O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Media Create: Números finais do Playstation Vita no Japão, o Sega Saturn da Sony.

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
55.776
Reações
62.516
Pontos
1.069
O ano passado foi o último em que o Playstation Vita teve as suas vendas rastreadas no Japão, então com os dados do Media Create White Paper de 2019 que foram divulgados, temos os números finais do portátil no seu principal mercado.

PS Vita Hardware Total: 5.994.563

*PS Vita 1000/2000: 5.809.111
*PS Vita TV: 185.452

O Vita chegou pertinho da marca dos 6 milhões. Bem distante dos quase 20.2m do PSP, mas não é um número irrelevante. Ao contrário de outros mercados, no Japão o Vita conseguiu marcar presença. Basicamente são as mesmas vendas do Sega Saturn (5.9m), outra plataforma que também só teve destaque em terras nipônicas.


Top 10 dos jogos mais vendidos (Somente mídia física, números mais recentes disponiveis)

01.[PSV] Minecraft: Playstation Vita Edition (Sony) 1.320.176

02.[PSV] God Eater 2 (Bandai Namco) 456.670
03.[PSV] Persona 4: Golden (Atlus) 391.708
04.[PSV] God Eater 2: Rage Burst (Bandai Namco) 364.539
05.[PSV] Final Fantasy X HD Remaster (Square Enix) 327.974 (Incl. Twin Pack)*
06.[PSV] Dragon Quest Builders (Square Enix) 323.116
07.[PSV] Freedom Wars (Sony) 292.328
08.[PSV] Sword Art Online: Hollow Fragment (Bandai Namco) 286.330
09.[PSV] Soul Sacrifice (Sony) 282.879 (Incl. Double Pack)**
10.[PSV] Final Fantasy X-2 HD Remaster (Square Enix) 281.887 (Incl. Twin Pack)*

*FF X/X-2 foram vendidos avulsos e juntos no Twin Pack

**Soul Sacrifice teve um double pack com duas cópias do jogo, as vendas desta versão foram multiplicadas por 2 pra chegar ao número final

Minecraft foi o único million seller da plataforma e lidera o ranking com tanta folga que também é o unico acima de 500 mil.
 


Lemarchand's box

Zima Blue
VIP
Mensagens
10.439
Reações
16.051
Pontos
553
Vita é um portátil lindão, pena que a Sony abandonou rápido. Nunca tive interesse em portátil, no geral, mas compraria um Vita pelos gráficos bonitos e para fazer uns troféus na PSN. Pena que é caro e não teve tanto suporte, e muitos jogos presentes nele saíram para o PS4.
 

Rodrigocfb

Bam-bam-bam
Mensagens
5.035
Reações
2.396
Pontos
454
Números bem decepcionantes...

O console é bom, mas o cartão proprietario, falta de apoio de thirds e da própria Sony, mataram ele bem precocemente.

Tenho um, destravei recentemente e pra emulação portátil ta show

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 


Majima-San

Bam-bam-bam
Mensagens
3.212
Reações
9.292
Pontos
303
Um dos piores videogames mainstream de todos os tempos, só ficando à frente de aparelhos do segundo escalão, como o 3DO, o Jaguar, o Neo Geo e o Stadia. Não teve suporte nem first nem third, uma lástima.

Comparar vendas de portáteis com home é muito inadequado, só tem valor como curiosidade mesmo, é como pôr numa mesma balança vendas de velocípedes e bicicletas, mas fica aí como trivia: o VITA vendeu mais no Japão que o Nintendo 64, o Gamecube e o WiiU, apesar de ser mais caro que esses 3 consoles, ou seja, foi mais bem sucedido em sua terra natal que metade dos consoles de mesa da Nintendo.
 

dinobass

Bam-bam-bam
Mensagens
1.991
Reações
2.004
Pontos
203
Queria fazer um paralelo com as vendas do Xbox One, tanto de consoles quanto de games, pra ver o quão fracassada foi essa geração, mas os lanterninhas verdes não divulgam dados, trágico.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
55.776
Reações
62.516
Pontos
1.069
Faltou pro Vita o grande suporte das thirds que o PSP teve com jogos de peso como Monster Hunter Portable, MGS: Peace Walker, Crisis Core, Dissidia, KH: Birth by Sleep, GTA Stories e tantos outros.

Os principais nomes que o Vita recebeu foram uma versão de CoD Black Ops bem meia boca e o Assassin's Creed: Liberation, isso ainda no primeiro ano, logo depois jogaram a toalha.
 

Majima-San

Bam-bam-bam
Mensagens
3.212
Reações
9.292
Pontos
303
Lendo a lista de software, fica aqui o desejo para que a Sônya não deixe Freedom Wars e Soul Sacrifice, duas das novas IPs first party que ela criou para o VITA, morrerem no limbo.

As outras IPs dela que nasceram no consolinho ela tomou providência de salvaguardar - Sound Shapes, Gravity Rush, Tearway - espero que role no mínimo um remaster ou mesmo um port pro PS5, especialmente Soul Sacrifice, serviço do Inafune não se joga na lixeira, excelente Action RPG
 

SithLord

Bam-bam-bam
Mensagens
7.241
Reações
11.705
Pontos
374
O jogo que eu mais joguei no Vita, com folga, foi Terraria.

Me proporcionou muitas horas de diversão na época que eu viajava a trabalho.

E também uso pra jogar o remote play as vezes.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

RoLukeSky

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.269
Reações
36.485
Pontos
553
Nunca curti o PSP.... Mas o Vita me despertou mais interessante, digamos.... Aquela tela OLED dele é incrível....
R.I.P.
 

Sony-AMD

Bam-bam-bam
Mensagens
5.656
Reações
5.467
Pontos
338
achei desnecessário colocar o termo Saturn da Sony, nunca nenhum console será como o saturn, aquele console é presente dos céus

mas é interessante ver que o saturn e o vita detonaram wii u, gamecube e N64 no japão :kcool
 

clown

Veterano
Mensagens
550
Reações
553
Pontos
133
A Sony ficou tão vidrada em conseguir um novo monster hunter para o vita que quando não conseguiu, foi a primeira a abandonar o portátil
 

Majima-San

Bam-bam-bam
Mensagens
3.212
Reações
9.292
Pontos
303
achei desnecessário colocar o termo Saturn da Sony, nunca nenhum console será como o saturn, aquele console é presente dos céus

mas é interessante ver que o saturn e o vita detonaram wii u, gamecube e N64 no japão :kcool

Fora dos portáteis, a Nintendo é essencialmente uma empresa ocidental. É notório que parte da influência do Nintendo 64 no mundo se deve ao fato de ele ter feito sucesso nos EUA. E como a indústria do entretenimento americana como um todo, incluindo a de videogames, é influente demais, principalmente na década de 90, esse console tem reputação histórica maior que suas vitórias reais. Em parte da Europa e no Japão, ele foi esquecível, ou tratado como um produto de escopo médio.



Videogame de mesa japonês da era moderna que foi sucesso é Playstation até o 2 e mais ninguém (são os dois mais vendidos de todos os tempos por lá, falando nisso). É patente o fenômeno de queda desse mercado justamente após o PS2, e ocorreu com todo mundo.


Você veja que mesmo o Wii vendeu “só” 12 milhões de unidades no Japão.


Esse conjunto de informações leva às seguintes conclusões lógicas:


1) O mercado de mesa no Japão como um todo encolheu, e não só para o Playstation. Os 4 últimos consoles de mesa da Nintendo (N64, Gamecube, Wii e WiiU) floparam hard, seja absolutamente, seja relativamente, em terras orientais, pro nível de potencial que tinham.


2) Japonês não compra console da Nintendo por causa de suas franquias, e sim compra portáteis da Nintendo por causa de suas franquias. A fanbase mais hard da Big N gosta de cutucar as demais hardhouses pela performance delas no Oriente, mas a da Nintendo, em Home, é praticamente igual ou pior.


3) Públicos de portáteis e Home são drasticamente distintos no Japão (na verdade, no mundo todo, fora o que é sobreponível por complementariedade, mas nos atamos ao tema). O consumidor de portáteis japonês tem demografia diferente inclusive, muito mais jovem e feminina.


4) O Switch, embora, inclusive em minha opinião pessoal, não seja bem um portátil, vende bem NO JAPÃO por causa da portabilidade. Vide sua performance por lá. O japonês o interpreta e o compra majoritariamente por ser portátil ou por se comportar como tal (mesmo que haja algum dado estatístico mostrando que o oriental o usa mais à TV - e nem sei se tem), vide sua característica comercial - já superou o Wii por lá em 3 anos - e sua demografia, que, lá, é altamente feminina e juvenil.


A Nintendo Home é a menos oriental de todas, incluindo a Sega, a NEC, e, claro, a Sony
 

Zitow

Bam-bam-bam
Mensagens
3.746
Reações
6.900
Pontos
344
Saturn?

Podia ser muito pior. Podia ser o Wii U da Sony.

:coolface

P.S.: foi o único videogame da Sony que eu não tive.
 

Queiroga'

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.795
Reações
15.619
Pontos
629
Morte do Vita foi decretada poucos meses antes de seu lançamento, quando a Nintendo garantiu a exclusividade do Monster Hunter.

Sem ele, a única forma do portátil da Sony fazer sucesso era se tivesse os jogos da Nintendo...
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
55.776
Reações
62.516
Pontos
1.069
achei desnecessário colocar o termo Saturn da Sony, nunca nenhum console será como o saturn, aquele console é presente dos céus

mas é interessante ver que o saturn e o vita detonaram wii u, gamecube e N64 no japão :kcool
É pela coincidência de ambos terem sido fracassos retumbantes no resto do mundo mas conseguirem uma ligeira importância no Japão.
 

Phoebe Buffay

Smelly cat
VIP
GOLD
Mensagens
12.945
Reações
30.415
Pontos
584
Um dos meus portáteis favoritos. O meu dificilmente vai sair da coleção aqui.

R.I.P
 

Versao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.739
Reações
27.361
Pontos
604
No começo joguei até bastante, mas o tempo foi passando e o interesse foi diminuindo, principalmente por conta do suporte precário.

Em todo caso não me arrependi em nenhum momento de ter comprado um, joguei uma quantidade razoável de jogos bons e de brinde peguei alguns jogos de PS1 que adorava, zerei quase todos. rs

O meu continua firme e forte, ao menos no que se refere ao seu funcionamento, pois nem lembro a última vez que joguei nele.


.
 

Eh nozes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
33.857
Reações
13.739
Pontos
1.089
Tenho um Vita branco com tela OLED, coisa linda demais... :kluv

Pena que a Sony jogou toalha para focar no PS4 :kcry
 
Topo