O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mais alguém se aventurando na criação de joguinhos sem nenhum tipo de curso?

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.047
Reações
26.318
Pontos
703
Tudo é possível com o tanto de informação e material gratuito que encontramos pela internet :kcool
Nem que seja só por diversão ou curiosidade...
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Tudo é possível com o tanto de informação e material gratuito que encontramos pela internet :kcool
Nem que seja só por diversão ou curiosidade...

Rapaz, ainda bem que sua conta é de 2018 e seu nome é conhecido aqui, senão já ia achar que era mais um dos experimentos sociais do Décio...

To até impressionado dele não ter voltado na Necropole.
 

Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
Fiz curso de desenho apenas. Não acho que seja necessário curso para fazer video game, tem conteúdo de sobra para aprendizado na internet. Paciência, dedicação e capacidade de raciocinio acima da média são bem importantes, contudo. E também entender que com ou sem curso tu pode fazer um bom jogo, e ele floppar. Ou tu pode fazer um jogo horrível e achar que é bom.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Fiz curso de desenho apenas. Não acho que seja necessário curso para fazer video game, tem conteúdo de sobra para aprendizado na internet. Paciência, dedicação e capacidade de raciocinio acima da média são bem importantes, contudo. E também entender que com ou sem curso tu pode fazer um bom jogo, e ele floppar. Ou tu pode fazer um jogo horrível e achar que é bom.

Acho que curso é mais pra pessoa que irá atuar profissionalmente no Mercado e uma graduação pode ser uma porta para a pessoa emigrar pra outro país.
A minha intenção quando eu "entrei no mercado" era justamente fazer o tecnico para conseguir um emprego melhor (tanto em remuneração quanto em reputação e social) do que eu tinha (era atendente/vigilante em uma rede de drogarias). Além do tecnico, estava me preparando para fazer um curso de japonês porque o inglês já estava bom. Então a ideia era ter o japonês para ajudar na área mesmo.

Uma coisa que percebi é que tá cheio de material (tanto pago quanto "gratuito") de Unity, Maya, Max e o diabo a 4 e quase nada de Unreal e Blender.

Pra quem tem um inglês foda, o canal do Jimmy Vegas tá cheio de coisa pra Unity.
 
Ultima Edição:

Aleatório

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
1.481
Pontos
224
Quando eu comecei nessa vida, no inicio dos anos 2000, foi sem curso também. Brinquei muito com o Rpg Maker sem precisar programar nada. Hoje em dia temos ainda mais ferramentas que facilitam e ajudam no processo de criação.
 


Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
Eu até ia começar a desenvolver mas, mudei de rumo. No lugar disso comecei a estudar sozinho cálculo, álgebra linear. Eu sei que toda graduação em jogos não tem isso, mas vai precisar se vc for pra uma área técnica. Por outro lado, fazer engenharia, computação ou física vc vai ter q estudar muito mais num curso teórico, cheio de provas e professores carrascos. Dificilmente vc vai usar eletromagnetismo num jogo, mas mecânica newtoniana é básico e ter todo o trabalho de estudar pra passar no vestibular e depois se matar pra se formar num curso teórico e pesado pra trabalhar numa coisa q vc não vai usar nem metade de toda a teoria. Me parece um desperdício.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.745
Reações
40.640
Pontos
1.053
Ser auto-didata na cena de desenvolvimento de jogos nem é algo de outro mundo, na cena indie isso é mais comum ainda.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.490
Pontos
2.082
Eu sou formado em design, então bastante coisa eu já tinha "noção" do que eu tava fazendo, mas isso não deve ser nem 10% de todo o processo, então o resto foi trocando o pneu do carro em movimento.

Não é nada de outro mundo como dizem por aí. A maior dificuldade é gestão mesmo, mas isso é um problema para qualquer profissão.

No entanto, não recomendo os cursos de desenvolvimento de jogo que tem por aqui. Muito abrangente, melhor focar em uma área de atuação e fazer algo decente, ou então virar indie tentando fazer um produto enquanto aprende sozinho.

De todo modo, tem que ser alguém sádico, pois vai ter bastante frustração no caminho. :kawaii
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Sigo na mesma linha do gamermaniacow, antes de eu seguir no caminho de game dev, quase me formei em ADS, após isso me tornei um autodidata em 3D no geral e focalizei em me especializar em modelagem de cenários, a bagagem de ADS ajudou bastante a organizar meus estudos, e outros fatores mais técnicos, como gerenciamento de projeto, escopo, trabalhar em etapas e outras coisas...

Oque mata a criança de entrar nessa área de games e ser um generalista e fazer tudo sozinho...

E mesmo especializado em uma área,(como eu), as coisas não ficam assim tão simples, cada área tem suas tecnicidades e coisinhas xatas...

Cursos são essenciais, e como outros comentaram aqui, não recomendo os BR, se souber inglês ôcê vai ter um leque de cursos gringos quase infinitos. Até pra estudar tem que saber fazer as coisas corretas, tem que montar um cronograma de estudos, segmentar como você vai consumir esse conteúdo, enfim, até pra estudar a pessoa tem saber como estudar...

Atualmente estou em em um curso de Artes Visuais numa federal, e tá tenso dividir o trampo de portfólio que to encabeçando sozinho com as aulas online da facul+provas+trabalhos+ABNT:facepalm
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
De todo modo, tem que ser alguém sádico, pois vai ter bastante frustração no caminho. :kawaii
Bota sadico nisso. PQP.

Eu já acho que é mais viavel formar uma equipe de pelo menos 4 pessoas e elas se juntarem em um lugar só e dedicar um dia da semana pra isso.
Dificil é conseguir gente e tempo pra isso. Mas ainda é muito melhor do que desenvolver algo por conta própria se você não for abençoado por Deus...

Ah sim, e conseguir um minimo que seja de retorno financeiro é outra coisa dificulta a participação das pessoas na área.

Por isso que muita gente acaba indo pra TI e burocracias.
E os poucos que ficam "fogem" para a América do Norte e pro Japão.

OBS: Estou praticamente ignorando nessas regras os que fazem isso por hobby (de verdade, sem interesse em ganhar um dinheiro e sem confiar em playerbase).

OBS2: Eu vejo que tem mais grupos indie lá fora do que aqui, que batem tanto na tecla que é um mercado de futuro...

Como eu mesmo falei em vários tópicos antes: O negócio é transformar isso numa renda extra e fazer de outras áreas o seu ganha pão. Ou então fazer um pé de meia e se mudar pra América do Norte/Japão e gradualmente começar a conseguir algo por lá (tipo ficar em alguma área lá e gradualmente ir para algum estudio ou montar um projeto indie).
 
Ultima Edição:
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203

Seja megalomaníaco. Um computador pobre, na sua casa, vai aguentar um MMORPG revolucionário com mais de 1000 jogadores ao mesmo tempo.

Na época que a level up games começou a explorar os MMORPGs no BR houve um pico de milhares de jogadores querendo fazer um mmorpg achando que era fácil. Com isso vieram comunidades de modelagem 3D e programação de jogos, mas faliram. Tinha uma grande, Blender Brasil, que fechou. O Blender vinha com um game engine embutido. Lá naquela fórum pipocava ideia de um novo jogo de terror, um de carros, um rpg revolucionário, um novo FIFA, todo mês. Eram projetos de no máximo 1 ou 2 meses de duração que nem chegava a sair do papel.

Essas 10 dicas foram dadas por um artista lá do Blender Brasil em 2009 - 2010.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303

Seja megalomaníaco. Um computador pobre, na sua casa, vai aguentar um MMORPG revolucionário com mais de 1000 jogadores ao mesmo tempo.

Na época que a level up games começou a explorar os MMORPGs no BR houve um pico de milhares de jogadores querendo fazer um mmorpg achando que era fácil. Com isso vieram comunidades de modelagem 3D e programação de jogos, mas faliram. Tinha uma grande, Blender Brasil, que fechou. O Blender vinha com um game engine embutido. Lá naquela fórum pipocava ideia de um novo jogo de terror, um de carros, um rpg revolucionário, um novo FIFA, todo mês. Eram projetos de no máximo 1 ou 2 meses de duração que nem chegava a sair do papel.

E daqui pra cá só piorou - e muito.

Hoje todo mundo tá querendo lançar o mesmo feijão com arroz pra Android.
Ou então uma versão slim de algum jogo popular de PC para o Android (tipo um My Summer Car) que é lançado em super-early-access e nunca é atualizado.

E no dia seguinte sai um APK Mod liberando tudo que o jogador quer, removendo as capacidades de receita...

Acho incrivel como ainda existe gente que acredita nessa plataforma como oportunidade de entrar na área, sendo que é a plataforma que mais deu prejuizo as empresas de jogos. Especialmente em um país como o Brasil.

Qualquer pessoa com boa noção hoje sabe que pra fazer jogos tem que ser pra Steam e Apple Arcade. No máximo GOG se o jogo tiver atingido uma ótima base de players.

Mas como eu mesmo falei antes: A maioria esmagadora dos ditos game devs BR são burrões e lesados.
Querem pular etapas, usar software pirata, rodar Unity 2022 em Notebook com 2GB de RAM e GPU Integrada Ultra-Low-End, vender jogo com MEI.

A coisa aqui foi feita pra não funcionar, porque até os cursos incentivam o cara a ir pelo caminho perigoso/duvidoso.
Até a galera do tópico da TI tira com a cara dos Game Devs. E com razão.

E, infelizmente, Esse tipo de gente tem outros parâmetros da vida.
Serem pisoteados, mal-falados, ficarem feios na fita de um jeito ou de outro sempre será a gloria para esses caras.
E não falo isso da boca pra fora, em tudo quanto é grupo de Facebook e Whatsapp os caras tão mais preocupados em atingir seus objetivos do que com as consequencias. O cara pode se matar só pela intenção de ver seu produto chegando, mesmo com todas as provas de que ele não vai conseguir.

Essa prostituição é uma das coisas que me levou a abandonar a área.
Pior do que ganhar mal é ganhar mal e ser rotulado de vagabundo, inutil, destruidor de familias e a m**** toda.
Eu não teria largado se tivesse uma porta aberta para eu emigrar pros EUA, aí eu teria continuado.

Por isso que, novamente, como eu falo, as pessoas prefrem ir pra TI ou para áreas tradicionais.
O Cara se desilude com a área e com razão e prefere virar desenv. software, jornalista, advogado, biologo, economista, dentista ou o que for.
Porque imagina aí chegar aos 30 morando com os pais, sem casa (propria ou alugada), sem carro, nem nada?

Eu mesmo falo por experiencia própria.
Maior parte da galera na minha faixa de idade tá aí usando roupa social, morando num comodozinho, com um Golzinho graças a consurso ou emprego na área burocrática (e até mais hein) enquanto eu tava aí iludido arrebentando com a saúde me dividindo entre o emprego de vigilante e estudando a ponto de até correr atrás de estágio achando que conseguiria um emprego na área de jogos. Isso me custou caro.

Ai o cara vai preferir fazer isso por hobby mesmo.
E ainda assim sem ter a certeza de que vai começar. Seja por qualquer motivo.

OBS: Não vou nem botar na lista empresas como Gameloft e Zynga, elas estão no mercado movel desde a existencia do J2ME, então pra elas é fácil se manter lá e ter lucro. E não dá pra comparar com devs e estudios indie.
 
Ultima Edição:

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
Se procura um curso que irá lhe servir para tudo, você vai se frustar e a depender do seu conhecimento de programação, talvez seja necessário focar em cursos que não sejam de jogos, como algo focado em algorítimo + uma linguagem, por exemplo, para só depois focar em cursos voltados ao desenvolvimento de jogos.

Acho que o principal desafio é não deixar a peteca cair quando você começa a desenvolver e se encontra perdido em como resolver as coisas. E não tem outra, tem coisa que você só vai aprender com o tempo e com a experiência. Há códigos que você vai olhar para trás e falar: "como foi possível eu fazer esse troço desorganizado", mas as próprias desorganizações e erros são os processos da aprendizagem, é assim que a heurística funciona, portanto, não desista.
 
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
Eu quero formar uma base cálculo, mecânica e álgebra linear pra usar isso depois. Ninguém aprende nada direito na escola. Cálculo e álgebra linear é o básico da matemática para todos os economistas, contadores, engenheiros, etc. Acho que todo bug de um jogo se divide entre erros de matemática e erros de lógica de programação. No Quake tem umas técnicas de ganhar impulso q se baseiam num erro de conta de vetor que tem no código. É um erro de conta, mas q acabou virando uma skill.

Não consegui de jeito nenhum conciliar estudar pra passar na prova com aprender coisas por gostar. Aí dei um giro 180 e saí. Antigamente eu achava q vc tinha q se matricular numa faculdade pra estudar X ou Y. Mas hoje em dia, com essa profusão de plataformas online, faculdades virtuais e tudo mais. Se vc quiser estudar teoria dos números ou programação OpenGL, material vc acha e professores particulares também tem. Eu tinha aquela velha ideia de q faculdade de CC forma programadores por ex, quando na verdade programação é só uma pequena parte. Eu olho pra uma graduação de 4 anos em jogos e não acho q vc vai aprender lá coisas como "Como vc contrata um programador?", "Quanto tempo demora pra fazer um level de um navio de guerra?", "Por onde começar um jogo?", "Como conseguir 30 milhões pra fazer um jogo?". É tipo entrar em ADM achando q esse curso forma presidente de empresa bilionária.

A exceção são as áreas regulamentadas. Vc não consegue ser advogado sem OAB.
 
Ultima Edição:

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Até tentei, mas achei um pé no saco desenvolvimento de jogos, aí parei.
 

bit6

Larva
Mensagens
4
Reações
0
Pontos
1
Eu quero formar uma base cálculo, mecânica e álgebra linear pra usar isso depois. Ninguém aprende nada direito na escola. Cálculo e álgebra linear é o básico da matemática para todos os economistas, contadores, engenheiros, etc. Acho que todo bug de um jogo se divide entre erros de matemática e erros de lógica de programação. No Quake tem umas técnicas de ganhar impulso q se baseiam num erro de conta de vetor que tem no código. É um erro de conta, mas q acabou virando uma skill.

Não consegui de jeito nenhum conciliar estudar pra passar na prova com aprender coisas por gostar. Aí dei um giro 180 e saí. Antigamente eu achava q vc tinha q se matricular numa faculdade pra estudar X ou Y. Mas hoje em dia, com essa profusão de plataformas online, faculdades virtuais e tudo mais. Se vc quiser estudar teoria dos números ou programação OpenGL, material vc acha e professores particulares também tem. Eu tinha aquela velha ideia de q faculdade de CC forma programadores por ex, quando na verdade programação é só uma pequena parte. Eu olho pra uma graduação de 4 anos em jogos e não acho q vc vai aprender lá coisas como "Como vc contrata um programador?", "Quanto tempo demora pra fazer um level de um navio de guerra?", "Por onde começar um jogo?", "Como conseguir 30 milhões pra fazer um jogo?". É tipo entrar em ADM achando q esse curso forma presidente de empresa bilionária.

A exceção são as áreas regulamentadas. Vc não consegue ser advogado sem OAB.
Sinceramente, isso é incrível.
Atualmente eu faço engenharia e já passei por essas matérias. E quando a gente se depara necessitando desses conhecimentos pra fazer alguma mecânica no jogo que está desenvolvendo vc fica tipo: "Ah ta, então era pra isso!"

Um exemplo básico é quando você quer fazer a movimentação de um personagem e poe uma velocidade no eixo X, e outra no eixo Y. Daí você percebe que você criou um vetor resultante na diagonal que, se não tiver o valor tratado você vai mais rápido andando na diagonal.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Sempre estudei por conta, fiz até facul de TI mas foi uma b*sta... Fiz um curso de desenhono Dinamo Studio, que foi excelente entre 2020 e 2021.
Sobre game dev, ando beeem desanimado e tbm sem tempo, comecei um emprego novo em programação funcional e meu tesão em gamedev caiu mais ainda.
Sei lá quem sabe um dia volte.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.525
Reações
43.035
Pontos
1.453
eu já criei alguns jogos, mas aprendi só vendo tutorial no youtube
 

Hunters15

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
436
Reações
660
Pontos
529
Pra mim, criar um jogo é extremamente difícil, não basta apenas saber fazer o jogo, por mais simples que seja o jogo ele tem que ser divertido e chamativo, eu acredito que tem ser muito criativo pra fazer um jogo bacana.
 

Cubo de gelo

Habitué da casa
VIP
Mensagens
382
Reações
480
Pontos
88
Sim. Mas um jogo inteiro não, apenas a parte do level.

A minha máxima é: Aprende usando. Aprende fazendo.

Não tem como aprender sem fazer e sem usar. Isso vale para idiomas, matemática, desenho, programação, dirigir, falar em público, cozinhar. Até mesmo tratamento de depressão, fobias, ansiedade, isso vale. Você precisa fazer e usar. Psicologia ou prática médica tem essa palavra "prática" porque tem que fazer mesmo e usar. Se fosse apenas uma aula passiva ou apenas uma leitura, não funciona desse jeito. É a mesma coisa que tentar aprender a desenhar, matemática, programação, só assistindo youtube ou lendo um livro. Se ficar só nisso não vai dar certo.

Como fazer um jogo? Fazendo. Levels? Fazendo levels. Ler lendo, escrever escrevendo, desenhar desenhando, cantar cantando, falar em público falando em público.

Não tem taxistas que aprende a ser poliglota sem se matricular em escola nenhuma? Isso vale pra programação, desenho, matemática, jogos, cantar, esculturas de areia, qualquer coisa.

De todo modo, tem que ser alguém sádico, pois vai ter bastante frustração no caminho. :kawaii

Acho que você queria dizer masoquista.

Eu estava com pressa de terminar o meu mapa e entrar logo num estúdio. Mas com um mapa inacabado e não testado nunca iria receber uma oferta. Pressa demais = frustração em dobro. Melhor fazer um mapa direito, com playtest, do que um projeto inacabado que só parece legal mas que não passa de um rascunho.

No entanto, não recomendo os cursos de desenvolvimento de jogo que tem por aqui. Muito abrangente, melhor focar em uma área de atuação e fazer algo decente, ou então virar indie tentando fazer um produto enquanto aprende sozinho.

É isso que fiz. Focar só no level design porque se eu fosse aprender programação, edição, UI, marketing, tudo ao mesmo tempo iria ser impossível. Tem muita coisa de programação e matemática que vai ficar esperando a vez, porque senão esse portfolio de levels nunca vai pra frente.

Não é nada de outro mundo como dizem por aí. A maior dificuldade é gestão mesmo, mas isso é um problema para qualquer profissão.

Gestão de metas e objetivos. Um exemplo perfeito é praticar esporte. Só mesmo atleta disciplinado e focado é que ganha medalha de ouro. Sem essa disciplina e foco, não vai chegar. Vestibular com concorrência de 100 pra 1 é igual, gestão de estudo.

Se procura um curso que irá lhe servir para tudo, você vai se frustar e a depender do seu conhecimento de programação, talvez seja necessário focar em cursos que não sejam de jogos, como algo focado em algorítimo + uma linguagem, por exemplo, para só depois focar em cursos voltados ao desenvolvimento de jogos.

Nunca vai ter um curso definitivo. Todo curso tem que ter um foco. Qualquer faculdade tem foco. Eu estava achando que na faculdade por misturar aplicações de física, computação e outras coisas isso seria um diferencial. Pura balela, no fim eu larguei porque vale mais aprender poucas coisas e direito do que muita coisa e nada bem feito. Curso de jogo, mesmo essas graduações de 4 anos, pode ver que ela é um recorte de marketing, um recorte de música, um recorte de artes, etc. Aquilo é pra você ter base e contato com as áreas só, não é pra te ensinar a fazer tudo porque ninguém faz tudo mesmo.
 
Ultima Edição:

c4rbss

Bam-bam-bam
Mensagens
3.919
Reações
3.687
Pontos
453
To cursando criação de roteiro, quem quiser ajuda na historia de um game pode me chamar que posso auxiliar totalmente de graça apenas por experiencia
Quero seguir carreira na criação de roteiros com foco em videogame
 

Shiriden

Ser evoluído
Mensagens
59
Reações
59
Pontos
18
Tudo é possível com o tanto de informação e material gratuito que encontramos pela internet :kcool
Nem que seja só por diversão ou curiosidade...
Se for fazer por hobby vá em frente, mas se quer se profissionalizar vai ter de estudar bastante. Focar em desenvolver em uma equipe e começar com projetos pequenos.
 
Topo Fundo