O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


'Megalópole' maia em plena selva é descoberta com nova tecnologia a laser

Bolso 18

Bam-bam-bam
Mensagens
1.043
Reações
2.589
Pontos
283
'Megalópole' maia em plena selva é descoberta com nova tecnologia a laser
03/02/201815h46
a-cidade-maia-de-tikal-estava-rodeada-de-uma-complexa-rede-de-vias-ate-entao-invisiveis-1517681878095_615x300.jpg

  • A cidade maia de Tikal estava rodeada de uma complexa rede de vias até então invisíveis
Em um marco na pesquisa arqueológica, estudiosos encontraram mais de 60 mil ruínas da população maia na Guatemala, graças a uma nova tecnologia de raio laser.

A tecnologia Lidar - abreviação, em inglês, de "detecção e alcance da luz" (Laser Imaging Detection and Ranging) - foi usada para mapear digitalmente sob a cobertura florestal, revelando uma "megalópole" de casas, palácios, vias elevadas e fortalezas.

As pesquisas cobriram até agora mais de 2,1 mil quilômetros quadrados na cidade de Petén, no norte guatemalteco. A área, identificada perto de cidades maias já conhecidas, provavelmente abrigou milhões de pessoas a mais do que pesquisas prévias sugeriam.

Arqueólogos acreditam que a tecnologia de ponta vai mudar a forma como o mundo enxerga a antiga civilização centro-americana.

"Acho que será um dos grandes avanços em mais de 150 anos de (pesquisa) arqueológica maia", diz à BBC Stephen Houston, professor de Arqueologia e Antropologia da Universidade Brown, nos EUA.

Wild Blue Media/Channel 4/National Geographic
tecnologia-lidar-revelou-60-mil-ruinas-como-esta-piramide-maia-que-levarao-anos-para-serem-plenamente-entendidas-pelos-cientistas-1517681911671_615x300.jpg

Tecnologia Lidar revelou 60 mil ruínas, como esta pirâmide maia, que levarão anos para serem plenamente entendidas pelos cientistas

Com décadas de experiência nesse ramo, ele achou as descobertas "de tirar o fôlego".

"Quando vi as imagens, fiquei com lágrimas nos olhos."

A emoção se deve aos indicativos de que os maias faziam parte de uma civilização de avanços equivalentes, à época, aos vistos em culturas tidas como sofisticadas, como a da Grécia Antiga e da China.

"Tudo virou de cabeça para baixo", diz o arqueólogo Thomas Garrison, do Ithaca College (EUA) e parte do consórcio de pesquisadores envolvidos no estudo.

Ele acredita que a escala e a densidade da população maia vinham sendo "bastante subestimadas e podem ser, na verdade, três ou quatro vezes maior do que se pensava anteriormente".

Wild Blue Media/Channel 4/National Geographic
pesquisadores-se-surpreenderam-com-a-sofisticacao-e-a-densidade-da-civilizacao-maia-reveladas-pelas-imagens-1517681955749_615x300.jpg

Pesquisadores se surpreenderam com a sofisticação e a densidade da civilização maia reveladas pelas imagens

Tecnologia
Os pesquisadores usaram a tecnologia Lidar para remover digitalmente a densa cobertura florestal guatemalteca - em uma região atualmente desabitada - e criar um mapa do que esteve sob a superfície na época maia.

A Lidar é descrita como "mágica" por alguns arqueólogos por revelar coisas praticamente invisíveis ao olho nu e jamais observadas até então.

Usa-se o laser para mapear a superfície da Terra, com milhões de disparos de laser no solo, feitos a partir de um avião ou helicóptero.

Os comprimentos de onda são medidos ao baterem no solo e voltarem - método semelhante ao usado por morcegos para caçar suas presas à noite.

Wild Blue Media/Channel 4/National Geographic
estruturas-estavam-cobertas-pela-densa-vegetacao-1517682063757_615x300.jpg

Estruturas estavam cobertas pela densa vegetação

As medições, de alta precisão, são então usadas para produzir uma detalhada imagem tridimensional da topografia. A mesma técnica já fora usada para revelar cidades até então ocultas sob o antigo templo de Angkor Wat, no Camboja.

"Essa tecnologia está revolucionando a arqueologia da mesma forma que o telescópio espacial Hubble revolucionou a astronomia", afirma Francisco Estrada-Belli, arqueólogo da Universidade Tulane à revista National Geographic. "Precisaremos de cem anos para esmiuçar os dados e realmente entender o que estamos vendo."

"A questão espinhosa é que a Lidar nos dá imagens comprimidas de 3 mil anos de civilização maia na área", explica Garrison. "É um ótimo problema, porque nos traz mais desafios à medida que aprendemos mais."

Wild Blue Media/Channel 4/National Geographic
area-hoje-inabitada-por-ter-abrigado-muitos-milhoes-de-maias-a-mais-do-que-se-pensava-1517682088725_615x300.jpg

Área hoje inabitada por ter abrigado muitos milhões de maias a mais do que se pensava

Descobertas
A civilização maia, que teve seu auge há 1,5 mil anos, ocupava uma área estimada em duas vezes maior do que a Inglaterra medieval e abrigava uma população que, até agora, os cientistas calculavam em 5 milhões.

"Com os novos dados, já não é insensato pensar que havia ali de 10 a 15 milhões de pessoas, incluindo moradores de áreas baixas e pantanosas que muitos de nós considerávamos inabitáveis", argumenta Estrada-Belli.

Os arqueólogos também se surpreenderam com as "incríveis estruturas defensivas" da megalópole recém-descoberta, como muralhas e fortalezas, que mostram que os maias investiam mais recursos em defesa do que se imaginava.

Wild Blue Media/Channel 4/National Geographic
tecnologia-mapeia-sob-a-vegetacao-com-laser-e-cria-imagens-tridimensionais-1517682117291_615x300.jpg

Tecnologia mapeia sob a vegetação com laser e cria imagens tridimensionais

Outra descoberta é uma pirâmide de sete níveis, que estava tão coberta pela vegetação que praticamente desaparecia na selva.

Havia ainda uma complexa rede de vias elevadas interligando as cidades maias, permitindo o deslocamento até mesmo durante as temporadas de chuvas. A largura das estradas sugere que elas eram amplas o bastante para comportar grande movimento de pessoas e bens de comércio.

A pesquisa é a primeira parte de um projeto de três anos que visa promover a preservação histórica da Guatemala. O objetivo é mapear 14 mil quilômetros quadrados de território.

https://noticias.uol.com.br/ciencia...-e-descoberta-com-nova-tecnologia-a-laser.htm
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
e nao sobrou nada de sua cultura
a ICAR ajudou a aniquilar tudo junto com o serviço dos espanhois.
praticamente nenhum de seus textos antigos sob a forma de hieroglifos sobrou intacto. teve a estória de um padre que queimou todos por achar que era coisa do diabo...
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.842
Reações
230.093
Pontos
2.529
Fui enganado! Achei que uma nova tecnologia Laser Maia tinha sido descoberta.

achei que seria algo do tipo>

5-best-ways-to-kill-guardians-zelda-breath-of-the-wild_pd53.jpg
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.825
Pontos
503
Roma era uma cidadezinha em comparação com as cidades astecas e agora essa maia, recém descoberta. É impressionante.
 


iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
otimo titulo de topico! pensei q os maias tinham descoberto tecnologia a laser, vim na ansia de ver os comentarios dos ovnistas "viu? é tecnologia extraterrestre! ta provado!" kkkkk
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
ALIENS!!!!1!11!1!onze

E NNLWJXIEKCKALXQK NAO SEI O QUE NAO SEIOQUELA MAIAAAA OHHH MAIAAAA

 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.282
Reações
27.583
Pontos
1.553
e nao sobrou nada de sua cultura
a ICAR ajudou a aniquilar tudo junto com o serviço dos espanhois.
praticamente nenhum de seus textos antigos sob a forma de hieroglifos sobrou intacto. teve a estória de um padre que queimou todos por achar que era coisa do diabo...
O auge dos maias foi a 1500 anos, quando os espanhóis chegaram eram já ruinas
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
e nao sobrou nada de sua cultura
a ICAR ajudou a aniquilar tudo junto com o serviço dos espanhois.
praticamente nenhum de seus textos antigos sob a forma de hieroglifos sobrou intacto. teve a estória de um padre que queimou todos por achar que era coisa do diabo...
Têm fonte dessas afirmações?
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
só procurar por frade Diego de Landa.

Visualizar anexo 42598
Como sempre algo superficial. Se esse padre foi o responsável pela tradução e estudo pela civilização maia, como ele "destruiu" a cultura maia?
O que eles destruíram foi o que de ruim essa civilização praticava, como sacrifícios humanos. Isso tinha a ver com a missão de levar o Evangelho e civilizar os povos de acordo com a boa nova. Tinha que realmente acabar com as superstições e os sacrifício humanos que era coisa do demônio.
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Mais, Incas, Astecas e os egípcios, foram civilizações fodassss. Todas desapareceram com um estalar dos dedos. :(

Enviado de meu P10 Lite usando Tapatalk
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Enquanto isso, em pleno século 21, os índios brasileiros ainda andam pelados e moram em casas de palha.:klol
Fico surpreso como essas civilizações só foram formadas em algumas partes da América, enquanto do lado ainda existiam semelhantes vivendo de maneira tribal.
 
Ultima Edição:

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Também. Pior que todos seguiam um padrão e eles não se comunicavam. O mais impressionante e isto.
Pior que se comunicavam, muito da cultura Azteca foi influenciada pela cultura Maia. Os Incas que eram mais isolados.

Enquanto isso, em pleno século 21, os índios brasileiros ainda andam pelados e moram em casas de palha.:klol
Se parar pra pensar que, mesmo capengando, eles ainda estão por aí, longe de mim querer avacalhar a falta de civilização deles.
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Pior que se comunicavam, muito da cultura Azteca foi influenciada pela cultura Maia. Os Incas que eram mais isolados.


Se parar pra pensar que, mesmo capengando, eles ainda estão por aí, longe de mim querer avacalhar a falta de civilização deles.
Essa é a parte cômica, os civilizados pereceram e os mais tribais estão ai até o dia de hoje.:kwow
 

¬¬*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.562
Reações
26.565
Pontos
803
Também achei a tecnologia a laser fosse dos povos antigos. Logo pensei em uma Wakanda das Américas. Decepcionado.
 

Bolso 18

Bam-bam-bam
Mensagens
1.043
Reações
2.589
Pontos
283
Também achei a tecnologia a laser fosse dos povos antigos. Logo pensei em uma Wakanda das Américas. Decepcionado.
Eu não me surpreenderia se a notícia fosse essa mesmo, existiram civilizações tão avançadas como a nossa num passado distante.
 

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Acho massa pra caramba esse tipo de coisa e eu trabalharia com isso se pudesse. Admirável também esse tipo de descoberta e com certeza vai abrir caminho pra descobrirem mais trocentas coisas do tipo não só em terra mas no mar também.
 

Hume

Bam-bam-bam
Mensagens
3.321
Reações
9.546
Pontos
314
Enquanto isso, em pleno século 21, os índios brasileiros ainda andam pelados e moram em casas de palha.:klol
Fico surpreso como essas civilizações só foram formadas em algumas partes da América, enquanto do lado ainda existiam semelhantes vivendo de maneira tribal.
E invadem propriedade privada

Enviado de meu Moto G (4) estupidamente lento usando Tapatalk
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.232
Reações
22.547
Pontos
1.324
Essa realmente foi uma surpresa boa. Daqui a pouco vão começar a aparecer novidades em. Massa sobre a Antártida.

Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando Tapatalk
 

Lorde_Kira

Supra-sumo
Mensagens
470
Reações
1.537
Pontos
158
Impressionante.

Esse tipo de notícia sempre me interessa.

E eu fico a me perguntar o que teria acontecido se os espanhóis não tivessem desembarcado por aqui; como poderia ser a América (que provavelmente não teria este nome) hoje?
 

Bolso 18

Bam-bam-bam
Mensagens
1.043
Reações
2.589
Pontos
283
Essa realmente foi uma surpresa boa. Daqui a pouco vão começar a aparecer novidades em. Massa sobre a Antártida.

Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando Tapatalk
Se deixarem vazar essas novidades claro, pois arrisco dizer que existem coisas debaixo do gelo da Antártida que o governo americano não quer que ninguém saiba. Apenas um chute meu claro.
 

Lorde_Kira

Supra-sumo
Mensagens
470
Reações
1.537
Pontos
158
Se deixarem vazar essas novidades claro, pois arrisco dizer que existem coisas debaixo do gelo da Antártida que o governo americano não quer que ninguém saiba. Apenas um chute meu claro.

O que você acha que pode existir sob o gelo da Antártida, só por curiosidade?
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.232
Reações
22.547
Pontos
1.324
Se deixarem vazar essas novidades claro, pois arrisco dizer que existem coisas debaixo do gelo da Antártida que o governo americano não quer que ninguém saiba. Apenas um chute meu claro.
De importante se der mole ja pegaram tudo. Vão Mostrar pra gente assentamentos, ossos de animais, Estruturas e só. Mais do que isso é querer demais.

Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando Tapatalk
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.232
Reações
22.547
Pontos
1.324
O que você acha que pode existir sob o gelo da Antártida, só por curiosidade?
Já tiveram fotos de infra com supostos assentamentos antigos. Por enquanto nada ainda, vamos aguardar e se confirmando voltamos aqui

Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando Tapatalk
 

Bolso 18

Bam-bam-bam
Mensagens
1.043
Reações
2.589
Pontos
283
O que você acha que pode existir sob o gelo da Antártida, só por curiosidade?
Naves, restos de tecnologia avançada, livros/textos contando histórias muito antigas porém verdadeiras, esqueletos de gigantes entre outras evidências que forçariam a mudança dos livros de história no mundo inteiro. Porém é tudo achismo da minha parte, não tenho comprovar que realmente tem tudo isso lá.
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.232
Reações
22.547
Pontos
1.324
Naves, restos de tecnologia avançada, livros/textos contando histórias muito antigas porém verdadeiras, esqueletos de gigantes entre outras evidências que forçariam a mudança dos livros de história no mundo inteiro. Porém é tudo achismo da minha parte, não tenho comprovar que realmente tem tudo isso lá.
Isso é fato, não vão querer "reescrever" os livros de História. Isso dá trabalho e mexe com Muita gente e interesses.

Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando Tapatalk
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.888
Reações
27.907
Pontos
1.444
Muito doido! Civilizações como essas eram enormes e no fim a natureza prevaleceu.
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.526
Reações
6.221
Pontos
959
Daqui uns 500 anos quando os muçulmanos tiverem aniquilado todo o ocidente, vão olhar pra nossas ruínas e falar a mesma coisa.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo