O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Marketing de jogos indie

gools

Novato
Mensagens
15
Reações
29
Pontos
13
Eu estou me preparando pra lançar o meu primeiro jogo, mas to perdidinho na parte da divulgação. Vocês que tem mais experiência, como fizeram pra divulgar o trabalho de vocês? O que deu certo?
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.660
Pontos
969
Essa é a parte em que tenho mais dificuldade também. Quando lancei meu primeiro jogo, lembro que mandei uns 700 e-mails pra sites, blogs, YouTubers, etc. e só 2 publicaram alguma coisa.

O que faço muito hoje no Twitter é o "amigo ajuda amigo", retweetando bastante o trabalho dos outros indies pra ver se assim acaba chegando mais no público. Mas certamente não é o suficiente.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Eu faço posts em redes sociais no publico alvo, vou começar a fazer posts patrocinados tbm. Vou separar uma grana pra cada plataforma e ver qual rende mais em acessos e vendas diretas.
 

Zariel

Bam-bam-bam
Mensagens
77
Reações
195
Pontos
203
Além do que citaram, pode tentar uma campanha de financiamento coletivo como catarse ou kickstater, pois mesmo que não consiga nenhum apoio, pelo menos mais pessoas irão ficar conhecendo seu game

Pode tentar alguns canais do Youtube pequenos que jogam games indies, se seu publico realmente "engajam tais jogos"...um bem conhecido que ajuda na divulgação de jogos brasileiros é o TheGamerInsideBrasil...Outro canal que pode jogar seu game e divulgar, é o HighLevel...Se fizer uma busca no google, hoje em dia é bem mais fácil achar mais canais para jogar seu game...mas lembre, analise se o publico do canal, realmente é engajado em querer jogar Games Indies...é por essa razão que Youtuber grandes além de te cobrar, não costumar engajar seu publico, em necessariamente comprar seu jogo que jogam nos vídeos

Agora, se tiver grana sobrando e algum conhecimento de marketing Digital(Na udemy tem cusos bons e baratos de marketing digital), ou algum conhecido nessa area, poderá optar por anúncios pagos do Google, Facebook e Youtube


Falow!!!
 
Ultima Edição:
Mensagens
9
Reações
20
Pontos
3
Alguém aqui já tentou inscrever seu jogo pra alguma convenção de jogos (tipo o BIG festival) pra atrair atenção? Se sim, foi efetivo em atrair atenção pro seu jogo?
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Alguém aqui já tentou inscrever seu jogo pra alguma convenção de jogos (tipo o BIG festival) pra atrair atenção? Se sim, foi efetivo em atrair atenção pro seu jogo?
Já, no antigo BIG festival, que parece que mudou de nome, já que de indie lá nao tem mais nada...
e na BGS, acho q foi na 2016/17.
Tbm fui em varios eventos de games/animes/nerd expor meus games.
O resultado eh um pouco desmotivador, pq em se tratar de vendas não espere muito, teve evento que eu nao vendi nada. Pra atrair atenção do público pode dar certo se seu game for muito diferente ou muito bom.
No fim acho que vale a pena pra divulgação, e pra testar com varios players, ver bugs e etc. Mas o resultado é muito em longo prazo.
E DEFINITAVEMENTE, nao vale a pena pagar pro um stand em NENHUMA feira, ao menos que seja uma feira internacional como a PAX ou E3, e mesmo assim vc tem que dosar bem.
Se vc puder ir expor com custo baixo ou sem custo vale a pena a longo prazo.
 


Mensagens
9
Reações
20
Pontos
3
Já, no antigo BIG festival, que parece que mudou de nome, já que de indie lá nao tem mais nada...
e na BGS, acho q foi na 2016/17.
Tbm fui em varios eventos de games/animes/nerd expor meus games.
O resultado eh um pouco desmotivador, pq em se tratar de vendas não espere muito, teve evento que eu nao vendi nada. Pra atrair atenção do público pode dar certo se seu game for muito diferente ou muito bom.
No fim acho que vale a pena pra divulgação, e pra testar com varios players, ver bugs e etc. Mas o resultado é muito em longo prazo.
E DEFINITAVEMENTE, nao vale a pena pagar pro um stand em NENHUMA feira, ao menos que seja uma feira internacional como a PAX ou E3, e mesmo assim vc tem que dosar bem.
Se vc puder ir expor com custo baixo ou sem custo vale a pena a longo prazo.
Obrigadíssimo pela resposta detalhada! Eu realmente precisava de saber. Deixa eu te perguntar: você acha que o mercado de jogos atual tá saturado demais pra ser lucrativo pra desenvolvedores pequenos? Estou prestes a lançar o primeiro jogo q vou vender e queria saber se devo desistir de ser lucrativo nessa de desenvolver jogos sozinho.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Obrigadíssimo pela resposta detalhada! Eu realmente precisava de saber. Deixa eu te perguntar: você acha que o mercado de jogos atual tá saturado demais pra ser lucrativo pra desenvolvedores pequenos? Estou prestes a lançar o primeiro jogo q vou vender e queria saber se devo desistir de ser lucrativo nessa de desenvolver jogos sozinho.
Eu sou dev indie, e tbm nao sou bem sucedido, na verdade to pro contrario :v
quero deixar isso claro.
Dito isso.... eu acho que ta sim bem saturado, mas é de jogo ruim e de jogo feito nas coxas, se o jogo for bem feito ele vende algumas coisa. Infelismente hoje oq manda é o marketing que vc faz na internet, gastando horrores em redes sociais e google, se vc pegar um jogo triple A como o cyberpunk2077, METADE do orçamento dele foi em marketing! De 2007 até 2020, o negocio era lançar varios games, sem precisar ser muito polido pra ganhar mercado, mas hoje os jogadores estão exigentes, pq todo dia lança muita m****. Na década passada isso dava certo, pq havia poucos jogos a disposicao.
 
Mensagens
9
Reações
20
Pontos
3
Eu sou dev indie, e[...]
Obrigado por outra resposta detalhada! Faz bastante sentido isso q vc disse. Realmente estamos competindo em um mercado bem difícil, mas como você disse, podemos usar pra nossa vantagem o fato de que a maioria dos jogos lançados não são lá muito bons. Com sucesso financeiro ou não, imagino que a experiência e as habilidades de desenvolvimento q vc tem adquirido ao longo do tempo definitivamente vão te levar longe! Desejo pra nós dois uma boa sorte!
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Estou prestes a lançar o primeiro jogo q vou vender e queria saber se devo desistir de ser lucrativo nessa de desenvolver jogos sozinho.
Acho que você deveria - se você tiver poder social pra isso - ir atrás de um emprego na área e desenvolver o que você desenvolver sua ideia gradualmente dentro de uma empresa.

Quando eu estava estudando nessa área era a minha intenção.

Realmente estamos competindo em um mercado bem difícil, mas como você disse, podemos usar pra nossa vantagem o fato de que a maioria dos jogos lançados não são lá muito bons.
Sim, agora multiplique por 10 considerando a realidade Brasileira (que se resume ao clássico Agro e as Ciências Biológicas), que só causa mais obstaculos e problemas, e a maior parte da comunidade é um bando de playboy noiado que vive em uma perpetua fantasia e defende o "magical thinking" e repudia o pragmatismo.

Desenvolver um jogo por conta própria não é para a maioria das pessoas, diferente do que muitos idiotas arrotam aí.
Quem é dev solo sempre vai ser exceção (seja ele um sucesso ou um fracasso) e nunca a regra.

Enfim, nas comunidades se tem muitas fábulas que caem por terra logo de primeira fora da bolha.

Como sugeri anteriormente, termine seu projeto, arranje um emprego na área, se desenvolva na empresa e aí comece a por seus planos em prática.
 
Ultima Edição:

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
504
Reações
1.425
Pontos
233
Eu já tentei abrir duas empresas de desenvolvimento de jogos, uma em meados de 2002, outra agora em 2020. As duas não foram pra frente, basicamente pelo mesmo motivo, no brasil nem o eike batista consegue chegar pra um investidor e convencê-lo a injetar dinheiro na sua empresa por 2/3 anos pra chegar lá na frente e não ter nenhuma certeza de que ele vai pelo menos receber o que pagou.

A minha idéia sempre foi fazer jogo BR pra quebrar a concorrência com o mercado internacional, vender menos mas gerar valor; infelizmente ninguém comprou o idéia, os jogos BR que você na playstore por exemplo é tdo financiado pelo governo, e quase todos tem uma qualidade surpreendente pelo financiamento que possuem, desenvolver jogo no brasil é coisa de gente que tem MUITA coragem e odeia dormir.

Qto a sua pergunta, não gaste nada com marketing vai ser inútil, a não ser que você esteja planejando um investimento de no mínimo R$ 50.000,00 em marketing, não gaste um real com isso com marketing sem marketing o resultado vai ser o mesmo, o que você tem que fazer é criar uma comunidade, não precisa gastar uma fortuna em rede social mas você precisa estar sempre presente lá, responda perguntas, seja consistente nas publicações, jamais deixe seu canal com mais de uma semana sem postagens, esse é um trabalho q eu acho um porre, hoje prefiro trabalhar como free-lancer em programação de studios indie do que quebrar a cara de novo.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Eu já tentei abrir duas empresas de desenvolvimento de jogos, uma em meados de 2002, outra agora em 2020. As duas não foram pra frente, basicamente pelo mesmo motivo, no brasil nem o eike batista consegue chegar pra um investidor e convencê-lo a injetar dinheiro na sua empresa por 2/3 anos pra chegar lá na frente e não ter nenhuma certeza de que ele vai pelo menos receber o que pagou.
Sim, a verdade é que no Brasil jogos digitais são coisa de vagabundo para a maioria das pessoas, que dirá um investidor?

Se falar de produção de jogos a um investidor, ele vai rir da tua cara.

Por isso que digo que empreender no Brasil é só para os ricos. A não ser que você queira fazer do jeitinho igual a grande maioria fazia.
A minha idéia sempre foi fazer jogo BR pra quebrar a concorrência com o mercado internacional, vender menos mas gerar valor; infelizmente ninguém comprou o idéia, os jogos BR que você na playstore por exemplo é tdo financiado pelo governo, e quase todos tem uma qualidade surpreendente pelo financiamento que possuem,
Começou errado. Criar jogo pro Mercado Nacional é utopia extrema.

O Certo é criar jogo internacional para console e PC/Mac. Não tem nem discussão. Esqueça Android.

desenvolver jogo no brasil é coisa de gente que tem MUITA coragem e odeia dormir.
Discordo totalmente.

Desenvolver jogo nesse país é pra quem tem poder social e financeiro pra isso.

Tem muito desenvolvedor de garagem, porém é sempre no copy-cola.
Porém desenvolvedor profissional, a ponto de ganhar salário minimo quase nenhum.

É fácil bater na tecla do empreendedorismo e que o Brasil é um FORTE mercado consumidor (fonte: Vozes na cabeça de algum retardado), mas se é assim cadê empresas como Electronic Arts, Bandai Namco e Microsoft abrindo filial pra desenvolver jogos no BR?

Considerando a visão que o Brasileiro Médio tem sobre o mercado e a predominancia do "mercado negro" pra consumir esses produtos, nem preciso responder.
Qto a sua pergunta, não gaste nada com marketing vai ser inútil, a não ser que você esteja planejando um investimento de no mínimo R$ 50.000,00 em marketing, não gaste um real com isso com marketing sem marketing o resultado vai ser o mesmo, o que você tem que fazer é criar uma comunidade, não precisa gastar uma fortuna em rede social mas você precisa estar sempre presente lá, responda perguntas, seja consistente nas publicações, jamais deixe seu canal com mais de uma semana sem postagens, esse é um trabalho q eu acho um porre, hoje prefiro trabalhar como free-lancer em programação de studios indie do que quebrar a cara de novo.
Bom ponto, se você conseguiu se colocar no mercado como autonomo a ponto de ter dinheiro caindo TODO MÊS na conta, vai fundo.

O Cenário Nacional de Produção de Jogos foi feito pra dar errado.
 
Ultima Edição:

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
504
Reações
1.425
Pontos
233
E para aqueles que ACHAM que estou falando besteira, deixo aqui este vídeo:



Em tempo, meu comentário sobre o vídeo para quem não quiser assistir:

Visualizar anexo 281198

E se não gostou da minha opinião, pula!

Ainda não vi o video, mas só complementando sua resposta, falar que o toby fox fez undertale sozinho é muita inocência. Toby Fox e undertale, Lucas Pope e papers please, Phil Fish e o Fez, sim todos esses jogos tem a história de terem sido desenvolvidos por apenas uma pessoa, mas quem não se contenta em sentar na própria bunda vai atrás da história dos caras, vê o quanto eles gastaram em programador, designer, músico.... sim foram eles que juntaram tudo e lançaram mas achar que eles fizeram tudo sozinhos é ser muito inocente, e pior, acreditar que só porque eles conseguiram (com a estrutura que eles tinham disponível enquanto você tem seu notebook positivo com 4 gb de ram) você tb pode é de dar risada.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Ainda não vi o video, mas só complementando sua resposta, falar que o toby fox fez undertale sozinho é muita inocência. Toby Fox e undertale, Lucas Pope e papers please, Phil Fish e o Fez, sim todos esses jogos tem a história de terem sido desenvolvidos por apenas uma pessoa, mas quem não se contenta em sentar na própria bunda vai atrás da história dos caras, vê o quanto eles gastaram em programador, designer, músico.... sim foram eles que juntaram tudo e lançaram mas achar que eles fizeram tudo sozinhos é ser muito inocente, e pior, acreditar que só porque eles conseguiram (com a estrutura que eles tinham disponível enquanto você tem seu notebook positivo com 4 gb de ram) você tb pode é de dar risada.

Sim, isso sem contar que nesses países o sistema de empreendedorismo é bem menos rigido que o nosso e o Workflow digital é bem mais favoravel.

Enfim, a comunidade nacional de produção de jogos simplesmente vive no mais alto grau da Matrix que é impossivel acorda-los e sempre vivem no modo "fuck the police".

Uma das melhores coisas que fiz da minha vida foi justamente procurar outra coisa pra estudar. Porque ter que dividir meu pouco tempo com gente que vive na fantasia, se prostitui só pra "obter validação", enfia politica em tudo e ainda por cima ataca quem quer ganhar salário minimo é de cair o C00 da bunda.
Os caras parecem aqueles fedelhos de 7 anos.
No máximo estou apenas me organizando para criar mods pagos e donationware, que é bem mais viavel a nivel de Brasil (como renda extra, claro).
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
E para aqueles que ACHAM que estou falando besteira, deixo aqui este vídeo:



Em tempo, meu comentário sobre o vídeo para quem não quiser assistir:

Visualizar anexo 281198

E se não gostou da minha opinião, pula!

Eu já vi esse video, inclusive meu comentario é o primeiro da lista, vou reproduzir aqui pra quem quiser ler:

Sou um programador de jogos indie que cresceu nos anos 90 na pobreza e com MUITA dificuldade.
Essa dificuldade que eu vivo de certa forma até hoje. Sei bem oq vc relatou, eu tive um clone de nes no final de 94 e minha mãe penou pra comprar, um SNES em 97 e tbm foi bem caro, só fui ter um ps1 em 2003! Pc então... nem me fale, só conseguir ter um de fato quando comecei a trabalhar e tbm foi bem difícil pra comprar em 2005 comprei um 486 usado e sem placa de som, veja bem um pc de 93!

Sempre quis programar games, mas com esses pc's e sem bons tutoriais (nessa época a internet era fraca pra isso) só comecei mesmo em 2009 com meu pc petium4 comprado em loja de geladeira e no carnê ainda, foi beem caro e olha que era só o pc(ou a cpu como dizia na época) eu peguei um monitor de tubo de 14p que usei por anos inclusive.
Só pra vc ter uma ideia, em 2009 vc poda podia comprar um intel i5 de 2 ou 4 cores com ddr3 de uns 1600 de frequência e ssd, e eu estava com um petium4, 256mb de ram ddr1 e hdd, tudo isso comprado a peso de ouro, lembrei que paguei algo em torno de 3 sálarios mínimos em 12x com juros!

Nosso país nunca será uma grande potencia em games, não temos base interna forte, por problemas como esse que citei eu mesmo pessoalmente até hoje não tenho um pc top. Tive que aprender a tirar leite de pedra, programar com pc's ruins. gpu's MEDIOCRES, teclados genius/multilaser/positivos péssimos, começar com software pirata pq era oq tinha pra hoje (eu nem sabia oq era linux ou open source nos anos 2000).
Nossa grande CARGA de impostos pra comprar produtos de tecnologia (tanto hardware ou software) é um dos motivos de irmos pra trás, além das taxas ABUSIVAS de importação. Tente comprar uma GPU boa de fora, ou uma workstation importada. Ou pior tente receber dinheiro de vendas em dolár, se passar de 1Mil usd já é pedir pra chorar. Bancos abusavam de taxas, colocam uma cotação de dolár tão baixa que chega a ser abusiva, além de termos que PAGAR pro governo, só pq recebemos em dolár! E tbm sermos obrigados a trocar o dinheiro em dolár por Real!
É muita coisa errada e abusiva, e isso pq ainda sou um priveligiado que trabalha que se matou de estudar em pc's velhos e hoje sou programador web, sim vc nao leu errado. Game indie nao paga minhas contas. Só faço por paixão. Imagina pessoas comuns que ganham 1 salario minimo ou menos que isso.
Como alguem assim vai montar um pc gamer? ou comprar um ps4 ou ps5? com seus jogos de lançamento a 300 conto? Não queria falar... mas esse país tinha tudo pra dar certo, mas politicos sugaram e chupam toda nossa energia vital e nosso sangue.

Desculpe o texto grande, mas depois de anos estudando desenho, game dev e programação como um jumento, vejo que nossa maior limitação é ter nascido no país errado.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Wall of Broken Text.
Como o texto esta para lá de mal formatado e sem espaçamento, corrigi, limpei, complementei e botei paragrafos para as pessoas conseguirem ler.
Pois do jeito que você botou (possivelmente por ter me respondido no celular), fica dificil alguém parar pra ler.

Sou um programador de jogos indie que cresceu nos anos 90 na pobreza e com MUITA dificuldade.

Essa dificuldade que eu vivo de certa forma até hoje.

Sei bem o que você relatou, eu tive um clone do NES no final de 1994 e minha mãe penou pra comprar, um SNES em 97 e também foi bem caro, só fui ter um PSX em 2003...

PC então... nem me fale.
Só consegui ter um de fato quando comecei a trabalhar e também foi bem dificil pra comprar em 2005.
Comprei um 486 usado e sem placa de som, veja bem... Um hardware de 1993!

Sempre quis programar games, mas com esses PCs e sem bons tutoriais (nessa época a internet era ruim demais pra isso) só comecei mesmo em 2009 com um Pentium 4 comprado em loja de geladeira e no carnê ainda, foi para lá de caro e olha que era só o PC (ou a cpu como dizia na época) eu peguei um monitor de tubo de 14 polegadas que usei por anos inclusive.

Só pra você ter uma ideia, em 2009 vc poda podia comprar um i5 de 2 ou 4 cores com DDR3 de uns 1600 de frequencia e SSD, e eu estava com um Pentium4, 256MB de RAM DDR1 e HD, tudo isso comprado a peso de ouro, lembrei que paguei algo em torno de 3 sálarios mínimos em 12x com juros!

Nosso país nunca será uma grande potencia em games, não temos base interna forte, por problemas como esse que citei eu mesmo pessoalmente até hoje não tenho um PC decente.

Tive que aprender a tirar leite de pedra, programar com hardwares fracos. Placas de Vídeo MEDIOCRES, Teclados que quebram com qualquer poeirinha.
Começar com software pirata pq era o que tinha pra hoje (E eu nem sabia oq era Linux ou Open Source nos anos 2000, e ainda assim não era tão fácil encontrar software para ele como é hoje).

Nossa grande e caótica CARGA de impostos pra comprar produtos de tecnologia (tanto hardware ou software) é um dos motivos para tudo dar errado além das taxas ABUSIVAS E INSANAS de importação.
Tente comprar uma Placa de Vídeo que se adeque a produção de jogos, ou uma workstation importada.

Ou pior ainda: Tente receber dinheiro de vendas em dolár, se passar de US$1000 a coisa começa a virar um INFERNO.

Bancos abusavam das taxas, colocam uma cotação de dolár tão baixa que chega a ser abusiva, além de termos que PAGAR pro governo, pelo simples fato de recebemos em dolár.

E também pelo fato de sermos obrigados a trocar o dinheiro em dolár por real! É muita coisa errada e abusiva, e isso pq ainda sou um priveligiado que conseguiu um emprego fixo como desenvolvedor que se matou de estudar com hardware arcáico e hoje sou desenvolvedor web.
Isso mesmo que você leu. Diferente do que os ditos evangelistas, instituições de ensino, faculdades (sejam publicas ou privadas) e de especialistas como Raphael Dias, Tito Petri e Marcos Wenes alegam através de Fanfics e Backgrounds excessivamente resumidos que deixam qualquer coach ou analista de RH no chinelo, Desenvolvimento de Jogos não paga o aluguel de casa e muito menos o meu supermercado.

Agora Imagine pessoas comuns que ganham um salario minimo ou menos que isso. Como alguem assim vai montar um PC gamer? Ou comprar um PS5? Ou até mesmo um PS4? Com seus jogos de lançamento a R$300? O que dirá tentar mexer com desenvolvimento de jogos?

Não gosto de tocar nesse assunto, mas nesse caso... Só posso dizer que este país não tem como certo, mas politicos sugaram e chupam toda nossa energia vital e nosso sangue, além de deixar o povo mais dividido e mais perdido que cego em tiroteio.

Perdoem-me pelo Wall of Text, mas depois de anos e anos estudando desenho, game dev e programação a ponto de quase ter ficado meio Boça por um periodo, vejo que o problema é ter nascido num país que só sabe mexer com Agro e Ciências Biológicas. Botando qualquer um que saia dessa vertente como um inválido (salvo pelas Engenharias e pelas Burocracias)
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.435
Pontos
2.082
Marketing é o maior desafio de um indie. Sem dinheiro pra marketing tu vai sofrer. O mercado é soterrado e não importa o que você faça, não é o suficiente. Ninguém se importa com seu game.

Muita gente discorda, mas eu acho que o fator sorte é muito determinante. A pessoa certa na hora certa pode ser decisivo.

Na minha experiência, os momentos que mais chamaram atenção foi participando de alguma conferência online. Depois disso, em eventos da Steam. Depois disso o próprio sistema de descoberta da Steam. Nenhum post de rede social deu em algo, mas isso vai muito do perfil da pessoa e do tipo de jogo.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Como o texto esta para lá de mal formatado e sem espaçamento, corrigi, limpei, complementei e botei paragrafos para as pessoas conseguirem ler.
Pois do jeito que você botou (possivelmente por ter me respondido no celular), fica dificil alguém parar pra ler.
não concordo com tudo que vc acrescentou, entao editei o texto pra ficar mais legivel
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.876
Reações
56.773
Pontos
2.164
Entrar em contato com youtubers e fornecer uma key pra review também não ajuda?
 

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
504
Reações
1.425
Pontos
233
Entrar em contato com youtubers e fornecer uma key pra review também não ajuda?
Isso ajuda, mas os únicos q vão aceitar fazer isso são aqueles youtubers com mil inscritos, os grandões que são quem realmente pode fazer diferença na divulgação vão cobrar uma nota, qto vc acha q um zangado ia cobrar pra falar bem do seu jogo?
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
A regra é clara, youtuber/influencer famoso cobra caro, e SEMPRE vai cobrar, só key ele nem te responde de volta..
E só pq vc eh BR não siginifica que ele vai te responder ou fazer algo por vc, lembro de um youtuber seboso que nao direi o nome, que fui apoiador do canal dele por uns 4 anos, pedi pra ele fazer um video patrocinado, ou seja eu ia pagar, mas precisava de um desconto pelo menos... o cara nunca me respondeu.
E olha que eu fazia parte das **redes sociais fechadas de apoiadores dele**, no final o cara inventou qualquer desculpinha e me deu block e ainda por cima me mandou uma indereta no twiiter, claro que fui lá e disse que era apoiador do seboso há 4 anos, que via todos os seus videos, e que depois daquilo pedi pra me bloquear em TODAS as redes.
O zangado até que tentou fazer um quadro de videos no canal dele só com jogos BR, mas a galera atacou bastante falando que só tinha jogo zuado.
A verdade é que o Brasil nao tem uma cultura NACIONAL forte de games, nossa cultura em geral é paga pau de gringo.
 

Zariel

Bam-bam-bam
Mensagens
77
Reações
195
Pontos
203
Quando lancei o meu game Smart Gecko na Steam, uma camarada no Fórum Seganet que também já foi Gamedev me disse que uma vez perguntou ao Velberan o quanto ele cobrava para divulgar um game, e ele respondeu R$1.000,00.

Eu respondi a esse camarada o seguinte:

Youtubers pequenos é que costumam jogar games indies com frequência, do que Youtubers médios ou grandes que jogam jogos retros ou do momento, mas ambos não engajam necessariamente quem é o publico de games indie...e cá pra nós, 1000 reais pra quem no inicio como eu, é muito arriscado, consigo resultado melhor investindo em campanha de ADS para Youtube, Google e Facebook. Pois dev indie no começo não tem muito lucro, ainda mais se tiver uma equipe de 3 ou mais pessoas...Eu que sou independente, só preciso me preocupar em pagar a taxa da Steam de $100 e depois no resgate da receita gerada, pagar 30% da loja e 30% do IRS americano.

Minha recomendação se for lançar uma game na Steam, é não se preocupar com Marketing por fora, e sim estudar os gêneros nichos, as TAGs que dão mais retorno, aproveitar as promos da Steam, e as suas próprias, e trabalhar bem no Copywriting da pagina de seu game, ou seja: "Vídeo Promo, Copywriting(Honesta) na Headline e descrição, Imagem da Capa atrativa com boa composição das cores, de preferência uma ilustração, GIFs animadas de parte do seu gameplay"

Então, além da promos já citadas, envie chaves do seu game aos curadores que pesquisou em relação ao tema do seu game e sabe que o mesmo é "flexível/justo" em suas análises. Do contrario, mesmo que seu game seja bom o suficiente em seu gênero, receberá reviews negativas dos curadores por qualquer pelo no ovo que ele tenha encontrado. E mesmo que conserte bugs o disponibilize tal recurso que ele tenha apontado, dificilmente ele voltará para mudar o review.

Mire sempre em fazer seu game com menu e legenda em inglês, mesmo que faça o mesmo em Português, mas verá que nas estatísticas que BRs que compram jogos em ambos idiomas, sempre estarão em 2º ou 3º lugar em seu ranking na Steam.


Falow!!!
 

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
504
Reações
1.425
Pontos
233
Quando lancei o meu game Smart Gecko na Steam, uma camarada no Fórum Seganet que também já foi Gamedev me disse que uma vez perguntou ao Velberan o quanto ele cobrava para divulgar um game, e ele respondeu R$1.000,00.

Eu respondi a esse camarada o seguinte:

Youtubers pequenos é que costumam jogar games indies com frequência, do que Youtubers médios ou grandes que jogam jogos retros ou do momento, mas ambos não engajam necessariamente quem é o publico de games indie...e cá pra nós, 1000 reais pra quem no inicio como eu, é muito arriscado, consigo resultado melhor investindo em campanha de ADS para Youtube, Google e Facebook. Pois dev indie no começo não tem muito lucro, ainda mais se tiver uma equipe de 3 ou mais pessoas...Eu que sou independente, só preciso me preocupar em pagar a taxa da Steam de $100 e depois no resgate da receita gerada, pagar 30% da loja e 30% do IRS americano.

Minha recomendação se for lançar uma game na Steam, é não se preocupar com Marketing por fora, e sim estudar os gêneros nichos, as TAGs que dão mais retorno, aproveitar as promos da Steam, e as suas próprias, e trabalhar bem no Copywriting da pagina de seu game, ou seja: "Vídeo Promo, Copywriting(Honesta) na Headline e descrição, Imagem da Capa atrativa com boa composição das cores, de preferência uma ilustração, GIFs animadas de parte do seu gameplay"

Então, além da promos já citadas, envie chaves do seu game aos curadores que pesquisou em relação ao tema do seu game e sabe que o mesmo é "flexível/justo" em suas análises. Do contrario, mesmo que seu game seja bom o suficiente em seu gênero, receberá reviews negativas dos curadores por qualquer pelo no ovo que ele tenha encontrado. E mesmo que conserte bugs o disponibilize tal recurso que ele tenha apontado, dificilmente ele voltará para mudar o review.

Mire sempre em fazer seu game com menu e legenda em inglês, mesmo que faça o mesmo em Português, mas verá que nas estatísticas que BRs que compram jogos em ambos idiomas, sempre estarão em 2º ou 3º lugar em seu ranking na Steam.


Falow!!!
Pera lá, vc tem que pagar 30% das suas vendas para a steam mais 30% para o tio sam? Seu lucro será de 40% sem contar o imposto de renda no brasil?
 

Zariel

Bam-bam-bam
Mensagens
77
Reações
195
Pontos
203
Pera lá, vc tem que pagar 30% das suas vendas para a steam mais 30% para o tio sam? Seu lucro será de 40% sem contar o imposto de renda no brasil?
Isso mesmo, pois o imposto em cima de seu game é retido na fonte...Ao menos que tenha uma empresa no EUA, ou cidadania americana para na hora de preencher o formulário W-8BEN pagar menos. Mas observe, esse imposto se refere apenas se seu game for comprado por americanos, compra feitas por outros países e BRs não entram na conta.

Na lista de países que são parceiros dos EUA em comercialização de produtos por lá, o Brasil não tem nenhum desconto, por isso tem que pagar imposto de 30% de qualquer produto vendido por lá. Existe uma lista de taxa de países parceiros que pagam 25%, 15%, 9% e tem países que são isentos da taxa. O governo brasileiro nunca se preocupou em fazer essa parceria com EUA, por isso tomamos no toba nessa questão.

As unicas alternativas para BR pagar menos nessa taxa, é criar uma empresa nos EUA, morar lá, ou se optar por lançar tudo por uma Publisher, ela que ira se virar com esses impostos, sendo que a maioria da Publisher BR possui escritório nos EUA, justamente para contornar esse problema fiscal.

Sobre o imposto de Renda Brasileiro, a Steam te fornece um relatório da receita, aonde poderá declarar o imposto retido na fonte.


Falow!!!
 
Ultima Edição:

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
504
Reações
1.425
Pontos
233
Isso mesmo, pois o imposto em cima de seu game é retido na fonte...Ao menos que tenha uma empresa no EUA, ou cidadania americana para na hora de preencher o formulário W-8BEN pagar menos.

Na lista de países que são parceiros dos EUA em comercialização de produtos por lá, o Brasil não tem nenhum desconto, por isso tem que pagar imposto de 30% de qualquer produto vendido por lá. Existe uma lista de taxa de países parceiros que pagam 25%, 15%, 9% e tem países que são isentos da taxa. O governo brasileiro nunca se preocupou em fazer essa parceria com EUA, por isso tomamos no toba nessa questão.

As unicas alternativas para BR pagar menos nessa taxa, é criar uma empresa nos EUA, morar lá, ou se optar por lançar tudo por uma Publisher, ela que ira se virar com esses impostos, sendo que a maioria da Publisher BR possui escritório nos EUA, justamente para contornar esse problema fiscal.

Sobre o imposto de Renda Brasileiro, a Steam te fornece um relatório da receita, aonde poderá declarar o imposto retido na fonte.


Falow!!!
Obrigado pelo esclarecimento, sabia que a steam comia 30% mas esse do governo não sabia, lançar jogo é pra quem tem paixão msm não pra pensar em ganhar dinheiro nessas condições.
 

Zariel

Bam-bam-bam
Mensagens
77
Reações
195
Pontos
203
Obrigado pelo esclarecimento, sabia que a steam comia 30% mas esse do governo não sabia, lançar jogo é pra quem tem paixão msm não pra pensar em ganhar dinheiro nessas condições.
Outras Lojas que eu vendo meus games, Assets 3D ou os meus cursos e cobram o mesmo 30% para o IRS, são: itch.io, gamedevmarket, turbosquid e a Udemy


Falow!!!
 
Topo Fundo