O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Manual x Automático

Manual x Automático


  • Total voters
    56

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
Eu já peguei carros automáticos bons (ex: corolla) e automatizados que não valem um peido de velho (ex: gran sienna), mas minha opinião é sempre o MANUAL.

Mesmo que 'canse' (e cansa, depois de muito tempo de viagem por exemplo...) você ter o controle total do veículo é o ponto principal. Não que não saiba das vantagens de se utilizar tal tecnologia mas, eu acho que só gostaria de utilizar esse tipo de câmbio se fosse apenas pra veículos GRANDES (um caminhão, por exemplo! Dizem que grandes marcas como a Kenworth estão com um sistema de câmbio excelente.



...Alem de ser lindo, ficou fácil de se dirigir uma grande composição.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
em 90% dos casos é assim:

"gosto de manual para sentir o carro.... que carro eu tenho? um Onix 1.0."

pessoal quando pensa em carro at pensa em carros do início dos anos 2000.

mal sabem que o desempenho de alguma câmbios at hoje são bem superiores aos MT
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.570
Pontos
1.389
em 90% dos casos é assim:

"gosto de manual para sentir o carro.... que carro eu tenho? um Onix 1.0."

pessoal quando pensa em carro at pensa em carros do início dos anos 2000.

mal sabem que o desempenho de alguma câmbios at hoje são bem superiores aos MT

Ou pensam nos cambios automatizados, monoembreagem, dual logic e imotion kkkkkk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
em 90% dos casos é assim:

"gosto de manual para sentir o carro.... que carro eu tenho? um Onix 1.0."

pessoal quando pensa em carro at pensa em carros do início dos anos 2000.

mal sabem que o desempenho de alguma câmbios at hoje são bem superiores aos MT

Nem é isso. o feeling de dirigir um AT e um MT é diferente, somente isso. Mesmo que o carro não seja mais rápido, a sensação é outra, a diversão é outra.

Nem tudo em dirigir são números :kdiabo
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Nem é isso. o feeling de dirigir um AT e um MT é diferente, somente isso. Mesmo que o carro não seja mais rápido, a sensação é outra, a diversão é outra.

Nem tudo em dirigir são números :kdiabo

se você tem um clássico dos anos 50, 60, 70, ou 80 tudo bem..
ou se tem algum esportivo dia anos 90....
tudo bem..
se você tem um carro normal, desculpe mas isso é em minha opinião uma besteira sem tamanho.

problema é que quem fala de feeling de dirigir nunca dirigiu um clássico dos anos 50 ou um carro com um bom câmbio dos aos 2010...

nunca dirigiu na costa da Califórnia ou na Autobahn..

no máximo vai pra padaria durante a semana ou pro litoral nas férias.

mas gosto é gosto...
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.368
Pontos
2.599
Eu adorava meu Corolla manual, andava muito bem na estrada e tudo mais. Mas agora com o CVT é outra conversa. Não só é mais confortável como o câmbio é bom e responde rápido quando necessário. O câmbio manual fez muito menos falta do que pensei na estrada.
 


f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
se você tem um clássico dos anos 50, 60, 70, ou 80 tudo bem..
ou se tem algum esportivo dia anos 90....
tudo bem..
se você tem um carro normal, desculpe mas isso é em minha opinião uma besteira sem tamanho.

problema é que quem fala de feeling de dirigir nunca dirigiu um clássico dos anos 50 ou um carro com um bom câmbio dos aos 2010...

nunca dirigiu na costa da Califórnia ou na Autobahn..

no máximo vai pra padaria durante a semana ou pro litoral nas férias.

mas gosto é gosto...

É diferente.

Dependendo do carro, o desafio de conseguir algum nível de precisão no controle dele já é uma diversão por si só.

Eu mesmo divirto um monte me desafiando com pequenas coisas, reduzir a quantidade de vezes que utilizo o freio em determinado trecho, ou manter uma velocidade cravada em um pedaço mais sinuoso. Pequenas coisas testando o quanto me conheço e o quanto eu conheço o carro que eu estou dirigindo. Algumas dessas coisas não fazem diferença de fazer em carros AT ou MT, em outras só dá para fazer em carros MT.

Não é falando que o cambio AT faz isso ou aquilo pior que um MT, mas que tem algumas experiências que funcionam melhor em um tipo de cambio, tem outras que funcionam melhor em outro.


Em menor escala, acho que é a mesma coisa de quem gosta de fora de estrada. Não tem sentido meter o carro na terra, lama, duna, etc. A diversão ainda está em descobrir os limites entre o motorista, carro e pista, só muda a forma de fazer isso.


Enfim, como você disse, gosto é gosto.
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
em 90% dos casos é assim:

"gosto de manual para sentir o carro.... que carro eu tenho? um Onix 1.0."

pessoal quando pensa em carro at pensa em carros do início dos anos 2000.

mal sabem que o desempenho de alguma câmbios at hoje são bem superiores aos MT

São os caras que chegam fazendo punta-taco no estacionamento da padaria, tudo peloto.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Eu mesmo divirto um monte me desafiando com pequenas coisas, reduzir a quantidade de vezes que utilizo o freio em determinado trecho, ou manter uma velocidade cravada em um pedaço mais sinuoso. Pequenas coisas testando o quanto me conheço e o quanto eu conheço o carro que eu estou dirigindo. Algumas dessas coisas não fazem diferença de fazer em carros AT ou MT, em outras só dá para fazer em carros MT.

tudo bem... mas o que voce citou um AT também vai permitir.. não?
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
tudo bem... mas o que voce citou um AT também vai permitir.. não?


Citei exemplos alguns exemplos do que dá para fazer, não coisas que dá para fazer somente com um MT. Com um carro manual são coisas que envolvem o cambio, como precisão no uso da embreagem, tempo correto na troca de marchas, etc.
 

Gusta199

F1 King
Mensagens
16.200
Reações
8.137
Pontos
1.244
Eu sempre tive carro manual, até comprar um Fusion geração 2 AT e, enquanto eu tiver condições, só comprarei carros automáticos.
 
  • Curtir
Reações: Mek

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.312
Reações
16.442
Pontos
1.439
se você tem um clássico dos anos 50, 60, 70, ou 80 tudo bem..
ou se tem algum esportivo dia anos 90....
tudo bem..
se você tem um carro normal, desculpe mas isso é em minha opinião uma besteira sem tamanho.

problema é que quem fala de feeling de dirigir nunca dirigiu um clássico dos anos 50 ou um carro com um bom câmbio dos aos 2010...

nunca dirigiu na costa da Califórnia ou na Autobahn..

no máximo vai pra padaria durante a semana ou pro litoral nas férias.

mas gosto é gosto...
pois é.

hj em dia carro não esportivo manual é corte de custo apenas, e não opção de estilo de direção

pois os q tem são totalmente anestesiados, não da pra falar em direção esportiva nesses tipo de carro, o caboclo só acha q ta guiando q nem piloto...
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
Acho que depende muito. O câmbio MQ200 da Volks por exemplo é ótimo, a não ser que você seja um Uber da vida é difícil cansar nele. Na estrada eu prefiro, acho mais seguro em ultrapassagens mas reconheço que o mercado está mudando e é difícil você conseguir uma versão completa de um carro com cambio manual (e revender depois).

O cambio automático me cansa mais que o manual com transito muito pesado (pé no freio direto) pois já li que não é bom ficar colocando em neutro direto por superaquecimento e desgaste nos solenóides. Não curti os de 4 marchas nem CVT sem simulação e dos carros populares o que achei melhor foi o da Hyundai, tem 6 marchas é bem suave e a partir de 80km/h entra em ação o sistema de bloqueio no conversor de torque e o carro se comporta como um manual em 5 marcha.
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
Automáticos hoje são melhores que manuais em todas as medidas, consumo, velocidade (quem já viu o DSG da Volks ou o PDK da Porsche tem noção da velocidade que o bixo troca de marcha kkkk).

Porém o manual ainda é muito interessante para um carro de fim de semana, pq ele trás um engajamento que nenhum outro câmbio tem.

DSG e PDK são câmbios automatizados de dupla embreagem, não são automáticos.

Automático usa conversor de torque e normalmente é mais confiável, porém bebe mais pois no processo de "turbilhonamento" do fluido da transmissão perde bastante energia do motor.

127694

O conversor de torque:

127695 127696

O Automatizado é um cambio manual com um sistema elétrico ou eletro-hidráulico pra fazer a troca de marchas, alguns tinham embreagem simples que demoravam a trocar as marchas, quando trocavam tinha um tranco perceptível e por isso recebiam o nome de Easytranco (Chevrolet) ou tinham dupla embreagem como DSG, PDK e Powershift (uma engatava as marchas ímpares enquanto a outra preparava o engate das marchas pares). Pra mim é o pior sistema (falando de carros de entrada, em esportivos é imbatível) tanto que a maioria das montadoras desistiu e substituiu por automáticos convencionais, a Ford teve prejuízos bilionários com o Powershift e teve que aumentar a garantia pra 10 anos.

127697

O CVT é um cambio com uma corrente de transmissão ligada por 2 polias, essas polias vão se movimentando e "criando" uma marcha certa pra cada ocasião (e aquela sensação de estar acelerando uma scooter). Algumas pessoas não gostavam dessa sensação e hoje alguns deles simulam marchas (caso do Corolla).

127698

Abração
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.958
Pontos
1.454
DSG e PDK são câmbios automatizados de dupla embreagem, não são automáticos.

Automático usa conversor de torque e normalmente é mais confiável, porém bebe mais pois no processo de "turbilhonamento" do fluido da transmissão perde bastante energia do motor.

Visualizar anexo 127694

O conversor de torque:

Visualizar anexo 127695Visualizar anexo 127696

O Automatizado é um cambio manual com um sistema elétrico ou eletro-hidráulico pra fazer a troca de marchas, alguns tinham embreagem simples que demoravam a trocar as marchas, quando trocavam tinha um tranco perceptível e por isso recebiam o nome de Easytranco (Chevrolet) ou tinham dupla embreagem como DSG, PDK e Powershift (uma engatava as marchas ímpares enquanto a outra preparava o engate das marchas pares). Pra mim é o pior sistema (falando de carros de entrada, em esportivos é imbatível) tanto que a maioria das montadoras desistiu e substituiu por automáticos convencionais, a Ford teve prejuízos bilionários com o Powershift e teve que aumentar a garantia pra 10 anos.

Visualizar anexo 127697

O CVT é um cambio com uma corrente de transmissão ligada por 2 polias, essas polias vão se movimentando e "criando" uma marcha certa pra cada ocasião (e aquela sensação de estar acelerando uma scooter). Algumas pessoas não gostavam dessa sensação e hoje alguns deles simulam marchas (caso do Corolla).

Visualizar anexo 127698


Abração
sim!!!
Estudei 3 anos de eng. mecânica kkk já tive que fazer muito trabalho sobre eles rsrsrsrs
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
DSG e PDK são câmbios automatizados de dupla embreagem, não são automáticos.

Automático usa conversor de torque e normalmente é mais confiável, porém bebe mais pois no processo de "turbilhonamento" do fluido da transmissão perde bastante energia do motor.

Visualizar anexo 127694

O conversor de torque:

Visualizar anexo 127695Visualizar anexo 127696

O Automatizado é um cambio manual com um sistema elétrico ou eletro-hidráulico pra fazer a troca de marchas, alguns tinham embreagem simples que demoravam a trocar as marchas, quando trocavam tinha um tranco perceptível e por isso recebiam o nome de Easytranco (Chevrolet) ou tinham dupla embreagem como DSG, PDK e Powershift (uma engatava as marchas ímpares enquanto a outra preparava o engate das marchas pares). Pra mim é o pior sistema (falando de carros de entrada, em esportivos é imbatível) tanto que a maioria das montadoras desistiu e substituiu por automáticos convencionais, a Ford teve prejuízos bilionários com o Powershift e teve que aumentar a garantia pra 10 anos.

Visualizar anexo 127697

O CVT é um cambio com uma corrente de transmissão ligada por 2 polias, essas polias vão se movimentando e "criando" uma marcha certa pra cada ocasião (e aquela sensação de estar acelerando uma scooter). Algumas pessoas não gostavam dessa sensação e hoje alguns deles simulam marchas (caso do Corolla).

Visualizar anexo 127698


Abração

mas na pratica.. AT = nao trocar marchar e MT = trocar marchas..

quando qualquer pessoa normal se refere a um carro AT é isso.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Acho que depende muito. O câmbio MQ200 da Volks por exemplo é ótimo, a não ser que você seja um Uber da vida é difícil cansar nele. Na estrada eu prefiro, acho mais seguro em ultrapassagens mas reconheço que o mercado está mudando e é difícil você conseguir uma versão completa de um carro com cambio manual (e revender depois).

O cambio automático me cansa mais que o manual com transito muito pesado (pé no freio direto) pois já li que não é bom ficar colocando em neutro direto por superaquecimento e desgaste nos solenóides. Não curti os de 4 marchas nem CVT sem simulação e dos carros populares o que achei melhor foi o da Hyundai, tem 6 marchas é bem suave e a partir de 80km/h entra em ação o sistema de bloqueio no conversor de torque e o carro se comporta como um manual em 5 marcha.

como alguém pode cansar de estar com o pé no freio no transito se é o mesmo pé que estaria no acelerador se estivesse sem transito?
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.695
Reações
34.844
Pontos
903
Alguém aqui com carro manual da Chevrolet da época da Opel (Corsa, Astra, Vectra, Montana e etc) também acha o câmbio meio molengo?
 

Bob Blu

Bam-bam-bam
Mensagens
763
Reações
3.420
Pontos
433
Alguém aqui com carro manual da Chevrolet da época da Opel (Corsa, Astra, Vectra, Montana e etc) também acha o câmbio meio molengo?
Sim característica da linha. O Monza é assim também.
Da pra trocar o sistema de acionamento pelo sistema moderno que melhora um pouco, mas ele tem essa característica de ser meio borrachudo nos engates.
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
mas na pratica.. AT = nao trocar marchar e MT = trocar marchas..

quando qualquer pessoa normal se refere a um carro AT é isso.

Na teoria é assim, a prática você vê quando tentar revender o carro. Pergunta a qualquer dono de Powershift.

como alguém pode cansar de estar com o pé no freio no transito se é o mesmo pé que estaria no acelerador se estivesse sem transito?

Nada a ver. São pedais diferentes com pressão de pisada diferentes. Além do fato do meu carro ter cruise control.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.312
Reações
16.442
Pontos
1.439
como alguém pode cansar de estar com o pé no freio no transito se é o mesmo pé que estaria no acelerador se estivesse sem transito?
pra ficar com dor de pisar no freio o cara só pode ter algum encurtamento na panturrilha ou algo parecido. aí o problema se resolve indo na fisioterapia e não comprando carro manual:kkk

ademais os carros medios automaticos de hj em dia tem a função autohold
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Reconhece o conforto do automático, mas pra mim como o carro é luxo de fim de semana e viagem prefiro o manual. Uma pena que hoje o câmbio manual ficou relegado a versões de entrada.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Na teoria é assim, a prática você vê quando tentar revender o carro. Pergunta a qualquer dono de Powershift.



Nada a ver. São pedais diferentes com pressão de pisada diferentes. Além do fato do meu carro ter cruise control.

você está comparando uma revenda de carro dsg com i-motion?

sei lá...

e sugiro procurar um médico para tratar seu problema na perna direita.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
pra ficar com dor de pisar no freio o cara só pode ter algum encurtamento na panturrilha ou algo parecido. aí o problema se resolve indo na fisioterapia e não comprando carro manual:kkk

ademais os carros medios automaticos de hj em dia tem a função autohold

acho que eu sou o único louco que seguro carro manual no freio quando está com trânsito...

acho que é uma mania que peguei no at
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
você está comparando uma revenda de carro dsg com i-motion?

sei lá...

e sugiro procurar um médico para tratar seu problema na perna direita.

Bicho você está contestando a minha OPINIÃO pq ela não te agrada?

Vai se tratar, não gostou ignora
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
essa geração floco de neve é um câncer.

Criança que não sabe conviver com a opinião dos outros a gente ignora, não tive filho exatamente pq não tenho paciência. Vou te ajudar até.

Cara, vc fez uma explicação bonitinha e tal, mas no final é AT: não precisa trocar marcha e MT: precisa trocar marcha com embreagem.

Existem diferenças mas não estou afim de falar delas, se pra você é igual ótimo. Põe no D e seja feliz.

Tenho um carro MT e um AT e já tive um Powershift (infelizmente), só nunca tive CVT.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.602
Reações
33.017
Pontos
1.048
Uma pergunta aos entendidos. Na hora de olhar um carro, tem como identificar se um câmbio é automatizado ou automático, sem fazer uma pesquisa prévia, só olhando a manopla?
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Uma pergunta aos entendidos. Na hora de olhar um carro, tem como identificar se um câmbio é automatizado ou automático, sem fazer uma pesquisa prévia, só olhando a manopla?

coloca no google o modelo e ano do carro + ficha tecnica no final

clica no primeiro link que abrir que ja vai ter essas informações.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.234
Reações
46.751
Pontos
1.934
manual só se for borboleta no volante de um carro automatico :klol

sempre automatico. Acho engraçado como ainda tem mto brasileiro com preconceito de carros autos. Como se isso fizesse um motorista melhor em todos os sentidos quando ta longe de serem os pilotos q imaginam ser
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.826
Pontos
503
O meu é manual, mas não peguei automático apenas porque não encontrei um usado cujo dono realmente me passasse confiança quanto à manutenção.
 
Topo Fundo