Eu tenho o Everdrive n64 v2.5 e valeu muito a pena, roda todos os jogos USA e Japan, os jogos europeus não sei o motivo mas ficam com a cor desbotada, salientando o amarelo e azul, roda os jogos de nes, o rumble pack funcionou de boa, estou usando o Firmware 2.12, não vejo nenhum problema, ele só tem uma coisa que não sei se é bug se ligar o n64 com o ever n64 v2.5 sem nenhum gamepad conectado, no menu do everdrive o comando de dpad foca maluco descendo automaticamente as linhas. E ele é ULtra CIC vem com uma chave pra mudar NTSC - PAL. Jogos que precisam do Expansor de memória, ainda vai continuar precisando e o meu n64 é o modelo nacional e funcionou perfeito. Provavelmente foi esse fix do 2.11 que causou esse problema "2) Fixed bug in controller pak handling"
O bug do OS 2.11 e 2.12 é que ele enxerga o rumble pak como controller pak (memory card), e se você abrir um jogo com ele conectado e a opção auto backup estivar ativada ele irá criar um backup do jogo como se tivesse o controller pak conectado, mas na verdade o rumble pak que está conectado, ai caso você saia do jogo, retire o rumble pak e conecte o controller pak ele pode jogar o save que ele criou do rumble pak para o controller pak e isso corrompe o save, e dependendo da ordem que você fizer isso você pode perder o backup do save de algum jogo que usa controller pak. E também ele fica criando backup de jogos que não usam controller pak, mas como se fosse save do controller pak. Eu perdi um save do doom 64 assim, por isso eu continuo no 2.10, pois eu evito que dê problema em algum save do controller pak, já no OS 2.10 o rumble pak é detectado como rumble pak por isso não ocorre esse problema. Provavelmente esse problema foi causado por causa desse fix do OS 2.11 "2) Fixed bug in controller pak handling", esse fix foi para corrigir um problema onde alguns controller pak genéricos não eram detectados pelo everdrive e com isso ele não fazia o backup, mas depois disso o rumble pak também passou a ser detectado como controller pak e causou todo esse problema, então como eu disse anteriormente por conta disso eu continuo no 2.10 já que o 2.11 e 2.12 só servem para corrigir problema de estabilidade no everdrive 2.5, e como o é 2.0 essas correções de estabilidade não fazem diferença. Eu espero que o krikzz corrija isso, mas eu acho que ele não dá muita importância para esse problema, pois ele sempre ignora quando alguém comenta sobre isso no fórum.
Os jogos europeus ficam com a cor diferente porque eles rodam a 50hz então a imagem fica um pouco mais cintilante, pois nossa rede elétrica é de 60hz, e a saída do n64 americano é ntsc que é 60hz, ai fica algo misto quando você joga um jogo pal no n64 americano.
Essa chave do ultra cic serve para poder usar o everdrive em consoles pal e ntsc, pois se o cic for pal e colocar ele em um n64 ntsc o everdrive não funciona. Mas também o ultra cic tem a vantagem de alguns jogos que precisam de patch com o cic regular funcionarem sem patch, por exemplo no meu everdrive 2.0 que veio sem cic, eu instalei o cic 6102 que eu retirei de um cartucho original, e por conta disso o banjo tooie europeu e japonês não funcionam no meu everdrive somente o americano, pois está é a única versão que tem patch, mas provavelmente o europeu e o japonês devem funcionar no ultra cic, mas eu acho que somente neste jogo ocorre isso, todos os outros funcionam normalmente sem patch. Isso acontece porque o meu está com cic 6102, e alguns jogos utilizam outras versões do cic como o 6105 e o OS do everdrive burla a proteção do cic, pois teoricamente para o jogo que usa o cic 6105 teria que ter esse cic no everdrive para ele funcionar, mas o everdrive burla isso e ele funciona mesmo com o cic 6102, já o ultra cic ele tem todas as variantes dentro dele, e os jogos europeus utilizam o cic 7102 e suas variantes, os jogos japoneses utilizam o mesmo cic dos jogos americanos.
Lista de cic
http://micro-64.com/database/gamecic.shtml
This page categorizes the N64 library by what CIC security chip it uses. The CIC in an N64 cartridge is simply a means of preventing unlicensed games from working on stock N64 systems. In a sense, the CIC is of no concern to the gamer. The N64 system however, requires the CIC in order to start up a game.
NOTE: This list is formatted for USA released games. Any games that were only released in other regions will be added with their region denoted in parentheses. Seldom does an N64 game's CIC change between regions though, so this is a non-issue.
Security CIC Overview
There are 5 known CICs for NTSC and PAL games:
- NTSC:
- CIC-NUS-6101
- CIC-NUS-6102
- CIC-NUS-6103
- CIC-NUS-6105
- CIC-NUS-6106
- PAL:
- CIC-NUS-7101
- CIC-NUS-7102
- CIC-NUS-7103
- CIC-NUS-7105
- CIC-NUS-7106
The CIC-6102 chip is considered the standard NTSC security chip. For PAL games it is the CIC-7101. The vast majority of releases use these two CICs, so they won't be specifically listed here, for it would be a list of over 250 games. If a game is not on the below lists, it uses either CIC-6102 if it's NTSC or CIC-7101 for PAL.
CIC-NUS-6101
Only one game used this.
CIC-NUS-6103
This was the most commonly used CIC other than the 6102
- 1080 Snowboarding
- Banjo Kazooie
- Diddy Kong Racing
- Excitebike 64
- Ken Griffey Jr's Slugfest
- Kirby 64: The Crystal Shards
- Kobe Bryant in NBA Courtside
- Major League Baseball featuring Ken Griffey Jr.
- Paper Mario
- Pokémon Snap
- Pokémon Stadium
- Pokémon Stadium 2
- Super Smash Bros.
CIC-NUS-6105
Not too many games on this list.
- Banjo-Tooie
- Conker's Bad Fur Day
- Donkey Kong 64
- Jet Force Gemini
- Legend of Zelda: Majora's Mask, The
- Legend of Zelda: Ocarina of Time, The
- Mickey's Speedway USA
- Perfect Dark
CIC-NUS-6106
Just three games used this.
- Cruis'n World
- F-Zero X
- Yoshi's Story
Mas desses o único que precisa de patch que é aplicado automaticamente é o banjo tooie, e o patch funciona somente no americano.
Sobre o cursor mexer sozinho na lista de jogos quando o controle não está conectado né normal.
**Controller pak é o nome do memory card do Nintendo 64.