O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mas não teve nenhum Survival Horror com puzzles decentes né? [+desabafo

Heavenaut

Supra-sumo
Mensagens
4.195
Reações
226
Pontos
179
Depois de rejogar uma porrada de survival horror's antigos nas últimas semanas, deu uma saudade imensa de quando os produtores se importavam em criar um desafio mínimo para solucionar os puzzles... E não é que eles ficaram um pouco mais acessíveis, o nível ficou completamente retardado.

E nem precisa ir precisa voltar para os clássicos do PC para mostrar isso, tem jogos da geração passada e retrasada que humilham qualquer um da atual nesse quesito.

Quem não lembra do "Enigma do Piano" do SH1, nem é tão díficil mas o jogador deveria ler o poema e interpretar quais teclas do piano tocar, é intuitivo e desafiador



Ou ainda mais foda, o puzzle do Stanley Coleman do SH3, é um texto de umas 30 linhas e um painel numerado de 1 a 9, e a solução é procurar a relação entre a face da Heather e os números. (mostra nesse vídeo lá para 1:50)



E se for citar um por um dá para fazer umas 500 postagens só com exemplos, como no Haunting Ground, Dino Crisis, todos os SH, e por ai vai.

Só de obrigar o jogador a ler ou observar sem indicação de seta ou algo do tipo já gerava incerteza sobre a relação entre aquela 'dica' e a solução do puzzle, era uma mistura sensacional que fazia esses jogos serem desafiantes de serem terminandos sem a ajuda de detonados e afins.

Na geração atual os jogos do gênero já indicam exatamente o que o jogador deve fazer, como em Alan Wake e RE5 por exemplo, que lotam a tela de menus com indicações que até uma criança de 5 anos seguiria, e até mesmo nos jogos mais obscuros como Deadly Premonition os puzzles são extremamente fáceis e só estão lá para quebrar um pouco da tensão.

Seria uma tendência das produtoras tornar o jogo mais fácil e acessível para conseguir vendas mais significantes? Espero que ainda sobre algum jogo ou outro perdido por aí que não siga esse padrão.
 

Lupin

Bam-bam-bam
Mensagens
6.515
Reações
4.290
Pontos
394
Sim, essa é a tendência sim, até o fator exploração está sendo jogado de lado para jogos mais lineares e que surpreendem o tempo todo com seu visual.

A massiva maioria dos jogos tendem pra jogos mais fáceis, de puzzles ridículos e cinematográficos.

Tente Amnesia: Dark Descent.

Tipo de jogo que só sai pra PC, e digo mais, a tendência hardcore é ficar nos PC's.

Infelizmente, eu vou montar meu PC pra próxima geração, essa fiquei só com consoles e me arrependo.
 

Heavenaut

Supra-sumo
Mensagens
4.195
Reações
226
Pontos
179
b*tch, please... :kclassic



Tente Amnesia: Dark Descent.

Eu sabia que alguém ia citar Amnesia, mas estou falando da geração como um todo, não UM jogo que saiu só para PC entendeu?

Citar um ou dois jogos isolados é negar uma tendência inteira.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Os puzzles do Silent Hill Downpour estão muito bons. Só que no começo você pode escolher a dificuldade do puzzles, tem o nível leite com pera e o nível gamer de verdade.

falow
Kongscorpion.png
 

Volk

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.174
Reações
2.083
Pontos
1.344
Taí uma coisa que sempre me deixa irritado na hora de escolher o nível de dificuldade de um jogo. Eu sei que tem gente que quer jogar só pra terminar logo (conheço pessoas assim), e não querem desafio. Mas isso não significa que pessoas mais "hardcore" tenham que enfrentar os mesmos "puzzles" simplistas...

Por isso acho que na hora de escolher um nível de dificuldade maior, o jogo deveria ficar mais difícil não apenas no sentido do personagem morrer mais fácil e os inimigos ficarem mais fortes, mas também no sentido dos puzzles ficarem mais desafiadores.
 


Black cat in the darkness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.969
Reações
19.965
Pontos
629
Me frustro cada vez que vejo um "puzzle" dessa geração :ksnif
Tem ainda alguns jogos que brilham nesse sentido no entanto são completamente exceções
Até jogos com histórias que exigem mais reflexão como Assassin's Creed simplesmente os puzzles não são puzzles.
Vc só tem que acionar as alavancas rapidamente não exige interpretação ou mesmo pensamento.

Não exijo que os puzzles sejam todos complexos, apenas que coloquem nossas cabeças para funcionar
Ex:
No ICO a maioria dos puzzles são simples no entanto exigem ao menos que imaginemos o cenário de trás para frente.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Me frustro cada vez que vejo um "puzzle" dessa geração :ksnif
Tem ainda alguns jogos que brilham nesse sentido no entanto são completamente exceções
Até jogos com histórias que exigem mais reflexão como Assassin's Creed simplesmente os puzzles não são puzzles.
Vc só tem que acionar as alavancas rapidamente não exige interpretação ou mesmo pensamento.

Não exijo que os puzzles sejam todos complexos, apenas que coloquem nossas cabeças para funcionar
Ex:
No ICO a maioria dos puzzles são simples no entanto exigem ao menos que imaginemos o cenário de trás para frente.
Um bom game nesse aspecto é o Limbo.

falow
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Nome disso é "adventure survival horror".

Se tu for atras disso tu tem melhores resultados, é o estilo que o resident evil e o silent hill são.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.252
Reações
33.545
Pontos
1.399
Nunca curti esses puzzles que acabavam com o terror do game, te prendendo sem motivo em uma parte nada a ver com o tema central.
 

dirtydids

Bam-bam-bam
Mensagens
5.880
Reações
8.768
Pontos
399
Tudo bem que não é Survival Horror, mas esse jogo é um puzzle que tem me deixado boquiaberto ultimamente. Tô quase zerando pela primeira vez e é incansável.

1314018307_1.jpg
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Puzzle é pra survival sem gameplay... vai jogar DayZ e para de dar trabalho.

FALOW
U
I
 

Lupin

Bam-bam-bam
Mensagens
6.515
Reações
4.290
Pontos
394
Puzzle é pra survival sem gameplay... vai jogar DayZ e para de dar trabalho.

FALOW
U
I

No conceito jogabilidade, Arma II falha de mais, bugado, travado, infelizmente, porém, no quesito simulação não há o que se reclamar.

Se os produtores fossem espertos, abandonariam a ideia do Arma III e lançariam DayZ II, que é muito melhor e deu muito mais fama ao jogo, que em seu conceito original, apesar de tudo, meh.

Se Arma III vier sem DayZ, perderão bem mais da metade das vendas.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
No conceito jogabilidade, Arma II falha de mais, bugado, travado, infelizmente, porém, no quesito simulação não há o que se reclamar.

Se os produtores fossem espertos, abandonariam a ideia do Arma III e lançariam DayZ II, que é muito melhor e deu muito mais fama ao jogo, que em seu conceito original, apesar de tudo, meh.

Se Arma III vier sem DayZ, perderão bem mais da metade das vendas.
Mas gameplay lento e "travado" é o objetivo do jogo (por simular... não adiantaria aquela movimentação acelerada dos FPSs padrão). E era muito bugado quando saiu (e pirata)... atualmente ta rodando bem redondo com poucos bugs relevantes e nenhum que lembro de atrapalhar a experiência (alias, o jogo atualmente é bem redondinho, principalmente considerando a complexidade dele).

E tomara que nunca abandonem ArmA3 (que já ta quase pronto... já foi a beta a algum tempo, se não me engano)... principalmente pq nada impede o desenvolvimento de ArmA3 e DayZ2, assim como Half-Life² não atrapalhou Team Fortress 2. Atualmente ArmA é a única franquia de simulação de soldados, e tb uma das poucas que simulam veículos terrestres de combate.

FALOW
U
I
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Tudo bem que não é Survival Horror, mas esse jogo é um puzzle que tem me deixado boquiaberto ultimamente. Tô quase zerando pela primeira vez e é incansável.

1314018307_1.jpg
Esse jogo é fera mesmo, tenho que voltar a jogar e terminar ele.

O jogo parece uma junção de Q-Bert:
s_Qbert_6.png


Com aquele jogo de arrastar caixas antigão também(Não era esse, mas é essa idéia):
Untitled-1.jpg



:kgozo
 

teo77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.206
Reações
13.274
Pontos
1.379
Infelizmente o genero survive horror desapareceu nessa geração.
O que é lamentável após os vários Resident Evils, Silent Hills, Dino Crisis 1, Nocturne,...

Quando o primeiro Dead Space saiu foi uma pequena esperança...
Mas a tendência é clara detransformar esses jogos em jogos de ação.

Pegue os primeiros RE e o RE 4 e 5 como exemplo.
Não que RE 4 e 5 sejam ruins, são jogos muito bons, mas são jogos de ação puramente.
Tem um artigo muito interessante que mostra como a Capcom preparou una mudança gradual de suasfranquias de survive para ação para poder alcançar mais jogadores.
Assim, esses jogos fram tomando essa tendência.
Se eu encontrar esse artigo, posto aqui depois.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.494
Reações
104.375
Pontos
2.419
Esse conceito de puzzles nos games está superado gostem ou não. Hoje em dia a regra não é os desenvolvedores apostarem em quebra cabeças que travam a experiência do jogador.

Aliás esse padrão de puzzles em jogos foi feito tendo em mente que a capacidade dos cartuchos era muito baixa, então era uma forma de alongar o jogo, colocar puzzles que demoravam a ser resolvidos.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Nunca curti esses puzzles que acabavam com o terror do game, te prendendo sem motivo em uma parte nada a ver com o tema central.
O jogo é um adventure e tu fala que os puzzles te prendiam fora da parte "central".

Que beleza.

E porra como assim "truncado"? Mesmo quando eu tinha lá meus 14 anos resolvia a maioria desses puzzles de boa, cês não tem certeza que no fundo vocês tinham algum problema com a capacidade mental de vocês?
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.297
Pontos
1.734
Os puzzles do Silent Hill Downpour estão muito bons. Só que no começo você pode escolher a dificuldade do puzzles, tem o nível leite com pera e o nível gamer de verdade.

falow
Kongscorpion.png

Iria postar isso, e o bom deste jogo é que por ser em portugues é muito bom resolver os inigmas. Estou jogando ele agora e adorando.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.590
Reações
38.844
Pontos
2.069
Uma pena mesmo... Em alguns games, como Silent Hill e Resident Evil, eles até ajudavam no clima de suspense, a meu ver. Os jogos já eram mais parados por si só; não tinham ação frenética. Então um puzzle aqui e ali não atrapalhava o andamento.

Mas agora a moda é atirar em inimigos infinitos sem pensar, infelizmente.
 

animoita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.727
Reações
9
Pontos
824
Falar que residente evil tinha bons puzzles é puro saudosismo. Arrastar estatua, colocar jóia no buraco...
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.297
Pontos
1.734
Falar que residente evil tinha bons puzzles é puro saudosismo. Arrastar estatua, colocar jóia no buraco...

Realmente eram simples também, no primeiro Resident Evil o Quebra Cabeça dos quadros seria o mais difícil?
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.590
Reações
38.844
Pontos
2.069
Falar que residente evil tinha bons puzzles é puro saudosismo. Arrastar estatua, colocar jóia no buraco...

Depende do Resident Evil. O Code: Veronica tinha bons puzzles, e alguns difíceis. Os demais eu não lembro bem.
 

alucardlv1313

Lenda da internet
Mensagens
22.036
Reações
73.668
Pontos
1.684
Residente evil com puzzles, só mesmo o 1 e o code veronic, o 2 simplesmente nao existe, e no 3 existem alguns, mas o jogo claramente se foca na ação.
Acho q na geração, o único q ainda continua evitando o nivel leite com pera da mulecada atual é o silent hill....dowpour foi uma grata surpresa para quem gosta do genero !
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.542
Reações
26.684
Pontos
1.954
Também acho que a questão dos Puzzles foi superada. Primeiro porque tudo que é utilizado em excesso acaba cansando. É preciso inovar, modificar e investir mais em gameplay relacionado a experiência do que criar enigmas que acabarão afastando jogadores mais casuais.

Me parece que o Catherine é um desses exemplos de jogabilidade integrada ao desafio.
 

Black cat in the darkness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.969
Reações
19.965
Pontos
629
Também acho que a questão dos Puzzles foi superada. Primeiro porque tudo que é utilizado em excesso acaba cansando. É preciso inovar, modificar e investir mais em gameplay relacionado a experiência do que criar enigmas que acabarão afastando jogadores mais casuais.
Realmente utilizavam puzzles em excesso, mas não é por isso que devem ser extintos.

Eles tiram o ritmo do jogo, adicionam suspense e fazem o jogador pensar na história.
Para mim não faz sentido vc estar diante de um mistério e esse se resolver sozinho independente de suas ações. Não há gameplay que cubra isso.
 

[»X«]Tgondii

Bam-bam-bam
Mensagens
9.333
Reações
3.060
Pontos
474
Saudades da época em que os puzzles precisavam de um pouco de raciocínio. SH1, SH2 até mesmo os primeiros RE. Hj em dia quando eles estão por lá são simplesmente vergonhosos de tão debilóides e acabam parecendo forçados no gameplay....
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.932
Reações
130.857
Pontos
2.274
Passando só para dizer que quem fez os puzzles do piano em SH1 e do poema em SH3 tem meus mai sinceros desejos de que vá se fuder na casa do caralio :klolz
.
Eu sei la, eu gosto de puzzles em jogos com uma temática igual SH e Fatalframe, desses eu gosto, pois são jogos baseados em lugares atipicos.
.
O que não faz sentido são os puzzles dos RE.
.
Tinha uns puzzles tão babacas, que quebrava totalmente o clima do jogo porque o babaca aqui fica pensando m**** tipo "nossa, deve ser uma m**** trabalhar na Umbrella e ter que resolver uns puzzles desses todo o dia para entrar num laboratório". Porra, me dava nervoso ver um puzzle safado para abrir uma porta de madeira que seria facilmente aberta com a .12 que eu to carregando.
.
Pra mim, puzzles tem que me fazer pensar fora da caixa, por assim dizer, algo que não fuja muito da realidade e não fazer uma parada escrota para abrir um maldito portão usando o relógio da prefeitura (pula o muro o caralio).
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.362
Reações
43.736
Pontos
1.339
Sinto falta dos puzzles de Resident Evil 1 e Alone in the Dark...
E quando tinha senha pra cadeado? Já ficava emburrado pra k7 lol
Agora hj os puzzles estão baba, tirando os de DarkSiders 1 que foi sacanagem o que fizeram nas fases finais...pedi arrego kkk
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Sou mais um dos que acham que puzzles em certos jogos acabavam mais atrapalhando a experiência que ajudando. Nunca gostei de ficar arrastando estátua e fazendo combinação de item em jogos como Alone in the Dark e Resident Evil (principalmente nesse). Acho que essas coisas ficavam muito desfocadas... se imagine numa mansão "abandonada" no meio de um apocalipse zumbi, seu personagem como membro de uma força de elite parando pra analisar e fazer esse tipo de coisa.

FALOW
U
I
 

kurenaida

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.514
Reações
5.759
Pontos
964
Não li todas as postagens. Mas essa é a geração mais leite com pera que já houve, pra retardado mesmo. Tudo salta aos olhos.
É seta indicando o caminho, botão indicando o comando. Nada de subjetividade também, é tudo óbvio. Eu lembro do puzzle do Silent Hill 4, que vc tinha que ir girando uma expécie de torre. Eu nem manjava de inglês direito na época, me senti um gênio qdo consegui decifrar por conta própria!
 

kurenaida

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.514
Reações
5.759
Pontos
964
Lembrei, até gosto dos puzzles do Uncharted. Se encaixam bem no universo dele, não fica tão distoante. Acho babaquice é teu parceiro toda hora te dando a solucão, surgindo botão te indicando pra onde olhar. Ah, vá se foder geração de imbecil.
 

dirtydids

Bam-bam-bam
Mensagens
5.880
Reações
8.768
Pontos
399
Lembrei, até gosto dos puzzles do Uncharted. Se encaixam bem no universo dele, não fica tão distoante. Acho babaquice é teu parceiro toda hora te dando a solucão, surgindo botão te indicando pra onde olhar. Ah, vá se foder geração de imbecil.

OUHAUOHAUEO isso é escroto pra c***lho mesmo. Ficava puto com o Sully avisando toda hora o que tu teria que fazer.
 

O Miséria do Tempo

Bam-bam-bam
Mensagens
4.756
Reações
2.388
Pontos
324
Jogo de Survival Horror não morreram, o que aconteceu é que eles mudaram com o tempo e você sente falta da "Velha Escola do Horror" que te marcou com Silent Hill.
Existem jogos e jogos, e não é atoa que Silent Hill é tão icônico, ele tem um estilo muito pessoal de lidar com o gênero. Sdds
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Eu curtia os puzzles simples dos Resident Evils antigos.

O Silent Hill 3 permitia escolher o nível de dificuldades especificamente dos quebra-cabeças. No nível maior, era necessário ter conhecimento de literatura inglesa clássica pra interpretar :klolz. Estes de interpretação eu nunca gostei... na época eu ainda não entendia muito inglês e era impossível.
 
Topo Fundo