O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mark Cerny - Terceira Era Dos Games - Ray Tracing

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.383
Reações
19.964
Pontos
1.434
Outro exemplo ~e Cyrberpunk com RT. So quem viu para falar. Metro e Cyberpunk, o resto ~e perfumaria.

O pessoal nao entende que hoje os jogos sao todos estaticos e isso limita muito a fisica por conta de tecnicas baked. Ate o desenvolvimento de jogos atualmente ~e moroso demais pela complexidade. Com Ray Tracing e qualquer outra solucao ira prover ate mudancas no core design e gameplay do jogo. E teremos uma facilidade gigante no desenvolvimento tb para pequenas empresas.

O que o Mark Cerny falou concordo completamente. Acredito ser sim uma nova era que esta surgindo.

Agora so com o PS5 pro para fazer uso mais intenso. Ou esperar o Lumen, mas uma coisa ~e techdemo outra e ver funcionando em um jogo pronto.

Acho que é uma questão de nomenclatura, como ainda estamos bem no início a galera relaciona RT com reflexo e, avaliando por este lado, realmente não é um mudança significativa.

O Cerny está falando mais para potencial, enxergando lá na frente, então entendo o ceticismo do pessoal, mas compartilho a empolgação dele.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Acho que é uma questão de nomenclatura, como ainda estamos bem no início a galera relaciona RT com reflexo e, avaliando por este lado, realmente não é um mudança significativa.

O Cerny está falando mais para potencial, enxergando lá na frente, então entendo o ceticismo do pessoal, mas compartilho a empolgação dele.

Ate o lumen da Unreal 5 ~e feita de forma diferente em relacao ao RT.

RT ~e calculado em real time, ja o lumen nao. Pelo que eu vi, lumen sempre tem cenarios estaticos e tal. Gostaria de saber como iria fucnionar com particulas e objetos se movendo.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.894
Reações
70.583
Pontos
1.279
Outro exemplo ~e Cyrberpunk com RT. So quem viu para falar. Metro e Cyberpunk, o resto ~e perfumaria.

O pessoal nao entende que hoje os jogos sao todos estaticos e isso limita muito a fisica por conta de tecnicas baked. Ate o desenvolvimento de jogos atualmente ~e moroso demais pela complexidade. Com Ray Tracing e qualquer outra solucao ira prover ate mudancas no core design e gameplay do jogo. E teremos uma facilidade gigante no desenvolvimento tb para pequenas empresas.

O que o Mark Cerny falou concordo completamente. Acredito ser sim uma nova era que esta surgindo.

Agora so com o PS5 pro para fazer uso mais intenso. Ou esperar o Lumen, mas uma coisa ~e techdemo outra e ver funcionando em um jogo pronto.

Filho, do lumen vc pode baixar a UE5 de graça e ver na prática.

 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.383
Reações
19.964
Pontos
1.434
Ate o lumen da Unreal 5 ~e feita de forma diferente em relacao ao RT.

RT ~e calculado em real time, ja o lumen nao. Pelo que eu vi, lumen sempre tem cenarios estaticos e tal. Gostaria de saber como iria fucnionar com particulas e objetos se movendo.

A Epic falou que é totalmente dinamico e baseado no traçado de raios, só que ao invés de fazer isso via hardware, fará via software usando algumas outras técnicas para otimizar o processo.

Então acredito que ambos tem objetivos semelhantes (tanto que a ideia é substituir o RTGI na engine), a diferença veremos quando ambas começarem a ser implementadas com mais frequencia e tivermos material de comparação.
 


:Fofo:

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.486
Reações
18.584
Pontos
503
Acho que o ray tracing de Spiderman e Ratchet Clank muito bem feitos, apesar que só poderia rodar em 60 frames com a resolução em 1080p. Se os consoles tivessem uma tecnologia como DLSS talvez o uso do ray tracing seria uma boa.



No Series X o suporte ao ray tracing nos jogos da propria microsoft é algo decepcionante. Pra um videogame que chegou com toda marra, RDNA 2.0, hardware dedicado pra RT, apresentação de minecraft com RT, videozinho da AMD com reflexos até no toba dos robô e eles me vem com isso no Forza Horizon 5:





FEAi-YcWUAAUmwe
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.894
Reações
70.583
Pontos
1.279
Ate o lumen da Unreal 5 ~e feita de forma diferente em relacao ao RT.

RT ~e calculado em real time, ja o lumen nao. Pelo que eu vi, lumen sempre tem cenarios estaticos e tal. Gostaria de saber como iria fucnionar com particulas e objetos se movendo.

Lumen funciona com objetos móveis e partículas.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.503
Pontos
2.082
Falho em ver essa "revolução". Parece mais papo de marketeiro mesmo.

A maior vantagem do RT é que vai facilitar o desenvolvimento para os devs, mas isso se vem por conta da evolução natural da tecnologia. Mas assim como o avanço tecnológico facilita alguns aspectos, complica outros. Um jogo atual precisa fazer 10x mais do que um jogo de 10 anos atrás, apesar de ferramentas facilitadas.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Discordo.

2D
3D
VR

Essa sim é a revolução de verdade. Só que o apelo comercial do VR é menor e isso limita sua adoção. Mas tecnologicamente falando essa é a próxima etapa, isso é incontestável.

RT é só uma técnica usada nos mesmo jogos 3d de sempre, é como shaders, voxels...evolução, não revolução.

Sr. Cerny tá muito emocionado aí...ainda mais com uma máquina como o PS5 que até agora não é esse "monstro do RT" e que possui gargalos nítidos para implementar o negócio.

Os primeiros consoles que tinham como alvo 3D, o Jaguar e o 3DO também sofriam, na verdade eram terríveis. Mesmo o PS1 e N64 que foram os primeiros a usar 3D com sucesso, eram obviamente limitados.

Foi preciso esperar a próxima geração com o PS2 para que realmente se atingisse o real potencial do jogos em 3D sem gargalos gigantes e limitações óbvias.

Ray tracing nessa geração vai ser o laboratório para a próxima. Vai ter muito experimento, vai funcionar bem em alguns, não tanto em outros, e muitos jogos nem vão usar. Na próxima vai ser padrão.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Movie, Kinect, PhysX, 3D, VR e agora esse Gay Tracing. Aff!!! Nada emplaca. Vai morrer rapidinho igual aos demais. E 99% das produtoras nem vão usar isso.

E essa comparação foi muito sem noção, sentido e cabimento. Se fosse ao menos o VR da vida ainda daria uma certa importância. Se bem que jogar com aquele trambolho de capacete é muio desconfortável e cansativo. É meio que para vc jogar no máximo uma horinha. Vai jogar aquilo durante 3hs ou mais seguidas para vcs verem o desconforto que causa.

Revolução foi o 3D do Mario 64 na época do N64. O seu controle com aquele analógico. A função de vibração. Depois vieram os dois analógicos e por aí vai indo.

E o Dreamcast com os Soul Calibur, Shenmue, DOA 2, Sonic Adventure, Marvel VS Capcom 2, Capcom VS SNK, Virtua Tennis, RE Code Veronica, Power Stone, Crazy Taxi, Speed Devils, Ferrari F355 Challenge, Le Mans 24 Hours, Jet Grind Radio, Ready 2 Rumble Boxing, Grandia 2, Skies of Arcadia, Soul Reaver, Rayman 2, MDK 2, Unreal, Quake 3 Arena e etc.. também deu uma boa melhorada do que tínhamos com os PS1 e N64.
 
Ultima Edição:

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Unreal Engine 5 com o Lumen já derrubou a necessidade de executar a pancadaria de processamento que é o Ray Tracing baseado em hardware...

Pelo menos nessa geração ele ficará renegado a um Gimmick Gráfico, como foi o PhysX da NVIDIA anos atrás que adiciona "efeitos avançados de física" nos jogos...

Lumen faz ray-tracing via software. E nos consoles vai usar a aceleração por hardware no processo.

E na versão atual é pesado pra c***lho, mais pesado que o nanite.

Tem um painel da Coalition (dev do Gears of War) onde eles rodam um demo muito tosco, de um cenário paradão sem nenhum ser vivo, com Nanite e Lumen no Series X, e está rodando a 1080p 30 fps com Nanite e Lumen habilitados.

A conclusão deles é que a UE5 está muito beta ainda, é muito pesada e precisa otimizar muito a performance ainda pra poder ser usada em jogos.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Consoles atuais não aguentam nem 4K e 60FPs direito... vão querer colocar esse RT. Joguei R.E Village com o RT ligado e pra mim não vale o sacrifício....
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Movie, Kinect, PhysX, 3D, VR e agora esse Gay Tracing. Aff!!! Nada emplaca. Vai morrer rapidinho igual aos demais. E 99% das produtoras nem vão usar isso.

E essa comparação foi muito sem noção, sentido e cabimento. Se fosse ao menos o VR da vida ainda daria uma certa importância. Se bem que jogar com aquele trambolho de capacete é muio desconfortável e cansativo. É meio que para vc jogar no máximo uma horinha. Vai jogar aquilo durante 3hs ou mais seguidas para vcs verem o desconforto que causa.

Revolução foi o 3D do Mario 64 na época do N64. O seu controle com aquele analógico. A função de vibração. Depois vieram os dois analógicos e por aí vai indo.

VR, trambolho hoje, uma lente de contado no futuro.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.756
Reações
79.935
Pontos
1.839
Discordo.

2D
3D
VR

Essa sim é a revolução de verdade. Só que o apelo comercial do VR é menor e isso limita sua adoção. Mas tecnologicamente falando essa é a próxima etapa, isso é incontestável.

RT é só uma técnica usada nos mesmo jogos 3d de sempre, é como shaders, voxels...evolução, não revolução.



Os primeiros consoles que tinham como alvo 3D, o Jaguar e o 3DO também sofriam, na verdade eram terríveis. Mesmo o PS1 e N64 que foram os primeiros a usar 3D com sucesso, eram obviamente limitados.

Foi preciso esperar a próxima geração com o PS2 para que realmente se atingisse o real potencial do jogos em 3D sem gargalos gigantes e limitações óbvias.

Ray tracing nessa geração vai ser o laboratório para a próxima. Vai ter muito experimento, vai funcionar bem em alguns, não tanto em outros, e muitos jogos nem vão usar. Na próxima vai ser padrão.

Sim, que hardware futuros vão melhorar o implemento do negócio é fato, mas é um aditivo gráfico, como você bem exemplificou acima. Não é "terceira era". As maquinas antigas que começaram capengar no 3D ao menos ofereciam um conceito gráfico que não era possível simular no 2D. Ray Tracing não é o caso.

Se o que nós vemos efetivamente na tela é o que nos agrada, que diferença fará ter a mesma imagem mas uma com iluminação / reflexo convencional e outra com calculos real time? Parece meio fetichismo. Vamos pegar o Ratchet and Clank... o queridinho do RT atual. Tu não vê no modo com ou sem RT uma diferença barbara ao ponto de pensar em "duas gerações distintas". Pra ser bem sincero...jogando então...tu não vê diferença alguma. Um reflexo num espelho ali...uma luzinha que ilumina melhor acolá...é muito básico.

Eu acho que iluminação é um fator "WOW" em gráficos. Primeira vez que passei a refletir sobre isso foi em Killzone 2. Como ele é graficoso em grande parte pelo uso inteligente de iluminação. Com certeza o futuro reserva iluminação bem bacana pelo implemento de RT, mas "terceira era"...é chutar bem o balde. Chutar lá em cima.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Claro claro, a terceira transição vai ser sim uma poça de água e um facho de luz

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk

Rapaz esse RT é ridículo e totalmente desnecessário. É muito exagero aquelas poças de água refletindo como se fosse um espelho. Huahuahua!!

Nada natural. É muito artificial.

Para mim uma boa TV 4K com um bom HDR faz muito mais diferença.

Eu aqui jogo em uma OLED de 55p(True HDR)com os Xbox ONe X + PS4 Pro e prefiro bem mais jogar dessa maneira do que a pessoa que joga em uma TV 4K de entrada (que possui HDR Fake)com um Xbox Séries e PS5.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Lumen faz ray-tracing via software. E nos consoles vai usar a aceleração por hardware no processo.

E na versão atual é pesado pra c***lho, mais pesado que o nanite.

Tem um painel da Coalition (dev do Gears of War) onde eles rodam um demo muito tosco, de um cenário paradão sem nenhum ser vivo, com Nanite e Lumen no Series X, e está rodando a 1080p 30 fps com Nanite e Lumen habilitados.

A conclusão deles é que a UE5 está muito beta ainda, é muito pesada e precisa otimizar muito a performance ainda pra poder ser usada em jogos.

Este RT na unreal 5 deve estar todo cagado na performance tb.

Mas a verdade ~e que essa tecnologia so vai chegar nos jogos daqui a uns 3 anos mesmo. Ai ja vai estar sendo lancado as versoes mais novas dos consoles para conseguir rodar isso ai com performance melhor.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.894
Reações
70.583
Pontos
1.279
Lumen faz ray-tracing via software. E nos consoles vai usar a aceleração por hardware no processo.

E na versão atual é pesado pra c***lho, mais pesado que o nanite.

Tem um painel da Coalition (dev do Gears of War) onde eles rodam um demo muito tosco, de um cenário paradão sem nenhum ser vivo, com Nanite e Lumen no Series X, e está rodando a 1080p 30 fps com Nanite e Lumen habilitados.

A conclusão deles é que a UE5 está muito beta ainda, é muito pesada e precisa otimizar muito a performance ainda pra poder ser usada em jogos.

Rapaz Lumen tá leve pra c***lho, vc vai encontrar até gente testando em gtx980 no YouTube.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
VR, trambolho hoje, uma lente de contado no futuro.

Até lente de contato incomoda. Hehe!!

Na verdade até aqueles óculos que vc coloca lá na sala de Cinema para assistir a um filme em 3D me incomoda. E isso que nem uso óculos. Mas quem usa diz que incomoda ainda mais. Fora que causa cansaço, fadiga.

Assistir a um filme de 2hs de duração é uma verdadeira tortura. Imagina jogar durante 3hs seguidas?

Nem andar de moto eu gosto devido ter que usar capacete. Hehe!!
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Esse negócio aí é de entusiasta que bate pnhta pra benchmark, tem diferença pífia num jogo as vezes frenético que nem um de corrida ou hack slash da vida, fora que pesa tanto console quanto pc.

Exatamente. É igual jogar um game de corrida e ficar olhando para a torcida. Vc vai ficar de olho é na pista hora bolas.

Mas não se esqueça que PCISTA gosta é de ficar parado olhando para as coisas.
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.796
Reações
39.343
Pontos
1.094
Talvez ele tenha se emocionado pelo envolvimento com a tecnologia. Mas sabemos que a evolução natural é 2D -> 3D -> VR.

Ou talvez ele esteja apenas se referindo a forma de construir os conteúdos e esteja sendo mal interpretado, o que normalmente acontece.

Teria que dar uma lida na entrevista completa para entender.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.489
Reações
10.777
Pontos
503
Toda vez que falam de Ray Tracing me lembro disso:


Um jeito complexo de explicar algo simples :klol:klol:klol
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.383
Reações
19.964
Pontos
1.434
Rapaz esse RT é ridículo e totalmente desnecessário. É muito exagero aquelas poças de água refletindo como se fosse um espelho. Huahuahua!!

Nada natural. É muito artificial.

Não, as poças são reflexivas mesmo, por isso o termo espelho d'água, depende do angulo.

O pessoal aqui também não está analisando RT corretamente, RT não é reflexo, RT é traçado de raios, isso quer dizer luz e som dinamicos, ou seja, assim como você modela estrutura fisica, para modelar raios (luz, som, fisica de particulas, etc..) você tem que saber onde ela tem origem e como ela reage com cada elemento da tela, você não faz isso sem traçado de raios.

Em suma se quer fisica realista, seja de imagem ou som, se quer iluminação realista, se quer representação real de elementos (especialmente os materiais com reflexo como superfícies metálicas, por exemplo) você precisa fazer RT. Assim como passar para o 3D foi a revolução em termos de modelagem, o RT é revolução em termos de física, é uma evolução que já aconteceu nas animações e que agora começa a chegar nos games.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Rapaz Lumen tá leve pra c***lho, vc vai encontrar até gente testando em gtx980 no YouTube.

Quem está falando não sou eu, é a Coallition, provavelmente os maiores especialistas em UE fora da Epic hoje em dia.

Não duvido que melhore a cada update, mas não vai ser essa solução mágica super leve.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.894
Reações
70.583
Pontos
1.279
Quem está falando não sou eu, é a Coallition, provavelmente os maiores especialistas em UE fora da Epic hoje em dia.

Não duvido que melhore a cada update, mas não vai ser essa solução mágica super leve.

Já é super leve, especialmente se vc compara ao Ray Tracing via hardware.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.914
Reações
7.190
Pontos
1.189
Nanite é uma forma de trabalho, mas não é uma barreira.

Não tem muito mais o que fazer no 3D, você pode melhorar textura, pode melhorar resolução, mas o fato é que a próximo salto em relação a imagens mais realistas está em elementos dinamicos na tela, não é só reflexo como parece ser a direção que o tópico tomou, mas entender toda a fonte de luz na tela e reagir a ela. Por enquanto estão engatinhando, mas assim como animação, não terá como manter a estrutura estática que vimos até agora na indústria, não se o desejo for aproximar o que vemos no game com o que vemos no mundo real.

Repensar a forma padrão de se renderizar a geometria é tão importante como repensar a forma como a luz é interpretada.

Atingir o nível de detalhamento de uma cena pré-renderizada com geometria e não somente texturas é algo que eu nunca vi.

E se o ray tracing está engatinhando, então o Nanite também está. O potencial é enorme. A própria Epic e os concorrentes não vão ficar parados.

Vamos esperar para ver o resultado de ambas as tecnologias nos próximos anos.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.383
Reações
19.964
Pontos
1.434
Repensar a forma padrão de se renderizar a geometria é tão importante como repensar a forma como a luz é interpretada.

A questão é que é a estratégia da UE, não é uma estratégia geral. Então vai ficar uma alternativa e não uma revolução.

No caso de elementos dinamicos (iluminação, som 3D, etc..) deve ser algo mais geral, vai aparecer em diversas engines, como a própria Sony está mostrando. Então acho que vai ser mais revolucionário, possuí mais chances de virar um novo padrão.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.734
Reações
13.755
Pontos
803
RT eh gimmick.

Hj mesmo vi um video no yt de uma declaracao la em 2009 de Jeffrey Katzenberg dizendo que a nova evolucao dos filmes era o 3d, depois do som e da cor.

Depois do 2d e 3d ainda nao surgiu outro.

nem VR eh.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.914
Reações
7.190
Pontos
1.189
A questão é que é a estratégia da UE, não é uma estratégia geral. Então vai ficar uma alternativa e não uma revolução.

No caso de elementos dinamicos (iluminação, som 3D, etc..) deve ser algo mais geral, vai aparecer em diversas engines, como a própria Sony está mostrando. Então acho que vai ser mais revolucionário, possuí mais chances de virar um novo padrão.

Tem que começar de algum lugar.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.383
Reações
19.964
Pontos
1.434
Tem que começar de algum lugar.

Mas não estamos vendo muito movimento em outras engines. Revoluções costumam ser um pouco mais generalizadas quando chegamos ao ponto de já ter um caminho traçado,

Não seria surpresa, por exemplo, os games exclusivos da Sony seguirem um caminho distinto, mesmo que se tornem referência em termos de tecnologia. Por isso acredito em mais opções diferentes de implementação de elementos dinâmicos, sem a predominância de uma única estratégia como o Nanite/Lumen.
 
Topo Fundo