O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[mbml] Eu odeio estudar

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.064
Reações
11.550
Pontos
1.024
Oi, tudo bem? Esse texto é um desabafo de um analista de TI que tem conseguido viver razoavelmente bem por ter sorte.

Eu odeio estudar. Eu era bom aluno até a sétima série, mas depois desanimei. No segundo colegial, larguei a escola no meio do ano. Por sorte, no ano seguinte eu consegui uma prova de reclassificação, onde entenderam que eu era apto para o terceiro, então terminei o segundo grau sem perder nenhum ano.

Antes de completar 18 anos, um vizinho que trabalhava como gerente de projetos de TI me convidou para um freela, e poucos meses depois eu consegui me destacar o suficiente para entrar no meu primeiro emprego: Analista de Suporte. Trabalhava na empresa CPM Braxis.

Aprendi a trabalhar por lá, fiquei praticamente sete anos na empresa ("praticamente", eu troquei de emprego duas vezes e eles me puxaram de volta depois) por pura curiosidade e por gostar da área. Com o passar dos anos, subi alguns degraus, recebi boas propostas de emprego, cresci profissionalmente dessa forma: Na sorte. Deram a mim a oportunidade de cuidar de um sistema específico, me deram um treinamento e me tornei "pai" deste sistema.

Hoje tenho 26 anos, já larguei três faculdades, o máximo que aguentei foram dois semestres e meio. Trabalho em uma empresa pequena, mas com clientes de grande porte (hoje trabalho na Porto Seguro). Meu salário é de R$3100,00, suficiente pra viver bem solteiro, sem falar nos benefícios: 30 reais por dia de vale combustível agrega muito, principalmente porque não uso ele pra trabalhar, e sim para benefício próprio. A empresa que trabalho possui ótimas oportunidades de crescimento.

Mas o que me assombra é o currículo, e o que terei que fazer quando precisar usá-lo. Eu não tenho interesse em voltar para a faculdade pela quarta vez, não tenho saco para todo o esforço que é necessário.

Talvez eu pense assim por ter conquistado tudo até aqui pela sorte...hei de me foder um dia? Ou será que não? Eu sou bom no que faço, e meu netwoking é muito bom. Já recebi diversos elogios pelo trabalho, já elogiaram meu inglês algumas vezes (que também aprendi sozinho).

Mas não consigo olhar pra tópicos de estudos ou ler sobre a possibilidade de sair do país sem sentir que algo está muito errado no que estou fazendo.

Obrigado por ter lido. Ou não.
 

Hume

Bam-bam-bam
Mensagens
3.321
Reações
9.546
Pontos
314
Acho um saco também, mas morrer pobre é pior, então estudo com a esperança de ter minha independencia um dia
 

DitaParlo

Vamo se beja?
Mensagens
45.797
Reações
44.034
Pontos
1.814
Se você já tem XP comprovada, acho dificil vc se ferrar na vida. O problema é que se tu quiser crescer, ter familia etc vai ter que dar uns pulos, mas se a vida tá OK agora pra vc...
 

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.672
Reações
14.497
Pontos
503
Estudar é uma chatisse mas extremamente necessário

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Estás bem. Com 26 anos eu ganhava menos que ti. Hoje vivo bem, moro em bairro nobre e vou à Europa todo ano (não é para me gabar, mas para te animar). E faço essencialmente o que fazes. Sou um programador, mas fiz especializações em geociências e computação científica, ou seja, tive que estudar, e muito.

E faculdade, tente concluí-la. Fazer uma faculdade é o achievement acadêmico mais difícil de conseguir. Mestrado e doutorado são fáceis (acredite). No mestrado fiz apenas oito matérias (24 créditos). O que pegou foi o pouco tempo para escrever a dissertação (dois anos). O doutorado foi mais fácil ainda. Fiz apenas 4 cadeiras(:klol) e tive 4 longos anos para escrever a tese. Fácil fácil. Com um mestrado ou PhD estampado no currículo, depois só vai enfeitando com cursos de extensão, congressos, artigos publicados, etc.

Foco na faculdade! Conclua-a e depois para fazer um currículo monstro é fácil.
 


Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.743
Reações
13.775
Pontos
803
Tb acho muito chato, mas fazer o que.

Ate que nao tinha problemas nos tempos de escola ate o ensino medio.

Mas hj estudo ciencia da computacao (reta final do curso, so disciplina chata) + aquele lero lero porre de concurso (ppa, loa, administrativo, recursos materiais, etc) e sinceramente os ultimos 6 meses estao sendo os piores que ja tive na vida.
 

malucovisk

Bam-bam-bam
Mensagens
2.011
Reações
3.142
Pontos
293
Estudar num primeiro momento realmente não é algo prazeroso. É preciso um plus, um algo a mais que te motive a estudar, algo que brilhe seus olhos. Quando eu olho pro céu a noite fico assim. Então sei que essa é a minha fonte de inspiração.
Vc não precisa ser feliz, viver feliz. Mas para manter uma rotina de estudo ou a simples vontade de estudo, vc tem de ter uma inspiração.
Mas se lembre, 90% transpiração, 10% inspiração.
 

ZNP

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.438
Reações
5.315
Pontos
1.203
Meu salário é de R$3100,00, suficiente pra viver bem solteiro
Depende muito das condições. Se morar com os pais, beleza. Mas manter uma casa com todas as despesas, incluindo aluguel, com 3k é muito desafiador em qualquer lugar do país. Você vai precisar crescer. Vai ter uma família.

Estudar é chato, mas aprender é estimulante! E provavelmente é uma coisa que você vai fazer a vida toda. Seja aprendendo um idioma estrangeiro, instrumento musical, cozinha...

Pode focar em como aprender uma língua vai te mostrar conteúdo novo, em como você pode economizar fazendo comida gostosa em casa, e por aí vai. Imagine as portas que se abrirão com suas certificações. E o melhor momento de fazer é agora: jovem, solteiro e sem filhos. Depois complica um bocadinho.

Vai fundo!
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
O que mais vale nessa vida é o XP, você com mais de 7 anos de XP em uma área específica, nunca ficará sem emprego.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Ninguém gosta de estudar, principalmente pelo fato de 90% das pessoas trabalharem em algo que não gosta e faz ou por falta de oportunidade ou pela grana em si( nesse caso é correto, pois visa uma garantia financeira).

Infelizmente a vida é totalmente contrária aos nossos sonhos, por isso essa chateação toda.
 

Alpha Genesis

Supra-sumo
Mensagens
728
Reações
1.333
Pontos
173
Depende muito das condições. Se morar com os pais, beleza. Mas manter uma casa com todas as despesas, incluindo aluguel, com 3k é muito desafiador em qualquer lugar do país. Você vai precisar crescer. Vai ter uma família.
Cara, eu não conheço quase ninguém que tenha se aposentado ganhando isso aí. Na verdade eu vou ter que suar pra achar alguém com rendar familiar acima disso aí. Claro que ele tem que crescer, ainda mais sendo jovem, mas alguém que ganha 3k está até bem pra média nacional. Não é tão "desafiador" dependendo de onde more, só não é muito.
 

.Morello

Bam-bam-bam
Mensagens
5.113
Reações
5.454
Pontos
364
Não tenho mais saco pra estudar também. O ensino técnico com carga horária absurda matou meu interesse (embora eu tenha errado ao não cair fora quando deveria).
Mas você tem um salário razoável já. Não acho que você vai ter alguma surpresa negativa, o mais importante você já tem que é experiência.
 
Ultima Edição:

PXN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
363
Reações
948
Pontos
528
Geralmente vejo comentários aqui na OS sobre salários de 3k, 4k não serem suficientes para viver tão bem. Eu sei que não é muito para ser considerado rico, mas na minha opinião dá para viver bem sim, basta ser controlado, ter uma boa educação financeira e tal. (E olha que sou de Brasília :obrigue)

A maior parte das pessoas que conheço (acho que praticamente todos) ganham menos que isso para sustentar a família, algumas casas de parentes com 4 ou 5 pessoas. Não vivem com muito luxo, porém não falta nada e não há aperto. (mas se fossem colocar filhos em escola particular, trocar de carro com frequência e etc., aí a história seria outra)
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Você não faz o que sua mente quer fazer, mas o que ela deve fazer para você conseguir os seus objetivos. Quem entende isso e pratica consegue fazer grandes coisas.

Mais bem explicado por ele:

 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
Me pergunto a mesma coisa.

Como bostas 3k e pouco para um cara simplesmente solteiro é desafiador.

A fama de estagiário de 8k se estende a vários ramos.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
Tambem não gosto de estudar, mas fazer o que né, só assim pra se qualificar em algo para ganhar mais.
Esses dias fiz uma enquete aqui na OS perguntando se a pessoa não necessitasse de dinheiro ela iria continuar estudando...
Até que aqui tem bastante nerdões que estudam por prazer

Teve nego que falou que até trabalharia mesmo sem precisar de dinheiro:eek:

http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/tem-enquete-agora-se-você-torna-se-rico-deixaria-de-estudar.441032/page-3#post-13101000
 
Ultima Edição:

Fabu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.456
Reações
752
Pontos
599
Eu também sempre odiei estudar, fechei meu ensino médio pelo ENEM enquanto fazia um curso técnico em eletrônica, e quando entrei na faculdade de Eng elétrica ai que comecei a ser forçado a estudar, está cada período mais foda de conseguir estudar muito conciliando o trampo, mas vou indo.. já cheguei no 7° período, é só manter o foco e se forçar a estudar que consegue.
 

Lukinhacup

Novato
Mensagens
33
Reações
33
Pontos
8
Ninguém gosta, mas é preciso...
Além do mais, se com 3 mil mensais não se vive, a maioria da população é infeliz, porque raras são as pessoas que conheço que ganha mais que isso...
 

tela_azul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
806
Reações
1.622
Pontos
824
Cara as vezes eu vejo o pessoal aqui falando sobre dinheiro e penso que minha familia sempre foi pobre, apesar de nunca ter faltado nada nem pra mim, nem pra minha irmã e nem pra ninguem aqui em casa, engraçado, mas o sentimento é real huahua
 

Lukinhacup

Novato
Mensagens
33
Reações
33
Pontos
8
Cara as vezes eu vejo o pessoal aqui falando sobre dinheiro e penso que minha familia sempre foi pobre, apesar de nunca ter faltado nada nem pra mim, nem pra minha irmã e nem pra ninguem aqui em casa, engraçado, mas o sentimento é real huahua
Somos dois kkkkk
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.918
Pontos
1.444
Tenta aproveitar as matérias já feitas pra um curso na área de TI de curta duração, na UNIP por exemplo, são 2 anos de curso... se já tem várias matérias pode terminar em 1 ano mais ou menos o curso. Ou pode fazer online tb, se vc for um cara inteligente, vai gastar pouco tempo em casa e não precisa aguentar aulas intermináveis.
 

find

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.399
Reações
6.124
Pontos
1.294
Vai tomar no c*!
Tenho graduação e mestrado e não consigo emprego, estou desempregado.

Tapatalk.
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Adoro estudar. Mas matérias da minha área: direito imobiliário.

Infelizmente é sim uma profissão que está hiper saturada no mercado, mas gosto muito dela. Infelizmente ganho muito pouco atualmente e pretendo tentar a magistratura estadual ou mesmo a defensoria pública, por necessidade financeira. Tenho uma namorada e pretendo noivar com ela, mas sem estabilidade financeira não tem como.

Como mencionei em outro tópico, vou ver sobre a possibilidade de imigrar para outro país... Mas na minha área é difícil. Estudar é uma constante, seja qual for a opção que escolha.

Um dia também vou tentar um canal no YouTube. Vai que cola. Lol

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk
 

ZNP

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.438
Reações
5.315
Pontos
1.203
Cara, eu não conheço quase ninguém que tenha se aposentado ganhando isso aí. Na verdade eu vou ter que suar pra achar alguém com rendar familiar acima disso aí. Claro que ele tem que crescer, ainda mais sendo jovem, mas alguém que ganha 3k está até bem pra média nacional. Não é tão "desafiador" dependendo de onde more, só não é muito.
Se aposentar ganhando isso, provavelmente só pelo INSS, e não vai ser muito mesmo. Mas se você fizer o que todo mundo faz, vai ter o que todo mundo tem. E ele não quer isso. A começar pelo cerne da questão, que é fazer ou não a faculdade.

Se comparar com a média nacional para profissionais de TI, considerando o salário dele como 3k líquidos, sem nenhum desconto ou imposto, ele está acima da média para TI, que é de R$2.679. Mas abaixo da média salarial de BSB (já que você mencionou), que é de R$3.550 para profissionais com diploma universitário. Então, a posição na empresa é boa, já que ele está por volta da média sem o diploma.

Acontece que média nacional não tem nada a ver com a questão, já que a porcentagem de pessoas com nível superior no Brasil fica entre 3,6% a 11,7% (excluindo o DF - que é de 17,5%) dependendo do estado.

Um aluguel de 1,5k não é nada ambicioso (na verdade, a média na cidade de São Paulo era 2,4k em janeiro e ao longo do ano subiu menos que a inflação). O mesmo pode ser dito de BSB, a menos que ele more num kitchenette.

IPTU (~50), condomínio (100~250) - depende de portaria, garagem, elevador, etc, eletricidade (uns 50~70 pra um solteiro), internet (uns 70 num plano bom). Sem TV, telefone e celular. Mercado prum cara sozinho vai uns 300, se cozinhar em casa. Mais uns 150 de passagem - só ida e volta, dias úteis.

Você vai dizer que estou citando valores altos (o que pode depender do lugar e condição), mas o OP está preocupado com o crescimento, não em ser o próximo Bear Grylls.

Até aí, uns 2300 (uma média dos valores acima, pra que eu não seja acusado de ser parcial). Sem contar nenhum gasto com carro, TV, telefone, celular, saídas/balada/bar, comida fora/lanche, roupas, reparos domésticos, cursos, livros/jornais/revistas, academia, plano de saúde, dentista.

E o pior: não conta a faculdade. Que é claro, pode ser pública, mas se preparar para uma univ pública trabalhando é mais um desafio. Não é impossível, mas com certeza não é uma facilidade.

Meu ponto é que existe uma forte correlação entre nível de escolaridade e rendimentos: O rendimento-hora do grupo mais escolarizado da população ocupada equivale a 4,5 vezes o rendimento-hora das pessoas com até quatro anos de estudo.

Em Santa Catarina, por exemplo, cerca de 80% das pessoas que recebem mais de dez salários mínimos têm onze ou mais anos de estudo. (dados do PNAD/IBGE)

Assim, o OP pode ter uma expectativa de ganhos nos rendimentos com o avanço da escolaridade. É um investimento baseado em dados estatísticos. Ele ainda pode estar entre os 20% de SC que ganham mais de 10 salários mínimos, mas estará contra as probabilidades.

E é como disseram acima: tem gente bem qualificada sem trabalho. Dizer que a solução é não perder tempo se qualificando é como falar que boa parte dos acidentes de carro é causada por pessoas que beberam água!

Em 2015, 1,5 milhão de pessoas perderam o emprego. Estamos entrando numa crise. É melhor ter mais recursos do que menos.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
to na segunda faculdade e to só fazendo pra nao ser assistente o resto da vida
ciencia da computação é um cu, minha faculdade outra b*sta e os professores mal ensinam, só querem saber de deixar aluno de DP pra faturar
pra dizer a vdd nao aprendo quase nda que nao poderia aprender online, a galera é legal e tal, mas isso desanima, é um cu mesmo ir todo dia nessa m**** e ainda morrer uma grana
se pudesse teria comprado o diploma

mas pretendo fazer essa e pronto, no maximo uma pos e nunca mais pisar em faculdade

no meu atual estagio, eu vejo futuro e ja tneho algumas conexoes, tem pessoas com menos curriculo que o meu e em boas posições, logo, posso me estabilizar na posição que quero daqui um tempo
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Acabei a faculdade logo após o curso técnico em química e percebi que chega um momento na carreira de todo mundo: você tem muito conhecimento teórico e pouca experiência ou o contrário. Ter pouco de um dos dois eventualmente limita sua ascensão em qualquer carreira.

Estou no primeiro caso e por isso decidi me afastar do meio acadêmico, trabalhar uns bons anos, ficar estável e quando der volto pra um mestrado profissional e quem sabe um doutorado.
Falando por mim, apenas estudar e viver de bolsa está começando a me fazer mal, tenho muito o que contribuir pra Química brasileira.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.171
Reações
80.785
Pontos
1.559
Você tem xp de anos e comprovado, logo acho difícil você passar aperreio.
 

Gary Oak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.913
Reações
3.179
Pontos
303
A galera esquece que ele é da area de IT experiênia nessa area costuma não contar tanta coisa quanto em outras area, já que se você quiser trabalhar numa empresa competitiva vai ter que se atualizar constantemente.
 
Topo Fundo