O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Maioria dos profissionais que conclui ensino superior ganha menos de R$ 3 mil

Marcelodoom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.076
Reações
7.232
Pontos
1.034
Eu estava no quarto ano de direito e tranquei a faculdade. Estava tão animado, pensando nas probabilidades que a carreira iria me proporcionar, mas conforme os anos foram passando, fui conhecendo profissionais da área, rotinas dos fóruns...etc e fui perdendo a visão romantizada que tinha. Neste meio tempo, me casei e precisei me focar no meu trabalho para sustentar uma família e acabei me encontrando na área de vendas da empresa que eu fazia a parte de arte-finalismo (que é uma profissão técnica). Conforme fui me aprofundando em vendas, me foi aparecendo um filão que até então eu desconhecia. Me foquei nisso e pelo menos até o momento deu certo. Hoje tenho uma renda, variável que anual é superior aos meus amigos e até meus irmãos que se formaram na área juridica e atuam como advogados.
Não menosprezo o ensino superior, só acho que não é a solução para todos os problemas. Vai depender de inúmeros fatores além da formação.
 

Marcelodoom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.076
Reações
7.232
Pontos
1.034
Isso é real mesmo.
Eu me formei em sistemas de informação, e procurando vagas você vê muita vaga exigindo superior completo e experiência, mas pagando entre 1500 e 2500 no máximo.
É ridículo isso, tá cada vez mais saturado de péssimos profissionais no mercado que aceitam trabalhar por um salário desses depois da graduação.

Outro exemplo é uma amiga, que se matou de estudar na faculdade de farmácia.....e hoje não consegue emprego para ganhar mais do que R$ 2.500,00..eu achei que era lorota dela, mas ela me mostrou o holerite.
Outro amigo fez farmácia também e sua esposa engenharia.........e hoje, trabalham na Mary Kay...dizem que estão ganhando mais assim do que trabalhando na área.
Realmente, ter "diploma" hoje em dia não quer dizer mais nada como era até 30 anos atras.
 

bolO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.674
Reações
5.523
Pontos
799
Eu estava no quarto ano de direito e tranquei a faculdade. Estava tão animado, pensando nas probabilidades que a carreira iria me proporcionar, mas conforme os anos foram passando, fui conhecendo profissionais da área, rotinas dos fóruns...etc e fui perdendo a visão romantizada que tinha. Neste meio tempo, me casei e precisei me focar no meu trabalho para sustentar uma família e acabei me encontrando na área de vendas da empresa que eu fazia a parte de arte-finalismo (que é uma profissão técnica). Conforme fui me aprofundando em vendas, me foi aparecendo um filão que até então eu desconhecia. Me foquei nisso e pelo menos até o momento deu certo. Hoje tenho uma renda, variável que anual é superior aos meus amigos e até meus irmãos que se formaram na área juridica e atuam como advogados.
Não menosprezo o ensino superior, só acho que não é a solução para todos os problemas. Vai depender de inúmeros fatores além da formação.
Seria muito pedir pra vc explicar isso daí em detalhes?
Obrigado!

Enviado de meu Moto MAXX usando Tapatalk
 

GearsX

Habitué da casa
Mensagens
132
Reações
233
Pontos
58
acabei me encontrando na área de vendas da empresa que eu fazia a parte de arte-finalismo (que é uma profissão técnica). Conforme fui me aprofundando em vendas, me foi aparecendo um filão que até então eu desconhecia
Como é essa função de arte-finalista e vendedor? Curioso agora :O mancho bem em Adobe e Corel.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
ahar-universitrouxa-universitrouxa-universitboum-temos-vaga-para-vendedor-de-cachorro-12190518.png
Mais ou menos o que acontece na cidade aonde moro.
 


bsony

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.422
Reações
11.944
Pontos
983
Formei em Relações Internacionais e basicamente não existe qualquer mercado pra atuar nessa área, ao menos na parte privada.
Hoje trabalho com vendas e contratos pro mercado externo em uma empresa japonesa da área de energia aqui no Brasil.

O diploma foi apenas um detalhe singelo pra eu conseguir essa vaga a bons anos atras, experiencias de intercambio (morei nos EUA, França e minha família é da Espanha), domínio desses idiomas, diversos cursos que fiz e outras experiencias profissionais são o que a empresa que eu trabalho qualifica como o ideal. Engenheiro aqui se não for formado em federal não vem nem pra entrevista, o que já diz que as pessoas devem evitar cada vez mais essas faculdades menos reconhecidas, a não ser que voce realmente não tenha condição de pagar.

Direto recebo currículo aqui de gente que formou em Federal, já fez MBA na FGV e o c***lho a quatro, mas sem qualquer experiencia profissional, você chama pra entrevista e a pessoa vem com um discurso pronto tão vazio que chega a ser triste.

O que eu posso dar de dica pra galera que ta formando agora, assim que formado ou até mesmo durante a faculdade, procure estagio de QUALQUER COISA da sua área, entre nesses empregos aí de 1,5k a 3k nem que seja pra engordar o currículo. A poha toda ta muito saturada e não é só diploma X ou Y, MBA A ou B que garante uma vaga, infelizmente.
 
Ultima Edição:

GearsX

Habitué da casa
Mensagens
132
Reações
233
Pontos
58
Formei em Relações Internacionais e basicamente não existe qualquer mercado pra atuar nessa área, ao menos na parte privada.
Hoje trabalho com vendas e contratos pro mercado externo em uma empresa japonesa da área de energia aqui no Brasil

Infelizmente cursos legais como o seu tem muito pouca vagas.. feliz aquele que fez Letras e ganha 5 mil.
Se não for Medico ou concurso publico, no país parece que vale a pena ser prestador de serviços(eletricista) ou vendedor principalmente.
 

bsony

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.422
Reações
11.944
Pontos
983
Infelizmente cursos legais como o seu tem muito pouca vagas.. feliz aquele que fez Letras e ganha 5 mil.
Se não for Medico ou concurso publico, no país parece que vale a pena ser prestador de serviços(eletricista) ou vendedor principalmente.

Tenho notado isso também, e conheço pessoas que prestam serviço que estão muito bem.

Sobre o curso, achei fenomenal. Academicamente falando é perfeito e literalmente gostei de todas as matérias. Quando me perguntam se eu recomendo, eu sou bem sincero quanto a duas coisas, 1º é um curso pesado, muita teoria, muita leitura sobre tudo e 2º que a pessoa muito provavelmente não vai atuar na área. Se a pessoa achar isso OK, pode ir sem medo.
 

atlanperry

Bam-bam-bam
Mensagens
930
Reações
2.343
Pontos
433
Pois é, é bem desanimador. Eu formei, mas não sinto muita vontade de seguir na área. Sorte eu ter passado em um concurso de nível médio, que apesar de não ganhar muito, é bem estável e dá pra me manter.

Pensando em virar historiador, fazer uma faculdade de história, só para aprendizado mesmo. E quem sabe um dia virar professor de universidade.
Sou formado em História e te digo que essa área de atuação está na UTI, literalmente em estado Terminal. Se for apenas para conhecimento próprio nem precisa fazer faculdade, os livros estão aí, é só ler. E a docência no ensino superior não está muito diferente.

Sou concursado na prefeitura de Curitiba na área administrativa e nunca consegui aulas aqui em Curitiba na minha área de formação. Se fosse depender do meu diploma para sobreviver estaria ferrado e pedindo esmola no sinal.

Só não fico mais puto pois não gastei nada na graduação pois fui bolsista do Prouni e agora estou terminando uma pós-graduação o qual também não gastei nada pois ganhei uma bolsa.

Enviado de meu XT1580 usando Tapatalk
 

GearsX

Habitué da casa
Mensagens
132
Reações
233
Pontos
58
Sobre o curso, achei fenomenal. Academicamente falando é perfeito e literalmente gostei de todas as matérias.

Curso para fazer após estiver estável e/ou aposentado! ahhaha
Eu mesmo estou para escolher entre mecanica de carros, eletricista ou manuntenção de video games e celulares, faculdade fariasó se fosse da Fatec...
 

Shy86

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
7.979
Pontos
453
Minha esposa é formada em letras também e já desistiu da área. Infelizmente professor não é valorizado nesse país.
Nem um pouco, mas eu fiz o curso pra trabalhar no setor editorial, q é minha verdadeira paixão, mas nunca deu certo e não paga bem mesmo =/.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.689
Pontos
1.048
Nem um pouco, mas eu fiz o curso pra trabalhar no setor editorial, q é minha verdadeira paixão, mas nunca deu certo e não paga bem mesmo =/.
A minha esposa já passou por tudo que é ramo que poderia: Professora, tradutora, etc e todos infelizmente pagam mal.
 

bsony

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.422
Reações
11.944
Pontos
983
Curso para fazer após estiver estável e/ou aposentado! ahhaha
Eu mesmo estou para escolher entre mecanica de carros, eletricista ou manuntenção de video games e celulares, faculdade fariasó se fosse da Fatec...

Exatamente hahaha.

Um amigo próximo (com boa situação profissional/financeira/conjugal) acabou de terminar um curso de mecânica automotiva no Senai (Acho que foi la), por hobby mesmo. Comprou uma BMW antiga por 30mil (tinha um carro de 60k +-, pegou um mais barato e o resto pro hobby) e desde então esse é o hobby do cara, fuçar no carro dele, nunca vi ele tão feliz.

Penso em fazer o mesmo mais pra frente, só não sei o que.
 

Shy86

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
7.979
Pontos
453
Porque será que humanas nunca rende dinheiro? Minhas melhores matérias são de ciências humanas, já vi que também sou outro que vai morrer pobre.:ksnif
Eu também não sei explicar, mas eu nunca me interessei tanto por outras áreas, arrisquei biomedicina ( meus pais são da área ) e não deu certo, voltei pra Letras e vi q era lá meu lugar... Mas nunca exerci a profissão :ksnif
 

Alice In Chains 12

Habitué da casa
Mensagens
223
Reações
482
Pontos
88
Recentemente eu participei de uma reunião dos colegas de faculdade.
Pelas conversas eu pude perceber que eu era o que ganhava mais. E isso pq tem dois caras que tão programando 24 horas por dia em empresas médias pra grandes aqui da região.
Essa é a realidade. Pra ti ganhar decentemente só com anos de experiência ou trabalhando feito um condenado. A exemplo do meu brother autônomo. Ele não tinha INSS e trabalhava feito um condenado mas, o mês dele fechava em R$ 6 mil reais. Agora, duvido que se tu for trabalhar feito condenado numa empresa tu consiga tirar no mês R$ 6 mil. Capaz da empresa proibir os funcionários de fazerem hora extra como já acontece.
 

Alice In Chains 12

Habitué da casa
Mensagens
223
Reações
482
Pontos
88
Infelizmente nossos diplomas estão valendo mais nada, mas ainda acho que é pior sem ter um. Meu último trampo eu ganhava 5K/mês, isso porque eu tenho mais de 15 anos de experiência na área. Agora eu vejo o que é oferecido aí e na boa, não vale nem a pena mandar curriculum. Por isso tô investindo numa capacitação mais prática e menos teórica em um ramo mais restritivo pra ver se eu consigo sair dessa.....
As empresas estão sempre pedindo experiência na área comprovada em carteira até pra limpar chão. Quem se formou e não tinha experiência se ferrou! Esses tempos atrás peguei um Uber e conversando com o motorista o cara me disse ser formado em Engenharia Civil. Nada contra o cara tá no Uber, mas, pqp o cara estudou 5 anos de Engenharia pra dirigir Uber.....A gente não sabe como vai tá o Brasil e o mundo daqui a uns 10 anos mas é bom sim ter uma faculdade. Só que nada de se iludir pensando que isso vai significar mudança no Status social e financeiro.
 

kaluecondo

Bam-bam-bam
Mensagens
7.284
Reações
17.394
Pontos
414
Caras, sobre cursos técnicos. Estou querendo, agora em janeiro, começar um de qualificação de soldagens no SENAI. Depois que conseguir um emprego na área, queria começar um técnico em metalurgia.
Vcs acham que são bons cursos, valem a pena? Eu quero investir nessa área industrial, mas confesso que não sei como anda o mercado.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
Eu também não sei explicar, mas eu nunca me interessei tanto por outras áreas, arrisquei biomedicina ( meus pais são da área ) e não deu certo, voltei pra Letras e vi q era lá meu lugar... Mas nunca exerci a profissão :ksnif
Voce chegou a se formar em Letras?
 

Alice In Chains 12

Habitué da casa
Mensagens
223
Reações
482
Pontos
88
O que eu vejo hoje é que as instituições são pouco práticas, a grande maioria ensina até como montar a vara, mas nao ensina como faz para pescar, (nao digo que quero que deem o peixe), mas que ensinem o mais importante, como pescar o peixe.

As instituições são muito confusas, passam muita ferramenta, muita historia, muito conceito e ou aplicação, mas nao mostra o B A, Ba de como uma organização funciona no seu dia a dia.

É muita enrolação e pouco foco são os ensinos nas instituições de ensino.

Acho que devia ser assim: Quem quer seguir carreira acadêmica tem o curso mais teórico. E quem quer ir pro mercado de trabalho tem o curso mais prático e voltado pras necessidades dele.
 

Alice In Chains 12

Habitué da casa
Mensagens
223
Reações
482
Pontos
88
Problema que essa "maioria" tira o diploma em uniesquinas onde não aprenderam porra nenhuma.

A verdade é que universidade não é algo para qualquer um e todo mundo. Nem há necessidade de tantos bacharéis no mercado. Só que como somos um país de m****, compramos a ideia que só melhoramos de vida se fizermos um curso de nível superior.

Em países menos desiguais você não vê tanta demanda por cursar faculdade porque a diferença salarial entre um blue collar e um white collar é bem menor, senão inexistente.

Daí uns "visionários" donos de fábricas de diplomas acharam a mina de ouro. Fingem que ensinam, não cobram muito caro e 4/5anos depois cospem uma baciada de coitados que mal sabem usar uma calculadora. Até porque tirando medicina e direito nenhuma outra profissão exige exame de qualificação no fim de curso. Então tanto faz se o coitado aprendeu.



Enviado de meu Redmi Note 4 usando Tapatalk
Alemanha é um exemplo onde o curso técnico é mais forte que a graduação.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.689
Pontos
1.048
As empresas estão sempre pedindo experiência na área comprovada em carteira até pra limpar chão. Quem se formou e não tinha experiência se ferrou! Esses tempos atrás peguei um Uber e conversando com o motorista o cara me disse ser formado em Engenharia Civil. Nada contra o cara tá no Uber, mas, pqp o cara estudou 5 anos de Engenharia pra dirigir Uber.....A gente não sabe como vai tá o Brasil e o mundo daqui a uns 10 anos mas é bom sim ter uma faculdade. Só que nada de se iludir pensando que isso vai significar mudança no Status social e financeiro.
Não é só ele não. Tô fazendo Uber também! :ksnif
Sou formado em Administração e me especializei em Gestão Empresarial. Além de mais de 15 anos de experiencia na área, 10 dessas sendo dono da minha própria empresa, tenho além da graduação toneladas de certificados de especializações na área de gestão (a maioria do Sebrae) e sabe o que tá valendo hoje? NADA!!!

Se fosse em outra época provavelmente eu teria qualificação + que suficiente pra ser executivo / diretor de qualquer empresa. Mas infelizmente o que se vê na área é gente querendo que você seja Diretor / Gerente, mas quer assinar sua carteira como Auxiliar e quer pagar R$ 2.000,00 de salário. Mesmo o Uber sendo uma m****, eu tiro mais e me estresso menos!
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Ae o vendedor de verduras com sua Elba enferrujada vendendo sua alface tirando por dia na frente da estação de trem no mínimo 50 reais.
Tá uma bola de neve, engenheiro que não sabe matemática se não tiver uma calculadora do lado, advogado que não se atualiza e fala errado, galera que sai do Fies e tem que entrar em qualquer trabalho pra pagar a bica da mensalidade, emprego de engenheiro mecânico pagando o mesmo de caixa de supermercado. Como diz a música a coisa tá preta.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.152
Pontos
1.503
Vixe, tem esse lance do FIES né? Vem a mensalidade cheia pra pagar depois?
Se não pagar negativa o nome ou acontece algo ainda mais sério?

Triste ver nego se iludindo, esquentando banco em carteira achando que vai se dar bem depois só por isso.

A área de vendas é interessante. Toda empresa precisa de vendedor... tem mais algum vendedor aqui para relatar como anda o mercado?
 

Alice In Chains 12

Habitué da casa
Mensagens
223
Reações
482
Pontos
88
Não é só ele não. Tô fazendo Uber também! :ksnif
Sou formado em Administração e me especializei em Gestão Empresarial. Além de mais de 15 anos de experiencia na área, 10 dessas sendo dono da minha própria empresa, tenho além da graduação toneladas de certificados de especializações na área de gestão (a maioria do Sebrae) e sabe o que tá valendo hoje? NADA!!!

Se fosse em outra época provavelmente eu teria qualificação + que suficiente pra ser executivo / diretor de qualquer empresa. Mas infelizmente o que se vê na área é gente querendo que você seja Diretor / Gerente, mas quer assinar sua carteira como Auxiliar e quer pagar R$ 2.000,00 de salário. Mesmo o Uber sendo uma m****, eu tiro mais e me estresso menos!
Mas Uber tá compensando mais do que ser Auxiliar Administrativo com superior completo, experiência, inglês fluente pra ganhar salário de R$1.600....
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Formei em Relações Internacionais e basicamente não existe qualquer mercado pra atuar nessa área, ao menos na parte privada.
Hoje trabalho com vendas e contratos pro mercado externo em uma empresa japonesa da área de energia aqui no Brasil.

O diploma foi apenas um detalhe singelo pra eu conseguir essa vaga a bons anos atras, experiencias de intercambio (morei nos EUA, França e minha família é da Espanha), domínio desses idiomas, diversos cursos que fiz e outras experiencias profissionais são o que a empresa que eu trabalho qualifica como o ideal. Engenheiro aqui se não for formado em federal não vem nem pra entrevista, o que já diz que as pessoas devem evitar cada vez mais essas faculdades menos reconhecidas, a não ser que voce realmente não tenha condição de pagar.

Direto recebo currículo aqui de gente que formou em Federal, já fez MBA na FGV e o c***lho a quatro, mas sem qualquer experiencia profissional, você chama pra entrevista e a pessoa vem com um discurso pronto tão vazio que chega a ser triste.

O que eu posso dar de dica pra galera que ta formando agora, assim que formado ou até mesmo durante a faculdade, procure estagio de QUALQUER COISA da sua área, entre nesses empregos aí de 1,5k a 3k nem que seja pra engordar o currículo. A poha toda ta muito saturada e não é só diploma X ou Y, MBA A ou B que garante uma vaga, infelizmente.
É bacana e desanimador ler o seu relato, trabalho como analista de ti mas sou formado em comex, pretendia fazer alguma pós relacionada a R.I. até porque não consegui encontrar estágio de comex ( que não é obrigatório) e terminei a faculdade sem experiência, então esperava iniciar em R.I. e ver se já encontrava algum estágio para ter experiência no mercado, mas tá foda dispor de investir essa grana pra jogar no lixão.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
Sim, me.formei, pq?
Porque passo por uma situação similar profissionalmente, tenho formação e não estou na área e as vezes acho que se ficar assim vou acabar ficando duro pro resto da vida.
Mas tudo o que eu queria era estar exercendo a função.
No seu caso, é complicado porque ai seria coisa de entrar em mercado de professores que deve muito dificil (na verdade é o primeiro trabalho que me veio a mente, deve ter outras opções) e ainda ganha pouco.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
Vixe, tem esse lance do FIES né? Vem a mensalidade cheia pra pagar depois?
Se não pagar negativa o nome ou acontece algo ainda mais sério?

Triste ver nego se iludindo, esquentando banco em carteira achando que vai se dar bem depois só por isso.

A área de vendas é interessante. Toda empresa precisa de vendedor... tem mais algum vendedor aqui para relatar como anda o mercado?
Sim, acontece tudo isso, eles supõem que vc magicamente depois de sair do curso vai estar rico e com condições de pagar tudo isso.
E tipo, ainda piora porque divida com governo não tem aquele efeito de "caducar a divida".
 

Shy86

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
7.979
Pontos
453
Porque passo por uma situação similar profissionalmente, tenho formação e não estou na área e as vezes acho que se ficar assim vou acabar ficando duro pro resto da vida.
Mas tudo o que eu queria era estar exercendo a função.
No seu caso, é complicado porque ai seria coisa de entrar em mercado de professores que deve muito dificil (na verdade é o primeiro trabalho que me veio a mente, deve ter outras opções) e ainda ganha pouco.
É verdade, o campo mais fácil pra achar trabalho é sendo professor, mas não tenho a menor vocação pra cuidar do remelento dos outros ou de aborrecentes... Prefiro ficar sem atuar mesmo, rs.
No meu caso acabei trabalhando com meu marido, mas eu só dou uma ajuda remunerada e como ele e o dono a situação é tranquila, mas se um dia o casamento acabar vai ser treta me sustentar com um.salário baixo, e trabalhando q nem.louca pra isso, meus pais sempre falaram q não dava dinheiro, mas aí vinha a minha ladainha de fazer oq eu gosto... Me.fodi =/.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.644
Reações
30.045
Pontos
1.404
Num pais onde se ultrapassou oficialmente a o valor de 60% de impostos em absolutamente tudo, como raios vai se pagar mais?? Um cara que recebe 3k na pratica sai por 6k, um produto que vc vende de cada R$ 10,00 que vc lucra R$ 6,00 vai pra esse lixo de estado. Por isso afirmo, o futuro inevitável do Brasil em poucos anos é ser a Venezuela, não existe a menor chance disso ser alterado

O único jeito de ganhar bem hoje é ser autônomo ou trabalhar em uma area de muito valor agregado como area médica, financeira ou exportação.
 

borogodo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.361
Reações
10.873
Pontos
1.169
Muito bom ganhar mais do que isso com um concurso de nível médio.
Vc se esforçou tanto qnto(ou mais) q nós q concluímos o ensino superior! Nada mais justo, ué!
Um tempo atrás dei uma pesquisada para saber o q caia nos concursos de nivel medio e o numero de vagas, normalmente é uma vaga só.
 

Sabadaço!

Bam-bam-bam
Mensagens
3.695
Reações
7.921
Pontos
299
A m**** já começa na graduação: achar um bom estágio, que não queira sugar sua alma e pagar 600 reais (sem auxílio transporte e alimentação) é o primeiro desafio. Pra quem vai fazer pesquisa, tem que torcer pro projeto ser aceito por quem paga a bolsa melhorzinha. Se precisar do valor da bolsa pra sobreviver sem ajuda dos pais, fodeu.

Você passa lá seus 4 anos (ou mais) fazendo das tripas coração pra pegar o diploma, alguns muitas vezes saem com dívidas absurdas por conta das mensalidades do curso, pra no fim receber menos de 3k. Ai depois vem a cobrança de que só o diploma não basta, tem que ter certificações adicionais, idiomas, etc etc... Mas cacete, como a pessoa paga por isso recebendo um salário baixo?

Difícil...
 

Marcelodoom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.076
Reações
7.232
Pontos
1.034
Como é essa função de arte-finalista e vendedor? Curioso agora :O mancho bem em Adobe e Corel.

Simples. A empresa trabalha com produtos promocionais. Eu fazia a arte final para personalizar os produtos. Mas , ao mesmo tempo, comecei a vender os produtos paralelo ao serviço de design.
Hoje só faço vendas (home office) e não preciso mais ficar dentro da empresa. Contrataram outro arte finalista para o meu lugar !!!!
 
Topo Fundo