O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[+MBML][+MOOC][+Profissão] Relato: CS50's Introduction to Game Development

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
@Nargwya

No final do ano passado, relatei aqui na pasta, no tópico: E esses cursos de jogos digitais? Valem a pena?

Estou terminando um mooc da EDX de jogos (o projeto final ta dando um trabalho do cacete), e logo logo - final de novembro - criarei um tópico falando da minha experiência.

Pois bem, disse que ia criar no final do Novembro, mas aconteceram coisas inesperadas e eu estava numa rotina de estudos bem puxada, sei que fiquei devendo. Antes de dizer para o que me serviu profissionalmente, vou descrever o que passei por esse MOOC em específico:


Introdução
Para quem não sabe, EDX é uma plataforma de educação e aprendizado fundada pela Harvard e MIT. Possuem diversos cursos, com ênfase maior em tecnologia e computação. Com uma conta criada, você consegue acessar o material atualizado da maioria dos cursos. Então, mesmo que você não esteja interessado em conseguir um certificado, dá para aprender bastante coisa simplesmente "garimpando" os cursos que permitem isso. O MOOC (CS50's Introduction to Game Development) que falarei pelo resto do tópico permite isso. Os certificados, a depender do curso, custam pelo menos 50 Trumps.

Alguns cursos fazem parte de um pacotão - muito parecido com a funcionalidade de "coleções" de um jogo da steam com workbench - e estão, de alguma forma, relacionados. O que eu fiz faz parte do pacote CS50 de introdução a ciência da computação, oferecido pela própria detentora da plataforma educacional, a Harvard. Sou graduado em C.C pela USP, então, obviamente, inscrevi no único curso que me interessava desse pacote: CS50's Introduction to Game Development.

Para finalizar, enquanto eu adorei esse curso e foi útil para mim profissionalmente, não recomendo sair por aí pegando cursos e obtendo certificados da área que te interessa, pois, a meu ver, isso é simplesmente inútil. Além de sair caro, certificados só servem para algo se você consegue mostrar o resultado final desse curso facilmente no seu currículo. Eu tinha me interessado por outros dos cursos, mas se tratavam apenas de responder de testes, então simplesmente só vasculhei o material - que nem era la essas coisas. Fique de olho também na qualidade dos cursos, não se guie apenas pelo nome da instituição: como eu falei, quando você está garimpando, dá para ver clara diferença entre um curso muito bem preparado com objetivos pensados, enquanto o outro se apoia demais em vídeos e responder perguntas.


CS50's Introduction to Game Development
Requisitos: Antes de mais nada, o curso assume que você já tem uma certa experiência como programador. Nem pense em fazê-lo se ainda não tem a menor ideia do que significa estrutura de dados como pilha ou fila, ou programação orientada a objetos. Além disso, é necessário ter um PC ou notebook minimamente decente pois existe uma tarefa a ser feita, no final, que necessita da Unity. Ademais, apesar de não ser um requisito, é interessante possuir experiência com uma linguagem script como python, já que boa parte do curso usa Lua por conta da engine LOVE.

Aulas: Cada aula é uma proposta de um jogo diferente, é em vídeo e com quase 2 horas de duração, começando pela mais simples, pong, e depois vai avançando por jogos icônicos como super mario bros, pokemón, etc... cada um toca em conceitos necessários a medida que a complexidade do jogo avança, como animação, spritesheet, etc...

Entrega: Ao final de cada aula, deve-se fazer os "Assignments" - implementação de novas coisas no jogo ao modificar o código fonte - e o projeto final. TODOS precisam de um vídeo seu, de 5 min, mostrando e explicando, em inglês, o que você fez. A entrega dos arquivos é feita por um branch no github e o vídeo é hospedado no youtube. O projeto final, como o próprio nome induz, é um jogo feito por você para ser rodado na LOVE ou UNITY. Você pode - e deve - reaproveitar código e sprites para facilitar sua vida a depender da proposta do seu jogo, mas boa parte do código deve ser feito a mão.

O curso foi muito bom de uma maneira geral, e recomendo para quem é programador e quer dar o primeiro passo, seja por hobby ou profissionalmente, para o desenvolvimento de jogos. Só faço duas observações: não existe limite de tempo de entrega, e uma vez que você entregou tudo, é só pedir para ser avaliado. Para quem queria o certificado, Tenho sentimentos mistos quanto a isso, num primeiro momento achei que fosse várzea, mas depois do trabalho que eu tive para fazer esse projeto final - um clone do bomberman na LOVE - não chio mais tanto assim.
A segunda, sendo a minha maior crítica, fica como um alerta: minha entrega demorou 3 MESES para ter um feedback. Entreguei em finalzinho de 2018, e só recebi uma resposta em março, quase em abril. Então, não espere uma resposta rápida!

Conclusão
Após a conclusão desse curso e na obtenção desse certificado. No final, hospedei o projeto final no meu github e criei um readme decente para quem quiser instalar e jogar, além do vídeo de demonstração (reaproveitado da entrega).

A pergunta final, e que provavelmente muitos se indagam ao fazer esses cursos online: Fez diferença?
No meu caso, posso dizer que SIM.

Bom, ai Lá para abril ou maio desse ano, um pouco depois da obtenção do certificado, vi que abriu a inscrição para o mestrado em uma federal, com orientação com áreas em "Jogos digitais" e "Jogos Sérios". Depois de feita a prova de seleção em julho, no mesmo mês, fui convidado para uma entrevista por um dos docentes que trabalham nessa área. Advinha sobre o que precisei explicar?

Foi quase uma hora e meia de entrevista, e a maior parte do tempo, foi sobre falar desse projeto e o curso que fiz. Confesso que nem vi a hora passar.
Graças a esse curso, nesse dia eu basicamente garanti minha orientação e na área que gosto. Só estava esperando sair o resultado oficial (ontem).

Um pouco fora do assunto, a única notícia ruim disso tudo é que não vou ter bolsa por alguns meses, mas nem esquento a cabeça com isso.


Ficou textão. mas juro que tentei ser o mais objetivo possível... :kclassic
 
Topo Fundo