O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Mês do protesto loko news] Presidente do Chile decreta estado de emergência após protestos em Santiago

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.614
Reações
133.522
Pontos
2.139
Presidente do Chile decreta estado de emergência após protestos em Santiago


O presidente do Chile, Sebastián Piñera, decretou estado de emergência na madrugada deste sábado (19) após protestos que tomaram estações de metrô na capital Santiago. As manifestações, que aconteceram contra aumento no preço das passagens, acabaram em violência. Segundo agências internacionais, balanço parcial informa que 19 estações de metrô e 16 ônibus urbanos sofreram danos, e 180 pessoas foram presas. O metrô da capital chilena ficará fechado neste final de semana.
"Diante dos ataques sérios e repetidos e contra as estações e instalações do metrô de Santiago, contra a ordem pública e a segurança pública, declarei estado de emergência nas províncias de Santiago e Chacabuco, e nos municípios de Puente Alto e San Bernardo, na região metropolitana", afirmou o presidente chileno.

Piñera disse que o objetivo da medida é voltar a recuperar a normalidade. "O objetivo deste estado de emergência é muito simples, mas muito profundo: garantir a ordem pública, a tranquilidade dos habitantes da cidade de Santiago, proteger bens públicos e privados e, acima de tudo, garantir os direitos de todos", disse.

91836

Metrô protesto Chile — Foto: Reuters/Ramon Monroy

Piñera também confirmou a nomeação do general Javier Iturriaga del Campo como chefe da Defesa Nacional durante o estado de emergência.


Com o decreto, o governo pode restringir a liberdade de locomoção e reuniões, entre outras medidas. Campo descartou impor agora toque de recolher. "No momento, não temos informações que nos obriguem a decretar o toque de recolher", disse o general. Ele anunciou, porém, que forças militares começarão a patrulhar a cidade nos “setores mais conflituosos”.


O presidente afirmou ainda que nos próximos dias o governo convocará um diálogo transversal e fará "todos os esforços para aliviar a situação dos que foram afetados pelo aumento".


A polícia não conseguiu conter os motins, e os bombeiros tiveram que combater incêndios em várias estações de metrô, ônibus urbanos, barricadas de rua e até na sede da companhia elétrica local.


91837

Protestos atiram bombas de gás contra manifestantes em Santiago — Foto: Reuters/Carlos Vera

Santiago foi palco de protestos na sexta-feira contra o aumento de 800 para 830 pesos (equivalente a R$ 4,80) nos bilhetes do metrô no horário de pico. Desde 2010, não havia aumento nessa proporção (3,75%).


Manifestantes foram em massa para as estações de metrô e forçaram a entrada sem pagar, causando destruição e enfrentando a polícia. A situação forçou o metrô de Santiago, que transporta diariamente quase 3 milhões de pessoas, a fechar todas as estações na sexta-feira, o que levou ao colapso do sistema de transporte da cidade.


91838

Manifestantes pulam catraca em estação de metrô durante protesto contra aumento da tarifa de transporte pública em Santiago, no Chile, na sexta-feira (18) — Foto: Reuters/Carlos Vera

Segundo a AFP, a manifestação, a princípio pacífica, acabou em protestos violentos que prosseguiram pela noite de sexta, com ataques incendiários contra um prédio da companhia de eletricidade ENEL e outro do Banco do Chile, e a várias estações do metrô. Próximo ao prédio incendiado, um supermercado foi atacado e saqueado, revelou a TV local.


Na estação de La Moneda, em frente à sede do governo, dezenas de manifestantes - na maioria jovens - depredaram instalações. A polícia respondeu com jatos d'água e bombas de gás lacrimogêneo.


Depois, manifestantes atiraram paus e pedras em direção às forças policiais, que reagiram com o uso de carros de choque. A sede do governo foi cercada por um perímetro de segurança.


91839

Manifestante é detido pela polícia de choque durante ato em Santiago — Foto: Reuters/Carlos Vera

Desde segunda-feira, milhares de pessoas, especialmente estudantes do ensino médio e universitário, têm protestado contra o aumento no preço dos bilhetes de metrô, decretado há duas semanas.


O Metrô de Santiago é uma empresa privada, de propriedade em parte do Estado chileno. O preço é fixado pelo chamado Painel de Peritos, com base em vários indicadores, como inflação, custo dos fornecimentos para o seu funcionamento e a taxa de câmbio, entre outros, e é aprovado pelo Ministério dos Transportes.



Outros protestos na América do Sul


91840

Mulheres participam de marcha em Quito, no Equador, no dia 12 de outubro — Foto: Daniel Tapia/Reuters

Outros países da América do Sul tiveram protestos recentemente. No Equador, uma onda de protestos de 11 dias neste mês levou o presidente equatoriano, Lenín Moreno, a revogar o decreto que retirava subsídios aos combustíveis. Nas ruas da capital, Quito, manifestantes celebraram a decisão. Os distúrbios em todo o país deixaram sete mortos, 1.340 feridos e 1.152 presos, segundo a Defensoria Pública.


Na Bolívia, protestos que acontecem desde o ano passado incluem bloqueios de fronteiras, ruas e vigílias contra a nova candidatura à presidência de Evo Morales, no poder desde 2006. Em algumas cidades houve confrontos com apoiadores de Morales e com forças de segurança.


Segundo a constituição boliviana, o referendo de 2016 não permite que um candidato a presidência concorra a reeleição por mais de uma vez. Por isso, Evo Morales não poderia se candidatar a reeleição. Morales concorre pela quarta vez à presidência, com base em um pacto assinado em Costa Rica, que autoriza que um presidente tenha um terceiro mandato caso a maior parte da população queira. No entanto, 51% da população boliviana deseja o contrário. As eleições presidenciais ocorrem neste domingo (20).


Na Argentina, o governo de Mauricio Macri tem enfrentado greves gerais e protestos por causa da alta taxa de desemprego, inflação galopante e crescimento da pobreza. O país entrou em recessão em 2018, após duas corridas cambiais que provocaram o aumento da inflação e levaram o governo de Macri a assinar um acordo para receber ajuda de US$ 56 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em troca, a Argentina se comprometeu a alcançar o equilíbrio fiscal em 2019 e superávit em 2020. O plano de ajuste é rejeitado pelos sindicatos. As eleições presidenciais serão no próximo dia 27 de outubro.


Já a Venezuela registrou um total de 10.477 protestos populares nas ruas das cidades do país no primeiro semestre de 2019, com uma média de 58 manifestações diárias que apresentavam reivindicações políticas e sociais, informou a ONG Observatório Venezuelano de Conflito Social (OVCS). Do total de manifestações, 4.777 corresponderam a exigências pelo direito "à participação política", 4.169 por "direito à moradia e serviços públicos", 1.587 por "direitos trabalhistas" e 697 por "direito à alimentação".
 

Makenshi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.548
Reações
8.466
Pontos
1.124
Na Bolívia, protestos que acontecem desde o ano passado incluem bloqueios de fronteiras, ruas e vigílias contra a nova candidatura à presidência de Evo Morales, no poder desde 2006. Em algumas cidades houve confrontos com apoiadores de Morales e com forças de segurança.

Esses caras, além de abertamente cínicos [porque é muita cara de pau estar no poder a 13 anos e ainda querer mais, "parece uma democracia"]...

... são muito burros, pqp!! O velho Putin já ensinou como se faz [troca-troca com primeiro ministro], é errado mas pelo menos dá uma maquiada.
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Esses caras, além de abertamente cínicos [porque é muita cara de pau estar no poder a 13 anos e ainda querer mais, "parece uma democracia"]...

... são muito burros, pqp!! O velho Putin já ensinou como se faz [troca-troca com primeiro ministro], é errado mas pelo menos dá uma maquiada.
Exato. Troca e de todos os poderes ao seu primeiro ministro.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Não entendi tamanha revolta... O Chile está passando por alguma crise, ele não é o país mais liberal da América Latina?

Lá as coisas são subsidiada tb?

T+
 


Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Não entendi tamanha revolta... O Chile está passando por alguma crise, ele não é o país mais liberal da América Latina?

Lá as coisas são subsidiada tb?

T+
Leia o tópico da narrativa da semana.

=> Direita está perdendo poder.
=> Esquerda está retornando
=> Protestos "pacíficos" no Chile contra aumento neoliberal de preços das passagens

Tem que ser meio inocente (me recuso a usar a palavra burro) pra fazer piada, JMB, é apenas o começo dos preparativos pra tentarem retomar o "protagonismo" que perderam. Se inocentes morrerem, ainda melhor, quem liga pra umas mortes quando "o Bem" está em jogo?
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Todo país avançado tem esquerdinha reclamando que não tá bom e que com os lideres deles estaria melhor.

Esquerda é arruaceira em todo lugar. Se os preços estão altos é porque há necessidade de aumentar. Esse dinheiro vai sair do bolso do trabalhador de qualquer jeito.
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
Estou adorando assistir esses protestos.

O povo médio no Chile está estarrecido com a violência e truculência da extrema-esquerda. Igual quando PSOL e PC do B ficaram colocando pilha nos Black Blocs nos protestos de São Paulo em 2013, que acabaram voltando com força na cara deles com a reversão total da opinião publica contra eles.

Até Alejandro Guillier, que foi o candidato da esquerda nessa ultima eleição, está quieto. Ele entende o que isso significa pra ele. Michelle Bachelet, que também teve de enfrentar protestos pesados para passar uma reforma do sistema educacional, também está curiosamente quieta.

Ou você acha que o povo de qualquer lugar democrático do mundo apoia isso abaixo?

91917
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.132
Reações
32.111
Pontos
503
Se continuar assim, a final da liberta vai ter de ser mudada de sede.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.132
Reações
32.111
Pontos
503
Em qualquer país a oeste do Líbano, tem setores subsidiados.

Não entendi tamanha revolta... O Chile está passando por alguma crise, ele não é o país mais liberal da América Latina?

Lá as coisas são subsidiada tb?

T+

Os protestos do premier francês e think thanks da eco-esquerdalha pelas queimadas (que ocorrem todos os anos) na Amazônia durante o g7, pensou que era comoção pelo meio-ambiente???

No primeiro semestre, após missão do governo brasileiro conseguir fechar um tratado do país com a UE, fazendeiros franceses (subsidiados por Paris) voltaram a protestar no interior do país da torre Eiffel.

Depois, no g7, veio aquele teatro já citado. E no início desse mês, a OCDE passou Argentina e Romênia e não o Brasil, na sua lista, e adivinhe quem vetou o país???

Pois é.

Chegaram, no twitter e fb, a fazer ilações de perda de credibilidade do presidente brasileiro junto ao norte-americano, o que foi prontamente desmentido pela assessoria de Washington.

Não existe nada grátis, nada, nem antes, muito menos hoje.
 

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.879
Pontos
453
Isso é o que acontece quando o governo encara atos terroristas de grupos comunistas organizados como "protesto de estudantes", já são 3 mortos, dezenas de feridos, metrô de Santiago destruído, as pessoas de bem em pânico e toque de recolher nas ruas...

Quando comunistas partem pra revolução, devem ser encarados como aquilo que são, terroristas apátridas que devem ser enfrentados pelas forças armadas utilizando munição letal.
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
armadas utilizando munição letal.
Só umas balas de borracha no lombo e jato de água em pressão na cara resolve.


Que b*sta de exército esse do Chile, não consegue nem espantar pichador. O praça do turno da segurança dessa noite vai lamber privada pelo mês inteiro pelo cochilo que tirou.
 

Aulendil

Gato do Mato
VIP
Mensagens
1.825
Reações
11.227
Pontos
909
Parece piada. O estopim desses protestos foi o aumento de um meio de transporte público, como num certo lugar aí. O valor? 30 pesos, que na cotação atual equivalentem a... 20 centavos :kwow

Seja onde for, na América Latina, a esquerda faz baderna por muito pouco...
 

Uma outra pessoa

Bam-bam-bam
Mensagens
11.374
Reações
8.434
Pontos
484
Aliás o pessoal da sua turma não disse que a ditadura seria implementada aqui?

Tá 10 meses atrasada e até agora nada.


Na verdade foi implementado a monarquia
Onde tem um rei jumento, 3 príncipes mongoloides e uma princesa abobada com cara de mau, e varios bobos da corte

Se vc não é príncipe e nem princesinha do rei onde vc se enquadra?

Vc é culpado de tudo que ta acontecendo e a cobrança vai chegar
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.132
Reações
32.111
Pontos
503
O plano do foro de SP, resistiu a três derrotas nas urnas na década de 90, é ingenuidade pensar que não estão agindo na web (em sites, blogs, fóruns, fact-checkers), mídias, sindicatos, associações e estatais.

Hmmm.

Troll ou MAV, alguém chuta?

Então, respondendo, parece troll, mas pode ser MAV, em outros tópicos pois é nítido que a ação opositora é coordenada e abastecida com (muito) dinheiro.

R$ 100 milhões da mega-sena, votação do aumento do fundo partidário mês passado, isso o que se sabe...
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Na verdade foi implementado a monarquia
Onde tem um rei jumento, 3 príncipes mongoloides e uma princesa abobada com cara de mau, e varios bobos da corte

Se vc não é príncipe e nem princesinha do rei onde vc se enquadra?

Vc é culpado de tudo que ta acontecendo e a cobrança vai chegar

Imagino que esteja apenas falando da boca para fora, pois você teria que ser meio bitolado para acreditar no que digitou.
 

Uma outra pessoa

Bam-bam-bam
Mensagens
11.374
Reações
8.434
Pontos
484
Topo Fundo