O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LobOS of Wallter Space - Discussão sobre investimentos [Principalmente Bolsa de Valor]

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.665
Reações
10.651
Pontos
1.479
Proposta e Escopo do Tópico
Tópico de discussão e aprendizado para os que estão interessado em trabalhar, poupar e investir visando tranquilidade, segurança e um dia ter uma aposentadoria através destes investimentos, tanto na renda fixa quanto na variável.

Atenção: Esse tópico não é para os que querem ficar ricos da noite pro dia, nem para os que já sabem o que vai acontecer no futuro (magos do mercado financeiro), tanto na renda fixa quanto na renda variável. Discussão sobre investimentos milagrosos (telexfree, bingo, aposta em corridas de cavalo, ganhe dinheiro clicando aqui etc) também não são bem vindos nesse tópico.

Você é bem vindo a discussão desde que observe essas regras básicas, caso sinta vontade de contrariar elas favor criar seu próprio tópico.

Em 14/01/2015
___
Sobre a escolha do nome do tópico

Apesar de bastante controverso, esse tópico está excelente... to curtindo muito acompanhar as discussões dos "lobos de wallter space"

Curti e coloquei como título! Valeu @Marauder. Obs: Foi dito em outro tópico, se referindo aos que estavam participando da discussão.

Em 23/10/2015
___
Lista dos Investimentos resguardados pelo FGC

Investimentos resguardados pelo FGC (agradecimentos ao @Ovelha_Quaker)

  • Depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio (Dinheiro que você deixa parado na conta corrente);
  • Depósitos de poupança (Caderneta de Poupança);
  • Depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado – RDB (Recibo de Depósito Bancário) e CDB (Certificado de Depósito Bancário);
  • Depósitos mantidos em contas não movimentáveis por cheques destinadas ao registro e controle do fluxo de recursos referentes à prestação de serviços de pagamento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares;
  • Letras de câmbio (LC);
  • Letras imobiliárias (LI);
  • Letras hipotecárias (LH);
  • Letras de crédito imobiliário (LCI);
  • Letras de crédito do agronegócio (LCA);
  • Operações compromissadas que têm como objetivo títulos emitidos após 8 de março de 2012 por empresa ligada (Compromissadas)
Em 21/10/2015
___

Em 10/06/2020

Embora seja um total no-brainer pra mim, ficou claro no tópico que não é o caso para todos os participantes, então registro aqui:

Recomendações diretas de investimento, dentre eles compra, venda ou manutenção de ativos específicos, são expressamente proíbidas pela CVM por qualquer um que não seja analista certificado CNPI, e em atendimento a essas normas, como criador do tópico, peço encarecidamente que esse tipo de recomendação não aconteça aqui.

Caso o faça, entenda que sua contribuição e participação no tópico é dispensável. Se for muita da sua vontade ficar dando recomendação direta pra desconhecidos, pelo menos o faça em outro tópico.

Pessoal, criei uma lista de livros de investimentos pra quem está buscando se aprofundar no assunto através de livros. A lista com os livros em inglês é mais completa e abrangente, porque obviamente nem tudo é traduzido pro português. Então ela tem mais opções de livros que aprofundam na parte técnica de como analisar empresas, bem como gestão quantitativa e a parte psicológica dos investimentos. Eu recomendo que vocês dêem preferência para os livros em inglês, pois no momento em que se traduz uma obra se perde muito do que o autor original tinha em mente ao escrever. o Investidor Inteligente por exemplo é um livro que toda hora tem erro de tradução e que se você não manja inglês E investimentos, você vai estar lendo outra coisa na versão português sem saber o sentido original da frase.

De qualquer forma, para os que prefiram comprar em português, há também uma segunda lista, menor. Só reforço que a minha sugestão pessoal é que se você não sabe inglês, aprenda ele antes de se preocupar em aprender investimentos, porque o inglês é mais importante.

A lista foi criada como uma wishlist dentro da Amazon, e a Amazon me passa uma comissão pela indicação dos livros. Destaco porém que isso não cria custo adicional pra quem tá comprando, o valor é o mesmo se você comprar pela minha lista ou se você entrar lá na Amazon e procurar os livros você mesmo.

Um dos motivos que motivaram essa lista é que muita gente me pedia recomendações de leitura por Mensagem Privada.

Acrescentei os links também a minha assinatura:

Recomendação de Livros de Investimentos (em inglês)

Recomendação de Livros de Investimentos (em português)

Em 22/11/2021
 
Ultima Edição:

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.964
Reações
8.135
Pontos
789
Gastar menos do que vc ganha é mais importante. Não adianta nada ganhar 10k se vc gasta 11k.

Eu tenho dúvidas sobre adquirir um imovel, se vale mais a pena alugar ou comprar. Aqui em Brasília é impossivel. Em Goiania tem muita coisa boa ainda, da pra comprar. Em BH to por fora, mas queria saber.
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
Você já leu os livros do Cerbasi? Também tenho um livro da série PAI RICO, PAI POBRE que trata do assunto. O título dele é Independência financeira mesmo. Gostei bastante.

Apesar de não ser o foco do meu curso, é uma área que me interessa muito. Certamente farei um MBA e até penso em fazer Administração como um segundo curso.

Agora, sobre a sua pergunta, é complicado, tem que analisar a situação. Tem perspectiva de crescer? Então o importante é descobrir como ganhar mais, subir na carreira. Mas se está estagnado no emprego, já mudou de empresa e nada mudou, tem que saber cortar gastos.

Não sou um conhecedor do assunto, falta tempo ainda pra dedicar nessa área, mas é o que penso.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.665
Reações
10.651
Pontos
1.479
Ovelha_Quaker;8796986 disse:
Gastar menos do que vc ganha é mais importante. Não adianta nada ganhar 10k se vc gasta 11k.

Eu tenho dúvidas sobre adquirir um imovel, se vale mais a pena alugar ou comprar. Aqui em Brasília é impossivel. Em Goiania tem muita coisa boa ainda, da pra comprar. Em BH to por fora, mas queria saber.

Legal, é um ponto de vista. Goiânia realmente parece ter os preços mais pé no chão em relação a Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Agora sobre sua dúvida, Ovelha, dá uma olhada nesse post:

http://opequenoinvestidor.com.br/2009/12/alugar-ou-comprar-um-imovel/

Respeito muito o que esse cara escreve, e nesse post ele fala justamente sobre 'alugar ou financiar um imóvel', considerando o mercado de Brasília.

rbregalda;8796999 disse:
Você já leu os livros do Cerbasi? Também tenho um livro da série PAI RICO, PAI POBRE que trata do assunto. O título dele é Independência financeira mesmo. Gostei bastante.

Apesar de não ser o foco do meu curso, é uma área que me interessa muito. Certamente farei um MBA e até penso em fazer Administração como um segundo curso.

Agora, sobre a sua pergunta, é complicado, tem que analisar a situação. Tem perspectiva de crescer? Então o importante é descobrir como ganhar mais, subir na carreira. Mas se está estagnado no emprego, já mudou de empresa e nada mudou, tem que saber cortar gastos.

Não sou um conhecedor do assunto, falta tempo ainda pra dedicar nessa área, mas é o que penso.

Então, tô com alguns livros de autores estrangeiros a serem lidos, mas quando terminar com eles pretendo passar pros brasileiros: Décio Bazin, Lirio Parisotto, Gustavo Cerbasi etc. Acho que o que mais vou me identificar é justamente o Cerbasi, administrador que não se dá bem com empreendimento mas que tem aptidão pra investimentos (ações).

Li o Pai Rico Pai Pobre original, grande livro, muita coisa a ser absorvida sobre o assunto em questão. Sobre o segundo curso, legal, recomendo Administração principalmente caso você pretenda levar empreendimentos em frente, por tratar os mais variados aspectos dos mesmos (leis trabalhistas, gestão de pessoas, gestão financeira, marketing, teorias gerais e técnicas de administração, planejamento tributário etc), além dos professores que são formados (teoria) e atuam na área (prática), dá pra tirar muito proveito dos caras.
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Solid Snake;8796956 disse:
Ganhar mais ou gastar menos? Ou não tem diferença?


Gastar menos hoje, ganhar mais amanhã se é que me entende.
Mas melhor que gastar menos é o que fazer com a grana economizada.

Sent from my MB860 using Tapatalk
 


Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.665
Reações
10.651
Pontos
1.479
Bom, não vi nenhum post defendendo o 'ganhar mais', então vou deixar aqui esse trecho que achei perfeito:


Se você pensar em gastar menos, você irá baixar seu estilo de vida fazendo menos coisas e se limitando ao salário que você possui.

Se você pensar em ganhar mais, você está se preocupando em expandir seus horizontes, arrumando uma renda maior (ou extra) a fim de manter ou melhorar seu padrão de vida. Isso te faz raciocinar em fontes de renda, ao invés de simplesmente cortar sua tv à cabo, seu restaurante de fim de semana.


Que acham dessa resposta?

Macaco Louco;8797008 disse:
O importante é gastar menos do que ganha, investir a sobra e não ter uma única fonte de renda.

Porque não separar um percentual da renda para investimentos e adequar os custos mensais para caber no que sobrar da renda?
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.964
Reações
8.135
Pontos
789
Solid Snake;8797090 disse:
Bom, não vi nenhum post defendendo o 'ganhar mais', então vou deixar aqui esse trecho que achei perfeito:


Se você pensar em gastar menos, você irá baixar seu estilo de vida fazendo menos coisas e se limitando ao salário que você possui.

Se você pensar em ganhar mais, você está se preocupando em expandir seus horizontes, arrumando uma renda maior (ou extra) a fim de manter ou melhorar seu padrão de vida. Isso te faz raciocinar em fontes de renda, ao invés de simplesmente cortar sua tv à cabo, seu restaurante de fim de semana.


Que acham dessa resposta?



Porque não separar um percentual da renda para investimentos e adequar os custos mensais para caber no que sobrar da renda?

Olhando por esse lado, as duas alternativas não são excludentes.

Você pode se preocupar em ganhar mais, sempre mantendo os gastos abaixo dos ganhos.

Talvez ai sim seja o ideal então.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.747
Reações
229.819
Pontos
2.529
seus tópico são muito bons e sempre me interesso por eles.
parabéns


E o mais importante, penso que a soma dos dois.

ganhar bem e gastar menos.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.913
Reações
16.938
Pontos
1.524
já que o assunto é finanças, tenho uma dúvida

vou voltar aos estudos ano que vem, mas não tenho toda a grana, eu poderia pagar 50% e o resto financiar com juros de 3,5% ao ano. vale mais a pena financiar tudo e ir colocando o que eu pagaria numa caderneta de poupança?
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
Solid Snake;8797090 disse:
Se você pensar em gastar menos, você irá baixar seu estilo de vida fazendo menos coisas e se limitando ao salário que você possui.

Se você pensar em ganhar mais, você está se preocupando em expandir seus horizontes, arrumando uma renda maior (ou extra) a fim de manter ou melhorar seu padrão de vida. Isso te faz raciocinar em fontes de renda, ao invés de simplesmente cortar sua tv à cabo, seu restaurante de fim de semana.

Me identifico muito com essa parte. Trabalho até 2 da manhã, ligo pra cliente o dia inteiro atrás de trabalho, faço contato sempre, mas não gosto de diminuir meu estilo de vida.

Agora com que a empresa que faço parte tá mais estruturada, tá mais tranquilo. Acabei de comprar um apto e me individei por causa dele, mas é divida que se tudo der certo nem existe mais ano que vem. Pagando o apto, o foco é lançar um segundo negocio, uma renda extra, e assim por diante.
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.964
Reações
8.135
Pontos
789
Felipe1459;8797104 disse:
já que o assunto é finanças, tenho uma dúvida

vou voltar aos estudos ano que vem, mas não tenho toda a grana, eu poderia pagar 50% e o resto financiar com juros de 3,5% ao ano. vale mais a pena financiar tudo e ir colocando o que eu pagaria numa caderneta de poupança?

Se a conta é seca assim, acho que vale a pena financiar tudo, 3,5% ao ano é muito baixo juros.

A poupança rendendo 6% ao ano ainda sobraria 2,5% pra vc.

Só que tem que contar com a inflação tb né, dai a conta complica mais.

Solid Snake;8797060 disse:
Legal, é um ponto de vista. Goiânia realmente parece ter os preços mais pé no chão em relação a Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Agora sobre sua dúvida, Ovelha, dá uma olhada nesse post:

http://opequenoinvestidor.com.br/2009/12/alugar-ou-comprar-um-imovel/

Respeito muito o que esse cara escreve, e nesse post ele fala justamente sobre 'alugar ou financiar um imóvel', considerando o mercado de Brasília.

Li o texto mas achei que ele simplificou demais. Sei que os 100k sao didaticos, mas em Brasilia vc nao compra nem uma vaga de garagem com isso, precisaria juntar no minimo 500k. E onde vc vai morar ate juntar isso tudo? So pagando aluguel.

Ter a casa propria tem outros beneficios subjetivos que nao entram numa conta estritamente financeira. Tranquilidade financiera é uma delas, meu locatario aumentou em 30% meu aluguel depois de um ano, era isso ou rua em 30 dias. A qualquer momento seu locatario pode pedir o imovel de volta tb, e é um saco fazer mudança, ainda mais na correria.

O texto é bom, mas a questão envolve MUITAS outras coisas.
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
rbregalda;8797109 disse:
Me identifico muito com essa parte. Trabalho até 2 da manhã, ligo pra cliente o dia inteiro atrás de trabalho, faço contato sempre, mas não gosto de diminuir meu estilo de vida.

Agora com que a empresa que faço parte tá mais estruturada, tá mais tranquilo. Acabei de comprar um apto e me individei por causa dele, mas é divida que se tudo der certo nem existe mais ano que vem. Pagando o apto, o foco é lançar um segundo negocio, uma renda extra, e assim por diante.

Eu sempre geri minha vida como empresa: x pra investir, y pra gastar, w pra reinvestir nos negocios e k pra contas (aqui incluo lazer e viagens)

Sent from my MB860 using Tapatalk
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
Oppenheimer;8797156 disse:
Eu sempre geri minha vida como empresa: x pra investir, y pra gastar, w pra reinvestir nos negocios e k pra contas (aqui incluo lazer e viagens)

Sent from my MB860 using Tapatalk

Faço isso dentro do meu orçamento.

Mas tem pouco tempo que meu pai parou de me bancar. Como sempre tive tudo do bom e do melhor nessa epoca, hoje me sacrifico mas não diminuo meu padrão de vida. A ideia é ano que vem estar livre dessas dividas (vai crescer o olho num apto, vai) e investir em uma segunda empresa.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.383
Reações
15.519
Pontos
1.839
Gastar menos nao necessariamente quer dizer viver pior, gastar menos pode ser otimizar os gastos, fazer um orçamento bem feito para controlar os gastos e saber quando dinheiro vc vai ter num futuro proximo para nao ter surpresas jah eh um excelente começo...

Meu orçamento eh tao elaborado que eu jah sei exatamente o quanto de dinheiro eu vou ter disponivel daqui a 2 meses, baseado nas receitas que vou ter e nas despesas fixas que eu tenho, e quando aparecem despesas variaveis significativas eu atualizo o orçamento para deixar ele o mais consistente possivel...

Ganhar mais eh essencial tbm, mas soh vale a pena quando vc nao se sacrifica demais por causa do dinheiro, na minha opiniao nao vale a pena ganhar mto se vc trabalhar 60 horas por semana por exemplo...

Variar os investimentos eh uma boa, para quem esta começando a pensar em independencia financeira o melhor investimento nao eh imoveis, nem bolsa, nem renda fixa...

O melhor investimento nesse caso eh em estudos, invista em vc mesmo para quem sabe ganhar mais no seu emprego atual ou para conseguir abrir um negocio paralelo ao seu emprego ou para aprender a investir na bolsa, etc...
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.665
Reações
10.651
Pontos
1.479
tortinhas10;8797102 disse:
seus tópico são muito bons e sempre me interesso por eles.
parabéns


E o mais importante, penso que a soma dos dois.

ganhar bem e gastar menos.

Que bom que gosta cara, obrigado.

Felipe1459;8797104 disse:
já que o assunto é finanças, tenho uma dúvida

vou voltar aos estudos ano que vem, mas não tenho toda a grana, eu poderia pagar 50% e o resto financiar com juros de 3,5% ao ano. vale mais a pena financiar tudo e ir colocando o que eu pagaria numa caderneta de poupança?

Bom, 3,5% a.a. é barato em qualquer lugar. Eu no seu lugar financiaria total e deixaria o valor disponível aplicado. Você falou em poupança, ela por si só já é superior a esse juro, rendendo média de 6% a.a., mas você tem aí outros investimentos na renda fixa com bom retorno e risco baixo como o Tesouro Direto, a média dos títulos hoje fica na faixa dos 12% a.a.. Outro fato importante é que você vai ter esse dinheiro disponível, no caso de um eventual aperto não vai precisar pegar a grana emprestada pagando de 5% a 10% pra banco ou agiota.

rbregalda;8797109 disse:
Me identifico muito com essa parte. Trabalho até 2 da manhã, ligo pra cliente o dia inteiro atrás de trabalho, faço contato sempre, mas não gosto de diminuir meu estilo de vida.

Agora com que a empresa que faço parte tá mais estruturada, tá mais tranquilo. Acabei de comprar um apto e me individei por causa dele, mas é divida que se tudo der certo nem existe mais ano que vem. Pagando o apto, o foco é lançar um segundo negocio, uma renda extra, e assim por diante.

Beleza, temos então a desvantagem do empreendimento. Tenho pra mim que o empreendimento só passa a ser investimento quando sua presença não se faz necessária no dia a dia da empresa, até lá é emprego, ainda que com participação no lucro.

Ovelha_Quaker;8797121 disse:
Li o texto mas achei que ele simplificou demais. Sei que os 100k sao didaticos, mas em Brasilia vc nao compra nem uma vaga de garagem com isso, precisaria juntar no minimo 500k. E onde vc vai morar ate juntar isso tudo? So pagando aluguel.

Ter a casa propria tem outros beneficios subjetivos que nao entram numa conta estritamente financeira. Tranquilidade financiera é uma delas, meu locatario aumentou em 30% meu aluguel depois de um ano, era isso ou rua em 30 dias. A qualquer momento seu locatario pode pedir o imovel de volta tb, e é um saco fazer mudança, ainda mais na correria.

O texto é bom, mas a questão envolve MUITAS outras coisas.

Esse aumento de 30% é ilegal, não? Fica aí a lição, é sempre interessante firmar contratos de aluguel com reajustes indexados pelos índices do mercado financeiro, como o IGPM etc.
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.964
Reações
8.135
Pontos
789
Solid Snake;8797246 disse:
Esse aumento de 30% é ilegal, não? Fica aí a lição, é sempre interessante firmar contratos de aluguel com reajustes indexados pelos índices do mercado financeiro, como o IGPM etc.

Vc tem toda razão, mas Brasília não funciona assim, a demanda é muito alta pro tipo de imóvel que eu moro (kitnet), e o "giro" de moradores é alto tn.

Daí rolam esses abusos, do tipo: "ou isso ou rua", ou então "sem contrato é X, com contrato é 2X".

Imóvel em Brasília é uma m****. Meu sonho é morar em Goiânia ou voltar pra BH.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.665
Reações
10.651
Pontos
1.479
Eh nozes;8797232 disse:
O melhor investimento nesse caso eh em estudos, invista em vc mesmo para quem sabe ganhar mais no seu emprego atual ou para conseguir abrir um negocio paralelo ao seu emprego ou para aprender a investir na bolsa, etc...

Ótimo, é o que penso também. Com certeza o maior investimento é no capital intelectual e você citou as três especializações.
 

EvertonSSJ4

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.919
Reações
11.604
Pontos
684
Eh nozes;8797232 disse:
O melhor investimento nesse caso eh em estudos, invista em vc mesmo para quem sabe ganhar mais no seu emprego atual ou para conseguir abrir um negocio paralelo ao seu emprego ou para aprender a investir na bolsa, etc...

Ótimo conselho, estou atualmente efetuando isso pra ver se cresço mais aqui enquanto tento algo fora só meu. Já que estamos falando em negócios, estou pensando em comprar um carro, tentar juntar 17k mais ou menos. Para quem vai adicionando dinheiro mensalmente (sem um valor fixo) o melhor ainda é a poupança?
 

crunch013

Bam-bam-bam
Mensagens
6.171
Reações
16
Pontos
202
Posso aproveitar o tópico para ver se conseguem me ajudar?
- Queria aprender investir, as diferenças de investimento, empreendedorismo, etc... Sou muito leigo na área, ganho pouco mas tento guardar na poupança pelo menos um pouquinho por mês, queria aprender mais sobre essa área.. alguem indica algum site/artigo/livro/etc
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.665
Reações
10.651
Pontos
1.479
EvertonSSJ4;8798311 disse:
Ótimo conselho, estou atualmente efetuando isso pra ver se cresço mais aqui enquanto tento algo fora só meu. Já que estamos falando em negócios, estou pensando em comprar um carro, tentar juntar 17k mais ou menos. Para quem vai adicionando dinheiro mensalmente (sem um valor fixo) o melhor ainda é a poupança?

A poupança é o mais enraizado na nossa cultura. Você pode tentar o CDB, que vai render entre 0,7 e 0,8% a.m. (contra 0,5% a.m. da poupança) ou o tesouro direto (entre 0,9% a.m e 1% a.m.), ambos são considerados renda fixa e de baixo risco. Quando for comprar o carro, tenta dar 60% de entrada e parcelar o resto em 24x sem juros, conseguindo uma taxa perto de 1% a.m. ou se possível a baixo.

crunch013;8798374 disse:
Posso aproveitar o tópico para ver se conseguem me ajudar?
- Queria aprender investir, as diferenças de investimento, empreendedorismo, etc... Sou muito leigo na área, ganho pouco mas tento guardar na poupança pelo menos um pouquinho por mês, queria aprender mais sobre essa área.. alguem indica algum site/artigo/livro/etc

Olha, os sites que eu acompanho hoje são:

Paladinonabolsa.com.br
opequenoinvestidor.com
singolari.blogspot.com
clubedopairico.com.br
infomoney.com.br
guiainvest.com.br

Livros, pra começar você pode tentar o seguinte:

Sobre dinheiro

- Os segredos da mente milionária
- O homem mais rico da Babilônia
- Pai Rico Pai Pobre

Sobre investimento

- Axiomas de Zurique
- O investidor inteligente

Sobre empreendimento

- O segredo de Luísa

Minha preferência é por ações, então se tiver interesse também, leia tudo o que ver sobre essas pessoas: Benjamin Graham, Warren Buffett, Philip A. Fisher, Peter Lynch, Charlie Munger, David Dodd, George Soros, Décio Bazin, Lirio Parisotto, Gustavo Cerbasi.
 

crunch013

Bam-bam-bam
Mensagens
6.171
Reações
16
Pontos
202
Solid Snake;8798508 disse:
A poupança é o mais enraizado na nossa cultura. Você pode tentar o CDB, que vai render entre 0,7 e 0,8% a.m. (contra 0,5% a.m. da poupança) ou o tesouro direto (entre 0,9% a.m e 1% a.m.), ambos são considerados renda fixa e de baixo risco. Quando for comprar o carro, tenta dar 60% de entrada e parcelar o resto em 24x sem juros, conseguindo uma taxa perto de 1% a.m. ou se possível a baixo.



Olha, os sites que eu acompanho hoje são:

Paladinonabolsa.com.br
opequenoinvestidor.com
singolari.blogspot.com
clubedopairico.com.br
infomoney.com.br
guiainvest.com.br

Livros, pra começar você pode tentar o seguinte:

Sobre dinheiro

- Os segredos da mente milionária
- O homem mais rico da Babilônia
- Pai Rico Pai Pobre

Sobre investimento

- Axiomas de Zurique
- O investidor inteligente

Sobre empreendimento

- O segredo de Luísa

Minha preferência é por ações, então se tiver interesse também, leia tudo o que ver sobre essas pessoas: Benjamin Graham, Warren Buffett, Philip A. Fisher, Peter Lynch, Charlie Munger, David Dodd, George Soros, Décio Bazin, Lirio Parisotto, Gustavo Cerbasi.


Muita informação cara! Vlw mesmo, vou pesquisar mais a fundo isso ;D
 

soukaigi

Bam-bam-bam
Mensagens
9.060
Reações
6.162
Pontos
444
Para uma compra de 3 mil reais, sem possibilidade de desconto, é melhor comprar a vista ou financiar sem juros? Pelo baixo valor dá para "render" alguma coisa financiando em 10x?

Tópico muito bom! :kongpositivo:
 

EvertonSSJ4

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.919
Reações
11.604
Pontos
684
Vlw as dicas, porém pretendo comprar a vista o bixo auhauhahu, devido a isso e ir guardando uma cota mensal (sempre varia, nunca é um número exato), a poupança acabou sendo o melhor envestimento (n tive mto tempo de ver isso), já que os outros que eu verifiquei com o pessoal do banco, era necessário uma quantia X e deu, esta não poderia ter adição nenhuma (ou seja, acumulativa como tem sido até agora na poupança), então já mixou metade dos esquemas.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.665
Reações
10.651
Pontos
1.479
EvertonSSJ4;8798747 disse:
Vlw as dicas, porém pretendo comprar a vista o bixo auhauhahu, devido a isso e ir guardando uma cota mensal (sempre varia, nunca é um número exato), a poupança acabou sendo o melhor envestimento (n tive mto tempo de ver isso), já que os outros que eu verifiquei com o pessoal do banco, era necessário uma quantia X e deu, esta não poderia ter adição nenhuma (ou seja, acumulativa como tem sido até agora na poupança), então já mixou metade dos esquemas.

CDB realmente não dá pra fazer aportes, Tesouro direto sim. Mas como você disse, não teve tempo pra ver melhor, a poupança tem essa vantagem: Líquida, acessível, descomplicada e estável. Qualquer investimento depende do perfil do investidor, duração e objetivo do mesmo.

soukaigi;8798746 disse:
Para uma compra de 3 mil reais, sem possibilidade de desconto, é melhor comprar a vista ou financiar sem juros? Pelo baixo valor dá para "render" alguma coisa financiando em 10x?

Tópico muito bom! :kongpositivo:

O importante é o pensamento e não o montante. Warren Buffett deixou de apostar $2 porque sabia que não podia ganhar. E a mesma coisa é nos negócios. Se pode financiar sem juros, porque pagar a vista? Se você pegasse esse dinheiro no banco, eles não te cobrariam juros?
 

Stud1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.550
Reações
11.200
Pontos
744
Eu tenho dúvidas sobre aluguel.

Comprei um apartamento na planta como investimento e ele valorizou muito, entretanto minha intenção não era vende-lo e sim alugá-lo.

É muito ruim? Traz muitos problemas?

Seria melhor pegar esse capital e achar algum fundo de investimento?
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.383
Reações
15.519
Pontos
1.839
soukaigi;8798746 disse:
Para uma compra de 3 mil reais, sem possibilidade de desconto, é melhor comprar a vista ou financiar sem juros? Pelo baixo valor dá para "render" alguma coisa financiando em 10x?

Tópico muito bom! :kongpositivo:

Nao existe financiamento sem juros, se os caras financiam em 10x "sem juros" entao quer dizer que eles podem te dar o desconto a vista...

Peça o desconto a vista, senao te derem entao compre em 10x e deixe o dinheiro na poupança...
 

soukaigi

Bam-bam-bam
Mensagens
9.060
Reações
6.162
Pontos
444
É interessante quando desenvolvemos essa educação e começamos a notar como "jogamos dinheiro fora" a quase todo o momento. Desde a falta em pesquisar o melhor preço até a compra por impulso são grandes devoradores do "suado" dinheirinho nosso.

O que acho mais desafiador é o peso que a educação financeira e a economia têm sobre o conforto que alguém está disposto a abrir mão. :kongpositivo:
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.665
Reações
10.651
Pontos
1.479
Stud1;8798782 disse:
Eu tenho dúvidas sobre aluguel.

Comprei um apartamento na planta como investimento e ele valorizou muito, entretanto minha intenção não era vende-lo e sim alugá-lo.

É muito ruim? Traz muitos problemas?

Eu no seu lugar faria uma análise do seu custo de oportunidade.

O valor do aluguel subiu proporcionalmente junto com a valorização do imóvel?

Será que a demanda estabilizou ou o preço dele vai continuar subindo no curto prazo?

Você consegue trabalhar dinheiro com uma taxa de retorno superior a do aluguel?

Basicamente, se você pagou R$100.000 nesse apartamento e você podia alugar ele por R$1.000, você tinha um retorno de 1%. Se ele passou a valer R$300.000 e o aluguel subiu para apenas R$1.500, você passa a ter um retorno de 0,5%, o mesmo valor da poupança, porém com a possibilidade de valorização do imóvel.

Supondo que você consiga trabalhar o dinheiro com um retorno de 1% em cima do valor atual, o que te daria R$3.000/mês, enquanto o aluguel ficaria na faixa dos R$1.500/mês, e você não vê possibilidade de grande valorização, nesse caso eu venderia.

Mas isso é conta de padeiro, deixando algumas variáveis de lado. O palpite é meu, o dinheiro é seu. Citei valores fictícios, o importante é trabalhar com porcentagem.

Lembrando que cada um tem seu custo de oportunidade, sua disponibilidade de tempo, seu perfil de investidor.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.383
Reações
15.519
Pontos
1.839
soukaigi;8798828 disse:
É interessante quando desenvolvemos essa educação e começamos a notar como "jogamos dinheiro fora" a quase todo o momento. Desde a falta em pesquisar o melhor preço até a compra por impulso são grandes devoradores do "suado" dinheirinho nosso.

O que acho mais desafiador é o peso que a educação financeira e a economia têm sobre o conforto que alguém está disposto a abrir mão. :kongpositivo:

Isso eh verdade...

Eu tava atras de um ferro a vapor bom, fui numa loja dessas grandes de eletrodomesticos e achei um ferro modelo semi-top por 130 reais, quase comprei pq tava precisando do ferro...

Mas ai eu fui na internet e comecei a procurar o mesmo ferro nos buscapes da vida, achei o ferro top (uma versao acima do que tinha visto na loja fisica) por 70 reais... :eek:

Resumindo, paguei 70 reais num ferro top pq pesquisei os preços, pq senao tivesse pesquisado eu iria pagar 130 reais num ferro semi-top
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.665
Reações
10.651
Pontos
1.479
soukaigi;8798828 disse:
É interessante quando desenvolvemos essa educação e começamos a notar como "jogamos dinheiro fora" a quase todo o momento. Desde a falta em pesquisar o melhor preço até a compra por impulso são grandes devoradores do "suado" dinheirinho nosso.

O que acho mais desafiador é o peso que a educação financeira e a economia têm sobre o conforto que alguém está disposto a abrir mão. :kongpositivo:

Correto, Steve Jobs falou algo legal sobre isso:

- Todos querem ir pro céu mas ninguém quer morrer.

E não é verdade?
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.964
Reações
8.135
Pontos
789
soukaigi;8798746 disse:
Para uma compra de 3 mil reais, sem possibilidade de desconto, é melhor comprar a vista ou financiar sem juros? Pelo baixo valor dá para "render" alguma coisa financiando em 10x?

Tópico muito bom! :kongpositivo:


Sempre que uma loja me diz que "não da desconto a vista" eu faço questao de parcelar no maior numero de vezes possivel, ja que são esses os juros que vc ta pagando obrigado.

Dai vc investe os 3mil, vai tirando mes a mes dele pra pagar as parcelas e ficando com o rendimento no final.
 

soukaigi

Bam-bam-bam
Mensagens
9.060
Reações
6.162
Pontos
444
Qual o melhor investimento para resgate em 36 meses, com depósitos mensais de mil reais (com um só reajuste de 5% ao ano), e valor inicial de 8 mil reais?
Tem como ter uma noção do montante no final?
 
Topo Fundo