O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Media Create: Números finais do Playstation Vita no Japão, o Sega Saturn da Sony.

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Tinha tudo pra ser sucesso nao fosse a incompetência da Sony.
Acho um baita aparelho, bem superior ao 3DS nesse sentido.

Mas 3ds>>>> Vita.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.152
Reações
32.454
Pontos
1.629
As vendas do Vita mini serão somadas a esses 6 milhões?
Eu tava com hype bom pra ele e na torcida pra lançar logo, contudo o Game Gear micro ofuscou o mercado de aparelhos portáteis, talvez por isso acabaram os rumores de Switch Pro.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.619
Pontos
1.053
Um dos piores videogames mainstream de todos os tempos, só ficando à frente de aparelhos do segundo escalão, como o 3DO, o Jaguar, o Neo Geo e o Stadia. Não teve suporte nem first nem third, uma lástima.

Comparar vendas de portáteis com home é muito inadequado, só tem valor como curiosidade mesmo, é como pôr numa mesma balança vendas de velocípedes e bicicletas, mas fica aí como trivia: o VITA vendeu mais no Japão que o Nintendo 64, o Gamecube e o WiiU, apesar de ser mais caro que esses 3 consoles, ou seja, foi mais bem sucedido em sua terra natal que metade dos consoles de mesa da Nintendo.
Compara com um Xbox ou PS4 TB.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.201
Reações
18.374
Pontos
753
Achei que o Vita ganharia vida extra após o desbloqueio, mas nem isso.
Coitado...
 

makeikow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.453
Reações
14.013
Pontos
453
Mais um caso em que o melhor hardware não é garantia de sucesso, assim como foi com GameCube e N64.
 


ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.103
Reações
172.467
Pontos
1.714
Capcom enterrou o vita ao nao lançar monster hunter pra ele

Na verdade, a Sony que moscou e a Nintendo pulou na frente e fez o acordo com a Capcom.


Nesta gen a coisa inverteu: a Nintendo moscou e a Sony pulou na frente e botou o $$ na mesa :klolz



A Capcom lança pra quem fizer a melhor oferta mesmo hahaha
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.773
Reações
13.809
Pontos
803
Videogame de mesa japonês da era moderna que foi sucesso é Playstation até o 2 e mais ninguém (são os dois mais vendidos de todos os tempos por lá, falando nisso). É patente o fenômeno de queda desse mercado justamente após o PS2

Você veja que mesmo o Wii vendeu “só” 12 milhões de unidades no Japão.


Esse conjunto de informações leva às seguintes conclusões lógicas:


1) O mercado de mesa no Japão como um todo encolheu, e não só para o Playstation. Os 4 últimos consoles de mesa da Nintendo (N64, Gamecube, Wii e WiiU) floparam hard, seja absolutamente, seja relativamente, em terras orientais, pro nível de potencial que tinham.


2) Japonês não compra console da Nintendo por causa de suas franquias, e sim compra portáteis da Nintendo por causa de suas franquias. A fanbase mais hard da Big N gosta de cutucar as demais hardhouses pela performance delas no Oriente, mas a da Nintendo, em Home, é praticamente igual ou pior.


3) Públicos de portáteis e Home são drasticamente distintos no Japão (na verdade, no mundo todo, fora o que é sobreponível por complementariedade, mas nos atamos ao tema). O consumidor de portáteis japonês tem demografia diferente inclusive, muito mais jovem e feminina.


4) O Switch, embora, inclusive em minha opinião pessoal, não seja bem um portátil, vende bem NO JAPÃO por causa da portabilidade. Vide sua performance por lá. O japonês o interpreta e o compra majoritariamente por ser portátil ou por se comportar como tal (mesmo que haja algum dado estatístico mostrando que o oriental o usa mais à TV - e nem sei se tem), vide sua característica comercial - já superou o Wii por lá em 3 anos - e sua demografia, que, lá, é altamente feminina e juvenil.

12 milhões de wii é um número respeitável assim como 10M de ps3 (como mabos eram contemporâneos daria 22M) hoje o ps4 tem algo como 10M e como não há outro console lá que dispute no mesmo nicho chego a conclusão de que o ps4 não é japonês o suficiente. mas sem duvidas o mercado lá ficou menor, super nes por exemplo 17M, o primeiro playstation 18M, podemos dizer que o potência caiu 40% eu atribuo isso a globalização e a necessidade de se fazer consoles ''cada vez menos japoneses'' para atender uma demanda americana e europeia, um legitimo console japones precisa ser branco, pequeno, ter mais jogos de rpg, mmo, novels, racing e fighting games, não somente isso um console japonês precisa ter seu marketing ''locão'' e ser totalmente focado no oriente, como o SEGA Saturn foi, nenhum console é tão oriental quanto o saturn, foi inovador ao trazer os hentais, no mascote segata sanshiro e nos jogos em si, mas o Play 1 e 2 foram fenômenos sobretudo por deter as franquias mais badaladas de modo exclusivo, como Final fantasy e Metal gear, ou seja acredito que a franquia certa pode pescar o interesse do publico.

então eu acredito que o japonês se desencantou com consoles por eles serem cada vez mais globais, o mundo ta globalizado mercadologicamente mas não está culturalmente, não acredito que seja irreversível se a sony deixasse de fazer trambolhos, talvez o ps5 pudesse ter um desempenho de 18M, mas já começa errado com o console ocupando metade da casa das pessoas.
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.103
Reações
172.467
Pontos
1.714
4) O Switch, embora, inclusive em minha opinião pessoal, não seja bem um portátil, vende bem NO JAPÃO por causa da portabilidade. Vide sua performance por lá. O japonês o interpreta e o compra majoritariamente por ser portátil ou por se comportar como tal (mesmo que haja algum dado estatístico mostrando que o oriental o usa mais à TV - e nem sei se tem), vide sua característica comercial - já superou o Wii por lá em 3 anos - e sua demografia, que, lá, é altamente feminina e juvenil.

Que o componente porátil é importante, com certeza. Mas não é a principal razão para as vendas do Switch no Japão.

O melhor dado é que o Switch OG vende muito mais que o Lite, mesmo depois do lançamento do Lite e com os problemas de estoque que o modelo OG teve neste ano.

Quanto à demografia do Switch, a chave é que se trata de uma demografia muito variada. Tem jovem, velho, homem, mulher, etc.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.152
Reações
32.454
Pontos
1.629
Mais um caso em que o melhor hardware não é garantia de sucesso, assim como foi com GameCube e N64.
Mais força bruta no caso, pois os hardwares concorrentes de Vita, GC e N64 tecnologicamente não ficaram atrás, ofereceram elementos como um leitor de mídia mais apropriado ou até uma forma distinta de interagir com a máquina como no caso do 3DS.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.201
Reações
17.155
Pontos
1.053
Vita é legalzinho. Serve pra jogar PSP e só.
Sony foi tão preguiçosa que lançou vários jogos de PS2 rodando abaixo de 20 fps. Um desastre total

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.772
Pontos
703
Capcom enterrou o vita ao nao lançar monster hunter pra ele

Muito doido a força que esse jogo tem no Japão, citando um exemplo: antes mesmo de saber que esse jogo existia eu sabia que era muito forte/popular, se em um mangá que eu lia alguém joga algum jogo, 80% de chance de ser "Monster Hunter" e são muitos mangas onde alguém joga (principalmente em grupo de 4 pessoas). Vou pegar ele no emulador do PSP e testar algum dia.
 

itesch

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
6.062
Reações
10.943
Pontos
1.253
Tem os números no resto do mundo ai?

Sei que comprei o meu fat, joguei Uncharted e nunca mais joguei haha. Depois desbloqueei e fui feliz. Engraçado que são raros os jogos de Vita que me chamam a atenção, ao contrário do PSP que eu acho foda demais.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.484
Reações
104.360
Pontos
2.419
Tem os números no resto do mundo ai?

Sei que comprei o meu fat, joguei Uncharted e nunca mais joguei haha. Depois desbloqueei e fui feliz. Engraçado que são raros os jogos de Vita que me chamam a atenção, ao contrário do PSP que eu acho foda demais.
A Sony não divulgou as vendas mundiais do Vita. Estimativas colocam em torno de 15 milhões.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.413
Reações
7.490
Pontos
453
Como uma grande fã do PS Vita, lamento muito o abandono dele pela Sony e as desenvolvedoras third-party. Já o considero ótimo como é, mas ele possuía um potencial enorme para fornecer experiências ainda melhores.

Numa nota positiva, esse abandono deu a oportunidade para a cena de hacks e homebrews do portátil crescer bastante. Sempre fico animada para ver o que anda sendo desenvolvido, principalmente na área de emulação e ports.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.916
Reações
56.904
Pontos
2.164
E pensar que o único million seller é um jogo da Microsoft :klolz

O Vita foi um desperdício. O aparelho é lindo, tem uma tela linda, um hardware interessante, mas a Sony cagou no pau.
Tudo que o PSP tem de foda, no Vita eles fizeram literalmente ao contrário.
No fim, é uma plataforma que ainda vale a pena ter por ter uma biblioteca legal de jogos, mas não tem identidade porque a Sony investiu pouco em software, sobrando versões inferiores de multiplataformas, indies e alguns jogos de empresas japonesas como a Sega e a Atlus.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.422
Reações
23.000
Pontos
803
então eu acredito que o japonês se desencantou com consoles por eles serem cada vez mais globais, o mundo ta globalizado mercadologicamente mas não está culturalmente, não acredito que seja irreversível se a sony deixasse de fazer trambolhos, talvez o ps5 pudesse ter um desempenho de 18M, mas já começa errado com o console ocupando metade da casa das pessoas.


Existem camadas que se sobrepõem, mas os públicos são mais diferentes que símiles, não sei a proporção dos japoneses antigos que compravam Home e que desistiram completamente de videogames, uma parte pode até ter passado a comprar portáteis, mas é minoria, porque a parada é meio setorizada - portátil e Home.


Pouco provável que o PS5 ultrapasse os 10-12 mi, eu chutaria que vai cair ainda mais, form factor grande, público main de console nipônico reduziu, e as softhouses japonesas que desenvolvem games hardcore, foco dos Playatations, bem sabendo disso, ocidentalizaram suas produções, que passaram a vender mal em casa, Devil May Cry, Final Fantasy, Metal Gear, Nier, Bloodborne, Dark Souls, Sekiro, isso só “sobrevive” por causa do ocidente



Compara com um Xbox ou PS4 TB.

Os números estão aí, mas, como eu não sou um indivíduo complexado, eu não veria serventia de citar PS4 para o argumento que eu estava construindo:

1) portáteis vendem melhor que Home no Japão só por serem portáteis, mesmo portáteis de baixa qualidade.

2) Home Hardcore minguou, e tende a vender menos, mesmo oferencendo line up oriental mais adequada que um portátil

3) O Switch vende em grande parte para o público que compra portáteis no oriente. No Ocidente não.

4) A Nintendo não performa bem em Home, e aqui não interessam números proporcionais que um Gamecube vendeu no mundo todo, por exemplo, não interessa se ele vendeu 20 mi Worldwide, se o pessoal comprasse Nintendo por ser Nintendo, ele teria vendido os 16 mi fora e 15-20 mi no Japão, mas não foi o caso, justamente porque o público que compra portátil é diferente do Home, inclusive pra Nintendo.

Tanto é que um videogame vagabundo de ruim como o VITA vende melhor que o Nintendo 64, o Gamecube e o WiiU (que, ok, também foram de fato videogames muito ruins, mas tiveram os produtos da Nintendo), e só pode ser porque é portátil, embora, respondendo diretamente à sua pergunta, venda metade do PS4.

O XBox One não merece menção por motivos óbvios


Que o componente porátil é importante, com certeza. Mas não é a principal razão para as vendas do Switch no Japão.

O melhor dado é que o Switch OG vende muito mais que o Lite, mesmo depois do lançamento do Lite e com os problemas de estoque que o modelo OG teve neste ano.

Quanto à demografia do Switch, a chave é que se trata de uma demografia muito variada. Tem jovem, velho, homem, mulher, etc.

Reforçaria o seu argumente se existisse um Switch que não pode rodar fora da TV, e um que roda fora, independentemente se é híbrido ou não, e o primeiro vendesse mais. O Switch tradicional pode estar sendo quisto por emular a tradição do multi on the go do Mobile, mercado que a Nintendo tentou capturar com esse projeto, + o povão trad que ela sempre teve no portátil.



Nunca saberemos, ao menos sem performar uma pesquisa com teste do quiquadrado, mas o Switch vende como portáteis da Big N, Nintendo Home sempre foi frio, e parece mais que é o público do 3DS que migrou, obviamente com outro tipo de gente incrementando as vendas - o Wii conseguiu 12 mi, mas produto muito massificado, pode ter nêgo do Wii-Only nesse bolo do Switch -

O copo não está meio cheio disso, como talvez você sugira, e sim, sei lá, uns 80% cheio.



Sobre a demografia, reforçando meu ponto geral, o maior senso universitário japonês encontrou muita semelhança entre Switch e 3DS.

139253

139252

Crianças muito novas predominam de forma brutal, com maior proporção de meninas, principalmente na faixa etária mais baixa.

Esse seria o público de portáteis standardt japonês? Provável. Crianças pequenas, mais meninas.


Cito a demografia PS4, que poderia ser entendida como o padrão Home atual na Nipônia

139254


Pessoas muito mais velhas, e
galera quase completamente masculina, só a catinga de cueca, índice pífio de mulheres.

Vendo o perfil Mobile da ecologia

139255


Dá pra ver que o Switch morde um pedaço bom disso aí, nem que ambos dividam a pizza. Claro, mobile falha na representação de qualquer coisa, os animais contam quem joga em sala de espera de dentista, esse indivíduo pode ter um Suíte, mas não porque a Nintendo “roubou” seu consumo do celular, e sim porque na verdade verdadeira ele não é gamer de celular.

São múltiplos fatores, como você e eu dissemos, tem gente comprando por joysticks descartáveis, por feedback háptico, pelo formfactor pequeno, tem gente comprando até porque dá pra ligar na TV, mas se só existisse o Lite, é provável que as vendas fossem semelhantes às do produto full, por outro lado, um Switch Home Only com os mesmos jogos não sei se ultrapassaria o Wii, galerinha do Pokémon que quis upgradar do 3DS deve ser o grosso, vide a demografia acima, é o mesmo pessoal.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.773
Reações
13.809
Pontos
803
Existem camadas que se sobrepõem, mas os públicos são mais diferentes que símiles, não sei a proporção dos japoneses antigos que compravam Home e que desistiram completamente de videogames, uma parte pode até ter passado a comprar portáteis, mas é minoria, porque a parada é meio setorizada - portátil e Home.

Pouco provável que o PS5 ultrapasse os 10-12 mi, eu chutaria que vai cair ainda mais, form factor grande, público main de console nipônico reduziu, e as softhouses japonesas que desenvolvem games hardcore, foco dos Playatations, bem sabendo disso, ocidentalizaram suas produções, que passaram a vender mal em casa, Devil May Cry, Final Fantasy, Metal Gear, Nier, Bloodborne, Dark Souls, Sekiro, isso só “sobrevive” por causa do ocidente

me permita a treplica ? a cultura japonesa moderna é a mesma desde de sempre, trabalham muitas horas por dia, têm muita cisma quanto a noção de espaço enfim aprenderam isso cedo pois vivem em uma ilha do tamanho do estado de são paulo, então, para não voltar a época do play 1 vamos isolar o PS2, pois os jogos não alteraram muito sua forma de ser feito desde o ps2 até hoje, enfim não são muito diferentes.

focando só em jogo oriental (ou seja jogos para o gosto japonês) :

o ps2 tem como best selling o gta san andreas de 2004, mas obvio não é um jogo oriental, aí vem Gran Turismo 3 (segundo colocado) Gt4 (3 colocado) FF10 ( quinto colocado) meta gar sons libert (7 colocado com 7 milhões) FF12 (em 8) Tekken 5 (em 9) KH (em 10) o poderoso FF-12 (em 11) Dragon quest 8 (em 12) KH2 (em 13) aí vem god of war em 14 aí da posição 14 em diante começa os games americanizados, entre eles Ratchet na posição 21. OK

Qual o jogo que a Sony ta usando para marketear o PS5 ? Ratchet e Clank, então o japonês ta comprando o PS5 mas por osmose do que por vontade própria (lembrando que algo muito suspeito vigora no japão, a sony tem o monopólio dos consoles home lá e a Big N do portatail, ninguém me tira da cabeça que a Sony puxou o freio dos portateis devido a acordos espúrios entre as familias empresariais, lembre-se do lema: japones primeiro é assim que eles agem nos negócios) com esse monopólio branco da Sony, não há necessidade de se investir no japão, então ela fica fazendo 'jogos B', esse fenômeno de fritura do mercado japones começou na era play 3 em partes devido aos sucessos dos jogos de fps (aquela foi a geração fps) e como não era possível ignorar tamanho lucro, mudaram a cultura de produção e o foco ficou ocidentalizado, em partes isso foi agravado devido a crises nas empresas japonesas que não conseguiram fazer uma boa transição do sd para os gráficos em hd.

Basicamente o ponto central de minha tese é que o publico ta lá só não tem quem os representem já enviei para Sega milhares de emails mostrando isso, que os jogos... a diversão, os gostos não mudaram, o que mudou é que alijaram o publico, já que a fatia europeia somada com a fatia americana, tem potencial para bons negócios, e os jogos ''japoneses'' lá seriam visto como nicho ou teriam de se ocidentalizar seja d eleve ou não, é o capitalismo ferrando com a vida das pessoas, nesse caso aqui, o japonês sendo obrigado a jogar sub jogos (no sentido de investimento) enquanto o foco de tudo fica com o ocidente. o mercado ta uma porcaria e a culpa disso é esse loteamento do mercado entre as empresas, para manter suas dominações arbitrariamente e suprimir concorrentes.
 
Ultima Edição:

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.422
Reações
23.000
Pontos
803
me permita a treplica ? a cultura japonesa moderna é a mesma desde de sempre, trabalham muitas horas por dia, têm muita cisma quanto a noção de espaço enfim aprenderam isso cedo pois vivem em uma ilha do tamanho do estado de são paulo, então, para não voltar a época do play 1 vamos isolar o PS2, pois os jogos não alteraram muito sua forma de ser feito desde o ps2 até hoje, enfim não são muito diferentes.

focando só em jogo oriental (ou seja jogos para o gosto japonês) :

o ps2 tem como best selling o gta san andreas de 2004, mas obvio não é um jogo oriental, aí vem Gran Turismo 3 (segundo colocado) Gt4 (3 colocado) FF10 ( quinto colocado) meta gar sons libert (7 colocado com 7 milhões) FF12 (em 8) Tekken 5 (em 9) KH (em 10) o poderoso FF-12 (em 11) Dragon quest 8 (em 12) KH2 (em 13) aí vem god of war em 14 aí da posição 14 em diante começa os games americanizados, entre eles Ratchet na posição 21. OK

Qual o jogo que a Sony ta usando para marketear o PS5 ? Ratchet e Clank, então o japonês ta comprando o PS5 mas por osmose do que por vontade própria (lembrando que algo muito suspeito vigora no japão, a sony tem o monopólio dos consoles home lá e a Big N do portatail, ninguém me tira da cabeça que a Sony puxou o freio dos portateis devido a acordos espúrios entre as familias empresariais, lembre-se do lema: japones primeiro é assim que eles agem nos negócios) com esse monopólio branco da Sony, não há necessidade de se investir no japão, então ela fica fazendo 'jogos B', esse fenômeno de fritura do mercado japones começou na era play 3 em partes devido aos sucessos dos jogos de fps (aquela foi a geração fps) e como não era possível ignorar tamanho lucro, mudaram a cultura de produção e o foco ficou ocidentalizado, em partes isso foi agravado devido a crises nas empresas japonesas que não conseguiram fazer uma boa transição do sd para os gráficos em hd.

Basicamente o ponto central de minha tese é que o publico ta lá só não tem quem os representem já enviei para Sega milhares de emails mostrando isso, que os jogos... a diversão, os gostos não mudaram, o que mudou é que alijaram o publico, já que a fatia europeia somada com a fatia americana, tem potencial para bons negócios, e os jogos ''japoneses'' lá seriam visto como nicho ou teriam de se ocidentalizar seja d eleve ou não, é o capitalismo ferrando com a vida das pessoas, nesse caso aqui, o japonês sendo obrigado a jogar sub jogos (no sentido de investimento) enquanto o foco de tudo fica com o ocidente. o mercado ta uma porcaria e a culpa disso é esse loteamento do mercado entre as empresas, para manter suas dominações arbitrariamente e suprimir concorrentes.

Dá pra melhorar a performance basal, que seriam as vendas obtidas “sem fazer nada” ou “fazendo o que já está fazendo”,

a) impulsionando jogos de gosto japonês atual - mais casuais, gimmicky, visual animé etc,

b) obtendo exclusividade ou contrato comercial com grandes medalhões de outrora, tipo, na semana que sai um grande jogo desse, um Final Fantasy, um Dragon Quest, o console vende 150 mil

O problema pra essas duas estratégias é que:

1) Para o item “a”, o mercado de gosto japonês atual que citei é 90% da Nintendo, mais especificamente de Pokémon, Splatoon, Mario Kart e Animal Crossing.


2) Para o item “b”, esses jogos já são praticamente exclusivos do PS4 no Japão, já que o XBox é um peso morto, e, pra acabar de piorar, eles não vendem mais hoje o quão vendiam antigamente.


Aí, a Sony olha pra tudo isso no Japão, olha pro gosto massificado para portáteis (nem o Wii vendeu tanto lá), para jogos casuais, tanto é que os jogos nipônicos hardcore globalizaram como resposta a esse padrão atual, e ela acha mais vantajoso ficar na dela, i.e., ter as coisas que vêm por osmose, e se manter no filão Hard de grandes medalhões orientais ocidentalizados, já que ela não tem um portátil.



Porque, se fosse a Nintendo só no Home, estaria na mesma, ou até pior, e seus jogos aquecem o gosto japonês atual, um Playstation de mesa já vende semelhante/melhor que um Nintendo de mesa no Japão, já é demais, querer que ele performe como um portátil é impossível, porque japonês não compra mesa, e pode ter Mario Kart, Smash, Splatoon, Metroid, Zelda, o diabo a 4, vide o WiiU ou o Cube

PS: O capitalismo melhora absurdamente a vida das pessoas
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.773
Reações
13.809
Pontos
803
Dá pra melhorar a performance basal, que seriam as vendas obtidas “sem fazer nada” ou “fazendo o que já está fazendo”,

a) impulsionando jogos de gosto japonês atual - mais casuais, gimmicky, visual animé etc,

b) obtendo exclusividade ou contrato comercial com grandes medalhões de outrora, tipo, na semana que sai um grande jogo desse, um Final Fantasy, um Dragon Quest, o console vende 150 mil

O problema pra essas duas estratégias é que:

1) Para o item “a”, o mercado de gosto japonês atual que citei é 90% da Nintendo, mais especificamente de Pokémon, Splatoon, Mario Kart e Animal Crossing.


2) Para o item “b”, esses jogos já são praticamente exclusivos do PS4 no Japão, já que o XBox é um peso morto, e, pra acabar de piorar, eles não vendem mais hoje o quão vendiam antigamente.


Aí, a Sony olha pra tudo isso no Japão, olha pro gosto massificado para portáteis (nem o Wii vendeu tanto lá), para jogos casuais, tanto é que os jogos nipônicos hardcore globalizaram como resposta a esse padrão atual, e ela acha mais vantajoso ficar na dela, i.e., ter as coisas que vêm por osmose, e se manter no filão Hard de grandes medalhões orientais ocidentalizados, já que ela não tem um portátil.



Porque, se fosse a Nintendo só no Home, estaria na mesma, ou até pior, e seus jogos aquecem o gosto japonês atual, um Playstation de mesa já vende semelhante/melhor que um Nintendo de mesa no Japão, já é demais, querer que ele performe como um portátil é impossível, porque japonês não compra mesa, e pode ter Mario Kart, Smash, Splatoon, Metroid, Zelda, o diabo a 4, vide o WiiU ou o Cube

eis porque o ponto ''A'' não ocorre.

não é porque a nintendo domina 90% dele...é porque lhe foi dado esse dominio, essa é a chave, não há rivalidade, e quando não há rivalidade há o dominio, é tipo uma vitória por wo já que o outro time não entra em campo, quem ta sozinha pode moldar os gostos dos players, aí vira um ciclo que se retroalimenta, que dificulta analisar quem veio primeiro se o ovo ou se a galinha, mas eu não tenho duvidas, nesse tempos moderno o mercado de portateis japoneses foi dado a nintendo, pois não há nenhuma ameaça. A Sony não tenta (por camaradagem ou algum acordo nebuloso) rachar a base japonesa de portateis, assim deixa nintendo dominar os jogos anime, casual e cartoon, e o dominio cria o gosto e não o oposto, assim o gosto do japones por jogos de baixo orçamento foi criado, esse gosto -preste atenção- é o gosto no qual o japonês foi empurrado.

O ''ponto B'' mostra isso com mais clareza, esses jogos japonese do PS4, não vendem mais como antes porque não há mais o mesmo cuidado, a mesma pompa que havia antes, dragon quest no ps2 era um triplo A um jogo que empurrava o hardware, a versão moderna vista no ps4 é tão somente um indie de luxo...como em todo mercado sem a pompa, o marketing e o alto investimento as vendas não ocorrem. gta e rdr2 não vendem bem apenas por ser bom...deixa a rockstar deixar de gastar 200 milhões a maioria em marketing para ver se o povo lembra que esses jogos existem.

e porque não há pompa ? não sei, imagino que se porque a sony não quer por pompa nos jogos japoneses de ps4, para não aumentar o nível, não moldar o gosto japones aos jogos japoneses de alto orçamento, talvez para não libertar o japones desse ciclo, pois se ela aumentar o nível não poderá baixar tão facilmente,e isso prejudica a nintendo que terá de investir mais para se recolocar.

volto a repetir, o mercado japones ta loteado (depois pense nisso com mais calma) os portateis foi dado a nintendo a capacidade de explorar sozinha o setor (um setor lucrativo como já foi citado, maior que o de home) nem mesmo um wonder swuan novo tem, para rachar a base, parece que idealizaram isso para a big N encher os cofres , a sony fica com o home de modo exclusivo no japão, assim mesmos em investir muito, vai vender 10M no suco, o que me enoja e faz até querer largar os games é que isso vai se perpetuar para sempre não há perspectiva de mudança.

bom chega disso kkkkk
 
Ultima Edição:

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.484
Reações
104.360
Pontos
2.419
volto a repetir, o mercado japones ta loteado (depois pense nisso com mais calma) os portateis foi dado a nintendo a capacidade de explorar sozinha o setor (um setor lucrativo como já foi citado, maior que o de home) nem mesmo um wonder swuan novo tem, para rachar a base, parece que idealizaram isso para a big N encher os cofres , a sony fica com o home de modo exclusivo no japão, assim mesmos em investir muito, vai vender 10M no suco, o que me enoja e faz até querer largar os games é que isso vai se perpetuar para sempre não há perspectiva de mudança.

bom chega disso kkkkk

Putz, que viagem.

Vc acha que tem um arranjo onde a Sony entregou o mercado de portáteis pra Nintendo e ficou com o de consoles de mesa, LOL

A Sony foi estuprada mesmo com o Vita e saiu fora pq não viu espaço pra competir no mercado. A Nintendo afundou com o Wii U e resolveu lançar um híbrido que deu muito certo.

Ninguém entregou nada pra ninguém. Não tem competidor especifico em portáteis pq nenhuma empresa vê viabilidade, os smartphones engoliram uma parte e o que sobrou é da Nintendo.
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 101002

me permita a treplica ? a cultura japonesa moderna é a mesma desde de sempre, trabalham muitas horas por dia, têm muita cisma quanto a noção de espaço enfim aprenderam isso cedo pois vivem em uma ilha do tamanho do estado de são paulo, então, para não voltar a época do play 1 vamos isolar o PS2, pois os jogos não alteraram muito sua forma de ser feito desde o ps2 até hoje, enfim não são muito diferentes.

focando só em jogo oriental (ou seja jogos para o gosto japonês) :

o ps2 tem como best selling o gta san andreas de 2004, mas obvio não é um jogo oriental, aí vem Gran Turismo 3 (segundo colocado) Gt4 (3 colocado) FF10 ( quinto colocado) meta gar sons libert (7 colocado com 7 milhões) FF12 (em 8) Tekken 5 (em 9) KH (em 10) o poderoso FF-12 (em 11) Dragon quest 8 (em 12) KH2 (em 13) aí vem god of war em 14 aí da posição 14 em diante começa os games americanizados, entre eles Ratchet na posição 21. OK

Qual o jogo que a Sony ta usando para marketear o PS5 ? Ratchet e Clank, então o japonês ta comprando o PS5 mas por osmose do que por vontade própria (lembrando que algo muito suspeito vigora no japão, a sony tem o monopólio dos consoles home lá e a Big N do portatail, ninguém me tira da cabeça que a Sony puxou o freio dos portateis devido a acordos espúrios entre as familias empresariais, lembre-se do lema: japones primeiro é assim que eles agem nos negócios) com esse monopólio branco da Sony, não há necessidade de se investir no japão, então ela fica fazendo 'jogos B', esse fenômeno de fritura do mercado japones começou na era play 3 em partes devido aos sucessos dos jogos de fps (aquela foi a geração fps) e como não era possível ignorar tamanho lucro, mudaram a cultura de produção e o foco ficou ocidentalizado, em partes isso foi agravado devido a crises nas empresas japonesas que não conseguiram fazer uma boa transição do sd para os gráficos em hd.

Basicamente o ponto central de minha tese é que o publico ta lá só não tem quem os representem já enviei para Sega milhares de emails mostrando isso, que os jogos... a diversão, os gostos não mudaram, o que mudou é que alijaram o publico, já que a fatia europeia somada com a fatia americana, tem potencial para bons negócios, e os jogos ''japoneses'' lá seriam visto como nicho ou teriam de se ocidentalizar seja d eleve ou não, é o capitalismo ferrando com a vida das pessoas, nesse caso aqui, o japonês sendo obrigado a jogar sub jogos (no sentido de investimento) enquanto o foco de tudo fica com o ocidente. o mercado ta uma porcaria e a culpa disso é esse loteamento do mercado entre as empresas, para manter suas dominações arbitrariamente e suprimir concorrentes.

Que viagem...primeiro PS4 vendeu muito lentamente no Japão, tanto que demorou para passar o wiiu, e aí vc já percebe quão ruim está o mercado para a Sony.
Segundo, monopólio??? PS3 perdeu para o Wii, PS4 ganhou do wiiu (demorou) mas logo, em questão de muito pouco tempo, foi violentado pelo Switch (metade dos japoneses usam como console de mesa).
Não adianta tentar desmerecer o sucesso do Switch dizendo que ele é somente portátil. A Sony que está sendo incompetente no Japão.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.103
Reações
172.467
Pontos
1.714
Reforçaria o seu argumente se existisse um Switch que não pode rodar fora da TV, e um que roda fora, independentemente se é híbrido ou não, e o primeiro vendesse mais. O Switch tradicional pode estar sendo quisto por emular a tradição do multi on the go do Mobile, mercado que a Nintendo tentou capturar com esse projeto, + o povão trad que ela sempre teve no portátil.



Nunca saberemos, ao menos sem performar uma pesquisa com teste do quiquadrado, mas o Switch vende como portáteis da Big N, Nintendo Home sempre foi frio, e parece mais que é o público do 3DS que migrou, obviamente com outro tipo de gente incrementando as vendas - o Wii conseguiu 12 mi, mas produto muito massificado, pode ter nêgo do Wii-Only nesse bolo do Switch -

O copo não está meio cheio disso, como talvez você sugira, e sim, sei lá, uns 80% cheio.



Sobre a demografia, reforçando meu ponto geral, o maior senso universitário japonês encontrou muita semelhança entre Switch e 3DS.

139253


139252


Crianças muito novas predominam de forma brutal, com maior proporção de meninas, principalmente na faixa etária mais baixa.

Esse seria o público de portáteis standardt japonês? Provável. Crianças pequenas, mais meninas.


Cito a demografia PS4, que poderia ser entendida como o padrão Home atual na Nipônia

139254



Pessoas muito mais velhas, e
galera quase completamente masculina, só a catinga de cueca, índice pífio de mulheres.

Vendo o perfil Mobile da ecologia

139255



Dá pra ver que o Switch morde um pedaço bom disso aí, nem que ambos dividam a pizza. Claro, mobile falha na representação de qualquer coisa, os animais contam quem joga em sala de espera de dentista, esse indivíduo pode ter um Suíte, mas não porque a Nintendo “roubou” seu consumo do celular, e sim porque na verdade verdadeira ele não é gamer de celular.

São múltiplos fatores, como você e eu dissemos, tem gente comprando por joysticks descartáveis, por feedback háptico, pelo formfactor pequeno, tem gente comprando até porque dá pra ligar na TV, mas se só existisse o Lite, é provável que as vendas fossem semelhantes às do produto full, por outro lado, um Switch Home Only com os mesmos jogos não sei se ultrapassaria o Wii, galerinha do Pokémon que quis upgradar do 3DS deve ser o grosso, vide a demografia acima, é o mesmo pessoal.


Os portáteis da Nintendo possuem uma composição de base mais vasta. O Switch ter uma composição semelhante não diz que ele vende como portátil e sim que também possui uma composição de base mais vasta. O PS2 e o DS também possuíam essa composição, ninguém vende tanto assim com uma composição restrita.

Aliás, vale lembrar que o consenso era que o Switch teria dificuldade no Japão porque o tamanho dele não é portátil e a precificação dele é de console de mesa. Quando o Switch Lite veio, o consenso era que esse seria o novo DS Lite e venderia mais que o OG. Nenhuma das duas coisas aconteceu porque as pessoas encontram mais valor agregado no OG e o Lite é um produto complementar. As demais características do Switch superam a portabilidade dele.

O 3DS a $250 precisou ir pra UTI pra ser salvo e só passou a vender a $175 (jogos custando $40, preço portátil); o Switch a $300 até hoje tem loteria pra comprar (jogos custando $60, preço de mesa).

A verdade é que o Switch amalgamou diferentes tipos de público; portátil, de mesa, gente que foi atraída pelos atributos únicos do Switch (co-op portátil instantâneo, conveniência, etc), nichos combinados e etc.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.773
Reações
13.809
Pontos
803
Putz, que viagem.

Vc acha que tem um arranjo onde a Sony entregou o mercado de portáteis pra Nintendo e ficou com o de consoles de mesa, LOL

A Sony foi estuprada mesmo com o Vita e saiu fora pq não viu espaço pra competir no mercado. A Nintendo afundou com o Wii U e resolveu lançar um híbrido que deu muito certo.

Ninguém entregou nada pra ninguém. Não tem competidor especifico em portáteis pq nenhuma empresa vê viabilidade, os smartphones engoliram uma parte e o que sobrou é da Nintendo.

que inocência, não existe essa de estuprou; o xone por exemplo foi estuprado e mesmo assim a ms não deixa de lançar inclusive no japão, não há nada racional que impeça a sony de ter um concorrente japonês nos consoles, não precisa ser global, local mesmo igual já ocorreu no passado ou mesmo o switch ter um concorrente local, como o gameboy teve etc etc se não da sony, de outras, como a bandai que fazia o wonder swan.

eu já joguei games em todos os smartphones e já tive console portatil, NUNCA, será a mesma coisa, se as empresas acham que celular toma mercado de portatil, novamente tem um loteamento aí para impulsionar smartphones através de discurso falso.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.773
Reações
13.809
Pontos
803
Que viagem...primeiro PS4 vendeu muito lentamente no Japão, tanto que demorou para passar o wiiu, e aí vc já percebe quão ruim está o mercado para a Sony.
Segundo, monopólio??? PS3 perdeu para o Wii, PS4 ganhou do wiiu (demorou) mas logo, em questão de muito pouco tempo, foi violentado pelo Switch (metade dos japoneses usam como console de mesa).
Não adianta tentar desmerecer o sucesso do Switch dizendo que ele é somente portátil. A Sony que está sendo incompetente no Japão.

eu expliquei, mas vc responde após apenas correr o olho no texto sem compreender as palavras, vou tentar fazer um resumo básico do porque os consoles home passarm a vender menos. enfim se for responder a textões complexos é preciso ao menos ler-los.

os consoles home; passaram a ser menos japoneses em seus jogos, por isso vendem menos, ainda tem lá jogos japa, mas são jogos que já não tem o mesmo glamour, os mesmos custo de produções que tinham antes (então o japones foi encabaçado a jogar games cartoons semi indies após o ps2) e já os jogos japoneses de grande produção esses foram des-japonesados para torna-los comerciáveis nos países europeus e americanos, etc etc, tem de ler os textos, antes se não faz com que eu precise aborda aquilo que já abordei e pois pegou o bonde voando, é tipo um x-burguer, se tu só pegar a alface, não entenderá o x-burguer, que precisa ser entendido como o todo, a carne, o pão, o queijo etc etc etc
 
D

Deleted member 101002

eu expliquei, mas vc responde após apenas correr o olho no texto sem compreender as palavras, vou tentar fazer um resumo básico do porque os consoles home passarm a vender menos. enfim se for responder a textões complexos é preciso ao menos ler-los.

os consoles home; passaram a ser menos japoneses em seus jogos, por isso vendem menos, ainda tem lá jogos japa, mas são jogos que já não tem o mesmo glamour, os mesmos custo de produções que tinham antes (então o japones foi encabaçado a jogar games cartoons semi indies após o ps2) e já os jogos japoneses de grande produção esses foram des-japonesados para torna-los comerciáveis nos países europeus e americanos, etc etc, tem de ler os textos, antes se não faz com que eu precise aborda aquilo que já abordei e pois pegou o bonde voando, é tipo um x-burguer, se tu só pegar a alface, não entenderá o x-burguer, que precisa ser entendido como o todo, a carne, o pão, o queijo etc etc etc

O seu esforço argumentativo para sustentar a tese de que a Sony detém o monopólio no Japão, mesmo considerando que ela só vendeu mais na era PS1 e PS2, é louvável. Meus parabéns. Vc chama de texto complexo, eu chamo de forçar a barra.
 

SneakBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.445
Reações
2.053
Pontos
734
Eu ainda aguardo a tradução de alguns RPGs do PSP...
No PS Vita, nada...
 

rodrigolml

Bam-bam-bam
Mensagens
1.178
Reações
2.565
Pontos
453
Queria fazer um paralelo com as vendas do Xbox One, tanto de consoles quanto de games, pra ver o quão fracassada foi essa geração, mas os lanterninhas verdes não divulgam dados, trágico.
mimimiimimimiimimimimimi, não falem mal de qualquer coisa da mãe Sony! Senão vou xingar o XBOX:klolwtf
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.422
Reações
4.726
Pontos
1.299
Depois da era de ouro das devs japonesas nas gerações Snes e PS1 os gamers japoneses perderam um pouco do interesse em games como entretenimento sério mesmo.
Aquela geração de jogadores que pegou Square, Capcom e Konami no auge hoje em dia ou já não joga ou consome PS4 ou PC. E são aqueles do gráfico do Majima-San.
Gamers japoneses da massa são muito casuais hoje em dia, mesmo os jogos da Nintendo tem muito mais fãs fora do Japão do que dentro.

Porém, vendo esse sucesso estrondoso do Switch, penso que pode acontecer uma volta, mesmo que a médio/longo prazo, do interesse japonês em jogos mais complexos que os de portátil, e dessa vez num form-factor que tem tudo a ver com o estilo de vida japonês. Se o interesse aumentar, e desenvolvimento também tende a crescer.
 
Topo Fundo