O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Mais um 10 pra conta][+Análise]TLOU: Left Behind Leva 10/10 da EUROGAMER

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.701
Reações
6.178
Pontos
704
TLOU-Left-Behind.jpg



Um bom exemplo do como deve ser um “conteúdo adicional”.



Não é comum ter que analisar um pedaço de conteúdo adicional (DLC), ainda por cima quando se trata de uma experiência tão marcante como foi para mim The Last Us o ano passado. Existe um pano de fundo emocional, um ponto de partida, não sou mais uma folha em branco por assim dizer. Também é preferível ser assim, tratando-se de um título destes, tão focado na componente narrativa.

Permitam-me começar por dizer que Left Behind acabou por ser uma surpresa, por ser muito diferente do que esperava à partida. Está dividido em dois momentos alternantes, e com dois objectivos muito diferentes, isto é algo difícil de discernir de imediato, mas vão perceber quando o jogarem, um dos lados explora, o outro oferece contexto, ao mesmo tempo que marca uma posição, tem algo a dizer.

Sobre o segundo vou ser o mais ambíguo possível, simplesmente porque como jogadores, merecem que vos seja dado todo o espaço para imaginar, absorver, e tentar encaixar alguns dos eventos que Ellie atravessa. Sim, ela que desta vez é claramente a estrela principal, e ainda bem, sempre a achei muito superior a Joel e uma das personagens femininas mais profundas que um videojogo me apresentou.

Escrevi que ela era uma importante demonstração de desenvolvimento humano em condições adversas em The Last of Us, lembram-se da diferença entre a Ellie quando conhece Joel e a Ellie no final do jogo? Pois, desta vez a a Naughty Dog decidiu ir ainda mais longe, e mostrar-nos dois lados ainda mais contrastantes da protagonista. A corajosa e lutadora, e a criança que cresce num mundo com o qual podemos apenas sonhar.

No primeiro momento é quando temos um pouco mais de The Last of Us, nada vou revelar sobre o que motiva a ação, mas tempos mais infectados para nos ocupar, mais ambientes para explorar, e claro, mais humanos que de humanidade já não conservam praticamente nada. As opções de combate de Ellie são mais limitadas do que eram as de Joel, afinal, ele é um brutamontes e ela apenas uma miúda, mas que com uma pistola, uma faca e um arco e flecha, se aproxima de uma mini Lara Croft.

Continua a ser uma “aventura” algo linear é certo, mas esse é o estilo da Naughty Dog, e algo que eles fazem muitíssimo bem, sempre numa alternância quase perfeita entre relaxamento e tensão, que desta vez é ampliada pela fragilidade que sentimos ao vestir a pele de Ellie, claramente em desvantagem perante as forças externas. Já tinha referido isto na análise ao jogo principal, o segredo deste tipo de ambientes não está na quantidade de monstros e cores negras à nossa volta, mas na perceptível desigualdade de forças em relação ao meio.

Quanto ao segundo momento, este foi certamente onde os escritores da Naughty Dog se divertiram mais, ao brindar-nos com as infinitas possibilidades da imaginação de uma criança, independentemente das suas condições. Esta parte serve de prólogo ao jogo principal, e foca-se na relação de Ellie com a sua melhor amiga Riley, quando as duas escapam do apertado controlo militar de um mundo virado do avesso.

A liberdade de retractar a relação de duas crianças foi o que permitiu a Left Behind brilhar, por serem elas os seres mais despidos de preconceitos, e que ao mesmo tempo, nos lembram o quão natural, quão humano pode ser o carinho, a partilha, o amor. Vão aprender muito sobre Ellie nestes momentos, explorar lugares mágicos, e quem sabe, olhar para dentro no processo.





Tecnicamente está na linha do jogo original, é incrível a quantidade de detalhe que existe nos cenários, as expressões faciais continuam do melhor que a geração teve para oferecer, mas o que mais me impressiona, continua a ser a forma como as personagens utilizam a linguagem corporal de forma contextualizada, combinando-a com os diálogos e ampliando imenso a credibilidade das cenas.

O compositor Gustavo Santaolalla é mais uma vez o responsável pela banda-sonora, com um nível de qualidade elevado que acompanha sempre o ritmo da ação e nos convida a entrar na disposição emocional do momento. Consegue ser stressante nos momentos em que ouvimos ligeiros “clicks” nas redondezas, e ao mesmo tempo a batida da música começa a aumentar de intensidade.

Left Behind é um óptimo exemplo do que é um bom DLC, não tem um preço abusivo, não parece ter sido amputado da história principal para poder ser vendido mais tarde, e ao mesmo tempo que desenvolve uma das personagens, enriquece-a dando contexto a tudo que fizemos até então. Nunca fui um opositor ao conceito de “conteúdo adicional”, até porque nunca tive nada contra expansões ou “patches” para os jogos que adorei no passado, desde que estes sejam honestos e tenham algo a acrescentar.

Claro que foi inevitável saber a pouco, no total foram cerca de três horas que passaram a voar, mas que me fizeram terminar com um sorriso na cara a ver os créditos a rolar. Se tivesse que resumir a experiência sem dizer nada de concreto sobre os eventos, diria que metade me soube a mais do mesmo, e a outra metade me fez gostar ainda mais de Ellie, foi também esta metade que abanou as minhas "fundações", e que me faz recomendá-lo sem pestanejar.



10/10

Fonte:
 

G-zus Rocker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.634
Reações
3.311
Pontos
559
Antes não cogitava pegar o DLC, mas agora acho que pego. Bem que podia ser gratuito pra assinante da Plus :kmaroto
 

sonicflood

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
8.984
Reações
9.694
Pontos
1.049
veio..ainda naum joguei tlous..so o inicio...mas o jeito que as pessoas falam do jogo...com tanta emoção..as vezes me deixa melancolico por não ter jogado ainda...vou reparar em breve esse erro.
 


Duckdodgers

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.057
Reações
17.612
Pontos
674
Eu nem comprei o jogo, mas assisti aqui
o foda é que tacaram o f**a-se nessa DLC e fizeram só pra ganhar dinheiro, principalmente pelo lance que todo mundo vai ficar falando
enfiaram um negócio que não acrescentou em nada no jogo só pra gerar discussão e fazer com que venda mais
 

Champion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.498
Reações
16.506
Pontos
1.424
Bom como ainda peguei o game até hj, vou espertar sai a versão goty com este dlc, isto se não sair pro ps4 como já houve rumores né, aí poderia pegar junto com o VG em junho.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Eu nem comprei o jogo, mas assisti aqui
o foda é que tacaram o f**a-se nessa DLC e fizeram só pra ganhar dinheiro, principalmente pelo lance que todo mundo vai ficar falando
enfiaram um negócio que não acrescentou em nada no jogo só pra gerar discussão e fazer com que venda mais



Vc não jogou? Só assistiu?
 

Lupin

Bam-bam-bam
Mensagens
6.515
Reações
4.290
Pontos
394
Bom, como não ia jogar mesmo, não costumo comprar DLC's, dei uma olhada no YT e o DLC parece curto.

O que deixou o gameplay demorado no vídeo foi o fato do cara que estava jogando ser tão burro que não conseguiu resolver puzzles ridículos.
 
Topo Fundo