O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Media Create Week 50, 2011 (3DS > PS Vita, Final Fantasy Fail XIII-2

Joseph Korso

Bam-bam-bam
Mensagens
14.248
Reações
115
Pontos
309
Quem dita 'surra' é biblioteca de games e isso já se sabe que por mais discrepante que tenha sido com DS/PSP, há espaço pra todos e que os aparelhos tem seus gêneros bastante diferentes.

Em hardware eu fico com o Vita, pois sempre achei ruim/feio/não-anatômico o DS/3DS da Nintendo, mas, de novo, o que importa é a biblioteca de títulos a saírem.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
zagard;8842819 disse:
Alías, apesar de gostar muito do FF-10, acho que ele perdeu a magia de open world que tinha até o 9. Eles deveriam resgatar isso de alguma maneira.

Esta magia nunca existiu. JRPG sempre foi linear, tinha mapa, dava uma navinha/navio/o que seja, mas não havia mecanica de side-quest, você tinha sempre que ir no mesmo lugar. Dungeons a mesma coisa, caminho certo só um, o resto era para pegar um ou outro item e olhe lá.

Achei a história do FF XIII muito boa, o estilo tempo real dela fugiu bastante do padão do mercado e da estranha situação de deixar de salvar o mundo para ficar pescando ou algo assim, achei as criticas pura tempestade em copo d´agua.

Aliás, a maioria das coisas que reclamam se aplicam nos jogos antigos também [inclusive numero de vendas, JRPG sempre penou para ser million seller, mesmo os bons titulos como Persona]. A questão é que a entrada dos RPGs ocidentais no mercalo elevaram as apostas, não dá mais para fazer RPG com budget limitado que as empresas niponicas acostumaram a disponibilizar. Não é que as coisas mudaram e sim o formato que já não é mais suficiente.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.721
Pontos
1.814
renbh;8842373 disse:
A quebra de paradigma não está em FF e sim na atual situação da industria japonesa: hoje eles não são mais o centro do mundo em termos de games. Quem quiser se dar bem por lá vão ter que olhar para o mercado ocidental, seja na forma como os games são produzidos, seja na forma como eles são vendidos.

A mudança de paradigma está em empresa japonesa passar produção para empresas independentes ocidentais, está na Square comprar um empresa ocidental para sair da crise. A lista inteira de games mostrada esta semana não impressiona, em uma realidade assim queda dos numeros em relação as versões anteriores são esperadas e não uma surpresa, o próximo passo que vejo neste caminho é lançamento simultaneo de FF no mercado mundial, se bobear até com produção [pelo menos em parte] fora do Japão, basta que este game tenha sucesso na Europa e EUA.

O mercado Japones sem duvidas encolheu nesses ultimos anos, mas faz apenas 2 anos que FF13 fez quase 2 milhões nessa região, como eu ja disse, a propria SE deixou a entender que esperava uma grande sucesso tanto no Japão como no resto do mundo.

Eles tavam contratando mais gente pra colocar na EIDOS ja que eles ficaram bem satisfeitos com as vendas do DEUS EX e com certeza o Batman vai garantir mais investimento na EIDOS, considerando a grana que eles gastaram pra comprar a EIDOS, eu não sei se eles tem caixa pra investir tão forte tão cedo.

Alias, eu tenho quase certeza que eles falaram que todos os FF após o 13 teriam lançamento mundial, pelo jeito mudaram os planos.

Pois é, mas o meu medo é que eles resolvam fazer um jogo voltado especificamente para ocidentais só que sem ajuda de fato dos ocidentais, ou seja da ideia de que eles tem do que os ocidentais gostam...
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.494
Reações
104.375
Pontos
2.419
Joseph Korso;8843322 disse:
Quem dita 'surra' é biblioteca de games e isso já se sabe que por mais discrepante que tenha sido com DS/PSP, há espaço pra todos e que os aparelhos tem seus gêneros bastante diferentes.

O tipo de surra que estamos falando é desempenho de mercado, não biblioteca de jogos.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.721
Pontos
1.814
Esse link mostra exatamente os mesmos numeros daqui, o jogo vendeu 524.000 de torno de 850.000 que estavam disponiveis nas lojas do Japão.
 


John_Constantine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.128
Reações
14.127
Pontos
1.024
É o efeito Skyrim no japão, por isso FFXIII-2 vendeu isso... [coolface]

A square deviria chamar o Mestre Sakagushi para voltar e por a square na linha. :king
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.494
Reações
104.375
Pontos
2.419
Sakaguchi devia voltar mesmo, o cara entende de Final Fantasy, isso mais uma vez ficou claro no Lost Odyssey, que é muito mais Final Fantasy que o FF XIII.

A essa altura ele não deve querer ser funcionário da S-E, mas ela poderia fazer um acordo pra entregar a concepção do jogo para a Mistwalker (que só faz isso mesmo, a programação sempre fica com outro estúdio)
 

John_Constantine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.128
Reações
14.127
Pontos
1.024
Gamer King;8844345 disse:
Sakaguchi devia voltar mesmo, o cara entende de Final Fantasy, isso mais uma vez ficou claro no Lost Odyssey, que é muito mais Final Fantasy que o FF XIII.

A essa altura ele não deve querer ser funcionário da S-E, mas ela poderia fazer um acordo pra entregar a concepção do jogo para a Mistwalker (que só faz isso mesmo, a programação sempre fica com outro estúdio)

Sakaguchi saiu por causa daquela m**** de filme né? que quase fez a Square quebrar?

The Last Story se deu bem no japão? a última noticia que tive sobre o Sakuguchi foi ele dizendo que se The Last Story não fosse bem sucedido, iria parar de trabalhar com games...
 

YodaMestre

Veterano
Mensagens
2.718
Reações
291
Pontos
149
A sony deve estar chorando litros com essas vendas do vitamina...
Francamente vocês realmente acham que é um fracasso?. Eu não acho. Um portatil que levou uma surra na gen passada, vir pra essa e chegar chegando(mesmo que não ultrapasse o concorrente, que já criou base no mercado). A sony sabe que provavelmente vai perder essa gen de portatil pra nintendo, como sabe que pode perder essa gen de consoles para M$, mas vocês acham que eles estão fracassando?. Estão batendo de frente com os concorrentes e ganhando muito lucro, não importa se estão atrás, continua tendo um bom retorno. Fora que a sony ainda nem declarou novos jogos para o portatil.
Agora todo mundo sabe que quando lançar um pokémon, não tem vitamina que segure... Parabéns sony, vendas expressivas.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.494
Reações
104.375
Pontos
2.419
thewalkingdead;8844374 disse:
The Last Story se deu bem no japão? a última noticia que tive sobre o Sakuguchi foi ele dizendo que se The Last Story não fosse bem sucedido, iria parar de trabalhar com games...

Na verdade não, vendeu 157 mil no Japão.

Mas não era pra se esperar muito de um jogo desses no Wii.
 

Doydis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.614
Reações
19.530
Pontos
1.094
thiagoandre;8842293 disse:
Nego fica discutindo os portáteis um por sinal acabou de sair do forno.
O que me assusta é a quantidade de Wii que ainda vende. Queria saber o total de Wii vendidos no mundo inteiro. Alguém aí se arrisca em dizer.


O que me assusta é a quantidade de PS2 que ainda vende. [karrepio]
 

zagard

Habitué da casa
Mensagens
1.354
Reações
0
Pontos
61
Esta magia nunca existiu. JRPG sempre foi linear, tinha mapa, dava uma navinha/navio/o que seja, mas não havia mecanica de side-quest, você tinha sempre que ir no mesmo lugar. Dungeons a mesma coisa, caminho certo só um, o resto era para pegar um ou outro item e olhe lá.

Existiu na minha opinião. Era pelo menos dado a você a oportunidade de caminhar pelo mapa, hoje temos waypoints. Concordo com toda a mecânica que você disse.

A "magia" é subjetiva, eu gostava muito de sair de uma cidade, o mapa dar um "zoom out" e eu ver meu boneco pequeno podendo andar livremente para aquela floresta ou para a próxima cidade, onde a historia progredia (mecânica).

Peguemos final fantasy 6, após o mundo ser destruído (world of ruin) você tinha uma "certa" liberdade de ir resgatando seus personagens e determinados lugares do mundo e dessa forma progredir a historia, existia também o coliseu onde você podia lutar e conseguir armas interessantes (uma espécie de side quest primitiva) além de outras curiosidades na historia.

Numa mecânica do FFX ou FFXIII fazer isso "perderia a magia" já que tira essencialmente sua possibilidade de pegar a navinha/navio/etc e ir em um local que você quer explorar. É tudo waypoint no 10 e no 13.

Quando no 13 o mundo "se abre" em gran pulse, as coisas melhoram muito no quesito exploração, um exemplo da "magia".

Eu gosto de todos os FF (exceto o X-2, que falo abertamente que não curto), porém esse senso de exploração é que precisa ser resgatado, a meu ver.

Tudo acima é minha opinião somente.
 

DitaParlo

Vamo se beja?
Mensagens
45.797
Reações
44.034
Pontos
1.814
Sério, acho que só eu não gostava de ficar zanzando em World Map com batalhas aleatórias. Sempre rushava o maximo o jogo até pegar uma airship ou algo do tipo.
 

NUD3

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.977
Reações
10.242
Pontos
739
Subaru Sakurazuka;8838610 disse:
O 3DS também vendeu mais que o Vita nos seus 2 primeiros dias

sem concorrencia e com mais games de apelo local

Gamer King;8841554 disse:
Sim, o estoque do 3DS se mostrou insuficiente, já no caso do Vita a gente viu que a demanda era só essa aí mesmo, não vendeu mais pq não tinha gente pra comprar.

vc então supõe q o 3DS teria vendido mais caso tivesse mais disponibilidade inicial, digamos, uns 500k ?
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.494
Reações
104.375
Pontos
2.419
NUD3;8847350 disse:
vc então supõe q o 3DS teria vendido mais caso tivesse mais disponibilidade inicial, digamos, uns 500k ?

Não sei, de concreto só que a demanda não foi atendida por completo no lançamento.
 

Subaru Sakurazuka

Bam-bam-bam
Mensagens
14.733
Reações
6.461
Pontos
469
Aliás, sobre Sakaguchi e Lost Odyssey:
eu não sei se Lost Odyssey pudesse ser feito pela Square, ja q iam dar jeito de adolescentizar o negocio. Ach oq só saiu do jeito q saiu pq o Sakaguchi nao precisou "prestar contas" aos chefões da empresa.
Lost Odyssey é awesome, todos deveriam jogar.
 

Doydis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.614
Reações
19.530
Pontos
1.094
Tiranossauro Rex;8845087 disse:
Imagina o DS, então...

Verdade.

DS e PS2 são os monstros nessa indústria.

Um no seguimento portátil e outro nos consoles de mesa.

Se bem que o PS2 teve uma concorrência(fraca/mediana) com o Dreamcast, Game Cube e Xbox. O DS só teve o PSP.

Antes tinha o Game Boy que reinava absoluto no mundos dos portáteis, desde 1989. Ainda me lembro de uma reportagem que dizia que se pegasse todos os games boys do mundo e os colocassem em fileira, daria pra dar uma volta completa no planeta. :eek:
 
Topo Fundo