e disse que vai diversificar, então acho que tá no caminho. Não é só um papo, é um prêmio nobel (na verdade pelo menos dois, Markowitz e Sharpe). Abs.
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
Tranquilo. Se você analisou o balanço e chegou a conclusão de que são sólidas, ok. No seu post anterior você só falou de valorização e dividendos. Novamente, dividendos são totalmente irrelevantes, seja payout ou DY%.

Sobre diversificação, você mesmo já reconheceu e disse que vai diversificar, então acho que tá no caminho. Não é só um papo, é um prêmio nobel (na verdade pelo menos dois, Markowitz e Sharpe). Abs.

hahaha boa
abs
 


bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
vi quase ninguém comentando da BTG pactual

e comecei usar ela por recomendação da minha irmã (ela ta na modal mas abriu uma na btg tbm)
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.666
Reações
10.652
Pontos
1.479
vi quase ninguém comentando da BTG pactual

e comecei usar ela por recomendação da minha irmã (ela ta na modal mas abriu uma na btg tbm)

Um dos motivos é que a plataforma/banco/corretora que cada um usa é extremamente irrelevante. Pessoal perde muito tempo escolhendo o intermediador, tempo que poderia ser gasto estudando mais sobre investimentos.

Duvida? Só olhar qual é o principal assunto discutido por iniciantes, depois comparar com quem já tem muito tempo de investimento.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
Um dos motivos é que a plataforma/banco/corretora que cada um usa é extremamente irrelevante. Pessoal perde muito tempo escolhendo o intermediador, tempo que poderia ser gasto estudando mais sobre investimentos.

Duvida? Só olhar qual é o principal assunto discutido por iniciantes, depois comparar com quem já tem muito tempo de investimento.
pior q não fiquei grilando com isso. foi só uma curiosidade ver ninguém comentar sobre ela.

é o q to usando no momento, montei uma carteira modesta pra iniciantes (2/3 com prazo de 5 anos por motivos pessoais) discutindo detalhes com a minha irmã e to lendo agora recomendação sua (bastter) pra fazer algo melhor até lá. Como não tenho tanto tempo pra isso dei esse prazo de "graduação" pra aprender tudo q posso
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
Alguém aqui tem 100% do patrimônio em ações? atualmente to com 45% em ações
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.666
Reações
10.652
Pontos
1.479
pior q não fiquei grilando com isso. foi só uma curiosidade ver ninguém comentar sobre ela.

é o q to usando no momento, montei uma carteira modesta pra iniciantes (2/3 com prazo de 5 anos por motivos pessoais) discutindo detalhes com a minha irmã e to lendo agora recomendação sua (bastter) pra fazer algo melhor até lá. Como não tenho tanto tempo pra isso dei esse prazo de "graduação" pra aprender tudo q posso

Dinheiro com prazo definido tem que ir pra renda fixa. Em ações voce pode pegar um ciclo de baixa de curto prazo e no final dos 5 anos ter menos do que precisava. Principalmente se não tem tempo ou está aprendendo. Renda fixa é o ideal por enquanto.
Alguém aqui tem 100% do patrimônio em ações? atualmente to com 45% em ações

Eu tenho.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
Dinheiro com prazo definido tem que ir pra renda fixa. Em ações voce pode pegar um ciclo de baixa de curto prazo e no final dos 5 anos ter menos do que precisava. Principalmente se não tem tempo ou está aprendendo. Renda fixa é o ideal por enquanto.


Eu tenho.
sim essa grana ta na renda fixa (e uma parte pequena em multimercado) mas vi q o multi é bastante criticado (pq to deixando na mão de outras pessoas cuidarem e ganharem mais o q eu poderia ganhar me virando sozinho). bom vivendo e aprendendo kk
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
sim essa grana ta na renda fixa (e uma parte pequena em multimercado) mas vi q o multi é bastante criticado (pq to deixando na mão de outras pessoas cuidarem e ganharem mais o q eu poderia ganhar me virando sozinho). bom vivendo e aprendendo kk

o grande lance do fundo multimercado também é ver qual o valor da taxa de administração
tem fundos cobrando absurdos 5, 4 % de taxa de administração anual
ai o fundo rende 11 % no ano e vc paga 5% de taxa de administração e no final ganha 6% menos que a renda fixa, e ainda desconta o come cotas.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
fiquei assustado com o depoimento extremamente negativo sobre as Previdências privadas

desencorajam mto a se meter em fundos, cdb, LCI, etc

parece até q fiz uma cagada homérica (PP ainda nem fiz nada mas sei la.. queria ouvir umas opiniões aqui pra iniciantes q não vao partir pra ações. pelo menos não tao cedo)

melhor deixar num tesouro ipca mesmo? pros noobs acomodados. entre ter q escolher pp
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.791
Reações
39.112
Pontos
2.044
fiquei assustado com o depoimento extremamente negativo sobre as Previdências privadas

desencorajam mto a se meter em fundos, cdb, LCI, etc

parece até q fiz uma cagada homérica (PP ainda nem fiz nada mas sei la.. queria ouvir umas opiniões aqui pra iniciantes q não vao partir pra ações. pelo menos não tao cedo)

melhor deixar num tesouro ipca mesmo? pros noobs acomodados. entre ter q escolher pp
O povo mais entendido pode falar melhor, mas previdência privada é não é uma boa opção de investimento, porque cobra taxa de carregamento, taxa de administração, tem incidência de imposto de renda entre outras e rende quase a mesma coisa que o tesouro direto, que apenas cobra taxa semestral irrisória e o imposto de renda é igual ao da previdencia privada. Analise bem antes.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.300
Pontos
1.053
fiquei assustado com o depoimento extremamente negativo sobre as Previdências privadas

desencorajam mto a se meter em fundos, cdb, LCI, etc

parece até q fiz uma cagada homérica (PP ainda nem fiz nada mas sei la.. queria ouvir umas opiniões aqui pra iniciantes q não vao partir pra ações. pelo menos não tao cedo)

melhor deixar num tesouro ipca mesmo? pros noobs acomodados. entre ter q escolher pp

eu penso que previdência privada individual é furada.
diferente das previdências de empresa, em que ela contribui com um valor suplementar.
aqui na Telelixo é 50%, no BB é 100%, aí vale a pena (mas tem que ler as letras miúdas, tem várias restrições para sacar).
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
eu penso que previdência privada individual é furada.
diferente das previdências de empresa, em que ela contribui com um valor suplementar.
aqui na Telelixo é 50%, no BB é 100%, aí vale a pena (mas tem que ler as letras miúdas, tem várias restrições para sacar).
O povo mais entendido pode falar melhor, mas previdência privada é não é uma boa opção de investimento, porque cobra taxa de carregamento, taxa de administração, tem incidência de imposto de renda entre outras e rende quase a mesma coisa que o tesouro direto, que apenas cobra taxa semestral irrisória e o imposto de renda é igual ao da previdencia privada. Analise bem antes.
o nome do fundo é "BTG PACTUAL PREV RV FIC FIM"
classificação Anbima: Previdência multimercados

nos detalhes do investimento aparentemente só aparece taxa administrativa de 1.85%. Performance 0%

nessas condições, se não quiser trabalhar na bolsa/ações no curto-médio prazo, melhor pegar um tesouro IPCA+? Com tempo não tão longo enquanto aprendo mais sobre investimento? O melhor q vi foi pós fixado 2024 (pra retirar o valor total na data do vencimento)

tinha programado uma debenture mas acabei de cancelar pra segurar a grana e pensar melhor. Sem querer na corretora por algum motivo tava dizendo q iam aplicar no mês q vem (achei q seria no dia seguinte por ter feito depois das 15h). Então como era um dinheiro de transição e nada mais, vai retornar pra minha cc.

minha grana de emergência ta no nubank rendendo 100% do CDI. Isso ta certinho né? Pq no bastter falam mto dessa grana ficar na poupança por algum motivo de segurança de banco tradicional/grande mas nenhum falam em deixar em conta digital
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.666
Reações
10.652
Pontos
1.479
o nome do fundo é "BTG PACTUAL PREV RV FIC FIM"
classificação Anbima: Previdência multimercados

nos detalhes do investimento aparentemente só aparece taxa administrativa de 1.85%. Performance 0%

nessas condições, se não quiser trabalhar na bolsa/ações no curto-médio prazo, melhor pegar um tesouro IPCA+? Com tempo não tão longo enquanto aprendo mais sobre investimento? O melhor q vi foi pós fixado 2024 (pra retirar o valor total na data do vencimento)

tinha programado uma debenture mas acabei de cancelar pra segurar a grana e pensar melhor. Sem querer na corretora por algum motivo tava dizendo q iam aplicar no mês q vem (achei q seria no dia seguinte por ter feito depois das 15h). Então como era um dinheiro de transição e nada mais, vai retornar pra minha cc.

minha grana de emergência ta no nubank rendendo 100% do CDI. Isso ta certinho né? Pq no bastter falam mto dessa grana ficar na poupança por algum motivo de segurança de banco tradicional/grande mas nenhum falam em deixar em conta digital


Eu gosto de IPCA+ no maior prazo possível.

Esquece debênture. Risco de ação com retorno de renda fixa.

Tá errado emergência ficar no Nubank. Conhecido chegou em SP com R$ 10 no bolso e o Nubank tava sob intervenção, passou perrengue aqui. Lá falam que tem que ficar em banco grande porque chama reserva de EMERGÊNCIA, acho que não precisa explicar muito. E esquece retorno de reserva de emergência, não é pra retorno, é pra emergência.
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
aqui é 99% em renda variável, gerenciando minha carteira e tendo de retorno por enquanto neste ano 80%! tá bonitinho o resultado...
 

Robson Vieira

Supra-sumo
Mensagens
637
Reações
552
Pontos
154
Deixo um off topic "do bem" aqui. Apesar de até o momento ficar em apenas em "modo leitor", gostaria de parabenizar o forista @Sic Parvis Magna pela grande contribuição ao tópico. Sou peixe pequeno (vulgo sardinha) em renda variável e mesmo após pouco tempo como investidor, vejo como faz diferença aprender ao menos o básico antes de iniciar no ramo e ter um mindset fora do "bolsa é cassino" corriqueiro. #PAS :kjoinha
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
Deixo um off topic "do bem" aqui. Apesar de até o momento ficar em apenas em "modo leitor", gostaria de parabenizar o forista @Sic Parvis Magna pela grande contribuição ao tópico. Sou peixe pequeno (vulgo sardinha) em renda variável e mesmo após pouco tempo como investidor, vejo como faz diferença aprender ao menos o básico antes de iniciar no ramo e ter um mindset fora do "bolsa é cassino" corriqueiro. #PAS :kjoinha
o cara manja muito mesmo..
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.562
Pontos
1.389
o nome do fundo é "BTG PACTUAL PREV RV FIC FIM"
classificação Anbima: Previdência multimercados

nos detalhes do investimento aparentemente só aparece taxa administrativa de 1.85%. Performance 0%

nessas condições, se não quiser trabalhar na bolsa/ações no curto-médio prazo, melhor pegar um tesouro IPCA+? Com tempo não tão longo enquanto aprendo mais sobre investimento? O melhor q vi foi pós fixado 2024 (pra retirar o valor total na data do vencimento)

tinha programado uma debenture mas acabei de cancelar pra segurar a grana e pensar melhor. Sem querer na corretora por algum motivo tava dizendo q iam aplicar no mês q vem (achei q seria no dia seguinte por ter feito depois das 15h). Então como era um dinheiro de transição e nada mais, vai retornar pra minha cc.

minha grana de emergência ta no nubank rendendo 100% do CDI. Isso ta certinho né? Pq no bastter falam mto dessa grana ficar na poupança por algum motivo de segurança de banco tradicional/grande mas nenhum falam em deixar em conta digital

Eu deixo uma parte da reserva de emergência no nubank tb. Uso bastante o debito e credito e por isso concentro mais nesse cartão e pela facilidade e rapidez do aplicativo.
Agora pra investir, debêntures nunca foi a minha praia não e nem fundos. Sobre previdência acho melhor vc mesmo investir em algum titulo público de longo prazo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
Eu deixo uma parte da reserva de emergência no nubank tb. Uso bastante o debito e credito e por isso concentro mais nesse cartão e pela facilidade e rapidez do aplicativo.
Agora pra investir, debêntures nunca foi a minha praia não e nem fundos. Sobre previdência acho melhor vc mesmo investir em algum titulo público de longo prazo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
A vantagem q vi da prev nesse caso é IR de 10% na regressão máxima após 10 anos se comparado com tesouro q o limite é 15% apesar de taxa 0 (e a pp ter taxa adm de 1 e alguma coisa)

De qualquer forma vou estudar melhor. Dei um hold na pp mesmo pra ver direitinho
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.791
Reações
39.112
Pontos
2.044
Tenho conta na Rico Investimentos (grupo xp). Meu perfil é conservador. Numa conversa por chat, o analista deu várias indicações sobre investimentos atrelados ao meu perfil, especialmente, Fundos Multimercado e COE. Mas fico sempre na dúvida se a indicação não tem algum viés atrelado, tipo, a corretora, por meio de seus analistas indica X produtos porque tá ganhando comissão por isso. O que a galera mais cascuda na parada tem a dizer?

Boa parte dos meus investimentos está em renda fixa, especialmente, tesouro direto.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.666
Reações
10.652
Pontos
1.479
A vantagem q vi da prev nesse caso é IR de 10% na regressão máxima após 10 anos se comparado com tesouro q o limite é 15% apesar de taxa 0 (e a pp ter taxa adm de 1 e alguma coisa)

De qualquer forma vou estudar melhor. Dei um hold na pp mesmo pra ver direitinho

Tem que olhar a rentabilidade real líquida. As vezes o IR é menor na PP mas o rendimento também é menor, e no final mesmo com IR menor sobra menos dinheiro.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.666
Reações
10.652
Pontos
1.479
Tenho conta na Rico Investimentos (grupo xp). Meu perfil é conservador. Numa conversa por chat, o analista deu várias indicações sobre investimentos atrelados ao meu perfil, especialmente, Fundos Multimercado e COE. Mas fico sempre na dúvida se a indicação não tem algum viés atrelado, tipo, a corretora, por meio de seus analistas indica X produtos porque tá ganhando comissão por isso. O que a galera mais cascuda na parada tem a dizer?

Boa parte dos meus investimentos está em renda fixa, especialmente, tesouro direto.

Claro que sim. Em tudo tem conflito de interesse, essa é a regra. As exceções são raras, mas exceção é exemplo de boboca.

Os analistas e assessores vivem de comissão, a maioria tem remuneração 100% variável, ou seja, depende totalmente do que vendem. E alguns produtos geram uma comissão maior do que outros: são eles, os piores investimentos. Por serem mais difíceis de vender, a corretora/assessoria dá uma recompensa maior.

Pra mim existem duas formas de investir: ou você estuda e não segue recomendação ou você deixa tudo no tesouro direto. O problema da recomendação é o conflito de interesse no meio. Se esses caras ganhassem de outra forma, seria mais fácil. Eu sou a favor da remuneração variável, mas onde tem conflito é complicado.

Eu penso em voltar a ser assessor de investimento com foco em ação, pegar cliente que quer investir em ação. Como é uma renda que não preciso, o conflito de interesse ia ser mínimo (não posso falar que não teria, mas não teria). Se tiver que depender de um assessor, procura um que tenha outra profissão e que comprovadamente invista nas coisas que te oferece. São formas de minimizar o conflito de interesse.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
Está ai um conceito difícil de entender, o tal do "girar patrimônio só faz você ficar com menos patrimônio". A queda ali com o rabisco em vermelho foi o vencimento de um TD com realocação do valor total. Mesmo em renda fixa que a direção é sempre para cima (nominalmente) uma venda grande faz você pagar imposto sobre algo que poderia estar rendendo juros.


inves.png


Isso que foi um bom mês, valorização de todos os ativos e aporte acima da média.
 
Ultima Edição:
Mensagens
998
Reações
2.224
Pontos
303
Está ai um conceito difícil de entender, o tal do "girar patrimônio só faz você ficar com menos patrimônio". A queda ali com o rabisco em vermelho foi o vencimento de um TD com realocação do valor total. Mesmo em renda fixa que a direção é sempre para cima (nominalmente) uma venda grande faz você pagar imposto sobre algo que poderia estar rendendo juros.


inves.png

Se não me engano, existe um limite no qual abaixo disso vc não paga imposto. Tem gente que "lava" ativos vendendo abaixo desse limite em um dia e recomprando no outro. Claro, pode dar zebra da variação de preço acabar comendo dinheiro na recompra, por isso é sempre bom estudar antes.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.300
Pontos
1.053
Banco Inter é o antigo Intermedium, propriedade dos donos da MRV e foi hackeado ano passado.
assim como não compro ação da MRV, não compro ações do Inter.
 
Topo Fundo