Deve ter desistido no sexto, que eh o da raposa de seis caudas. Se bem que me falaram que no setimo tem um alien que parece a oprah, entao pode ter sido ai tb.
Primeiramente, sobre o “corra” acho que o peele cagou naquela ultima reviravolta que fez no final que transformou um filme factivel em uma palhacada. A questao dos brancos nesse filme nao vi problema nenhum. Alias, nao tem problema nenhum com a mensagem do filme, eh bem dosada e o filme em si eh bom, nao eh apenas uma desculpa pra passar a mensagem. Os problemas desse filme sao o alivio comico e a reviravolta tosca no final.
Ja o mesmo nao se pode dizer de nenhuma outra obra que ele participou. O cara se perdeu totalmente. Ele nao criou boas obras com uma mensagem, ele criou a mensagem e a partir disso fez qualquer m****. Aquele “us” eh um lixo, pqp. Uma das historias mais imbecis que eu ja vi, filme sem terror, sem tensao, sem cenas boas, sem nada. E tudo pra que? Pra criar uma alegoria sobre imigracao.
Depois ele foi ainda pior com aquele arremedo de reimaginacao da primeira temporada de alem da imaginacao e nisso nao vou nem me prender.
Agora, lovecraft country foi o fundo do poco. E os problemas dele nao sao apenas a lacracao, mas esta eh intimamente ligada a esses problemas. Pra comecar: o troco repete a mesma formula pelos primeiros 3 ou 4 capitulos: encontra racista, acontece alguma loucura aleatoria, morre racista. Vao pra outro lugar, acontece alguma outra loucura aleatoria, morre racista de novo.
Depois, tem o problema da historia, que nao existe. Os episodios 1 e 2 parecem um filme finitos em si mesmos, o 3 parece um episodio de um outro seriado com apenas uma ligacao bem forcada no final, o 4 eh o indiana jones negao, o 5 eh uma sequencia de lacracao apenas sem andar ou ter qualquer relacao com a historia, com direito ao negao soltar a franga num clube de travestis e o 6 eh outra bizarrice que tem uma conexao infima com a historia, apenas pra defender comunismo, criticar a investida americana na guerra e fazer uma alegoria ridicula sobre machismo e quem sao os verdadeiros monstros.
Alem disso, o terror lovecraftiano eh conhecido por ter uma atmosfera de suspense, de terror, do desconhecido, de construcao de personagens com o questionamento da propria sanidade, com uma desenvolvimento progressivo e mais devagar.....e essa m**** ai nao tem nada disso. Simplesmente despejam rapidamente e sem construcao alguma toda sorte de loucuras e monstros aleatorios numa tentativa tosca de agradar todos os grupos. O que sereias, fantasmas, raposas de 6 caudas tem a ver com lovecraft? Alias, o que essas porras tem a ver com a historia do proprio seriado? Nada, nem com a propria historia tem a ver, sao coisas totalmente paralelas com uma conexao infima e risivel. E o legal eh a explicacao pra essas merdas todas: magica. Me lembra um episodio dos simpsons onde um fa pergunta pra xena sobre um furo de roteiro e ela responde: “eh magica, sempre que encontrar qualquer erro desses, eh sempre magica”. Eh o que fazem aqui: colocam a magica pra justificar qualquer tipo de palhacada, mesmo que seja ridiculo e risivel.
Tem ainda a questao da vila principal que eh PESSIMA, com motivacoes infantis e atitudes dignas de risadas, como brincar de pega-pega na rua com crianca (que m**** tem a ver isso?). E ja que estamos falando na vila, a gente retorna pra questao do arremedo da historia central, que eh a hoghwarts do mal: uma tolice digna de pena. Alem do plot ser batido: procurar um livro (alias, essa serie me lembrou ate ash vs evil dead pelo monte de loucuras jogadas, mas ash vs evil dead tinha a intencao de ser uma loucura e tinha uma historia central focada e bem conduzida - serie foda por sinal) chamado livro dos vivos (ou da vida), mudando apenas o nome em relacao, por exemplo, ao ash vs evil dead, onde se passa por um monte de loucuras pelo livros dos mortos.
E enfim, poderia me estender aqui indefinidamente falando sobre os varios problemas dessa serie, cujo maior eu considero ser a total falta de foco, mas nao da pra dizer que a lacracao eh o menor dos problemas. Eh um dos principais problemas. Nao eh o maior, mas eh um dos principais pq simplesmente nao se cria uma historia pensando em passar uma mensagem, aqui, como em varios erros desse pessimo produtor/diretor, se cria a mensagem e se desenvolve qualquer m**** pra poder passar a mensagem.
Eu nao tenho problema nenhum em o cara meter lacracao em uma obra BOA, em querer passar uma mensagem em um filme bom. O problema que a logica desse cara ta invertida: em vez dele primeiro se preocupar em criar uma obra boa e ai colocar a mensagem, nao, ele cria a mensagem e fa-se o que vai ser feito pra passa-la, mesmo que seja uma m**. A obra tem que estar sempre acima da mensagem. Passe sua mensagem, mas antes faca um filme/ episodio bom, como, por exemplo, aconteceu no episodio 3 (rebobinar) da primeira temporada da reimaginacao de alem da imaginacao, onde o policial sempre tenta evitar o jovem negro de entrar na faculdade e onde no final, pra tentar romper esse ciclo, as pessoas se unem contra o policial filmando e mandam uma frase lacradora pra clho tipo “voce passou dos limites nos perseguindo e assediando, mas meu filho vai pra faculdade”. Porra, isso tem uma mensagem forte pra clho e eh feita de uma maneira sutil durante o episodio, sem nunca prejudica-lo ate chegar o ponto no final onde manda a mensagem direta. ISSO eh uma lacracao bem feita, que nao incomoda ngm, em um episodio fenomenal, diferente de todos os demais episodios terriveis dessa serie que ele arruinou.
Enfim, lovecraft country foi a primeira serie que abandonei (e nao me arrependo de forma alguma) e pra mim foi a pa de cal em relacao ao peele. Esse cara nao quer fazer grandes obras, ele quer dar grandes lacradas ao custo das obras.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk