O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[MacOS] Big Sur liberado

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
Olá pessoal, tudo bem? Vi que ainda não existe um tópico oficial para falar desse SO e queria saber se alguém aqui que usa MacOS (por iMac, macbook, hackintosh, tanto faz) já fez a a atualização pro Big Sur e o que estão achando principalmente do gerenciamento de energia e da fluidez do sistema.

151794
 

ric_psico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.239
Reações
2.438
Pontos
699
Vou atualizar e amanhã coloco impressões.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

leadership

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
863
Reações
654
Pontos
784
Vou atualizar e amanhã coloco impressões.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Meu MacBook Pro é mais velho de 2013, achei que a interface gráfica é mais leve. O MacBook virou um iPhone, estou interessado para ver como está o Mac book com chip m1.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
To com um air de 2017 e ainda to preso em movaje por um programa de química que preciso muito não ter versão de 64 bits. Agora saiu a atualização desse programa e queria ver principalmente se o Big Sur vai travar em algumas animações.
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Estou gostando bastante, apesar dos preços muito altos, não consigo me ver usando windows para trabalhar.

Atualizei ontem, e ganhei 10GB de espaço =)

Uso um MacBook Pro 13, de 2018.
 

bsony

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.422
Reações
11.944
Pontos
983
Rapaz, atualizei meu Mac Air early 2015 ontem, impressionante que ainda está rodando de forma satisfatória. Gostei dos redesigns e do centro de controle.
 


CrazyPXT

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
1.833
Reações
4.123
Pontos
1.194
Rodando maravilhosamente bem aqui no hackintosh, estou usando desde o beta 1.
myF9AIO.png
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.847
Reações
3.396
Pontos
1.339
Ficou pesado aqui no meu Air Early 2014.
Sem dizer que eu tinha 24GB livre para instalar e não foi suficiente, tive que desinstalar umas merdas.

Após instalar, fiquei com mais de 30GB livre.

Vai entender.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
aqui no air 2017 achei mais pesado que o que estava (o Mojave rodando lindamente).
Vou dar uma chance até o fds, se nao volto pro Mojave mesmo
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Vocês que usam MAC, ainda usam porque? Tem uma boa razão pra isso? Tipo alguma motivação pra comprar hoje um MAC?
 

Stive_38

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.639
Reações
4.066
Pontos
944
Vocês que usam MAC, ainda usam porque? Tem uma boa razão pra isso? Tipo alguma motivação pra comprar hoje um MAC?
Tenho um MacBook Pro de 2012 e por incrível que pareça, consegue ser mais fluido que uma máquina atual com Windows, porém tenho este virtualizado quando preciso de algo bem específico.
 

ric_psico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.239
Reações
2.438
Pontos
699
Aqui no MacBook Pro 2018 tudo OK. Só percebi mudanças leves na interface. Alguma feature que estou ignorando ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

bsony

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.422
Reações
11.944
Pontos
983
Vocês que usam MAC, ainda usam porque? Tem uma boa razão pra isso? Tipo alguma motivação pra comprar hoje um MAC?

Mobilidade - meu Mac Air pesa quase nada.
Bateria - 7 ~ 10hrs com uso considerável.
Ecossistema - integração com iPhone é perfeita e sem esforço.
Comprei nos EUA com dólar a 3,30. Valeu muito a pena.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
Vocês que usam MAC, ainda usam porque? Tem uma boa razão pra isso? Tipo alguma motivação pra comprar hoje um MAC?
cara sei lá o sistema tem um acabamento bem melhor que o windows. Tava usando o visualizador de imagens e do nada demorava séculos para abrir determinada imagem, no Mac só com a pré-visualização já vejo pdfs, musicas, imagens em alta qualidade tudo instantaneamente.
O finder do Mac é mil vezes melhor que a busca do Windows.
Os apps em tela cheia funcionam muito bem e tem transições fluidas. Bem melhor do que usar diferentes áreas de trabalho no windows.
Então pra mim é questão de acabamento. Nao há nada, além de apps profissionais da própria apple (FinalCut, Garageband,LogicPro) que o Windows não faça.
Meu air 2017 é um simples i5 hashwell com 1.8 Ghz de clock e com 8 gb de ram. O sistema funciona muito bem e o produto além de ter uma revenda alta é bom de usar. Tem iluminação no teclado, o melhor trackpad já criado, enfim... eu acredito que assim como o iPhone o produto é caro pq há um investimento no software ali, o que fica bem claro no uso.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
152393

Dica pro pessoal que tem smartphone da Samsung:
O uso do aplicativo "Transferencia de arquivos do android" no Mac é uma gambiarra sofrível.
A samsung liberou um aplicativo para conectar os celulares compatíveis (linha S e Note desde a 8a geração) no modo DEX ao Mac. O sistema abre em uma janela separada e com arrastar e soltar é fácil copiar arquivos brutos entre o Mac e o celular android.
152391
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Saquei, saquei. Valeu pelas opiniões, era mais pra entender mesmo. É que recentemente fiquei com um uns dias e confesso que a impressão que me passou é que o negócio não progrediu como deveria. Tem algumas coisas bem básicas que tem no Windows e não tem lá, como utilizar mouse on the fly em diversas janelas e tal.
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Olá pessoal, tudo bem? Vi que ainda não existe um tópico oficial para falar desse SO e queria saber se alguém aqui que usa MacOS (por iMac, macbook, hackintosh, tanto faz) já fez a a atualização pro Big Sur e o que estão achando principalmente do gerenciamento de energia e da fluidez do sistema.

Visualizar anexo 151794
Esse big sur tá animado? com as faixas coloridas mexendo
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Não encontrei tópico de hackintosh, então deixo aqui minha experiência.

Meu setup Intel:
  • Asus tuf b460m plus
  • Core i5 10400
  • Vídeo onboard Intel 630
  • 16gb ddr4 2666
  • SSD Netac 120gb

SSFDSMt.jpg



Eu segui o tutorial do OpenCore desse camarada Dortania, e usei os arquivos de configuração desse link, específico para Asus tuf b460m plus + i5 10400. Especificação de memória e ssd não importa muito, só a placa mãe e processador, e essa config é para esse setup específico b460m + i5 10400 com video onboard Intel 630, se tiver placa de vídeo offboard não irá funcionar, tem de buscar config específica da placa. Mas ainda assim pode plugar o monitor no video onboard e usar.
Se a placa mãe for outra tambem tem de buscar uma config especifica da placa!
E tambem precisa de conexão com a internet via cabo para esse tutorial, pois ele instala fazendo download dos arquivos do Mac.

Um resumo do que fiz:

1- Dei uma boa lida no tutorial do Dortania e tambem nas instruções da config para esse setup.
2- Formatei um pendrive de 16gb em FAT32, no tutorial diz que 4gb é o suficiente.
3- Segui essa parte do tutorial que ensina a fazer o pendrive via windows, precisa do Python instalado, e fiz o comando pra pegar os arquivos do Catalina, preferi não arriscar no BigSur.
4- Depois essa parte sobre os arquivos EFI que tem de colocar no pendrive, usei somente o conteudo da pasta x64.
5- O resto do tutorial não precisa, agora é só pegar os arquivos específicos do setup e jogar na pasta EFI do pendrive, sobrescrevendo o que tem lá. ESSES ARQUIVOS AQUI SÃO PARA O MEU SETUP, SE O SEU FOR OUTRO TEM DE BUSCAR OUTROS ARQUIVOS!
6- Agora precisa gerar uma chave serial do Mac para a sua máquina, nesse link explica, tem de baixar o GenSMBIOS e rodar o bat, então digita primeiro a opção 1 pra pegar o serial do Mac, e depois a opção 3 para gerar sua chave, nessa opção 3 informe "iMac20,1 1" sem as aspas.
7- Abra o arquivo sample_config.plist da pasta EFI e substitua essas infos com as que conseguiu no passo anterior:
Código:
<key>SystemSerialNumber</key>
<string>{replace with Serial}</string>
<key>SystemUUID</key>
<string>{replace with SmUUID}</string>
8- Renomeie sample_config.plist para config.plist
9- Pendrive pronto, agora entre na BIOS, desative o Secure Boot e o Fast Boot, e tem uma parte que diz o tipo de boot, esqueci o nome, sei que tem opção windows e outro sistema, tem de por em outro sistema.
10- Agora basta dar boot com o pendrive e seguir a tela, a formatação da partição para o Mac se for SSD é o APFS, no meu caso coloquei um ssd inteiro só pra ele, peguei no aliexpress, chegou em menos de 15 dias! Mas com partição deve ser mesma coisa.
11- Depois de instalado só tive de configurar o teclado, adicionando um layout abnt2 e selecionar padrão ANSI.
12- E pronto, pra mim funcionou tudo, rede, som, usb 3.0, vídeo onboard. Ah só a usb 2.0 (preta) não funcionou, mas a azul 3.0 funcionou, inclusive com o dongle do mouse sem fio.
13- Ah sim, para depois o boot funcionar direto sem precisar do pendrive, tem que pegar a pasta EFI do pendrive e copiar para o SSD onde instalou o Mac, segui esse vídeo tutorial no final, à partir do minuto 12:00 ele explica como fazer o boot funcionar sem o pendrive. Ele até explica legal, nem vi o tutorial todo, de repente dá pra usar esse tuto tambem pra instalar o hackintosh.



E é isso, Mac funcionando na máquina Intel, fiz mais pra aprender e acostumar com o sistema, futuramente comprarei uma máquina Mac mesmo!
 
Ultima Edição:

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Fiz hachintosh no meu Dell 5566 com o Catalina, ficou bom, vou procurar saber se tem como instalar o bigsur nele.
 
Topo Fundo