O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Manutenção de Joystick com drift

mshonorato

Bam-bam-bam
Reações
9.690
Pontos
453
Fala pessoal, blz?
Resolvi me aventurar na troca do analógico de um DS4 que tenho em casa, removi o analógico e agora preciso comprar o substituto.
Achei na shoppe o "Analógico 3D Magnético Hall Effect v6 da marca Ginfull".
Será que é compatível?
Aliás, eu comprando um analógico para Dualshock 4, vai se compatível com todos os modelos de DS4, seja slim ou não, ou tem vários modelos?
Obrigado!

1781093040353.png 1781093054452.png

Synyster_OS

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
962
Pontos
854
Pode comprar esse hall effect sem problemas, vai funcionar, inclusive em qualquer modelo de DS4, independente se tiver vindo com PS4 fat, slim ou Pro.
Atente-se PRINCIPALMENTE que os modelos sejam para PS4, pois os de PS5 que embora sejam do mesmo tamanho e pinos iguais, não funcionam.
Depois disso só fazer a calibração e seja feliz.

Ah, e recomendo já trocar os dois de uma vez, acaba a dor de cabeça total :kjoinha

mshonorato

Bam-bam-bam
Reações
9.690
Pontos
453
Pode comprar esse hall effect sem problemas, vai funcionar, inclusive em qualquer modelo de DS4, independente se tiver vindo com PS4 fat, slim ou Pro.
Atente-se PRINCIPALMENTE que os modelos sejam para PS4, pois os de PS5 que embora sejam do mesmo tamanho e pinos iguais, não funcionam.
Depois disso só fazer a calibração e seja feliz.

Ah, e recomendo já trocar os dois de uma vez, acaba a dor de cabeça total :kjoinha
Eu ía trocar só 1 e se funcionasse bem eu compraria o outro!
É verdade que se instalar só 1 hall effect não funciona?

Synyster_OS

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
962
Pontos
854
Funciona normalmente.
Eu sempre sugiro a troca dos dois porque daí não precisa ficar abrindo o controle mais vezes e já faz um serviço só.
Mas pode instalar apenas um sim, normalmente, não tem erro.

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
15.542
Pontos
503
Também troquei só uma peça. Como comprei na Shopee e a lenda da internet diz que o original tem um tempo de resposta melhor, deixei assim mesmo um de cada tipo, vivendo em perfeita harmonia tecnológica. Quando o outro pifar eu troco, o problema de amanhã deixa para o eu de amanhã.

Quando chegou, veio enrolado em plástico bolha que a primeira impressão foi algo meia boca. Confesso que não inspirou muita confiança.

De qualquer forma, segue firme, forte e sem reclamar.

mshonorato

Bam-bam-bam
Reações
9.690
Pontos
453
Também troquei só uma peça. Como comprei na Shopee e a lenda da internet diz que o original tem um tempo de resposta melhor, deixei assim mesmo um de cada tipo, vivendo em perfeita harmonia tecnológica. Quando o outro pifar eu troco, o problema de amanhã deixa para o eu de amanhã.

Quando chegou, veio enrolado em plástico bolha que a primeira impressão foi algo meia boca. Confesso que não inspirou muita confiança.

De qualquer forma, segue firme, forte e sem reclamar.
O meu chega hoje, torcer para dar certo!

mshonorato

Bam-bam-bam
Reações
9.690
Pontos
453
Fala pessoal, blz?
Consegui recuperar meu DS4, a solda não ficou uma maravilha mas tá funcionando.
Na calibração ficou com um erro de 5,2%, o analógico esquerdo que é original e nunca foi mexido tbm está com um erro de 3,5%, não entendi essa parte.
Mas usei o DS4 no PS5 para teste e funcionou bem.
Na verdade, quando entrei em um jogo de PS4, dizia para apertar o option (antigo start) e não aceitava o comando, precisei usar o DualSense para entrar no jogo, mas durante o jogo o botão option (pause) funcionava, outra coisa que não entendi.

1.jpg 2.jpg 3.jpg 4.jpg

5.jpg 6.jpg 7.jpg

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
15.542
Pontos
503
Que bom que deu certo!
Mas já vou deixar o aviso profético do técnico viajante do tempo: daqui a alguns meses pode voltar a apresentar problema. A solda ficou fria (opaca e bem rugosa), o que normalmente indica que não atingiu a temperatura ideal durante o processo. Em alguns pinos, o estanho também não chegou a escorrer completamente pela ilha e pelo terminal, o que pode comprometer a durabilidade da conexão.

Sobre os erros, eles são até esperados. Os eixos X e Y trabalham formando um quadrado, mas quando o sistema tenta transformar esse movimento em um círculo, inevitavelmente surgem pequenas zonas mortas nas extremidades. É uma daquelas situações clássicas da eletrônica e da matemática: o equipamento faz o melhor que pode, mas a geometria sempre cobra seu pedágio.

De qualquer forma, o importante é que está funcionando agora. Como dizem os mestres da manutenção: "nada é mais permanente do que um conserto temporário que deu certo." Se continuar firme pelos próximos meses, ótimo.

Se voltar a falhar, pelo menos você já sabe onde mora o suspeito principal.

mshonorato

Bam-bam-bam
Reações
9.690
Pontos
453
Que bom que deu certo!
Mas já vou deixar o aviso profético do técnico viajante do tempo: daqui a alguns meses pode voltar a apresentar problema. A solda ficou fria (opaca e bem rugosa), o que normalmente indica que não atingiu a temperatura ideal durante o processo. Em alguns pinos, o estanho também não chegou a escorrer completamente pela ilha e pelo terminal, o que pode comprometer a durabilidade da conexão.

Sobre os erros, eles são até esperados. Os eixos X e Y trabalham formando um quadrado, mas quando o sistema tenta transformar esse movimento em um círculo, inevitavelmente surgem pequenas zonas mortas nas extremidades. É uma daquelas situações clássicas da eletrônica e da matemática: o equipamento faz o melhor que pode, mas a geometria sempre cobra seu pedágio.

De qualquer forma, o importante é que está funcionando agora. Como dizem os mestres da manutenção: "nada é mais permanente do que um conserto temporário que deu certo." Se continuar firme pelos próximos meses, ótimo.

Se voltar a falhar, pelo menos você já sabe onde mora o suspeito principal.
Ok, qualquer coisa já sei que tenho que ressoldar, quem sabe eu faça melhor da próxima vez.

Edit:

@Askeladd , Eu queria trocar a ponta do meu ferro de solda por uma igual a essa abaixo, parece ser mais prática em alguns casos.
Recomenda alguma marca razoável?

1781634572766.png

Ultima Edição:

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
15.542
Pontos
503
Ok, qualquer coisa já sei que tenho que ressoldar, quem sabe eu faça melhor da próxima vez.

Edit:

@Askeladd , Eu queria trocar a ponta do meu ferro de solda por uma igual a essa abaixo, parece ser mais prática em alguns casos.
Recomenda alguma marca razoável?

Visualizar anexo 509771

Dizem que essas pontas estilo machado para ferro de solda a área maior encosta melhor na peça, distribui o calor com mais eficiência e evita aquela luta épica entre o ferro e a placa, onde o calor some mais rápido do que salário depois do quinto dia útil.

Mas, sinceramente? Eu nunca virei adepto da religião da ponta machado. Como tenho uma estação AFR com ponta fina e soprador, sigo a antiga técnica do bárbaro da soldagem aumento a temperatura e deixo a solda brilhando igual prata recém-polida.

mshonorato

Bam-bam-bam
Reações
9.690
Pontos
453
Dizem que essas pontas estilo machado para ferro de solda a área maior encosta melhor na peça, distribui o calor com mais eficiência e evita aquela luta épica entre o ferro e a placa, onde o calor some mais rápido do que salário depois do quinto dia útil.

Mas, sinceramente? Eu nunca virei adepto da religião da ponta machado. Como tenho uma estação AFR com ponta fina e soprador, sigo a antiga técnica do bárbaro da soldagem aumento a temperatura e deixo a solda brilhando igual prata recém-polida.
Eu tive uma estação AFR 850A, comprei no impulso e vendi sem usar praticamente.
Ferro de solda é o suficiente para alguém como eu que usa 1 ou 2 vez no ano, mas quero comprar uma ponta "faca" igual a essa da foto.

Ultima Edição:

Cosmão

Lenda da internet
Reações
16.289
Pontos
1.524
To querendo trocar o meu tbm, ta uma m****, quando jogo Assassins Creed, a camera toda hora vai pro chao ou pro céu, que ódio...

mshonorato

Bam-bam-bam
Reações
9.690
Pontos
453
To querendo trocar o meu tbm, ta uma m****, quando jogo Assassins Creed, a camera toda hora vai pro chao ou pro céu, que ódio...
Tá melhor do que o meu estava, no meu caso era o analógico direito então a câmera ficava rodando.

PacaTatuCotiaNao

Mil pontos, LOL!
Reações
2.005
Pontos
1.239
O analógico esquerdo do meu dualshock 4 voltou a apresentar problemas de drift. Tava querendo trocar logo por um TMR, mas a assistência pra onde eu mando normalmente disse que não faz, pois esses estão matando as placas dos DS4.

Alguém ouviu falar de algo parecido?

Piroclasto

Mil pontos, LOL!
Reações
2.126
Pontos
1.259
O analógico esquerdo do meu dualshock 4 voltou a apresentar problemas de drift. Tava querendo trocar logo por um TMR, mas a assistência pra onde eu mando normalmente disse que não faz, pois esses estão matando as placas dos DS4.

Alguém ouviu falar de algo parecido?
Eu fiz a substituição por conta própria para um TMR no meu DS5. Até o momento não tive problemas.

Almmiron

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.850
Pontos
703
alguem conhece algum servico no estado de sp que cobre barato para instalar um tmr\hall effect nos controles? aqui em assis-sp tao cobrando 200 pila...talvez se eu pagar frete idavolta+ mao de obra capaz de sair mais barato em algum lugar porai que faça serviço por encomenda...

PacaTatuCotiaNao

Mil pontos, LOL!
Reações
2.005
Pontos
1.239
alguem conhece algum servico no estado de sp que cobre barato para instalar um tmr\hall effect nos controles? aqui em assis-sp tao cobrando 200 pila...talvez se eu pagar frete idavolta+ mao de obra capaz de sair mais barato em algum lugar porai que faça serviço por encomenda...

Paguei R$ 200 pra colocarem TMR no meu (nos dois analógicos de uma vez). Acho que o preço deve ser esse mesmo. Se adicionar frete, a brincadeira fica mais cara.

Ultima Edição:

mshonorato

Bam-bam-bam
Reações
9.690
Pontos
453
Aqui no fórum tem quem faça isso, esqueci o nick deles, mas depois dou uma olhada e te falo.

Edit:
Se não me engano o @Brets faz esses serviços, se eu estiver errado, sorry!

Ultima Edição:

rftailor

Mil pontos, LOL!
Reações
2.903
Pontos
1.274
Troquei o analógico do controle do ps4 por hall effect. Pra colocar foi 30 segundos. Pra remover uns 15 dias! kkkk.
O que vcs tem usado pra remover?

Piroclasto

Mil pontos, LOL!
Reações
2.126
Pontos
1.259
Troquei o analógico do controle do ps4 por hall effect. Pra colocar foi 30 segundos. Pra remover uns 15 dias! kkkk.
O que vcs tem usado pra remover?
Eu removi os sticks originais usando ferro e sugador. Uma coisa que ajuda a tirar os componentes é desmontar os potenciômetros da carcaça porque dá pra tirar eles primeiro. Fiz a substituição em dois joysticks, porém vem a parte triste agora.

No primeiro joystick, fiz a substituição e funcionou normal. Após alguns dias o controle deu sinal de erro acendendo uma luz amarela. Eu abri e fechei o controle e tem uma semana que não deu esse problema.

O segundo joystick fiz a substituição, porém a placa parou de responder. Fiz o teste ligando ela no PC pra ver se o USB a reconhecia e nada. Acho que ela morreu. Fiz algumas medições de tensão e parece não ser curto. Minha suspeita é que alguma trilha pode ter rompido ou algum SMD danificado.

Eu acho que com um soprador os sticks devem sair mais fácil. A dor de cabeça é se, nesse caso, escorrer solda nos orifícios de encaixe e o sugador não conseguir puxar.

mshonorato

Bam-bam-bam
Reações
9.690
Pontos
453
Eu removi os sticks originais usando ferro e sugador. Uma coisa que ajuda a tirar os componentes é desmontar os potenciômetros da carcaça porque dá pra tirar eles primeiro. Fiz a substituição em dois joysticks, porém vem a parte triste agora.

No primeiro joystick, fiz a substituição e funcionou normal. Após alguns dias o controle deu sinal de erro acendendo uma luz amarela. Eu abri e fechei o controle e tem uma semana que não deu esse problema.

O segundo joystick fiz a substituição, porém a placa parou de responder. Fiz o teste ligando ela no PC pra ver se o USB a reconhecia e nada. Acho que ela morreu. Fiz algumas medições de tensão e parece não ser curto. Minha suspeita é que alguma trilha pode ter rompido ou algum SMD danificado.

Eu acho que com um soprador os sticks devem sair mais fácil. A dor de cabeça é se, nesse caso, escorrer solda nos orifícios de encaixe e o sugador não conseguir puxar.
No DS4 que troquei o analógico usei a mesma técnica, removi os potenciômetros primeiro, depois o restante com ferro de solda e sugador.
Eu acredito que um soprador para quem não tem experiência deve ser pior, corre o risco de mandar os componentes da PCB para longe.
Eu já tive uma estação de retrabalho da AFR, fui remover um conector AV de um mega drive e estraguei todo.

rftailor

Mil pontos, LOL!
Reações
2.903
Pontos
1.274
Desconfio das minhas ferramentas tb. Pela falta de grana, comprei um kit de solda na shopee de 60w. O fluxo que tenho é idoso. Tô pensando em pegar aquela ponta de ferro de solda que já vem no formato dos pontos de solda do analógico.

mshonorato

Bam-bam-bam
Reações
9.690
Pontos
453
Desconfio das minhas ferramentas tb. Pela falta de grana, comprei um kit de solda na shopee de 60w. O fluxo que tenho é idoso. Tô pensando em pegar aquela ponta de ferro de solda que já vem no formato dos pontos de solda do analógico.
Dizem os mais experientes que ferro de solda para os iniciantes não pode ser muito potente.
O meu é esse abaixo de 34w

1788379164560.png

rftailor

Mil pontos, LOL!
Reações
2.903
Pontos
1.274
Dizem os mais experientes que ferro de solda para os iniciantes não pode ser muito potente.
O meu é esse abaixo de 34w

Visualizar anexo 520972
Então, a potência nesse caso pode ser regulada com um potênciometro. Aí defino uma temperatura aproximada. Mas acho que o caso é mais pela solda de fábrica que não tem chumbo. Muito ruim de trabalhar com ela.

mshonorato

Bam-bam-bam
Reações
9.690
Pontos
453
Então, a potência nesse caso pode ser regulada com um potênciometro. Aí defino uma temperatura aproximada. Mas acho que o caso é mais pela solda de fábrica que não tem chumbo. Muito ruim de trabalhar com ela.
Eu queria uma ponta faca, parece ser mais fácil usar em alguns casos, mas não existe uma que seja compatível com meu ferro de solda, acho que só as estações de solda tem.

1788538372387.png

Yammark

Bam-bam-bam
Reações
12.070
Pontos
453
Um controle de switch pro estava com drift (pouca coisa), fui mexer, troquei umas pecinhas e os dois analogicos pararam de funcionar. Comprei as peças de reposição, mas não tenho disposição de aprender a soldar só por isso não, comprei outro controle mesmo.

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
15.542
Pontos
503
Um controle de switch pro estava com drift (pouca coisa), fui mexer, troquei umas pecinhas e os dois analogicos pararam de funcionar. Comprei as peças de reposição, mas não tenho disposição de aprender a soldar só por isso não, comprei outro controle mesmo.
Pago R$ 30,00. Hahahaa

Topo Fundo