O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[matematicOS] HP 12c dando resultado errado

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.171
Reações
4.142
Pontos
703
O problema é o seguinte:

kJvIw5f.jpg


Ao jogar na HP ela me retorna 6 e ao jogar na Casio me retorna 5, fazendo a conta manualmente também dá 5.
Utilizei a formula 5219,30 = 5000 * (1 + 0,0086) ^ n na Casio e na HP foi o feijão com arroz:
5000 PV
5219,30 CHS FV
0,86 i
n = 6

Prova:

Pyvl9Rl.jpg


Alguém tem ideia do que tá acontecendo?
Eu já testei a originalidade da HP então creio que dá pra descartar essa possibilidade.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.881
Reações
7.172
Pontos
814
Eu acho que é porque o resultado não é exatamente 5, visto que 5000 * (1 + 0.0086) ^ 5 = 5218.73 < 5219.3, então se a capitalização é mensal você precisa esperar 6 meses pra obter mais que o valor esperado.
 

Math Dealer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.521
Reações
4.988
Pontos
819
O número exato dá [ln(5219.3) - ln(5000)]/ln(1.0086) = 5.0127...
5 meses não fecha a conta. Nunca estudei matemática financeira, não sei os critérios, mas imagino que a resposta precise ser um número inteiro, então tem que ser 6 meses.
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.171
Reações
4.142
Pontos
703
Fiz outros testes com valores quebrados e ela arredonda pra cima mesmo, que coisa. Me parece muito errado arredondar 5,01 pra 6, aquele 0,01 representa 0,3 dias do mês . -.

Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk
 

Piróquio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
945
Reações
242
Pontos
509
Como a taxa de juros é mensal (teoricamente sendo aplicada em um dia fixo mensal, onde será somado o valor) qualquer coisa acima de 5 seria arredondado para 6 meses.
 


Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
Fiz outros testes com valores quebrados e ela arredonda pra cima mesmo, que coisa. Me parece muito errado arredondar 5,01 pra 6, aquele 0,01 representa 0,3 dias do mês . -.

Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk
Matemática financeira não é como a matemática científica. Na financeira sempre se arredonda pra mais, ainda mais quando o fator é tempo. Já na científica o arredondamento é o padrão. Fica esperto.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.427
Reações
29.648
Pontos
503
Para fins de resposta ao questionamento, a HP está mostrando o correto. A tendência realmente é considerarmos que seriam apenas 05 meses para atingir os R$ 5.219,30, dada a diferença mínima dos juros do montante obtido nesse intervalo (~R$ 5.218,70). No entanto, como a questão não indica qualquer outra forma de contagem de juros que não de maneira mensal, seria necessário esperar 06 meses para chegar aos R$ 5.219,30 (após 06 meses o valor total fica em torno de R$ 5.263,60).
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.171
Reações
4.142
Pontos
703
Matemática financeira não é como a matemática científica. Na financeira sempre se arredonda pra mais, ainda mais quando o fator é tempo. Já na científica o arredondamento é o padrão. Fica esperto.
Se eu fosse ir pela HP teria reprovado nas 2 cadeiras de matemática financeira hue, mas pra prática a vontade do professor não tem vez.

Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
Se eu fosse ir pela HP teria reprovado nas 2 cadeiras de matemática financeira hue, mas pra prática a vontade do professor não tem vez.

Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk
Então tem que ver isso aí. Não vá arrumar treta com seu professor, mas ele deve ser da matemática científica e não financeira. Se ele fosse, HP 12-C é deus e ele usaria o arredondamento padrão dela.

O que importa é passar na disciplina, então usa a Cássio mesmo.
 

Space-Ghost

Bam-bam-bam
Mensagens
8.747
Reações
480
Pontos
324
Por logaritmo neperiano você encontra a data "quebrada" na HP também.
Mas já explicaram a diferença, então opte pela maneira que seu professor vai considerar correto e evite problemas!
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.296
Pontos
1.734
Mas o certo é 6, no quinto mês o investidor ainda não recuperou o dinheiro. Não sei como o professor pode aceitar 5.

Enviado de meu ASUS_X008DB usando o Tapatalk
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.815
Pontos
1.444
Estou um pouco enferrujado em Matemática Financeira mas vou dar algumas sugestões.
A HP12C tem duas formas de capitalização, então tente fazer esta conta com a função g BEG e a função g END, que significa capitalização no início e no fim do período. É muito comum dar diferenças calculando data com essa função.
https://support.hp.com/br-pt/document/c02171214

Outra coisa, procure saber qual é a precisão decimal que seu professor quer nas provas, o mais comum no mercado financeiro são 4 casas decimais, mas para fins didáticos muitas vezes utiliza-se 9 casas.
https://support.hp.com/br-pt/document/bbia5183

E a melhor maneira de aprender a usar a HP12C é debulhar o manual, é sério, é o melhor curso de matemática financeira que vc pode ter. O povo torce o nariz para manuais, mas o da 12C é muito bem explicado, passe por cima dele uma ou duas vezes e vai saber fazer qualquer coisa com ela, é muito boa mesmo.
http://h10032.www1.hp.com/ctg/Manual/bpia5239.pdf
 
Topo Fundo