O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Me ajudem a isolar BAD Blocks do HD

sergiosodre2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.582
Reações
2.595
Pontos
714
Meu amigo tem um hd 500G da Seagate e existem bad blocks nele, o último bad block é na posição 253397 (aproximadamente 254 G) .

Minha idéia é isolar o disco rigido fazendo 2 partições sendo que a primeira passe do ultimo setor defeituoso e esta partição vai ficar escondida sem letra no windows (para que nenhum arquivo cai nela e dê erros), e capacidade final do disco diminui, porém salva meu amigo de precisar comprar um disco novo.


Algum tutorial ou idéia?







Image1.jpg
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
Se não me engano 1 LBA = 512 bytes.

Qual é o último endereço LBA com bad block?

Se não me engano o gparted suporta particionar por LBA, então basta fazer a primeira partição após esse endereço.

---

Acabei de ver aqui, o gparted através da GUI não dá suporte para a unidade LBA, apenas MiB.

Pela screenshot eu vi que o último bad block é no LBA 518957431, portanto no byte 265706204672, que no gparted é equivalente a 253397.18 MiB, então você deve arredondar para cima e criar a partição a partir de 253398 MiB.

O procedimento é iniciar o disco novamente (isso irá zerar todas as tabelas de partição) e criar a partição primária a partir de 253398 MiB, deixando tudo para trás vazio sem partição nenhuma.
 
Ultima Edição:

sergiosodre2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.582
Reações
2.595
Pontos
714
Se não me engano 1 LBA = 512 bytes.

Qual é o último endereço LBA com bad block?

Se não me engano o gparted suporta particionar por LBA, então basta fazer a primeira partição após esse endereço.

---

Acabei de ver aqui, o gparted através da GUI não dá suporte para a unidade LBA, apenas MiB.

Pela screenshot eu vi que o último bad block é no LBA 518957431, portanto no byte 265706204672, que no gparted é equivalente a 253397.18 MiB, então você deve arredondar para cima e criar a partição a partir de 253398 MiB.

O procedimento é iniciar o disco novamente (isso irá zerar todas as tabelas de partição) e criar a partição primária a partir de 253398 MiB, deixando tudo para trás vazio sem partição nenhuma.


vlw amigo consegui entender assistindo esse video, para quem está com o mesmo problema segue o video

 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.333
Pontos
1.074
Ajudei a isolar um:
 

Anexos

  • roberto-baggio.jpg
    roberto-baggio.jpg
    164 KB · Visualizações: 15

SilentSword

Veterano
Mensagens
568
Reações
297
Pontos
113
Putz, nem sabia que dava pra contornar esse problema, eu tenho um HD encostado aqui por causa disso, vou ver se dá pra aproveitar alguma parte dele.
 


kiyow

Supra-sumo
Mensagens
675
Reações
744
Pontos
153
Eu costumo deixar uma folga bem grande pra agulha não passar perto do BB. Mas também nunca coloco nenhum dado sensível no disco, tenho um externo funcionando há 3 anos assim...
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.065
Reações
25.882
Pontos
1.484
não seria possivel simplesmente escrever DUMB files no local desses blocos aí, e deixar os dumb filmes em uma pasta oculta e protegidos contra deleção?

assim o sistema nunca iria usar esses blocos de novo.

talvez exista um aplicativo que te dê a opção de criar arquivos em locais específicos do HD.
 

sergiosodre2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.582
Reações
2.595
Pontos
714
não seria possivel simplesmente escrever DUMB files no local desses blocos aí, e deixar os dumb filmes em uma pasta oculta e protegidos contra deleção?

assim o sistema nunca iria usar esses blocos de novo.

talvez exista um aplicativo que te dê a opção de criar arquivos em locais específicos do HD.

o proprio sistema operacional do disco ao detetar bad blocks simplesmente coloca eles como inacessiveis pela agulha do hd e os move para outra posição reserva no disco, acontece que essas reservas são limitadas se acabar (ou seja se o disco estiver indo pro brejo e muitos bads ocorrerem , ele dá aviso de estouro de alocação e dá mensagem de red no SMART para trocar o disco e fazer backup)
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Usa o HDAT2 recovery que existe no cd do hirensboots.
mas aviso, bad block é cancer compensa você pegar esse HD e jogar fora.
 
Topo Fundo