O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Me Ajuda]Zeldas Clones da geração 128bits

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Galera, vocês tem recomendação para me passar de clones de Zelda na geração do Xbox, ps2, dreamcast e afins?

Sou mais fã dos zeldas em 2D, mas aceito recomendações dos clones em 3d também

Muito obrigado
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
o único clone legitimo é um para ps2 onde a pessoa joga com um cachorro de espada, mupets ou algo assim

edit: é neopets, mesma coisa clone dos clones
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Quando comprei meu PS2 em 2005 veio esse Action RPG chamado Champions: Return to arms e na época não me liguei muito nele, fiquei alguns anos com ele guardado e mal o joguei, mas em 2010 um primo meu esteve aqui e pediu ele emprestado, e nunca mais me devolveu, e algum tempo depois que comecei a me interessar por ele, mas já não o tinha mais... :klol



Ele não tem temática muito a ver com Zelda, mas é um belo Action RPG, ele lembra um pouco o Dark Souls, depois que me interessei por ele acabei até me esquecendo do nome dele, apesar de eu lembrar do jogo, e custei até descobrir o nome dele novamente, primeiro pedi ajuda num fórum uma vez e descobriram, depois esqueci o nome novamente e agora lembrei de novo sem querer... :klol
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.155
Reações
23.218
Pontos
1.619
Eu citaria os dois Neutopia do PC Engine, mas como são de gerações mais novas, não darei uma opinião no momento por não estar me lembrando de nenhum...
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
para ajudar vamos definir o que é um zelda

1- boneco duro e centralizado, usando espada e escudo
2- jogo inicia, tu precisa conversar com os bixin, procurar espada ou ''fazer'' algo para eles (favores) como procurar alguma coisa etc para ser presenteado por eles com algum item
3- é preciso que o jogo tenha um mapa/cenário com casinhas onde de para entrar sair, subir escadas e ver de lá de cima as coisas lá em baixo, interligar essas areas abertas com corredores platafurma ala crash bandicoot e depois voltar a ao mapa aberto onde será enviado para um mapa deserto.
4- é preciso ter uma parte vazia 'open world' um deserto/campina, onde andar até encontra uma cidade ou castelo, ter cutscene antes de entrar nessa áreas.
5- é preciso ser terceira pessoa, mas que fique em primeira pessoa ao mirar.

outro que eu indico é um jogo chamado dracunus do Dreamcast, o primeiro clone de zelda pós zelda
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.480
Reações
60.350
Pontos
1.253
para ajudar vamos definir o que é um zelda

1- boneco duro e centralizado, usando espada e escudo
2- jogo inicia, tu precisa conversar com os bixin, procurar espada ou ''fazer'' algo para eles (favores) como procurar alguma coisa etc para ser presenteado por eles com algum item
3- é preciso que o jogo tenha um mapa/cenário com casinhas onde de para entrar sair, subir escadas e ver de lá de cima as coisas lá em baixo, interligar essas areas abertas com corredores platafurma ala crash bandicoot e depois voltar a ao mapa aberto onde será enviado para um mapa deserto.
4- é preciso ter uma parte vazia 'open world' um deserto/campina, onde andar até encontra uma cidade ou castelo, ter cutscene antes de entrar nessa áreas.
5- é preciso ser terceira pessoa, mas que fique em primeira pessoa ao mirar.

outro que eu indico é um jogo chamado dracunus do Dreamcast, o primeiro clone de zelda pós zelda
Essa foi uma definição bem errônea de Zelda, você viajou legal aí.
"Boneco duro e centralizado", olha as ideias rs

São jogos de ação e aventura, foco em exploração, puzzles e combate.

As próprias dungeons são um puzzle a parte e muitas vezes isso vale para os bosses também.

Você começa com o personagem fraco e vai recebendo itens nas dungeons que deixam ele mais versátil, conseguindo acessar áreas e missões que antes eram inacessíveis.

É basicamente isso.

A diferença dos 2D é que eles focam menos em combate e mais em puzzles (apesar deles serem menores).
Fora isso as áreas geralmente são menores porque não tem cavalo ou outro meio para você percorrer pelo mapa.

As exceções que fogem essa regra são os 2 primeiros e o último.
O primeiro e Zelda BOTW porque são jogos completamente abertos, tem uma abordagem não linear e seguem uma filosofia um tanto diferente do resto.
O 2 já é um sidescroller com combate bem tático (e datado), com aspectos de RPG tipo as interações com NPCs e o sistema de experiência.






,
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Essa foi uma definição bem errônea de Zelda, você viajou legal aí.
"Boneco duro e centralizado", olha as ideias rs

São jogos de ação e aventura, foco em exploração, puzzles e combate.

As próprias dungeons são um puzzle a parte e muitas vezes isso vale para os bosses também.

Você começa com o personagem fraco e vai recebendo itens nas dungeons que deixam ele mais versátil, conseguindo acessar áreas e missões que antes eram inacessíveis.

É basicamente isso.

eu defini baseado na geração wii para baixo.

''São jogos de ação e aventura, foco em exploração, puzzles e combate.''

não, aí voce definiu tomb raider

ação eu não diria, aventura sim pois ele passa por variados estágios, incluindo água, campina, castelo, fogo, floresta etc mas não é 'aventura' padrão, pois voce precisa ficar conversando com os npc

mas somente passar por estágios variados não tornar o jogo um zelda, em termos de definição básica qualquer jogo 3d cujo boneco use uma espada já o torna inspirado em zelda

mas um clone, precisa de alguns pontos, primeiro não pode ser igual se não seria zelda e há coprights segundo é preciso manter o máximo de mecanicas similares a zelda e terceiro precisa ter uma construção de cenário como os de zelda.

acho starfox adventures mais zelda que dark cloud e kingdom hearts
 
Ultima Edição:

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.634
Reações
12.354
Pontos
854
Shadow of the Colossus do PS2 talvez se encaixe nesses moldes aí, embora não tenha muita exploração.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.480
Reações
60.350
Pontos
1.253
Lembrei aqui agora, Soul Reaver é um jogo fantástico que se inspirou bastante no Zelda, que segundo a Amy Hennig serviu de grande inspiração na época.
Não chega a ser clone, o que na real é uma coisa boa já que ele pega conceitos de Zelda e toma outros rumos.

eu defini baseado na geração wii para baixo.

''São jogos de ação e aventura, foco em exploração, puzzles e combate.''

não, aí voce definiu tomb raider

ação eu não diria, aventura sim pois ele passa por variados estágios, incluindo água, campina, castelo, fogo, floresta etc mas não é 'aventura' padrão, pois voce precisa ficar conversando com os npc

mas somente passar por estágios variados não tornar o jogo um zelda, em termos de definição básica qualquer jogo 3d cujo boneco use uma espada já o torna inspirado em zelda

mas um clone, precisa de alguns pontos, primeiro não pode ser igual se não seria zelda e há coprights segundo é preciso manter o máximo de mecanicas similares a zelda e terceiro precisa ter uma construção de cenário como os de zelda.

acho starfox adventures mais zelda que dark cloud e kingdom hearts
Não cara, nada a ver. :klol
Embora essas características estejam presentes, Tomb Raider tem bastante plataforma, em toda fase você tem que calcular os pulos toda hora pra não morrer.
Em Zelda, tirando o 2 e o Breath of the Wild, a parte de plataforma é básica, tanto que nem botão de pulo tem.

Combate de Tombo Raider é bem simples, você não estuda o comportamento dos inimigos igual em Ocarina of Time, em que cada um oponente tem um comportamento bem diferente, é so sair pulando e metendo bala.

Puzzle é o único ponto em que ele se assemelha os Zeldas, mas é bom lembrar que são jogos de fases, você já começa dentro de catacumbas e outros locais.

Errado, "usar espada" é apenas uma característica superficial e não diz nada sobre o core, as mecânicas dos jogos.

Como disse o criador de GTA III "Qualquer um que faça jogos 3-D e diga que não pegou algo emprestado de Mario ou Zelda [no Nintendo 64] está mentindo. "
Ou seja, a inspiração que os desenvolvedores buscam não vem de "usar espadinha", e sim sobre as mecânicas, o game design da série Zelda.

Sim, Star Fox Adventures é um bom exemplo de clone, mas não pelas características que você citou.
E também não citei Kingdom Hearts nem Dark Cloud, então sei lá porque você tá mencionando esses jogos.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.054
Reações
34.951
Pontos
1.054
Psychonauts
Legend of Kay
Sphinx and the Cursed Mummy
Okami
Beyond Good and Evil
Shadow of the Colossus

Eu iria falar Dark Cloud e o Time Stalkers, mas esses são mais um Dungeon Crawler do que um Action-Adventure. Mas falam que o Dark Cloud 2 é mais parecido com Zelda do que o 1, mas não joguei.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Como disse o criador de GTA III "Qualquer um que faça jogos 3-D e diga que não pegou algo emprestado de Mario ou Zelda [no Nintendo 64] está mentindo. "
Ou seja, a inspiração que os desenvolvedores buscam não vem de "usar espadinha", e sim sobre as mecânicas, o game design da série Zelda.

vc ta embanando tudo, a definição de zelda como ação e aventura com puzzele é sua e simplesmente não é correta, pois basicamente o q vc definiu um tomb raider

sobre essa parte acima, é mentira dele, o próprio tomb raider se inspirou em doom e não segue a mesma linha evolutiva de super mario. assim como kings field, jump flash, tem um outro tb de tiro 3 pessoa com camera no ombro. e se citar o analogico como diferencial qualquer dev sabia que para uma movimentação perfeita era necessário o analogico.

Lembrei aqui agora, Soul Reaver é um jogo fantástico que se inspirou bastante no Zelda, que segundo a Amy Hennig serviu de grande inspiração na época.
Não chega a ser clone, o que na real é uma coisa boa já que ele pega conceitos de Zelda e toma outros rumos.

Errado, "usar espada" é apenas uma característica superficial e não diz nada sobre o core, as mecânicas dos jogos.

é justamente porque usa espada, antes de zelda o único jogo a usar espada era virtual hidlide, depois em paralelo a zelda, medievil porém esse ultimo não tem a perspectiva 3d. por isso soul reaver é inspirado em zelda, e zelda em super mario, é sm64 de espada a grosso modo.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.054
Reações
34.951
Pontos
1.054
Tomb Raider é um Cinematic Plataformer com elementos de Action-Adventure. É basicamente uma evolução em 3D dos Prince of Persia, Flashback, Out of This World, Heart of Darkness, etc, que eram Cinematic Plataformer puro. Mais tarde esse estilo evoluiu mais ainda com o Uncharted botando elementos de TPS no jogo. E hoje estamos ai com a saga Uncharted e com a saga reboot de 2013 de Tomb Raider
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.480
Reações
60.350
Pontos
1.253
vc ta embanando tudo, a definição de zelda como ação e aventura com puzzele é sua e simplesmente não é correta, pois basicamente o q vc definiu um tomb raider

sobre essa parte acima, é mentira dele, o próprio tomb raider se inspirou em doom e não segue a mesma linha evolutiva de super mario. assim como kings field, jump flash, tem um outro tb de tiro 3 pessoa com camera no ombro. e se citar o analogico como diferencial qualquer dev sabia que para uma movimentação perfeita era necessário o analogico.
Isso é a definição da própria Nintendo sobre Zelda. Lol
É uma série de ação e aventura, não sei nem porque está questionando isso.

As características adicionais que citei você observa jogando e da pra chegar nessa conclusão se ler entrevistas sobre o desenvolvimento dos jogos, não é nenhum bicho de sete cabeças e você tá falando umas coisas nada a ver ai ("boneco duro e centralizado", o que é isso? :klol)

Não, não é mentira dele, vários desenvolvedores disseram a mesma coisa como o Miyazaki do Dark Souls, o desenvolvedor de Assassin's Creed Black Flag, Gabe Newell, Hideki Kamiya, Amy Hennig, Chris Roberts, Fumito Ueda, Peter Molyneux, a CD Projekt, a Rare, Tetsuya Nomura, etc.

Ambos Mario 64 e Ocarina of Time são um dos mais importantes a formarem a base para jogos 3D.

Tomb Raider não sofreu influência desses jogos porque estava sendo desenvolvido ao mesmo tempo que Mario 64.
Ele também foi muito influente para jogos de ação e aventura.

Mas como o colega disse acima, a influência dele veio dos platformers cinematicos.
Tem nada a ver com Doom (de onde você tirou isso eu não sei).
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Não, não é mentira dele, vários desenvolvedores disseram a mesma coisa como o Miyazaki do Dark Souls, o desenvolvedor de Assassin's Creed Black Flag, Gabe Newell, Hideki Kamiya, Amy Hennig, Chris Roberts, Fumito Ueda, Peter Molyneux, a CD Projekt, a Rare, Tetsuya Nomura, etc.

Ambos Mario 64 e Ocarina of Time são um dos mais importantes a formarem a base para jogos 3D.

Tomb Raider não sofreu influência desses jogos porque estava sendo desenvolvido ao mesmo tempo que Mario 64.
Ele também foi muito influente para jogos de ação e aventura.

bom cansei desse tópico, só vou postar mais essa.

ora, se tomb raider não sofreu influencia de mario (assim o como os que citei, jump flash, kings field, flashback, ou mesmo crash etc) logo é mentira do cara que todo jogo pegou algo de mario e zelda.

Ele apenas estava sendo simpático a história da nintendo e desses grandes jogos, mas definir, não definiram nada nem tão pouco serviram de base para os jogos 3d antigos e modernos, uma vez que já existia jogos 3d antes, a base primordial para jogos 3d é o proprio mundo, porém devido as limitações tivemos inicialmente doom usando sprits, depois quake usando polygons, tomb raider e os já citados, depois super mario, panzer dragoon saga e por fim zelda. o proprio mário 64 foi prototipado usando o chip fx de starfox.

("boneco duro e centralizado", o que é isso? :klol)

diz respeito aos zeldas antigos (o zelda novo é outro esquema) é a forma como a camera é posicionada e como o link é construído, é bem diferente da maioria absoluta dos jogos na geração 128 bits mas isso se diz respeito ao hardware primeiro do n64 e depois do gamecube, hardware diferente naquele tempo gerava jogo diferente, no ps2 em geral todos os jogos 3d são bem amplos com personagens pequeno, enfase no cenário e camera afastada (é assim até hoje, essas 'escola' de como fazer jogo meio 'que venceu', na verdade hoje só existem 3 ou 4 jogos que é a base para tudo, só muda temática e o realismo do gráfico ) um exemplo é uncharted com belos closes mas in-game o boneco fica do tamanho de uma espinha, esse tipo de metodo se inciou no play 2.

No zelda a camera é centralizada nas costa do boneco e ele mantém um tamanho bem fixo, porém há uma variação de ambiente, dentro de casas, o link aumenta e reduzi de tamanho a medida que entra a dentro, ao fundo ou retorna, nos ambiente externos o boneco entra mais a dentro para que ele possa correr a cavalo etc uma penca de jogos do gamecube tem esse estilo: metroid, os zelda, pno3, o re4 (esse só difere pois o leon não é centralizado mas o esqueleto do mapa é) starfox. nenhul clone é perfeito se não tiver essa camera.

160554
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.480
Reações
60.350
Pontos
1.253
bom cansei desse tópico, só vou postar mais essa.

ora, se tomb raider não sofreu influencia de mario (assim o como os que citei, jump flash, kings field, flashback, ou mesmo crash etc) logo é mentira do cara que todo jogo pegou algo de mario e zelda.

Ele apenas estava sendo simpático a história da nintendo e desses grandes jogos, mas definir, não definiram nada nem tão pouco serviram de base para os jogos 3d antigos e modernos, uma vez que já existia jogos 3d antes, a base primordial para jogos 3d é o proprio mundo, porém devido as limitações tivemos inicialmente doom usando sprits, depois quake usando polygons, tomb raider e os já citados, depois super mario, panzer dragoon saga e por fim zelda. o proprio mário 64 foi prototipado usando o chip fx de starfox.

("boneco duro e centralizado", o que é isso? :klol)

diz respeito aos zeldas antigos (o zelda novo é outro esquema) é a forma como a camera é posicionada e como o link é construído, é bem diferente da maioria absoluta dos jogos na geração 128 bits mas isso se diz respeito ao hardware primeiro do n64 e depois do gamecube, hardware diferente naquele tempo gerava jogo diferente, no ps2 em geral todos os jogos 3d são bem amplos com personagens pequeno, enfase no cenário e camera afastada (é assim até hoje, essas 'escola' de como fazer jogo meio 'que venceu', na verdade hoje só existem 3 ou 4 jogos que é a base para tudo, só muda temática e o realismo do gráfico ) um exemplo é uncharted com belos closes mas in-game o boneco fica do tamanho de uma espinha, esse tipo de metodo se inciou no play 2.

No zelda a camera é centralizada nas costa do boneco e ele mantém um tamanho bem fixo, porém há uma variação de ambiente, dentro de casas, o link aumenta e reduzi de tamanho a medida que entra a dentro, ao fundo ou retorna, nos ambiente externos o boneco entra mais a dentro para que ele possa correr a cavalo etc uma penca de jogos do gamecube tem esse estilo: metroid, os zelda, pno3, o re4 (esse só difere pois o leon não é centralizado mas o esqueleto do mapa é) starfox. nenhul clone é perfeito se não tiver essa camera.

Visualizar anexo 160554
Todos não, mas grande parte sim, acho que foi isso que ele quis dizer.

"Ele apenas estava sendo simpático a história da nintendo e desses grandes jogos, mas definir, não definiram nada nem tão pouco serviram de base para os jogos 3d antigos e modernos"
Você está negando a realidade, já citei uma porrada de desenvolvedores que foram inspirados diretamente por esses jogos.
Ainda exagera e diz que "não definiram nada", como se fossem jogos que não tiveram nenhum impacto no mercado.
Não tem mais o que discutir aqui se você ficar negando a realidade dessa forma.

Olha, o lance da câmera aí, não entendi direito uma parte e a outra tá errada também.
O Link aumenta de tamanho e diminui a medida que entra em interiores?
Isso acontece apenas nos cenários pré render de N64, pelo que me lembre.

Quanto ao resto:
O Shadow of the Colossus tem uma câmera completamente diferente de Zelda.
Quando o Wander está sem a Agro a câmera até fica mais centralizada, porém ela tem uma simulação de peso e se desloca de maneira mais lenta.
Quando você está com a Agro aí que a diferença fica mais clara, o frame da câmera desloca o personagem do centro e muda o foco para os cenários e os bosses.
É por isso que a sensação de escala do jogo é excelente, pois ele o personagem fica quase em segundo plano e isso dá espaço para o jogador apreciar outros fatores.

Aqui um exemplo usando Regra dos Terços:

160579
Note como o foco central ali é o cenário e não os personagens na câmera, apenas a cabeça da Agro está entre as interseções ali (que são as áreas de interesse quando se trata de composição).
Não tem muito a ver com a câmera de Zelda.

Esses vídeos aqui mostram bem como isso acontece:




Eu acho que você está se ligando muito a aspectos superficiais para dizer que é clone.
Pra ser clone não precisa copiar uns 80% disso que você falou, e nem acho que o OP esteja querendo isso também.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.615
Pontos
353
O único que eu posso atestar é o Star Fox Adventures, basicamente Zelda com skin de Star Fox.
Botão contextual, autojump, hud, estrutura do jogo, ciclo de dia e noite, etc.
Até quando vc pega itens chave tem aquela paradinha de tocar um jingle e o personagem fazer uma pose.

Não joguei, mas Dual Hearts e Sphinx parecem um pouco com Zelda.

SOTC e Dark Cloud não tem nada a ver com Zelda.
O primeiro tem o cavalo e só, o segundo tem a aparência do protagonista e só.
Dark Cloud tem muito mais a ver com Actraiser do que Zelda, reconstruir cidade e deixar os habitantes felizes.
SOTC é one of a kind, é basicamente boss rush com um intervalo entre cada boss, se bobear tem mais a ver com Monster Hunter do que Zelda.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Note como o foco central ali é o cenário e não os personagens na câmera, apenas a cabeça da Agro está entre as interseções ali (que são as áreas de interesse quando se trata de composição).
Não tem muito a ver com a câmera de Zelda.

Eu acho que você está se ligando muito a aspectos superficiais para dizer que é clone.
Pra ser clone não precisa copiar uns 80% disso que você falou, e nem acho que o OP esteja querendo isso também.

um clone legitimo de zelda precisa ao menos ter uma camera similar, beyond good and evil, já a camera de shadow of colossos mostra que ele não é um clone de zelda, a não ser claro pela mecanica de espada. neopets é o mais parecido contextualmente porém tecnicamente é um ''evergrace'' (primeiro jogo modern-playstation like)

edit: o user lembrou bem, o jogo da esfinge é um ''zelda''
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.480
Reações
60.350
Pontos
1.253
um clone legitimo de zelda precisa ao menos ter uma camera similar, beyond good and evil, já a camera de shadow of colossos mostra que ele não é um clone de zelda, a não ser claro pela mecanica de espada.

edit: o user lembrou bem, o jogo da esfinge é um ''zelda''
O único que eu posso atestar é o Star Fox Adventures, basicamente Zelda com skin de Star Fox.
Botão contextual, autojump, hud, estrutura do jogo, etc.
Até quando vc pega itens chave tem aquela paradinha de tocar um jingle e o personagem fazer uma pose.

Não joguei, mas Dual Hearts e Sphinx parecem um pouco com Zelda.

SOTC e Dark Cloud não tem nada a ver com Zelda.
O primeiro tem o cavalo e só, o segundo tem a aparência do protagonista e só.
Dark Cloud tem muito mais a ver com Actraiser do que Zelda, reconstruir cidade e deixar os habitantes felizes.
SOTC é one of a kind, é basicamente boss rush com um intervalo entre cada boss, se bobear tem mais a ver com Monster Hunter do que Zelda.

Não, SOTC não é clone de Zelda, mas foi bastante influenciado pela série, assim como ICO.
Os jogos favoritos de Fumito Ueda eram Zelda a Link to the Past e Out of this World, e ele deixou claro em algumas entrevistas que ambos jogos foram cruciais para a carreira dele.

Discordo que tem mais a ver com Monster Hunter do que Zelda.
Em Monster Hunter você depende puramente de reflexos e habilidade, chefes demoram a serem derrotados e você precisa buscar bons equipamentos se quiser triunfar.
Já em Shadow of the Colossus os bosses são praticamente puzzles, visto que você tem que fazer uma série de coisas só pra conseguir subir nos Colossos.
Aliás, mais fácil trazer o comentário dele sobre a influência de Zelda nos bosses de SOTC:

"Ueda wished the game to have a unique presentation[5] and change how both players and developers perceived the idea of what bosses should be in video games. To achieve this, he ensured that the game's only enemies would be the sixteen colossi, that they could only be approached one at a time, and that they would have various behavior patterns.[49][50] Though limiting the presence of enemies to only bosses was partly intended to differentiate the game from others, Ueda also expressed that it was to ensure that the programmers' focus was entirely on the colossi so that their quality would be as high as possible.[6] In accordance with this focus upon the colossi—and his preference for simple controls—he intended that one button on the game controller be used solely for targeting the colossi during battles.[50] Ueda cited The Legend of Zelda as an influence on the boss design, referring to the bosses as "inverted Zelda dungeons."[51] "

O melhor disso tudo é que o próprio Zelda bebeu da fonte de SOTC no Breath of the Wild e outros jogos da série!
Aqui uma outra entrevista, com Aonuma comentando sobre essa influência e a relação que a Nintendo tem com o Fumito Ueda:


"Speaking of the climbing mechanic, there is another game that makes heavy use of this feature: Shadow of the Colossus. It was influenced by Zelda, and influenced it in turn since Twilight Princess. Do you enjoy the games and style of Fumito Ueda?

It’s funny that you’re mentioning this game, because we are friends with Mr. Ueda and he’s always said that he wanted to make a game like Zelda – hence the similarities in Shadow of the Colossus.


Mr Ueda was kind enough to send me a copy of The Last Guardian late last year and as I was playing it, I could notice the moments when you climb on Trico’s head to find a path, and jump to reach places that were inaccessible from the height you were at. Without seeing each other or talking about it, I realize we had the same idea. It’s amusing to see we had the same inspirations, the same gameplay velleities at different times."
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.615
Pontos
353
Quando eu citei Monster Hunter eu estava pensando no comportamento da IA, que é meio orgânica, se vc deixar o bicho em paz, ele meio que segue seu rumo, vc não sente que tem um inimigo na sua frente, mas sim parte do ecossistema, o script não é tão rígido.Até o Agro tem certa resistência em cavalgar, já a Epona segue retão, como um carro de corrida.

Interessante essas entrevistas, os bosses sendo descritos como dungeon de Zelda ao contrário faz algum sentido, não tinha percebido muito essa influência.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
eu to vendo que não entraremos em consenso semântico em como definir um clone de um jogo
(sendo que há coprights que impedem a clonagem perfeita é bom lembrar)

vcs estão indo pela historinha..se tem de resgatar se tem de explorar etc. eu indo puramente pela mecânica, o starfox adv por ser da nintendo copia zelda na cara dura, o esqueleto do jogo é de um zelda só se diferencia nas partes de trenor na neve ou quando o boneco usa naves (aí nessa parte o jogo é um jogo de nave) que são obviamente dois recortes extras acrescentados. o neopets copia as historinhas e parte da mecânica só faltou mesmo a ambientação e camera.

fica aí o mistério se eu pegar assassins creed e trocar o personagem pelo de zelda, ele vira zelda ? sim, se tem o nome de zelda é zelda. e se eu faço um zelda de primeira pessoa mas troco o link por um robo ?
 
Ultima Edição:

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Acho que nenhum jogo citado aqui até o momento tem nada de Zelda.
Se quer um clone verdadeiro procure por indies como Adventure Time Namess Kingdom, tem pra Xbox 360, é igualzinho o Link to The Past
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.615
Pontos
353
Antes de definir o que é um clone de Zelda, temos que definir o que é Zelda.

Tinha aquela discussão velha de se Zelda é ou não é RPG, eu diria que é um Action Adventure com estrutura parecida com RPG, um "RPG lite".

Tem elementos de RPG como NPCs e fetch quests(mas até aí até Banjo tem), dungeons, só que sem a parte mais fastidiosa do RPG: grinding, distribuição de pontos, menus durante o combate, customização, etc. Os upgrades são feitos apenas conseguindo novos equips ou pedaços de coração.

Zelda não tem party, no entanto, a menos que vc considere a Navi e a Midna como party, mas aí eu acho um stretch.

Ys lembra bastante Zelda, inclusive antes do 7 não tem party, é só o protagonista, mas dificilmente alguém questiona Ys ser um RPG, justamente pq ele tem level e stats explícitos(str, def, luck, etc).

fica aí o mistério se eu pegar assassins creed e trocar o personagem pelo de zelda, ele vira zelda ? sim, se tem o nome de zelda é zelda. e se eu faço um zelda de primeira pessoa mas troco o link por um robo ?

Quando se fala em clone de Zelda, o pessoal geralmente está se referindo ou a clone de ALTTP (câmera top-down) ou a clone de OOT(câmera 3D).
Ex de clone de Zelda 2d tem o 3D Dot Game Heroes, apesar de ser poligonal.

Link's Crossbow Training é da série Zelda, mas não é do "gênero Zelda", é um rail shooter estilo Virtua Cop ou HOTD.
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Valeu galera, brigadão pelas dicas, curti o Neopets que não conhecia e o Sphinx que nunca dei bola

Curti muito a discussão aqui, mesmo não conseguindo ler tudo, o trampo tá puxadissimo nesses últimos dias, mas esse tópico vai ser meu hobbie de amanhã pela manhã em casa, com certeza, vou devorar tudo, ver todos os vídeos e caçar todas as indicações

e pelo que eu to vendo, tem pouquíssimos jogos mais inspirados nos top-down 2d e tal né? acho que essa geração deixou bastante a desejar nesse aspecto.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.615
Pontos
353
e pelo que eu to vendo, tem pouquíssimos jogos mais inspirados nos top-down 2d e tal né? acho que essa geração deixou bastante a desejar nesse aspecto.

Dessa geração, só achei esse de GBA, nunca joguei, não faço a menor ideia do que se trata.



Ys6 teve um port no PS2, não é exatamente Zelda clone, mas imagino que quem gosta de um vai gostar do outro.

Em outras gerações tem o Beyond Oasis no Mega , Legend of Oasis no Saturn e Alundra no ps1.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.480
Reações
60.350
Pontos
1.253
Valeu galera, brigadão pelas dicas, curti o Neopets que não conhecia e o Sphinx que nunca dei bola

Curti muito a discussão aqui, mesmo não conseguindo ler tudo, o trampo tá puxadissimo nesses últimos dias, mas esse tópico vai ser meu hobbie de amanhã pela manhã em casa, com certeza, vou devorar tudo, ver todos os vídeos e caçar todas as indicações

e pelo que eu to vendo, tem pouquíssimos jogos mais inspirados nos top-down 2d e tal né? acho que essa geração deixou bastante a desejar nesse aspecto.
Pelo contrário, tem vários !
Um dos melhores dele é Alundra do PS1.
Tem também os jogos da série Soul Blazer, que embora sejam RPGs, tem alguns puzzles bacanas e umas dungeons show de bola.
No SNES também tem o jogo Marvelous que é de Eiji Aonuma, utiliza a mesma engine do A Link to the Past e é bem parecido, só que mais focado em puzzles do que nos combates.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Antes de definir o que é um clone de Zelda, temos que definir o que é Zelda.

Tinha aquela discussão velha de se Zelda é ou não é RPG, eu diria que é um Action Adventure com estrutura parecida com RPG, um "RPG lite".

Tem elementos de RPG como NPCs e fetch quests(mas até aí até Banjo tem), dungeons, só que sem a parte mais fastidiosa do RPG: grinding, distribuição de pontos, menus durante o combate, customização, etc. Os upgrades são feitos apenas conseguindo novos equips ou pedaços de coração.

Zelda não tem party, no entanto, a menos que vc considere a Navi e a Midna como party, mas aí eu acho um stretch.

Quando se fala em clone de Zelda, o pessoal geralmente está se referindo ou a clone de ALTTP (câmera top-down) ou a clone de OOT(câmera 3D).

sim eu sei, mas desde oot eu só considero como zelda os 3d, e eu particularmente defino zelda oot e seus possíveis clones pela estrutura como as fase são montadas: mapa pseudo open world que cria uma vila, que se afunila nas dungeons para um plataformer linear de puzzles com muita subição de escadas e que depois se expande novamente para pseudo open world, ok eu sei que isso ocorreu na época devido as limitações do n64, mas deu certo e o jogo é genial, no gamecube e wii há um repeteco dessa formula porém com um escopo muito maior maior contagem poligonal e liberdade.

ter espada é um elemento importante, mas a construção do mapa e fundamental, esse novo god of war se tivesse mais npcs seria o melhor zelda.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
e pelo que eu to vendo, tem pouquíssimos jogos mais inspirados nos top-down 2d e tal né? acho que essa geração deixou bastante a desejar nesse aspecto.
Esses jogos não são da geração que você pediu, mas os recomendo para quem gosta de Zelda-likes clássicos:

Crusader of Centy (jogo bastante inspirado em A Link to the Past):


Beyond Oasis:


Sylvan Tale:


King Colossus:


Golden Axe Warrior:
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
RPG de ação clássico 2d com algumas batalhas em 3d, a história é interessante e a arte muito bonita:



Esse jogo estava sendo feito para o Saturno mas foi movido para o Dreamcast.
 

Ericson Anzois

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
568
Pontos
293
Como o cara tá pedindo clones. Aí tá mais restrito. Se fosse alternativos/genéricos acho que ampliava mais o espaço. Dito isso, penso que o que marca Zelda a ser o que é são os puzzles. Esse vídeo pode te ajudar:
 
Ultima Edição:

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.615
Pontos
353
Achei outro, os de n64 valem a pena jogar, esse de ps2 parece mal feito, mas é um clone de Zelda "128bit".

 
Topo Fundo