O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mega Guia: 3DS - c/ HBL e Downgrade [de 9.3-11.x p/ 9.2] ao CFW [desatualizado]

Rodrigomrb

Ser evoluído
Mensagens
47
Reações
3
Pontos
18
Sucesso, ainda bem que não traduzi os passos então, hauahuahauhaua.

Veja ai e depois conte o resultado (: Boa sorte!
Aeeeeeeeeee Vraiann pourr* kkkkk, consegui! Isso salva vidas em! Só tive que fazer backup da pasta "nintendo 3ds" e deleta-la do SD, depois pluguei SD no 3 ds e entrei na emuNand, e ele ja acessou e atualizou pra RX-10.4, e ja criou uma nova pasta Nintendo 3ds (aquela com varias letras e numeros embaralhados, e com o mesmo nome das q eu fiz backup)! Desliguei o 3ds, colokei o cartao Sd no PC e copiei oa pasta Db, Title e Exdata do backup pra do 3ds, e ignorei os arquivos q ja continham!

BINGO, pluguei no 3 ds, acessei a emuNad novamente, e la estavam meus jogos digitais e aplicativos em forma de presente! Porem emuNand RX- E 10.4.0-29U

Ps: seria bom adicionar ao tuto caso tenham problema de tela preta apos atualizaçao da emunand!
 
Ultima Edição:

Head_Hunter

Veterano
Mensagens
1.898
Reações
141
Pontos
144
Vraian você brickou um 3ds tentando aprender os passos desse tutorial?

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk
 

Rodrigomrb

Ser evoluído
Mensagens
47
Reações
3
Pontos
18
Uma duvida besta: Tenho o cartucho do smash bros, posso baixar o .cia das dlcs, instalar e rodar ela pelo cartucho original? Ou vou terq instalar o smash pela .cia dele pro dlc funcionar?
 

Pris

Habitué da casa
Mensagens
103
Reações
25
Pontos
53
Aeeoooo! /o/ Passando pra avisar que consegui, finalmente desbloqueou. Estava só esperando instalar e confirmar quando abrir o jogo que tudo deu certo, uffa! :D Instalei o cave story pra testar e deu td certo. Baixei versao USA mesmo, n quis testar logo de cara com uma outra versao japa ou europa (será que funciona de boa?).
Agora só tenho que ver lá com cuidado como trocar pra um SD maior, bom, mas terminou com sucesso e de quebra ainda aprendi como transformar uma iso pra cia. :)
Obrigada gente, vocês são demais, mt pacientes e atenciosos!
Bom é isso, quem precisar de ajuda eu posso ajudar mandando umas prints das minhas pastas e coisas assim, basta me mandar uma pm. :kcopa
d5bf6e58-2696-416b-92c8-e9a573ff661a.jpg
Ah e eu posso pelo desbloqueio por aqueles jogos antigos q tem na eshop? O zelda oracle e etc? Ou é por arquivo de jogo gba, nes e etc como no flash card? =O
 
Ultima Edição:

Whatever

Novato
Mensagens
38
Reações
11
Pontos
8
Só uma outra pergunta bem besta aqui: Eu já acessei o Homebrew usando um SD 4GB, só acessei, não fiz mais nada. Mas agora tô com um SD 32 GB.

Posso refazer o processo de acesso ao homebrew sem problemas como se nunca o tivesse acessado?
 

Head_Hunter

Veterano
Mensagens
1.898
Reações
141
Pontos
144
Só uma outra pergunta bem besta aqui: Eu já acessei o Homebrew usando um SD 4GB, só acessei, não fiz mais nada. Mas agora tô com um SD 32 GB.

Posso refazer o processo de acesso ao homebrew sem problemas como se nunca o tivesse acessado?
Sim, acessar não escreve nada no sd.

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk
 


Lavosier

Ser evoluído
Mensagens
170
Reações
29
Pontos
48
Mesma mensagem de erro de antes? Serio mesmo? Putz...

Ok, apenas delete tudo no seu cartão SD e substitua pelos arquivos do backup que voce fez.

Agora 4gb? Se o cartão do seu 3DS for so isso, nem tente fazer o hack, é muito pouco. Esse é mesmo o SD de seu 3DS?

Primeiro consiga um cartao maior (16GB pra cima), depois pegue o seu backup e coloque no novo cartão. Dai voce tenta outra vez.

sim meu cartão é de 4 Gb. não dá para eu instalar tudo e depois passar para o cartão de 32? quando conseguir vou colocar um jogo pequeno tipo um indie só para saber se está funcionando. se estiver ai passo tudo para um maior. comprar logo um de 64.
 

Head_Hunter

Veterano
Mensagens
1.898
Reações
141
Pontos
144
sim meu cartão é de 4 Gb. não dá para eu instalar tudo e depois passar para o cartão de 32? quando conseguir vou colocar um jogo pequeno tipo um indie só para saber se está funcionando. se estiver ai passo tudo para um maior. comprar logo um de 64.
Da sim. No tutorial ate ensina como clonar o sd.

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Aeeeeeeeeee Vraiann pourr* kkkkk, consegui! Isso salva vidas em! Só tive que fazer backup da pasta "nintendo 3ds" e deleta-la do SD, depois pluguei SD no 3 ds e entrei na emuNand, e ele ja acessou e atualizou pra RX-10.4, e ja criou uma nova pasta Nintendo 3ds (aquela com varias letras e numeros embaralhados, e com o mesmo nome das q eu fiz backup)! Desliguei o 3ds, colokei o cartao Sd no PC e copiei oa pasta Db, Title e Exdata do backup pra do 3ds, e ignorei os arquivos q ja continham!

BINGO, pluguei no 3 ds, acessei a emuNad novamente, e la estavam meus jogos digitais e aplicativos em forma de presente! Porem emuNand RX- E 10.4.0-29U

Ps: seria bom adicionar ao tuto caso tenham problema de tela preta apos atualizaçao da emunand!

Demora mas não falha ;] Que bom que deu certo.

Uma duvida besta: Tenho o cartucho do smash bros, posso baixar o .cia das dlcs, instalar e rodar ela pelo cartucho original? Ou vou terq instalar o smash pela .cia dele pro dlc funcionar?

Pode sim, @Fokko fez isso (:

Vraian você brickou um 3ds tentando aprender os passos desse tutorial?

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk


Não os desse tutorial. Na verdade eu brickei rodando o sysUpdater para ir da versão 4.3 para a 9.2.
O 3DS não é exatamente meu, haha, então mesmo tento um backup da sysNAND ele continua brickado. Falta pagar alguém para fazer o hardmod ou arrumar uma solda mais delicada (é um Old 3DS pequeno e a minha solda é MUITO bruta).

Aeeoooo! /o/ Passando pra avisar que consegui, finalmente desbloqueou. Estava só esperando instalar e confirmar quando abrir o jogo que tudo deu certo, uffa! :D Instalei o cave story pra testar e deu td certo. Baixei versao USA mesmo, n quis testar logo de cara com uma outra versao japa ou europa (será que funciona de boa?).
Agora só tenho que ver lá com cuidado como trocar pra um SD maior, bom, mas terminou com sucesso e de quebra ainda aprendi como transformar uma iso pra cia. :)
Obrigada gente, vocês são demais, mt pacientes e atenciosos!
Bom é isso, quem precisar de ajuda eu posso ajudar mandando umas prints das minhas pastas e coisas assim, basta me mandar uma pm. :kcopa
Visualizar anexo 22238
Ah e eu posso pelo desbloqueio por aqueles jogos antigos q tem na eshop? O zelda oracle e etc? Ou é por arquivo de jogo gba, nes e etc como no flash card? =O

Então, esses jogos da eShop também estão disponíveis para download como .CIA. Ai é procurar e confirmar a instalação. Jogos de GBA mesmo é um pouco mais chato, já que tem que instalar na sysNAND e também na emuNAND, caso queira jogar nela.
 

Whatever

Novato
Mensagens
38
Reações
11
Pontos
8
Só atualizando aqui:
- Consegui acessar o Homebrew via Browserhax, tudo o que fiz foi pegar um backup intacto da primeira vez que que comecei tudo, incluido a pasta DCIM do console. Não foi nem necessário usar aquela barrinha minuscula da página do navegador, o homebrew carregou quando eu entrei no endereço via QR code.
- instalei o menuhax (opção 2 de carregamento)
- Estou tentando usar o safeSysUpdate, pois ele faz uma verificação das cias antes de começar o downgrade e pelos comentarios do gbatemp aparentemente ele funciona bem. Ele também é indicado nesse video tutorial: http://www.yakaracolombia.com/2016/01/downgrade-nintendo-2ds1030-28-cfw.html
Pelo que eu acompanhei na discussão do GBATemp aparentemente o safeSysUpdate é indicado para fazer somente downgrade da 10.3 para 9.2, nos outros casos é preferível usar o antigo SysUpdate.

Agora tô tentando fazer essa joça rodar xD Já fiz umas dez vezes e nada ç-ç
Pelo que eu entendi, se eu não conseguir fazer o downgrade de jeito nenhum terei que formatar o console para ver se funciona, correto?
 
Ultima Edição:

Head_Hunter

Veterano
Mensagens
1.898
Reações
141
Pontos
144
Só atualizando aqui:
- Consegui acessar o Homebrew via Browserhax, tudo o que fiz foi pegar um backup intacto da primeira vez que que comecei tudo, incluido a pasta DCIM do console. Não foi nem necessário usar aquela barrinha minuscula da página do navegador, o homebrew carregou quando eu entrei no endereço via QR code.
- instalei o menuhax (opção 2 de carregamento)
- Estou tentando usar o safeSysUpdate, pois ele faz uma verificação das cias antes de começar o downgrade e pelos comentarios do gbatemp aparentemente ele funciona bem. Ele também é indicado nesse tutorial:
Pelo que eu acompanhei na discussão do GBATemp aparentemente o safeSysUpdate é indicado para fazer somente downgrade da 10.3 para 9.2, aparentemente nos outros casos é preferível usar o antigo SysUpdate.

Agora tô tentando fazer essa joça rodar xD Já fiz umas dez vezes e nada ç-ç
Pelo que eu entendi, se eu não conseguir fazer o downgrade de jeito nenhum terei que formatar o console para ver se funciona, correto?

Downgrade é insistência. Vai falhar muitas vezes até que uma hora vai. Formatar ou não, acredito que em nada mude, afinal novamente nada é escrito no sd... Tudo fica na memória do console.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Só atualizando aqui:
- Consegui acessar o Homebrew via Browserhax, tudo o que fiz foi pegar um backup intacto da primeira vez que que comecei tudo, incluido a pasta DCIM do console. Não foi nem necessário usar aquela barrinha minuscula da página do navegador, o homebrew carregou quando eu entrei no endereço via QR code.
- instalei o menuhax (opção 2 de carregamento)
- Estou tentando usar o safeSysUpdate, pois ele faz uma verificação das cias antes de começar o downgrade e pelos comentarios do gbatemp aparentemente ele funciona bem. Ele também é indicado nesse video tutorial: http://www.yakaracolombia.com/2016/01/downgrade-nintendo-2ds1030-28-cfw.html
Pelo que eu acompanhei na discussão do GBATemp aparentemente o safeSysUpdate é indicado para fazer somente downgrade da 10.3 para 9.2, aparentemente nos outros casos é preferível usar o antigo SysUpdate.

Agora tô tentando fazer essa joça rodar xD Já fiz umas dez vezes e nada ç-ç
Pelo que eu entendi, se eu não conseguir fazer o downgrade de jeito nenhum terei que formatar o console para ver se funciona, correto?

SafeSysUpdater faz apenas algumas checagens de segurança a mais, mas é no geral a mesma coisa.

Quanto a formatar, sim, isso foi a solução que algumas pessoas encontraram. Eu recomendo tentar bastante, não acho que vale a pena perder todos os arquivos e saves sem insistir um pouco.

Só não faça o downgrade para 4.x que esse cara recomenda em alguns vídeos... É besteira e não dou suporte para isso. Se preferir esse caminho há tutoriais para isso.
 

Dark-Fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
340
Reações
3
Pontos
709
Alguém teve esse problema sabe dizer como resolver
Quando ativo o 3D fica tudo borrado como na foto (isso ocorre na emunand e jogando também já na sysnand está normal)

wj7z0m.jpg
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Alguém teve esse problema sabe dizer como resolver
Quando ativo o 3D fica tudo borrado como na foto (isso ocorre na emunand e jogando também já na sysnand está normal)

wj7z0m.jpg

É só nesse jogo ou em todos eles?

Se for em todos os jogos, tem algo errado com a sua emuNAND. Recomendo restaurar um backup dela ou tentar a configuração do 3D, tem aquele "Super Stable 3D" do N3DS, talvez ajude.
 

Whatever

Novato
Mensagens
38
Reações
11
Pontos
8
Consegui fazer o downgrade! (Sen or nunca rezei e torci tanto por letrinhas verdes :V )

Uma pergunta: na 10.3 eu estava com menuhax, mas depois do downgrade eu tive que desligar e ligar o console por conta própria (depois de 10 longos minutos) e agora o menuhax não iniciou com o console.

Então ele foi desinstalado ou está aqui ainda?
Tentei abrir o Homebrew Launcher via browserhax mas não funcionou... mesmo apagando todos os dados do navegador... okay...
 

brkz

Habitué da casa
Mensagens
201
Reações
190
Pontos
68
Alguém teve esse problema sabe dizer como resolver
Quando ativo o 3D fica tudo borrado como na foto (isso ocorre na emunand e jogando também já na sysnand está normal)

wj7z0m.jpg

Você tem que fechar o console e abrir novamente. É um bug do N3DS. Acredito que na proxima rxtools já deve resolver isso.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Consegui fazer o downgrade! (Sen or nunca rezei e torci tanto por letrinhas verdes :V )

Uma pergunta: na 10.3 eu estava com menuhax, mas depois do downgrade eu tive que desligar e ligar o console por conta própria (depois de 10 longos minutos) e agora o menuhax não iniciou com o console.

Então ele foi desinstalado ou está aqui ainda?
Tentei abrir o Homebrew Launcher via browserhax mas não funcionou... mesmo apagando todos os dados do navegador... okay...

Então, depois do downgrade o menuhax fica na emunand, não na sysnand. Vai ter que configurar de novo mesmo.
Siga o tutorial que não tem erro.
 

Whatever

Novato
Mensagens
38
Reações
11
Pontos
8
Então, depois do downgrade o menuhax fica na emunand, não na sysnand. Vai ter que configurar de novo mesmo.
Siga o tutorial que não tem erro.

Calma, fiquei cofuso.
Eu ainda não criei a emunand, só fiz o downgrade. Só que para seguir os próximos passos (terceira parte, custom firmware) é necessário desativar o menuhax, mas meu console não inicia direto no homebrew como fazia antes, por isso a dúvida é se o menuhax ainda está no meu 3DS. Pois eu não mudei o tema dele e mesmo assim o console não executa o menuhax.

EDIT: """Consegui resolver, era erro comum do browserhax"""
 
Ultima Edição:

Matezoide

Veterano
Mensagens
2.749
Reações
69
Pontos
144
sim meu cartão é de 4 Gb. não dá para eu instalar tudo e depois passar para o cartão de 32? quando conseguir vou colocar um jogo pequeno tipo um indie só para saber se está funcionando. se estiver ai passo tudo para um maior. comprar logo um de 64.

Esqueci que da pra clonar, foi mal :x

Pelo menos se voce for recomeçar, nem precisa dar o downgrade do 3DS de novo, o que é a parte mais chata. Boa sorte ai.

Eu dei uma pesquisada no seu problema e a unica solução que achei foi a que eu sugeri antes, infelizmente.
 
Ultima Edição:

Whatever

Novato
Mensagens
38
Reações
11
Pontos
8
Gente uma duvida aqui no passo 9:

"9 – Restaure o backup do seu cartão SD (com todas as pastas, principalmente a Nintendo 3DS) para o cartão."

É para eu pegar aquele backup feito antes de passar o Emunand9 para o SD e colocar ele de volta na raiz do SD?
Esse processo não vai me pedir para substituir arquivos já existentes?
 

Raikage4269

Bam-bam-bam
Mensagens
1.412
Reações
2.636
Pontos
453
Injete seu backup da emunand e reinstale o rxTools. Algo deu errado se depois disso ele simplesmente fica travado.
Que programa eu uso pra injetar esse backup?
Eu tentei refazer o processo várias vezes mas não consigo. Quanto tempo mais ou menos demora pra entrar na emunand depois que a gente seleciona boot emunand no lá no rxTools?
 

Raikage4269

Bam-bam-bam
Mensagens
1.412
Reações
2.636
Pontos
453
Alguém do sul de Minas Gerais sabe fazer isso? O meu não tá dando certo e estou pensando em pagar alguém pra instalar a emunand.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Gente uma duvida aqui no passo 9:

"9 – Restaure o backup do seu cartão SD (com todas as pastas, principalmente a Nintendo 3DS) para o cartão."

É para eu pegar aquele backup feito antes de passar o Emunand9 para o SD e colocar ele de volta na raiz do SD?
Esse processo não vai me pedir para substituir arquivos já existentes?

Não, isso são as pastas que estavam no seu cartão SD antes de começar.

Que programa eu uso pra injetar esse backup?
Eu tentei refazer o processo várias vezes mas não consigo. Quanto tempo mais ou menos demora pra entrar na emunand depois que a gente seleciona boot emunand no lá no rxTools?

Eu menciono algumas vezes que dá para fazer pelo EmunandTool. É só abrir o programa com o SD inserido no PC.
Eu vou estar em Uberaba amanhã, mas é para um concurso, não tenho tempo livre :/
 

Matezoide

Veterano
Mensagens
2.749
Reações
69
Pontos
144
Que programa eu uso pra injetar esse backup?
Eu tentei refazer o processo várias vezes mas não consigo. Quanto tempo mais ou menos demora pra entrar na emunand depois que a gente seleciona boot emunand no lá no rxTools?

Se voce não esta conseguindo fazer o backup mesmo, recomece e instale o rxTools de novo.
 

Whatever

Novato
Mensagens
38
Reações
11
Pontos
8
Não, isso são as pastas que estavam no seu cartão SD antes de começar.

Nossa, desculpa pela encheção de saco, mas continuo sem entender o que esse passo quer dizer D=
Alguém pode me explicar melhor pfvr?:khelp

PS: Já fiz o backup da SysNand, estou agora no passo 8 mas já queria entender o 9 para saber o que fazer em seguida.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Nossa, desculpa pela encheção de saco, mas continuo sem entender o que esse passo quer dizer D=
Alguém pode me explicar melhor pfvr?:khelp

PS: Já fiz o backup da SysNand, estou agora no passo 8 mas já queria entender o 9 para saber o que fazer em seguida.

É simplesmente copiar e colar as pastas que existiam no seu cartão SD no começo do processo de volta pra ele...

Restaurar não é uma palavra tão difícil assim.
 

sl4sh00

Ser evoluído
Mensagens
98
Reações
7
Pontos
18
Estou com esse problema, como resolvo plz. Fazendo downgrade mas deu errado nesse arquivo quando coloquei pro safesysupdate fazer update check.
7b137690da6c59fc74323dc06105ce2f.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

CeloTricolor

Novato
Mensagens
7
Reações
4
Pontos
13
Oá, pessoal.
Tenho uma dúvida:
Meu O3ds está na Emunand 10.3 rodando perfeitamente. Se eu quiser atualizá-lo para a emunand 10.4, já poderia fazê-lo ou seria melhor aguardar um pouco mais e ter certeza que não vou ter prejuízo algum ? Ao atualizar, seria necessário deslinkar as Nands novamente ?
 

sl4sh00

Ser evoluído
Mensagens
98
Reações
7
Pontos
18
acho oq está dando erro na firme 9.2 pro new 3ds usa. q achei essa .cia la. baixei em 2 lugares diferentes e o msm erro.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Estou com esse problema, como resolvo plz. Fazendo downgrade mas deu errado nesse arquivo quando coloquei pro safesysupdate fazer update check.
7b137690da6c59fc74323dc06105ce2f.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Seus arquivos de update são o problema. Ou baixou corrompido ou corrompeu extraindo/colocando no cartão.

Oá, pessoal.
Tenho uma dúvida:
Meu O3ds está na Emunand 10.3 rodando perfeitamente. Se eu quiser atualizá-lo para a emunand 10.4, já poderia fazê-lo ou seria melhor aguardar um pouco mais e ter certeza que não vou ter prejuízo algum ? Ao atualizar, seria necessário deslinkar as Nands novamente ?

Não é preciso deslinkar novamente. Você pode atualizar já, mas sempre faça um backup da emuNAND antes.
 

Head_Hunter

Veterano
Mensagens
1.898
Reações
141
Pontos
144
Estou com esse problema, como resolvo plz. Fazendo downgrade mas deu errado nesse arquivo quando coloquei pro safesysupdate fazer update check.
7b137690da6c59fc74323dc06105ce2f.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Olha, o safeupdater salvou sua pele. Aparentemente você ou está com arquivo corrompido ou com arquivo do modelo errado.

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk
 

Matezoide

Veterano
Mensagens
2.749
Reações
69
Pontos
144
Entao, eu estava pensando sobre o DS/GBA e fiquei com vontade de alguns jogos.

Eu vi que existem roms de GBA/DS que ja foram convertidas para .cia. Para instalar seria o mesmo procedimento de um jogo de 3DS normal, ou eu preciso fazer algo diferente?

Eu lembro que tinham uns jogos de DS que tinham uma proteção, existe algum do 3DS que tenha wue fazer algo "extra" para funcionar?
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Entao, eu estava pensando sobre o DS/GBA e fiquei com vontade de alguns jogos.

Eu vi que existem roms de GBA/DS que ja foram convertidas para .cia. Para instalar seria o mesmo procedimento de um jogo de 3DS normal, ou eu preciso fazer algo diferente?

Eu lembro que tinham uns jogos de DS que tinham uma proteção, existe algum do 3DS que tenha wue fazer algo "extra" para funcionar?

Tem bastante info na net, mas resumidamente:

- Precisam ser instalados na sysNAND e, se não me engano, na NAND, não no SD.
- Para usar na emuNAND tem que instalar em ambos, sysnand e emunand.
 

Douglas Ramos

Bam-bam-bam
Mensagens
140
Reações
50
Pontos
213
Alguém teve esse problema sabe dizer como resolver
Quando ativo o 3D fica tudo borrado como na foto (isso ocorre na emunand e jogando também já na sysnand está normal)

wj7z0m.jpg

quando vc ligar o 3d e ficar com a imagem desse jeito feche a tampa e abra com ele ligado que resolve o problmea, porem se vc desligar e ligar tera que fechar e abrir a tampa novamente.
 

TonTon.13

Bam-bam-bam
Mensagens
6.255
Reações
7.609
Pontos
359
@Vraian Estou com um 3ds Old na 9.5 e estou tentando fazer o Browserhax mas não tá funcionando.
Antes eu atualizava para a 10.3 e ia de boa mas como agora saiu a 10.4 tô tentando fazer direto pela 9.5 mas só da tela branca na hora que vai ler o QR CODE. O que tenho q fazer?
 
Ultima Edição:
Topo Fundo