O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mais alguém aqui está saturado de games open world?

rodrigolopes94

Bam-bam-bam
Mensagens
1.963
Reações
3.461
Pontos
303
Não sei se estou ficando preguiçoso, mas estou simplesmente ODIANDO jogar jogos de mundo aberto. Rushei Mafia 3, AC Origins e Far Cry 4. A ideia de muito conteúdo me deixa enjoar do jogo muito rápido. Em contrapartida, estou adorando jogar ori, super lucky, gears 4, Uncharted e Detroit, jogos mais lineares. Alguém mais com isso?????

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.373
Reações
21.758
Pontos
603
Pra mim um open world bem feito oferece uma experiência incrível. O problema é que todas as empresas resolveram surfar na onda e aí surge um monte de jogo medíocre lançado todo ano. Open world tem que ser uma exceção e não uma regra.
Acho q a decadência dos Assassin's creed ilustra bem o que eu quero dizer.
 

Roger.pds

Supra-sumo
Mensagens
768
Reações
1.242
Pontos
183
Dependendo do jogo, só entro pra zuar, tipo GTA. Tô velho pra perder muitas horas jogando o mesmo jogo.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando o Tapatalk
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
No auge dos jogos de luta, onde só se criava isso, você tinha obras primas como KoF96 e bizarrices como best of best (se não conhece de um google), ou seja não é pq. sai muita coisa que devo jogar tudo...

Hoje em dia, open world é o estilo que mais gosto, para mim exploração é quase que um pré requisito, porém não saiu comprando ou jogando tudo que aparece... Pois assim, você acabará jogando um best of best e usando este lixo como referência.

É por isso que alguns estilos saem do gosto de uma parte do publico. Não é necessariamente pq. o estilo ficou datado ou saturado, mas sim pq. o jogador entrou em um barco, que naufragou devido as péssimas experiências.

T+
 


teo77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.206
Reações
13.274
Pontos
1.379
Quando o jogo é bem feito, não há problema algum. Você tem prazer em jogá-lo. Mas isso não significa que todos os jogos de agora em diante precisão ser open world.

O que temos atualmente são: alguns ow muito bons e que dá prazer de jogar, uns medíocres, que são totalmente dispensáveis e outros que a própria proposta do jogo ficaria melhor se não fosse um ow.

Zelda BotW é um exemplo perfeito de um excelente ow. Outro exemplo muito bom é um pouco mais antigo é o excelente Sleeping Dogs.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.952
Pontos
1.474
O maior problema de games open world diz respeito ao modo como é construído o game, as ferramentas de desenvolvimento disponíveis e a divisão de equipes, bem como as prioridades e metas definidas.

Já é conhecido o problema de que um game que tudo pretende abarcar, acaba por não abarcar nada em profundidade. Afinal, um game que pretende ser diversificado não receberá um orçamento equivalente a soma de cada uma das partes a serem feitas. Tipo, se um jogo tem sessões de carro e outros a pé, nem por isso receberá um orçamento de 2 games para se fazer as duas partes com qualidade de mesmo nível de jogos específicos.

Mas o maior problema diz respeito ao design, tendo em vista que fazer mapas gigantescos é extremamente complicado, ainda mais com atenção à detalhes em cada esquina.

Em geral, a equipe que desenvolve o world design não é a mesma que faz as partes restante. Isso quer dizer que level design e conteúdos são partes distintas. O mapa é feito, é desenhado, e então eles preenchem de conteúdos a partir dos content managers.

Em um Dark Souls o level design e o conteúdo são construídos simultaneamente e é possível enxergar uma harmonia entre os elementos disponíveis, em que todo o level design é pensando em ser uma espécie de ringue, com limites muito bem definidos e muito bem dimensionados para os conteúdos disponíveis, como, por exemplo, o espaço é definido conforme os mobs que o jogador terá de lidar, o número de mobs conforme o espaço, além disso, o level design também leva em conta possíveis emboscadas e armadilhas e está sempre considerando em simultâneo a dimensão espacial em conjunto com os elementos inseridos.

Isso não ocorre em open worlds. Porque os elementos não se comunicam com o cenário.

Veja como exemplo Metal Gear Solid V. Ele combina o level design de um game mais old school com um level design mais moderno. Digo isso porque as bases são construídas num level design old school, em que a base e os inimigos posicionados são colocados ali cuidadosamente. Por outro lado, essas mesmas bases tem vários pontos de infiltração. Por último, fora das bases o level design já não parece ser lá grande coisa, dando a impressão de ser um grande terreno com topografia muito bem feita, porém sem ser pensada para o gameplay em que de última hora enfiam as bases ali que devem ter sido feitas por outra equipe.

Em geral, o que eu considero uma grande falha de games open worlds, é que o world design não é um desenhado para ser um obstáculo, para ser desafiante, e isso deixa a travessia pelo mapa tediosa. Por outro lado, fazer um world design como Dark Souls é dificultar tanto a travessia a ponto de dificultar o alcance das metas estabelecidas, tira a liberdade do jogador em conseguir ir para uma parte do mapa porque ele simplesmente quer ir lá.

O outro ponto é que em geral a travessia não é feita pelas mecânicas próprias do game. Como, por exemplo, em Super Metroid a travessia é realizada usando os power ups adquiridos. Se você joga um jogo que é de tiro em terceira pessoa e usa um cavalo para atravessar o mapa, você está deixando de jogar o jogo conforme ele foi pensado para ser jogado. Esse excesso de veículos e animais para deslocamento fazem com que os mapas apareçam apenas como grandes e imensos HUBs que fornecem uma visão panorâmica e mais imersiva de onde é possível realizar cada missão, cada quest e cada tarefa no jogo, mas não deixam em essência de serem HUBs.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.969
Pontos
1.003
O que me incomoda é Open World que tem coisa demais, ao mesmo tempo, tudo surgindo de uma vez só na cara do jogador
Fica dificil até de pensar por onde começar
 

Evergrey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.552
Reações
12.309
Pontos
1.449
Tem open world ruim e tem os bons.

Mas na minha opinião é 8 ou 80, não tem meio termo, ou é MUITO bom, ou é um lixo sacal.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.494
Reações
104.375
Pontos
2.419
Não estou saturado, mas me incomoda que se insista tanto nesse estilo. Experiências lineares tbem são muito boas.
 

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.703
Reações
9.814
Pontos
753
Eu gosto do gênero, porém tem que variar e não jogar seguidamente.

Por exemplo, Dark Souls 3 eu fiz tudo e explorei todos os lugares porque o jogo te "recompensa" com itens mais fortes, armaduras e etc.

Agora joguei o novo GoW, fiz as principais e gostei demais, mas as secundárias fiz apenas duas e não me motivou em querer explorar tudo.

Far Cry 5 e AC Origins abandonei por serem jogos bonitos mas com histórias e missões bem ordinárias. E AC Origins é 90% sencudárias amadores e 10% principais.

O que vejo atualmente é que a maioria tem tamanho, chama a atenção graficamente porém sem conteúdo que fixam o jogador, é muito encheção de linguiça :knojo.

Agora mesmo estou jogando o GTA III (Lançado em 2002) e mesmo com todas limitações da época é um jogo maravilhoso e muito melhor que vários atuais.
 

Mxavier

Bam-bam-bam
Mensagens
2.329
Reações
1.028
Pontos
244
Só consegui viciar mesmo em fallout, skyrim e witcher. Os outros não consegui empolgar muito.
Ah, teve infamous e assassins creed dos piratas (são tantos que até já esqueci o nome).

Mas os jogos lineares também enjoam se jogo vários direto. O negócio é diversificar

Enviado de meu ZE553KL usando o Tapatalk
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Gosto de openworld quando ele se justifica, seja na exploração ou interação com o ambiente.

O problema são os jogos que se resumem a ficar correndo pra lá e pra cá atrás de marcações no mapa sem nenhuma exploração (Zelda BotW e Skyrim) ou interação com o ambiente (GTA).

Um exemplo de jogo que seria bem melhor se fosse linear é Horizon Zero Dawn, nada nele justifica ser openworld. Assim podiam ter investido mais no level design.
 
Ultima Edição:

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
Já estou ficando cansado tb, já deu. O maior problemas são as milhares de side quests e coisas inúteis que colocam para dar uma maior longevidade ao jogo. Por mais que você resolva focar só na main quest, acaba tendo que fazer muitas sides e coisas afins.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Ope World implementado de maneira tosca eu jogo como se fosse linear e boa.

Quando bem feito, é sempre bem-vindo.
 

rodrigolopes94

Bam-bam-bam
Mensagens
1.963
Reações
3.461
Pontos
303
Pior que o open world do Dark Souls 3 é bem orgânico mesmo. Matei todo os bosses e tenho a sensação que todos foram muito bem explorados.

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Já comecei a geração saturado, poucas são as empresas que conseguem fazer um jogo open world realmente bom (sendo que a Ubisoft não é uma delas). O que você esta fazendo jogando esses jogos da Ubi ai? Acho que esse foi o seu maior erro.
 

Arkarker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.871
Reações
1.342
Pontos
954
Ué, é só não sair andando por ai e ir fazendo só a campanha principal, desse jeito o jogo fica quase um jogo linear com um mapa grande.

Não estou saturado não, mas tenho jogado muito mais jogos lineares/single player, principalmente os indies, onde temos variação de gameplay que fogem da mesmice chata dos jogos AAA de hoje. O único multi que tenho jogado é Overwatch, mas só com a família.
 

Master-Chief

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
10.163
Reações
31.069
Pontos
903
Gosto de jogos open world. Por mim, quanto mais, melhor. Na verdade, gosto de jogar, não importa se é open world ou linear.

A única coisa ruim é que quanto mais open world no backlog, mais tempo é necessário pra terminar.

Então vou sempre revezando: vou fechando jogos lineares enquanto progrido aos poucos nos open world, sem pressa.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Em 2008 eu já estava saturado de open world.

Não suporto o estilo e acho que desde GTA San Andreas não consigo curtir um jogo que abarque o estilo. Ultima tentativa foi Red Dead Redemption, da qual considero um jogão que larguei no meio porque não aguentava mais jogar ele.

Sendo sincero, até curto open world desde que seja linear, tipo Ys Memories of Celceta e afins. Mas além disso não suporto não.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.842
Reações
230.095
Pontos
2.529
Fico com preguiça só de pensar em jogar. Aliás, não somente open world, mas jogo que os caras metem um ''300 horas de jogo.''. Já sei que são 300 horas para encher linguiça. O Alien Isolation, que achei um excelente jogo, achei que enrolou muito no final do game. Não ando com muita paciência para gastar mais de 50 horas em todo jogo.

Só Zelda Breath que eu curti demais, mas é mais porque ele é diferente de tudo, sem contar que você pode fechar em vinte minutos (um verdadeiro open world).
 

Red Baron

O Barão Vermelho
VIP
Mensagens
13.646
Reações
27.384
Pontos
1.053
Pra mim um open world bem feito oferece uma experiência incrível. O problema é que todas as empresas resolveram surfar na onda e aí surge um monte de jogo medíocre lançado todo ano. Open world tem que ser uma exceção e não uma regra.
Acho q a decadência dos Assassin's creed ilustra bem o que eu quero dizer.
Concordo com tudo o que disseste, mas te digo que Assassins Origins é um ponto fora da curva na franquia. Um jogaço mesmo, e olha que antes dele, o que joguei de AC eu dropei pq realmente são bem aquilo do que tu disseste acima.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.373
Reações
21.758
Pontos
603
Concordo com tudo o que disseste, mas te digo que Assassins Origins é um ponto fora da curva na franquia. Um jogaço mesmo, e olha que antes dele, o que joguei de AC eu dropei pq realmente são bem aquilo do que tu disseste acima.
Eu acredito que seja bom mesmo, ainda não joguei pq confesso que esse novo estilo de combate não me desceu bem em se tratando de AC, mas com certeza vou dar uma chance. De qualquer forma, de nada adianta esse novo fôlego na série se eles cometerem o mesmo erro de sempre.
 

Red Baron

O Barão Vermelho
VIP
Mensagens
13.646
Reações
27.384
Pontos
1.053
Eu acredito que seja bom mesmo, ainda não joguei pq confesso que esse novo estilo de combate não me desceu bem em se tratando de AC, mas com certeza vou dar uma chance. De qualquer forma, de nada adianta esse novo fôlego na série se eles cometerem o mesmo erro de sempre.
Cara eu AMEI esse jogo ao ponto de achar ele um dos melhores jogos dessa gen. O jogo é tão prazeroso que fiz 98 missões ao todo, e sem achar massante ou cansativo. Sinceramente em alguns momentos de jogatina vc nem percebe ser um AC que vc está jogando, de tão diferenciado da franquia que ele é para mim. Recomendo sim para vc.
 

DarkJediBRA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.090
Reações
1.280
Pontos
603
To rejogando Horizon ZD e o que me desanima nesse tipo de jogo é o tanto de side quest que não ajuda em nada na história, do tipo pegar medicamento pra alguém ou recuperar uma espada roubada... Seria muito melhor não ter esse tipo de coisa. Deveria ter só side quest que de alguma forma enriqueça a história ou relação entre personagens importantes, coisa que Mass Effect 2 fez muito bem, por exemplo...
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Eu achei que tinha enchido o saco com Farcry 5, mas esses dias comecei a jogar
Mad Max, que muitos dizem tratar-se de um jogo ruim, e até que to gostando da experiência.
 

Master-Chief

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
10.163
Reações
31.069
Pontos
903
Cara eu AMEI esse jogo ao ponto de achar ele um dos melhores jogos dessa gen. O jogo é tão prazeroso que fiz 98 missões ao todo, e sem achar massante ou cansativo. Sinceramente em alguns momentos de jogatina vc nem percebe ser um AC que vc está jogando, de tão diferenciado da franquia que ele é para mim. Recomendo sim para vc.

Reforçando, vale muito a pena jogar o AC Origins, @Falken

Jogabilidade refinada, muito aprimorada.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.768
Reações
62.540
Pontos
1.253
Pra mim não tem problema algum ser open world.
Entretanto a maioria tem open worlds fracos,porque se preocupam mais com aspectos visuais e artifícios do que substância.
Fazem uma topografia bonitinha, misturam 300 características no liquidificador,mas tudo sem contexto.

É como eu sempre digo.Pouco interessa o tanto de habilidades que você coloca numa skill tree ou a quantidade de NPCs andando pelo mapa.
Isso não significa nada caso não haja um motivo para estar ali dentro do jogo,porque uma skill tree por si só não vai oferecer variabilidade nenhuma de gameplay,e tampouco a quantidade de diálogos que você tem com NPCs terá algum impacto ao decorrer do jogo (vide Mass Effect 3 que tem uma porrada de diálogos que no fim resultam apenas em 3 finais alternativos e não mudam absolutamente nada na estrutura do gameplay) ; bem como outras ferramentas que inserem nos jogos do gênero.

O que realmente interessa é se você sabe fazer,executar com o que você tem em mãos,criar um conteúdo que faça o jogador sentir o interesse em navegar pelo mapa.

Shadow of the Colossus tem um mapa aberto e vazio,porque o jogo quer que você tenha liberdade para aprender os controles,oferece liberdade,um momento de paz/distração para o jogador ; mas também como um desafio,que te força a procurar pelos Colossos ao invés de simplesmente marcar um ponto no mapa e fazer fast travel.
Não tem nada de tão complicado em sua premissa,no papel seria um conceito simplório.A própria execução é simples,eu não diria que ele é "O" exemplo de open world.Porém sua execução é excelente.

O recente Zelda é um jogo que pegou bastante dessa filosofia,e muito embora tenha reunido características de diversos jogos (tanto da série como de outras),ele soube fazer isso com maestria.
É difícil achar um jogo open world em que a física faça tanta diferença à ponto de interferir completamente no modo como você joga,oferecendo possibilidades que são realmente úteis.

Enquanto isso,um Far Cry 3 da vida tem um mapa grande,até tem uma boa interação com o mapa,mas isso não faz tanta diferença,quando a maioria das missões são repetitivas,com objetivos crus,e já pré definidos,colocando um pontinho no mapa e alertando sobre a importância da mesma.Quanto aos NPCs,você acaba de matar uma dúzia de inimigos,e com 5 minutos eles aparecem exatamente no mesmo local.
Não tem incentivo nenhum para explorar o mapa e não tem nada de interessante pra se fazer.

Outro é Fallout 3,que também tem um mapa consideravelmente grande,tem os elementos de RPG que interferem no modo como você interage com os NPCs,missões secundárias são boas,entre outros fatores ; mas à cada 1 minuto que você anda aparecem 300 missões para você fazer no PipBoy,sendo que a movimentação do personagem é extremamente lenta e desajeitada,com um sistema de combate que fica enjoativo depois de algumas horas de jogo.

Enfim,não vejo problemas em jogos open world,assim como não vejo na esmagadora maioria dos gêneros.
Eu só não curto como a maioria deles são.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.926
Reações
56.917
Pontos
2.164
Faz tempo, já encheu o saco. Repetição demais. Andar demais a toa, level design pobre no geral, são raras as exceções.
 
Topo Fundo