O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Máquina reiniciando, (desligando e ligando a energia) no boot fria.( help!)

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Pessoal, tô com uma máquina aqui como descrito no título está reiniciando somente pela manhã bem cedo, depois de ter ficado a noite desligada.Os procedimentos que já fiz:
*Tem 2 pentes de 4gb DDR3, já retirei um, deixei só com um e volta a desligar e ligar.
*Liguei sem o HD foi pra bios mas não reiniciou. O problema é que durante todos os testes que fiz não dá pra saber direito porque a máquina só liga e desliga pela manhã cedo e não dá pra deixar sem o HD pela manhã.(A máquina é do garoto e quando ele acorda cedo antes de ir pra escola ele liga.)
*Formatei e instalei outro SO limpo e continua.
*Dei um clear CMOS e continua.
*Limpei o socket e adjacências com álcool isopropílico e re-apliquei pasta térmica.

O que pretendo fazer agora:
*Trocar a bateria
Ah! antes dele fazer upgrade em último caso, trocar a placa mãe, etc...

O PC é do menino e tem pouco tempo pra ficar comigo, então tô tentando resolver sem ele ficar sem, com procedimentos no setup dele mesmo, o que faço agora?:kpensa

A mobo é uma asus , I5 3330. Tem uns 5-6 anos.
 

Skill_Floor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.124
Reações
744
Pontos
563
Procura na internet o método de forçar a segunda bios da placa mãe.
Em mb gigabyte basta desligar a chave da fonte e religa-la mantendo precionando o botão power por 5 segundos.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Procura na internet o método de forçar a segunda bios da placa mãe.
Em mb gigabyte basta desligar a chave da fonte e religa-la mantendo precionando o botão power por 5 segundos.
Sim, vou ver, eu sei o modelo da mobo quando ele me deixa sentar no setup dele. hehehe. Vou tentar isso, mas é uma mobo velhinha guerreira.. Não sei se tem dual bios, acho que vou trocar a bateria primeiro depois vou ver...

O Hdd tá sáudavel no crystal disk info...
 

Koenigsegg

Novato
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
11
Então esse PC não quer acordar de manhã? Engana ele, adianta 6 horas no relógio do BIOS... kkkkk
Mas falando sério, que esquisito isso, se vc disse que até formatou o HD, sinal que em outros períodos do dia a máquina funciona normalmente, correto?
Bateria do CMOS acho difícil ser o problema pq qualquer coisa acusaria no próprio POST.

Mas faltou dizer quando exatamente a máquina reinicia, se é durante o processo de boot, ou se reinicia depois de ter carregado o sistema operacional. Ela reinicia uma única vez ou mais vezes? Depois de reiniciar ela funciona normalmente?

Como vc disse que sem o HD pela manhã a máquina funciona normalmente, embora fique na tela do Setup. Então vc poderia tentar criar um pendrive bootável com alguma distribuição Linux ou o Hirens por exemplo, e verificar se a máquina funciona normalmente pela manhã. Se funcionar, provavelmente o causador do problema é o próprio HD (apesar de que o mesmo funcione em outros horários)... pelo menos vc não condena a placa-mãe.

Se vc tiver outra fonte de alimentação pra testar seria interessante também...
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Ela reinicia uma única vez ou mais vezes? Depois de reiniciar ela funciona normalmente?
Ele não dá um restart, ele desliga e liga a energia umas 2-3 vezes depois do post, no logo do windows ou na tela de senha. Isso ele faz sozinho, não precisa apertar o power de novo não. Tipo desarma e arma sozinho. Depois dessas 2 ou 3 ligadas e desligadas ele funciona normalmente durante o dia, acontecendo isso raramente durante o uso diário, tipo 1 vez ao dia.
Se vc tiver outra fonte de alimentação pra testar seria interessante também...
Sim, troquei a fonte por outra que funcionava normal. Acho que descartei ser fonte.

como vc disse que sem o HD pela manhã a máquina funciona normalmente
Não, não testei pela manhã, foi no decorrer da tarde, essa tá zica disso.
 

Koenigsegg

Novato
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
11
Então esse PC não quer acordar de manhã? Engana ele, adianta 6 horas no relógio do BIOS... kkkkk
Mas falando sério, que esquisito isso, se vc disse que até formatou o HD, sinal que em outros períodos do dia a máquina funciona normalmente, correto?
Bateria do CMOS acho difícil ser o problema pq qualquer coisa acusaria no próprio POST.

Mas faltou dizer quando exatamente a máquina reinicia, se é durante o processo de boot, ou se reinicia depois de ter carregado o sistema operacional. Ela reinicia uma única vez ou mais vezes? Depois de reiniciar ela funciona normalmente?

Como vc disse que sem o HD pela manhã a máquina funciona normalmente, embora fique na tela do Setup. Então vc poderia tentar criar um pendrive bootável com alguma distribuição Linux ou o Hirens por exemplo, e verificar se a máquina funciona normalmente pela manhã. Se funcionar, provavelmente o causador do problema é o próprio HD (apesar de que o mesmo funcione em outros horários)... pelo menos vc não condena a placa-mãe.

Se vc tiver outra fonte de alimentação pra testar seria interessante também...
Ele não dá um restart, ele desliga e liga a energia umas 2-3 vezes depois do post, no logo do windows ou na tela de senha. Isso ele faz sozinho, não precisa apertar o power de novo não. Tipo desarma e arma sozinho. Depois dessas 2 ou 3 ligadas e desligadas ele funciona normalmente durante o dia, acontecendo isso raramente durante o uso diário, tipo 1 vez ao dia.

Sim, troquei a fonte por outra que funcionava normal. Acho que descartei ser fonte.


Não, não testei pela manhã, foi no decorrer da tarde, essa tá zica disso.
Ele não dá um restart, ele desliga e liga a energia umas 2-3 vezes depois do post, no logo do windows ou na tela de senha. Isso ele faz sozinho, não precisa apertar o power de novo não. Tipo desarma e arma sozinho. Depois dessas 2 ou 3 ligadas e desligadas ele funciona normalmente durante o dia, acontecendo isso raramente durante o uso diário, tipo 1 vez ao dia.

Sim, troquei a fonte por outra que funcionava normal. Acho que descartei ser fonte.


Não, não testei pela manhã, foi no decorrer da tarde, essa tá zica disso.


Visualmente vc não reparou nenhum capacitor alterado, com vazamento ou estufado, ou mesmo com solda fria ou pontos de oxidação na placa?
Esse tipo de problema é bem chato mesmo.
 


charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Pessoal, tô com uma máquina aqui como descrito no título está reiniciando somente pela manhã bem cedo, depois de ter ficado a noite desligada.Os procedimentos que já fiz:
*Tem 2 pentes de 4gb DDR3, já retirei um, deixei só com um e volta a desligar e ligar.
*Liguei sem o HD foi pra bios mas não reiniciou. O problema é que durante todos os testes que fiz não dá pra saber direito porque a máquina só liga e desliga pela manhã cedo e não dá pra deixar sem o HD pela manhã.(A máquina é do garoto e quando ele acorda cedo antes de ir pra escola ele liga.)
*Formatei e instalei outro SO limpo e continua.
*Dei um clear CMOS e continua.
*Limpei o socket e adjacências com álcool isopropílico e re-apliquei pasta térmica.

O que pretendo fazer agora:
*Trocar a bateria
Ah! antes dele fazer upgrade em último caso, trocar a placa mãe, etc...

O PC é do menino e tem pouco tempo pra ficar comigo, então tô tentando resolver sem ele ficar sem, com procedimentos no setup dele mesmo, o que faço agora?:kpensa

A mobo é uma asus , I5 3330. Tem uns 5-6 anos.
Isto está parecendo fonte. Uma máquina minha fez isto e era fonte de energia. Troquei e resolvi.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Visualmente vc não reparou nenhum capacitor alterado, com vazamento ou estufado, ou mesmo com solda fria ou pontos de oxidação na placa?
Esse tipo de problema é bem chato mesmo.
Esse tipo de procedimento vai além do meu conhecimento, faço algo básico só.

Isto está parecendo fonte. Uma máquina minha fez isto e era fonte de energia. Troquei e resolvi.
Leu meus posts anteriores? A fonte foi substituída.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.644
Reações
9.440
Pontos
453
Isso tá com cara de solda com mal contato, isso sim. Quando a placa esfria, os contatos não estão juntos ou fazem um contato falho. Quando ela esquenta um pouco, o contato se junta, fazem o contato certo mas a placa detecta um surto de tensão por causa dessa junção e desarma.
Se tu testar tudo e o culpado realmente for a placa-mãe, o jeito é: deixar a placa 100% do tempo ligada, deixando as esferas juntas o tempo todo, fazer um reballing no chip, o que vai sair meio caro ou conviver com isso, já juntando dinheiro para quando a placa vier dar problemas mais graves.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Isso tá com cara de solda com mal contato, isso sim. Quando a placa esfria, os contatos não estão juntos ou fazem um contato falho. Quando ela esquenta um pouco, o contato se junta, fazem o contato certo mas a placa detecta um surto de tensão por causa dessa junção e desarma.
Se tu testar tudo e o culpado realmente for a placa-mãe, o jeito é: deixar a placa 100% do tempo ligada, deixando as esferas juntas o tempo todo, fazer um reballing no chip, o que vai sair meio caro ou conviver com isso, já juntando dinheiro para quando a placa vier dar problemas mais graves.
Hum, meu amigo, achei plausível esse seu post, faz sentido.Por curiosidade a placa da máquina acho eu que é essa mas não tenho exatidão:
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
Meu PC meses atrás do nada tava desligando, tinha quase certeza que era fonte pq tb já tinha quase 8 anos de uso, comprei outra e instalei e simplesmente resolveu.

Se tiver como instalar uma outra fonte (se é que já não fez, não li o texto), faça isso!!!

.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Meu PC meses atrás do nada tava desligando, tinha quase certeza que era fonte pq tb já tinha quase 8 anos de uso, comprei outra e instalei e simplesmente resolveu.

Se tiver como instalar uma outra fonte (se é que já não fez, não li o texto), faça isso!!!

.
Substitui a fonte sim.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Bom pessoal, faz uns 2 meses esse tópico. Resolvi levantar pra matar a curiosidade da galera que ajudou aqui. O resultado dos acontecimentos realmente é um fato que incrívelmente e dificilmente acontece em manutenções de lojas, creio eu. Bom, vou tentar resumir brevemente o que se deu. Acabei doando meu recente kit placa mãe + cpu e ram pro garoto e trouxe o kit dele pra fazer mais testes. O kit que eu dei pra ele está funcionando perfeitamente no gabinete dele com a mesma fonte o hdd e o ssd. Então ficou a antiga placa dele aqui série Ivy Bridge em cima do meu móvel. No decorrer disso eu usei limpa contato na placa toda, só não troquei a pasta porque já o havia feito recentemente como postei. Então comprei um gabinete básico com uma fonte de 200w no pacote, fiz a instalação e testes tudo certo até então, exceto que não sei bem porque mais já tem um tempo a mobo tinha 2 pentes 4gb DDR3 totalizando 8 1300, mas inexplicávelmente não consegue mais aceitar os dois, só consegui fazer funcionar com um e também um fatozinho que pode ser considerado irrelevante é que não sei se foi erro meu mas por distração acabei conectando o pwr led invertendo a polaridade e depois que fui perceber.pois é os conectores são todos pretos e estava escuro sem lanterna, mas não sei se pode ter sido isso porque já li por aí na net que inverter o led não queima e não tá mais aceso, mesmo depois de corrigir.Pode ser também quando eu passei os cabos frontais por trás pode ter dessoldado na parte frontal. No geral o sistema está funcionando muito bem sem mais restart, com todas conexões OK, áudio frontal e usbs OK também. Com Windows 10,:kpensa:kzonzo
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Bateria do CMOS acho difícil ser o problema pq qualquer coisa acusaria no próprio POST.

Pior que não, já peguei uma máquina que ligava disparada só de ligar a força, troquei a bateria do cmos e resolveu.
 
Topo Fundo