O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mídia física morrendo rápido: 80% das vendas da Capcom são em formato digital

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.330
Reações
63.345
Pontos
903
Um exemplo meu, de como a mídia digital pode acarretar de um jogo desaparecer (só os:kpirata para salvar para as futuras gerações) ,
é do jogo que agora esta perdido para sempre (no caso a versão do PS3) é o "The Simpsons Arcade Game", tenho ele instalado no meu PS3, mas o mesmo já não aparece mais na minha lista de downloads e na pagina (aqui) da PSN a opção de baixar nem aparece mais.
(o mesmo vale para o game "Scott Pilgrim vs. the World: The Game", e se duvidar, até alguns outros que não cheguei a conferir)
Estes (assim como o PT), jamais vou deletar do console, senão perco para sempre :kgrr
 
Ultima Edição:

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Um exemplo meu, de como a mídia digital pode acarretar de um jogo desaparecer (só os:kpirata para salvar para as futuras gerações) ,
é do jogo que agora esta perdido para sempre (no caso a versão do PS3) é o "The Simpsons Arcade Game"...

Uma vez criei até um post aqui pq esse jogo me passou batido na época e gosto muito dele!

Existe versão pro Ps4? Em alguma loja mundo afora?
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.264
Reações
7.716
Pontos
819
Vocês realmente acham que daqui a 10 anos, vocês ainda vão poder baixar sua cópia digital de MGS 4 no PS3 de vocês? Reflitam.
E sem papo de que vai ter remaster/remake pq aí ja é contar com o ovo dentro da galinha.

Nem hoje você consegue, esse jogo não tem na PSN. Rs

A sério, isso é apenas especulação da sua parte, podemos dizer que hoje você consegue baixar jogos com mais de 10 anos, qual seria a diferença daqui há mais 10 anos? Daqui há 10 anos não sei nem se estarei vivo, meu Uncharted 2 de 2009, versão europeia em português (raro por essas bandas) simplesmente parou de funcionar do nada, com a mídia intacta, então qual garantia terei no futuro que outros jogos meus em disco não terão o mesmo fim?

Como diz a minha vó, nessa vida a única certeza que nós temos é que um dia morreremos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.330
Reações
63.345
Pontos
903
Uma vez criei até um post aqui pq esse jogo me passou batido na época e gosto muito dele!

Existe versão pro Ps4? Em alguma loja mundo afora?

Não teve versão para PS4, a licença expirou na época do PS3, você só consegue jogar ele por meios "extra oficiais" (via emuladores)
A versão de PS3 é excelente, vc pode jogar o coop local ou online.

(se quiser jogar ele via navegador so ir aqui)
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.386
Reações
19.964
Pontos
1.434
A diferença é que daqui 10 anos essas plataformas vão ser menos relevantes. Até onde vai durar isso? O suporte é vitalício? Não existe histórico. (Aliás, existe, vide o que a Nintendo fez com o Wii).

O seu direito ao uso desses jogos é totalmente dependente da vontade da empresa dar suporte à essa rede. Quando parar de fazer sentido financeiramente pra elas, você acha que elas vão fazer o que com essas plataformas?

Se parar de fazer sentido vai ser porque o mercado de games não fará mais sentido, ou seja, perder acesso vai ser a menor das preocupações em um cenário apocalíptico como este.

Midia digital tem como vantagem acesso, nem se comparar, tem jogo que só existe na comunidade hoje devido a conversão para meio digital. por não depender de peças antigas e não envelhecer você nunca terá problema de desgaste e manutenção, não terá problemas com baixa produção elevando preço devido a desequilíbrio da relação oferta/procura e por aí vai.

Midia digital em rede madura estará sempre a distância de um clique. A única coisa que se perde é a capacidade de renegociar sua licença (licença, você nunca teve posse do jogo, independente de onde ele seja armazenado você só tem direito de uso). ,as mesmo isso tem a ver com política de empresa para maximizar lucro, que por limites de tecnologia.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
A diferença é que daqui 10 anos essas plataformas vão ser menos relevantes. Até onde vai durar isso? O suporte é vitalício? Não existe histórico. (Aliás, existe, vide o que a Nintendo fez com o Wii).

O seu direito ao uso desses jogos é totalmente dependente da vontade da empresa dar suporte à essa rede. Quando parar de fazer sentido financeiramente pra elas, você acha que elas vão fazer o que com essas plataformas?

Perde-se o senso de propriedade sobre os jogos que você tem.

EU não sei, daqui 10 anos estarei beirando os 50, o pessoal que compra mídia digital deve ser mais velho, não liga mais para sendo de propriedade, que apenas jogar sem preocupação.

E em 10 anos a proxima geração vai estar acabando ainda.

Se em 10 anos toda a rede acabar, acabou meu hobby.
 


Saoro Master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.350
Reações
1.518
Pontos
914
Outro ponto que acho injusto, monopólio. Ao tirar a questão física, o monopólio da venda fica concentrada só na PSN/LIVE. Ai acontece como a putaria do inicio do ano que jogos velhos dobraram ou triplicaram de preço (tá certo que o dólar disparou, mas se fizer conversão, vai ver que estamos pagando mais que os gringos - mesmo considerando os impostos daqui). Agora se três pontos forem considerados: A possibilidade de compra de jogos ou códigos em outros lugares tendo assim competição, individualização dos jogos, podendo ser dissociado da conta, inclusive para fins de revenda, empréstimo e a possibilidade de parcelamento da compra de jogos. Eu fico na mídia digital easy.

Apesar que penso que no futuro, tudo vai é virar via nuvem mesmo e jogar estilo Gamepass e PS Now.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.330
Reações
63.345
Pontos
903
Um exemplo meu, de como a mídia digital pode acarretar de um jogo desaparecer (só os:kpirata para salvar para as futuras gerações) ,
é do jogo que agora esta perdido para sempre (no caso a versão do PS3) é o "The Simpsons Arcade Game", tenho ele instalado no meu PS3, mas o mesmo já não aparece mais na minha lista de downloads e na pagina (aqui) da PSN a opção de baixar nem aparece mais.
(o mesmo vale para o game "Scott Pilgrim vs. the World: The Game", e se duvidar, até alguns outros que não cheguei a conferir)
Estes (assim como o PT), jamais vou deletar do console, senão perco para sempre :kgrr

Mais um que lembrei aqui, que esta na mesma situação dos que mencionei acima: "X-Men: The Arcade Game"


para verificar outros jogos (e de outras plataformas) que não estão mais disponíveis em sua versão digital, recomendo o site:
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Não teve versão para PS4, a licença expirou na época do PS3, você só consegue jogar ele por meios "extra oficiais" (via emuladores)
A versão de PS3 é excelente, vc pode jogar o coop local ou online.

(se quiser jogar ele via navegador so ir aqui)

Obrigado.
Queria muito jogar esse game via coop online com uns amigos meu da época de fliperama.

Tomara que relancem um dia.
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Eu acho que isso vale para games mais antigos aonde vc consegue achar preços mais competitivos em games fisicos pois tem muito mais lojas querendo dispensar o jogo ao contrário da PSN q só faz promoção desse game quando der na telha.....

Para games lançamento acho que o físico talvez seja um pouco mais caro (mesmo q seja diferença minima) mas dai vai da pessoa, eu mesmo prefiro pegar fisico do que digital se ambos custarem o mesmo preço ou quase isso, pelo menos no game fisico eu posso vender/trocar no futuro.

Claro que isso se aplica aos consoles apenas, se os preços da PSN fossem como no Steam eu só ia de digital.

Não, mesmo lançamento físico ainda é mais barato.

The Last of us 2 : R$ 199,90 na Americanas/submarino, R$ 279,90 na PSN

E para quem fala "ah mas tem promoções na PSN". Ué, tem promoções nas lojas que vendem mídia física TB....
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.513
Reações
104.419
Pontos
2.419
O Napster mandou oi pela maquina do tempo de 1999!

Realmente foi o Itunes, o MP3 da vida freezão na net não tem nada ver com isso, mesmo sendo a forma como 99,999999% das pessoas ouviam música!

Isso entra na pirataria, que já existia antes.

Claro que a possibilidade de baixar mp3 sem custo facilitou mais ainda, mas o mercado legal se adaptou vendendo as músicas avulsas, ou seja, a própria indústria oficial esvaziou o formato de CD.
 

Rifiguesantos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.823
Reações
1.950
Pontos
879
Eu paguei 199 na pré venda do The Last Of Us 2 versão física, enquanto que a pré venda digital estava 279 reais.

Não faz sentido comprar ditital, pelo menos no Brasil ainda não.

Gosto de mídia digital e tenho mais de 100 jogos no PC assim, sem contar uns 15 no PS4, mas sempre vou prefirir mídia física para revenda posterior.

No final recuperei minha grana depois de zerar o game vendendo pelo mesmo preço que paguei.
 

Lennox HK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.719
Reações
2.899
Pontos
703
Não, mesmo lançamento físico ainda é mais barato.

The Last of us 2 : R$ 199,90 na Americanas/submarino, R$ 279,90 na PSN

E para quem fala "ah mas tem promoções na PSN". Ué, tem promoções nas lojas que vendem mídia física TB....
Depende da região, pois existe uma coisa, chamada frete.


Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.264
Reações
7.716
Pontos
819
Não, mesmo lançamento físico ainda é mais barato.

The Last of us 2 : R$ 199,90 na Americanas/submarino, R$ 279,90 na PSN

E para quem fala "ah mas tem promoções na PSN". Ué, tem promoções nas lojas que vendem mídia física TB....

Vamos ser justos que esse valor físico aí não existe mais, a Sony aumentou os valores inclusive do varejo, hoje ele custa exatamente o mesmo preço da PSN (ontem mesmo fui bater em uma Americanas física próximo de casa e me assustei quando vi esse valor).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.386
Reações
19.964
Pontos
1.434
Eu paguei 199 na pré venda do The Last Of Us 2 versão física, enquanto que a pré venda digital estava 279 reais.

Não faz sentido comprar ditital, pelo menos no Brasil ainda não.

Gosto de mídia digital e tenho mais de 100 jogos no PC assim, sem contar uns 15 no PS4, mas sempre vou prefirir mídia física para revenda posterior.

No final recuperei minha grana depois de zerar o game vendendo pelo mesmo preço que paguei.


Você tocou justamente no ponto mais importante: preço. Mídia digital com estas restrições a trocas, empréstimos e revenda tem que custar pelo menos uns 30-40% a menos para se justificar. Tenho muitos games digitais, mas não paguei preço cheio em quase nenhum deles, sempre espero promoções e as sales acabam vindo uma hora ou outra.

Lançamento digital é não é algo que valha muito a pena no mercado atual.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.341
Reações
25.482
Pontos
803
Midia digital só em promoção, ainda prefiro físico pela questão de vender/trocar.
 

SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.423
Reações
6.699
Pontos
1.449
Vale muito a pena a mídia digital no PC. Mas pelo que vejo aqui nos comentários, nos consoles, a mídia física, ainda está um pouquinho longe de morrer. Acho que é algo cultural né? No console você tinha aquele costume dos cartuchos, CDs, emprestar...tinha todo um social nisso que é complicado desapegar.

Sent from my Moto Z3 Play using Tapatalk
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Vamos ser justos que esse valor físico aí não existe mais, a Sony aumentou os valores inclusive do varejo, hoje ele custa exatamente o mesmo preço da PSN (ontem mesmo fui bater em uma Americanas física próximo de casa e me assustei quando vi esse valor).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cara eu googlei agora pra ver como os preços estavam e é isso aí. Sem pesquisar muito ainda...

Depende da região, pois existe uma coisa, chamada frete.


Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk

Frete de 80 reais? Frete pra jogo sai 15~20 reais. Tem vezes que pego por menos. Magazine Luiza mesmo sempre escolho o frete de ir buscar na loja (e tem uma perto do meu trampo) o frete sai gratuito ou bem bem baixo, tipo 5 reais...
 

Rifiguesantos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.823
Reações
1.950
Pontos
879
Você tocou justamente no ponto mais importante: preço. Mídia digital com estas restrições a trocas, empréstimos e revenda tem que custar pelo menos uns 30-40% a menos para se justificar. Tenho muitos games digitais, mas não paguei preço cheio em quase nenhum deles, sempre espero promoções e as sales acabam vindo uma hora ou outra.

Lançamento digital é não é algo que valha muito a pena no mercado atual.
Também faço isso, compro digital quando lança uma promoção bem barata com preço mais da metade menor do que no lançamento, nesse ponto a mídia física já não está valendo quase nada também e nem compensa vender.

Eu por exemplo compro os lançamentos, jogo, depois vendo, quando ficam baratinhos compro novamente se gostei muito do game como é o caso do TLOU2

Por esse preço absurdo que cobram no lançamento eu não compro, custava o Ghost of Tsushima custar 150 reais em mídia digital? Ou até 170 mesmo.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Vamos ser justos que esse valor físico aí não existe mais, a Sony aumentou os valores inclusive do varejo, hoje ele custa exatamente o mesmo preço da PSN (ontem mesmo fui bater em uma Americanas física próximo de casa e me assustei quando vi esse valor).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Não fiz pré-venda de TLOU2. No dia do lançamento fui lá no Mercado Livre e procurei um vendedor da minha cidade... Achei o nome da loja pelo nick dele no ML, entrei no google, achei o fone e liguei lá: R$219,00. Bem mais barato que o absurdo da PSN.

Togo jogo que tenho interesse vou na PSN e olho o preço, depois encontro no ML muito mais barato. Tirando as promoções pontuais, ou algum jogo da linha classics sempre o valor da midia física é mais em conta. Se for jogo antigo então, a diferença é absurda.

Agora se os valores foram reajustados de um tempo para cá, não sei dizer, dei um tempo na compra de jogos e só adquiri mesmo o TLOU2 nessa quarentena.
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.264
Reações
7.716
Pontos
819
Agora se os valores foram reajustados de um tempo para cá, não sei dizer, dei um tempo na compra de jogos e só adquiri mesmo o TLOU2 nessa quarentena.

Sim, houve reajuste, você basicamente deu sorte. Naturalmente, se ficarmos pesquisando e procurando pagar menores preços isso invariavelmente pode ocorrer, mas não creio que seja lógico ficar debatendo isso como verdade universal pois não é regra. Jogos lançamentos ou lançados há pouco tempo é mais fácil mesmo encontrar com preços menores no varejo físico, mas tudo depende da editora e da demanda, tem jogo que demora um bom tempo para encontrar em boas promoções (ex., Sekiro, a Activision joga duro com esse jogo até hoje e mesmo passado mais de 1 ano do lançamento muito difícil achar por menos de 160,00).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.241
Reações
46.773
Pontos
1.934
Igual CD de música e Blu-Ray ne?

Não tem nada que as lojas possam fazer, inclusive a Gamestop está quebrando por causa do fim da mídia física.
complexo

eu mesmo nao tenho apego algum pra música. Vai do valor q vc da pra cada tipo de consumo.

como ainda acho streaming inconsistente em manter catálogo permanente e ser uma b*sta em qualidade, eu compro discos de bluray dos filmes q faço mta questão (fica meio a meio). Jogos nem penso em migrar pra digital por colecionismo mas prefiro mto mais spotfy q comprar cd de alguma banda.

pra cara tipo de produto cada um vai ter sua visão de como consumir. Eu abordo de formas completamente diferentes pra cada situação, q imagino ser comum por aí
 
Mensagens
523
Reações
962
Pontos
128
Mas acabaram de falar que é o oposto, que hoje tu vai em qualquer site e a midia fisica está mais barata que a Online?

Então qual é a melhor em termos de preço ? A Online que tu tem acesso seguido as ofertas a preço de banana mas tem apenas um fornecedor , ou a Física que tu acha em vários fornecedores e mais barato que o preço normal da Loja Online?
Eu acho que no momento que o online tocar 100% do mercado vamos ver o jogador de se ferrar, simples assim. Eu sou sempre a favor da midia fisica, até mesmo por me sentir dono do produto e poder trocar ou vender.
Só acrescente em relação ao tópico de vendas da Capcom é o fator que ela sempre oferece jogos a preço de banana nas ofertas, e isso faz aumentar as vendas digitais dela, o que explica o número alto.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.270
Reações
33.568
Pontos
1.399
Problema nesse exemplo aí é que a Nintendo é exceção, não regra, é uma empresa que ainda caminha a passos de tartaruga quanto a políticas digitais atuais, e pode tomar um belo processo por essas práticas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Te garanto que nem a Nintendo nem empresa alguma vão tomar processo por fazer isso, até porque, é o caminho natural que vai acontecer mais cedo ou mais tarde, Com a Nintendo é cedo.
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.264
Reações
7.716
Pontos
819
Te garanto que nem a Nintendo nem empresa alguma vão tomar processo por fazer isso, até porque, é o caminho natural que vai acontecer mais cedo ou mais tarde, Com a Nintendo é cedo.

Essa foi boa, foi quase como se dissesse que a Nintendo está à frente do seu tempo.

Legal que os mais lucram com suas redes seguiram o exemplo do Steam, vai ver que deveriam ter seguido a Nintendo e suas políticas on-line da década de 90...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
mídia física morrendo.

quem é aqui do forum le isso desde o fim da guerra BLURAY e HDDVD.

aqui estamos nos e PS5/Xbox vão ter mídia física..

isso parece o fim do petróleo.
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.264
Reações
7.716
Pontos
819
mídia física morrendo.

quem é aqui do forum le isso desde o fim da guerra BLURAY e HDDVD.

aqui estamos nos e PS5/Xbox vão ter mídia física..

isso parece o fim do petróleo.

Mas os números estão aí e não podem ser ignorados, em meados do ano passado as vendas digitais na PSN ultrapassaram as vendas físicas pela primeira vez. Com internet cada vez mais inclusiva e mais rápida e a evolução do meio digital como um todo, ano a ano o mercado digital está tomando espaço, aconteceu na música, aconteceu no cinema e está acontecendo nos games. O lançamento de uma versão totalmente digital do Xbox One S e de uma versão do novo PS5 (e possivelmente do novo Xbox) só sinalizam cada vez mais dessa mudança de paradigma.

A mídia física deixará de existir? Provavelmente não, assim como não deixou de existir na música e no cinema, mas se tornará um nicho tal qual como ocorreu nesses 2 setores.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.270
Reações
33.568
Pontos
1.399
Essa foi boa, foi quase como se dissesse que a Nintendo está à frente do seu tempo.

Legal que os mais lucram com suas redes seguiram o exemplo do Steam, vai ver que deveriam ter seguido a Nintendo e suas políticas on-line da década de 90...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

OK ! Não vou ruir com seu mundo de que não haverá consequências no futuro, tudo para você poder falar para si mesmo isso e dormir mais uma noite tranquilo !
 

xjackx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.244
Reações
13.762
Pontos
1.389
Digital é o futuro, não depender de nenhuma empresa de entrega é tudo que eu preciso.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.653
Reações
10.055
Pontos
503
Vocês realmente acham que daqui a 10 anos, vocês ainda vão poder baixar sua cópia digital de MGS 4 no PS3 de vocês? Reflitam.
E sem papo de que vai ter remaster/remake pq aí ja é contar com o ovo dentro da galinha.
Digo o mesmo para os lotados jogos com patch de correção que vem logo após inserir um disco, cara, a m**** vai ser para os dois lados mas 1 deles tem uma saida mais fácil porém ilícita, simples.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Eu ainda valorizo a midia fisica, porém meu gosto por ela decaiu demais desde a geração do PS3, que foi quando o digital começou a tomar forma da maneira que está atualmente.

Até a geração do PS2 os jogos ainda vinham com manual, com alguns folhetos ou até msm mapas, então tinha uma razão para dar valor para a mídia física, até pq ela ainda era forma obrigatória de conseguir colocar o videogame pra funcionar. Na geração do PS3 houve aquele corte de conteúdo, que foi quando os jogos começaram a vir sem manuais e e outros mimos que acompanhavam os jogos. Some-se a isso ao fato dos jogos digitais oferecerem a vantagem de ter o jogo disponivel na hora do lançamento, sem depender de filas em lojas ou da boa vontade de transportadoras para entregar / atrasar o produto.

Atualmente eu só vejo valor em comprar algo de mídia física se for algum jogo de edição especial, como foi com o The Last of Us 2 e Ghost of Tsushima, que apresentam um material diferenciado em relação as demais cópias, como stellbook / artbook. Fora isso, se eu tivesse que comprar esses jogos, se eu não ligasse pra essas coisas, com ctz a minha preferencia seria pela midia digital, como já ocorre faz tempo com meus jogos de pc no steam.

A midia física tem a vantagem da revenda, porém, essa vantagem pode ser facilmente minimizada se a pessoa comprar os jogos através de grupos de compartilhamento no PS4.

Enfim, com ctz a midia física terá os dias contados, e talvez só permaneçam as cópias físicas de versões de colecionador / limitada, eqto todo o restante será digital. Com isso as empresas economizam bastante nos custos de produção e logistica envolvidos para a produção dessas cópias, ao msm tempo que também ajuda o meio ambiente com menos uso de papel e plástico.
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.264
Reações
7.716
Pontos
819
Né, até porque nos consoles se tem opção de escolher a loja digital que se vai comprar igual no PC

Há 15 anos atrás não era assim, e bem, a vida do PC Gamer já era ótima, o que apareceu depois não foi para salvar esse mercado, mas sim para aproveitar o filão que o Steam se mostrava lucrativo e interessante para todos os envolvidos.

Não existe sustentação na sua colocação, toda semana Microsoft e Sony fazem promoções em suas redes, com uma frequência maior do que o varejo físico. E não se iluda, as donas das plataformas controlam as políticas de preços tanto das suas redes quanto do varejo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Topo Fundo