O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[MecanicOS] Embreagem estranha após mexer no motor

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Pergunta pros entendidos de carros e afins,

Eu aproveitei minhas férias para mandar retificar o motor do Gol G3 da minha mãe que há eras estava queimando óleo. O mecânico é recomendado por vários amigos e familiares e ele trocou várias peças do motor (o carro é de 2002 e praticamente tudo no motor era o que veio de fábrica, até as correias dentadas).

Tive a chance de pegar pra dirigir hoje, no geral eu achei que está tudo muito bom, mas achei a embreagem meio estranha, ela está mais mole (até aí nada demais) e está mais difícil achar o ponto de tração na hora de sair com o carro. Como eu não sei identificar muito bem o problema, segue uma lista de observações:


- O carro acelera do mesmo jeito, não pareceu ter perdido potência, uma vez engatado em uma marcha que eu conheço, ele demora o mesmo que antes para chegar na velocidade que eu quero.

- O ponto da embreagem está mais pro fundo no pedal, antes tinha que soltar mais pro carro começar a puxar (não é um problema, mas uma observação).

- O carro está morrendo bastante na minha mão e no da minha mãe por conta da saída, eu sinto que eu tenho menos curso na embreagem para achar o ponto de tração, isso é particularmente um problema pra mim porque eu seguro o carro antes de acelerar em ladeiras.

- Controlando muuuuuito delicadamente a embreagem, eu entrei na garagem de casa sem nenhum problema usando apenas a embreagem, sem acelerar o carro, isso inclui subir no pequeno calombo da guia rebaixada e um leve aclive, então parece que o motor em si continua entregando a mesma potência na saída.


Amanhã eu vou na oficina acertar $$ o concerto com o cara, gostaria de indagar o cara sobre isso e gostaria de não ser enrolado.

O que vocês acham? Isso é normal? Questão de costume? Pode ser regulado? Chance grande de ser erro do mecânico? Injeção eletronica (wut)?

 

Pequeño-austo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.948
Reações
9.263
Pontos
752
Parece ser apenas regulagem mesmo.

Na moto eu sei que tem como regular o ponto do manete da embreagem. No carro deve ter como também.
 

nettboxBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.246
Reações
2.950
Pontos
844
Tem como regular a embreagem, nunca fiz mas é possível sim. Arruma exatamente isso que vc falou sobre o curso e "área de atuação"
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.501
Reações
66.360
Pontos
1.554
A embreagem é por cabo ou hidráulica? Se for por cabo ela tem regulagem e provavelmente o mecânico ao montar tudo deve ter regulado ela de um jeito que vc não tava acostumado. Lembrando que a regulagem com a embreagem em bom estado deve ser feita de forma que a altura do pedal da embreagem fique igual a altura do pedal do freio. Se o pedal da embreagem ficar muito mais baixo que o pedal de freio é possível que a embreagem não se desacople completamente na hora da mudança de marchas e gere aquela arranhada.
O mecânico trocou a embreagem tb? Caso positivo é normal que o pedal abaixe um pouquinho quando se troca o kit (disco, platô e colar) e é só regular de novo e fica sussa.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Obrigado pelas dicas pessoal.

A embreagem é por cabo ou hidráulica? Se for por cabo ela tem regulagem e provavelmente o mecânico ao montar tudo deve ter regulado ela de um jeito que vc não tava acostumado. Lembrando que a regulagem com a embreagem em bom estado deve ser feita de forma que a altura do pedal da embreagem fique igual a altura do pedal do freio. Se o pedal da embreagem ficar muito mais baixo que o pedal de freio é possível que a embreagem não se desacople completamente na hora da mudança de marchas e gere aquela arranhada.
O mecânico trocou a embreagem tb? Caso positivo é normal que o pedal abaixe um pouquinho quando se troca o kit (disco, platô e colar) e é só regular de novo e fica sussa.

Sim, a embreagem foi trocada também, vou conferir a altura do pedal, mas parece que está igual.
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.501
Reações
66.360
Pontos
1.554
Obrigado pelas dicas pessoal.



Sim, a embreagem foi trocada também, vou conferir a altura do pedal, mas parece que está igual.

Então provavelmente é vc que está acostumado com a regulagem do pedal antiga mesmo. De qualquer forma, como eu disse, é normal o pedal abaixar um pouco nos primeiros quilômetros de um kit novo, então leva no marreteiro lá pra regular de novo.
PS: Até por isso eu aprendi aqui na oficina do meu irmão a sempre deixar o pedal um pouquinho mais alto do que o normal ao trocar a embreagem...
 


Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.670
Reações
14.491
Pontos
503
Ficou quanto essa retifica ?

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
Ele apenas regulou o cabo da embreagem de um jeito que você não tá habituado a usar.
 
Topo Fundo