O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Media Create: Números finais do Playstation Vita no Japão, o Sega Saturn da Sony.

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.057
Pontos
2.419
que inocência, não existe essa de estuprou; o xone por exemplo foi estuprado e mesmo assim a ms não deixa de lançar inclusive no japão, não há nada racional que impeça a sony de ter um concorrente japonês nos consoles, não precisa ser global, local mesmo igual já ocorreu no passado ou mesmo o switch ter um concorrente local, como o gameboy teve etc etc se não da sony, de outras, como a bandai que fazia o wonder swan.

eu já joguei games em todos os smartphones e já tive console portatil, NUNCA, será a mesma coisa, se as empresas acham que celular toma mercado de portatil, novamente tem um loteamento aí para impulsionar smartphones através de discurso falso.

A Sony não vai produzir um HW só para o Japão, a estratégia é mundial. Do mesmo jeito que o Xbox One é vendido no Japão pq é um produto global, se dependesse do mercado japonês ele não existiria.

No mais para uma faixa do público os smartphones substituem sim portateis dedicados a jogos, sendo que é nitido o baque que esse segmento experimentou após a era NDS e PSP.

Nintendo reina sozinha pq o mercado de portáteis foi reduzido e ela é muito forte no que restou, então não há viabilidade pra competir.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Nintendo reina sozinha pq o mercado de portáteis foi reduzido e ela é muito forte no que restou, então não há viabilidade pra competir.

há sim, esse ponto de vista teu é anti gamer eu até o aceitaria se tu estivesse levando um jabá $$$ da Big N mas assim de graça indo contra a própria classe dos jogadores... veja tu apoia a ideia de uma empresa sozinha explorando o setor, e bota ''explorando'' nisso, não ostante a nintendo é uma das empresas de tecnologia mais mercenárias , onde já se viu vender um mario do tempo da onça por 60 dólares ! se tivesse um concorrente portátil ela pensaria duas vezes. ou ao menos seria criticada por isso. o mercado ta loteado e nivelado por baixo.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.057
Pontos
2.419
há sim, esse ponto de vista teu é anti gamer eu até o aceitaria se tu estivesse levando um jabá $$$ da Big N mas assim de graça indo contra a própria classe dos jogadores... veja tu apoia a ideia de uma empresa sozinha explorando o setor, e bota ''explorando'' nisso, não ostante a nintendo é uma das empresas de tecnologia mais mercenárias , onde já se viu vender um mario do tempo da onça por 60 dólares ! se tivesse um concorrente portátil ela pensaria duas vezes. ou ao menos seria criticada por isso. o mercado ta loteado e nivelado por baixo.

Meu ponto de vista é uma simples interpretação da realidade. Se fosse viável competir no segmento certamente alguém o faria, mas se nem a Sony que tem a marca Playstation deu conta, imagina as outras.

Ruim pro consumidor claro que é, mas o mercado minguou e a posição da Nintendo é muito forte, então é o que temos pra hoje.
 
D

Deleted member 101002

há sim, esse ponto de vista teu é anti gamer eu até o aceitaria se tu estivesse levando um jabá $$$ da Big N mas assim de graça indo contra a própria classe dos jogadores... veja tu apoia a ideia de uma empresa sozinha explorando o setor, e bota ''explorando'' nisso, não ostante a nintendo é uma das empresas de tecnologia mais mercenárias , onde já se viu vender um mario do tempo da onça por 60 dólares ! se tivesse um concorrente portátil ela pensaria duas vezes. ou ao menos seria criticada por isso. o mercado ta loteado e nivelado por baixo.

Criticada ela foi, e está sendo...
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.308
Reações
22.694
Pontos
803
Os portáteis da Nintendo possuem uma composição de base mais vasta. O Switch ter uma composição semelhante não diz que ele vende como portátil e sim que também possui uma composição de base mais vasta. O PS2 e o DS também possuíam essa composição, ninguém vende tanto assim com uma composição restrita.

Aliás, vale lembrar que o consenso era que o Switch teria dificuldade no Japão porque o tamanho dele não é portátil e a precificação dele é de console de mesa. Quando o Switch Lite veio, o consenso era que esse seria o novo DS Lite e venderia mais que o OG. Nenhuma das duas coisas aconteceu porque as pessoas encontram mais valor agregado no OG e o Lite é um produto complementar. As demais características do Switch superam a portabilidade dele.

O 3DS a $250 precisou ir pra UTI pra ser salvo e só passou a vender a $175 (jogos custando $40, preço portátil); o Switch a $300 até hoje tem loteria pra comprar (jogos custando $60, preço de mesa).

A verdade é que o Switch amalgamou diferentes tipos de público; portátil, de mesa, gente que foi atraída pelos atributos únicos do Switch (co-op portátil instantâneo, conveniência, etc), nichos combinados e etc.

Sim. É um argumento que eu mesmo venho usando há muito tempo, o de que o Switch não se comporta propriamente como um portátil, por causa da precificação. Deve ter sido uma das primeiras discussões que entrei quando cheguei no fórum, inclusive. E claro que é multifatorial. Descontemos a inflação na análise, ele hoje talvez esteja no nível de etiqueta de alguns portáteis antigos


Adiante, o PSP e o VITA também tinham faixa de preço acima de qualquer portable, e venderam bem no Japão. O Value Pack do PSP custava 24 mil yenes, o mesmo preço original do 3DS, antes da queda. O Base PSP foi à preços maiores que o 3DS pós-queda. O bichinho acabou com 20 milhões de unidades no Japão.

O meu ponto é que o mero ato de retirár-se de casa, ou da sala para a cama, dá um push natural, porque eu acharia forte coincidência a soma dos elementos “a Nintendo vende menos de 5 milhões de consoles Home no Japão quase sempre” e “uma demografia tão assustadoramente semelhante, que parece premeditação”

139459

139460


Mas pro Ocidente vale o contrário: assim como o PSP, o Switch não vende bem dessa sorte do lado de cá de Greenwich predominantemente por também ser portátil, e sim por outros motivos vários

eis porque o ponto ''A'' não ocorre.

não é porque a nintendo domina 90% dele...é porque lhe foi dado esse dominio, essa é a chave, não há rivalidade, e quando não há rivalidade há o dominio, é tipo uma vitória por wo já que o outro time não entra em campo, quem ta sozinha pode moldar os gostos dos players, aí vira um ciclo que se retroalimenta, que dificulta analisar quem veio primeiro se o ovo ou se a galinha, mas eu não tenho duvidas, nesse tempos moderno o mercado de portateis japoneses foi dado a nintendo, pois não há nenhuma ameaça. A Sony não tenta (por camaradagem ou algum acordo nebuloso) rachar a base japonesa de portateis, assim deixa nintendo dominar os jogos anime, casual e cartoon, e o dominio cria o gosto e não o oposto, assim o gosto do japones por jogos de baixo orçamento foi criado, esse gosto -preste atenção- é o gosto no qual o japonês foi empurrado.

O ''ponto B'' mostra isso com mais clareza, esses jogos japonese do PS4, não vendem mais como antes porque não há mais o mesmo cuidado, a mesma pompa que havia antes, dragon quest no ps2 era um triplo A um jogo que empurrava o hardware, a versão moderna vista no ps4 é tão somente um indie de luxo...como em todo mercado sem a pompa, o marketing e o alto investimento as vendas não ocorrem. gta e rdr2 não vendem bem apenas por ser bom...deixa a rockstar deixar de gastar 200 milhões a maioria em marketing para ver se o povo lembra que esses jogos existem.

e porque não há pompa ? não sei, imagino que se porque a sony não quer por pompa nos jogos japoneses de ps4, para não aumentar o nível, não moldar o gosto japones aos jogos japoneses de alto orçamento, talvez para não libertar o japones desse ciclo, pois se ela aumentar o nível não poderá baixar tão facilmente,e isso prejudica a nintendo que terá de investir mais para se recolocar.

volto a repetir, o mercado japones ta loteado (depois pense nisso com mais calma) os portateis foi dado a nintendo a capacidade de explorar sozinha o setor (um setor lucrativo como já foi citado, maior que o de home) nem mesmo um wonder swuan novo tem, para rachar a base, parece que idealizaram isso para a big N encher os cofres , a sony fica com o home de modo exclusivo no japão, assim mesmos em investir muito, vai vender 10M no suco, o que me enoja e faz até querer largar os games é que isso vai se perpetuar para sempre não há perspectiva de mudança.

bom chega disso kkkkk

Para isso, faço das palavras do Gamer King as minhas, só ler os quotes dele, é minha opinião também
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.304
Pontos
1.714
Sim. É um argumento que eu mesmo venho usando há muito tempo, o de que o Switch não se comporta propriamente como um portátil, por causa da precificação. Deve ter sido uma das primeiras discussões que entrei quando cheguei no fórum, inclusive. E claro que é multifatorial. Descontemos a inflação na análise, ele hoje talvez esteja no nível de etiqueta de alguns portáteis antigos


Adiante, o PSP e o VITA também tinham faixa de preço acima de qualquer portable, e venderam bem no Japão. O Value Pack do PSP custava 24 mil yenes, o mesmo preço original do 3DS, antes da queda. O Base PSP foi à preços maiores que o 3DS pós-queda. O bichinho acabou com 20 milhões de unidades no Japão.

O meu ponto é que o mero ato de retirár-se de casa, ou da sala para a cama, dá um push natural, porque eu acharia forte coincidência a soma dos elementos “a Nintendo vende menos de 5 milhões de consoles Home no Japão quase sempre” e “uma demografia tão assustadoramente semelhante, que parece premeditação”

139459


139460

Não acho que seja só "retirar-se do quarto pra sala", é o agregado da conveniência. O Hardware tem apelo, coisa que o Wii tinha, o PS2 tinha bem como o DS, o 3DS e o PSP. O Vita e o WiiU tiveram bem menos.

Se você pegar o gráfico do Wii, vai ver é igual. Esse é gráfico, com alguns % pra lá e pra cá, é o gráfico de qualquer console que atinja a massificação em território japonês.


Portabilidade por portabilidade, os mobiles possuem e streaming no Japão é muito mais prático do que no ocidente, nem por isso o Xcloud da Microsoft dominará por lá, por exemplo.


Mas pro Ocidente vale o contrário: assim como o PSP, o Switch não vende bem dessa sorte do lado de cá de Greenwich predominantemente por também ser portátil, e sim por outros motivos vários

O Switch tá batendo recordes e recordes no NPD e em alguns países da Europa (França, por exemplo). Seus jogos povoam o Top10 americano mesmo sem contar digitais.

Definitivamente não é esse o caso, mundialmente falando.
 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Para isso, faço das palavras do Gamer King as minhas, só ler os quotes dele, é minha opinião também

eu não quero convencer vc, é só uma troca de idéias.

sinceramente, pensei que tu tava mais alinhado com a minha opinião, já vi tu postando por exemplo que a nintendo não gosta de competição e que sempre busca meios monopolistas para fugir de um embate direto, sabendo disso, não entendo porque é tão difícil aceitar a ideia de um acordo entre a elite empresarial japonesa para manter a nintendo viável ? principalmente após ela flopar com o wii u.

se tal afirmação acima for verdade, não houve volta por cima nenhuma, mérito algum por parte da Big N, é só uma empresa sozinha, explorando um nicho lucrativo sozinha, a única tarefa dela é apenas fazer a propaganda pra convencer um povo já predisposto a compra o produto.

essa é a opinião dele e que tu diz concordar:

''Putz, que viagem.

Vc acha que tem um arranjo onde a Sony entregou o mercado de portáteis pra Nintendo e ficou com o de consoles de mesa, LOL

A Sony foi estuprada mesmo com o Vita e saiu fora pq não viu espaço pra competir no mercado. A Nintendo afundou com o Wii U e resolveu lançar um híbrido que deu muito certo.

Ninguém entregou nada pra ninguém. Não tem competidor especifico em portáteis pq nenhuma empresa vê viabilidade, os smartphones engoliram uma parte e o que sobrou é da Nintendo.''



na dita opinião, está incluso a defesa de não concorrência em detrimento do consumidor, está incluso de que a sony foi estuprada no vita, o que é mentira pois ela abandonou o console e mesmo assim o bicho vendeu mais do que muitos dos consoles populares, e isso sem esforço por parte da sony, fez 6 milhões no japão, estima-se 13 milhões em todo mundo, se houvesse esforço poderia ter no total vendas acima de 32 milhões, a dita opinião diz que smartphone compete com console portátil e isso é mentira eu já joguei em cada um deles e não é a mesma coisa, sinceramente acho que nunca será, esse negócio de smartphone acabando com portatil é caô feito por departamentos de marketing de empresas de celulares, vemos essas estupidez todos os dias quando dizem que os Pc acabarão com os consoles e outras similares, quando a iluminação elétrica foi inventada, o que mais teve foi jornal dizendo que tal tecnologia era perigosa e que era melhor manter a lampada de querosene, quem pagou as fakes news ? rockfeller é claro pois ele detinha o dominio da iluminação via querosene, então tudo isso faz parte do jogo do capital.

o X da questão é nos fazer acreditar que o ovo veio primeiro, como por exemplo o colega citou, que a nintendo vende bem porque é especial, é isso que ela quer que as pessoas pensem,

Antes dela ser ''especial'' há um jogo de domínio que fará dela especial, seria como se fosse um guarda chuvas, o ''guada chuvas'' seria o acordo de não agressão devidamente planejado para resultado positivo, o marketing então nega que há o ''guarda chuvas'', e diz que na verdade foi a Big N que escalou a montanha sozinha saindo do fracasso do wii u para o sucesso do switch;

tal situação se aplica também na ''vitória'' da sony sobre o sega saturn:

1- sega boicotada por lojas (guarda chuvas) perda de fluxo logisticos, perda de potencial de vendas dos jogos, lógico, sem console na mão do povo, sem jogos. isso cria uma insulficiência.

2- third party que propositalmente elegeram a sony como casa (guarda chuvas)
sega ia se ferrar mesmo.ela tava emergida numa estrutura que fatalmente levaria a ruína. esse foi o mérito da sony lá no período, ele na verdade inexiste.
 
Ultima Edição:

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.308
Reações
22.694
Pontos
803
eu não quero convencer vc, é só uma troca de idéias.

sinceramente, pensei que tu tava mais alinhado com a minha opinião, já vi tu postando por exemplo que a nintendo não gosta de competição e que sempre busca meios monopolistas para fugir d euma embate direto, porque é tão difícil aceitar a ideia de um acordo japonês para manter a nintendo viável ? principalmente após ela flopar com o wii u ?

sabe não houve volta por cima nenhuma, é só uma empresa sozinha, explorando um nicho lucrativo sozinha, a única tarefa dela é apenas fazer a propaganda pra convencer um povo já predisposto a compra o produto, o japonês que gosta de games, é naturalmente empurrado para os portateis via sistema econômico japonês que rouba o tempo do individuo, levando-os aos portáteis e por conseguinte a nintendo.

essa é a opinião dele e que tu diz concordar:

''Putz, que viagem.

Vc acha que tem um arranjo onde a Sony entregou o mercado de portáteis pra Nintendo e ficou com o de consoles de mesa, LOL

A Sony foi estuprada mesmo com o Vita e saiu fora pq não viu espaço pra competir no mercado. A Nintendo afundou com o Wii U e resolveu lançar um híbrido que deu muito certo.

Ninguém entregou nada pra ninguém. Não tem competidor especifico em portáteis pq nenhuma empresa vê viabilidade, os smartphones engoliram uma parte e o que sobrou é da Nintendo.''


na dita opinião, está incluso a defesa de não concorrência em detrimento do consumidor, está incluso de que a sony foi estuprada no vita, o que é mentira pois ela abandonou o console e mesmo assim o bicho vendeu mais do que muitos consoles populares, sem esforço fez 6 milhões no japão, estima-se 13 milhões em todo mundo, se houvesse esforço poderia er no total vendas acima de 32 milhões, a dita opinião diz que smartphone compete com console portátil e isso é mentira eu já joguei em cada um deles e não é a mesma coisa, sinceramente acho que nunca será, esse negócio de smartphone acabando com portatil é caô feito por departamentos de marketing de empresas de celulares, vemos essas estupidez todos os dias, quando a iluminação elétrica foi inventada, o que mais teve foi jornal dizendo que tal tecnologia era perigosa e que era melhor manter a lampada de querosene, quem pagou as fakes news ? rockfeller é claro, então tudo isso faz parte do jogo, sendo o ponto máximo nós fazer acreditar que o ovo veio primeiro, como por exemplo o colega citou, que a nintendo vende bem porque é especial, negando que antes dela ser ''especial'' há um jogo de domínio, seria como se fosse um guarda chuvas, o ''guada chuvas'' seria o acordo de não agressão planejado para resultado positivo garantido, o marketing então nega que há o guarda chuvas, que na verdade foi a Big N que escalou a montanha sozinha saindo do fracasso do wii u para o sucesso do switch, quem é fã claro vai defender esse ponto de vista, dado pelo marketing.

eu gosto da sony, se ela algum dia monopolizar o mundo do entretenimento, eu vou achar ótimo, mas serei honesto comigo mesmo , olha ela usou truques...mas dane-se é a empresa que eu gosto.

por fim para não ficar maçante; posso incluir aqui ''a vitória'' da sony sobre o sega saturn:
sega boicotada (guarda chuvas)
third party que propositalmente elegeram a sony como casa (guarda chuvas)
sega ia se ferrar mesmo.ela tava emergida numa estrutura que fatalmente levaria a ruína.


Eu concordo com várias das coisas que você disse, dava pra ser melhor, mas é um arranjo com tendência oligopolista por natureza, como o mercado de energia elétrica por exemplo, e a análise da Sony é que o risco é alto para cobrir o investimento, é pra lucrar na margem baixa, num mercado só, porque Portable morreu fora do Japão, e ela, seus acionistas, seu conselho diretor e seus analistas de investimento consideram cilada. Em outras palavras, a Sony foi escorraçada do mercado de portáteis, assim como a Nintendo o foi do mercado Home tradicional no pós Gamecube
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.460
Reações
10.737
Pontos
503
Pior que eu me lembro do estardalhaço do anúncio do Vita: tela de toque, versões 3G e Wi-fi, câmeras digitais...


Na prática, quase nenhum suporte da Sony e muitos, mas MUITOS jogos de nicho (não reclamo pois foi assim que eu descobri Senran Kagura:ksanfona:ksanfona:ksanfona e joguei bastante os spin-offs de Neptunia)
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.933
Reações
41.551
Pontos
1.689
Portátil sabotado pela própria Sony, que preferiu criar e vender cartões proprietários ao invés de usar os populares micro-SD, justo num momento onde a distribuição digital estava se popularizando e as pessoas precisavam de espaço para seus jogos.
 

redfield jr.

We are the Champions
Mensagens
19.296
Reações
29.632
Pontos
1.064
Saudades do meu Vita.
Tela OLED maravilhosa, interface fluidíssima e uso inicial criativo das particularidades dele, como o touch traseiro, por exemplo. Porém, a própria Sony ajudou a dar o pontapé inicial que decretou o fim do videogame desde o início com a história dos cartões proprietários, passando pelo suporte pífio em meados do tempo de vida do portátil e, por fim, o abandono prematuro.
Quem sabe um dia pego um desbloqueado. Quem sabe um dia.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.057
Pontos
2.419
a dita opinião diz que smartphone compete com console portátil e isso é mentira eu já joguei em cada um deles e não é a mesma coisa.

Que raciocínio fraco, vc quer medir o mundo pela sua régua. Pouco importa sua experiência com smartphones e portáteis, ela é pessoal.

Basta pegar o acumulado de vendas do NDS+PSP e comparar com 3DS+Vita. Houve uma queda brutal, o mercado de portáteis dedicados a jogos perdeu muitos consumidores, exatamente enquanto do outro lado games mobile cresceram drasticamente. Não precisa ser nenhum gênio pra constatar a relação entre uma coisa e outra.

Pra vc um smartphone não substitui um portátil, pra outras pessoas substitui, com milhares de jogos disponíveis no seu smartphone a preços módicos ou até de graça, parte do público perdeu a motivação de gastar com um sistema dedicado. Até a conservadora Nintendo se rendeu aos smartphones.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.057
Pontos
2.419
tal situação se aplica também na ''vitória'' da sony sobre o sega saturn:

1- sega boicotada por lojas (guarda chuvas) perda de fluxo logisticos, perda de potencial de vendas dos jogos, lógico, sem console na mão do povo, sem jogos. isso cria uma insulficiência.

2- third party que propositalmente elegeram a sony como casa (guarda chuvas)
sega ia se ferrar mesmo.ela tava emergida numa estrutura que fatalmente levaria a ruína. esse foi o mérito da sony lá no período, ele na verdade inexiste.

Cara na boa, seus posts sobre a Sega parecem o integrante de uma seita com teorias da conspiração bizarras pra explicar o fiasco da empresa. Vc faz parte de alguma comunidade de viúvas da Sega que ficam alimentando essas fantasias?

A Sega foi boicotada pelas lojas devido a sua estupidez de não disponibilizar o Saturn em todas as redes a princípio. As lojas desmerecidas deram o troco, só isso. Mas se o Saturn fosse um produto com demanda elas iriam engolir o sapo pq o que importa em primeiro lugar é ganhar dinheiro.

E as thirds que foram pro lado da Sony é pq a mesma ofereceu uma opção atraente, tanto em termos de política empresarial como um console saudável pra vender seus jogos.

A Sega no início teve o apoio de muitas thirds tbem, mas como seu console não decolou foi perdendo. Softhouses querem é base instalada pra vender, coisa que a Sega não conseguiu construir.
 
D

Deleted member 101002

não entendo porque é tão difícil aceitar a ideia de um acordo entre a elite empresarial japonesa para manter a nintendo viável ? principalmente após ela flopar com o wii u.

Nintendo viável??? Mesmo com o flop do wiiu (que aliás o PS4 demorou para passar) a Nintendo ainda estava entre as empresas mais ricas do Japão, inclusive com ano em primeiro lugar, pois não é uma situação que se alcança do dia para a noite. A Nintendo sempre teve caixa para financiar as suas maluquices, e mesmo com eventuais flops a marca é muito relevante no Japão. Veja que o Playstation venceu no Japão (e isso se considerarmos apenas base instalada) em apenas duas gerações.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Até a conservadora Nintendo se rendeu aos smartphones.

tu tens de analisar as coisas de modo mais exato, é muito superficial somar ds e psp vita e 3ds, ora, não é todo poratil que vai vender igual o ds, assim como não é qualquer home console que vai vender igual ao ps2, o vita conforme é o tema do tópico poderia ter vendido bem mais do que vendeu, caso a sony assim quisesse, é consenso que ela abandonou o console.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.057
Pontos
2.419
tu tens de analisar as coisas de modo mais exato, é muito superficial somar ds e psp vita e 3ds, ora, não é todo poratil que vai vender igual o ds, assim como não é qualquer home console que vai vender igual ao ps2, o vita conforme é o tema do tópico poderia ter vendido bem mais do que vendeu, caso a sony assim quisesse, é consenso que ela abandonou o console.

Quer modo mais exato do que somar vendas?

*NDS+PSP: Em torno de 235 milhões

*3DS+Vita: Em torno de 90 milhões


A queda é BRUTAL, o mercado de portateis sofreu uma pancada fortíssima.

O Vita poderia ter vendido mais? Em tese sim, mas a Sony avaliou que o esforço não justificaria, no fim ainda seriam números fracos.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
O grande problema do Vita ao meu ver foi o Cartão de Memória que era proprietário.

Com o valor de um cartão de 16GB dava pra comprar um MicroSD de 128GB.

Isso sem contar que na época que ele foi lançado até 2014 o Mobile Gaming estava no seu AUGE, tanto que Android/iOS tinham GTA, Max Payne, Telltale e até Half-Life 2. Coisas que o Vita podiam rodar (mesmo que com algumas diferenças e fazendo downports), mas o medo de flopar no portatil da Sony era muito maior do que flopar em Celulares e Tablets high-end.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Quer modo mais exato do que somar vendas?

*NDS+PSP: Em torno de 235 milhões

*3DS+Vita: Em torno de 90 milhões


A queda é BRUTAL, o mercado de portateis sofreu uma pancada fortíssima.

O Vita poderia ter vendido mais? Em tese sim, mas a Sony avaliou que o esforço não justificaria, no fim ainda seriam números fracos.

Concordo com o amigo aí em cima.
A Industria e o Consumo de jogos mudou MUITO.
A diferença entre gerações de portateis decaiu ao extremo.

Foi melhor a Sony sair cedo da história do que ter um prejuizo muito maior.
Posso estar errado, mas a Nintendo só continua nos portateis porque ela se flexibilizou e viu que era melhor só investir nos portateis do que nos consoles de mesa.
Se não me engano, DS e 3DS venderam mais que o Wii U na mesma janela de vida que o console de mesa tinha.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.232
Reações
25.127
Pontos
803
Pior que eu me lembro do estardalhaço do anúncio do Vita: tela de toque, versões 3G e Wi-fi, câmeras digitais...


Na prática, quase nenhum suporte da Sony e muitos, mas MUITOS jogos de nicho (não reclamo pois foi assim que eu descobri Senran Kagura:ksanfona:ksanfona:ksanfona e joguei bastante os spin-offs de Neptunia)


Interessante...
Vai ser aquele jogo que vou jogar com uma mão, entendedores entenderão kkkk
 
Topo Fundo