O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.

Me apaixonei por retro novamente.

dbs64

Supra-sumo
Reações
1.440
Pontos
194
Já tinha um tempo que eu procurava uma forma legal de emular SNES.. e tudo que eu tentei antes não me agradou (PSP, Android, PI3).. Os jogos não funcionam direito, ou tem input delay, e os filtros sempre achei que tiram a essência do game.

Pesquisei e pesquisei e resolvi comprar (novamente) o Nintendo Wii e uma TV CRT (achei uma LG de 14, por 70 pila, a TV tava na caixa, muito bem cuidada, ótima imagem).

Testei então a famosa emulação de SNES do Wii em 240p.. e olha, PQP, sem palavras.

É impressionante, eu tive a mesma sensação de quando jogava SNES a 20 anos atras.

Pena que jogar SNES no wiimote é muito limitado, mas ainda quero fazer a combinação SNES + Flashcart.

itesch

Bam-bam-bam
Reações
2.927
Pontos
303
Compra um controle da 8bitdo, o sf30 por exemplo, um adaptador e seja feliz.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Reações
2.213
Pontos
459
Parabéns pela satisfação, irmão! Geralmente, é bem difícil encontrar algo que nos satisfaça, principalmente quando a gente não tem acesso a um televisor de tubo decente. No meu caso, tenho que me virar com os televisores modernos. Não sou muito exigente, então levo de boa meu setup com um Raspberry Pi 3 e um filtro crt básico. Obviamente, jogar em um tubão seria bem melhor, mas a gente se vira com o que tem. O importante é jogar! :kjoinha

dbs64

Supra-sumo
Reações
1.440
Pontos
194
Uma lista rápida de controles que funcionam no Wii:

Além desses genéricos USB, costumam funcionar em emuladores.
Compra um controle da 8bitdo, o sf30 por exemplo, um adaptador e seja feliz.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Dei uma olhada nesses controles da 8BITDO, me parece que tem a mesma qualidade de um controle original, muito bem construído. Mas comprar 2 desses vai me pesar no bolso :ksnif

Parabéns pela satisfação, irmão! Geralmente, é bem difícil encontrar algo que nos satisfaça, principalmente quando a gente não tem acesso a um televisor de tubo decente. No meu caso, tenho que me virar com os televisores modernos. Não sou muito exigente, então levo de boa meu setup com um Raspberry Pi 3 e um filtro crt básico. Obviamente, jogar em um tubão seria bem melhor, mas a gente se vira com o que tem. O importante é jogar! :kjoinha
Vlw brother, realmente o importante é jogar. Minha unica resalva ao PI3 foi o input delay, eu tentei jogar super mario world, e morria algumas vezes pq não conseguia pular no tempo correto, mas se voce não liga pra isso e já se acostumou, o PI3 se torna uma boa opção.

Kaiketsu_Zubat

Bam-bam-bam
Reações
2.244
Pontos
303
Poxa fico feliz por você, assim você pode usufruir de uma ótima experiência retrô (ainda bato na tecla de que não é a perfeita) pois o Wii emula do Nes até Game Cube lindamente fora outros emuladores como os CPS 1 e 2, PC Engine e etc....
Enfim boa aquisição, parabéns!!!

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Reações
2.213
Pontos
459
Vlw brother, realmente o importante é jogar. Minha unica resalva ao PI3 foi o input delay, eu tentei jogar super mario world, e morria algumas vezes pq não conseguia pular no tempo correto, mas se voce não liga pra isso e já se acostumou, o PI3 se torna uma boa opção.
Pior que nem me acostumei! Eu já tava desistindo, achando que tinha sido uma compra à toa, quando testei a distribuição Lakka. Achei o input lag bem melhor. Daí, sim, ficou em um nível tolerável.

O Lakka não tem a mesma beleza e praticidade de um Recalbox ou Batocera, mas é menos complicado que um RetroPie, além de funcionar melhor que todos esses citados. O tamanho menor também é vantagem; pelo menos, enquanto os cartões SD não tiverem uma capacidade decente.

TheCollector

Ser evoluído
Reações
193
Pontos
43
Wii seria a minha opção número um de retrogames de Super NES pra baixo se não fosse por dois detalhes:

1) Não roda 32x, não que seja nada de especial, mas passa a imagem de algo incompleto, gostaria que emulassem esse sistema.

2) Apesar de todas as pesquisas, todas as informações disponíveis, todos os emuladores como Hu-go, Retroarch ou Mednafen, eu nunca consegui rodar m.... nenhuma de qualquer iso de PC Engine/Turbografx CD (somente alguns jogos do VC) e isso sempre me deixou frustrado ao extremo pois gosto muito desse console,,,

Como consolo isto roda bem os jogos de Sega CD e Game Boy Advance, M.A.M.E já tentei e nunca consegui também, porém eu prefiro os sets e versões atuais que são mais completas (meu PC ligado em monitores CRTs profissionais, o sonho de minha vida em retrogames).
Por fim tenho aqui em casa em matéria de TVs de tubo uma Sharp 20" da década de 90 (tela redonda) que é o xodó de minha mãe (fica no quarto dela) que a imagem já está ficando esverdeada, uma Sony Wega 21" que quase não uso (pra falar a verdade, apesar de ter entrada video-componente, acho que games antigos se dão melhor em telas redondas) e um monitor LG 14", mas que está tomando poeira também...
Mas interessante é que toda vez que ligava o Wii via RCA na TV Sharp em 240p sentia que a imagem dos emuladores "casavam" muito melhor nesse tipo de aparelho do que o PC na minha plasma. Era quase como se estive ligando um aparelho original nela e isso não tem preço.
Por fim tem uma Philco 14" num trailer aqui perto de casa com imagem excelente que estou namorando, uma outra numa loja de coisas usadas (esqueci o nome disso) e uma toshiba de 21 numa oficina, vou ver qual eu pego depois, valew...

Ultima Edição:

Odin Games

Bam-bam-bam
Reações
3.482
Pontos
303
Wii é um console surpreendente para emulação, fiquei bastante espantado com o que vi depois que descobri a emulação dele, até hoje seus emuladores são atualizados e ainda tem gente desenvolvendo novos emuladores para ele, já está conseguindo fazer rodar até CPS1, CPS2 e Neo Geo, coisa que nem era para ele conseguir rodar por causa de suas limitações, conseguiram superar as limitações dele...

A única coisa ruim é jogar nos seus controles mesmo, mas acho que no caso do SNES, um Classic controller deve resolver o seu problema com folga, já que ele é bem melhor para jogos de SNES, jogar no Wii Remote + Nunchuck não eras mesmo... :klol

Apesar de eu já ter Wii a 4 anos, ainda não tenho um Classic Controller, mas como meus dois Wii tem as entradas para Gamecube, eu ainda me viro com um controle de Gamecube que também aceita nele, o foda é se acostumar com esses controles, que também podem ser ruins para jogar alguns jogos emulados.

dbs64

Supra-sumo
Reações
1.440
Pontos
194
Mas interessante é que toda vez que ligava o Wii via RCA na TV Sharp em 240p sentia que a imagem dos emuladores "casavam" muito melhor nesse tipo de aparelho do que o PC na minha plasma. Era quase como se estive ligando um aparelho original nela e isso não tem preço.
É disso que estou falando, eu tive a mesma sensação. Talvez o fato de você não ter a mesma experiencia no PC pode ser por causa do sinal 480i.

Existe uma diferença entre 240p e 480i. Pra jogos 2D o sinal 240p traz uma imagem mais nítida e estável, enquanto no sinal 480i o televisor vai alternar as linhas causando efeito "flicker" e voce percebe uma imagem tremida e desfocada, como no exemplo abaixo: