O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Manual x Automático

Manual x Automático


  • Total voters
    56

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.686
Reações
34.785
Pontos
903
Qual seu câmbio preferido e qual está presente no seu(s) carro(s)?
 

balas

Bam-bam-bam
Mensagens
68
Reações
62
Pontos
438
Pra mim carro esportivo tem que ser manual, tirando isso sempre automático.
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.509
Pontos
1.094
Pra quem gosta de dirigir e sentir o carro, manual sempre.

Mas admito que tem horas que fico de saco cheio e prefiro automático.

Manual para o final de semana. Automático para a semana. Para viagens, depende da estrada.
Não acompanho minuciosamente o mercado, nem tão pouco sou técnico, mas sempre vou com meu velho no mecânico de confiança fazer a revisão dos carros (levamos 2, um em cada carro, deixamos 1 lá e dou carona de volta pra ele).

Aí papo vai, papo vem, cara contou a história de um cliente dele que comprou um automático novo e, depois de 6 meses, não aguentou estrada todo dia (se não me falhe a memória, era um Golf, já a alguns anos, e o cara era heavy user, vendedor, rodava cerca de 3000 quilômetros por mês). Desgaste foi tão feio no câmbio que ele viu que a brincadeira ficaria cara e passou o carro pra frente, voltando pra um manual.

Pode ser exagero meu ou até estar falando besteira, mas depois que vi essa história, fiquei com um pé atrás com automáticos que são usados pesadamente em estrada e chegam no final do mês com quilometragem altíssima. Pela forma como o cara explicou, parece que não aguentam.
 
Ultima Edição:


javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.569
Reações
13.051
Pontos
1.189
Pra quem gosta de dirigir e sentir o carro, manual sempre.

Mas admito que tem horas que fico de saco cheio e prefiro automático.

Não acompanho minuciosamente o mercado, nem tão pouco sou técnico, mas sempre vou com meu velho no mecânico de confiança fazer a revisão dos carros (levamos 2, um em cada carro, deixamos 1 lá e dou carona de volta pra ele).

Aí papo vai, papo vem, cara contou a história de um cliente dele que comprou um automático novo e, depois de 6 meses, não aguentou estrada todo dia (se não me falhe a memória, era um Golf, já a alguns anos, e o cara era heavy user, vendedor, rodava cerca de 3000 quilômetros por mês). Desgaste foi tão feio no câmbio que ele viu que a brincadeira ficaria cara e voltou pra um manual.

Pode ser exagero meu, mas depois que vi essa história, fiquei com um pé atrás com automáticos que tem altíssima quilometragem.

Eu tenho carros automáticos há 13 anos. Antes disso, o primeiro na família foi um Corolla 2003. Nós nunca tivemos problemas com caixas automáticas, mas concordo que deve-se tomar mais cuidado desde a compra até a manutenção.

Especificamente o Golf que você citou, se for a última versão fabricada no Brasil, não tem caixa automática, mas automatizada de dupla embreagem. São animais beeeem diferentes. O Golf usa duas versões distintas da caixa DSG. Uma com embregem a seco, outra com embreagem banhada a óleo, exclusiva do GTi. Ambas têm durabilidade média menor que as automáticas e CVT convencionais. A versão com embreagem a seco, então, bem menor mesmo.

Há caixas automáticas historicamente problemáticas ou mais frágeis que outras. Para não errar? Caixas Aisin (Toyota) ou Jatco (Nissan). Muitos fabricantes desistiram de usar caixas próprias e passaram a comprar da Aisin, no Brasil. São robustas e de baixa manutenção. Claro que há outras boas no mercado, mas desses fabricantes são as melhores, na minha opinião.

Cuidados extras são necessários. Elas são particularmente sensíveis a altas temperaturas e contaminação/degradação do óleo interno. E a mau uso. São caras para manutenção corretiva, mas hoje já se encontram oficinas independentes competentes e com preço aceitável.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.182
Reações
172.325
Pontos
2.599
Depois que dirigi automático já era.

Tenho um automático que é o da minha esposa e o outro que uso que é CVT. CVT é uma delícia.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.359
Reações
46.955
Pontos
1.454
Automáticos hoje são melhores que manuais em todas as medidas, consumo, velocidade (quem já viu o DSG da Volks ou o PDK da Porsche tem noção da velocidade que o bixo troca de marcha kkkk).

Porém o manual ainda é muito interessante para um carro de fim de semana, pq ele trás um engajamento que nenhum outro câmbio tem.
 

Bob Blu

Bam-bam-bam
Mensagens
763
Reações
3.420
Pontos
433
Quem diz que prefere caixa manual em esportivo é porque nunca dirigiu um DSG ou um pdk da Porsche (esse eu também nunca dirigi hehe).
Eu tenho os dois e apesar de adorar meu manual não abro mão do conforto de um automático pra usar no dia a dia de jeito nenhum.
O preconceito contra caixas automáticas vem de muitos anos já, desde que chegaram os primeiros automáticos no fim dos anos 80, começo de 90.
Até hoje tem gente que acha que óleo de caixa não se troca (mesmo de manual) e fazer isso num automático é pedir pra ter problema.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.569
Reações
13.051
Pontos
1.189
Quem diz que prefere caixa manual em esportivo é porque nunca dirigiu um DSG ou um pdk da Porsche (esse eu também nunca dirigi hehe).
Eu tenho os dois e apesar de adorar meu manual não abro mão do conforto de um automático pra usar no dia a dia de jeito nenhum.
O preconceito contra caixas automáticas vem de muitos anos já, desde que chegaram os primeiros automáticos no fim dos anos 80, começo de 90.
Até hoje tem gente que acha que óleo de caixa não se troca (mesmo de manual) e fazer isso num automático é pedir pra ter problema.

Vou dar uma de advogado do Diabo e defender a obra do Cão aqui, em público: a Powershift Ford, quando funciona, também é do carvalho! Sentar a bunda em um CVT, depois, é pedir para pensar em arranjar problema na vida e caçar um Focus ou até Fiesta com esse caixa pra comprar.

Sobre óleo em caixa automática, tem uma prática dos fabricantes que vem ficando popular e acho horrível: dificuldade em verificar o estado do óleo do câmbio. A do meu carro, mesmo, não tem vareta. Tem que abrir e olhar pelo nivelador. Um saco. A tal história do óleo eterno...

Em tempo, já vi caixa Mercedes automática que, se trocado o óleo, não dava pressão. Sei que caixas já desgastadas, com o óleo já espesso, têm esse comportamento. Mas nesse caso específico lembro de um dos mecânicos soltando um "eu avisei, nessa caixa não se troca o óleo".
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.847
Reações
3.395
Pontos
1.339
Automático sempre.. já estou há 7 anos nessa (em 2 carros diferentes) e não pretendo voltar.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.222
Reações
49.972
Pontos
1.339
Eu prefiro automatico, com certeza, eu tive um Honda accord AT obviamente, era maravilhoso, mas por questão financeiras tive que ir pra um carro mais barato ai foi manual, mas se um dia eu tiver possibilidades vou pegar um AT de novo com certeza.
 

zuripe

Bam-bam-bam
Mensagens
422
Reações
1.275
Pontos
218
Quando tinha um cruze 1.8 at, gostava de pegar um manual as vezea, o cambio era muito esquisito. Depois de comprar um jetta com dsg, manual nunca mais.

Enviado de meu SM-P200 usando o Tapatalk
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.570
Pontos
1.389
Apesar de gostar bastante do meu carro manual,próximo carro quero um automático. As vezes vou para SP e o automático é muito melhor pra enfrentar o inferno que é o trânsito de SP
 

nettboxBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.243
Reações
2.945
Pontos
844
No dia a dia, para conforto, o automático é muito melhor. Mesmo os de 1 embreagem ou cambios bem antigos, ainda é melhor do que ficar trocando marcha


Ja pra final de semana/Esportivo depende do carro. Os cambios novos fazem um excelente trabalho, esse final de semana pegamos estrada com um mini e o cambio responde muito bem em 90% das situações.

Agora manual para o final de semana só ia querer se fosse uma M3 E92, isso sim é legal de ter manual.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.296
Reações
16.348
Pontos
1.439
No dia a dia, para conforto, o automático é muito melhor. Mesmo os de 1 embreagem ou cambios bem antigos, ainda é melhor do que ficar trocando marcha


Ja pra final de semana/Esportivo depende do carro. Os cambios novos fazem um excelente trabalho, esse final de semana pegamos estrada com um mini e o cambio responde muito bem em 90% das situações.

Agora manual para o final de semana só ia querer se fosse uma M3 E92, isso sim é legal de ter manual.
bem dessa.

pra mim manual só se for um carro muito especial esportivo e com tração traseira tipo essa m3 q vc citou ou o corvete do carinha do machina no youtube.

fica trocando marcha em carro tipo civic acho total perda de tempo
 

Montagnani

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.048
Reações
446
Pontos
1.059
Automatico sem duvida.....enquanto eu puder, nunca mais volto pra carro manual......não há prazer maior que o conforto!!!!
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.569
Reações
13.051
Pontos
1.189
bem dessa.

pra mim manual só se for um carro muito especial esportivo e com tração traseira tipo essa m3 q vc citou ou o corvete do carinha do machina no youtube.

fica trocando marcha em carro tipo civic acho total perda de tempo

Eu ainda me diverto com qualquer coisa que tenha motor e câmbio manual. Muito com um simplório Mille 2002. É um carrinho cru, leve, obediente. Gosto muito do Ford Ka, também. Essas coisas baratas e que dá para brincar.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.686
Reações
34.785
Pontos
903
Eu ainda me diverto com qualquer coisa que tenha motor e câmbio manual. Muito com um simplório Mille 2002. É um carrinho cru, leve, obediente. Gosto muito do Ford Ka, também. Essas coisas baratas e que dá para brincar.
Já devo ter citado uns trinta tópicos seus falando de uno, mas vou ter que concordar com você de novo. Uno até com motor mil é legal demais de pilotar, especialmente os mais pé de boi que são super leves, você só pisa e o carro já saí cantando pneu. O meu estava com algum problema no escapamento, é claro que perdia um pouco de eficiência, mas ficava com um ronquinho tão legal que eu até puxava mais as marchas.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.296
Reações
16.348
Pontos
1.439
Eu ainda me diverto com qualquer coisa que tenha motor e câmbio manual. Muito com um simplório Mille 2002. É um carrinho cru, leve, obediente. Gosto muito do Ford Ka, também. Essas coisas baratas e que dá para brincar.
esses super simples são até divertidos. acelerador e embreagem acionados via cabo e etc.

mas pega um polo por exemplo. delay enorme no acelerador eletronico mais atuador de embreagem lento e delay no acoplamento. não tem diversão nenhuma de passar a marcha dum jeito esportivo. até punta taco fica ruim de fazer por causa desses delay em tudo.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.569
Reações
13.051
Pontos
1.189
esses super simples são até divertidos. acelerador e embreagem acionados via cabo e etc.

mas pega um polo por exemplo. delay enorme no acelerador eletronico mais atuador de embreagem lento e delay no acoplamento. não tem diversão nenhuma de passar a marcha dum jeito esportivo. até punta taco fica ruim de fazer por causa desses delay em tudo.

De fato. Acelerador eletrônico lerdo mata qualquer carro. Não sabia desse defeito no Polo. O Clio da minha esposa tem uma indecisão no acelerador eletrônico que enche o saco.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.296
Reações
16.348
Pontos
1.439
De fato. Acelerador eletrônico lerdo mata qualquer carro. Não sabia desse defeito no Polo. O Clio da minha esposa tem uma indecisão no acelerador eletrônico que enche o saco.
não é só o polo, a maioria dos carros é assim, os não esportivos, por isso nem adianta se alugar muito com esses carros que é bem podre perto dum esportivo de verdade.
só quem ja dirigiu pra saber. lembro quando tive a bmw m3 e36 o acelerador vc triscava e o giro subia. fora o acoplamento do cambio q era bem gostoso e não borrachudo igual aos carros populares
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.122
Reações
17.405
Pontos
1.444
esses super simples são até divertidos. acelerador e embreagem acionados via cabo e etc.

mas pega um polo por exemplo. delay enorme no acelerador eletronico mais atuador de embreagem lento e delay no acoplamento. não tem diversão nenhuma de passar a marcha dum jeito esportivo. até punta taco fica ruim de fazer por causa desses delay em tudo.
De fato. Acelerador eletrônico lerdo mata qualquer carro. Não sabia desse defeito no Polo. O Clio da minha esposa tem uma indecisão no acelerador eletrônico que enche o saco.

Engraçado é que todo motor fire é "drive by wire", ou seja, acelerador eletrônico. Era o que a fiat se gabava que ia deixar o carro mais econômico.

Mais de 20 anos que o pessoal sabe como fazer um acelerador eletrônico certinho e a vw vem e faz um meia boca? Não entendo essas montadoras.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.437
Reações
91.005
Pontos
1.503
De automático eu só dirigi o New Civic. Foi o suficiente para me convencer a querer ter o próximo carro automático. Isso que deve ser um projeto antigo, imagino os mais modernos.
Será que aqueles com borboletas atrás do volante têm a mesma eficácia de um manual? Digo em carros mais baratos. E o modo sport, presta?

Eu sempre piro ao ver esse vídeo aqui. Carro automático de outro patamar, deve ser tesudo demais dirigir. Aliás, recomendo o canal:

 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.359
Reações
46.955
Pontos
1.454
De automático eu só dirigi o New Civic. Foi o suficiente para me convencer a querer ter o próximo carro automático. Isso que deve ser um projeto antigo, imagino os mais modernos.
Será que aqueles com borboletas atrás do volante têm a mesma eficácia de um manual? Digo em carros mais baratos. E o modo sport, presta?

Eu sempre piro ao ver esse vídeo aqui. Carro automático de outro patamar, deve ser tesudo demais dirigir. Aliás, recomendo o canal:


borboletas é bem modinha, dificil vc achar um que presta de verdade ou vc mesmo usar no dia a dia kkkkk
modo sport geralmente só segura um pouco mais as marchas, dá uma melhoradinha kkk
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.569
Reações
13.051
Pontos
1.189
borboletas é bem modinha, dificil vc achar um que presta de verdade ou vc mesmo usar no dia a dia kkkkk
modo sport geralmente só segura um pouco mais as marchas, dá uma melhoradinha kkk

Uso bastante as borboletas em ultrapassagens e trechos de serra travados, tanto para descer quanto para subir. Mas são essenciais? Não.

Modo Sport, muito raramente. Mas também já foi útil, nem que fosse apenas para o lado psicológico.

Acho que depende muito da calibragem de câmbio e motor, também. Nunca guiei um carro em que esses itens fossem essenciais, mas há relatos de carros com câmbio lento (como o Smart) que, sem o modo Sport ativado, ficam insuportáveis.
 

Bob Blu

Bam-bam-bam
Mensagens
763
Reações
3.420
Pontos
433
Engraçado é que todo motor fire é "drive by wire", ou seja, acelerador eletrônico. Era o que a fiat se gabava que ia deixar o carro mais econômico.

Mais de 20 anos que o pessoal sabe como fazer um acelerador eletrônico certinho e a vw vem e faz um meia boca? Não entendo essas montadoras.
Nesse caso o da VW não é meia boca, ele serve muito bem pra deixar o carro mais econômico, exatamente igual o da Fiat.
A velocidade de resposta do pedal não é tão rápida e esportiva, mas pra economia ela funciona muito bem sim.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.686
Reações
34.785
Pontos
903
Nesse caso o da VW não é meia boca, ele serve muito bem pra deixar o carro mais econômico, exatamente igual o da Fiat.
A velocidade de resposta do pedal não é tão rápida e esportiva, mas pra economia ela funciona muito bem sim.
Desde que modelo e ano os carros da Fiat tem acelerador eletrônico? Tenho um Uno 2002 que está acelerado, você deixa no neutro e o carro da umas aceleradinhas leves fantasmas de vez enquando, deve ser coisa do cabo
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.296
Reações
16.348
Pontos
1.439
Desde que modelo e ano os carros da Fiat tem acelerador eletrônico? Tenho um Uno 2002 que está acelerado, você deixa no neutro e o carro da umas aceleradinhas leves fantasmas de vez enquando, deve ser coisa do cabo
isso aí acontece quando a injeção eletronica tenta estabilizar a marcha lenta e não consegue.

na maioria dos casos é sujeira no corpo de borboleta ou em algum sensor
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.686
Reações
34.785
Pontos
903
isso aí acontece quando a injeção eletronica tenta estabilizar a marcha lenta e não consegue.

na maioria dos casos é sujeira no corpo de borboleta ou em algum sensor
Quando está engatado em alguma marcha também dá isso, o que pode ser?
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.122
Reações
17.405
Pontos
1.444
Desde que modelo e ano os carros da Fiat tem acelerador eletrônico? Tenho um Uno 2002 que está acelerado, você deixa no neutro e o carro da umas aceleradinhas leves fantasmas de vez enquando, deve ser coisa do cabo

Todo motor fire da fiat aqui no brasil é drive by wire.

O uno passou a ter motor fire quando ele trocou o motor de 45cv. Se lembro bem o modelo era o Mille Fire mesmo.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.569
Reações
13.051
Pontos
1.189
Todo motor fire da fiat aqui no brasil é drive by wire.

O uno passou a ter motor fire quando ele trocou o motor de 45cv. Se lembro bem o modelo era o Mille Fire mesmo.

Não. O Mille certamente até 2004 tem acelerador por cabo.

Até mesmo o primeiro motor Fiasa 1.0 tinha 48,5 cv. O Uno Brio tinha maior potência, em torno de 54 cv. Antes dos Fire 1.0 de 55 cv, os Fiasa 1.0 estavam com injeção eletrônica monoponto e 60 cv.

Sobre o problema de aceleração do carro do @midnightcafetão provavelmente sujeira no TBI ou algum conector do TBI com mau contato/oxidação. Bico sujo também causa esse problema, principalmente com o motor frio.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.122
Reações
17.405
Pontos
1.444
Não. O Mille certamente até 2004 tem acelerador por cabo.

Até mesmo o primeiro motor Fiasa 1.0 tinha 48,5 cv. O Uno Brio tinha maior potência, em torno de 54 cv. Antes dos Fire 1.0 de 55 cv, os Fiasa 1.0 estavam com injeção eletrônica monoponto e 60 cv.

Sobre o problema de aceleração do carro do @midnightcafetão provavelmente sujeira no TBI ou algum conector do TBI com mau contato/oxidação. Bico sujo também causa esse problema, principalmente com o motor frio.


Eu achei estranho, fui pesquisar e... realmente, o uno "escapou" do drive-by-wire do começo.

Desde o fire 1.3 no palio, todo carro da fiat que tinha algum motor fire vinha com drive-by-wire (e aquelas frescuras do follow-me-home, fiatcode gen2). Pelo que entendi aqui o uno foi o único que não recebeu até o modelo de 2005. :facepalm

Sobre a potência, errei feio mesmo. Eu lembrava que na migração para o fire o uno tinha ganho cv, mas foi o inverso.
 
Topo Fundo