Se você pensar que The Witcher 3 tá rodando a 720p/30fps no
Switch e que esse título está tecnicamente próximo do topo da atual geração então não é difícil imaginar que os jogos menos exigentes (a esmagadora maioria) rodariam no X30/PS3/Wii com cortes visuais similares, só tirar mais umas árvores e baixar ainda mais a resolução que periga dar pra manter os 30fps (aliás, ninguém se importava com isso há um tempo atrás, Doom do S.nes é travadão e povo ovacionou).
Mas não é esse o meu ponto central pois concordo que exatamente a mesma experiência não seria pois são aparelhos diferentes, contudo isso é algo relativo e poderia ser ainda melhor utilizando os recursos mais limitados daquelas máquinas mais antigas. Muita gente preferia a versão 3DS do Dragon Quest XI a do PS4/PC e ficou triste que ela não lançou no oriente; aliás, no DS e 3DS você jogava com duas telas, qualquer port dele pra outra plataforma precisa também de um 'corte brutal' pra rodar parecido, é a mesma coisa só que ao invés de perder um pouco de gráfico você perde uma parte do gameplay, o jogo continua sendo o mesmo.
Quais avanços tivemos em IA e física? Estamos esperando ainda jogos que revolucionem ao ponto de fazer algo como Portal (física) e F.E.A.R (IA) parecerem defasados nesses aspectos. Esses são jogos com mais de 10 anos de idade, poderíamos olhar até outros mais antigos que não devem ao que temos de mais recente.
Evolução técnica MESMO só tivemos em gráficos e o
Switch tá mostrando que jogando a resolução lá embaixo e chamando um jardineiro dá conta de qualquer jogo recente.