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[MD/Genesis] Shinobi está chegando..... (Atualizado post inicial com nova demo - Ver. 3.0) (agora, com "Tartaruga Negra"!!)

Ryo_Hazuki(

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Nada di
Um dos motivos que eu acredito que seja é porque a própria comunidade entende que o que foi feito no SNES já é suficiente, aí ninguém mais vai atrás de resolver nada
Eu acho que é porque o Mega ainda é produzido e o snes não.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Um dos motivos que eu acredito que seja é porque a própria comunidade entende que o que foi feito no SNES já é suficiente, aí ninguém mais vai atrás de resolver nada

A questão é que já existem 3 jogos do Shinobi pra Mega Drive, então creio que nesse caso, a sua afirmação não se encaixa. O que de fato faz a cena retrô do Mega muito mais ativa são a as ferramentas de programação acessíveis e largamente documentadas, o que facilita bastante na hora desenvolver um game.
 
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Pyron

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Não se pode ignorar que as pessoas são mais ativas e apaixonadas na cena do Mega Drive, o que reviveu a cena foi Pier Solar, desde então diversos projetos foram alavancados. Water Mellon inspirou muita gente mostrando que você ainda pode fazer jogos para uma plataforma antiga e viver disso. O Stef também é um cara fundamental, passou anos da sua vida produzindo o SGDK facilitando a vida de muitos que querem fazer um novo jogo para o MD. Já Snes tem diversas ferramentas boas e também é muito bem documentado, mas a galera prefere fazer 1000 traduções para os mesmos jogos, fazer centenas de versões de zelda, mario e metroid do que se juntarem para fazer algo novo e original. Agora tem uma galera usando o SD2Snes e o SA1 para otimizar certos jogos e fazer uma nova trilha sonora.. por enquanto ficou nisso
 

PocketCrocodile

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A questão é que já existem 3 jogos do Shinobi pra Mega Drive, então creio que nesse caso, a sua afirmação não se encaixa
Mas nenhum igual ao Arcade até onde eu saiba. A motivação desse novo é isso, fazer um port igual ao de Arcade só que no console
 

Agent13

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Já Snes tem diversas ferramentas boas e também é muito bem documentado, mas a galera prefere fazer 1000 traduções para os mesmos jogos, fazer centenas de versões de zelda, mario e metroid do que se juntarem para fazer algo novo e original. Agora tem uma galera usando o SD2Snes e o SA1 para otimizar certos jogos e fazer uma nova trilha sonora.. por enquanto ficou nisso
Eu fico pasmo de ver tanto Hack de Mario, Zelda e Final Fantasy VI (excluindo fixes) na página no RH.net Muitas vezes você vê um desses jogos na página inicial...
Você mencionou traduções de SNES. Anos atrás me perguntava (algumas vezes me pergunto hoje): "porque tem tanto jogo traduzido pra SNES, e outros sistemas (principalmente Ps1) mal tem tradução?"
 


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"porque tem tanto jogo traduzido pra SNES, e outros sistemas (principalmente Ps1) mal tem tradução?"
Vc fala de traduzir com legendas os do PS1? vi alguns de PS1 e PS2 com legendas... mas fora isso deve dar bastante trabalho, pois tem que refazer os audio das gravações mesclar com o vídeo etc.... se for nessa modalidade acho que precisaria de uma boa equipe disposta... nos outros casos acho que deve uma pessoa consegue fazer o trabalho se tiver vontade... Ha muitos anos atrás fiz alguns trabalhos para PS1 (traduções e mudança de imagens) mas lembro que as ferramentas eram escassas e difíceis de encontrar... não sei se ainda existem aquelas ou se já tem novas... Lembro que fiz até um hack do jogo do jackie chan stunt master sem as torres ao fundo da tela de apresentação... ficou meio B... mas... ainda devo ter a iso disso em algum lugar... kkkk
 

Agent13

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Vc fala de traduzir com legendas os do PS1? vi alguns de PS1 e PS2 com legendas... mas fora isso deve dar bastante trabalho, pois tem que refazer os audio das gravações mesclar com o vídeo etc.... se for nessa modalidade acho que precisaria de uma boa equipe disposta... nos outros casos acho que deve uma pessoa consegue fazer o trabalho se tiver vontade... Ha muitos anos atrás fiz alguns trabalhos para PS1 (traduções e mudança de imagens) mas lembro que as ferramentas eram escassas e difíceis de encontrar... não sei se ainda existem aquelas ou se já tem novas... Lembro que fiz até um hack do jogo do jackie chan stunt master sem as torres ao fundo da tela de apresentação... ficou meio B... mas... ainda devo ter a iso disso em algum lugar... kkkk
Refiro tradução em geral mesmo. Um obscuro japa pro Inglês por exemplo.
 

Cristiano Sword

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Não se pode ignorar que as pessoas são mais ativas e apaixonadas na cena do Mega Drive, o que reviveu a cena foi Pier Solar, desde então diversos projetos foram alavancados. Water Mellon inspirou muita gente mostrando que você ainda pode fazer jogos para uma plataforma antiga e viver disso. O Stef também é um cara fundamental, passou anos da sua vida produzindo o SGDK facilitando a vida de muitos que querem fazer um novo jogo para o MD. Já Snes tem diversas ferramentas boas e também é muito bem documentado, mas a galera prefere fazer 1000 traduções para os mesmos jogos, fazer centenas de versões de zelda, mario e metroid do que se juntarem para fazer algo novo e original. Agora tem uma galera usando o SD2Snes e o SA1 para otimizar certos jogos e fazer uma nova trilha sonora.. por enquanto ficou nisso

Vamos ser sinceros, fazer homebrew é bem difícil, não é qualquer programador junior ou estagiario de TI que vai conseguir ir alem do hello world isso se chegar lá.
Sem um devkit eficiente é mais difícil ainda. o SGDK está muito aquem ainda pra um bom devkit, eu amo o sgdk e amo o stef por tê-lo feito e continuar atualizando. Inclusive o stef abriu um patreon e eu assinei com o tier mais alto para apoia-lo.
Dito isso, já sabemos pq temos tao poucos homebrews, tbm tem o lado emocional, o mega drive tem muitos fãs aqui no Brasil oq faz o interesse muito grande nele.
Na moral eu não sinto "tesão" em fazer hacking ou tradução de games antigos.
Outra coisa, é que normalmente é bem mais fácil fazer hacking ou tradução na parte de programação.
 
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Pyron

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Sobre o SGDK o feedback que ue tenho por parte dos desenvolvedores é excelente, só de vc ter um ambiente comum onde todos compartilham infos e já tem diversos recursos a disposição é incrivél. Além disso tem um excelente driver de som que permite jogos de iniciantes soar bem no MD sem o cara ter vasta experiência em FM e PSG. O cara ainda possibilita converter código em C para ASM de maneira otimizada sem cagar o código ou a performance. Conheço muita gente que estava fazendo a engine própria e decidiu migrar para o SGDK e melhorou e aumentou a velocidade do projeto absurdamente. Então, eu acho o SGDK excelente sim. E fazer jogos ou homebrews nunca foi fácil, ainda mais para um cara sozinho sem experiência nos dia de hoje, não depende de ferramenta e sim do próprio desenvolvedor, sempre foi e sempre será.
 

Cristiano Sword

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Sobre o SGDK o feedback que ue tenho por parte dos desenvolvedores é excelente, só de vc ter um ambiente comum onde todos compartilham infos e já tem diversos recursos a disposição é incrivél. Além disso tem um excelente driver de som que permite jogos de iniciantes soar bem no MD sem o cara ter vasta experiência em FM e PSG. O cara ainda possibilita converter código em C para ASM de maneira otimizada sem cagar o código ou a performance. Conheço muita gente que estava fazendo a engine própria e decidiu migrar para o SGDK e melhorou e aumentou a velocidade do projeto absurdamente. Então, eu acho o SGDK excelente sim. E fazer jogos ou homebrews nunca foi fácil, ainda mais para um cara sozinho sem experiência nos dia de hoje, não depende de ferramenta e sim do próprio desenvolvedor, sempre foi e sempre será.
sim nunca foi facil oq quis dizer foi comprando com fazer hacking e tradução de jogos.
 

Axel Stone

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Atualmente, qual o melhor emulador, stand alone, para o MG/Genesis?
Eu diria que no geral ainda é o genesis plus gx no retroarch.

Mas o mas preciso é o BlastEm, que roda até as demos obscuras pefeitamente, e até mesmo alguns defeitos como pixels piscando fora da área. Só que ainda não roda Virtua Racing e Pier Solar, nem Sega CD ou 32X ainda. Esse é stand alone e também tem pra retroarch.
 

Sheba

Larva
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Eu diria que no geral ainda é o genesis plus gx no retroarch.

Mas o mas preciso é o BlastEm, que roda até as demos obscuras pefeitamente, e até mesmo alguns defeitos como pixels piscando fora da área. Só que ainda não roda Virtua Racing e Pier Solar, nem Sega CD ou 32X ainda. Esse é stand alone e também tem pra retroarch.

Vixi, eu tô tão por fora que, pra mim, continua sendo o GENS

Valeu, vou dar uma olhada nestas opções!
 

CrimsonKiryu

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Atualmente, qual o melhor emulador, stand alone, para o MG/Genesis?
Depende, se vc só tem interesse em rodar o Mega Drive/Sega CD, o Genesis Plus GX é a melhor opção, agora se vc interesse em rodar toda a familia 8/16 bits da Sega (SG-1000/SC-3000, Master System, Game Gear, Mega Drive/Sega CD/32X) em um só emulador, o Kega Fusion é a melhor opção (e o emulador q eu uso);
 

Barrigudinho

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Uma curiosidade: existe uma “tech demo” usando os gráficos do arcade para o Master System. Chama-se “Shinobi SE Demo” e está presente no ultimo GoodSMS. Tem até um tópico do cara lá smspower:


Não sei até que ponto o Master poderia rodar uma versão mais próxima do arcade usando um cartucho de 4 mega, mas essa demo dá uma idéia de que poderia ter um port mais próximo do arcade.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

doraemondigimon

Lenda da internet
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Nova atualização do tópico que não pode morrer (e temos que ficar cutucando o criador dessa versão pra termos novidades logo!!)

No dia do meu aniversário (06/07), saiu esse post do Tryphoon:

Hello,

like some may already know, I had a minor hardware problem recently that forced me to give my PC to a technician, who took some time to fix it (one month).

I had a backup of the code, but I didn't maintain it for 2-3 weeks during which I coded a bunch of things, so I decided to wait for the PC to be repaired rather than recoding it. Instead I dived into the sound programming, domain I didn't know anything about. So when I got my PC back (everything is safe now) I continued my discoveries about sound rather than polishing the demo, sorry
icon_smile.gif


I'm currently "having fun" with YM2612, YM2151 and SN76489 tracks, that I demux and remux from various sources.

TL DR : the demo will be released later than expected, but it may have some sounds (which wasn't schedulded at first)
icon_wink.gif


Olá,

Como alguns já estão sabendo, eu tive uns probleminhas de hardware recentemente que me forçaram a mandar meu PC para um técnico, que levou algum tempo para consertá-lo (um mês).

Eu tinha um backup do código, mas eu não a atualizei por 2-3 semanas onde durante eu encodei um monte de coisas, então eu decidi esperar meu PC ser arrumado do que recodificar tudo. Enquanto isso, eu naveguei pela programação de som, domínio que eu não entendo muito. Então, quando eu peguei meu PC de volta (está tudo na boa agora) eu continuei minhas descobertas sobre a trilha sonora mais do que fiquei melhorando a demo. Desculpa
icon_smile.gif


Eu estou me 'divertindo' com com o YM2612, YM2151 e SN76489 e suas trilhas que eu fiz "demixes" e "remixes" de várias fontes.

TL DR: A demo vai demorar um pouco mais do que era esperada, mas poderá ter mais sons (coisa que eu não havia calculado antes)
icon_wink.gif


http://www.sega-16.com/forum/showth...ort/page32&s=e085ab23c2481a95b4a8f784a01348e6
 

doraemondigimon

Lenda da internet
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Ligeira atualização no audio. Como citado pelo Tryphoon...

"
Thank you very much for the kind words, I'm really glad this project gets some attention
icon_smile.gif


Someone noticed the music were 1 tone lower than the arcade, and that's true : I used the "YAMAHA YM2151 Application Manual" which gives keycodes for a YM2151 clocked at 3,58MHz, whereas System16's is clocked at 4 MHz. At first I thought System16 documentation was wrong, but after checking, it really is clocked at 4 MHz, so I re-recorded the bgm ont tone higher. Here it is :



You may notice some slowdowns or frameskips here and there, but it's due to the recording (my PC has difficulties in running BlastEm and recording it at 60fps). That doesn't explain why I play so bad though"

Eu mesmo, fico com vergonha até de agradecer o que andam fazendo...
 

doraemondigimon

Lenda da internet
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OPA, OPA e mais OPA!!!!!!!!!!

Terceira demo do jogo liberada, com as seguintes informações:

Tryphon disse:
HO ! HO ! HO !
(HA! HA! HA!)

Here you are !
(Aqui está!)

No bosses, no scoring, no magic, but musics, sfx, 4 stages and a bonus !
(Sem chefes, pontuação, mágica, mas tem as músicas, SFX/efeitos sonoros, 4 fases e um bônus!)

As usual, feel free to report bugs or weidnesses !
(Como sempre, sintam se livres para avisar de problemas!)

Shinobi Demo 3.0
http://www.sega-16.com/forum/showthread.php?30411-WIP-Shinobi-MD-port/page34
Shinobi Demo 3.0

Apenas pra lembrar, o post inicial também está atualizada com esse post!
 
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Pyron

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Mano, você que tem mais contato direto com o Tryphon... Ele já mencionou se tem algum planejamento de quando terminará a ROM por completo? O serviço dele está fantástico e visceral ao extremo!!!!
claro que tem, mas não espere muitos testes públicos pq infelizmente em gente vendendo a demo o que pode dar problemas legais pra ele no futuro, quando o jogo ficar pronto ele pretende estudar a melhor maneira de lançar ele.. até mesmo pedir autorização da SEGA, vamos ver.
 

PocketCrocodile

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claro que tem, mas não espere muitos testes públicos pq infelizmente em gente vendendo a demo o que pode dar problemas legais pra ele no futuro, quando o jogo ficar pronto ele pretende estudar a melhor maneira de lançar ele.. até mesmo pedir autorização da SEGA, vamos ver.
O método pode ser o mesmo que eu sempre cito, dá o jogo pra alguém "vazar" na internet e some
 
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