O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LobOS of Wallter Space - Discussão sobre investimentos [Principalmente Bolsa de Valor]

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.665
Reações
10.651
Pontos
1.479
A OS as vezes não me avisa de posts novos aqui no tópico e acabo não acompanhando as discussões de forma síncrona. Se alguém me perguntou algo, peço que usem o @ pra me marcar.


Famoso compra no topo e vende no fundo. Devem ter entrado nos 120k+. Como sempre manifesto meu obrigado por darem liquidez ao mercado de ações e que voltem sempre.



Só li verdades.



Ele tá considerando só o risco financeiro. A vantagem de investir direto no exterior é diminuir o risco político (sequestro de ativos etc.).
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
Livro de pesquisador costuma ser uma versão mais palatável do que ele publicou em artigos. São caras bem teóricos, e estão alinhados com a sua abordagem de index investing/ETF. Fama defende em entrevista que a melhor forma de investir é comprar um ETF de baixo custo.

Atualmente pesquiso em cima do modelo multifatorial (size, value etc.) do Fama.
comprei o livro para dar uma estudada melhor nos "porquês"
mas é basicamente isso, index investing com custos lá em baixo (estou pagando .055% de taxa anual) dá até uma dor no coração quando vejo fundo cobrando 2% kkk
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.665
Reações
10.651
Pontos
1.479
comprei o livro para dar uma estudada melhor nos "porquês"
mas é basicamente isso, index investing com custos lá em baixo (estou pagando .055% de taxa anual) dá até uma dor no coração quando vejo fundo cobrando 2% kkk

Eu acabo fazendo essa leitura por artigo mesmo, e livro gosto de pegar os mais técnicos/de caras práticos. Fama é dinossaurão, teórico. Tem que flexibilizar pressupostos como racionalidade do indivíduo e eficiência do mercado pra abordar o assunto hoje. Enfim.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.075
Reações
32.264
Pontos
1.629
Nunca investi em renda variável.

Tesouro IPCA+ tá rendendo mais do que CDI 200%?
Hoje a Selic deve subir, sei lá qual impacto terá nestes títulos.
Preciso de liquidez diária pois comprei uma casa, as parcelas são altas e precisarei sacar a quase totalidade do patrimônio ao longo dos próximos 18 meses. Suponho que no IPCA+ semestral não tenha penalidade além da faixa de IR caso saque antes.
Hoje tá tudo ou em CDI 200% ou LCI 100%. Uma parte em algum LCI que terminará daqui uns anos e rende IPCA +2,25, com esse não dá pra contar.

Valew.
 
Ultima Edição:

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
Preciso de liquidez diária pois comprei uma casa, as parcelas são altas e precisarei sacar a quase totalidade do patrimônio ao longo dos próximos 18 meses. Suponho que no IPCA+ semestral não tenha penalidade além da faixa de IR caso saque antes.

TD IPCA tem marcação a mercado, não é uma boa ideia se precisa de liquidez.
 


Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.075
Reações
32.264
Pontos
1.629
TD IPCA tem marcação a mercado, não é uma boa ideia se precisa de liquidez.
Mas o que isso quer dizer?
Sacando previamente não iria render pelo menos a inflação e mais um pouquinho, talvez 4% pra cima (claro, com a redução do IR)?
Porque com um LCI 100% eu não pego a inflação por exemplo, com um CDI 200% eu mal a supero.

Seria TD IPCA+ com juros semestrais, sendo que uma parte eu sacaria dentro do período de 6~12 meses e outra de 12~18 meses, sofrendo um pouco menos com o IR.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
Mas o que isso quer dizer?
Sacando previamente não iria render pelo menos a inflação e mais um pouquinho, talvez 4% pra cima (claro, com a redução do IR)?
Porque com um LCI 100% eu não pego a inflação por exemplo, com um CDI 200% eu mal a supero.

Seria TD IPCA+ com juros semestrais, sendo que uma parte eu sacaria dentro do período de 6~12 meses e outra de 12~18 meses, sofrendo um pouco menos com o IR.
Quando as taxas do mercado mudam, o título sofre um ajuste no preço, pra cima ou baixo. Você só recebe o acordado se levar até o vencimento.

O único TD pra liquidez é o Selic.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.665
Reações
10.651
Pontos
1.479
Mas o que isso quer dizer?
Sacando previamente não iria render pelo menos a inflação e mais um pouquinho, talvez 4% pra cima (claro, com a redução do IR)?
Porque com um LCI 100% eu não pego a inflação por exemplo, com um CDI 200% eu mal a supero.

Seria TD IPCA+ com juros semestrais, sendo que uma parte eu sacaria dentro do período de 6~12 meses e outra de 12~18 meses, sofrendo um pouco menos com o IR.

Quer dizer que se sacar antes do vencimento a chance de ter menos do que o que você investiu é alta. O rendimento contratado só é garantido na data de vencimento.

O porque disso é técnico, mas em resumo essa opção de renda fixa varia.

Ou vai de Selic ou de poupança. Nesse prazo aí não faz muita diferença também.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.881
Reações
7.172
Pontos
814
Vídeo de um cara de cripto, mas é interessante pq fala um pouco sobre ESG, essa sigla que caiu do céu há um tempo atrás e hoje é tão citada.

ps. Não se levem pelas aparências, Coin Bureau tem conteúdo acima do nível médio do pessoal que faz careta pra thumbnail.



Mas o que isso quer dizer?

Significa que quando a expectativa da taxa de juros futura sobe o valor do seu título cai, e vice-versa.
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.352
Reações
18.256
Pontos
503
Nunca investi em renda variável.

Tesouro IPCA+ tá rendendo mais do que CDI 200%?
Hoje a Selic deve subir, sei lá qual impacto terá nestes títulos.
Preciso de liquidez diária pois comprei uma casa, as parcelas são altas e precisarei sacar a quase totalidade do patrimônio ao longo dos próximos 18 meses. Suponho que no IPCA+ semestral não tenha penalidade além da faixa de IR caso saque antes.
Hoje tá tudo ou em CDI 200% ou LCI 100%. Uma parte em algum LCI que terminará daqui uns anos e rende IPCA +2,25, com esse não dá pra contar.

Valew.


Eu iria numa LCI com liquidez de 90dias. Não rende tanto mas garante a liquidez. Em bancão consegue 100% do cdi.
 

WhiteHorseBR01

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
25.768
Reações
5.664
Pontos
1.449
Se vc COMPROU FII, precisa declarar IR.
Mas tenho que declarar quando me desfizer delas neh? Ou no IR anual? Na realidade eu sou isento de IR pois não faturo mais que o exigido, mas sei que com Fii mesmo assim tem que declarar. .

Enviado de meu SM-A725M usando o Tapatalk
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.562
Pontos
1.389
comprei o livro para dar uma estudada melhor nos "porquês"
mas é basicamente isso, index investing com custos lá em baixo (estou pagando .055% de taxa anual) dá até uma dor no coração quando vejo fundo cobrando 2% kkk

Quanto esse etf MSCI world rendeu em % desde q vc começou a aplicar nele ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
Quanto esse etf MSCI world rendeu em % desde q vc começou a aplicar nele ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Atualmente estou com uns 7% de retorno no ano (pq não comprei exatamente no começo do ano e pq estava com um portfolio levemente diferente do atual), sem considerar o dólar. (meu investimento não é o MSCI World, é o VTI + VXUS, tem uma leve diferença pq ele adiciona mid, small cap e emergentes, mas é coisa mínima)

YTD, considerando o dólar o MSCI World está em 16,88%
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.842
Reações
21.099
Pontos
1.434
Mas tenho que declarar quando me desfizer delas neh? Ou no IR anual? Na realidade eu sou isento de IR pois não faturo mais que o exigido, mas sei que com Fii mesmo assim tem que declarar. .

Enviado de meu SM-A725M usando o Tapatalk
Pois é, se vc operou na bolsa (Ação, Fii e eu acho que Tesouro) vc precisa declarar IR, independente da renda ou do patrimônio.

E se vc teve lucro com a venda do FII, tem que recolher o imposto devido. Se teve prejuízo, não precisa declarar a venda - embora tenha que sinalizar no IR anual qualquer movimentação de patrimônio referente a declaração do ano anterior.

PS: Se teve prejuízo, acho que pode carregar ele pra compensar numa eventual venda com ganho de capital - mas como nunca vendi FII, não sei te dizer com certeza.
 

WhiteHorseBR01

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
25.768
Reações
5.664
Pontos
1.449
Pois é, se vc operou na bolsa (Ação, Fii e eu acho que Tesouro) vc precisa declarar IR, independente da renda ou do patrimônio.

E se vc teve lucro com a venda do FII, tem que recolher o imposto devido. Se teve prejuízo, não precisa declarar a venda - embora tenha que sinalizar no IR anual qualquer movimentação de patrimônio referente a declaração do ano anterior.

PS: Se teve prejuízo, acho que pode carregar ele pra compensar numa eventual venda com ganho de capital - mas como nunca vendi FII, não sei te dizer com certeza.
Valeu
Também não quero vender Fii, coloco um valor mensal e sempre reinvisto os ganhos. Penso nisso para minha aposentadoria.

Enviado de meu SM-A725M usando o Tapatalk
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.562
Pontos
1.389
Atualmente estou com uns 7% de retorno no ano (pq não comprei exatamente no começo do ano e pq estava com um portfolio levemente diferente do atual), sem considerar o dólar. (meu investimento não é o MSCI World, é o VTI + VXUS, tem uma leve diferença pq ele adiciona mid, small cap e emergentes, mas é coisa mínima)

YTD, considerando o dólar o MSCI World está em 16,88%

7% achei pouco em relação a carteira q fiz selecionando as stocks q queria. Mas assim, pode ter sido sorte minha tambem. As stocks q selecionei maioria são de empresas dos isteitis”. Não conprei nenhuma stock chinesa e nem BR


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
7% achei pouco em relação a carteira q fiz selecionando as stocks q queria. Mas assim, pode ter sido sorte minha tambem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
exatamente
ano passado eu tive uma performance de 25%, só que entendi que foi muito mais sorte/momento do mercado do que habilidade na escolha.
a idéia desse meu portfolio é que no longo prazo, é possível e razoável que ele cresça em torno de 7%-12% a/a.
um portfolio de ações, não indexado não é possível de prever e a probabilidade dele perder para o mercado é muito alta.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.562
Pontos
1.389
exatamente
ano passado eu tive uma performance de 25%, só que entendi que foi muito mais sorte/momento do mercado do que habilidade na escolha.
a idéia desse meu portfolio é que no longo prazo, é possível e razoável que ele cresça em torno de 7%-12% a/a.
um portfolio de ações, não indexado não é possível de prever e a probabilidade dele perder para o mercado é muito alta.

Ah sim a maior parte da minha carteira é tecnologia e estou aos poucos comprando de outros setores tambem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
qual etf, tigre?

ainda n tenho posição nesse setor e to vendo alguns ativos.
NASD11
outros ETFs que acho bom dar uma olhada
ACWI11 (MSCI World)
IVVB11 (S&P500)

Eu teria algo que fosse tipo uns 80% MSCI World e uns 20% NASD11 se vc quiser fazer um peso maior para tecnologia

Infelizmente o mercado Brasileiro tem poucos ETFs ainda, lá fora tem quase tudo que vc pode imaginar de etf, com taxas bem mais baixas kkk
 

WhiteHorseBR01

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
25.768
Reações
5.664
Pontos
1.449
Duvida: FIIs que estão desvalorizando dando 0.7% a.m. ou CDB 200% CDI?

Enviado de meu SM-A725M usando o Tapatalk
 

WhiteHorseBR01

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
25.768
Reações
5.664
Pontos
1.449
Se vc ja esta em FII talvez não compense tirar. Se o FII for bom aproveita a baixa e compra mais.
Mas se precisar de liquidez deixaria um pouco em CDB tambem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Então, deixo uns 2000 em CDB com liquidez diária, o restante ponho em FIIs que não mexo. Poupança deixo zerada kkk

Enviado de meu SM-A725M usando o Tapatalk
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.507
Reações
19.435
Pontos
744


E esse cara que comprou 8k de shitcoins e virou bilionário em alguns meses.
O cara tem que ter muita coragem de não ter vendido na primeira super alta da moeda.

221825
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454


E esse cara que comprou 8k de shitcoins e virou bilionário em alguns meses.
O cara tem que ter muita coragem de não ter vendido na primeira super alta da moeda.

Visualizar anexo 221825

minha dúvida é se ele consegue vender e realizar esse lucro, $5.7B é mais que o dobro do volume nas últimas 24h se ele tentar vender joga o preço lá no chão de novo.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.562
Pontos
1.389
minha dúvida é se ele consegue vender e realizar esse lucro, $5.7B é mais que o dobro do volume nas últimas 24h se ele tentar vender joga o preço lá no chão de novo.

Volume nas ultimas 24 horas esta de 191 tri. Isso mesmo TRI de acordo com o app da Binance heheheheh


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.352
Reações
18.256
Pontos
503
Achei interessante compartilhar aqui para mostrar como investir pode ser contra intuitivo.




O mercado eh feito de expectativas, logo quando os indicadores de uma ação 'cara' começam a achatar significa que o mercado esta diminuindo a perspectiva futura da empresa, e que na realidade ela não esta ficando 'barata'. O mercado pode não ser racional 100% do tempo mas no longo prazo eh soberano.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.665
Reações
10.651
Pontos
1.479
Achei interessante compartilhar aqui para mostrar como investir pode ser contra intuitivo.




O mercado eh feito de expectativas, logo quando os indicadores de uma ação 'cara' começam a achatar significa que o mercado esta diminuindo a perspectiva futura da empresa, e que na realidade ela não esta ficando 'barata'. O mercado pode não ser racional 100% do tempo mas no longo prazo eh soberano.


Sim, é isso. Coisa de nutela achar que o mercado tá errado a maior parte do tempo, é o oposto. Ótimo post, obrigado por trazer.
 
Topo Fundo