O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Me atropela, Joice! news] O ‘trator’ Joice que não tem receio de ‘atropelar’

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.770
Reações
134.024
Pontos
2.139
O ‘trator’ Joice que não tem receio de ‘atropelar’



1548989278743.jpg

A deputada Joice Hasselmann (PSL SP) Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

“Eu sou de ferro, aguento pancada, não estou aqui para brincar e não estou nem aí se tem gente com dor de cotovelo. Lamento, I’m sorry, sempre fui assim. As pessoas dizem que ‘Joice é um trator’. Sim, eu sou um trator, mas só trabalho para o bem. E, se alguém cruzar a minha frente para impedir que as coisas boas sejam feitas, vou acelerar o meu trator. Vou atropelar.”
A frase é de Joice Hasselmann, deputada eleita pelo PSL de São Paulo que toma posse hoje em Brasília, e foi dada ao Estado, anteontem, enquanto ela tomava chá em um copo de isopor no hotel onde mora no bairro do Itaim-Bibi, na capital paulista.
Joice foi a deputada federal mais votada do País na eleição de outubro passado – com mais de um milhão de votos. Como resultado disso e também do estilo “trator”, seu nome tem aparecido nas listas de apostas sobre os possíveis expoentes da nova legislatura. Recentemente, foi apontada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, como uma das principais articuladoras da base de apoio ao governo Jair Bolsonaro na Câmara.
Nos poucos meses que separam sua filiação ao PSL (no início de abril do ano passado) até o início do governo, ela ampliou seu arco de influência da Esplanada dos Ministérios até a antessala da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Parlamentares rodados a tratam como uma veterana, embora mal tenha assumido seu primeiro mandato.
No dia 17 de dezembro, foi escolhida para suceder ao empresário Flávio Rocha, dono das Lojas Riachuelo e que foi pré-candidato a presidente pelo PRB, no comando do Brasil 200 – movimento criado por ele próprio para carregar as bandeiras do empresariado nas eleições de 2018. Para o evento, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) disponibilizou assessores, dois auditórios e uma sala reservada.
Dois dias depois, em Curitiba, saltou do banco traseiro de um Jaguar na entrada do Palácio do Iguaçu, sede do governo do Paraná, para receber a Ordem do Pinheiro, principal comenda do Estado. De vestido curto preto, saltos altos da marca Louboutin e usando joias, ela entrou acompanhada pelo desembargador do TRF-4 João Pedro Gebran Neto – que no ano passado anulou habeas corpus concedido por desembargador plantonista que mandava soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Meu amigo pessoal”, disse ela.
A proximidade com os poderosos, inclusive patrões e chefes, é vista como uma das características de Joice desde o início da carreira profissional, ainda como jornalista, em Ponta Grossa (PR). “Sempre fui contratada pelo dono. Só negocio os termos do meu contrato com o presidente, o diretor-geral ou o dono do veículo. Em geral, o dono. Tenho exigências para topar trabalhar em qualquer lugar. Uma delas é a liberdade de falar e um subchefe nunca conseguiria dar essa prerrogativa”, explicou a deputada. “E isso gera uma ciumeira desgraçada.”
Críticas. Na carreira política, não tem sido diferente. A voracidade com que se move nas várias esferas do poder, no entanto, já é objeto de críticas no meio bolsonarista. Logo depois da eleição, o vazamento de uma discussão entre ela e o então deputado eleito Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, abriu a primeira crise política do governo antes mesmo da posse.
Aliados de Bolsonaro questionam os métodos e os propósitos de Joice. Para alguns, ela usaria a defesa do presidente – de quem já foi crítica em um passado recente – para benefício próprio. Em uma das mensagens vazadas, Eduardo foi o primeiro a usar a analogia com o trator ao dizer que ela é capaz de “atropelar qualquer um que esteja à frente dos seus objetivos”.
“Tenho um compromisso com um milhão de eleitores só em São Paulo, porque no Brasil inteiro ouço pessoas dizendo que queriam ter votado em mim. Não posso trair essa gente”, disse ela, a caminho de um restaurante sofisticado na região dos Jardins. “Meu compromisso é com o povo brasileiro”, disse Joice, como que colocando um ponto final no assunto.
Só depois de ser questionada sobre a instabilidade que alguns de seus movimentos têm causado na base do governo em formação, em especial no PSL de São Paulo, é que ela mencionou o compromisso com Bolsonaro – a quem chama de “Jair”.
“Sim, com certeza! Tudo o que eu estou trabalhando é para construir uma grande base para o governo. Quem está trabalhando dentro do partido sou eu, alinhada com o Onyx. Sou quem mais está fazendo este trabalho de base de sustentação para o governo Bolsonaro.”
Para o secretário-geral da Presidência, Gustavo Bebianno, apesar das polêmicas, Joice tem mais ajudado do que atrapalhado o novo governo e tem potencial para, em breve, disputar cargos executivos.
“Joice é uma das pessoas que geram maior expectativa no partido”, disse ele. “Todos no PSL vão ter de enfrentar esse processo de amadurecimento. A personalidade dela acaba desagradando a algumas pessoas porque o mundo político é uma competição permanente”, afirmou Bebianno, ex-presidente do PSL.
Apesar do estilo considerado chamativo, Joice diz que é despojada na vida privada. “Parece uma coisa maluca, mas, apesar de estar toda emperiquitada, eu não sou vaidosa.” Pouco antes, ela havia recebido a ligação de uma pessoa responsável pelas joias que encomendou especialmente para a cerimônia de posse no Congresso.
“Na verdade, meu marido (o neurocirurgião Daniel França) ama joias. Agora mesmo, ganhei um anel. As joias que ele me dá têm nome. Agora ele me deu o ‘Posse’, para a posse. Um anel lindo de diamante champagne”, disse ela. Na sequência, afirmou: “Isso faz o povo ficar com bastante inveja de mim, muita raiva”.
Além das joias, Joice preparou um item peculiar para a decoração de seu gabinete na Câmara. Uma caixa com dezenas de algemas de verdade adornada com a placa “Tente a sorte”. “Isso é para o caso de alguém cometer a insensatez de me oferecer qualquer coisa ilegal.”
Carreira. A jornalista paranaense de 40 anos, nascida em Ponta Grossa, começou a trabalhar nas rádios CBN e Bandnews FM. Depois, foi convidada para trabalhar na TV. “Ela tem uma capacidade de comunicação extraordinária. É como um cavalo de raça. Precisa de pista para correr”, disse o ex-diretor de jornalismo do SBT no Paraná Acácio Costa, responsável por levar Joice para as telas.
Do SBT, ela foi para a TV Record local, mas o destaque nacional só viria em 2014, quando foi contratada pela Editora Abril para apresentar a TV Veja. A passagem pelo site da revista semanal durou pouco mais de um ano e terminou de forma ruidosa. Em março do ano passado, Joice foi condenada a pagar R$ 225 mil de indenização para a editora por ter utilizado de forma considerada indevida a marca “Veja”. Ela recorreu.
De sua tribuna no site da publicação, ela se tornou uma das porta-vozes do movimento pelo impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff e passou a vocalizar as bandeiras da nova direita que acabaria elegendo Bolsonaro. De carona na Lava Jato, Joice ampliou sua audiência e tem hoje mais de 2 milhões de seguidores no Facebook e um milhão no YouTube.
Plágio. No início do ano passado, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná impôs uma sanção administrativa a Joice por plágio. No processo, a entidade lista 65 reportagens de 42 profissionais que foram copiadas em menos de um mês no Blog da Joice – iniciativa que ela criou depois de deixar a Veja –, sem autorização, pagamento de direitos autorais nem crédito dos autores.
Ao Estado, ela atribuiu o processo a uma perseguição. “Tenho esse enfrentamento histórico com o sindicato que é alinhado à CUT desde que trabalhava em Ponta Grossa. Como sempre fui de direita, eles aproveitaram para, na surdina, fazer esse suposto processo de uma coisa que nunca aconteceu. É uma fraude.”
No fim de outubro, estudos do Atlas Político e da plataforma Avaaz apontaram Joice como disseminadora de fake news durante as eleições. Um vídeo feito por ela dois dias antes da eleição sobre um suposto esquema de fraude nas urnas eletrônicas alcançou mais de 16 milhões de pessoas.
Ela também nega a acusação. “Que levantamento? De onde? Não existe qualquer levantamento sério de qualquer fake news divulgada por mim”, respondeu.
Para alguns aliados, o desafio de Joice vai ser adaptar o estilo expansivo ao universo político. “O que tenho visto na política é que as pessoas não têm palavra. Elas acordam uma coisa aqui com você e, depois de meia hora, estão falando outra coisa.”
Nomes?
“Gostaria muito, mas em ‘on’ não posso”, disse ela.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.735
Reações
79.800
Pontos
1.839
Pra mim, não passa de uma picareta.

Mas...vamos dar tempo ao tempo, este, que é o Sr. da razão.
 
Ultima Edição:


Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
9.459
Pontos
1.094
Essa doidinha ainda tem muito o que aprender no campo da política. Ladra demais, se acha demais. Devia era trabalhar mais.
A propósito, tenho quase certeza de que vi em um vídeo dela, ano passado, ela prometendo que se eleita deputada federal, recusaria as regalias mensais inerentes ao cargo. Alguém confirma essas afirmações? Queria saber no que deu.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.162
Reações
32.481
Pontos
1.629
A comparação entre os discursos dela em relação ao Rodrigo Maia ficou engraçada:

 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.749
Reações
40.667
Pontos
1.053
A bunda dela deve ter um campo gravitacional próprio. Eu gosto.

Via Tapatalk
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.364
Pontos
2.599
Maior do que o peso dela só o ego da própria.
 

Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.672
Reações
14.928
Pontos
1.454
Pois é, ela era uma boa jornalista, depois virou uma boa apresentadora mas me parece que a politica surtou e tomou conta da alienação própria que sofre.

O fato é que a galera hoje que busca por justiça a de qualquer maneira acaba por ficar doente.

E percebemos isso com esses Youtubers, mostrando a todo custo toda a m**** politica que o Brasil sofre....

O jeito é só ignorar, ela vai se afundando, ta virando um elefante, daqui a pouco roda.

Podia muito bem ter virado uma comentarista de bom nivel, quem sabe um Boechat da vida.....
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.178
Reações
16.623
Pontos
1.379
Sempre gostei dela, mas quando ela saiu da JP, vixe....pirou a batata total, mas, melhor ela com esse rabo enorme que um Freixo ou Frota da vida.


Abraço a todos.
 

x-eteano

Bam-bam-bam
Mensagens
4.761
Reações
5.616
Pontos
319
01/02/2019 às 05h00 4

Janaina Paschoal e Joice Hasselmann, as novas caras da direita campeã de votos
  • Por Monica Gugliano | Para o Valor, de São Paulo




"Ai, Jesus!!", diz Janaina Paschoal, com sua conhecida e expressiva feição, assim que assiste a um vídeo de Joice Hasselmann no celular. Nas imagens, que tiveram milhões de acessos na internet, a deputada federal mais votada do país está atirando com um fuzil semiautomático. "Dá uma olhada no trabuquinho. Olha que lindo o meu bebê", diz Joice. "Aqui no Brasil não posso ter, só nos Estados Unidos. Fiz até um estudo para ver se eu teria um rifle", prossegue ela.
"Ai, gente! Só você mesmo, que medo", comenta Janaina, a deputada estadual que bateu recorde nas urnas: recebeu a maior quantidade de votos na história do Brasil.
É fim de tarde no auge do verão. Joice e Janaina estão no Octavio Café & Bistrô, na avenida Faria Lima, coração financeiro de São Paulo, para um chá das cinco neste "À Mesa com o Valor". O tempo lá fora anuncia uma tempestade típica da estação, com raios e trovoadas, mas o clima no interior do café é de amizade e intimidade entre as duas parlamentares.


"Sabe que me perguntaram, em uma entrevista, se eu me dava bem com você?", diz Janaina, ou Jana, como Joice costuma chamá-la. A resposta para o repórter foi direta, conta ela: "O que nos diferencia é a autoestima. Joice tem a autoestima elevada, e eu admiro. Eu não. Você tem muita autoestima, não?", pergunta a deputada estadual.
Joice faz um gesto largo com as mãos. "Eu? Oooooooh, se tenho! Tenho autoestima elevada, não me sinto sozinha nunca", responde.
A deputada federal se parece mais com a irmã de Janaina, "confiante", observa a deputada estadual. "Se é algo profissional, eu faço. Mas, se não é, não consigo. Para fazer um vídeo como esse [Joice atirando com a AR-15], tem que ter a autoestima elevada."
Joice reage. Diz que se considera absolutamente normal. "Sim, você é normal", responde Janaina. "É só a autoestima que é elevada."
As duas voltam a sorrir.

Estreantes e estrelas do PSL, partido sem tradição que elegeu 52 deputados federais e 14 estaduais, em São Paulo, as duas surfam na onda conservadora que dominou a agenda eleitoral do país e levou Jair Bolsonaro à Presidência, também pelo PSL.
Advogada e professora da Universidade de São Paulo (USP), Janaina ficou conhecida por ser uma das autoras do pedido que levou ao impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). Aos 44 anos, toma posse hoje na Assembleia Legislativa de São Paulo com 2,06 milhões de votos.
Com essa expressiva votação, poderia ter sido eleita deputada federal ou até governadora em alguns Estados, como Pernambuco. O potencial de votos chegou a projetar seu nome para ser candidata a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, vaga que acabou com o general Hamilton Mourão. "Não me arrependo de nada. Estou muito feliz com minhas escolhas", diz. Seu objetivo, agora, é disputar a presidência da Assembleia.


Janaina: "O que nos diferencia é a autoestima. Joice tem a autoestima elevada, e eu admiro. Eu não"; Joice: "Não me sinto sozinha nunca"

Para conquistar o comando, fez algumas tentativas e articulações e já sentiu o gosto da política como ela é. "Propus parceria ao Novo, e a proposta não foi bem recebida. Eles temem me apoiar e ficar sem comissões, caso eu não ganhe", afirma. "Também conversei com alguns nomes do PSB, que ainda não se definiram. Minha ideia seria tentar romper o acordo que PSDB e PT têm, há anos, na Assembleia."
A jornalista Joice Hasselmann, de 41 anos, assume hoje como deputada federal por São Paulo, depois de obter 1,07 milhão de votos pelo PSL. Nascida em Ponta Grossa (PR), começou a carreira de repórter em programas regionais de rádio e TV. Antes de se candidatar à Câmara, foi âncora na rádio Jovem Pan e na TVeja. É conhecida por suas polêmicas, alimentadas pelos mais de 4 milhões de seguidores que tem no Twitter e, principalmente, pelo estilo de quem não leva desaforo para casa. "Sou uma mulher forte, mas feminina", afirma.
No Congresso, diz a deputada federal, o PSL, partido que cresceu e se tornou a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados, terá de eliminar suas divergências internas. O primeiro teste será na eleição da presidência da Câmara, prevista para hoje. A legenda do governo decidiu apoiar a reeleição do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ). "É o que temos para o momento", comenta Joice.
Apoiar Maia foi a única saída para evitar que o PT se juntasse "aos nanicos" e, conforme determina o regimento interno da Câmara, tivesse a prerrogativa de escolher o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vital para o andamento de qualquer processo na Casa, justifica Joice.
"Tem que mudar esse regimento. Mas a regra do jogo hoje é essa. A CCJ ia ficar na mão do PT. Como é que eu ia deixar a CCJ na mão do PT? Só se eu fosse louca de pedra", afirma.
A articulação que teve como objetivo abrir o caminho do governo para a aprovação de reformas foi dolorosa para Joice, que nunca escondeu sua antipatia por Maia. "Vi como é cortar na própria carne. Cortei na própria língua. Porque ninguém deu tanta pancada nesse Rodrigo Maia quanto eu. Tive que esticar minha língua em uma guilhotina bem grande e cortar. Foi simples."
No Executivo, Joice e Janaina são grandes defensoras das medidas e propostas de Bolsonaro, até das vezes em que anunciou uma decisão e voltou atrás. "Jair tem uma intimidade que às vezes faz com que a liturgia do cargo seja um pouco esquecida. Acho muito natural esse vaivém. Testou, viu que não dava e voltou", justifica a deputada federal. "Isso é bom. Prova humildade, censo democrático. Não tem nada a ver com a visão de ditador", diz a professora.
Intensas no gestual, ambas revelam entusiasmo, por exemplo, com o decreto assinado pelo presidente que facilitou a aquisição e o registro de arma de fogo. Consideram, entretanto, ser preciso alterar mais a lei, que, para elas, acaba por punir a vítima em detrimento do criminoso.
"Prender a vítima é demais. Vamos mexer nisso no Congresso. Se alguém entrar na minha casa para me assaltar, passo fogo. É legítima defesa", afirma Joice, que também é a favor da flexibilização do porte de armas.
A deputada estadual avalia que ter armas é um direito individual sobre o qual o Estado não deve intervir, desde que sejam cumpridos os requisitos previstos na lei. "Se acontecer um assalto aqui, a polícia demoraria pelo menos 20 minutos para chegar. Até lá, o assaltante já matou todo mundo", diz Janaina. No entanto, acrescenta, se um dos clientes estiver armado, a situação será diferente. "O assaltante vai matar dois ou três. Mas alguém vai meter uma bala na cabeça dele."
1 de 4 Iniciar slideshow slideshow
Imagem anteriorPróxima Imagem
foto01cul-511-galeria-d8_17_0_736_481.jpg

Durante campanha em Catanduva (SP) com Jair Bolsonaro em 2018
Créditos: Edilson Dantas/Agência O Globo


Mesmo alinhadas com o novo governo, Janaina, professora de direito penal, critica a decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender o inquérito em que o policial militar aposentado Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), é investigado por apresentar movimentação financeira incompatível com sua renda. "A decisão do ministro está juridicamente errada", diz ela, que pede esclarecimentos ao filho do presidente sobre o caso. "Não podemos fazer acusações precipitadas contra ninguém e temos que dar chance para que a pessoa se defenda. Mas ele precisa explicar tudo isso."
Joice diz ser contrária ao foro privilegiado, um dos argumentos usados pela defesa de Flávio, que acenou com um pedido para que uma eventual investigação envolvendo o senador fique com o Supremo devido à prerrogativa de cargo. "As investigações têm de ser muito rápidas. Creio na inocência dele. Se houver culpa, vai ter que pagar, como qualquer cidadão", afirma Joice. A deputada federal, entretanto, diz que não deve se misturar o senador Flávio Bolsonaro com o seu pai, o presidente da República, Jair Bolsonaro. "O senador representa uma vaga no Senado. O presidente da República não tem nada a ver com o Senado."
Janaina Conceição Paschoal nasceu no Tatuapé, bairro de classe média da zona leste de São Paulo. Começou a trabalhar aos 13 anos, vendendo bijuterias, pão de mel e cestas de café da manhã feitas pela mãe. É a mais velha de quatro irmãos que cursaram o ensino fundamental em escola pública e o ensino médio em privada.
Ela entrou na tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1992. Era o ano em que os cara-pintadas pediam o impeachment do então presidente Fernando Collor. Tinha 17 anos quando passou a atuar na política estudantil. Chegou a ser diretora do Centro Acadêmico XI de Agosto, eleita pela chapa Voz e Vez. "Foi o meu começo. A vida vai amadurecendo a gente para as coisas. Tudo foi acontecendo com um encadeamento não planejado. A sensação que tenho é de um caminho, mas um caminho que foi muito difícil", diz.
Joice costuma dizer que quem a vê agora, em cima do salto agulha de seu Christian Louboutin, pensa que sua vida foi fácil. "Tive uma infância dura, minha família era muito pobre. A gente chegou a passar fome", diz. Descendente de imigrantes judeus europeus, ela tem uma boa relação com a mãe, mas não fala com o pai, a quem já definiu como um homem violento.
O garçom interrompe a conversa. O Octavio é uma elegante cafeteria e possui um menu que serve grãos de produção própria "com técnicas de preparo artesanais". A deputada federal é econômica e escolhe apenas um chá para beber. "Estou tentando fazer dieta. Comecei ontem e estou sem comer carboidratos", diz ela, que, mesmo assim, recomenda cestinhas de pães. Janaina aceita a proposta e adiciona uma xícara de café ao pedido. Mais tarde, Joice se rende a uma provoleta de queijo, provolone fatiado e assado, que, segundo ela, tem gordura, mas não carboidrato. Pede mais um chá da fazenda, sem mel ou adoçante.
Ambas se definem de direita, são admiradoras de Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, mas há nuanças entre as duas. Espírita, Janaina reza todos os dias de manhã e de noite e tenta ir à missa uma vez por semana. A imagem de seu WhatsApp é a de Nossa Senhora. E, para espanto de Joice, anuncia: "Eu sou feminista".
"Mentira que você é feminista? Cadê o sovaco peludo?", pergunta, com ironia, a deputada federal. "Se você for mesmo feminista, vai arrancar a roupa agora e vai tirar os peitos para fora em público. Só assim você vai mostrar que é feminista de raiz."
Janaina não aceita o desafio.
Na perspectiva da professora, mesmo negando, Joice Hasselmann é uma feminista. No entanto, assim como a própria Janaina, se incomoda com a carga simbólica atribuída ao conceito. "A esquerda sequestrou o termo feminista. Criou um estigma, e a gente acabou adotando", diz a deputada estadual, que observa nas estudantes da universidade muitas mudanças comportamentais que não a incomodam. "Minhas alunas não têm muito isso de depilação. Outro dia teve uma performance no palco, eles todos nus. Estou acostumada."
Joice não trata com a mesma naturalidade liberalidades como essas. "Se minha filha estivesse nessa performance, eu pegava pelos cabelos e dava uns tapas", comenta.
Diferentemente da análise de Janaina, Joice nega veementemente ser feminista. "O que vejo hoje é deprimente. Tanto é que não me sinto representada por nenhum movimento feminista", afirma. As mulheres contemporâneas foram raptadas por um conceito deturpado do feminismo, que em nada se assemelha aos episódios do século passado, quando lutavam por direitos, como o de votar e de trabalhar, observa.

Janaina: "A esquerda sequestrou o termo feminista"; Joice: "Não me sinto representada por nenhum movimento feminista"

Para se contrapor aos movimentos que existem, Joice diz que pretende lançar outro conceito: o feminino. Nele, explica a deputada federal, as mulheres terão o direito de escolher se querem trabalhar ou não; se querem se casar, se querem ter filhos. "Não vejo o feminismo abraçar essas bandeiras. O que vejo são atos histriônicos e manifestações grotescas." Um exemplo? Uma manifestação que diz ter visto no centro de São Paulo durante a campanha eleitoral.
"Tive tanta vergonha que pensei em me enfiar em um buraco. Eram mulheres usando fio-dental que tinha escrito na bunda 'elenão'. Bundas feias! Um horror."
A advogada pede a vênia. Defende que sejam preservadas as conquistas alcançadas pelas mulheres em movimentos mundo afora. Mas a imagem que o PSL transmite aos eleitores, explica a professora da USP, não corresponde ao seu pensamento, e é comum bolsonaristas telefonarem para ela pedindo uma opinião contra o feminismo. "Costumo dizer que a pessoa está me entendendo mal. Sou contra o ativismo. O ativismo é cruel e tão vidrado numa causa, que não consegue ver os outros lados dela", afirma.
Janaina conhece grupos de apoiadores do presidente Bolsonaro muito conservadores, que atribuem a perda de emprego dos homens à entrada das mulheres no mercado de trabalho. "Isso é insano. Por isso tem que tomar cuidado para que o pessoal não comece a jogar pedra nas mulheres de novo", afirma a advogada.
Joice e Janaina, porém, se alinham ao criticar o que consideram a transformação do feminismo em uma "causa ideológica". "Algum grupo feminista nos cumprimentou quando fomos eleitas com uma votação tão expressiva? Não. Sabe por quê? Porque somos de direita. Se fôssemos de esquerda, teriam feito festa", diz Janaina.
Na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, diz a hoje deputada estadual, sua atuação política também é criticada. "Na faculdade sou um ser malquisto. Meus colegas me odeiam, são todos de esquerda. Os poucos de direita nunca se manifestaram a meu favor. A direita é covarde", afirma ela, entre chás, provoleta e pães.
Em 2017, Janaina foi reprovada no concurso para professor titular da USP, último degrau da carreira acadêmica. Ficou em último lugar. Segundo ela declarou na época, por "perseguição" no processo. "Para ser bem honesta, depois do impeachment, que foi um processo tão duro e doloroso, não queria é ser nada", afirma. Com o passar do tempo, conta, percebeu que, se quisesse manter um espaço para se manifestar, a política era esse lugar.
Joice diz que sempre evitou concorrer para cargos eletivos. "Mas é igual a cachorro correndo atrás do rabo. Eu corria da política, e a política corria atrás de mim." Quando mudou de ideia e aceitou disputar um mandato, afirma que teve de dar muitas explicações. "Era o pós-impeachment, o Brasil estava quase que numa esquizofrenia política, e eu vi que, se não assumíssemos umas posições, eles [o PT] poderiam voltar."
Bolsonaro, conta Joice, também teve um peso muito grande na decisão. Os dois voltavam no mesmo carro de um evento, quando o então candidato presidencial fez o seguinte apelo: "Se eu tiver um Congresso forte, eu mudo o país, você precisa vir". Segundo Joice, Bolsonaro estava com os olhos cheios de lágrimas. "Ele é muito emotivo, chorão. Não tive como fugir." Ao pedido do então candidato, diz, somou-se o do seu público. "As pessoas começaram a me dizer que, se eu não assumisse, os maus voltariam."
Decididas a se candidatar, ambas tiveram que escolher um partido. E aí, confessam as duas, apareceu uma situação difícil. "O partido político, todos, não é uma crítica ao PSL, é uma coisa esquizofrênica. Ninguém deveria ser obrigado a entrar em um partido", afirma Joice. "Essa obrigatoriedade de filiação é uma violência, é algo ditatorial", completa Janaina. A legislação brasileira não permite candidaturas avulsas. "É muito melhor estar livre de amarras", diz a advogada.
Por quê? Quem responde é Joice: "Começou a entrar um monte de gente, e aquela disputa interna de espaço. Eu pensava: 'O que estou fazendo aqui? Será que vou aguentar essa disputa de pequeno poder?'", afirma a deputada federal. "Você lembra, Jana? Me filiei no último dia do prazo legal. Não tinha para onde correr. Quando te liguei do cartório eleitoral, ainda não tinha me filiado."
Para elas, o PSL é um partido novo, por isso menos contaminado pelo que qualificam de "velha política". "O próprio Jair se debateu muito nos partidos. Estava no PP, aquele partido esquizofrênico e cheio de bandidos. Teve que ir para o DEM, esteve no Patriotas. Teve que buscar muito", diz Joice.
Embora aprovar as reformas seja considerado crucial para o PSL, Joice diz que a bancada do partido não vai abrir mão da pauta dos costumes. Evangélica, a deputada federal já conversou com Rodrigo Maia, favorito para ser reeleito presidente da Câmara, e avisou que o partido "vai partir para o pau" nas discussões sobre temas como a escola sem partido, legalização do aborto, casamento gay e as discussões de gênero. "Na agenda econômica há um alinhamento. Mas é claro que nas outras agendas teremos divergências. Temos uma bancada de pitbulls."



Afinadas na questão dos costumes, ambas defendem a atual lei que proíbe, com algumas exceções, o aborto. Dizem também não dar importância a temas como o casamento gay, mas são frontalmente contrárias à "ideologia de gênero". "Hoje o conceito é esse em todas as escolas. Genteeee, isso acontece demais. Tenho vídeos de salas de aula em que os alunos são estimulados a se beijarem na boca, de língua!", exclama Joice.
Na nova legislatura, o embate sobre costumes perde o deputado federal Jean Wyllys (PSol-RJ), homossexual e conhecido pela defesa de pautas progressistas. Ele decidiu renunciar ao seu mandato, que deveria ser assumido hoje, e disse que deixará o país. Como justificativa, afirmou ter medo do governo conservador de Bolsonaro e temer pela sua vida.
"Ele precisa ser chamado a depor e detalhar esse episódio. Achei muito estranha essa decisão dele, agora, considerando que as ameaças são relativamente antigas", diz Janaina. "Se ele temia tanto, por que concorreu? Não me parece justo com os eleitores."
Para ela, é necessário investigar, a fundo, o que realmente ocorreu. "Se houve ameaças mais recentes, que não foram reveladas, ou se ele já havia planejado isso e concorreu para garantir os votos que o suplente não teria", afirma Janaina.
Joice concorda com a deputada estadual e defende uma investigação urgente para saber "se, de fato, o parlamentar está sendo ameaçado, de onde vêm essas ameaças". "Vou pedir uma comissão externa na Câmara para fazer essa investigação. Assim, é muito importante que ele esteja no Brasil para prestar o seu depoimento", diz a adversária política. "Parece-me estranho que ele queira abrir mão do seu mandato assim, alegando ameaças por e-mail. Mas uma ameaça a um parlamentar é uma ameaça à democracia."
As duas também temem por suas vidas e de seus familiares. Joice está acompanhada por uma policial. Ambas também relatam já terem sofrido, e ainda sofrerem, ameaças de morte. Desde a campanha, Joice, que é casada com um empresário, já mudou de casa várias vezes. Seu casal de filhos está fora do Brasil. Ela anda sempre com escolta policial e muitas vezes com colete à prova de balas. "É um tormento, engorda muito."
Janaina chegou ao café sozinha. Rejeita qualquer assunto que possa levar a alguma informação sobre sua família. Em determinado momento da entrevista, diz que iria embora se as perguntas de caráter pessoal fossem feitas. "Amor, não me leva a mal. É que isso é muito difícil para mim", diz.
Joice é a mais próxima dos Bolsonaro. A deputada estadual diz que conviveu muito pouco com o presidente, apenas durante o período em que foi cogitada como vice em sua chapa na corrida presidencial. São muitas as controvérsias sobre um comportamento "machista do presidente", em virtude de algumas declarações suas, como a que comenta o nascimento de sua filha: "Eu tenho cinco filhos. Foram quatro homens, aí no quinto eu dei uma fraquejada e veio uma mulher". O que as duas acham? O presidente é machista?
"Jana, melhor você falar sobre isso", diz Joice. "Senti nele um respeito que não sinto nos meus colegas de USP. Sempre me tratou de igual para igual. Acho que ele não é isso que dizem dele. Ele é muito piadista", responde Janaina.
Joice, que convive com Bolsonaro há cinco anos, conta que no primeiro encontro viu que a imagem do então deputado não correspondia ao que ele era de verdade: "Um menino sorridente e brincalhão". Em sua opinião, Bolsonaro não é machista. "É machão. É firme. É duro. Para mim, é absolutamente normal. Eu vim do interior do Paraná."
Janaina interrompe: "Comigo nunca teve isso. Se der uma de machão, já leva logo uma invertida". Joice acrescenta, em tom de brincadeira: "Vai ver que ele sentiu isso com você e por isso se controlou".
A professora da USP diz que não admite maus-tratos, e Joice tenta esclarecer: "Não são maus-tratos. É uma postura. Gosto quando ele diz: 'O capitão da missão sou eu. Eu decido'".
Na semana anterior, Joice conta que havia sugerido ao presidente a também dar uma missão para a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. "Jair não diz que não, mas é muito superprotetor. Sinto que não quer que ela se envolva com política. Acha que é um meio muito pesado para ela", afirma a deputada federal.
Janaina não perde a deixa: "Ele pode achar, mas a decisão vai ser dela", protesta a advogada, antes de encerrar a entrevista.
Lá fora, a temperatura está mais amena depois de uma forte chuva de verão. É hora de Joice e Janaina partirem, cada uma para uma nova missão. Agora não é mais palanque.

https://www.valor.com.br/cultura/60...elmann-novas-caras-da-direita-campea-de-votos
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.770
Reações
134.024
Pontos
2.139
01/02/2019 às 05h00 4

Janaina Paschoal e Joice Hasselmann, as novas caras da direita campeã de votos
  • Por Monica Gugliano | Para o Valor, de São Paulo



"Ai, Jesus!!", diz Janaina Paschoal, com sua conhecida e expressiva feição, assim que assiste a um vídeo de Joice Hasselmann no celular. Nas imagens, que tiveram milhões de acessos na internet, a deputada federal mais votada do país está atirando com um fuzil semiautomático. "Dá uma olhada no trabuquinho. Olha que lindo o meu bebê", diz Joice. "Aqui no Brasil não posso ter, só nos Estados Unidos. Fiz até um estudo para ver se eu teria um rifle", prossegue ela.
"Ai, gente! Só você mesmo, que medo", comenta Janaina, a deputada estadual que bateu recorde nas urnas: recebeu a maior quantidade de votos na história do Brasil.
É fim de tarde no auge do verão. Joice e Janaina estão no Octavio Café & Bistrô, na avenida Faria Lima, coração financeiro de São Paulo, para um chá das cinco neste "À Mesa com o Valor". O tempo lá fora anuncia uma tempestade típica da estação, com raios e trovoadas, mas o clima no interior do café é de amizade e intimidade entre as duas parlamentares.


"Sabe que me perguntaram, em uma entrevista, se eu me dava bem com você?", diz Janaina, ou Jana, como Joice costuma chamá-la. A resposta para o repórter foi direta, conta ela: "O que nos diferencia é a autoestima. Joice tem a autoestima elevada, e eu admiro. Eu não. Você tem muita autoestima, não?", pergunta a deputada estadual.
Joice faz um gesto largo com as mãos. "Eu? Oooooooh, se tenho! Tenho autoestima elevada, não me sinto sozinha nunca", responde.
A deputada federal se parece mais com a irmã de Janaina, "confiante", observa a deputada estadual. "Se é algo profissional, eu faço. Mas, se não é, não consigo. Para fazer um vídeo como esse [Joice atirando com a AR-15], tem que ter a autoestima elevada."
Joice reage. Diz que se considera absolutamente normal. "Sim, você é normal", responde Janaina. "É só a autoestima que é elevada."
As duas voltam a sorrir.

Estreantes e estrelas do PSL, partido sem tradição que elegeu 52 deputados federais e 14 estaduais, em São Paulo, as duas surfam na onda conservadora que dominou a agenda eleitoral do país e levou Jair Bolsonaro à Presidência, também pelo PSL.
Advogada e professora da Universidade de São Paulo (USP), Janaina ficou conhecida por ser uma das autoras do pedido que levou ao impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). Aos 44 anos, toma posse hoje na Assembleia Legislativa de São Paulo com 2,06 milhões de votos.
Com essa expressiva votação, poderia ter sido eleita deputada federal ou até governadora em alguns Estados, como Pernambuco. O potencial de votos chegou a projetar seu nome para ser candidata a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, vaga que acabou com o general Hamilton Mourão. "Não me arrependo de nada. Estou muito feliz com minhas escolhas", diz. Seu objetivo, agora, é disputar a presidência da Assembleia.

Janaina: "O que nos diferencia é a autoestima. Joice tem a autoestima elevada, e eu admiro. Eu não"; Joice: "Não me sinto sozinha nunca"

Para conquistar o comando, fez algumas tentativas e articulações e já sentiu o gosto da política como ela é. "Propus parceria ao Novo, e a proposta não foi bem recebida. Eles temem me apoiar e ficar sem comissões, caso eu não ganhe", afirma. "Também conversei com alguns nomes do PSB, que ainda não se definiram. Minha ideia seria tentar romper o acordo que PSDB e PT têm, há anos, na Assembleia."
A jornalista Joice Hasselmann, de 41 anos, assume hoje como deputada federal por São Paulo, depois de obter 1,07 milhão de votos pelo PSL. Nascida em Ponta Grossa (PR), começou a carreira de repórter em programas regionais de rádio e TV. Antes de se candidatar à Câmara, foi âncora na rádio Jovem Pan e na TVeja. É conhecida por suas polêmicas, alimentadas pelos mais de 4 milhões de seguidores que tem no Twitter e, principalmente, pelo estilo de quem não leva desaforo para casa. "Sou uma mulher forte, mas feminina", afirma.
No Congresso, diz a deputada federal, o PSL, partido que cresceu e se tornou a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados, terá de eliminar suas divergências internas. O primeiro teste será na eleição da presidência da Câmara, prevista para hoje. A legenda do governo decidiu apoiar a reeleição do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ). "É o que temos para o momento", comenta Joice.
Apoiar Maia foi a única saída para evitar que o PT se juntasse "aos nanicos" e, conforme determina o regimento interno da Câmara, tivesse a prerrogativa de escolher o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vital para o andamento de qualquer processo na Casa, justifica Joice.
"Tem que mudar esse regimento. Mas a regra do jogo hoje é essa. A CCJ ia ficar na mão do PT. Como é que eu ia deixar a CCJ na mão do PT? Só se eu fosse louca de pedra", afirma.
A articulação que teve como objetivo abrir o caminho do governo para a aprovação de reformas foi dolorosa para Joice, que nunca escondeu sua antipatia por Maia. "Vi como é cortar na própria carne. Cortei na própria língua. Porque ninguém deu tanta pancada nesse Rodrigo Maia quanto eu. Tive que esticar minha língua em uma guilhotina bem grande e cortar. Foi simples."
No Executivo, Joice e Janaina são grandes defensoras das medidas e propostas de Bolsonaro, até das vezes em que anunciou uma decisão e voltou atrás. "Jair tem uma intimidade que às vezes faz com que a liturgia do cargo seja um pouco esquecida. Acho muito natural esse vaivém. Testou, viu que não dava e voltou", justifica a deputada federal. "Isso é bom. Prova humildade, censo democrático. Não tem nada a ver com a visão de ditador", diz a professora.
Intensas no gestual, ambas revelam entusiasmo, por exemplo, com o decreto assinado pelo presidente que facilitou a aquisição e o registro de arma de fogo. Consideram, entretanto, ser preciso alterar mais a lei, que, para elas, acaba por punir a vítima em detrimento do criminoso.
"Prender a vítima é demais. Vamos mexer nisso no Congresso. Se alguém entrar na minha casa para me assaltar, passo fogo. É legítima defesa", afirma Joice, que também é a favor da flexibilização do porte de armas.
A deputada estadual avalia que ter armas é um direito individual sobre o qual o Estado não deve intervir, desde que sejam cumpridos os requisitos previstos na lei. "Se acontecer um assalto aqui, a polícia demoraria pelo menos 20 minutos para chegar. Até lá, o assaltante já matou todo mundo", diz Janaina. No entanto, acrescenta, se um dos clientes estiver armado, a situação será diferente. "O assaltante vai matar dois ou três. Mas alguém vai meter uma bala na cabeça dele."
1 de 4 Iniciar slideshow slideshow
Imagem anteriorPróxima Imagem
foto01cul-511-galeria-d8_17_0_736_481.jpg

Durante campanha em Catanduva (SP) com Jair Bolsonaro em 2018
Créditos: Edilson Dantas/Agência O Globo


Mesmo alinhadas com o novo governo, Janaina, professora de direito penal, critica a decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender o inquérito em que o policial militar aposentado Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), é investigado por apresentar movimentação financeira incompatível com sua renda. "A decisão do ministro está juridicamente errada", diz ela, que pede esclarecimentos ao filho do presidente sobre o caso. "Não podemos fazer acusações precipitadas contra ninguém e temos que dar chance para que a pessoa se defenda. Mas ele precisa explicar tudo isso."
Joice diz ser contrária ao foro privilegiado, um dos argumentos usados pela defesa de Flávio, que acenou com um pedido para que uma eventual investigação envolvendo o senador fique com o Supremo devido à prerrogativa de cargo. "As investigações têm de ser muito rápidas. Creio na inocência dele. Se houver culpa, vai ter que pagar, como qualquer cidadão", afirma Joice. A deputada federal, entretanto, diz que não deve se misturar o senador Flávio Bolsonaro com o seu pai, o presidente da República, Jair Bolsonaro. "O senador representa uma vaga no Senado. O presidente da República não tem nada a ver com o Senado."
Janaina Conceição Paschoal nasceu no Tatuapé, bairro de classe média da zona leste de São Paulo. Começou a trabalhar aos 13 anos, vendendo bijuterias, pão de mel e cestas de café da manhã feitas pela mãe. É a mais velha de quatro irmãos que cursaram o ensino fundamental em escola pública e o ensino médio em privada.
Ela entrou na tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1992. Era o ano em que os cara-pintadas pediam o impeachment do então presidente Fernando Collor. Tinha 17 anos quando passou a atuar na política estudantil. Chegou a ser diretora do Centro Acadêmico XI de Agosto, eleita pela chapa Voz e Vez. "Foi o meu começo. A vida vai amadurecendo a gente para as coisas. Tudo foi acontecendo com um encadeamento não planejado. A sensação que tenho é de um caminho, mas um caminho que foi muito difícil", diz.
Joice costuma dizer que quem a vê agora, em cima do salto agulha de seu Christian Louboutin, pensa que sua vida foi fácil. "Tive uma infância dura, minha família era muito pobre. A gente chegou a passar fome", diz. Descendente de imigrantes judeus europeus, ela tem uma boa relação com a mãe, mas não fala com o pai, a quem já definiu como um homem violento.
O garçom interrompe a conversa. O Octavio é uma elegante cafeteria e possui um menu que serve grãos de produção própria "com técnicas de preparo artesanais". A deputada federal é econômica e escolhe apenas um chá para beber. "Estou tentando fazer dieta. Comecei ontem e estou sem comer carboidratos", diz ela, que, mesmo assim, recomenda cestinhas de pães. Janaina aceita a proposta e adiciona uma xícara de café ao pedido. Mais tarde, Joice se rende a uma provoleta de queijo, provolone fatiado e assado, que, segundo ela, tem gordura, mas não carboidrato. Pede mais um chá da fazenda, sem mel ou adoçante.
Ambas se definem de direita, são admiradoras de Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, mas há nuanças entre as duas. Espírita, Janaina reza todos os dias de manhã e de noite e tenta ir à missa uma vez por semana. A imagem de seu WhatsApp é a de Nossa Senhora. E, para espanto de Joice, anuncia: "Eu sou feminista".
"Mentira que você é feminista? Cadê o sovaco peludo?", pergunta, com ironia, a deputada federal. "Se você for mesmo feminista, vai arrancar a roupa agora e vai tirar os peitos para fora em público. Só assim você vai mostrar que é feminista de raiz."
Janaina não aceita o desafio.
Na perspectiva da professora, mesmo negando, Joice Hasselmann é uma feminista. No entanto, assim como a própria Janaina, se incomoda com a carga simbólica atribuída ao conceito. "A esquerda sequestrou o termo feminista. Criou um estigma, e a gente acabou adotando", diz a deputada estadual, que observa nas estudantes da universidade muitas mudanças comportamentais que não a incomodam. "Minhas alunas não têm muito isso de depilação. Outro dia teve uma performance no palco, eles todos nus. Estou acostumada."
Joice não trata com a mesma naturalidade liberalidades como essas. "Se minha filha estivesse nessa performance, eu pegava pelos cabelos e dava uns tapas", comenta.
Diferentemente da análise de Janaina, Joice nega veementemente ser feminista. "O que vejo hoje é deprimente. Tanto é que não me sinto representada por nenhum movimento feminista", afirma. As mulheres contemporâneas foram raptadas por um conceito deturpado do feminismo, que em nada se assemelha aos episódios do século passado, quando lutavam por direitos, como o de votar e de trabalhar, observa.
Janaina: "A esquerda sequestrou o termo feminista"; Joice: "Não me sinto representada por nenhum movimento feminista"

Para se contrapor aos movimentos que existem, Joice diz que pretende lançar outro conceito: o feminino. Nele, explica a deputada federal, as mulheres terão o direito de escolher se querem trabalhar ou não; se querem se casar, se querem ter filhos. "Não vejo o feminismo abraçar essas bandeiras. O que vejo são atos histriônicos e manifestações grotescas." Um exemplo? Uma manifestação que diz ter visto no centro de São Paulo durante a campanha eleitoral.
"Tive tanta vergonha que pensei em me enfiar em um buraco. Eram mulheres usando fio-dental que tinha escrito na bunda 'elenão'. Bundas feias! Um horror."
A advogada pede a vênia. Defende que sejam preservadas as conquistas alcançadas pelas mulheres em movimentos mundo afora. Mas a imagem que o PSL transmite aos eleitores, explica a professora da USP, não corresponde ao seu pensamento, e é comum bolsonaristas telefonarem para ela pedindo uma opinião contra o feminismo. "Costumo dizer que a pessoa está me entendendo mal. Sou contra o ativismo. O ativismo é cruel e tão vidrado numa causa, que não consegue ver os outros lados dela", afirma.
Janaina conhece grupos de apoiadores do presidente Bolsonaro muito conservadores, que atribuem a perda de emprego dos homens à entrada das mulheres no mercado de trabalho. "Isso é insano. Por isso tem que tomar cuidado para que o pessoal não comece a jogar pedra nas mulheres de novo", afirma a advogada.
Joice e Janaina, porém, se alinham ao criticar o que consideram a transformação do feminismo em uma "causa ideológica". "Algum grupo feminista nos cumprimentou quando fomos eleitas com uma votação tão expressiva? Não. Sabe por quê? Porque somos de direita. Se fôssemos de esquerda, teriam feito festa", diz Janaina.
Na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, diz a hoje deputada estadual, sua atuação política também é criticada. "Na faculdade sou um ser malquisto. Meus colegas me odeiam, são todos de esquerda. Os poucos de direita nunca se manifestaram a meu favor. A direita é covarde", afirma ela, entre chás, provoleta e pães.
Em 2017, Janaina foi reprovada no concurso para professor titular da USP, último degrau da carreira acadêmica. Ficou em último lugar. Segundo ela declarou na época, por "perseguição" no processo. "Para ser bem honesta, depois do impeachment, que foi um processo tão duro e doloroso, não queria é ser nada", afirma. Com o passar do tempo, conta, percebeu que, se quisesse manter um espaço para se manifestar, a política era esse lugar.
Joice diz que sempre evitou concorrer para cargos eletivos. "Mas é igual a cachorro correndo atrás do rabo. Eu corria da política, e a política corria atrás de mim." Quando mudou de ideia e aceitou disputar um mandato, afirma que teve de dar muitas explicações. "Era o pós-impeachment, o Brasil estava quase que numa esquizofrenia política, e eu vi que, se não assumíssemos umas posições, eles [o PT] poderiam voltar."
Bolsonaro, conta Joice, também teve um peso muito grande na decisão. Os dois voltavam no mesmo carro de um evento, quando o então candidato presidencial fez o seguinte apelo: "Se eu tiver um Congresso forte, eu mudo o país, você precisa vir". Segundo Joice, Bolsonaro estava com os olhos cheios de lágrimas. "Ele é muito emotivo, chorão. Não tive como fugir." Ao pedido do então candidato, diz, somou-se o do seu público. "As pessoas começaram a me dizer que, se eu não assumisse, os maus voltariam."
Decididas a se candidatar, ambas tiveram que escolher um partido. E aí, confessam as duas, apareceu uma situação difícil. "O partido político, todos, não é uma crítica ao PSL, é uma coisa esquizofrênica. Ninguém deveria ser obrigado a entrar em um partido", afirma Joice. "Essa obrigatoriedade de filiação é uma violência, é algo ditatorial", completa Janaina. A legislação brasileira não permite candidaturas avulsas. "É muito melhor estar livre de amarras", diz a advogada.
Por quê? Quem responde é Joice: "Começou a entrar um monte de gente, e aquela disputa interna de espaço. Eu pensava: 'O que estou fazendo aqui? Será que vou aguentar essa disputa de pequeno poder?'", afirma a deputada federal. "Você lembra, Jana? Me filiei no último dia do prazo legal. Não tinha para onde correr. Quando te liguei do cartório eleitoral, ainda não tinha me filiado."
Para elas, o PSL é um partido novo, por isso menos contaminado pelo que qualificam de "velha política". "O próprio Jair se debateu muito nos partidos. Estava no PP, aquele partido esquizofrênico e cheio de bandidos. Teve que ir para o DEM, esteve no Patriotas. Teve que buscar muito", diz Joice.
Embora aprovar as reformas seja considerado crucial para o PSL, Joice diz que a bancada do partido não vai abrir mão da pauta dos costumes. Evangélica, a deputada federal já conversou com Rodrigo Maia, favorito para ser reeleito presidente da Câmara, e avisou que o partido "vai partir para o pau" nas discussões sobre temas como a escola sem partido, legalização do aborto, casamento gay e as discussões de gênero. "Na agenda econômica há um alinhamento. Mas é claro que nas outras agendas teremos divergências. Temos uma bancada de pitbulls."


Afinadas na questão dos costumes, ambas defendem a atual lei que proíbe, com algumas exceções, o aborto. Dizem também não dar importância a temas como o casamento gay, mas são frontalmente contrárias à "ideologia de gênero". "Hoje o conceito é esse em todas as escolas. Genteeee, isso acontece demais. Tenho vídeos de salas de aula em que os alunos são estimulados a se beijarem na boca, de língua!", exclama Joice.
Na nova legislatura, o embate sobre costumes perde o deputado federal Jean Wyllys (PSol-RJ), homossexual e conhecido pela defesa de pautas progressistas. Ele decidiu renunciar ao seu mandato, que deveria ser assumido hoje, e disse que deixará o país. Como justificativa, afirmou ter medo do governo conservador de Bolsonaro e temer pela sua vida.
"Ele precisa ser chamado a depor e detalhar esse episódio. Achei muito estranha essa decisão dele, agora, considerando que as ameaças são relativamente antigas", diz Janaina. "Se ele temia tanto, por que concorreu? Não me parece justo com os eleitores."
Para ela, é necessário investigar, a fundo, o que realmente ocorreu. "Se houve ameaças mais recentes, que não foram reveladas, ou se ele já havia planejado isso e concorreu para garantir os votos que o suplente não teria", afirma Janaina.
Joice concorda com a deputada estadual e defende uma investigação urgente para saber "se, de fato, o parlamentar está sendo ameaçado, de onde vêm essas ameaças". "Vou pedir uma comissão externa na Câmara para fazer essa investigação. Assim, é muito importante que ele esteja no Brasil para prestar o seu depoimento", diz a adversária política. "Parece-me estranho que ele queira abrir mão do seu mandato assim, alegando ameaças por e-mail. Mas uma ameaça a um parlamentar é uma ameaça à democracia."
As duas também temem por suas vidas e de seus familiares. Joice está acompanhada por uma policial. Ambas também relatam já terem sofrido, e ainda sofrerem, ameaças de morte. Desde a campanha, Joice, que é casada com um empresário, já mudou de casa várias vezes. Seu casal de filhos está fora do Brasil. Ela anda sempre com escolta policial e muitas vezes com colete à prova de balas. "É um tormento, engorda muito."
Janaina chegou ao café sozinha. Rejeita qualquer assunto que possa levar a alguma informação sobre sua família. Em determinado momento da entrevista, diz que iria embora se as perguntas de caráter pessoal fossem feitas. "Amor, não me leva a mal. É que isso é muito difícil para mim", diz.
Joice é a mais próxima dos Bolsonaro. A deputada estadual diz que conviveu muito pouco com o presidente, apenas durante o período em que foi cogitada como vice em sua chapa na corrida presidencial. São muitas as controvérsias sobre um comportamento "machista do presidente", em virtude de algumas declarações suas, como a que comenta o nascimento de sua filha: "Eu tenho cinco filhos. Foram quatro homens, aí no quinto eu dei uma fraquejada e veio uma mulher". O que as duas acham? O presidente é machista?
"Jana, melhor você falar sobre isso", diz Joice. "Senti nele um respeito que não sinto nos meus colegas de USP. Sempre me tratou de igual para igual. Acho que ele não é isso que dizem dele. Ele é muito piadista", responde Janaina.
Joice, que convive com Bolsonaro há cinco anos, conta que no primeiro encontro viu que a imagem do então deputado não correspondia ao que ele era de verdade: "Um menino sorridente e brincalhão". Em sua opinião, Bolsonaro não é machista. "É machão. É firme. É duro. Para mim, é absolutamente normal. Eu vim do interior do Paraná."
Janaina interrompe: "Comigo nunca teve isso. Se der uma de machão, já leva logo uma invertida". Joice acrescenta, em tom de brincadeira: "Vai ver que ele sentiu isso com você e por isso se controlou".
A professora da USP diz que não admite maus-tratos, e Joice tenta esclarecer: "Não são maus-tratos. É uma postura. Gosto quando ele diz: 'O capitão da missão sou eu. Eu decido'".
Na semana anterior, Joice conta que havia sugerido ao presidente a também dar uma missão para a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. "Jair não diz que não, mas é muito superprotetor. Sinto que não quer que ela se envolva com política. Acha que é um meio muito pesado para ela", afirma a deputada federal.
Janaina não perde a deixa: "Ele pode achar, mas a decisão vai ser dela", protesta a advogada, antes de encerrar a entrevista.
Lá fora, a temperatura está mais amena depois de uma forte chuva de verão. É hora de Joice e Janaina partirem, cada uma para uma nova missão. Agora não é mais palanque.

https://www.valor.com.br/cultura/60...elmann-novas-caras-da-direita-campea-de-votos

Eu li o texto todo imaginando um menage com as duas, aí eu cheguei na conta do boteco e deu uma murchada aqui.



arte01cul-505-mesa-d8.jpg
 

Ousen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.233
Reações
4.141
Pontos
453
Joice é um dos cavalos de troia nesse governo Bonoro, ela está ali para vazar tudo, travar o governo e jogar 2022 no colo do Doria para ela ser a vice dele.

Parabains quem votou nessa gorda que foi expulsa em todo lugar por onde passou e só faz as coisas pelas costas.
 

M.Shadows

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.323
Reações
40.522
Pontos
1.339
Toda vez que ouço falar sobre a Joice, lembro do video dela dançando na frente do Paulo Guedes.

Enviado de um Skate Park
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.248
Reações
50.175
Pontos
1.539
O ego dessa mulher é, incrivelmente, maior que ela mesma.

exatamente isso que penso, essa mulher se acha a ultima bolacha do universo, vc ve os videos dela e é tudo "Eu, eu e eu", ela que articulou o impeatchment da Dilma, ela que colocou o Bolso la, ela que faz tudo, quem ve acha que é alguem muito foda mesmo, é uma auto-estima e um ego impressionante.
 
Topo Fundo