O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[mbml] Desanimando com o retro gaming

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
731
Reações
906
Pontos
1.034
Como já disse em outros vários tópicos durante os últimos tempos, acredito que o problema é o que o termo retrogaming se tornou na questão financeira.

A sugestão é: quem tem, tem......quem não tem consoles e afins, eu sugiro fortemente a ficar na emulação.... Como já disseram, hoje QQ coisa emula bem mega/SNES e etc....se quiser emular algo um pouco mais sofisticado, invista mais...

Coleciono há mais de 15 anos e acompanho esse mercado há tempos. Parei praticamente de comprar as coisas(com o passar dos anos, manter coleção se torna uma tarefa complicada.... trabalho + família + outras atividades..... Há umas semanas mandei 4 consoles para manutenção(conforme relatei em um outro tópico)... Estou apostando as minhas fichas ainda na manutenção, mas veja vem, esses consoles são emuláveis facilmente...
Hoje jogo onde der na telha.... Seja no HW original com a TV de tubo ou usando o raspberry na LED. Penso que quem cresceu jogando em RF, está mais que no lucro com as muitas possibilidades que temos hoje..

Para fechar o post: outro dia deu na telha de eu querer comprar um óculos 3d do Master pra jogar com a minha filha. Fui pesquisar e achei um na OLX. Preço inviável, deixei pra lá.... Deveria ter comprado há 10 anos atrás...
Porém, o vendedor me.mandou um convite para entrar em um grupo de ZAP de compra/venda de jogos de Master/game gear.... Aí é que vai o show de risos a lá MercadoLivre.... Observei e digo: QQ cartuchinho de Master é 100, 200, 300.. e aí vai... Fico impressionado como esse pessoal comprou a idéia do RARU..

Por isso, fiquem nos seus Everdrives, Raspberrys, PCs.... joguem mais, acumulem menos
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
A emulação de outros consoles não é nada perfeito no PS2, mas dá para se divertir. Roda bastante coisa até a geração 16 bits além da biblioteca PS1 e PS2.
Visualizar anexo 137262
Rodar até roda, o problema é a emulação de som ruim e mesmos jogos básicos como SMW roda com muito frameskip. Eu particularmente não recomendo emulador nenhum no PS2.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.106
Reações
4.667
Pontos
1.319
Isso que é foda. Aconteceu o mesmo com o meu Neo Geo. Um dia estava funcionando perfeitamente e no outro parou. Agora ele está em um técnico que me foi indicado, ele deveria ter entrado comigo ontem pra dar uma posição, mas feriado e tais e pá, não entrou. Vou dar mais uma semana pra ver se recebo o orçamento do conserto antes de entrar em contato cobrando.

Mas o errado sou eu de querer tudo pra ontem num país em que as pessoas deixam tudo pra depois de amanhã. Mas vida que segue, não sei consertar, resta esperar.
Alguma resposta sobre seu Neo Geo?
Vc é de onde ?
Se puder mandar por MP o contato e de onde é o técnico, eu agradeço.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.703
Pontos
1.048
Alguma resposta sobre seu Neo Geo?
Vc é de onde ?
Se puder mandar por MP o contato e de onde é o técnico, eu agradeço.
Até o momento o técnico não descobriu onde é o defeito. Eu sou do RJ e esse tipo de serviço ele só faz no fim de semana, já que ele tem um outro emprego. Vou te mandar MP.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.106
Reações
4.667
Pontos
1.319
Até o momento o técnico não descobriu onde é o defeito. Eu sou do RJ e esse tipo de serviço ele só faz no fim de semana, já que ele tem um outro emprego. Vou te mandar MP.
Eita... tomara que resolva!
Ta ok, aguardo a MP
Valeu!
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Performance, não. Daqui a alguns anos, pode ser que iguale, ao menos, para emuladores. Contudo, o Raspberry dá um banho no PC em termos de custo e praticidade. Custo é algo autoexplicativo, então vou explicar apenas a praticidade: baixo consumo energético, tamanho muito pequeno, bastante resistente, aceita várias conexões e periféricos, excelente para modificações, troca-se de sistema com uma simples permuta de cartão SD, crescente interesse da comunidade pelo equipamento, fácil de reaproveitar para diversos fins, além de possuir sistemas práticos de emulação projetados especialmente para ele.

No entanto, olho na performance: se algum sistema que você deseje não puder ser emulado satisfatoriamente em uma Raspberry Pi, então fique no PC e aguarde saírem modelos mais potentes.


é que na verdade, estou com pcs de sobra aqui, este do meu projeto é um core 2 duo com 4gb ram e uma zotac 450. Pc velho, mas tá com a honra de rodar nfs most wanted no ultra quality, hehehehehehe

Joguei uns emus no raps, modestia a parte preferi meus pcs.
 


B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Acompanhei durante um tempo o pessoal dessa área e a maioria montava com raspberry pelo baixo custo e principalmente por ser muito compacto, consumir menos e demandar menor preocupação com refrigeração. Por outro lado tem a questão da performance. Acho que o PI4 aguenta bem até o PS1/N64.
Mete um microsd de 64GB e já era. Era cada móvel um mais lindo que o outro que os caras postavam. Botões e alavancas de qualidade e gabinete todo adesivado. Tanto o gabinete arcade fiel, inteiriço, com cinceiro, ficheiro e caixas de som no topo ou dos lados quanto aqueles mais compactos. Acho muito interessante, só não animei porque não tenho espaço para fazer isso.
O monitor que eles mais pegavam para esses compactos eram os LCD de 17" ou 19". :kjoinha
O foco dessas máquinas é mesmo geração 16 bits.

Edit: se não entendi errado, seu projeto é pegar um ecossistema montado com as roms né?

Então mano, em 2009 eu já construi um home arcade, inclusive uso o mesmo sistema (já não mais atualizavel) que é o maximus arcade,Isso foi numa época onde nem marceneiro eu era (atualmente é minha profissão desde 2012)

Construi desde o gabinete, até TODO o sistema, finalizando com o frontend, sempre pc.Os raps me são um territorio desconhecido.
N64, genesis, snes, nes, mame, tudpo isso roda fortemente no meu set atual

Minha maior dificuldade agora é voltar a fazer a peste do emu de dreamcast funcionar, se tiver algum topico que me ajude, fico muito grato.

Edit> como faço pra postar fotos aqui no forum?
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Não
O raspberry até funciona legal, tem a vantagem do tamanho, mas também tem o limite do quanto se consegue desenvolver em ARM
E se der pau em alguma coisa, só outro
Pra mim, se o projeto é um arcade, não tem muita vantagem, PC é mais flexível

aí não, ainda fico sendo fa do bom e velho pc. alias, dinossauros que usam win xp rodam qualquer coisa , experiencia propria
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Acho bacana colecionar os retrô e tal...

Mas nada mais fácil, barato e rápido que emulação.

Pego algum ipega bom, coloco no pc ou no raspberry e pronto.
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
Qualquer Pc de até 1000 reais vc joga qualquer jogo de todas as gerações abaixo do gamecube de boa.
Invista num monitor mais ou menos e já era. Seja feliz.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Pego algum ipega bom, coloco no pc ou no raspberry e pronto.

Minha vontade é ter justamente o Pi 3 (pois o 4 é uma fortuna, aposto que o Pi 5 aqui na Impostolandia só vai dar pra comprar em "barras de ouro que valem mais do que dinheiro") para instalar o Android 6.0 para emular PSX e usar o xCloud (sei que vai demorar pra cacete pra vir pra cá, mas f**a-se).
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.815
Reações
16.531
Pontos
803
Quem comprou na época boa comprou, agora só da pra colecionar PS3, Xbox 360, PS4, Xbox One. Não duvido que depois de um tempo esses jogos fiquem caros.

Quem quer só jogar pode usar emuladores, Evedrive, ODE que atendem muito bem.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.823
Reações
50.886
Pontos
1.003
Minha vontade é ter justamente o Pi 3 (pois o 4 é uma fortuna, aposto que o Pi 5 aqui na Impostolandia só vai dar pra comprar em "barras de ouro que valem mais do que dinheiro") para instalar o Android 6.0 para emular PSX e usar o xCloud (sei que vai demorar pra cacete pra vir pra cá, mas f**a-se).
E já tem uma build boa de Android pra ele?
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.306
Reações
90.165
Pontos
1.503
Quem comprou na época boa comprou, agora só da pra colecionar PS3, Xbox 360, PS4, Xbox One. Não duvido que depois de um tempo esses jogos fiquem caros.

Quem quer só jogar pode usar emuladores, Evedrive, ODE que atendem muito bem.

Xbox One (primeiro modelo) vai começar a rarear muito em breve.
Tem modelo de PS3 que tá subindo loucamente. Ainda bem que já peguei o meu.

Isso em relação a consoles. Jogos eu estou meio por fora. De PS3 ainda estão num preço aceitável.
De PS2 tá um absurdo.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Xbox One (primeiro modelo) vai começar a rarear muito em breve.
Tem modelo de PS3 que tá subindo loucamente. Ainda bem que já peguei o meu.

Isso em relação a consoles. Jogos eu estou meio por fora. De PS3 ainda estão num preço aceitável.
De PS2 tá um absurdo.
Ps3 tá sussa, pois você acha jogo de até 20 reais usado se procurar. Tive até que baixar o preço de uns games que estou vendendo pois senão ficava encalhado.

Agora jogo de X360 deu uma inflacionada por causa da retro do Xone. Os que não são retros, tipo max payne ainda acha por um bom preço.
 

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
Desanima mesmo. Se já estava complicado colecionar antes, agora então, depois da pandemia e com a alta do dólar ficou impraticável, porque até se pensar em importar não compensa. O jeito é ir de everdrive mesmo se fizer questão de jogar no hardware original, se não, emuladores.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.106
Reações
4.667
Pontos
1.319
Pra começar uma coleção hj em dia , só morando no Japão msm.
Como falei, consoles antigos lá, com exceções, são vendidos a preços módicos.
Até no eBay dos EUA o mercado de retro games tá inflacionado.
Só que por causa do dólar, aqui fica 3x mais pesado...e os caras daqui tabelaram os preços pelo eBay... O vendedor retrô daqui meio que calcula o preço do frete de lá pra cá, e joga um valor um pouquinho mais baixo, e aposta que se for console, provavelmente se vc importar, será taxado... ( eu ja fui). Pronto, tá feito o "preço BR".
 
Ultima Edição:

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.585
Pontos
453
Qualquer Pc de até 1000 reais vc joga qualquer jogo de todas as gerações abaixo do gamecube de boa.
Invista num monitor mais ou menos e já era. Seja feliz.
Exato. Tem até aqueles PC do tamanho do wii, mas nem precisa investir em monitor, pluga na tv mesmo.

Aliás, se for pra jogar em emulação porca em raspberry pi, pessoalmente acho melhor nem jogar. A versão MAME por exemplo é de 20 anos atrás, não dá pra rodar bsnes com melhorias, não dá pra rodar um emulador bom de Saturn ou um preciso de PS1 ou N64 e entupir de melhorias, resolução, etc. Mil vezes um PC, nem que seja um mini antigão ou um notebook plugado em hdmi na tv.
 

GB_Spec

Habitué da casa
Mensagens
3
Reações
23
Pontos
63
Minha vontade é ter justamente o Pi 3 (pois o 4 é uma fortuna, aposto que o Pi 5 aqui na Impostolandia só vai dar pra comprar em "barras de ouro que valem mais do que dinheiro") para instalar o Android 6.0 para emular PSX e usar o xCloud (sei que vai demorar pra cacete pra vir pra cá, mas f**a-se).
acho o raspberry pi 3 mais interessante, a diferença de hardware pra versão 4 é pouquíssima é ele não tem problema de super aquecimento, é as cases são bem mais bonitas tem umas que são igual a consoles antigos em versão mini, as do raspberry 4 são todas focadas em resfriamento
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Gosto de jogos de mega, e tenho uma porção deles... também tenho everdrive e aparelhos para fazer a maioria dos jogos do console...
fora os cartuchos flash...
Mas não jogo praticamente nada... não tenho tempo...
Quando vou jogar uso emulador... pra mim está ótimo... e tem save pra continuar depois (meu everdrive também tem, mas mesmo assim prefiro emulador).
Uso os consoles mais para aprender eletrônica...
Normalmente só compro algum cartucho se for uma oportunidade muito grande ou se ele tiver algo de estranho em termos de eletrônica.
 

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
Pra quem não curte jogar no PC e não gosta do raspberry uma saída seria usar consoles antigos para emulação. O Xbox clássico e o Nintendo Wii emulam muito bem vários consoles antigos e ambos podem ser ligados por cabo vídeo componente nessas tvs mais novas.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Gosto de jogos de mega, e tenho uma porção deles... também tenho everdrive e aparelhos para fazer a maioria dos jogos do console...
fora os cartuchos flash...
Mas não jogo praticamente nada... não tenho tempo...
Quando vou jogar uso emulador... pra mim está ótimo... e tem save pra continuar depois (meu everdrive também tem, mas mesmo assim prefiro emulador).
Uso os consoles mais para aprender eletrônica...
Normalmente só compro algum cartucho se for uma oportunidade muito grande ou se ele tiver algo de estranho em termos de eletrônica.
To na mesma vibe cetics, depois que comecei com isso de programar jogos, no meu tempo livre eu quero é ir pro meio do mato tomar chá ou café.
As vezes vou assistir vhs no tubao pra sair da frente do pc ou da tv digital
Quando jogo por entretenimento (e nao testes), raramente uso os consoles, tenho 16 consoles e uns 60 jogos diversos aqui(DC, saturn, ps1, mega, nes, snes,master,pc engine, game gear,n64 e sega cd).
O emulador me satisfaz, hoje em dia emulador no pc é pra alguns consoles eh perfeito e pra outros eh aceitável, joguei um dia desses ua hack de cdz dublado com os dubladores originais num emulador de ps2 e tava ótimo.
To querendo jogar ps3, mas vou olhar os emuladores e preços, bem provavel q fique nos emu.
Comecei a jogar pokemon e uns games de switch no emulador tbm o resultado é ótimo tbm.
 
Ultima Edição:

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
Hoje em dia jogo muito mais no emulador, em hardware original costumo jogar mais nos meus portáteis mas ainda sim tbm vou de emulador, o preço dos jogos retro subiram demais, putz tão enfiando a faca ate no Mario 64 como se ele fosse um jogo raro kkkkk. Emulador é muito prático, inúmeros jogos a fácil alcance e ainda com save e melhorias, jogar no console original e segurar o cartucho é uma sensação muito boa, mas tbm tem que saber que esses hardware de 20, 30 anos atrás um dia vão dar defeito.
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.498
Reações
12.713
Pontos
1.634
Desisti faz tempo.

Bem ainda estou com meu SNES de 1995 comigo funcionando mas sem game.
Master system 2 na caixa que ganhei, mas precisa de reparo.
Tenho um mega drive que peguei por 80 reais ( funciona sega cd) nele
Quando vejo os valores... broxo.
Retro to indo de kombo, controle Ipega + celular. To curtindo. Arcade mame e neo geo esta TOP!!!!!!!!!!!
Acho...que no final do ano pego uma tv de tubo 21'' para jogar o play 2 de boa. e quem sabe ano que vem pego um Wiii para emulação.

Sobre os consoles que tenho, bem quem sabe um dia pego um everdrive ou qualquer cartucho chines com mulitgames
 
Ultima Edição:

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.798
Reações
6.839
Pontos
694
Retrogaming é uma coisa, colecionismo é outra totalmente diferente.
Hoje dá tranquilo para os puristas que gostam de consoles curtirem sem gastar um rim quanto para a galera que curte emuladores jogar a praticamente custo zero.
Eu mesmo tenho meus consoles que não abro mão, mas desde que comecei a comprar retro consoles em 2012, nunca foi opção investir em jogos originais, que na época já estavam bem caros, imagina hoje. Consoles de cartuchos hoje é com everdrive, consoles de cds é disco alternativo ou hd.
Fazendo isso não gastei horrores como muitos por aí e consigo curtir meu hobby de boa.


Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Único foda do Brasil que o pessoal confunde jogo bom com raro. Ex. DKC de SNES vendeu milhões, mas no Brasil é raro e caro por ser um jogo bom.
A verdade dolorosa do nosso mercado, jogos como super metroid, superMario e etc.
Crono trigger chega a ser ridiculo ser vendido por 150 a versão japonesa.
Já disse aqui que quando vi repro de cd sendo vendido a financiamento coletivo fechado em grupo de whatsapp por 100pila em pre venda tendo que fechar no minimo 50 unidades pra começar a produzir....eu vi que o mercado tá inflado e perdido. Gente oq mais tem no facada livre eh cd repro vendido como patch em preços absurdos.

O mercado RetroGaymer virou piada
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.815
Reações
16.531
Pontos
803
A verdade dolorosa do nosso mercado, jogos como super metroid, superMario e etc.
Crono trigger chega a ser ridiculo ser vendido por 150 a versão japonesa.
Já disse aqui que quando vi repro de cd sendo vendido a financiamento coletivo fechado em grupo de whatsapp por 100pila em pre venda tendo que fechar no minimo 50 unidades pra começar a produzir....eu vi que o mercado tá inflado e perdido. Gente oq mais tem no facada livre eh cd repro vendido como patch em preços absurdos.

O mercado RetroGaymer virou piada
Eu vi esses CDs ai que um pessoal que tem canal falava, claro sendo patrocinado.
 
Topo Fundo