O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[MBML] "Fobia" Social

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Queridos tetudos aqui do fórum.
Tô escrevendo aqui pq tô pensativo hoje, com relação a alguns problemas e achei que uma opinião de alguém de fora poderia oferecer alguns insights úteis.

TLDR: Como não me sentir mal (do tipo querer correr pras colinas, ficar num estado em que alguém poderia estar me perguntando "você quer que eu fatie seu pinto como se fosse um salame enquanto você assiste?" em vez de "você quer ir na festa do fulano comigo?") em eventos "sociais" como churrascos, festas, baladas e afins?

Sem mais delongas, vamos ao caso.
Sou meio forever alone, como umas ppk ocasionalmente, mas sempre nada sério, só transar e cada um pro seu lado. E não sou muito de sair, não sei dizer exatamente o pq. Por mto tempo achei que era por não gostar, hoje já acho que talvez seja outra coisa. O fato é que só de alguém falar em bar/balada já me deixa querendo correr para as colinas, bem ansioso, nervoso, me sentindo mto mal. Desde a adolescência que sou assim. Vez ou outra, vencida essa sensação ruim inicial, acabo me divertindo. Curioso que no trabalho, saio para almoçar com vários colegas, rolam altas conversas, me divirto e sempre agito outros almoços. é a exceção a minha regra, um evento "social" que gosto. E com as mesmas pessoas, pra sair a noite, em barzinho, eu já travo e invento motivo pra não ir.
Outras vezes (a maioria), fico o rolê todo querendo morrer. Não sei se dá pra chamar de fobia social, coloquei no titulo pq ser antisocial parece menosprezar a situação.
Isso é algo que sempre me prejudicou bastante. Sempre meio que me senti um ET perto de pessoas que gostam dessas coisas, pq na minha experiência é muito dificil achar pessoas que não gostem disso, e consequentemente, meu circulo social fica bem diminuto. Mas adaptei meu jeito de viver pra não ter que lidar com isso. Meu lazer é jogar, ler, ficar no PC e netflix. moro sozinho, não saio muito (e quando saio, é tipo restaurante com um ou dois amigos, nada sequer parecido com festa).

Algumas coisas que acho que podem ter um papel relevante nesse meu comportamento são o fato de ter problemas de alcoolismo na familia, meus pais terem trabalhado com festas por um bom periodo (em que eu tinha entre 10 e 13 anos), e eu sempre atrelar festa com eles longe de casa, ou então comigo preso em casa (algumas aconteciam em casa, e eu ficava com preguiça de me vestir pra festa pra poder sair.)

Não muito tempo atrás encontrei uma garota mto gente boa. E depois de muitos anos nessa de só comer, decidi quebrar a regra e tô vendo ela já tem uns meses. Adora a guria como pessoa, acho ela inteligente e acho o corpo dela maravilhoso. É um combo completo.
Mas estamos numa pandemia, e com tudo fechado, ela estava mais quietinha em casa. O que condiz comigo. Então esse comecinho foi bem fácil, deu pra conhecer ela bem e eu já sabia que quando as coisas mudassem, isso seria um problema que eu teria que enfrentar.
Com a retomada ganhando força, as coisas abrindo e ela voltando a trabalhar presencial, ela está de volta a algo mais similar a vida normal dela. Nada muito fora do normal, festas, churrasco com amigos, balada ocasionalmente...
E eu sempre escolho ficar em casa, e não acompanhar. Mas nessas horas sinto uma sensação ruim, estranha que não sei descrever. Não é ciumes, pq confio nela e n fico imaginando ela com outros nem nada assim. Acho que é inveja, mas não tenho certeza. E não sei bem de que. Não das festas, baladas e churrascos em si. Disso eu tenho certeza. Mas acho que é ciumes dela conseguir se divertir nessas situações. Enfim, somando a isso, fico com a sensação de que tem uma parte grande da vida dela que eu não consigo fazer parte, pq me recuso sempre que ela convida.
Pois bem, desde que conheci ela, decidi que era a hora de tentar resolver esse meu problema. tentar vencer essa resistencia e achar um jeito de não me sentir mal nessas ocasiões. Tenho tentado, me forçando pouco a pouco, e ela é super boazinha e companheira, o que ajuda bastante - pois sabe bem dessa situação toda e não me cobra de acompanhar ela - e eu, por minha vez, não cobro dela deixar de sair (não foi algo negociado. eu só não acho justo cobrar de alguém mudar algo que a pessoa gosta de fazer por um relacionamento - no meu caso, quero mudar pq é algo que me faz mal já desde antes, e ela nunca pediu nada do tipo de mim).

A questão é que apesar de ter notado melhoras, acho que elas estão meio lentas demais. E imagino que num fórum como esse, talvez alguns tetas já tenham passado por experiências similares.
Ai fica a questão: o que fizeram para melhorar? ou, se não melhoraram, o que fizeram que NÃO funcionou?

Quem quiser zoar, pode zoar também. Mas zoem com moderação :klolz
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.886
Reações
27.904
Pontos
1.444
Cara, parece que está tudo normal. Vc tá de boa, sabe o que vc curte, arrumou uma mina... vai ficar foda de acompanhar, se vc não curte dar um rolê. Tá arriscado a mina querer cair fora tb... mas se ela achar que vc é antissocial demais pra ela, é melhor que ela termine mesmo, para bem dos dois.
Se vc quer mudar por vc mesmo, tudo bem, pode até tentar. Mas não mude pelos outros.
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.128
Reações
8.123
Pontos
453
Acho que, em primeiro lugar, a pessoa tem que saber diferenciar se não gosta de frequentar tais lugares por ter certo grau de timidez ou por que, simplesmente, é uma pessoa mais reservada e caseira. Parece que existe toda uma pressão social, ditando o que as pessoas devem fazer, principalmente no final de semana, para se sentir feliz; o que é uma grande bobagem.
 
Ultima Edição:

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Cara, parece que está tudo normal. Vc tá de boa, sabe o que vc curte, arrumou uma mina... vai ficar foda de acompanhar, se vc não curte dar um rolê. Tá arriscado a mina querer cair fora tb... mas se ela achar que vc é antissocial demais pra ela, é melhor que ela termine mesmo, para bem dos dois.
Se vc quer mudar por vc mesmo, tudo bem, pode até tentar. Mas não mude pelos outros.
Não tenho a menor pretensão de acompanhar sempre, ela tem uma energia que eu n tenho não haha. Mas essa sensação horrorosa só com a menção de sair, atrapalha minha vida não é de hoje. É algo que sempre penso em mudar, mas me falta o ímpeto de começar. isso td me pareceu uma boa oportunidade pra criar essa coragem e me dedicar a algo que eu sei que vai demandar um belo esforço.
Acho que, em primeiro lugar, a pessoa tem que saber diferenciar se não gosta de frequentar tais lugares por ter certo grau de timidez ou por que, simplesmente, é uma pessoa mais reservada e caseira. Parece que existe toda uma pressão social, ditando o que as pessoas devem fazer, principalmente no final de semana, para se sentir feliz; o que é uma grande bobagem.
Então, eu concordo bastante com isso da pressão social. Mas não sei diferenciar não. pq eu não gosto de giló, nem por isso eu sinto aquela adrenalina e vontade de correr como se estivessem me assaltando a cada vez que me oferecem giló pra comer, entende? posso não gostar TAMBÉM, mas essa sensação ruim ai, acho que é algo mais.
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.992
Reações
47.724
Pontos
803
Pois bem, desde que conheci ela, decidi que era a hora de tentar resolver esse meu problema. tentar vencer essa resistencia e achar um jeito de não me sentir mal nessas ocasiões. Tenho tentado, me forçando pouco a pouco, e ela é super boazinha e companheira, o que ajuda bastante - pois sabe bem dessa situação toda e não me cobra de acompanhar ela - e eu, por minha vez, não cobro dela deixar de sair (não foi algo negociado. eu só não acho justo cobrar de alguém mudar algo que a pessoa gosta de fazer por um relacionamento - no meu caso, quero mudar pq é algo que me faz mal já desde antes, e ela nunca pediu nada do tipo de mim).

A questão é que apesar de ter notado melhoras, acho que elas estão meio lentas demais. E imagino que num fórum como esse, talvez alguns tetas já tenham passado por experiências similares.
Ai fica a questão: o que fizeram para melhorar? ou, se não melhoraram, o que fizeram que NÃO funcionou?

Quem quiser zoar, pode zoar também. Mas zoem com moderação :klolz
Calma, não vai acontecer nada:
images
 
Ultima Edição:


His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
Eu tenho isso. Qualquer lugar que tenha um número razoável de pessoas, eu fico incomodado. Se for poucas pessoas, não ligo. O que acabei fazendo é me expondo mais a esses ambientes. Eu não gosto, acredito eu, por não saber o que esperar, por ser algo fora do habitual (sou mais de boa, portanto saio pouco).
Seu caso parece ser diferente (pelas infos que você passou). Infelizmente fica difícil te ajudar, porque esse tipo de coisa tem muito a ver com autoconhecimento. Você que tem que saber o que te faz evitar esses tipos de eventos. Pra isso, você vai ter que se expor aos mesmos, não tem jeito. Porém, ao se expor, fica ligado nos sentimentos que vão surgindo, quando piora, o que fez piorar, quando melhora etc.

Na minha opinião, se algo te incomoda é porque você tem que trabalhar ele. Boa sorte aí e sucesso no seu relacionamento.
 

Pouca ideia

Bam-bam-bam
Mensagens
1.522
Reações
5.242
Pontos
453
Não li esse textão todo não. Mas se vc tem medo de sair pra balada/bar etc. você só perderá o medo indo. "Ah, mas eu já fui e não deu certo, não gostei" então não é fobia nem nada, é que vc não curte mesmo.

Existe outros lugares para sair e se divertir, pizzaria, cinema, acampamento, trilha e outras infinidades de coisa. Já que vc ñ curte balada, proponha outros lugares pra ir com a turma.
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
Cara, parece que esta tudo normal no seu relato...

Eu penso que tive "fobia social" na minha adolescência, entre os meus 11 e 15 anos, eu só ia para escola e ficava no computador o dia todo, não conseguia sair na rua, quando eu saia, me corpo todo "pinicava", me sentia muito mal, um stresse muito grande. Nesse período não me relacionei com meninas, fui dar o primeiro beijo de língua com 16 anos, só a partir daí que começou a melhorar essa fobia, quando entrei no ensino médio.
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.992
Reações
47.724
Pontos
803
Cara, parece que esta tudo normal no seu relato...

Eu penso que tive "fobia social" na minha adolescência, entre os meus 11 e 15 anos, eu só ia para escola e ficava no computador o dia todo, não conseguia sair na rua, quando eu saia, me corpo todo "pinicava", me sentia muito mal, um stresse muito grande. Nesse período não me relacionei com meninas, fui dar o primeiro beijo de língua com 16 anos, só a partir daí que começou a melhorar essa fobia, quando entrei no ensino médio.
Ele está preocupado com a ficante dele.
Ela está saindo, rindo e sendo feliz
:coolface:coolface
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.305
Reações
45.792
Pontos
803
Cara é normal, se você socializa logo não é antisocial.
O que você não é chegado é em convenções sociais e eu também não sou, até porque não tenho tempo pra isso, então é só uma característica da sua personalidade.
Fica de boa e curte a vida.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.190
Reações
172.342
Pontos
2.599
Você precisa escolher o que gosta ou não. Tem que ter clareza se gosta ou não de sair, se gosta ou não de estar com pessoas ao redor.

Gostaria de estar em tal lugar mas não está? Ou, por exemplo, gostaria de ser diferente e estar lá como fulano está e isso te causa inveja?
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Eu tenho um tio sociofóbico de 43 anos.

Foda aguentar.
Que tipo de coisa ele apronta? dá uns exemplos ai pra ter noção de quão perto (ou não) eu tô disso ai haha
Você precisa escolher o que gosta ou não. Tem que ter clareza se gosta ou não de sair, se gosta ou não de estar com pessoas ao redor.

Gostaria de estar em tal lugar mas não está? Ou, por exemplo, gostaria de ser diferente e estar lá como fulano está e isso te causa inveja?
Então, eu não quero estar nesses lugares. Mas eu quero querer estar, entende a diferença? Acho que minha vida seria muito mais fácil e bem aproveitada se eu aprendesse a gostar dessas coisas.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.190
Reações
172.342
Pontos
2.599
Então, eu não quero estar nesses lugares. Mas eu quero querer estar, entende a diferença? Acho que minha vida seria muito mais fácil e bem aproveitada se eu aprendesse a gostar dessas coisas.
Talvez fosse o contrário. Você poderia ser uma pessoa que estaria nesse meio e aparentemente gostaria dele, porém começando a notar que é chato, cansativo e que gostaria de paz e sossego de boas. Talvez tenha só faltado para você um pouquinho de experiência quanto isso quando ainda era jovem para vivenciar e curtir um pouco e depois desencanar.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Virgem aos 43, semianalfabeto, nenhum estudo, desempregado há 4 anos, racista, discurso de ódio sobre praticamente tudo. Odeia a vida.
é, disso ai eu só compartilho do ódio pela vida msm haha
Talvez fosse o contrário. Você poderia ser uma pessoa que estaria nesse meio e aparentemente gostaria dele, porém começando a notar que é chato, cansativo e que gostaria de paz e sossego de boas. Talvez tenha só faltado para você um pouquinho de experiência quanto isso quando ainda era jovem para vivenciar e curtir um pouco e depois desencanar.
Pode ser. talvez o melhor caminho seja fazer minha paz com o fato de não ser dos rolês mesmo. Resta saber como, pq me incomoda não gostar haha. Mais que isso, me incomoda que a sensação seja tão ruim ao ponto de eu fugir desse tipo de situação msm quando é aniversário de familiar e tal.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.190
Reações
172.342
Pontos
2.599
Pode ser. talvez o melhor caminho seja fazer minha paz com o fato de não ser dos rolês mesmo. Resta saber como, pq me incomoda não gostar haha. Mais que isso, me incomoda que a sensação seja tão ruim ao ponto de eu fugir desse tipo de situação msm quando é aniversário de familiar e tal.
Mas aí é aquilo, mesmo que seja aniversário de familiar: você fica chateado porque queria ir e não foi ou porque as pessoas ali pensam "puxa vida, ele não veio"? Tem que estar bem consigo mesmo. Não há nada de errado em não ter vontade e não querer estar em tais lugares, assim como não há nada de errado para uma pessoa que quer ir.
 

AngelizRiPPiN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.152
Reações
2.268
Pontos
739
Eu acho que você não deve tentar se encaixar em um contexto que talvez você não goste só pq outras pessoas acham isso o normal.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.840
Reações
230.079
Pontos
2.529
Finge que está indo sempre para um almoço.

E é sempre bom um barzinho, uma conversa de amigos e roda de pagode

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Finge que está indo sempre para um almoço.

E é sempre bom um barzinho, uma conversa de amigos e roda de pagode

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
pensei nisso, acho que pode ser um caminho. só preciso descobrir como operacionalizar. vamos ver.
é foda, até pra coisas bestas eu dou uma travada. Tipo, a amiga dela na sala e ela querendo ir pro quarto transar. Eu travo. Consigo fazer, mas não extraio prazer nenhum da experiência, fico tenso demais pra isso.
Depois do cu timido, vem ai o pau timido :klol:facepalm
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Algumas coisas que acho que podem ter um papel relevante nesse meu comportamento são o fato de ter problemas de alcoolismo na familia, meus pais terem trabalhado com festas por um bom periodo (em que eu tinha entre 10 e 13 anos), e eu sempre atrelar festa com eles longe de casa, ou então comigo preso em casa (algumas aconteciam em casa, e eu ficava com preguiça de me vestir pra festa pra poder sair.)


aqui tá o problema
vc está se prendendo a coisas do passado e essas coisas do passado estão interferindo seu eu de agora.

Na real, vc acha que isto tem um impacto sério na sua vida? Do tipo, nossa meus pais me prendiam e eu sofro até hoje com isto pq se eles não me prendessem eu iria ser mlk piranha que ia pra baladas?
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.929
Pontos
503
Não gosto de sair pro bar nem balada, então nem preocupo com isso.

Prefiro um ambiente sossegado, tipo uma pizzaria e sorveteria quando eu tenho um encontro ocasional.



Você deveria parar de problematizar e viver o presente fazendo a coisa certa que é não encher a cara a toa para depois morrer igual seu Francisco, que foi morto injustamente num bar.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
porra povo, vcs são foda hahaha.
Fui ficar uns dias na casa dela, tentando me enturmar com os amigos dela. Pior que alguns são bem gente boa. até consegui ficar confortável. Apesar de ter feito m**** e quebrado um negócio haha. Bizarro que eu fico mais tranquilo com coisas que geralmente o povo acha mais tensas haha. Exemplo clássico é passar aquele fax na casa do crush né haha. Acho isso mais de boa que sair pra festa, mil vezes mais de boa.
De verdade, não vejo a hora dessa engenharia genética avançar pra eu conseguir ser como eu quero ser haha, apertar um botãozinho e virar sociável haha.
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.992
Reações
47.724
Pontos
803
porra povo, vcs são foda hahaha.
Fui ficar uns dias na casa dela, tentando me enturmar com os amigos dela. Pior que alguns são bem gente boa. até consegui ficar confortável. Apesar de ter feito m**** e quebrado um negócio haha. Bizarro que eu fico mais tranquilo com coisas que geralmente o povo acha mais tensas haha. Exemplo clássico é passar aquele fax na casa do crush né haha. Acho isso mais de boa que sair pra festa, mil vezes mais de boa.
De verdade, não vejo a hora dessa engenharia genética avançar pra eu conseguir ser como eu quero ser haha, apertar um botãozinho e virar sociável haha.
Toma cuidado pra não nascer um filho logo
:kkk:kkk
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Não faz sentido. Transar exige intimidade. Como alguém com fobia social consegue isso?
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.128
Reações
8.123
Pontos
453
Não faz sentido. Transar exige intimidade. Como alguém com fobia social consegue isso?

Transtorno de ansiedade social, também conhecido como fobia social, abrange o medo demasiado de certas situações, especialmente as situações nas quais a pessoa não está acostumada a viver no seu dia a dia ou quando sente que vai ser observada e/ou analisada por outras pessoas. Estas situações sociais podem ser tão assustadoras que a pessoa fica ansiosa só de pensar sobre o assunto e não mede esforços pra evitá-la.

Para algumas pessoas a fobia social é um problema apenas em determinadas situações. Essas pessoas sofrem somente em situações específicas, como falar com estranhos, comer em restaurantes ou ir a uma festa. Enquanto outras possuem os sintomas em qualquer situação. Essa é uma condição conhecida como transtorno de ansiedade social generalizada.
 
Topo Fundo