O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[MBML] Seja um belo de um filho de uma batuta no mundo business

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.049
Reações
15.547
Pontos
1.139
Galera, vou compartilhar uma situação que me aconteceu recentemente. O objetivo é apenas desabafar um pouco todo esse emputecimento que a situação me causou, e compartilhar um pouco da minha experiência com vocês.

Eu já falei em alguns tópicos aqui, eu trabalho com marketing digital desde 2009, quando tudo o que se tinha nesse segmento no Brasil era "mato". Busquei demais me especializar, pois nessa área é fácil demais achar "zé oreia" que diz que manja pra c***lho, mas que no fim das contas não manja porra nenhuma. Inclusive, isso é o que mais me desanima nessa área... é muito comum você chegar numa empresa, oferecer seus serviços e ouvir "já tentei isso na minha empresa, não funciona", e descobre depois que foi um "zé oreia" que chegou falando "coloca R$ 1.000 em Google Ads que você vai estourar de vender, eu faço pra vc, R$ 200" o causador da estratégia mal feita.

Enfim. 11 anos me especializando, construí alguns cases pessoais, dos quais me orgulho bastante. Mas eu sempre fui um péssimo business man. Não sei me vender, caras. Principalmente naqueles momentos de aperto financeiro, eu estupro o valor que eu acho que mereço, jogo lá pra baixo, com medo das empresas me dizerem "não". E ainda assim, muitas delas seguem dizendo "não". É frustrante pra c***lho, mas é algo que agora vou passar a buscar melhorar - identificar o problema é o primeiro passo pra resolvê-lo.

Mas recentemente passei por uma situação mega desagradável. Uma empresa de médio/grande porte me procurou, por indicação. Eles têm um put* serviço, mas não sabem vender. Fazem cold call até hoje ("cold call", pra quem não sabe, é pegar uma lista de empresas, com as quais você nunca teve contato na vida, e sair ligando uma a uma, oferecendo seus serviços), e estavam buscando uma melhoria no processo de vendas, apostando no marketing digital.

Fiz um planejamento foda de um ano. Desenhei um começo, meio e fim. Apresentei pros caras. Criei coragem e enfiei a faca pela primeira vez na vida, cobrei 100% daquilo que achava que merecia. Meu caraleo, como foi legal ouvir um "show de bola, Pseudim! Vamos fechar com você!".

Mas... a gente já teve uma experiência ruim aqui dentro com marketing digital, você pode detalhar em um documento tudo o que fará ao longo desse ano, o que será sua responsabilidade, e o que será nossa responsabilidade, para que tenhamos condições de fazer um bom acompanhamento do andamento de tudo?"

Eu, otário, crente que a conta tava no papo, fiz isso, e entreguei pra eles, como solicitado. Resultado: pegaram minha estratégia detalhadíssima, entregaram na mão de um zé oreia que falou que faria o mesmo por 200 pila. Caras, isso acabou comigo. Aconteceu em uma época de desespero financeiro, uma porrada de coisa ruim acontecendo na minha vida ao mesmo tempo, me senti um cachorro sarnento e magro sendo chutado da lata de lixo. Essa sacanagem rolou em Março, e eu sabia que ia ser questão de tempo pra voltarem, dizendo que não deu certo e que queriam me chamar de volta pra uma conversa. Pois bem, isso aconteceu hoje, 27/07/2020. Querem que eu vá lá essa semana com uma nova proposta.

Meu cu que eu vou. Pensei em chegar lá cobrando o dobro do que eu havia cobrado na primeira vez, mas como dizia meu falecido avô: malandro nunca deixa de ser malandro. Esse cara VAI me incomodar, e eu - apesar de precisar muito da $ - estou priorizando minha paz de espírito. Então f**a-se, de otário não me fazem mais. Mas ficou o aprendizado, nunca entregue nada de mão beijada. Quando o assunto for negócios, nunca confie em ninguém. EM NINGUÉM.
 

Hoitoessinkuentayceiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.410
Reações
4.150
Pontos
964
Solidariedade contigo... infelizmente isso q fizeram é coisa comum, mesmo em grandes empresas. Já vi muito, não é só nesta área. Aprendi isso de forma pesada tbm. Fale muito e mostre pouco, não entregue o "prato feito", mercado é competição, e não tem dó, pilantra sempre sai na frente.
Leva como aprendizado, se fortalece e segue em frente.
 

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.351
Reações
31.465
Pontos
1.319
Sei bem como isso funciona. Sou advogado e não consigo me vender também.
Tenho um bom desempenho na minha área, consigo ótimos resultados. Na hora de cobrar fico preocupado de acharem careiro e pularem fora (e tem gente que se ofende com proposta).
Um broderzão meu tem uma empresa de médio porte pediu pra fazer alguns serviços há uns anos atrás e eu propus de fazermos um contrato fixo, ele negou falando que não tinha demanda suficiente pra manter esta forma de despesa. Nos últimos meses começaram a surgir demandas recorrentes, fui auxiliando ele, até que foi necessário entrar com um processo (bem enjoado). Ele pediu pra eu fazer, mas antes passei o orçamento. Aí ele deu pra trás, disse que tava sem grana e sumiu. Imagino que ele vá procurar uma outra advogada que já trabalhou com ele.

E, cara, vou te dar uma breve consultoria. Juridicamente, eles tão na sua mão.
Se você conseguir comprovar que utilizaram de fato sua proposta (o que imagino que realmente não deva ser difícil) não só é possível processar por um 'descumprimento contratual' (mesmo que não tenha nada assinado), como também pela ótica de propriedade intelectual.
Particularmente, eu iria no cliente, ouviria, daria umas indiretas, e cobraria o dobro ou o triplo do valor, sem dar nenhum aperitivo do que seria feito.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.307
Reações
45.803
Pontos
803
Galera, vou compartilhar uma situação que me aconteceu recentemente. O objetivo é apenas desabafar um pouco todo esse emputecimento que a situação me causou, e compartilhar um pouco da minha experiência com vocês.

Eu já falei em alguns tópicos aqui, eu trabalho com marketing digital desde 2009, quando tudo o que se tinha nesse segmento no Brasil era "mato". Busquei demais me especializar, pois nessa área é fácil demais achar "zé oreia" que diz que manja pra c***lho, mas que no fim das contas não manja porra nenhuma. Inclusive, isso é o que mais me desanima nessa área... é muito comum você chegar numa empresa, oferecer seus serviços e ouvir "já tentei isso na minha empresa, não funciona", e descobre depois que foi um "zé oreia" que chegou falando "coloca R$ 1.000 em Google Ads que você vai estourar de vender, eu faço pra vc, R$ 200" o causador da estratégia mal feita.

Enfim. 11 anos me especializando, construí alguns cases pessoais, dos quais me orgulho bastante. Mas eu sempre fui um péssimo business man. Não sei me vender, caras. Principalmente naqueles momentos de aperto financeiro, eu estupro o valor que eu acho que mereço, jogo lá pra baixo, com medo das empresas me dizerem "não". E ainda assim, muitas delas seguem dizendo "não". É frustrante pra c***lho, mas é algo que agora vou passar a buscar melhorar - identificar o problema é o primeiro passo pra resolvê-lo.

Mas recentemente passei por uma situação mega desagradável. Uma empresa de médio/grande porte me procurou, por indicação. Eles têm um put* serviço, mas não sabem vender. Fazem cold call até hoje ("cold call", pra quem não sabe, é pegar uma lista de empresas, com as quais você nunca teve contato na vida, e sair ligando uma a uma, oferecendo seus serviços), e estavam buscando uma melhoria no processo de vendas, apostando no marketing digital.

Fiz um planejamento foda de um ano. Desenhei um começo, meio e fim. Apresentei pros caras. Criei coragem e enfiei a faca pela primeira vez na vida, cobrei 100% daquilo que achava que merecia. Meu caraleo, como foi legal ouvir um "show de bola, Pseudim! Vamos fechar com você!".

Mas... a gente já teve uma experiência ruim aqui dentro com marketing digital, você pode detalhar em um documento tudo o que fará ao longo desse ano, o que será sua responsabilidade, e o que será nossa responsabilidade, para que tenhamos condições de fazer um bom acompanhamento do andamento de tudo?"

Eu, otário, crente que a conta tava no papo, fiz isso, e entreguei pra eles, como solicitado. Resultado: pegaram minha estratégia detalhadíssima, entregaram na mão de um zé oreia que falou que faria o mesmo por 200 pila. Caras, isso acabou comigo. Aconteceu em uma época de desespero financeiro, uma porrada de coisa ruim acontecendo na minha vida ao mesmo tempo, me senti um cachorro sarnento e magro sendo chutado da lata de lixo. Essa sacanagem rolou em Março, e eu sabia que ia ser questão de tempo pra voltarem, dizendo que não deu certo e que queriam me chamar de volta pra uma conversa. Pois bem, isso aconteceu hoje, 27/07/2020. Querem que eu vá lá essa semana com uma nova proposta.

Meu cu que eu vou. Pensei em chegar lá cobrando o dobro do que eu havia cobrado na primeira vez, mas como dizia meu falecido avô: malandro nunca deixa de ser malandro. Esse cara VAI me incomodar, e eu - apesar de precisar muito da $ - estou priorizando minha paz de espírito. Então f**a-se, de otário não me fazem mais. Mas ficou o aprendizado, nunca entregue nada de mão beijada. Quando o assunto for negócios, nunca confie em ninguém. EM NINGUÉM.
Que empresa filha da poolta, manda tomar no caneco e cobra o dobro mesmo ou o triplo, inventa que vai ter que refazer tudo e coisa e tal e bota pra fudê.

Deixa barato não.
 


Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.760
Reações
134.008
Pontos
2.139
Galera, vou compartilhar uma situação que me aconteceu recentemente. O objetivo é apenas desabafar um pouco todo esse emputecimento que a situação me causou, e compartilhar um pouco da minha experiência com vocês.

Eu já falei em alguns tópicos aqui, eu trabalho com marketing digital desde 2009, quando tudo o que se tinha nesse segmento no Brasil era "mato". Busquei demais me especializar, pois nessa área é fácil demais achar "zé oreia" que diz que manja pra c***lho, mas que no fim das contas não manja porra nenhuma. Inclusive, isso é o que mais me desanima nessa área... é muito comum você chegar numa empresa, oferecer seus serviços e ouvir "já tentei isso na minha empresa, não funciona", e descobre depois que foi um "zé oreia" que chegou falando "coloca R$ 1.000 em Google Ads que você vai estourar de vender, eu faço pra vc, R$ 200" o causador da estratégia mal feita.

Enfim. 11 anos me especializando, construí alguns cases pessoais, dos quais me orgulho bastante. Mas eu sempre fui um péssimo business man. Não sei me vender, caras. Principalmente naqueles momentos de aperto financeiro, eu estupro o valor que eu acho que mereço, jogo lá pra baixo, com medo das empresas me dizerem "não". E ainda assim, muitas delas seguem dizendo "não". É frustrante pra c***lho, mas é algo que agora vou passar a buscar melhorar - identificar o problema é o primeiro passo pra resolvê-lo.

Mas recentemente passei por uma situação mega desagradável. Uma empresa de médio/grande porte me procurou, por indicação. Eles têm um put* serviço, mas não sabem vender. Fazem cold call até hoje ("cold call", pra quem não sabe, é pegar uma lista de empresas, com as quais você nunca teve contato na vida, e sair ligando uma a uma, oferecendo seus serviços), e estavam buscando uma melhoria no processo de vendas, apostando no marketing digital.

Fiz um planejamento foda de um ano. Desenhei um começo, meio e fim. Apresentei pros caras. Criei coragem e enfiei a faca pela primeira vez na vida, cobrei 100% daquilo que achava que merecia. Meu caraleo, como foi legal ouvir um "show de bola, Pseudim! Vamos fechar com você!".

Mas... a gente já teve uma experiência ruim aqui dentro com marketing digital, você pode detalhar em um documento tudo o que fará ao longo desse ano, o que será sua responsabilidade, e o que será nossa responsabilidade, para que tenhamos condições de fazer um bom acompanhamento do andamento de tudo?"

Eu, otário, crente que a conta tava no papo, fiz isso, e entreguei pra eles, como solicitado. Resultado: pegaram minha estratégia detalhadíssima, entregaram na mão de um zé oreia que falou que faria o mesmo por 200 pila. Caras, isso acabou comigo. Aconteceu em uma época de desespero financeiro, uma porrada de coisa ruim acontecendo na minha vida ao mesmo tempo, me senti um cachorro sarnento e magro sendo chutado da lata de lixo. Essa sacanagem rolou em Março, e eu sabia que ia ser questão de tempo pra voltarem, dizendo que não deu certo e que queriam me chamar de volta pra uma conversa. Pois bem, isso aconteceu hoje, 27/07/2020. Querem que eu vá lá essa semana com uma nova proposta.

Meu cu que eu vou. Pensei em chegar lá cobrando o dobro do que eu havia cobrado na primeira vez, mas como dizia meu falecido avô: malandro nunca deixa de ser malandro. Esse cara VAI me incomodar, e eu - apesar de precisar muito da $ - estou priorizando minha paz de espírito. Então f**a-se, de otário não me fazem mais. Mas ficou o aprendizado, nunca entregue nada de mão beijada. Quando o assunto for negócios, nunca confie em ninguém. EM NINGUÉM.

Bro,

protip: o briefing de estratégia só vem depois do contrato assinado e a primeira taxa de implantação na conta.
30 anos de curso, 02. Porra.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.887
Reações
52.146
Pontos
1.564
Cara, pelo que eu entendi você foi juvenil demais, ainda mais sendo tão experiente. Como assim você entrega na mão deles seu trabalho de graça, sem qualquer contrato?

This.
Não que vc ter sido juvenil signifique a empresa está certa, eles estão errados, são os únicos errados nessa história.
Todavia, tudo nessa vida é aprendizado, ao invés de ir com medo de se foder, já deixe claro na proposta que só vai aprofundar mediante contrato de aceite.
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Mensagens
6.823
Reações
17.583
Pontos
353
images

Achei o cara.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.738
Pontos
1.254
Aconteceu algo semelhante com um parente meu que é especializado em web designer e estava fazendo um site para uma cidade daqui de Alagoas (no interior), estava basicamente tudo pronto e o prefeito da cidade chegou para ele (faltando apenas acertar alguns detalhes e o pagamento) e disse:

- Muito bom esses site, com certeza a cidade terá uma visão melhor principalmente para os turistas. Mas.... eu tenho um sobrinho que conhece "essas coisas de computador, de internet" será que você não pode ensiná-lo para te ajudar na manutenção do site?

Meu parente na mesma hora pegou todo o projeto e foi embora, deixou o prefeito sacana na mão, pense num peso nas costas que ele acabou de jogar fora.
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Mensagens
6.823
Reações
17.583
Pontos
353
Aconteceu algo semelhante com um parente meu que é especializado em web designer e estava fazendo um site para uma cidade daqui de Alagoas (no interior), estava basicamente tudo pronto e o prefeito da cidade chegou para ele (faltando apenas acertar alguns detalhes e o pagamento) e disse:

- Muito bom esses site, com certeza a cidade terá uma visão melhor principalmente para os turistas. Mas.... eu tenho um sobrinho que conhece "essas coisas de computador, de internet" será que você não pode ensiná-lo para te ajudar na manutenção do site?

Meu parente na mesma hora pegou todo o projeto e foi embora, deixou o prefeito sacana na mão, pense num peso nas costas que ele acabou de jogar fora.
Achei que vc ia dizer pra bater p*nh*ta.
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Cara, não vou criticar sua atitude digamos, "amadora" porque a m**** está feita e você teve humildade de reconhecer o seu erro e aprendeu uma lição a duras penas.

Mas eu concordo com você em não ir novamente nessa nova conversa, você só vai se estressar e o dono da empresa que fez essa sacanagem com você tem mais é que se foder. Não ajude ele a ganhar mais dinheiro.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Pultaqueoparilson, que situação.

Minha visão:

Primeiro, a culpa não é sua, ninguém tem que ser FDP e você não fez nada errado. A empresa é que foi fdp.
Segundo, o mundo é uma b*sta e o Kowalski tem razão no que disse ali em cima...você não fez nada errado, mas foi juvenil.
Terceiro, Johnzim também tem razão e caberia processo, mas ia dar trabalho, encher o saco, demorar anos porque judiciário brasileiro.

Eu acho que você tem que ir lá sim, porque você é profissional. Se eles não são, azar o deles.
Não baixe o seu valor em um real sequer, ou até aumente mesmo, e se eles pedirem alguma coisa diga que não e diga o motivo, mas sem partir pro pessoal (embora essa parte seja genuinamente complicada).

Vida que segue.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Para pensar em aceitar teriam que pagar pelo seu serviço prestado que roubaram e deram para alguém aplicar. Isso é o mínimo do mínimo. E claro, cobrar 120% a mais do que cobraria pelos futuros serviços.
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Eu no seu caso jogaria o dobro/triplo, dá o migue de que por causa da pandemia os negocios aumentaram muito e agora para encaixar eles no projeto teria que deixar outros e para isso só aumentando o valor.
Se aceitarem profit e não segue o baile.

Cara esse negocio de business man é só "medo", a hora que você perder o medo de ofender alguem, isso passa.
Já neguei cliente, já aceitei receber menos de cliente, já larguei projeto de cliente no meio do caminho por que o cliente era um otario, vida que segue.

As pessoas não se importam com você, não tente ser bonzinho com elas, ou ficar nessa de agradar, cliente bom mesmo não precisa dessas putaria (as vezes tem sim uns jaba, mais na grande maioria isso é bullshit).
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.593
Reações
33.004
Pontos
1.048
@Pseudim
O mundo corporativo é cruel. Não pode dar mole. Mas vai servir de aprendizado.

Pelo seu relato, o que você deveria vender é o "resultado" e não o "processo". Você poderia ter comentado por alto como você conseguiria chegar no resultado, mas o como, o seu know-how, isso tem que ser uma caixa preta cara, cliente nenhum deve ter acesso a esse processo.
 

Dr. Freeman

Bam-bam-bam
Mensagens
10.377
Reações
8.451
Pontos
389
Bom, o povo já resumiu muito bem. É experiência.

Meu pai já passou por isso tambem, com contratos de 80k, 120k... Com gente pesada do mercado de shoppings. É tudo bandido, independente da área e do tamanho do mercado.

Entendo perfeitamente o seu comportamento em períodos de crise/instabilidade financeira... Não é fácil. Desejo o melhor pra vc.
 

fernandy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.840
Reações
2.859
Pontos
479
acrescente 20%, informa que o aumento se deve ao fato ocorrido e nunca mais entregue nada sem receber.... eu comecei a usar o business manager do facebook semana passada, para promover meus produtos, voce trabalha com isso também?
 

met-reload

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.151
Reações
4.013
Pontos
1.059
Vá lá.
Mundo dos negócios é foda.
Cobre o valor q vc acha q vale seu trabalho, faça um contrato ou registre em cartório antes (não sei se é possível, mas se não me engano fizeram isso com os candidatos a prefeito em minha cidade).
Faça a apresentação novamente, se for contrato estipule os valores e exija um valor de entrada (50%?).
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.419
Pontos
1.444
Cara, vai. Cara de pau mesmo.

Nem que cobre para ir, nem que cobre para apresentar proposta e deixe claro que só vai ter ação da sua parte com retorno financeiro.

Até, uma das coisas que mais funciona para ganhar respeito em muitos negócios é esse, cobrar alto, por tudo, sem medo de ser feliz.

Enfim, no seu lugar eu tomava uns 2L de maracujina, e ia. Mas não movia um músculo além disso sem grana na conta. Não deixa você ser o "não profissional" dessa história.
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Galera, vou compartilhar uma situação que me aconteceu recentemente. O objetivo é apenas desabafar um pouco todo esse emputecimento que a situação me causou, e compartilhar um pouco da minha experiência com vocês.

Eu já falei em alguns tópicos aqui, eu trabalho com marketing digital desde 2009, quando tudo o que se tinha nesse segmento no Brasil era "mato". Busquei demais me especializar, pois nessa área é fácil demais achar "zé oreia" que diz que manja pra c***lho, mas que no fim das contas não manja porra nenhuma. Inclusive, isso é o que mais me desanima nessa área... é muito comum você chegar numa empresa, oferecer seus serviços e ouvir "já tentei isso na minha empresa, não funciona", e descobre depois que foi um "zé oreia" que chegou falando "coloca R$ 1.000 em Google Ads que você vai estourar de vender, eu faço pra vc, R$ 200" o causador da estratégia mal feita.

Enfim. 11 anos me especializando, construí alguns cases pessoais, dos quais me orgulho bastante. Mas eu sempre fui um péssimo business man. Não sei me vender, caras. Principalmente naqueles momentos de aperto financeiro, eu estupro o valor que eu acho que mereço, jogo lá pra baixo, com medo das empresas me dizerem "não". E ainda assim, muitas delas seguem dizendo "não". É frustrante pra c***lho, mas é algo que agora vou passar a buscar melhorar - identificar o problema é o primeiro passo pra resolvê-lo.

Mas recentemente passei por uma situação mega desagradável. Uma empresa de médio/grande porte me procurou, por indicação. Eles têm um put* serviço, mas não sabem vender. Fazem cold call até hoje ("cold call", pra quem não sabe, é pegar uma lista de empresas, com as quais você nunca teve contato na vida, e sair ligando uma a uma, oferecendo seus serviços), e estavam buscando uma melhoria no processo de vendas, apostando no marketing digital.

Fiz um planejamento foda de um ano. Desenhei um começo, meio e fim. Apresentei pros caras. Criei coragem e enfiei a faca pela primeira vez na vida, cobrei 100% daquilo que achava que merecia. Meu caraleo, como foi legal ouvir um "show de bola, Pseudim! Vamos fechar com você!".

Mas... a gente já teve uma experiência ruim aqui dentro com marketing digital, você pode detalhar em um documento tudo o que fará ao longo desse ano, o que será sua responsabilidade, e o que será nossa responsabilidade, para que tenhamos condições de fazer um bom acompanhamento do andamento de tudo?"

Eu, otário, crente que a conta tava no papo, fiz isso, e entreguei pra eles, como solicitado. Resultado: pegaram minha estratégia detalhadíssima, entregaram na mão de um zé oreia que falou que faria o mesmo por 200 pila. Caras, isso acabou comigo. Aconteceu em uma época de desespero financeiro, uma porrada de coisa ruim acontecendo na minha vida ao mesmo tempo, me senti um cachorro sarnento e magro sendo chutado da lata de lixo. Essa sacanagem rolou em Março, e eu sabia que ia ser questão de tempo pra voltarem, dizendo que não deu certo e que queriam me chamar de volta pra uma conversa. Pois bem, isso aconteceu hoje, 27/07/2020. Querem que eu vá lá essa semana com uma nova proposta.

Meu cu que eu vou. Pensei em chegar lá cobrando o dobro do que eu havia cobrado na primeira vez, mas como dizia meu falecido avô: malandro nunca deixa de ser malandro. Esse cara VAI me incomodar, e eu - apesar de precisar muito da $ - estou priorizando minha paz de espírito. Então f**a-se, de otário não me fazem mais. Mas ficou o aprendizado, nunca entregue nada de mão beijada. Quando o assunto for negócios, nunca confie em ninguém. EM NINGUÉM.


Vou te dar uma resposta sincera, pois passo por coisa parecida com meu trabalho.

A primeira coisa que fica claro no seu desabafo é o fator emocional que você imprimiu no negócio, quando você diz que te atormenta o fato de voltar na empresa que pegou seu planejamento e não "fechou", isso mostra imaturidade, pois no final das contas, negócios são negócios. Você deve voltar e, é sua obrigação trata-los de maneira profissional neste encontro.

Outro ponto falho, preço e valor. Digamos que eu seja um ferreiro e minha especialidade é forjar espadas, todos meus concorrentes forjam uma espada a 100 reais, quando algum cliente me procura, por desespero eu tento cobrar 70 reais e o cliente ainda diz não. O que está acontecendo de errado?
Se você domina uma área que exige expertise, não espere o mesmo conhecimento de quem paga para que você realize este trabalho, normalmente o pessoal é leigo e usa a lógica para escolher entre os prestadores de serviço possíveis. Neste exemplo do ferreiro, um preço que foge muito da média pra baixo, normalmente denota pro leigo um trabalho de qualidade inferior.

Resumindo, todo mundo gosta de pagar menos, desde que isso não prejudique a execução do serviço, se vender barato demais escreve na sua testa com letras garrafais que você não é competente. Aprenda a precificar seus serviços e mantenha-se firme ao valor deles. Fechar negócios é como uma pescaria, você joga a isca e aguarda, o peixe do seu relato demorou meses para morder e, agora o momento é de dar o puxão para fisgar a boca dele e não jogar mais longe com mais força, não seja infantil e saiba jogar o jogo no seu tempo.

Sobre estratégia de se fortalecer perante o mercado.
Se a descrição detalhada das suas ações possui em si o segredo do seu negócio, então você não tem um negócio, mas caso a execução do mesmo exija conhecimento além de saber qual tarefa deva ser desempenhada (diferença entre desempenhar e saber o que tem que ser feito) aí sim você tem o diferencial.

Eu passo muito por coisa parecida, pois desenvolvo software sob encomenda e, para fechar um negócio eu preciso antes demonstrar num documento, de forma detalhada, o que vou produzir, quanto tempo vou levar e quanto vai custar. O cliente facilmente pode pegar esse documento e usar de pré-requisito com outro desenvolvedor, acontece frequentemente inclusive. Porém o pulo do gato é saber se valorizar, cada cliente que segue fidedignamente um projeto meu com outro desenvolvedor absorve a carga dos detalhes e da qualidade, ao ponto que se a concorrência não possuir técnica similar, ela fica sobrecarregada e sendo mal paga durante o processo, caso este em que o cliente volta a me contactar ou percebe que fez uma cagada em tentar pechinchar onde não deveria.

Seja consistente e paciente, aprenda a se valorizar.
Trabalho é um esporte, separe o emocional da prática do trabalho, as duas coisas não fazem o menor sentido quando juntas.
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.664
Reações
9.491
Pontos
653
Aconteceu algo semelhante com um parente meu que é especializado em web designer e estava fazendo um site para uma cidade daqui de Alagoas (no interior), estava basicamente tudo pronto e o prefeito da cidade chegou para ele (faltando apenas acertar alguns detalhes e o pagamento) e disse:

- Muito bom esses site, com certeza a cidade terá uma visão melhor principalmente para os turistas. Mas.... eu tenho um sobrinho que conhece "essas coisas de computador, de internet" será que você não pode ensiná-lo para te ajudar na manutenção do site?

Meu parente na mesma hora pegou todo o projeto e foi embora, deixou o prefeito sacana na mão, pense num peso nas costas que ele acabou de jogar fora.
131778
 

Vorpax

Bam-bam-bam
Mensagens
650
Reações
1.964
Pontos
333
Vou reforçar o coro: vai na reunião e cobra mais que antes. Não entre em questões emocionais com eles, dê uma justificativa técnica. Dessa forma eles vão ser punidos e aprendem uma lição.
 

Extrusor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.139
Reações
2.243
Pontos
453
Colega meu foi chamado pelo dono de uma empresa pq esse meu colega é fod@ na área q atua, aí foi proposto uma vaga de chefia pra ele que ganharia muito bem porém teria q ensinar a galera do trampo e ele seria supervisor e blablabla, resultado ensinou o pessoal e o patrão deu um pé na bunda dele na mesma hora q sentiu segurança de tocar o barco sem ele.
Saiu com uma mão na frente e outra atrás, mas ele até q usou isso como aprendizado pois sempre é chamado por empresas e aí oq ele faz? Trabalha somente com contrato, cobra uma grana fodid@, vai na empresa e ensina o trampo e boa, nem pensa em trabalhar fixo mais, vive assim e ganha super bem.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Acho que você não aprendeu o que deveria nessa história.

Eu nessa situação iria, escutaria toda a conversa chorosa do cara, esperaria ele fazer todo o dicurso dele, me comportando da forma mais educada e solícita. LEvava até um bombom pro cara, pegava água ou café pra mim e levava outro pra ele.

Daí no final, quando ele fizer a generosa proposta de te dar o trabalho, mas com um desconto, pois ele já perdeu dinheiro com o outro cara (pode apostar que fará isso), aí eu lançava a real. Jogava o meu preço triplicado e falava: o custo do trabalho é o mesmo. O resto é taxa pra quem tenta me fazer de otário. E se o cara me desse o serviço, eu ainda tinha a pachorra de descrever separadamente nas notas o valor de serviçoes prestados e na outra linha: despesas: taxa de otário.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Vou reforçar o coro: vai na reunião e cobra mais que antes. Não entre em questões emocionais com eles, dê uma justificativa técnica. Dessa forma eles vão ser punidos e aprendem uma lição.

Uma coisa que eu aprendi com um tio meu é que...

É nessas horas que deve ser criado um contrato de fidelidade com a empresa a qual se demonstra o projeto. Apenas após o fechamento do contrato, com especificações na área e a devida explicação do que deve ser feito, é que se pode passar as informações a custo de conta gotas. Só assim, você tem uma luz DENTRO do túnel que irá te levar pra luz no final dele.

Eu e esse tio fizemos projeto de um condomínio fechado em uma região próxima de Brasília, e o povo tentou diversas vezes, conseguir o projeto sem ter assinado o contrato de fidelização. Não tiveram nem uma página do projeto. Apenas uma explicação e visualização dele em umas quatro entrevistas que tivemos com os financiadores...
 

Narlok

Bam-bam-bam
Mensagens
2.164
Reações
4.755
Pontos
453
Não entendo de direito nem da tua área, op. Mas nesses casos não poderia ser feito um contrato para já garantir a fidelidade, mas com uma clausula de que você teria que entregar esse doc q eles pediram n? Com isso vc n teria risco de tomar o toco e o cliente também não precisaria ter medo de vc sacanear pq se vc não entregasse você que estaria quebrando o contrato
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.936
Reações
16.979
Pontos
1.524
Pensa por outro lado: você dedicou algumas horas do teu tempo pra se livrar de uma empresa fdp.
 
Topo Fundo