O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Magalu abre processo de trainee para pessoas negras com salário de R$ 6.600

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584



119882218_182271156687697_8777481427051829823_n.jpg
 
Ultima Edição:

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.790
Reações
39.102
Pontos
2.044
Pega bem o racismo do bem. Esses dias uma advogada só queria contratar mulher que não fosse feminista, foi execrada.

RH esperto, de empresa inteligente, promove o programa e no formulário de aplicação indica a opção de colocar a raça. Na hora de contratar, se realmente, querem negros, só pegar os que marcarem X no quadrinho da raça negra. Não geraria polêmica e o objetivo seria cumprido da mesma maneira.

Mas como tudo nessa m**** de país precisa gerar polêmica, tem que fazer a campanha de forma espalhafatosa dessa forma que fizeram.

Enfim, gerou uma polêmica desnecessária.
 


Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Magalu agora virou ente estatal e eu não sabia? rs

O que eu mais vejo na internet é conserva que não faz ideia do que é ESG ou quinta onda da governança corporativa. Normal que não entendam disso, já que desconhecem o básico sobre liberalismo.

Uma visão liberal sobre o processo seletivo da Magalu

A decisão da Magazine Luiza de abrir um processo seletivo para trainee selecionando exclusivamente candidatos negros gerou bastante polêmica. Políticos importantes identificados com o liberalismo não demoraram para criticar a decisão da empresa. A partir de princípios liberais, defendo que medidas como a que foi tomada pela Magalu devem ser aplaudidas. Analisemos a polêmica recente para que possamos construir o argumento.

Ligado ao Movimento Brasil Livre, o vereador Fernando Holiday (DEM/SP) prometeu acionar o Ministério Público para barrar o processo, que seria contrário ao princípio constitucional que veda a discriminação por motivo de raça ou etnia. Esse entendimento costuma vir acompanhado de uma tese alimentada por Olavo de Carvalho: políticas afirmativas, baseadas no conceito de discriminação positiva — que visam criar meios de incluir grupos historicamente excluídos —, seriam, na verdade, partes de um plano mais amplo de “engenharia social” cujo objetivo seria provocar a divisão da sociedade em raças, numa espécie de luta de classes atualizada segundo os preceitos do “marxismo cultural”.

Nesses tempos estranhos, é preciso separar os alhos dos bugalhos. Antes de mais nada, divergir não é sinônimo de racismo. Quem pensa diferente não tem problema de caráter. O debate sobre os meios não significa necessariamente uma divergência de propósitos. Além disso, é legítimo ter uma dose de ceticismo sobre possíveis consequências indesejáveis no uso de critérios raciais — apesar dessa ponderação ficar bastante enfraquecida pelos bons resultados empíricos atingidos até aqui pelas política de cotas raciais nas universidades. Já a narrativa do “marxismo cultural” é uma espécie de caçada reacionária e paranoica aos comunistas escondidos debaixo da cama.

Com o perdão da redundância, uma análise liberal precisa ter como foco a liberdade. Na primeira camada desse debate, a resposta fácil é sobre liberdade de associação e iniciativa. Empresas devem ser livres para contratar de acordo com seus próprios critérios. A ideia de centralizar em algum ente o poder de julgar o que seriam critérios legítimos ou ilegítimos pressupõe um monopólio da razão que, ao fim, é inconciliável com os preceitos do pluralismo liberal.

Ao mesmo tempo, o debate sobre a legitimidade dos critérios e valores adotados nas diversas decisões privadas também é importante e deve ocorrer de forma livre, através da sociedade. Não porque a sociedade tenha uma palavra final sobre a Verdade, mas porque essa abertura ao debate permite a todos nós aperfeiçoar nossas ideias e valores.

Quando desejam testar os limites da liberdade de associação, libertários costumam mencionar o caso do confeiteiro religioso que reivindica o direito de se negar a vender seu bolo para uma festa que contrarie seus princípios religiosos, como um casamento gay. Libertários celebram o direito do confeiteiro de negar o cliente como uma combinação entre a liberdade religiosa e de associação. Já uma resposta liberal reconhece o direito do confeiteiro de não ser obrigado, mas busca convencê-lo a fazer o bolo.

Confesso que não sou capaz de conceber um argumento plausível que reconheça o direito do confeiteiro mas, ao mesmo tempo, recuse o direito da Magalu. É difícil entender quem não vê homofobia em um caso, mas vê racismo no outro.

E com isso chegamos à segunda camada do debate. Por que o confeiteiro devia ser convencido a mudar, mas a Magalu aplaudida? Porque o liberalismo deseja uma sociedade onde todo indivíduo seja livre para desenvolver sua potencialidade humana. Para isso, é preciso diminuir as barreiras sociais no caminho. E o mercado, claro, é uma ferramenta essencial nesse processo.

Uma das belezas de uma sociedade baseada na economia de mercado é a capacidade de criar cooperação entre pessoas diferentes, que às vezes não se conhecem e eventualmente até poderiam se odiar, mas que conseguem atuar juntas na construção de valor mediadas pelo processo impessoal de mercado. Nos tornamos melhores assim. Quando nos permitimos entender as diferenças do outro e, mesmo assim, cooperar, multiplicamos as possibilidades no mundo, ficamos mais ricos e mais livres. Porque focamos a nossa energia não no desejo de moldar o outro totalmente de acordo com as nossas crenças individuais, mas na capacidade criadora que somos capazes de exercer juntos.

Eu desejo viver em um mundo onde o confeiteiro religioso possa ser convencido disso através do diálogo. Afinal, ele também precisa usufruir, como consumidor, de serviços e produtos criados por pessoas de outras crenças e costumes inadequados para a sua religião.

Mas será que, seguindo essa lógica, as empresas não deveriam focar exclusivamente em sua capacidade produtiva e, portanto, não se importar com um critério racial no seu processo seletivo? Bem, é claro que empresas precisam ser capazes de gerar riqueza, mas elas também devem ter valores que orientem a sua organização interna e seu relacionamento com a comunidade. Nesse contexto, diversidade e pluralidade são valores fundamentais aos olhos de qualquer liberal. Em complemento, também há evidências de que a diversidade étnica e social em postos de comando de grandes empresas são um fator de ganho de eficiência. Diferentes perspectivas ajudam a aperfeiçoar a tomada de decisões e aumentam a lucratividade.

Bom, mas sendo assim, a Magalu não deveria fazer um processo diverso, com todas as raças, no lugar de optar por selecionar exclusivamente negros? No mundo ideal, sim. Mas essa é a pergunta em que precisamos sair da teoria para aplicar nossos valores em contato com o mundo real. Como dizia Milton Friedman, “políticas públicas devem ser avaliadas não por suas intenções, mas por seus resultados”. Se processos seletivos amplos tem gerado como resultado prático uma exclusão racial em postos de qualificação, há um problema racial em algum lugar no meio do caminho.

Será que processos exclusivos para negros são a melhor forma de resolver o problema? Eu sinceramente não sei. Desconfio que ninguém realmente saiba. Mas todos nós sabemos que o problema existe e que precisamos tentar resolvê-lo. Fechar os olhos não muda a realidade.

A dificuldade desse debate no Brasil vem do fato de que nossa exclusão racial não é resultado de discriminações explícitas no presente, mas de processos históricos complexos de uma sociedade construída por mais de 3 séculos de escravidão. Diferente da tese olavista do marxismo cultural, a sociedade dividida em raças não é criada pelo esforço de inclusão de agora: ela já existe, como resultado histórico de séculos de exclusão.

Nesse contexto, a tentativa explícita de incluir acaba trazendo um desconforto porque a culpa da exclusão racial não está nessa geração, mas isso não nos exime da responsabilidade. Precisamos encarar que a nossa sociedade tem barreiras sócio-raciais para o desenvolvimento dos indivíduos.

Assim como o amor pela autonomia individual nos leva a lutar para limitar as injustiças do Estado que atacam as nossas liberdades, este mesmo amor precisa nos fazer lutar contra as barreiras sócio-raciais injustas que perduram no nosso país. Não existe uma resposta fácil ou pronta para esse problema complexo. Só testando, inovando, errando e aperfeiçoando é que sairemos do lugar. Por isso mesmo, para além de uma cobrança conformista para que o Estado resolva o problema — uma demanda tão comum neste país repleto de vícios estatistas, que nós, liberais, tanto criticamos na esquerda — precisamos ampliar a diversidade de soluções apresentadas pelo mercado. É justamente o que faz a Magalu com seu processo seletivo. Por isso mesmo, medidas dessa natureza, com o propósito de eliminar barreiras para o desenvolvimento individual e a ascensão social de pessoas oriundas de populações historicamente excluídas devem ser aplaudidas, defendidas e aperfeiçoadas por aqueles que defendem uma sociedade aberta, plural e livre.

Fonte: https://estadodaarte.estadao.com.br/visa-liberal-magalu-mano-ferreira/

c
 

Cuneglas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.635
Reações
7.118
Pontos
303
Isso é programa lacrador para ganhar fama na midia.
Todo individuo com o minimo de conhecimento sabe que o Brasil nao é um pais racista, aqui o que difere as oportunidades nao é a sua cor de pele, mas o seu poder aquisitivo.
A grande barreira para o brasileiro poder crescer é o estado, se voce tem dinheiro voce consegue sobrepuljar o estado e vencer na vida seja pagando uma faculdade de medicina ou pagando colégios caros a vida inteira para depois entrar em uma boa universidad pública. Ninguem deixa de ser contratado no Brasil pela cor da pele, se fosse assim, ninguem seria contratado, pois a maioria da população brasilleira é PARDA.

O magazine luiza só vai contratar pessoas negras que ja possuem poder aquisitivo alto, pois só essas estudaram em boas escolas e consiguiram bons diplomas para entrar em um trainee de 6k. Nao estara fazendo nenhum bem social com isso.

Isso é so para gerar marketing mesmo.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.190
Reações
11.847
Pontos
503
Isso é programa lacrador para ganhar fama na midia.
Todo individuo com o minimo de conhecimento sabe que o Brasil nao é um pais racista, aqui o que difere as oportunidades nao é a sua cor de pele, mas o seu poder aquisitivo.
A grande barreira para o brasileiro poder crescer é o estado, se voce tem dinheiro voce consegue sobrepuljar o estado e vencer na vida seja pagando uma faculdade de medicina ou pagando colégios caros a vida inteira para depois entrar em uma boa universidad pública. Ninguem deixa de ser contratado no Brasil pela cor da pele, se fosse assim, ninguem seria contratado, pois a maioria da população brasilleira é PARDA.

O magazine luiza só vai contratar pessoas negras que ja possuem poder aquisitivo alto, pois só essas estudaram em boas escolas e consiguiram bons diplomas para entrar em um trainee de 6k. Nao estara fazendo nenhum bem social com isso.

Isso é so para gerar marketing mesmo.
O mito do preto pobre, se 40% de uma população de 200kk+ pode se auto declarar negra, estatisticamente um bom número é elite.

Preto bom é preto pobre aparentemente para certos grupos.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.790
Reações
39.102
Pontos
2.044
Magalu agora virou ente estatal e eu não sabia? rs

O que eu mais vejo na internet é conserva que não faz ideia do que é ESG ou quinta onda da governança corporativa. Normal que não entendam disso, já que desconhecem o básico sobre liberalismo.
ESG só pra inglês ver não serve pra porcaria nenhuma. Magalu quis lacrar. Em inglês, quem apenas faz algo assim, chamam de "greenwashing" (usar um discurso bonito para tentar “limpar” uma realidade diferente dentro da companhia).
 

Katsura_chan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.108
Reações
4.379
Pontos
303
É inevitável que existe racismo no Brasil. Realmente eu até entendo o ódio dos negros em relação a isso. Deve ser duro ser discriminado apenas pela raça. De repente a pessoa tem doutorado um currículo foda e é descartada só por ser negro. O problema que o movimento azedo negro afiliado ao PT e a esquerda fétida não quer resolver quer se vingar. Eles atiram **** pra todo lado o que pegar é lucro. Já que discriminam os negros vamos discriminar os brancos também. É essa ideologia retardada. Já que não me contratam vou vender que o Brasil é um país de maioria negra. Já que discriminam os negros vou obrigar todo mundo no Brasil a falar um idioma africano. ( Uma suposição). Eles resolvem o problema na marra. Impondo, brigando obrigando.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.759
Reações
14.027
Pontos
703

Tem que rejeitar denuncia só pelo fato que a empresa contrata quem quiser contratar, f**a-se

Mas o chororô da galera com os trainees do Itaú e apoiando esse esquema da Magalu foi meio bisonho, de fato
 
D

Deleted member 35588

Ridículo. Não existe lei sobre reparação histórica pro MPT usar isso como desculpa. Como já falei, os funças do MPT estão cometendo crime de prevaricação.

"Prevaricação é um crime funcional, praticado por funcionário público contra a Administração Pública. A prevaricação consiste em retardar, deixar de praticar ou praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal."
 

UT_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.404
Reações
14.214
Pontos
1.369
Até concordo.
Mas vai escrever no anúncio de emprego "Não contratamos Negros nem Homosexuais" pra ver a 3ª Guerra Mundial se iniciar.

Não precisa anunciar, isso aí já é situação bastante comum no Brasil, lógico que as empresas não publicam isso, mas já é bastante conhecido que aqui no brasil existem muitas empresas que não contratam negros ou homossexuais.

Aqui alguns exemplos:

 

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.776
Reações
53.287
Pontos
1.613
Judeus foram escravizados.
Roma escravizou por séculos quase que a Europa inteira.
Gengis Khan teve milhares de escravos da ásia até quase a Europa.
Japoneses foram escravizados.

Mas que se fodam esses. Reparação histórica só para os negros. Tá certinho mesmo.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
898
Reações
1.417
Pontos
583
Galera quer "menAs estado" pras empresas privadas fazerem o que querem, quando as empresas privadas fazem o que querem, a mesma galera pede pro Estado Malvadão intervir? Aí não dá, né jovens?!
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Galera quer "menAs estado" pras empresas privadas fazerem o que querem, quando as empresas privadas fazem o que querem, a mesma galera pede pro Estado Malvadão intervir? Aí não dá, né jovens?!
o que as pessoas não querem é 2 pesos 2 medidas , simples assim

que todas as empresas tenham então o direito de se negar a contratar negros, gays, mulheres, etc , aí, e só aí, seu post teria alguma razão.

.
 
Ultima Edição:

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.718
Reações
12.738
Pontos
1.654
Vair ir pra um dos supremos e vai ser decidido a favor tendo como precedente a cota eleitoral, pode anotar.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.031
Reações
68.830
Pontos
2.059
o que as pessoas não querem é 2 pesos 2 medidas , simples assim

que todas as empresas tenham então o direito de se negar a contratar negros, gays, mulheres, etc , aí, e só aí, seu post teria alguma razão.

.

[emoji122][emoji122][emoji122]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Eu acho assim: Se fosse o contrário o mundo estaria caindo de cabeça pra baixo, seria preconceito/racismo e o escambau a quatro, teríamos mobilizações nas redes sociais, nas ruas, nos programas de TV, lacrafátima então...
não acho que este papo de reparação histórico ainda cabe em 2020... Fora que isto vai de contramão a constituição federal..
 

GameT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.307
Reações
2.393
Pontos
864
Entendo que o maior argumento de pessoas adversas é o fato disso promover a pessoa pela cor de pele ao invés da competência

A verdade IMO, é que como qualquer inscrição de trainee, nós vamos ter dezenas de milhares de inscritos, sinceramente eu duvido que os trainee escolhidos nos anos anteriores foram por conta exclusiva de sua competência para o cargo, há uma série de fatores que eliminam os inscritos e aí no meio mesmo sem perceber há um certo racismo muito sutil e imperceptível, muita gente acaba sendo eliminado por que não houve um diferencial muito subjetivo dentre milhares

O que dá pra enxergamos é o que o próprio presidente da empresa disse, uma década de programas de trainees e quase nenhum negro entrando por lá.
 
Topo Fundo