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Me recomendem bons canais no Iutubs mostrando a história do desenvolvimento de games antigos

Cyrenox26

Ser evoluído
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Preferencialmente consoles 8bit e 16bit, mas tbm pode ser N64 e PlayStation, Sega Saturn, Sega CD etc, manda tudo

Procuro algo que mostre detalhadamente como era a construção de um jogo específico, tipo, um vídeo só sobre como "fizeram" Megaman por exemplo, noções técnicas e como os programadores se viravam e tals naquela época.

(Se tiver documentário estilo Discovery Channel com os próprios programadores explicando, mais lindo ainda :D)
 

toad02

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Gamehut é o melhor desse tipo que eu conheço.
O dono é o fundador da traveler's tales e ele mostra vários truques usados na programação de vários jogos de mega e saturn como Toy Story, Mickey Mania, Sonic 3D Blast e Sonic-R. Recomendo demais.





 


Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
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Até andei fazendo legendas pra alguns episódios do strafefox.
Canal super underrated, mas com conteúdo maravilhoso.
O making of de Donkey Kong Country foi plageado por um BR pornochanchadístico, aliás.
 

DocVooDoo

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Eu já conhecia esses canais todos, muito bons.
A única coisa chata é que eles falam das técnicas mas muito por cima, sem dar detalhes de programação.
O cara da Gamehut até de disponibiliza alguns códigos do que faz, mas está em assembly, então boa sorte para aprender a técnicas.

Acho que se quiser realmente aprender técnicas mesmo, vai ter que procurar tutoriais em fórum, como esse que é de Megadrive.

Nesta página também tem algumas "dicas" sobre os gráficos do Mega
 

Sokomo Kudemasho

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Eu já conhecia esses canais todos, muito bons.
A única coisa chata é que eles falam das técnicas mas muito por cima, sem dar detalhes de programação.
O cara da Gamehut até de disponibiliza alguns códigos do que faz, mas está em assembly, então boa sorte para aprender a técnicas.

Acho que se quiser realmente aprender técnicas mesmo, vai ter que procurar tutoriais em fórum, como esse que é de Megadrive.

Nesta página também tem algumas "dicas" sobre os gráficos do Mega

Fui pesquisar qual o motivo de ainda produzirem jogos para MD - de maneira indie - e o mesmo não ocorrer com o SNES.
Aí fui ver como funcionava o Mode 7, aí entendi quão complexa a coisa era na época.
Fui enganado uma vida inteira com aquele pêndulo da tela principal de Chrono Trigger. Estou decepcionado como jogador, em não compreender nada sibre desenvolvimento de jogos e álgebra. Quando falo que jogador de video game não sabe nada sobre jogos, me chamam de hater. Mas vai ver um vídeo de conteúdo técnico a respeito e resuma-se a sua insignificância, como entusiasta de jogos eletrônicos.

 

Cristiano Sword

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Fui pesquisar qual o motivo de ainda produzirem jogos para MD - de maneira indie - e o mesmo não ocorrer com o SNES.
Aí fui ver como funcionava o Mode 7, aí entendi quão complexa a coisa era na época.
Fui enganado uma vida inteira com aquele pêndulo da tela principal de Chrono Trigger. Estou decepcionado como jogador, em não compreender nada sibre desenvolvimento de jogos e álgebra. Quando falo que jogador de video game não sabe nada sobre jogos, me chamam de hater. Mas vai ver um vídeo de conteúdo técnico a respeito e resuma-se a sua insignificância, como entusiasta de jogos eletrônicos.


Snes é muito gambiarra.... eu fiz um jogo da velha nele uma vez e foi horrivel :kzonzo
um monte de instrução baguncada e um monte de mode isso e aquilo.
Já tinha assistido esse video, ele explica em detalhes, video top
Pena eu ter aprendido essas merdas no pdf da nintendo anos atras kkkkkkjkk
 

DocVooDoo

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Snes é muito gambiarra.... eu fiz um jogo da velha nele uma vez e foi horrivel :kzonzo
um monte de instrução baguncada e um monte de mode isso e aquilo.
Já tinha assistido esse video, ele explica em detalhes, video top
Pena eu ter aprendido essas merdas no pdf da nintendo anos atras kkkkkkjkk
Eu nem digo que é gambiarra, mas a curva de aprendizando é muito mais alta que a do MD, principalmente em programando assembly.
E tanto o MD como Snes além de programar, vc tem que entender da arquitetura do hardware.

Mas para mim o q foi fundamental foi criarem o SGDK para trabalhar em C com MD. Eu entraria nessa se tivesse que escrever código ASM.
 

DocVooDoo

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Fui pesquisar qual o motivo de ainda produzirem jogos para MD - de maneira indie - e o mesmo não ocorrer com o SNES.
Aí fui ver como funcionava o Mode 7, aí entendi quão complexa a coisa era na época.
Fui enganado uma vida inteira com aquele pêndulo da tela principal de Chrono Trigger. Estou decepcionado como jogador, em não compreender nada sibre desenvolvimento de jogos e álgebra. Quando falo que jogador de video game não sabe nada sobre jogos, me chamam de hater. Mas vai ver um vídeo de conteúdo técnico a respeito e resuma-se a sua insignificância, como entusiasta de jogos eletrônicos.


Pois é, tudo que vc vê no SNES de escalonamento, rotação e tal é a tela do Mode 7.
Então vc já sabe por exemplo, que no Turtles 4 quando a tartaruga joga um inimigo para fora da tela, não é um sprite que esta sendo usado, mas um plano do jogo que está sendo escalonado para dar o efeito, igual o Bowser no Mario World.
 

DocVooDoo

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Fui pesquisar qual o motivo de ainda produzirem jogos para MD - de maneira indie - e o mesmo não ocorrer com o SNES.
Aí fui ver como funcionava o Mode 7, aí entendi quão complexa a coisa era na época.
Fui enganado uma vida inteira com aquele pêndulo da tela principal de Chrono Trigger. Estou decepcionado como jogador, em não compreender nada sibre desenvolvimento de jogos e álgebra. Quando falo que jogador de video game não sabe nada sobre jogos, me chamam de hater. Mas vai ver um vídeo de conteúdo técnico a respeito e resuma-se a sua insignificância, como entusiasta de jogos eletrônicos.


Pois é, tudo que vc vê no SNES de escalonamento, rotação e tal é a tela do Mode 7.
Então vc já sabe por exemplo, que no Turtles 4 quando a tartaruga joga um inimigo para fora da tela, não é um sprite que esta sendo usado, mas um plano do jogo que está sendo escalonado para dar o efeito, igual o Bowser no Mario World.
 

DocVooDoo

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Achei esse canal aqui que tem uns vídeos interessantes.
Eles não ensinam nada exatamente, mas fazem umas análise das animações de vários jogos que podem dar um insight muito útil para quem quer fazer um jogo.

Exemplo
 
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