O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Maioria dos profissionais que conclui ensino superior ganha menos de R$ 3 mil

Alice In Chains 12

Habitué da casa
Mensagens
223
Reações
482
Pontos
88
Segundo o levantamento, 47,09% trabalham na área de formação, 34,3% dos egressos não trabalham e 18,7% atuam em uma área diferente da sua formação

Em todo o país, entre os profissionais que concluíram o ensino superior nos últimos dois anos, a maior parte recebe salário inferior a R$ 3 mil, segundo levantamento do Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior), divulgado nesta quarta (18), em São Paulo. A pesquisa aponta ainda a desvalorização da licenciatura – enquanto 50% dos profissionais dos cursos de bacharelado recebem abaixo de R$ 3 mil, na licenciatura o percentual sobe para 88%.

LEIA TAMBÉM: Marinha abre concurso com 645 vagas temporárias e salários de até R$ 8,9 mil

Dos profissionais oriundos da rede pública de ensino, 21,8% ganham menos de R$ 1 mil, 54,4% têm salário entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, 16,8% recebem entre R$ 3 mil e R$ 5 mil e 6,1% têm renda acima de 5 mil. Entre os egressos da rede particular, 23,1% ganham menos de R$ 1 mil, 48,1% estão com faixa salarial de R$ 1 mil a R$ 3 mil, 22,1% recebem de R$ 3 mil a R$ 5 mil e 6,8% têm salário acima de R$ 5 mil.

Para Rodrigo Capelato, diretor do Semesp, a diferença salarial entre aqueles que estudaram em rede pública e particular não é substancial entre recém-formados. Segundo ele, o grande desafio dos cursos de graduação é elevar a renda de quem já trabalha e estuda para melhorar de vida. As pessoas estão se formando e os salários não estão subindo tanto assim, explicou.

A maioria dos alunos ainda se matricula em carreiras clássicas do bacharelado: 40% optam por direito, administração, engenharias e ciências sociais. Na comparação entre os salários, os engenheiros têm os de melhor renda: 32,1% ganham entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, sendo que 10% recebem de R$ 10 mil a R$ 15 mil. Entre os formados em administração, 15,9% encontram-se na faixa salarial entre R$ 3 mil e R$ 5 mil.

Empregabilidade
Segundo o levantamento, 47,09% trabalham na área de formação, 34,3% dos egressos não trabalham e 18,7% atuam em uma área diferente da sua formação. A pesquisa também indicou que 38% dos que responderam que não trabalham dedicam-se à pós-graduação. Já 12% estão fazendo outro curso de graduação e 48,3% não têm ocupação.

Egressos de entidades privadas e públicas concordam que as instituições de ensino precisam fazer mais parcerias com empresas, investir em aulas práticas e fomentar estágios. O levantamento ouviu 1.445 participantes de 135 cursos diferentes de todo o país, sendo 1.089 formados e 356 pessoas que abandonaram o curso ou ainda estudam. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
http://www.gazetadopovo.com.br/econ...ha-menos-de-r-3-mil-9p122mmptwyq1k5vp1u0ygbuz
 

Atchuu

Veterano
Mensagens
492
Reações
536
Pontos
143
Por isso que tá todo mundo virando concurseiro e partindo para a área pública!!!!!! Esse país tá falido!!! Os empresários estão mortos!!!
 

Alice In Chains 12

Habitué da casa
Mensagens
223
Reações
482
Pontos
88
Por isso que tá todo mundo virando concurseiro e partindo para a área pública!!!!!! Esse país tá falido!!! Os empresários estão mortos!!!
Técnico Judiciário com salário de 4 mil pra cima somente com ensino médio. E o povo formado 5 anos numa faculdade ganhando abaixo dos 3 mil....Tá falido mesmo !
 

Alice In Chains 12

Habitué da casa
Mensagens
223
Reações
482
Pontos
88
Muito bom ganhar mais do que isso com um concurso de nível médio.
ahar-universitrouxa-universitrouxa-universitboum-temos-vaga-para-vendedor-de-cachorro-12190518.png
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Lembro de um user falando que quem tem curso superior e ganha 5k é porque tem mente pequena, que pra quem tem faculdade 5k é mixaria.
Eis a triste realidade.
 


dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.728
Reações
94.279
Pontos
2.179
A parte "boa" dessas crises, é que coloca o pé das pessoas de volta no chão. No inicio da decada tinha gente achando que o Brasil já era melhor que a Europa :facepalm
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.148
Pontos
1.503
Engenharia é um curso foda mesmo. Meio caminho andado para ter uma renda razoável (considerando nossa realidade).
Fiquei curioso com Direito. A pesquisa não apontou as médias pra esse curso.

Banalizaram o ensino superior, que de superior só tem o título mesmo, já que até os cachorros se formam.
Alia isso a um mercado de trabalho fraco e explorador e pronto, fica esse lixo que temos aí.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.148
Pontos
1.503
Ah, ia me esquecendo...
Feliz daquele que ganha mais de 3k. Considerando nossa realidade e a média, isso não é pra qualquer um.
O grosso das vagas que vejo por aí não chegam a 2k. Lamentável.

Aí tem o tópico lá sobre os salários do judiciário. Tudo bem ganhar acima do mercado privado (que paga pouco realmente), mas valores acima de 30 salários eu já acho imoral. Questão de contexto.
 

Alice In Chains 12

Habitué da casa
Mensagens
223
Reações
482
Pontos
88
Ah, ia me esquecendo...
Feliz daquele que ganha mais de 3k. Considerando nossa realidade e a média, isso não é pra qualquer um.
O grosso das vagas que vejo por aí não chegam a 2k. Lamentável.

Aí tem o tópico lá sobre os salários do judiciário. Tudo bem ganhar acima do mercado privado (que paga pouco realmente), mas valores acima de 30 salários eu já acho imoral. Questão de contexto.
Sempre visito um site de empregos da minha cidade pra sentir o termômetro do mercado de trabalho. Lá está separado por setores: Administração, Contabilidade e Finanças, Informática, Industria e etc. A maioria das vagas pra quem tem ensino superior vai até uns R$ 1,600. Passou disso é exceção a regra e pode saber que estão pedindo pra tu ser um Einstein...Quem reclama de R$ 3 mil sinceramente está reclamando de barriga cheia. O pior é tu ser um recém formado sem experiência como acontece com muitos. Fora algumas pessoas fazerem estágio de graça só pra ter experiência. O que particularmente eu acho um terrível absurdo e uma situação triste, ainda mais quando tu precisa de dinheiro. E comparando vagas como dos setores de Administração e Contabilidade vs Gastronomia um Pizzaiolo, Padeiro ou Cozinheiro conseguem ganhar na faixa de R$ 1,500 mais plano de saúde, odontológico, VT e VA...Contra um Auxiliar Administrativo com ensino superior, experiência, inglês, sabendo mexer no TOTVS etc etc etc etc....E o que oferecem pra esse graduado ?! As vezes um salário de R$ 1,260 e VT e só...Eu estou falando de forma generalizada mas, na maioria das vezes é com esse cenário que tu se depara quando é graduado e vai procurar emprego. Começo a pensar que há duas soluções pra fugir desse inferno de situação do Huezil: a) Tu passa num concurso público e b)Tu imigra pra outro país....Brasil vai levar 10 anos pra sair da recessão e esse país não tá compensando...

Obs: As pessoas fazem faculdade para melhorar de vida e emprego. Mas, quando um caixa numa padaria vê um graduado ganhando quase a mesma coisa que ele, o desânimo com fazer uma faculdade é inevitável...
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.148
Pontos
1.503
Não desmerecendo, mas se fosse pra ganhar 1,2k falando amém pra chefe, ficando sentado o dia inteiro na frente de um computador e tendo que lidar com picuinha de escritório, eu preferiria 1000 vezes bater massa de concreto, massa de pão, de pizza ou ser motoboy.

Converso com muito motoboy e, pelo menos em SP, dá pra tirar tranquilo 2k, isso sem se matar de trabalhar.
Entregador de pizza tira uns 200 trabalhando de sexta, sábado e domingo.
Sei que são trabalhos que não oferecem perspectiva de carreira, mas pra quem quer só levantar uma grana pra estudar ou quebrar um galho até conseguir emprego na área de formação, eu acho muito válido e digno.
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.394
Reações
91.658
Pontos
1.353
a OS faz parte da minoria,
8k estagiando e apenas sobrevivendo, porque pra viver é só 10k pra cima.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Realmente o user que falou que 5k é pouco foi assustador, 5k tá longe da minha perspectiva, imagina esse povo que almeja acima de 10k.

Só visualizo esse tipo de rendimento com empresário, concurso público é só uma industria de sonhos, o cara tem que se esforça demais aqui, depressãozinha nem pensar.
 

Alice In Chains 12

Habitué da casa
Mensagens
223
Reações
482
Pontos
88
Não desmerecendo, mas se fosse pra ganhar 1,2k falando amém pra chefe, ficando sentado o dia inteiro na frente de um computador e tendo que lidar com picuinha de escritório, eu preferiria 1000 vezes bater massa de concreto, massa de pão, de pizza ou ser motoboy.

Converso com muito motoboy e, pelo menos em SP, dá pra tirar tranquilo 2k, isso sem se matar de trabalhar.
Entregador de pizza tira uns 200 trabalhando de sexta, sábado e domingo.
Sei que são trabalhos que não oferecem perspectiva de carreira, mas pra quem quer só levantar uma grana pra estudar ou quebrar um ganho até conseguir emprego na área de formação, eu acho muito válido e digno.

Se tu colocar na balança, vai ver que do ponto de vista financeiro não tá compensando se matar de estudar pra um monte de vaga que requer muito conhecimento. E conhecimento técnico que não é fácil de conseguir. Diferente de um Padeiro que faz o curso e depois é um abraço. Trabalhei numa padaria e o serviço do Padeiro era relativamente tranquilo. Ele trabalhava numa cozinha bem arejada com mais 7 funcionários. Além dele próprio só tinha mais 1 homem e o restante mulher. Fiquei com inveja. Até mesmo as salgadeiras ganhavam bem pra fazer coxinha o dia inteiro. Meu colega de curso técnico, fechava o mês com R$6 mil, era autônomo e ralava bastante mas pra ele compensava. Na moral, eu acho que a maior cagada que eu fiz foi recusar um trabalho de Sushiman quando eu tinha uns 18 anos. O cara iria me ensinar o oficio e eu não quis. Hoje tá bem mais difícil pra entrar nesse meio, só com experiência ou curso na área. Não to dizendo que as pessoas devem desistir de fazer faculdade. Pelo contrário, faculdade ainda serve pra expandir a cabeça. Mas ela é mais status do que dinheiro no bolso de verdade. Quem faz faculdade achando que vai entrar no mercado de trabalho ganhando R$ 3 mil conto na maioria das vezes vai se desiludir. Como diz na matéria, 50% dos profissionais dos cursos de bacharelado recebem abaixo de R$ 3 mil.
 

Shy86

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
7.979
Pontos
453
A coisa está feia mesmo, por isso q nem trabalho na área q escolhi... Letras, vou morrer pobre =/.
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
A coisa está feia mesmo, por isso q nem trabalho na área q escolhi... Letras, vou morrer pobre =/.
Porque será que humanas nunca rende dinheiro? Minhas melhores matérias são de ciências humanas, já vi que também sou outro que vai morrer pobre.:ksnif
 

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
Porque será que humanas nunca rende dinheiro? Minhas melhores matérias são de ciências humanas, já vi que também sou outro que vai morrer pobre.:ksnif

Gerenciar pessoas é humanas. Se você for um bom gerente, tu consegue ganhar uma grana boa.
 

Alice In Chains 12

Habitué da casa
Mensagens
223
Reações
482
Pontos
88
Q curso tecnico seu amigo fez?
Eletrotécnica só pra poder assinar projeto e ter mais algumas possibilidades. Ele já trabalhava na área como eletricista. Daí é autônomo, ele fechava o mês com R$ 6 mil mas ralava bastante 7h da manhã já tava indo trabalhar. Não somente ele como também um outro colega nosso. Pegou uns 7 apartamentos pra fazer instalação elétrica e cobrou R$ 1 mil de cada um. É um serviço que te cansa fisicamente mas que eu acho que te da mais liberdade. Compensa se tu trabalhar bem e bastante e souber o que fazer com os frutos do trabalho. Ele já tava com uns 46 anos quando fiz o curso e depois de uma vida de trabalho tinha um terreno com 5 casas alugadas, cobrando R$ 700 de cada inquilino e 3 carros. Além dele já ter morado na Inglaterra e ter trabalhado lá justamente como eletricista. O cara conseguia ir pro EUA e Reino Unido de boa. Mas tudo isso ele conseguiu mais por ser inteligente e saber o que fazer com a grana extra, principalmente a que entrou antes da crise.
 

Alice In Chains 12

Habitué da casa
Mensagens
223
Reações
482
Pontos
88
Porque será que humanas nunca rende dinheiro? Minhas melhores matérias são de ciências humanas, já vi que também sou outro que vai morrer pobre.:ksnif
Não gera valor agregado rsrsrs é mais fácil tu aprender Letras do que Calculo da Engenharia. Por isso quando tu vai fazer um curso de exatas todo mundo fica dizendo ''Mas só faça se tu gostar mesmo e se tiver habilidade com números''. Algo semelhante não se repte quando alguém pretende fazer um curso de humanas. Essa barreira de entrada pra exatas acaba valorizando os cursos e os salários. Até porque depois de formado o cara vai geralmente trabalhar em coisas que geram maior valor agregado.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.622
Reações
133.530
Pontos
2.139
Recentemente eu participei de uma reunião dos colegas de faculdade.
Pelas conversas eu pude perceber que eu era o que ganhava mais. E isso pq tem dois caras que tão programando 24 horas por dia em empresas médias pra grandes aqui da região.
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.775
Reações
9.484
Pontos
1.219
Dificilmente você vai formar ganhando mais que isso, é uma ilusão que a maioria dos jovens tem... tenho dó
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.687
Pontos
1.048
Infelizmente nossos diplomas estão valendo mais nada, mas ainda acho que é pior sem ter um. Meu último trampo eu ganhava 5K/mês, isso porque eu tenho mais de 15 anos de experiência na área. Agora eu vejo o que é oferecido aí e na boa, não vale nem a pena mandar curriculum. Por isso tô investindo numa capacitação mais prática e menos teórica em um ramo mais restritivo pra ver se eu consigo sair dessa.....
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.687
Pontos
1.048
A coisa está feia mesmo, por isso q nem trabalho na área q escolhi... Letras, vou morrer pobre =/.
Minha esposa é formada em letras também e já desistiu da área. Infelizmente professor não é valorizado nesse país.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.639
Pontos
2.069
É o padrão mesmo... Porém, já que compararam com a área pública, as chances de crescimento da área privada são muito maiores. Tenho amigos que ficaram fodas no que fazem (ninguém sai da faculdade perito em algo, porque isso requer prática, e por isso o novato não vai ganhar bem) e ganham muito mais que o servidor público médio. Óbvio que há cargos públicos com salários de 12 mil pra cima, mas isso é a imensa minoria. Faz um concurso público de município ou estado, pra nível médio, pra ver o quanto você ganhará...

Fora que, com os reajustes que o servidor do Executivo, por exemplo, ganhou nos últimos 6 anos, mesmo que tenha iniciado com salário de 5 mil, o privado passa o salário dele rapidinho... O servidor do executivo não tem nem a reposição da inflação, há um bom tempo.
 

Macaco_Loco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.484
Reações
9.508
Pontos
1.069
O que eu vejo hoje é que as instituições são pouco práticas, a grande maioria ensina até como montar a vara, mas nao ensina como faz para pescar, (nao digo que quero que deem o peixe), mas que ensinem o mais importante, como pescar o peixe.

As instituições são muito confusas, passam muita ferramenta, muita historia, muito conceito e ou aplicação, mas nao mostra o B A, Ba de como uma organização funciona no seu dia a dia.

É muita enrolação e pouco foco são os ensinos nas instituições de ensino.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.173
Pontos
2.599
Metade ganha abaixo de 3 pratas e a outra metade está desempregada. Fantástico.
 

eddyeddy

Bam-bam-bam
Mensagens
815
Reações
1.952
Pontos
283
Problema que essa "maioria" tira o diploma em uniesquinas onde não aprenderam porra nenhuma.

A verdade é que universidade não é algo para qualquer um e todo mundo. Nem há necessidade de tantos bacharéis no mercado. Só que como somos um país de m****, compramos a ideia que só melhoramos de vida se fizermos um curso de nível superior.

Em países menos desiguais você não vê tanta demanda por cursar faculdade porque a diferença salarial entre um blue collar e um white collar é bem menor, senão inexistente.

Daí uns "visionários" donos de fábricas de diplomas acharam a mina de ouro. Fingem que ensinam, não cobram muito caro e 4/5anos depois cospem uma baciada de coitados que mal sabem usar uma calculadora. Até porque tirando medicina e direito nenhuma outra profissão exige exame de qualificação no fim de curso. Então tanto faz se o coitado aprendeu.



Enviado de meu Redmi Note 4 usando Tapatalk
 

bolO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.674
Reações
5.523
Pontos
799
E pelo andar da carruagem, não vai melhorar não...
Eu como inimigo do Brasil, torço para que piore
Estou adorando o rumo que esse país está tomando.


Todo sofrimento pra gente otaria é pouco.

Enviado de meu Moto MAXX usando Tapatalk
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
tem varios cursos que tá saturado pra c***lho queriam o que? os caras fazem curso aí que tá caindo de gente do telhado e querem ganhar muito!
 

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.807
Reações
14.706
Pontos
1.054
Problema que essa "maioria" tira o diploma em uniesquinas onde não aprenderam porra nenhuma.

A verdade é que universidade não é algo para qualquer um e todo mundo. Nem há necessidade de tantos bacharéis no mercado. Só que como somos um país de m****, compramos a ideia que só melhoramos de vida se fizermos um curso de nível superior.

Em países menos desiguais você não vê tanta demanda por cursar faculdade porque a diferença salarial entre um blue collar e um white collar é bem menor, senão inexistente.

Daí uns "visionários" donos de fábricas de diplomas acharam a mina de ouro. Fingem que ensinam, não cobram muito caro e 4/5anos depois cospem uma baciada de coitados que mal sabem usar uma calculadora. Até porque tirando medicina e direito nenhuma outra profissão exige exame de qualificação no fim de curso. Então tanto faz se o coitado aprendeu.



Enviado de meu Redmi Note 4 usando Tapatalk

existe exame nacional de medicina aonde o aluno não for bem não recebe o diploma ?
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.920
Reações
28.148
Pontos
1.359
Isso é real mesmo.
Eu me formei em sistemas de informação, e procurando vagas você vê muita vaga exigindo superior completo e experiência, mas pagando entre 1500 e 2500 no máximo.
É ridículo isso, tá cada vez mais saturado de péssimos profissionais no mercado que aceitam trabalhar por um salário desses depois da graduação.
 
Topo Fundo