EDIT: Maluco, nem respondam minha resposta. Vim aqui todo namoral e não tinha percebido que foi tópico renascido haufhaufhauhfau
Todos os defeitos que você citou são coisas tão insignificantes perante a emoção e a história do jogo...
Eu gostaria muito de ver mais armaduras e equipamentos, mas fiquei satisfeito com o que o jogo oferece. Ficou tudo mais fluído já que a proposta era melhorar a parte de ação que o primeiro mass effect falhava bastante. E foi uma mudança muito boa. Tudo no primeiro jogo era desbalanceado, tinha vezes que eu lutava contra um krogan de boa, mas morria pra um varren levando poucas porradas.
O jogo ficou mais linear, porém ganhou mais fluídez e ficou simples de saber qual é o seu objetivo ali dentro.
Agora, a parte mais incoerente é sobre a história e os diálogos? Meu amigo, como tu não entendeu a história? Eu nunca tive esse problema e meus amigos que jogaram também não. Os jornais e dossiê ajudam a contar mais detalhes, mas não contam o corpo da história.
Uma coisa que eu preciso concordar que é complicada são DLCs contando peças fundamentais, como a shadow broker, a Leviatan (ME3), from ashes e etc. A shadow broker por exemplo, se você não tem ela instalada, o jogo faz a Liara ser um quase nada na história inteira.
Outro ponto negativo que vale a pena citar é que os gráficos incomodam demais em certas partes do jogo, não nos personagens mas nos cenários. A missão da Kasumi e a de lealdade do Jacob são MUITO mal feitas.
Porém, fora esses problemas, Mass effect 2 é um trabalho do cacete. Já tinha jogado jogos de escolhas e tudo mais, mas esse e o 3 realmente me deixou de queixo caido de tantas possibilidades. Eu sempre jogo pensando em todas as possibilidades que os caras trabalharam em cima, todas as escolhas, todas as reações de personagens, todas as cenas que tem pelo menos umas 3 ou 4 e as vezes até 10 diálogos diferentes ou personagens que podem estar nela, dependendo de suas escolhas. Um exemplo é minha personagem favorita, a Jack.
Se você recrutar ela, Jack entra pra história, se não, bye jack.
Se você recrutar ela, e for o shepard homem, em uma das conversas você tem a possibilidade de ter relação sexual com ela.
Se você aceitar, você aproveita, mas depois disso ambos ficam distantes.
Se você recusa, tem a possibilidade de manter uma amizade ou insistir em um relacionamento sério.
Se você manter a lealdade e ela sobreviver, no 3 ela estará comandando uma escola de bióticos.
Se você não fazer a missão dela a tempo, ela será capturada pela cerberus, e na penultima missão, você vai ver nos arquivos do laboratório da cerberus ela gritando de dor, sendo capturada e submetida a experimentos. Ela será uma phantom e lutará contra você.
Se você fazer a missão a tempo, ela vai te dar um esporro por ter abandonado ela
Se você tiver mantido uma relação amorosa com ela, vai ter a opção de continuar ou cortar os laços; A segunda opção vai ser meio embaraçosa e fazer a moral dela decair na frente dos alunos
Mais tarde no bar purgatory, você pode aconselhar ela a levar o trabalho a serio, e colocar os alunos dela na linha de frente ou retaguarda, protegendo os soldados com campos de força
Se fazer ela decidir colocar os alunos na linha de frente, eles morrem, e a cena final dela é ela olhando pros túmulos.
Se você decidir que eles ficam na retaguarda, a cena dela é diferente, e os alunos ficam vivos.
Se tiver a dlc citadel: Se você não tiver numa relação séria, ela vai levar um varren pra seu apartamento, que é o pet biótico dela. Se tiver, ela vai te fazer uma tatuagem. Nessa cena ela conta que a tatuagem é porque ela quer te marcar, e ela precisa de um detalhe pra saber que é você, porque uma aluna dela não teria sobrevivido de ela não enxergasse uma bota feia que ela tava usando, quando foi soterrada
Você pode escolher abraçar ela nesse momento ou ficar ouvindo. Se continuar ouvindo, ela conta que se te encontrar soterrado, quase sem vida, você vai ter algo que a galaxia toda vai saber que... você pertence a ela. |
Ou seja, uma simples personagem, em meio ao resto, tem uma cena bem, bem específica que pode mudar TODA sua perspectiva de um dos finais do jogo.
A história desse game e dos personagens são muito bem detalhadas e é o ponto mais alto da franquia. Entendo que você tá falando especialmente sobre o 2, mas o 2 ainda consegue superar o terceiro. E não dá pra falar da história de um dos jogos sem ver a trilogia como um todo, então o 3 acaba servindo como um final mesmo. (Não é atoa que você tem que manter seu save pra seguir a história)
Superestimado é um conceito meio duvidoso, não sei porque as pessoas não se preguntam isso. Se a coisa tem muitos fãs e agrada muita gente, as pessoas gostam porque é bom de alguma forma e acabou. É como jogos battle royale, Kojima já disse que é o jeito mais fácil de fazer um jogo, mas isso quer dizer que seja ruim ou não funcione? É divertido e entrega o que promete.