O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Maria da Penha News] Diplomata é demitido após descer o sarrafo (de novo) em mulher

Aulendil

Gato do Mato
VIP
Mensagens
1.829
Reações
11.238
Pontos
909
Diplomata é demitido após ser preso suspeito de agredir mulher no DF

Renato de Ávila Viana foi detido após vizinhos ouvirem gritos de socorro da namorada dele. Vídeo mostra momento da prisão


trocadiplomata-840x560.jpg


Um dia após ser preso pela Polícia Militar suspeito de agredir uma mulher, o diplomata brasileiro Renato de Ávila Viana foi demitido do Ministério das Relações Exteriores. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (20/9). Ele ocupava o cargo de primeiro-secretário.

A demissão não está relacionada diretamente à prisão, ocorrida nessa quarta-feira (19). A medida é resultado de processo administrativo disciplinar (PAD) aberto após denúncias de uma ex-namorada de Viana, que ainda briga na Justiça pela condenação dele por tê-la espancado. Conforme consta em ação judicial, o servidor do MRE arrancou o dente da companheira com uma cabeçada. O funcionário público poderá recorrer da decisão na Justiça.

O passado do servidor público é marcado por denúncias de crimes. Ele já respondeu a três PADs na Corregedoria do Serviço Exterior do MRE, após registros de ataques a duas mulheres em outros países e a mais duas no Brasil. Em território estrangeiro, Renato Viana desfrutou da imunidade diplomática: as autoridades locais não puderam investigá-lo, precisando recorrer ao Itamaraty.

Veja a publicação no DOU:
Screenshot_1220.jpg


Em 2002, investigou-se agressão do homem a uma terceira-secretária do MRE. A ação terminou arquivada com uma observação: o diplomata deveria controlar suas emoções e impulsos. No ano seguinte, Renato Viana se envolveu em agressão a uma namorada brasileira, de quem levou uma facada durante briga em seu apartamento.

Outra sindicância, em 2006, apurou violência contra uma cidadã paraguaia. Junta médica avaliou Viana e concluiu que, do ponto de vista neurológico, ele estava apto para exercer suas funções. A punição foi apenas uma advertência.

“Evidenciou-se, ao exame psíquico, que o servidor apresenta traços de personalidade denotando certa instabilidade emocional, com forte investimento pessoal na área cognitiva, sem, contudo, configurar uma patologia psíquica. Desta forma, as reações emocionais reveladas pelo servidor não chegam a caracterizar, em termos psicopatológicos, alterações de comportamento significativas”, diz o laudo.

Em 2015, a Embaixada do Brasil em Caracas encaminhou ao MRE denúncia de uma venezuelana que alegava ter “sofrido ameaças, maltrato psicológico e tentativa de sequestro por parte de Renato de Ávila Viana”, como consta na sindicância à qual o Metrópoles teve acesso. A vítima enviou uma cópia da medida cautelar expedida contra o diplomata pela Divisão de Investigações e Proteção à Mulher da Venezuela.

A mesma investigação apurou comportamento agressivo do brasileiro em um evento no Instituto Cultural Brasil-Venezuela, quando ele agrediu verbalmente colegas e prestadores de serviços, durante uma festa após um jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2014. O processo concluiu que não havia provas suficientes para puni-lo sobre a agressão à venezuelana. O servidor do Itamaraty ficou afastado das funções por 10 dias, pelo comportamento inadequado no evento diplomático.​
Com esse histórico, Viana, que era primeiro-secretário, perdeu cargos de confiança no Itamaraty e foi alocado em uma seção conhecida como “depósito” de servidores, o Grupo de Assistência Administrativa e Operacional (Gaoa).

Prisão
Nessa quarta (19), Renato foi detido após vizinhos ouvirem gritos de socorro da atual namorada dele em um apartamento na 304 Norte. De acordo com os policiais, a vítima apresentava vários ferimentos nos braços. Autuado por dano ao patrimônio, desacato, lesão corporal e violência doméstica, Viana foi liberado horas depois de ser levado para a 5ª Delegacia de Polícia (área central). Ele pagou cerca de R$ 1 mil de fiança.

O Metrópoles apurou que Renato teria tido um ataque de ciúmes por causa de mensagens e ligações que estavam no celular da namorada. Ele teria jogado o aparelho no chão, agarrado a vítima pelos braços e a sacudido. Em seguida, ela teria se debruçado na janela e gritado por socorro.

Ao chegarem ao apartamento, os policiais teriam sido recebidos com xingamentos. Entres eles, “safados” e “vagabundos”. Como nem o diplomata nem a namorada abriram a porta, os PMs arrombaram o lugar com um pontapé.

Outros casos
Em 17 de dezembro de 2017, o Metrópoles mostrou o envolvimento de Viana com episódios de agressão contra mulheres. Na ocasião, Bianca* disse ter perdido o dente da frente ao ser espancada pelo então namorado, Renato de Ávila Viana, de acordo com ocorrência registrada na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). “Ele estragou o meu riso”, afirmou.

Bianca teve de colocar um dente provisório por não ter condições de pagar por um implante. O tratamento ortodôntico foi orçado em R$ 56 mil, pois houve entortamento da mordida e outros danos. Ela entrou na Justiça, em janeiro de 2017, para que Renato Viana arcasse com as despesas.

Em 18 de novembro de 2016, Bianca e Viana brigaram em um motel de Brasília. Eles conversavam sobre a possibilidade de reatar a relação, marcada por abusos e ocorrências policiais. Ela relatou ter se recusado a voltar, então ele a agrediu com chutes e uma cabeçada na boca. Funcionários do estabelecimento constam como testemunhas no processo que corre na Justiça.​

Não foi a primeira vez que Bianca registrou uma ocorrência contra o diplomata. Em outra ocasião, ele a agarrou pelos seios, deixando-os roxos, e lhe causou diversos hematomas nos braços, pernas e pescoço da vítima, como mostra o laudo do Instituto Médico Legal (IML) incluído em outra ação pela qual o homem responde judicialmente. O crime ocorreu dentro do apartamento funcional ocupado pelo servidor, na 304 Norte.

Novo problema
Em março de 2018, Viana teve de se explicar novamente para a polícia. A moradora da Asa Norte Jobeniva Melo, 60, registrou ocorrência na 1ª DP (Asa Sul), na qual acusa o servidor do Itamaraty de manter a filha dela, de 35 anos e com supostos problemas psiquiátricos, em cárcere privado. Pela segunda vez, Jobeniva procurou ajuda policial por temer pela vida da familiar.

Após o registro da ocorrência, Viana esteve na Deam, ao lado da filha de Jobevina, para prestar depoimento. Na ocasião, a mulher, que não teve o nome revelado, negou as agressões.

Essa mesma vítima estaria com Viana nessa quarta (19). Ela não quis fazer exame de corpo de delito no IML, embora apresentasse lesões nos pulsos. Primeiro, disse ter sido agredida. Depois, mudou a versão. Ressaltou que pediu socorro porque estava com medo de ser espancada. Mas, como ele não a teria agredido, a mulher não quis representar contra o diplomata.

Fonte: Metrópoles

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Coloco eu mesmo essa notícia aqui no intuito de "fazer a revolução antes que o povo a faça", já que iria acabar aparecendo aqui no fórum de qualquer forma. Resumo: diplomata espancador de mulher sentou a mão n'uma pela quarta vez, e finalmente foi demitido. E na história de hoje, aprendemos que a estabilidade do servidor não é absoluta, mas você precisa ser batshit crazy pra conseguir ser expulso. Mas antes tarde do que nunca, já que esse indivíduo jogava na lama o nome da instituição. Já vai tarde. No mais, GTA style:

G86BpCF.jpg
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.116
Reações
172.524
Pontos
1.714
Coloco eu mesmo essa notícia aqui no intuito de "fazer a revolução antes que o povo a faça", já que iria acabar aparecendo aqui no fórum de qualquer forma. Resumo: diplomata espancador de mulher sentou a mão n'uma pela quarta vez, e finalmente foi demitido. E na história de hoje, aprendemos que a estabilidade do servidor não é absoluta, mas você precisa ser batshit crazy pra conseguir ser expulso. Mas antes tarde do que nunca, já que esse indivíduo jogava na lama o nome da instituição. No mais, GTA style:

G86BpCF.jpg

Atesto e dou fé. Demorou pra kraio, era pra ter sido expulso bem antes.

Mas ao menos o fizeram.

Aliás, muita demissão neste ano hein. 2 por desvio de verba e esse agora.

Pessoal da COR anda trabalhando.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.245
Reações
64.418
Pontos
2.059
Olha a cara do manezão!!

É todo machão pra bater em mulher né? Botar ele pra dividir a cela com um negão vulgo "pé de mesa" pra enrabar esse safado toda noite.

Cara que bate em mulher merece tudo de ruim na vida, covardão de primeira linha!
 


Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Porra, mas demoram pra botar o "Renato Facada" no olho da rua.

@ptsousa @Aulendil se manifestem.

Bah, já deram as caras.

f**a-se, serve o @Damyen mesmo:obrigue

Não é possível que essas mulheres não tenham irmão, pai, essas coisas.

Fosse com filha minha não teria mais oportunidade de bater em outra. Eu o ensinaria a milenar técnica de chupar cana pela raiz.

Que cara imbecil!
 
Topo Fundo