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Melhor microfone CXB para criação de conteúdo?

Paper Lucca

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Olá, boa madrugada! Preciso de um microfone bom para gravação de voz - não é conteúdo musical, e sim comentário - mas não sei qual comprar. Os recomendados em sites em Inglês estão entre R$1500 e R$2000 por aqui, o que é quase dez vezes mais caro que o valor em dolar. Tá certo isso ou tem alguma marca aqui do Brasil que vala a pena investir?
 

Apreciador de Velharias

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Cara, eu comprei um condensador da China e uma interface pra usar o phantom power aqui no BR mesmo, não me lembro exatamente os modelos mas vou ver amanhã e posto aqui, gastei uns 300 reais no total se muito, com braço articulado já incluso

Uma música que gravei com ele para efeitos de exemplo:



Acho o som bem legal pelo preço, é meio chato de equalizar gravação e tals (manjo pouco) mas atende bem. Pra podcast é melhor que pra cantar eu achei.
 

Paper Lucca

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Cara, eu comprei um condensador da China e uma interface pra usar o phantom power aqui no BR mesmo, não me lembro exatamente os modelos mas vou ver amanhã e posto aqui, gastei uns 300 reais no total se muito, com braço articulado já incluso
Obrigada! E me explica em Português isso que você falou pois não entendi nada xD
 

Trendkill

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Cara, eu comprei um condensador da China e uma interface pra usar o phantom power aqui no BR mesmo, não me lembro exatamente os modelos mas vou ver amanhã e posto aqui, gastei uns 300 reais no total se muito, com braço articulado já incluso

Uma música que gravei com ele para efeitos de exemplo:



Acho o som bem legal pelo preço, é meio chato de equalizar gravação e tals (manjo pouco) mas atende bem. Pra podcast é melhor que pra cantar eu achei.
Qual a interface Phantom Power vc pegou ?

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Abdullah Al-Papai

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Obrigada! E me explica em Português isso que você falou pois não entendi nada xD

De forma bem resumida: existem microfones com conexão USB e com conexão XLR. Esses microfones normalmente se dividem em dois tipos: condensadores e dinâmicos. Além disso, cada microfone tem um "padrão polar", que mostra "onde" ele capta mais som. O padrão mais comum é o cardioide, mas também é comum encontrar microfones omnidirecionais.

Se o microfone tiver conexão USB, é plugar no PC e usar. Se tiver conexão XLR, você precisa de uma interface.

O "setup" XLR + Interface é mais flexível, já que você não fica preso a uma interface ou um microfone.

Microfones dinâmicos não precisam de alimentação extra ("Phantom Power"). Já os microfones condensadores, via de regra, precisam. Então se você pegar um setup "interface + microfone condensador", tem que ter certeza que a interface fornece Phantom Power, senão o microfone não vai funcionar.

Microfones condensadores soam (via de regra) mais "naturais", mas captam mais ruído ambiente. Microfones dinâmicos soam mais "fechados", mas captam menos ruído ambiente.

Pra pensar de um jeito bem tosco:

Microfone condensador = som da voz em uma gravação de música
Microfone dinâmico = som da voz em uma rádio FM

(claro que tem exceções nisso aí - Michael Jackson gravava com um microfone dinâmico, o Shure SM7B)

Microfones cardioides captam o que está na frente e "rejeitam" o que está atrás. Microfones omnidirecionais captam todas as direções.

DITO ISTO

Qual é um bom custo vs benefício? Depende do que você vai fazer. Eu comprei pensando em custo vs benefício e peguei um Behringer XM8500 + uma interface, também Behringer, UMC22. É um microfone dinâmico, boa rejeição dos ruídos do quarto. A interface fornece Phantom Power, então se você optar por um microfone condensador ele também vai funcionar com ela.

Foi relativamente barato e acho bom.

Exemplos do som do microfone no Spoiler



 


Paper Lucca

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De forma bem resumida: existem microfones com conexão USB e com conexão XLR. Esses microfones normalmente se dividem em dois tipos: condensadores e dinâmicos. Além disso, cada microfone tem um "padrão polar", que mostra "onde" ele capta mais som. O padrão mais comum é o cardioide, mas também é comum encontrar microfones omnidirecionais.

Se o microfone tiver conexão USB, é plugar no PC e usar. Se tiver conexão XLR, você precisa de uma interface.

O "setup" XLR + Interface é mais flexível, já que você não fica preso a uma interface ou um microfone.

Microfones dinâmicos não precisam de alimentação extra ("Phantom Power"). Já os microfones condensadores, via de regra, precisam. Então se você pegar um setup "interface + microfone condensador", tem que ter certeza que a interface fornece Phantom Power, senão o microfone não vai funcionar.

Microfones condensadores soam (via de regra) mais "naturais", mas captam mais ruído ambiente. Microfones dinâmicos soam mais "fechados", mas captam menos ruído ambiente.

Pra pensar de um jeito bem tosco:

Microfone condensador = som da voz em uma gravação de música
Microfone dinâmico = som da voz em uma rádio FM

(claro que tem exceções nisso aí - Michael Jackson gravava com um microfone dinâmico, o Shure SM7B)

Microfones cardioides captam o que está na frente e "rejeitam" o que está atrás. Microfones omnidirecionais captam todas as direções.

DITO ISTO

Qual é um bom custo vs benefício? Depende do que você vai fazer. Eu comprei pensando em custo vs benefício e peguei um Behringer XM8500 + uma interface, também Behringer, UMC22. É um microfone dinâmico, boa rejeição dos ruídos do quarto. A interface fornece Phantom Power, então se você optar por um microfone condensador ele também vai funcionar com ela.

Foi relativamente barato e acho bom.

Exemplos do som do microfone no Spoiler




Obrigada! Com base na sua explicação, para mim vale muito mais a pena um microfone dinâmico com conexão USB. O fator não pegar muito ruido ambiente é ótimo para mim. Com isso em mente, qual você me recomenda?
 

Apreciador de Velharias

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Qual a interface Phantom Power vc pegou ?

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Opa, esqueci de responder o tópico aqui kkkk
É uma Behringer uphoria um2, funciona muito bem, uso pra gravar violão/guit e voz. Tem uma opção de retorno sem delay direto no fone que é show.
O mic é um chinês safado mas que funciona muito bem, fiquei até impressionado, o modelo é BM800, até que é famosinho pela net pelo CxB. Comprei faz algum tempo, acho que uns 2 anos mais ou menos, ainda tá funcionando direito.
 

firulero

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Na real qualquer microfone com o mínimo de qualidade já dá pro gasto se você aprender a usar Compressão e Equalização após gravar.

Usei uns AKG P3S de 100 pila pra gravar uma série de vídeos um dia desses e com um pouco de compressão e uma equalizada consegui um resultado que não ficou simplesmente espetacular.

Enfim, estude um pouco como utilizar essas ferramentas que praticamente qualquer microfone com o mínimo de qualidade já trará resultados enormes na qualidade do áudio.

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Opa, esqueci de responder o tópico aqui kkkk
É uma Behringer uphoria um2, funciona muito bem, uso pra gravar violão/guit e voz. Tem uma opção de retorno sem delay direto no fone que é show.
O mic é um chinês safado mas que funciona muito bem, fiquei até impressionado, o modelo é BM800, até que é famosinho pela net pelo CxB. Comprei faz algum tempo, acho que uns 2 anos mais ou menos, ainda tá funcionando direito.
Funciona no Linux ?

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Paper Lucca

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Na real qualquer microfone com o mínimo de qualidade já dá pro gasto se você aprender a usar Compressão e Equalização após gravar.

Usei uns AKG P3S de 100 pila pra gravar uma série de vídeos um dia desses e com um pouco de compressão e uma equalizada consegui um resultado que não ficou simplesmente espetacular.

Enfim, estude um pouco como utilizar essas ferramentas que praticamente qualquer microfone com o mínimo de qualidade já trará resultados enormes na qualidade do áudio.

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No meu caso não vale a pena pegar algum de baixa qualidade e apelar para edição no audio para ficar aceitável depois. Primeiro que isso atrapalharia muito meu workflow, segundo porque se eu já vou gastar dinheiro, é melhor comprar um decente.

Algo até R$300, talvez 400 no máximo dá para pagar.
 

firulero

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No meu caso não vale a pena pegar algum de baixa qualidade e apelar para edição no audio para ficar aceitável depois. Primeiro que isso atrapalharia muito meu workflow, segundo porque se eu já vou gastar dinheiro, é melhor comprar um decente.

Algo até R$300, talvez 400 no máximo dá para pagar.

Você pode comprar um microfone de 50.000,00 e vai continuar precisando adicionar esses efeitos para ter um resultado bom de verdade.
Literalmente todos os vídeos/podcasts de respeito usam compressão e equialização no áudio. Muitos streamers usam esses efeitos ao vivo também.


Baixa um DAW, cria um preset com os efeitos pré configurados e pronto, só arrastar o áudio gravado para a trilha com os efeitos e tá tudo pronto.

Na verdade compressão e EQ são o básico de básico, porque muitos usar De-esser, mouth de-click, riders, e por aí vai a lista; mas o essencial mesmo são os dois primeiros.
 

Apreciador de Velharias

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Você pode comprar um microfone de 50.000,00 e vai continuar precisando adicionar esses efeitos para ter um resultado bom de verdade.
Literalmente todos os vídeos/podcasts de respeito usam compressão e equialização no áudio. Muitos streamers usam esses efeitos ao vivo também.


Baixa um DAW, cria um preset com os efeitos pré configurados e pronto, só arrastar o áudio gravado para a trilha com os efeitos e tá tudo pronto.

Na verdade compressão e EQ são o básico de básico, porque muitos usar De-esser, mouth de-click, riders, e por aí vai a lista; mas o essencial mesmo são os dois primeiros.
Reiterando aqui, sem os efeitos fica muito ruim mesmo, o som fica "descolado" do contexto e as vezes a voz fica muito baixa, sem compressão fica horrível de ouvir. A equalização também é essencial pra tirar efeito anasalado ou ruido desnecessário. Se tu fizer uma gravação perfeita, acertar a distância do mic, tiver abafador nas paredes, ambiente isolado etc facilita bastante, mas mesmo assim ainda é preciso dar uma ajeitada. Pop filter na frente do mic também ajuda, pode usar uma meia calça velha mesmo em algum arame que funciona melhor que muito comprado "profissional".
 

Paper Lucca

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Meu ponto é o mesmo, se é para gastar em algo, para que comprar o de pior qualidade? Não estou querendo algo de qualidade top, afinal, perguntei sobre um CXB. Enfim, a idéia é comprar um equipamento para usar em tempo real (streaming), não dá para ser algo muito vagabundo não.
 

Apreciador de Velharias

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Meu ponto é o mesmo, se é para gastar em algo, para que comprar o de pior qualidade? Não estou querendo algo de qualidade top, afinal, perguntei sobre um CXB. Enfim, a idéia é comprar um equipamento para usar em tempo real (streaming), não dá para ser algo muito vagabundo não.
Tem uns USBs pra essa finalidade, são meio "gourmet" mas deve ser mais plug'n'play. Preciso dar uma pesquisada no YouTube pra saber mais pq to por fora, mas tenta procurar por indicações de microfones CxB tem vários vídeos para várias finalidades
 

Abdullah Al-Papai

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Obrigada! Com base na sua explicação, para mim vale muito mais a pena um microfone dinâmico com conexão USB. O fator não pegar muito ruido ambiente é ótimo para mim. Com isso em mente, qual você me recomenda?


Então! Normalmente os USB dinâmicos acabam sendo um pouco mais difíceis de se encontrar no Brasil. O AudioTechnica2100-USB e o Samson Q2U parecem muito bons, mas são difíceis de achar no mercado nacional. Se estiver disposta a importar, aí já é tranquilo.

Se for comprar aqui e preferir USB, a alternativa seria um condensador, como os microfones da Blue: o Blue Snowball e o Blue Yeti, que são bastante utilizados por youtubers. Os Audio Technica USB condensadores, como o AT2020, também são bastante usados e eram bem comuns de ver vendendo no mercado nacional. Mas com essa alta do dólar, sumiram ou estão absurdamente overpriced.

Estando disposta a comprar uma interface, aí poderia ser Behringer XM8500, Shure SV2000, AKG P3S etc. Todos microfones bacanas abaixo de 300, somando + uns 300 e pouquinho de uma interface. Ficaria +/- o valor de um desses USB dinâmicos importados ou quase o valor de um desses microfones da Blue.

Se quiser ver mais modelos, dá uma olhada nesse canal aqui do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCvOU-zTlankT-JjN3ZzvuKA

Muitos dos modelos que ele testa também são vendidos aqui, então isso aí é tranquilo.

Lembrando que como o dólar está horrível, tudo fica mais caro. Aí é questão de fuçar a internet mesmo e ver se encontra uns preços legais.

Sobre a parte dos plugins, mesmo no streaming isso é tranquilo! Não é necessário edição posterior. Os próprios softwares como OBS já fornecem esses recursos em tempo real. Normalmente o pessoal utiliza pelo menos o compressor (esse plugin serve para deixar sua voz sempre +/- no mesmo volume - desse jeito você não mata ninguém de susto se der um berro durante o stream) e um redutor de ruído.

Depois dá uma assistida nesse vídeo aqui que você vai sacar melhor





Edit:

Na BH o Samson Q2U está por 60USD + 30USD de envio.


O review aí embaixo é muito bom



(Lembrando que se for taxado, é em cima dos 90USD porque por algum motivo bizarro o frete é incluído nessa conta aí :facepalm)

edit2:

E aqui uma comparação de alguns modelos que falei:

 
Ultima Edição:

Paper Lucca

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Então! Normalmente os USB dinâmicos acabam sendo um pouco mais difíceis de se encontrar no Brasil. O AudioTechnica2100-USB e o Samson Q2U parecem muito bons, mas são difíceis de achar no mercado nacional. Se estiver disposta a importar, aí já é tranquilo.

Se for comprar aqui e preferir USB, a alternativa seria um condensador, como os microfones da Blue: o Blue Snowball e o Blue Yeti, que são bastante utilizados por youtubers. Os Audio Technica USB condensadores, como o AT2020, também são bastante usados e eram bem comuns de ver vendendo no mercado nacional. Mas com essa alta do dólar, sumiram ou estão absurdamente overpriced.

Estando disposta a comprar uma interface, aí poderia ser Behringer XM8500, Shure SV2000, AKG P3S etc. Todos microfones bacanas abaixo de 300, somando + uns 300 e pouquinho de uma interface. Ficaria +/- o valor de um desses USB dinâmicos importados ou quase o valor de um desses microfones da Blue.

Se quiser ver mais modelos, dá uma olhada nesse canal aqui do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCvOU-zTlankT-JjN3ZzvuKA

Muitos dos modelos que ele testa também são vendidos aqui, então isso aí é tranquilo.

Lembrando que como o dólar está horrível, tudo fica mais caro. Aí é questão de fuçar a internet mesmo e ver se encontra uns preços legais.

Sobre a parte dos plugins, mesmo no streaming isso é tranquilo! Não é necessário edição posterior. Os próprios softwares como OBS já fornecem esses recursos em tempo real. Normalmente o pessoal utiliza pelo menos o compressor (esse plugin serve para deixar sua voz sempre +/- no mesmo volume - desse jeito você não mata ninguém de susto se der um berro durante o stream) e um redutor de ruído.

Depois dá uma assistida nesse vídeo aqui que você vai sacar melhor





Edit:

Na BH o Samson Q2U está por 60USD + 30USD de envio.


O review aí embaixo é muito bom



(Lembrando que se for taxado, é em cima dos 90USD porque por algum motivo bizarro o frete é incluído nessa conta aí :facepalm)

edit2:

E aqui uma comparação de alguns modelos que falei:


Obrigada! O sonho era pegar um da Blue, mas estão tudo acima de 1000 reais. Sem condições no momento.

Vou dar uma olhada nas suas recomendações.

Mas me diz, o que você acha desse que o usuário postou anteriormente (no quote abaixo)?

E outra pergunta, qual é a diferença (além da estética) dos microfones gordinhos/quadradinhos e esses estilo que cantores usam?

Desculpa se estou perguntando muito. Quando brinquei com a idéia de stream e youtube no passado, a única reclamação que recebi era o audio (pois gravava com o microfone do meu headset edifier), e não quero cometer o mesmo erro.

 

Abdullah Al-Papai

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Obrigada! O sonho era pegar um da Blue, mas estão tudo acima de 1000 reais. Sem condições no momento.

Vou dar uma olhada nas suas recomendações.

Mas me diz, o que você acha desse que o usuário postou anteriormente (no quote abaixo)?

E outra pergunta, qual é a diferença (além da estética) dos microfones gordinhos/quadradinhos e esses estilo que cantores usam?

Desculpa se estou perguntando muito. Quando brinquei com a idéia de stream e youtube no passado, a única reclamação que recebi era o audio (pois gravava com o microfone do meu headset edifier), e não quero cometer o mesmo erro.

Já tinha visto esse um tempo atrás, mas pra falar a verdade não lembrava mais e não tinha visto o post :klolz

Acho uma recomendação bacana tendo em vista os preços que estão pedindo nos demais. Quando comprei minha interface + microfone atual gastei uns 400 e pouquinho no total, isso no final de 2018. Realmente os equipamentos estão em um preço absurdo agora.

Não sei em relação a durabilidade, mas a qualidade do som desse Fifine é boa!

Só fique atenta que no vídeo do cara ali as paredes estão todas com tratamento acústico, pra evitar do microfone capturar o "eco" do próprio ambiente. Se você for usar, por exemplo, num quarto com cama, tapete ou carpete, guarda roupa (aberto) etc, fica legal mesmo sem muito tratamento acústico - porque esses móveis vão absorver parte dessa onda e ela não vai chegar com tanta força no microfone.

Agora, se for um ambiente mais "duro" (sem tapetes, sem muitas coisas nas paredes, pouca espuma no ambiente), aí já fica com um tanto mais de "eco".

Procurando pelo modelo, vi o vídeo desse cara aqui e achei que ficou bom o áudio dele!



A diferença desses "gordinhos", "quadradinhos" etc se dá pelos componentes internos do microfone (microfones condensadores têm circuitos de conversão de impedância, enquanto os dinâmicos tem construção mais simples tendo sua saída produzida diretamente por uma bobina atuando em cima de um imã permanentemente carregado) e também pelo tamanho do Diafragma do microfone (a parte que "recebe" o som). Mas aí já entra nas tecnicalidades da coisa, não sendo um negócio importante não (pelo menos do ponto de vista do usuário).

De fato som é bem importante para produção de conteúdo! Aliás, depois olha isso aqui, pode ser útil:

 

Paper Lucca

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Já tinha visto esse um tempo atrás, mas pra falar a verdade não lembrava mais e não tinha visto o post :klolz

Acho uma recomendação bacana tendo em vista os preços que estão pedindo nos demais. Quando comprei minha interface + microfone atual gastei uns 400 e pouquinho no total, isso no final de 2018. Realmente os equipamentos estão em um preço absurdo agora.

Não sei em relação a durabilidade, mas a qualidade do som desse Fifine é boa!

Só fique atenta que no vídeo do cara ali as paredes estão todas com tratamento acústico, pra evitar do microfone capturar o "eco" do próprio ambiente. Se você for usar, por exemplo, num quarto com cama, tapete ou carpete, guarda roupa (aberto) etc, fica legal mesmo sem muito tratamento acústico - porque esses móveis vão absorver parte dessa onda e ela não vai chegar com tanta força no microfone.

Agora, se for um ambiente mais "duro" (sem tapetes, sem muitas coisas nas paredes, pouca espuma no ambiente), aí já fica com um tanto mais de "eco".

Procurando pelo modelo, vi o vídeo desse cara aqui e achei que ficou bom o áudio dele!



A diferença desses "gordinhos", "quadradinhos" etc se dá pelos componentes internos do microfone (microfones condensadores têm circuitos de conversão de impedância, enquanto os dinâmicos tem construção mais simples tendo sua saída produzida diretamente por uma bobina atuando em cima de um imã permanentemente carregado) e também pelo tamanho do Diafragma do microfone (a parte que "recebe" o som). Mas aí já entra nas tecnicalidades da coisa, não sendo um negócio importante não (pelo menos do ponto de vista do usuário).

De fato som é bem importante para produção de conteúdo! Aliás, depois olha isso aqui, pode ser útil:


Obrigada de novo! Eu acho que por hora vou seguir o conselho geral de vocês e ir com um mais barato mesmo. Onde você comprou o Behringer XM8500 ? Parece bem interessante. Vi que no Mercado Livre está 300 reais. A interface que você mencionou infelizmente fica fora do orçamento :( Quase 1000 reais com o dolar horrível da atualidade.

Vou olhar o video!
 

Abdullah Al-Papai

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Obrigada de novo! Eu acho que por hora vou seguir o conselho geral de vocês e ir com um mais barato mesmo. Onde você comprou o Behringer XM8500 ? Parece bem interessante. Vi que no Mercado Livre está 300 reais. A interface que você mencionou infelizmente fica fora do orçamento :( Quase 1000 reais com o dolar horrível da atualidade.

Vou olhar o video!

Opa! O XM8500 paguei uns 120 +/- na época que comprei. Foi via Mercado Livre mesmo. A interface comprei em um marketplace do submarino, na época foi uns 300 e pouquinho. Tem a UM2, que é a mesma do @TanebadoX e é uma boa pedida também.

É mais barata que a UMC22 e também tem boa qualidade. Mas aí, novamente, tem que ver se o pessoal não está enfiando a faca.

Se a interface ainda estiver muito cara, esse Fifine K670 acho que será a melhor alternativa. Pelo que vi do vídeo ali do menino ficou bem legal o som, só tem que tomar certo cuidado com o ambiente. Mês passado comprei uma placa de vídeo via Aliexpress e não foi taxada... pode ser que dê sorte também, daí acaba saindo um CxB melhor ainda!
 

Paper Lucca

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Opa! O XM8500 paguei uns 120 +/- na época que comprei. Foi via Mercado Livre mesmo. A interface comprei em um marketplace do submarino, na época foi uns 300 e pouquinho. Tem a UM2, que é a mesma do @TanebadoX e é uma boa pedida também.

É mais barata que a UMC22 e também tem boa qualidade. Mas aí, novamente, tem que ver se o pessoal não está enfiando a faca.

Se a interface ainda estiver muito cara, esse Fifine K670 acho que será a melhor alternativa. Pelo que vi do vídeo ali do menino ficou bem legal o som, só tem que tomar certo cuidado com o ambiente. Mês passado comprei uma placa de vídeo via Aliexpress e não foi taxada... pode ser que dê sorte também, daí acaba saindo um CxB melhor ainda!
Obrigada :) Vou garimpar, quem sabe não acho algo com um preço aceitável.

O problema da K670 é que condensador não vai ser uma boa pro ambiente onde vivo.
 

Paper Lucca

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cmsnes

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Opa, sou mais um que recomenda o BM800. Como já postaram acima, da pra achar um kit com braço articulado, pop filter e aranha no ML por um preço bacaninha.
Ele tem um excelente CxB, e isso eu comprovei na prática.
Condenser barato que valha a pena é esse mesmo. Aí compra uma interface Behringer ou semelhantes, desses modelos de entrada, como a UM2, profit
Se quiser algo superior mas sem vender um rim, recomendo o kit da Presonus AudioBox USB 96, que já vem com a interface com duas entradas combo e com qualidade muito boa, um condensador M7 que é pau a pau com o AT2020 da Audio Technica, e um fone de referência HD7, com qualidade semelhante ao M20X também da Audio Technica. E o kit ainda traz o Studio One Artist, a DAW da Presonus que, se fosse comprar a parte, deve estar uns 130 dólares!
Quanto a cabos, recomendo os da Santo Ângelo série ninja. O nível de sinal é excelente.
Por fim, se quiser um mic dinâmico bom e barato, eu costumo usar cópias do Shure SM58 que, em geral, tem cápsulas bem decentes pelo preço. Pra mim, quebram um galho enorme!
 

NBT master

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Cara, eu comprei um condensador da China e uma interface pra usar o phantom power aqui no BR mesmo, não me lembro exatamente os modelos mas vou ver amanhã e posto aqui, gastei uns 300 reais no total se muito, com braço articulado já incluso

Uma música que gravei com ele para efeitos de exemplo:



Acho o som bem legal pelo preço, é meio chato de equalizar gravação e tals (manjo pouco) mas atende bem. Pra podcast é melhor que pra cantar eu achei.

Para iniciar com comentários eu recomendaria um bom dinâmico. Mas sem dúvida um condensador ajuda mais e é superior na maiora dos cenários. Alguns inclusive vão direto no USB.

Quanto a você, PQP, @TanebadoX disgrama. Manda muito bem.
 

LucianoBraga

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É uma Behringer uphoria um2, funciona muito bem, uso pra gravar violão/guit e voz. Tem uma opção de retorno sem delay direto no fone que é show.
O mic é um chinês safado mas que funciona muito bem, fiquei até impressionado, o modelo é BM800, até que é famosinho pela net pelo CxB. Comprei faz algum tempo, acho que uns 2 anos mais ou menos, ainda tá funcionando direito.

Mesmo conjunto que tenho aqui. BM800 + UM2. É muito, muito decente.
 
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