O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Memory Card - PS2 ... qual comprar?

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.182
Reações
6.026
Pontos
353
Eu tenho um PS2 FAT com chip Thunder (não faço ideia da geração) desde 2002 e ele funciona perfeitamente até hoje.


Querendo poupar o disco e o trabalho de gravar discos, andei pesquisando sobre o tal OPL e para isso preciso de um memory card (não quero mexer no meu, original com saves de 2004).

Numa rápida pesquisa no ML, só achei Memory Cards piratas e sempre com reclamação nos comentários, dai minha dúvida.


Vale a pena comprar esses cartões Memory Card do ML?
Compensa importar? Onde?
Existe alternativa de qualidade?


Desde já meus cumprimentos.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.104
Reações
14.730
Pontos
503
Cara, dei uma procurada no ML e achei vários originais à venda. Experimenta filtrar a busca pra usados, senão só vai aparecer piratinha mesmo.
 

itesch

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
6.062
Reações
10.943
Pontos
1.253
Comprei original mesmo, recomendo. Dá para achar barato.
 

Kloky

Bam-bam-bam
Mensagens
662
Reações
1.195
Pontos
233
Tenho alguns originais, mas comprei o mais barato com OPL pronto no ML que encontrei. Usei ele para fazer meu próprio freemcboot na época e depois guardei como backup, não usei mais.

Hoje uso o FreeHDboot direto, mas recomendo tranquilamente a outra alternativa.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.182
Reações
6.026
Pontos
353
Tenho alguns originais, mas comprei o mais barato com OPL pronto no ML que encontrei. Usei ele para fazer meu próprio freemcboot na época e depois guardei como backup, não usei mais.

Hoje uso o FreeHDboot direto, mas recomendo tranquilamente a outra alternativa.


Pensei em comprar um MC pronto com o OPL mesmo...

Tem como transferir os dados pra um MC original depois?
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.182
Reações
6.026
Pontos
353
Uma dúvida que tenho,


Vários vendedores no ML dizem que o PS2 precisa estar destravado com chip MATRIX, que é necessário apertar R1 para ativar o OPL.


Meu PS2 está destravado com uma versão antiga do Thunder, não precisa fazer nada para jogar games de PS2, basta ligar o console, jogos de PSone precisa ligar ele com o EJECT pressionado.


Se eu comprar um MC com OPL instalado, é necessário ter o chip Matrix instalado ou vai de buenas?
 


Kloky

Bam-bam-bam
Mensagens
662
Reações
1.195
Pontos
233
Pensei em comprar um MC pronto com o OPL mesmo...

Tem como transferir os dados pra um MC original depois?
A ideia não é essa. Você vai usar o MC piratinha pronto para criar seu próprio FMCB no MC original que já tem. Tem tempo que fiz o procedimento, mas acredito até que a instalação do FMCB é individual, não tem como copiar de um MC para outro.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
745
Reações
979
Pontos
543
Não precisa de Memory Card. Como você tem o modelo FAT, você instala o OPL direto no HD através do PC. Acho bem mais prático. Daí seu MC fica livre pros seus saves, e você já tem um mesmo. E ainda se quiser, pode emular o MC no mesmo HD.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
745
Reações
979
Pontos
543
Uma dúvida que tenho,


Vários vendedores no ML dizem que o PS2 precisa estar destravado com chip MATRIX, que é necessário apertar R1 para ativar o OPL.


Meu PS2 está destravado com uma versão antiga do Thunder, não precisa fazer nada para jogar games de PS2, basta ligar o console, jogos de PSone precisa ligar ele com o EJECT pressionado.


Se eu comprar um MC com OPL instalado, é necessário ter o chip Matrix instalado ou vai de buenas?
Pelo contrário. O chip Matrix, original pelo menos, não é compatível com OPL e pode haver erro em alguns casos (ou em todos). É necessário desativá-lo antes de entrar no OPL.
 

Vitor__3095

Habitué da casa
Mensagens
8
Reações
22
Pontos
73
Tente comprar original ou um piratinha de qualidade, pois tem jogos como Resident Evil 4 e Saint Seiya - A Saga de Hades, que não salvam caso o M. Card seja de má qualidade. Por sorte o meu pirata salva o progresso de ambos.
 

Diego89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.450
Reações
1.258
Pontos
854
Não precisa de Memory Card. Como você tem o modelo FAT, você instala o OPL direto no HD através do PC. Acho bem mais prático. Daí seu MC fica livre pros seus saves, e você já tem um mesmo. E ainda se quiser, pode emular o MC no mesmo HD.
Qual programa ou procedimento para fazer isso ?

Putz sempre achei que para ter acesso ao HD precisaria de MC (com desbloqueio) ou Cd pra dar boot no ulaunch e acessar o HD para jogar o elf do opl nele.

Eu até hj só consegui instalar jogo no HD, usando o Pc via rede com o PS2 [emoji17]

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
745
Reações
979
Pontos
543
Qual programa ou procedimento para fazer isso ?

Putz sempre achei que para ter acesso ao HD precisaria de MC (com desbloqueio) ou Cd pra dar boot no ulaunch e acessar o HD para jogar o elf do opl nele.

Eu até hj só consegui instalar jogo no HD, usando o Pc via rede com o PS2 [emoji17]

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
Pelo Winhiip (último vídeo). A "desvantagem" é que você vai precisar formatar o seu HD pra instalar o OPL nele. Dá uma olhada nestes vídeos, o cara explica com bastante detalhe e tem os programas também:





 
Ultima Edição:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.223
Reações
10.718
Pontos
753
Querendo poupar o disco e o trabalho de gravar discos, andei pesquisando sobre o tal OPL e para isso preciso de um memory card (não quero mexer no meu, original com saves de 2004).
Não necessariamente precisa do memory card para este fim. Precisa do ulaunch elf instalado para nele tu configurar de onde carrega o opl. Pode ser via rede, pendrive ou memory card. PS2 FAT tem opção de usar um HD ainda, mas não é qualquer hd, tem de ver os modelos daí.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
8.140
Pontos
453
Uma dúvida que tenho,


Vários vendedores no ML dizem que o PS2 precisa estar destravado com chip MATRIX, que é necessário apertar R1 para ativar o OPL.


Meu PS2 está destravado com uma versão antiga do Thunder, não precisa fazer nada para jogar games de PS2, basta ligar o console, jogos de PSone precisa ligar ele com o EJECT pressionado.


Se eu comprar um MC com OPL instalado, é necessário ter o chip Matrix instalado ou vai de buenas?

Nada, meu PS2 está com o chip Messiah 2 e o OPL funciona de boa, rodando pelo memory card. Tentei instalar no HD, mas não consegui. Como tenho 2 MCs, então fico tranquilo.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.695
Reações
34.844
Pontos
903
Uma dúvida que tenho,


Vários vendedores no ML dizem que o PS2 precisa estar destravado com chip MATRIX, que é necessário apertar R1 para ativar o OPL.


Meu PS2 está destravado com uma versão antiga do Thunder, não precisa fazer nada para jogar games de PS2, basta ligar o console, jogos de PSone precisa ligar ele com o EJECT pressionado.


Se eu comprar um MC com OPL instalado, é necessário ter o chip Matrix instalado ou vai de buenas?
Eu tive um PS2 FAT com o Thunder Gold e é o mesmo esquema, só entrar no menu do chip e setar o boot pro memory card
 

Diego89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.450
Reações
1.258
Pontos
854
Pelo Winhiip (último vídeo). A "desvantagem" é que você vai precisar formatar o seu HD pra instalar o OPL nele. Dá uma olhada nestes vídeos, o cara explica com bastante detalhe e tem os programas também:





Muito obrigado pelos vídeos [emoji106][emoji16]

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

Kloky

Bam-bam-bam
Mensagens
662
Reações
1.195
Pontos
233
Nesse tópico tem uma postagem com uma imagem de disco pré-configurada para o PS2 com HD. Eu usei ela por uma questão de conveniência, é o que uso hoje, mas acho que pretendo voltar ao FMCB normal mesmo. O boot pelo FHDB é bem lento se comparado ao MC, e por algum motivo o PS2 entra em softlock se eu tento usar o explorador, por exemplo, para gerenciar um memory card.

A vantagem aqui é que você não precisa de mais nada além do HD conectado ao computador, pode ser por USB mesmo. Faz o "flash" da imagem, e pronto, só colocar depois os jogos com o WinHiip. De desvantagens eu citaria o fato de que é bem lento para dar boot, é uma imagem que tem muitos apps, emuladores, etc; e que a lista de jogos no OPL, se ficar com as imagens habilitadas, é um sofrimento para navegar. Lembro que quando usava por rede não tinha esse problema específico.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.182
Reações
6.026
Pontos
353
Meu PS2 FAT tem um HD instalado nele, a uns 15 atrás eu usava aquele tal de HDLOADER (acho q é esse o nome).


Mas eu perdi o disco de boot e por consequencia acesso aos jogos do HD interno.

Alguém sabe onde posso baixar uma ISO do cd de boot disso?


Eu não me lembro se era mesmo HDLOADER, era uma parada bem popular na época, inclusive aqui na OS...
 

Indelével

Bam-bam-bam
Mensagens
999
Reações
2.570
Pontos
293
Meu PS2 FAT tem um HD instalado nele, a uns 15 atrás eu usava aquele tal de HDLOADER (acho q é esse o nome).


Mas eu perdi o disco de boot e por consequencia acesso aos jogos do HD interno.

Alguém sabe onde posso baixar uma ISO do cd de boot disso?


Eu não me lembro se era mesmo HDLOADER, era uma parada bem popular na época, inclusive aqui na OS...
Era HDLoader sim, mas ele já não é mais atualizado faz muito tempo. É preferível você baixar o disco de boot do OPL (Open PS2 Loader). Acho que se você pesquisar por "OPL CD ISO" deve achar por aí. Nem é uma ISO grande, pois é só um arquivo. Se eu me lembro, tem até como você mesmo fazer uma ISO "bootável" só com um programa (no caso, o OPL.bin). Não se preocupe em regravar as imagens no HDD, pois o OPL usa o mesmo formato do HDLoader.

Agora quanto à questão da compatibilidade: embora o OPL rode bem mais jogos que o HDLoader, alguns deles teimam em não rodar no OPL de jeito nenhum. Eu postei isso em um tópico anterior, mas alguns jogos japoneses possuem vários problemas que nunca foram resolvidos. Então se você pegar um desses, pode ser que o HDLoader rode e o OPL não.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.182
Reações
6.026
Pontos
353
Era HDLoader sim, mas ele já não é mais atualizado faz muito tempo. É preferível você baixar o disco de boot do OPL (Open PS2 Loader). Acho que se você pesquisar por "OPL CD ISO" deve achar por aí. Nem é uma ISO grande, pois é só um arquivo. Se eu me lembro, tem até como você mesmo fazer uma ISO "bootável" só com um programa (no caso, o OPL.bin). Não se preocupe em regravar as imagens no HDD, pois o OPL usa o mesmo formato do HDLoader.

Agora quanto à questão da compatibilidade: embora o OPL rode bem mais jogos que o HDLoader, alguns deles teimam em não rodar no OPL de jeito nenhum. Eu postei isso em um tópico anterior, mas alguns jogos japoneses possuem vários problemas que nunca foram resolvidos. Então se você pegar um desses, pode ser que o HDLoader rode e o OPL não.


se eu bootar meu PS2 com esse OPL, eu vou conseguir acessas meus jogos no HD interno?
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
Me lembro de ter visto um pendrive que aceitava chips SD, mas não achei no Aliexpress pra te mostrar. Ele pode ser uma coisa interessante pra você
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.623
Pontos
453
Acho que a maioria dos memory card vendidos no mercado devem ser piratas ou alternativos.
Assim como os controles.

Eu mesmo tive problemas com um (não era da SONY) que acabou deixando de funcionar.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.182
Reações
6.026
Pontos
353
Alguém sabe onde acha uma ISO pronta com OPL ou HDloader por ai?

Até achei uns links, mas ou são suspeitos pra c***lho, ou um arquivo RAR com arquivos .elf.
 

Kloky

Bam-bam-bam
Mensagens
662
Reações
1.195
Pontos
233
Alguém sabe onde acha uma ISO pronta com OPL ou HDloader por ai?

Até achei uns links, mas ou são suspeitos pra c***lho, ou um arquivo RAR com arquivos .elf.
Se for imagem de HD para o ps2 fat, eu postei um link aqui mesmo no tópico. Agora se for imagem de cd para gravar mesmo, não conheço.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.765
Reações
10.897
Pontos
753
aproveitando o tópico, estou pra pegar um ps2 slim 7000, mas sem memory card e de cara já quero colocar o opl.
É necessário ter 2 MC? Um pro OPL e outro pra salvar os jogos mesmo?
Qual a melhor maneira de carregar os jogos? Sem travamento, etc
 

Indelével

Bam-bam-bam
Mensagens
999
Reações
2.570
Pontos
293
Não são necessários 2 Memory Cards. Os arquivos do OPL usam uns 2MB e alguma coisa, se não me engano. O MC de PS2 possui 8MB.
 

Top Speed

F1 King
Mensagens
1.201
Reações
107
Pontos
804
aproveitando o tópico, estou pra pegar um ps2 slim 7000, mas sem memory card e de cara já quero colocar o opl.
É necessário ter 2 MC? Um pro OPL e outro pra salvar os jogos mesmo?
Qual a melhor maneira de carregar os jogos? Sem travamento, etc

Não é necessário, mas é bom ter dois pra vc poder ter mais saves.

Uma dica é ter um pendrive pra botar o OPL nele, assim não ocupa espaço no memory card. No slim a melhor forma de rodar os jogos é via rede.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.765
Reações
10.897
Pontos
753
Não é necessário, mas é bom ter dois pra vc poder ter mais saves.

Uma dica é ter um pendrive pra botar o OPL nele, assim não ocupa espaço no memory card. No slim a melhor forma de rodar os jogos é via rede.

vi que tem uma galera comprando um adaptadorzinho que liga pendrive. parece bem prático
o ps1 roda tbm junto do opl?
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
745
Reações
979
Pontos
543
vi que tem uma galera comprando um adaptadorzinho que liga pendrive. parece bem prático
o ps1 roda tbm junto do opl?
O PS1 é uma espécie de emulador/máquina virtual, é o Popstarter. Mas é horroroso. Além de ser muito difícil de configurar e deixar jogável, tem 70% de compatibilidade, com muitos bugs e erros. Jogos como Tekken 3 e Final Fantasy VII sequer funcionam. No caso do PS1, vá de CD.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.656
Reações
26.811
Pontos
1.053
aproveitando o tópico, estou pra pegar um ps2 slim 7000, mas sem memory card e de cara já quero colocar o opl.
É necessário ter 2 MC? Um pro OPL e outro pra salvar os jogos mesmo?
Qual a melhor maneira de carregar os jogos? Sem travamento, etc
Compra um memory card com OPL já nele no ML e já era.
 

Top Speed

F1 King
Mensagens
1.201
Reações
107
Pontos
804
vi que tem uma galera comprando um adaptadorzinho que liga pendrive. parece bem prático
o ps1 roda tbm junto do opl?

Não, na verdade quem roda os jogos de PS1(via pendrive, rede, etc) é o popstarter, o OPL do PS2 home tem uma aba que lista os jogos de PS1, mas quem roda é o popstarter.
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.870
Reações
11.377
Pontos
774
Comprei um memory card com FMCB (16mb) por vinte e poucos reais mês passado na Shopee. Veio da China, mas funcionou perfeitamente.
 

Indelével

Bam-bam-bam
Mensagens
999
Reações
2.570
Pontos
293
Comprei um memory card com FMCB (16mb) por vinte e poucos reais mês passado na Shopee. Veio da China, mas funcionou perfeitamente.
Tenho ressalvas quanto a esses memory cards alternativos. Não por eles darem defeito antes do original, mas porque alguns pouquíssimos jogos não se dão bem com MC alternativo, e podem desde não salvar, não iniciar o jogo, e alguns até corrompem o MC! Deixo aqui de exemplos:
  • Metal Gear Solid 3 (corrompe o MC)
  • Soul Calibur 3 (corrompe o save, mas isso ocorre mesmo com MC original)
  • Airforce Delta Strike (trava na tela de detectar o MC)
  • Disaster Report (trava na tela de detectar o MC)
  • ICO (às vezes o save corrompe do nada)
  • Jak & Daxter e Jak X (ambos travam se tentar salvar)
  • Lego Batman (só dá para salvar uma vez, se tentar dar load corrompe o save)

O único desses que pode lascar o seu MC é o Metal Gear Solid 3. Ele corrompe o MC e torna o FMCB inútil.
 
Topo Fundo